Anda di halaman 1dari 10

10 ACUSAES CONTRA A IGREJA MODERNA

Por Paul Washer Primeira Acusao: uma negao prtica da suficincia das Escrituras Primeiro de tudo, a primeira acusao: uma negao prtica da suficincia das Escrituras, especialmente na minha denominao, uma negao prtica da suficincia das Escrituras. 2 Timteo 3: 15 em diante diz: Porque desde criana voc conhece as Sagradas Letras, que so capazes de torn -lo sbio para a salvao mediante a f em Cristo Jesus. Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Tm 3:15-17) Ao longo das ltimas dcadas tem ocorrido uma grande batalha no que diz respeito inspirao das Escrituras. Agora, talvez, alguns de vocs no participam dessa batalha, porm muitos de ns, de denominaes mais liberais, certamente temos uma batalha pela Bblia. Contudo, existe apenas um problema. Quando vocs, como um povo, chegarem a crer que a Bblia inspirada vocs tero lutado apenas metade da batalha. Porque a questo no meramente se a Bblia inspirada. ela inerrante? A grande pergunta que segue e que deve ser respondida: A Bblia suficiente ou ser que temos que trazer todos os chamados estudos das cincias sociais e culturais, a fim de saber como funciona uma igreja? Essa uma questo importante. Cincias sociais, em minha opinio, tm tomado precedncia sobre a Palavra de Deus de tal forma que a maioria de ns nem consegue sequer perceber. Elas penetraram de tal forma em nossa igreja, em nosso evangelismo e em nossa missiologia que voc dificilmente pode chamar o que estamos fazendo de cristo. Psicologia, antropologia e sociologia se tornaram influencias primrias na igreja. Vrios anos atrs, quando eu estava no seminrio lembro-me que um professor entrou na sala e comeou a desenhar pegadas no quadro-negro. E enquanto ele as marchava atravs da lousa, ele se virou para todos ns e disse apenas isto: "Aristteles est caminhando pelas salas desta instituio. Cuidado, pois eu escuto suas pegadas mais claramente do que as do apstolo Paulo e da equipe de homens inspirados que estavam com ele e at mesmo do que as do prprio Senhor Jesus Cristo. Ns chegamos a acreditar que um homem de Deus pode lidar com determinadas pequenas reas da vida da Igreja, mas quando as coisas apertam temos que ir para os peritos das reas sociais. Isso uma absoluta mentira. Diz aqui, nas Escrituras, que o homem de Deus seja equipado, adequado, equipado para toda boa obra.

O que Jerusalm tem a ver com a Roma? E o que ns temos a ver com todas essas modernas cincias sociais que foram criadas justamente como um protesto contra a Palavra de Deus? E por que razo que evangelismo e misses e as chamadas estratgias de crescimento para a igreja so mais moldados pelos antroplogos, socilogos e os estudantes de Wall Street que se alinham a cada tendncia cultural? Todas as atividades em nossa Igreja devem estar fundamentadas na Palavra de Deus. Todas as atividades em misses devem estar fundamentadas na Palavra de Deus. A nossa atividade missionria, nossa atividade eclesistica, tudo o que fazemos deve fluir de telogos e exegetas, o homem que abre a s ua Bblia e tem apenas uma pergunta: Qual a Tua vontade, oh Deus? Ns no devemos enviar questionrios para pessoas carnais a fim de descobrir que tipo de igreja eles querem freqentar. A Igreja deveria ser sensvel ao que busca, mas a Igreja deve reconhecer que s existe apenas um buscador. Seu nome Deus, e se voc quiser ser amigvel com algum, se voc quiser acomodar algum, acomode Ele e Sua glria, mesmo que voc seja rejeitado por todas as outras pessoas. Ns no somos chamados para construir imprios. Ns no somos chamados para sermos exagerados. Somos chamados para glorificar a Deus. E se voc quer que a Igreja seja algo diferente do que um povo peculiar, ento voc quer alguma coisa que Deus no quer. Eu quero que voc escute s por um momento Isaas, captulo oito. Ouam o que ele diz:

