Anda di halaman 1dari 20

LUCAS FREIRE PACHECO

CLCULO DA ATENUAO POR OBSTCULOS EM ENLACES DE RDIO: DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE PERFIL TOTAL

Verso final do trabalho realizado para o projeto de Apoio e Desenvolvimento Tecnolgico de Micro e Pequenas Empresas BITEC 2006.

Orientador: Prof. Roberto da Costa e Silva Faculdade de Tecnologia e Cincias

SALVADOR 2007

RESUMO

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um software, chamado Perfil Total, que calcula a atenuao por mltiplos obstculos em um enlace de rdio. O usurio pode escolher entre trs mtodos de clculo: Bullington, Epstein-Peterson e Deygout. O programa tem por entradas o perfil topogrfico e os dados do enlace, tais como freqncia, altura das torres, etc. O perfil retirado de mapas digitais atravs do programa freeware Radio Mobile. Perfil Total foi desenvolvido em Matlab, utilizando-se a interface grfica.

Palavras-chave: Atenuao por Obstculos. Enlaces de Rdio. Propagao. Matlab. Radio Mobile.

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................................4 1. HANKELL TELECOMUNICAES ...............................................................................4 2. CONSIDERAES TERICAS .......................................................................................5 2.1. Enlace de Rdio Freqncia ................................................................................................5 2.2. Radio Mobile .......................................................................................................................6 2.2.1. Utilizando o Radio Mobile ...............................................................................................6 2.3. Mtodos de Clculo de Obstruo.......................................................................................8 2.3.1. Bullington .........................................................................................................................9 2.3.2. Epstein-Peterson ...............................................................................................................9 2.3.3. Deygout ..........................................................................................................................10 2.4. Matlab................................................................................................................................10 2.4.1. Correo de caractere .....................................................................................................11 3. PROGRAMA PERFIL TOTAL .......................................................................................12 3.1. Apresentao .....................................................................................................................12 3.2. Desenvolvimento ...............................................................................................................14 3.2.1. Seleo dos morros.........................................................................................................14 3.2.2. Funo BLT ....................................................................................................................15 3.2.3. Funo EPSPET .............................................................................................................16 3.2.4. Funo DEYG .................................................................................................................17 3.3. Limitaes do Programa....................................................................................................17 4. APLICAES PRTICAS ..............................................................................................18 CONSIDERAES FINAIS .................................................................................................20 REFERNCIAS .....................................................................................................................20

INTRODUO
Com o avano dos recursos computacionais, a arte de projetar se tornou cada vez mais automatizada. Planilhas, tabelas dinmicas, pequenos softwares so constantemente utilizados para auxiliar os engenheiros nas atividades relativas aos projetos. Em telecomunicaes, fazer um levantamento topogrfico de um perfil era, alguns anos atrs, uma tarefa difcil e muitas vezes impossvel. Novamente, o avano da tecnologia disponibilizou meios de automatizar esta tarefa. Os chamados mapas digitais, obtidos a partir de sistemas que usam satlites, radares ou avies, guardam informaes, atualmente, de todo o planeta. Usar estes mapas para levantamento de perfis, utilizados em projetos de rdio, torna-se uma tarefa eficaz na otimizao dos recursos computacionais aplicados Engenharia. Fazer um software que verifique a viabilidade de um enlace de rdio fcil, uma vez que os parmetros do enlace se relacionam atravs de uma equao simples, com operaes de soma e subtrao. A dificuldade se apresenta quando existem obstrues no perfil, dado a existncia de uma srie de mtodos para estimar a perda causada pelos obstculos e pela dificuldade de reconhecer estas obstrues. Com base nisto, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um software capaz de calcular a atenuao gerada por obstculos em um enlace de rdio freqncia, cujo perfil topogrfico fornecido pelo programa Radio Mobile. Os trs mtodos de clculo para mltiplos obstculos escolhidos so: Bullington, Epstein-Peterson e Deygout. A escolha se deu devido s caractersticas diferentes destes mtodos. Com este intuito, reunir em um s software trs mtodos de clculo de obstruo, antigos e trabalhosos, um desafio que trar resultados teis ao desenvolvimento das telecomunicaes.

1. HANKELL TELECOMUNICAES

A Hankell Telecomunicaes uma empresa baiana que foi fundada em maro de 1993, atuando inicialmente na rea de projetos de radiocomunicao. Com o desenvolvimento de suas atividades e o aumento da demanda por outros servios, a empresa estendeu o seu portiflio. Atualmente, a Hankell possui capacidade tcnica para oferecer servios de assessoria, projeto, e instalao em diversos sistemas de RF (Radiofreqncia) envolvendo transmisso de voz e dados em sistemas ponto a ponto ou ponto-multiponto, alm de servios

de AVL Localizao Automtica de Veculos, MDT Terminais Mveis de Dados e CFTV Circuitos Fechados de Cmeras. Com a demanda dos servios em radiofreqncia, tornou-se imprescindvel a otimizao dos projetos, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a confiabilidade do enlace. Desta forma, desenvolver uma ferramenta que ajude nestes objetivos uma til iniciativa.