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram... (Is 8: 19). Esta uma definio perfeita, ou pelo menos uma ilustrao, das cincias sociais e os gurus das estratgias de crescimento para a igreja e todo o resto, porque cada dois ou trs anos todas as suas principais teorias mudam. No apenas sobre o que um homem ou como voc o conserta, mas tambm o que uma igreja e como voc faz para ela crescer. A cada dois ou trs anos h outra novidade que vem daquilo que pode fazer a sua igreja "super" aos olhos do mundo. Recentemente um dos maiores e mais conhecidos especialista das estratgias de crescimento para a igreja disse que ele descobriu que ele estava completamente errado em toda a sua teoria. Mas, em vez dele voltar s Escrituras, de joelhos, quebrantado e chorando, ele sai para encontrar outra teoria. Eles no do qualquer palavra clara. Diz aqui em Isaas:

"acaso, no consultar o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultaro os mortos? (Is 8: 19) Devemos ns, como homens da igreja, como pregadores, como pastores, como cristos, ir l fora e consultar os mortos espiritualmente, em nome de todos aqueles que o Esprito Santo vivificou? Absolutamente no. Absolutamente no. Segunda Acusao: um desconhecimento de Deus s vezes me perguntam, "Irmo Paul, por favor, venha e faa uma srie semanal sobre os atributos de Deus." E, muitas vezes, tenho que dizer isto: "Bem, irmo, voc j pensou muito bem antes de me chamar?" Ele disse: "O que quer dizer com isso?"

"Bem, bastante controverso, o tema que voc est colocando, que voc est me dando para ensinar em sua igreja". Eles dizem: "Como assim controverso? Estamos falando de Deus. Ns somos cristos. Esta uma igreja. Como assim controverso?" Eu disse, "Querido pastor, me oua. Quando eu comear instruindo seu povo sobre a justia de Deus, a soberania de Deus, a ira de Deus, a supremacia de Deus, a glria de Deus, voc ir ter alguns de seus melhores e mais antigos membros da igreja levantados e dizendo alguma coisa como isto: Esse no o meu Deus. Eu nunca poderia amar um Deus como este; porque eles tm um deus que eles fizeram com a sua prpria mente e eles amam o que eles fizeram." Jeremias 9:23-24: Assim diz o Senhor: "No se glorie o sbio em sua sabedoria nem o forte em sua fora nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justia e com retido sobre a terra, pois dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. Salmos 50: Voc pensa que eu sou como voc? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma. Considerem isto, vocs que se esquecem de Deus; caso contrrio os despedaarei, sem que ningum os livre. Agora, qual o problema aqui? H uma falta de conhecimento de Deus. Muitos de vocs, talvez pensem: "Oh, falar sobre os atributos de Deus e teologia, tudo coisas altas, de torres de marfim, que no tem aplicao prtica". Oua a voc mesmo, dizendo que o conhecimento de Deus no tem aplicao prtica. Voc

sabe por que todas as suas livrarias crists esto preenchidas com livros de auto-ajuda e cinco maneiras de fazer isso e seis maneiras de ser piedoso e 10 maneiras para no cair? Porque as pessoas no conhecem a Deus. E por isso elas precisam de toda sorte de pequenos dispositivos triviais da carne para mant-los andando como ovelhas devem andar. 1 Corntios 15: 34. "recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns h que no tm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocs. Por que h um pecar desenfreado mesmo entre o povo de Deus? A falta de conhecimento do Deus. De Deus. Agora deixa eu te fazer uma pergunta: Quando foi a ltima vez que voc assistiu a uma conferncia sobre os atributos de Deus? Quando foi a ltima vez que, como um pastor, voc ensinou sobre quem Deus? Quanto de todo o ensinamento que se passa na Amrica toda a semana tem alguma coisa a ver com quem Deus? E, ainda ficamos abismados. No to fcil ir com o fluxo, bastando seguir todo mundo e, ento, um dia voc ouve algo parecido com isto e de repente voc diz, "eu no posso sequer lembrar quando algum ensinou sobre os atributos de Deus"? No de admirar que somos um povo como ns somos.

Para conhec-Lo, tudo sobre isto. Essa a vida eterna. E a vida eterna no comea quando voc passa atravs dos portais da glria. A vida eterna comea com a converso. A vida eterna consiste em conhec-Lo. Voc sinceramente acha que voc vai estar emocionado em se balanar em portes de prolas e caminhar em ruas de ouro por toda uma eternidade? A razo por que voc no vai perder a cabea na eternidade, isso: H Um ali que infinito em glria e voc ir passar uma eternidade de eternidades buscando-O e voc nunca vai ter seus braos sequer nos ps de montanha dEle. Comece agora. Tantas coisas diferentes que vocs querem saber e fazer, e todos os livros. Pegue um livro sobre Deus, uma Bblia, e estude-a para conhec-Lo, para conhec-Lo. Domingo de manh, por causa de tudo isso, eu quero dizer-lhes que seria melhor no ter sequer um domingo de manh. Domingo manh a hora de maior idolatria em toda a semana da Amrica, porque as pessoas no esto adorando o nico Deus verdadeiro - a grande massa, pelo menos - mas adoram a um deus formado a partir dos seus prprios coraes por sua prpria carne, artifcios satnicos e inteligncia mundana. Eles tm feito um deus, como eles prprios e ele parece mais com Papai Noel do que Jeov. No pode haver temor de Deus entre ns porque no h conhecimento de Deus entre ns. Terceira Acusao: uma falha ao falar da depravao do homem Quando eu olho para o livro de Romanos, que um dos meus livros preferidos da Bblia, ele

no uma teologia sistemtica, mas se voc pudesse dizer que qualquer livro da Bblia foi uma teologia sistemtica o livro de Romanos seria o mais prximo. No surpreendente que Paulo gasta os trs primeiros captulos do livro procurando fazer uma coisa? Levar todos os homens condenao. Levar todos os homens condenao. Mas no que a condenao seja seu grande bem supremo de sua teologia. No o seu fim ou o seu objetivo final. um meio para trazer salvao para seus leitores, porque os homens tm que ser levados ao conhecimento de si prprios, antes de entregar a si prprios a Deus. Hoje, os homens so feitos de tal modo decados que voc tem que cortar deles absolutamente toda esperana na carne antes que eles possam ser levados a Deus. Isto importante em tudo, mas especialmente importante no evangelismo. Eu me lembro. Eu tinha 21 anos e tinha acabado de ser chamado para pregar e eu caminhava em uma antiga loja onde eles venderiam ternos para os ministros pela metade do preo. Eles tm feito isso por 50, 60 anos. E eu caminhava l dentro, e eu estava procurando um terno em Paducah, Kentucky e inesperadamente a porta se abriu. Eu ouvi a campainha tocar. A porta se fechou. Havia um velho, velho homem em p ali. Eu nunca peguei o nome dele, mas quando ele entrou, ele olhou para mim.

Ele disse: "Garoto, voc foi chamado para pregar, no ?" Eu disse: "Sim, senhor." Ele era um velho, velho evangelista. Ele disse: "Voc v onde est aquele prdio fora deste prdio? Eu disse, "Sim, senhor". Ele disse: "Eu costumava pregar ali. O Esprito de Deus desceria e almas seriam salvas. Eu disse: "Senhor, por favor, me fale sobre isto." Ele disse: "No era nada como este evangelismo de hoje." Ele disse: "Ns pregaramos por duas ou trs semanas e no daramos qualquer convite para os homens pecadores. Ns prepararamos e prepararamos e prepararamos os coraes dos homens at que o Esprito de Deus comeasse a trabalhar e quebrantar seus coraes. Eu disse: "Senhor, como voc sabia quando o Esprito de Deus estava vindo para quebrantar seus coraes?" E ele disse: "Bem, deixe-me dar-te um exemplo." Ele disse: "Muitas dcadas atrs eu entrei nessa loja para comprar um terno. Algum tinha me dado $30 e me disse: "Pregador, v comprar um terno para voc amanh." E quando eu atravessei a porta, um jovem balconista que cuidava da loja voltou-se e olhou para mim e quando ele olhou para mim ele caiu no cho e clamou, Quem pode salvar um mpio como eu?. E eu sabia que o Esprito de Deus tinha cado sobre aquele lugar. Hoje em dia, ns simplesmente entramos e conversamos com eles e damos-lhes trs perguntas exploratrias e perguntamos-lhes se eles querem orar uma orao e pedir para Jesus entrar em seus coraes e os fazemos duas vezes mais filho do diabo, que nunca mais voltaro a serem abertos ao Evangelho por causa da mentira religiosa que ns, como evanglicos, temos vomitados de nossas bocas.

Vou dizer algo que Leonard Ravenhill costumava dizer: "Agora voc entende porqu eu prego em vrios lugares uma vez." Mas essa a verdade. Quando lidamos com o pecado superficialmente, em primeiro lugar, estamos lutando contra o Esprito Santo. Quando ele vier, convencer o mundo do pecado" (Jo 16: 8) H muitos pregadores populares, hoje, que esto mais preocupados em dar-lhes sua melhor vida agora do que uma na eternidade. E eles falam com orgulho sobre o fato deles no mencionarem o pecado em sua pregao. Eu posso dizer-lhes isto: o Esprito Santo no tem nada a ver com o ministrio deles, seno que Ele esteja trabalhando contra. Essa seria a nica coisa Por qu? Quando um homem diz que ele no tem nenhum ministrio que trata com o pecado do homem, o Esprito Santo o faz. um ministrio primrio do Esprito Santo entrar e condenar o pecado do mundo. E, assim, saibam disso: quando voc no trata especificamente, apaixonadamente, amorosamente com o homem e seu estado depravado, o Esprito Santo no est em nenhuma parte perto de voc. Ademais, ns somos enganadores quando lidamos de modo superficial com o mal dos homens, como pastores dos dias de Jeremias. Eles tratam da ferida do meu povo como se no fosse grave. 'Paz, paz', dizem, quando no h paz alguma. (Jr 6: 14) Ns no somos apenas enganadores, mas somos imorais. Como um mdico que nega o seu juramento hipocrtico, pois ele no quer dizer ms notcias a algum, porque acha que a pessoa se rebelar contra ele, ficar zangado com ele, ficar triste. E, portanto, ele no diz a eles a notcia mais necessria para salvar suas vidas. Eu ouo os pregadores de hoje. Eles dizem: "No. No, no, no, no, no. Voc no entende, irmo Paul. Ns no somos como as pessoas do tempo de John e Charles Wesley. No somos como a cultura que Whitefield se dirigiu ou Edwards. No somos to robustos como eles so. Ns estamos quebrados. Ns no temos tanta auto-estima. Ns somos frgeis. Ns no conseguimos suportar pregao como aquelas. " Oua-me. Alguma vez voc j estudou a vida destes homens? A cultura deles tambm no podia suportar o que eles pregavam. Ningum jamais foi capaz de suportar a pregao do evangelho. Ou eles se viraro contra ela com uma fria de um animal ou eles se convertero. E para dar-lhes uma coisa sobre ns sermos frgeis e no termos auto-estima: o nosso pas e este mundo esto saturados com esta enfermidade nojenta da auto-estima. Nosso maior

problema que ns nos estimamos mais que estimamos a Deus. Somos tambm ladres quando no falamos muito sobre o pecado. Ns somos ladres. Deixe-me perguntar-lhe uma coisa. Esta tarde, esta manh, onde foram todas as estrelas? Ser que algum gigante csmico veio e as recolheu em um cesto e as jogou em outro lugar? Aonde foram todas as estrelas esta manh? Eles estavam l, porm voc no conseguia vlas. Mas ento, o cu ficou mais e mais escuro e quando virou uma noite negra como breu as estrelas saram na plenitude de sua glria. Quando voc se recusa a ensinar sobre a depravao radical dos homens, impossvel que voc glorifique a Deus, seu Cristo e a sua cruz, porque a cruz de Jesus Cristo e a glria deste mais magnificada quando colocada sobre o pano de fundo de nossa depravao. Ela muito amou, porque foi muito perdoada. E ela sabia o quanto ela tinha sido perdoada, porque ela sabia quo depravada ela era. Oh, ns estamos com medo de dizer aos homens sobre sua maldade e, por causa disso, eles nunca podero amar a Deus. Temos roubado a oportunidade de se vangloriarem no em si mesmos, mas para seguir a exortao: "quem se gloriar, glorie-se no Senhor" (2 Co 10: 17). Quarta acusao: Uma ignorncia do evangelho de Jesus Cristo. Eu quero submeter a voc esta noite que este pas no endurecido ao evangelho. ignorante do evangelho, porque a maioria dos seus pastores o . E deixe-me repetir isto. O problema deste pas no so os polticos liberais, a raiz de socialismo, Hollywood ou qualquer outra coisa. o, assim chamado, pastor evanglico de nossos dias e o pregador de nossos dias e o evangelista de nossos dias. a que o problema deve ser encontrado. Ns no conhecemos o evangelho. Ns pegamos o glorioso evangelho de nosso Bendito Deus e o reduzimos a quatro leis espirituais e cinco coisas que Deus quer que voc saiba, com uma pequena e supersticiosa orao no final que se algum repetir depois de ns com bastante sinceridade ns o declaramos, de uma forma papal, nascida de novo. Ns trocamos regenerao por decisionismo. Em primeiro lugar, eu estou pasmo com quantos crentes devotos, andando na f h 30 ou 40 anos, viro a mim, depois de eu falar sobre o que eu vou falar por alguns poucos minutos, com lgrimas dizendo: Irmo Paul, que eu nunca ouvi isto antes em minha vida. E, entretanto, esta a doutrina histrica de redeno, de propiciao. Veja! Quando voc falar sobre o evangelho, meu querido amigo, o faa claramente. O evangelho comea com a natureza de Deus e vai para a natureza do homem e a queda deste. Essas duas grandes colunas do evangelho vm montar para ns o que deveria ser chamada e conhecida por cada crente como o grande dilema. E o que este dilema? Se Deus justo ele no pode te perdoar.

O maior problema em todas as Escrituras este. Como Deus pode ser justo e ao mesmo tempo o justificador de homens maus, quando as Escrituras por toda a Bblia declaram especialmente em um texto que eu tirei de Provrbios O que justifica o mpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro so abominveis ao SENHOR. (Pv 17: 15). E ainda assim, todas nossas canes crists ostentam sobre como Deus justifica o perverso. Este o maior problema. Esta a acrpole da f crist. Assim disse Martyn Lloyd-Jones e Charles Spurgeon e qualquer outro que leu Romanos 3. Voc tem que mostrar isto s pessoas. O grande problema que Deus verdadeiramente justo e todos os homens so verdadeiramente maus. Deus para ser justo deve condenar o homem mau. Entretanto Deus, para a prpria glria dele, pelo grande amor com que ele nos amou, enviou seu Filho, o qual caminhou nesta terra como um homem perfeito. E, ento, de acordo com o plano, o plano eterno de Deus, ele foi quele madeiro. E naquele madeiro, ele tomou nosso pecado. E, assumindo a posio legal de seu povo e carregando a nossa culpa, ele se tornou uma maldio. Maldito todo aquele que no persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei (Glatas 3:10) Cristo nos resgatou da maldio se tornando uma maldio em nosso lugar. Tantas pessoas tm esta viso romntica, impotente do evangelho onde o Cristo est l, pendurado no madeiro, sofrendo debaixo das feridas do Imprio Romano, e o Pai no teve a fora moral para agentar o sofrimento de Filho dele, e, por isso, virou Sua face. NO!! Ele se virou porque o Filho dele se tornou pecado.

E tantos, quando Ele est naquele jardim e grita passa de mim este clice, especulam: Bem, o que esteve no clice? Oh, a cruz romana. o chicote. So os cravos. tudo isso e tudo aquilo. Eu no quero desconsiderar os sofrimentos fsicos de Cristo naquele madeiro, mas o clice era o clice da ira de Deus Pai que teve que ser despejada sobre o Filho. Algum teve que morrer, suportando a culpa do povo de Deus, desamparado por Deus pela justia dele e esmagado debaixo da ira de Deus, pois ao SENHOR agradou mo -lo. (Isaas 53: 10) Eu estava na Alemanha um tempo atrs ou em um seminrio alemo na Europa h um tempo e vi este livro A Cruz de Cristo no era o livro de John Stott, era outro. Eu o peguei e comecei a ler e isto o que ele dizia: O Pai olhou do cu para o sofrimento infligido sobre Seu Filho pelas mos de homens e considerou isto como pagamento pelos nossos pecados. Isso heresia.

Agora, aquele sofrimento fsico, aquela crucificao era tudo parte da ira de Deus. Teve que

ser um sacrifcio de sangue. Eu no desprezarei nada disso. Mas, meu amigo, se voc parar a, voc no tem um evangelho. E deixe-me lhe perguntar: Quando o evangelho pregado e compartilhado em evangelismo pessoal atualmente, voc sequer ouve as coisas que eu h pouco disse? Quase nunca. Nunca deixado claro que Cristo pde redimir porque Ele foi modo debaixo da justia de Deus e tendo satisfeito a justia divina com a Sua morte, Deus , agora, justo e o justificador de mpios. Reduo de evangelho.

E ns ainda nos perguntamos por que no h nenhum poder nele. Ns nos perguntamos por qu. O que aconteceu? Eu irei te falar. Quando voc deixa de lado o evangelho e no h mais nenhum poder em sua suposta mensagem do evangelho, voc, ento, tem que recorrer a todos aqueles pequenos truques de mercado, que so to proeminentemente usados hoje em dia para converter os homens. E ns todos conhecemos a maioria deles. Todos eles no funcionam. Meu querido amigo, deixe-me dizer isto. Vrios anos atrs, quando eu estava me formando do seminrio eu tive que tomar uma deciso se eu ia ir fazer meu Ph.D. Deus, a fim de salvar minha vida espiritual, me enviou para o meio das selvas no Peru, o mais longe possvel do mundo acadmico que eu poderia ficar. E l eu comecei a perceber algo. Como disse Spurgeon, Maiores homens, com mentes maiores que a minha, se aproximaram desta doutrina da Segunda Vinda, mas em vo. uma grande e poderosa doutrina. Ele disse, eu me fixarei nisto: buscar compreender algo sobre Jesus Cristo e ele crucificado. Deixe-me lhe falar isto. Eu fico to bravo quando as pessoas tratam o glorioso evangelho de Cristo como se fosse um primeiro passo para entrar no Cristianismo, que s leva aproximadamente 10 minutos de aconselhamento e ento voc parte para coisas maiores. Isso lhe mostra como ns somos patticos em nosso entendimento das coisas de Deus. Meu amigo, no dia da Segunda Vinda voc entender absolutamente tudo sobre a Segunda Vinda, mas voc estar em eternidade de eternidades no cu e voc vai nem mesmo comear a compreender a glria de Deus no Calvrio. tudo sobre isto. Moo, jovem pregador, me escute. Persiga-O naquele madeiro. O que significa. Voc no precisar construir fogos estranhos em seu forno, se voc s pegar um relance do que ele fez naquele madeiro, o que ele fez naquele madeiro. Eu amo dizer isto. Eu j o disse um milho de vezes. Abrao leva Isaque para cima daquela montanha. O filho dele, o nico filho dele quem ele amou. Voc supe que o Esprito Santo estava tentando para nos falar sobre algo futuro? E aquele filho no resistiu, mas se entregou. E quando aquele pai rendeu sua vontade a vontade de Deus, ele levantou aquele cutelo para perfurar o prprio corao de seu filho. Mas a mo dele foi detida e foi falado ao velho homem que Deus tinha provido um carneiro.

Tantos cristos pensam: Oh, que final bonito para aquela histria. No o fim. o intervalo. Milhares de anos depois, Deus o Pai ps Sua mo sobre Seu Filho, o nico Filho dele quem ele amou, e tirou o cutelo da mo de Abraham e sacrificou Seu Filho Unignito sob a plena fora de Sua ira. Agora voc sabe por que aquele pequeno evangelho que voc prega no tem nenhum poder? Porque no nenhum evangelho. V ao evangelho. Gaste sua vida em seus joelhos. Se afaste dos homens. Estude a cruz.

Anda mungkin juga menyukai