2. CONSIDERAES TERICAS
2.1. Enlace de Rdio Freqncia Um enlace de rdio pode ser definido como a transmisso, sem fio, de informao atravs de ondas de radio, entre dois pontos distintos. Formam um enlace a estao transmissora, o meio de propagao e a estao receptora. As estaes, basicamente, possuem torre, antenas, cabos, conectores e equipamentos (alm dos rdios, tambm chamados de transceptores ou transceivers, podem existir amplificadores, filtros, duplexadores, combinadores, etc.). O meio formado pelo perfil topogrfico que est, como tudo o mais na superfcie da Terra, envolto pela atmosfera. O perfil topogrfico um levantamento dos pontos entre as duas estaes, onde anotam-se a distncia e a elevao do terreno em relao ao nvel do mar. Os enlaces de rdios so projetados com base em diversos fatores, como demonstra a equao de Fris (1): PRX = P TX +GTX + GRX AEL ACTX ACRX AO (dB ) (1)

Ou seja, a potncia de recepo igual soma da potncia de transmisso com os ganhos das antenas menos as atenuaes do espao livre, cabos de transmisso e recepo e atenuao por obstculos. Para freqncias mais altas (a partir de 10GHz), devemos descontar tambm as atenuaes por chuva e gases atmosfricos. Para o enlace funcionar, a potncia de recepo deve ser superior sensibilidade do rdio de recepo mais uma margem de segurana. Os parmetros so encontrados em diversas fontes: as potncias e sensibilidade dos rdios so caractersticas dos equipamentos utilizados, assim como os ganhos dependem do tipo das antenas de transmisso e recepo; a atenuao por espao livre varia com a distncia e freqncia; as perdas nos cabos so funo da freqncia, do tipo e comprimento do cabo. O ltimo fator, a atenuao por obstculos, apresenta a maior dificuldade para determinar ou estimar seu valor.
- Texto extrado da pgina oficial da empresa.

Um enlace de rdio pode ser usado, por exemplo, para interligar duas centrais telefnicas, onde a passagem de cabos seria difcil ou invivel. 2.2. Radio Mobile O Radio Mobile um software freeware desenvolvido para clculos de campo em sistemas mveis, utilizando o mtodo de predio apresentado por Longley-Rice (1967). Neste software possvel entrar com as informaes do sistema mvel e gerar, sobre um mapa digital, a cobertura estimada. Apesar de ter uma srie de recursos, ser utilizado do Radio Mobile apenas o levantamento do perfil. O software capaz de exportar para o padro txt o perfil desejado. Os mapas digitais utilizados so do formato SRTM (Shuttle Radar Topography Mission um projeto da NASA e NGA) e esto disponveis na Internet. O prprio Radio Mobile fornece o endereo do site para download. desejvel que o usurio tenha em seu computador a base de mapas que ir utilizar. 2.2.1. Utilizando o Radio Mobile Para carregar um mapa, abra o programa Radio Mobile e gere uma rede padro clicando em Apply na janela inicial. No menu File, v at a opo Map Properties.

Figura 01 Radio Mobile: Propriedades do Mapa necessrio configurar o formato e o diretrio dos mapas. Em Elevation Data Source, no primeiro campo, selecione a opo SRTM. No campo seguinte, entre com o diretrio dos

mapas. Em Centre, entre com a latitude e longitude central da regio onde ficam as estaes. Escolha a resoluo e tamanho do mapa em Size (pixel) e Size (km). Acionando o comando Apply, o mapa ser gerado. Certifique-se que tenha feito o download de todos os arquivos que abrangem o mapa desejado, levando em conta o tamanho escolhido, a posio das estaes, etc. Agora deve-se entrar com as estaes ou Units. Novamente em File, v at Units Properties. Entre com a latitude e longitude das estaes desejadas. possvel definir os nomes das unidades e os smbolos que iro aparecer na tela. Por fim, para gerar um perfil v at o menu Tools e acione o comando Radio Link. A janela aberta exibida na figura 02.

Figura 02 Radio Mobile: Enlace de Rdio Escolha as unidades desejadas. Para exportar o perfil, necessrio ir ao menu Edit, em seguida clicar em Export To. Em Destination, selecione Notepad e em Resolution, escolha a quantidade de leituras o programa deve fazer ao longo do enlace. As normas brasileiras aceitam perfis topogrficos distncias entre as leituras menores que 500 metros. Desta forma, para cada enlace, escolha a quantidade de passos correta para ter um perfil aceito pelas normas. Lembrando que quanto maior a quantidade de leituras, maior ser a preciso do perfil. Acione Apply e salve o arquivo com os dados. O arquivo ter o aspecto mostrado na figura 03. As duas primeiras colunas de dados (Distance e Elevation) so, efetivamente, o perfil topogrfico.

Figura 03 Radio Mobile: Perfil Topogrfico 2.3. Mtodos de Clculo de Obstruo Estimar uma atenuao causada por um morro sempre foi uma tarefa difcil. Quando existem mais de uma obstruo, a tarefa fica muito mais trabalhosa. Dois padres so usados para aproximar o valor de perda de um nico obstculo. Chamam-se gume de faca e morro parablico. O mtodo gume de faca aproxima o morro para um plano com a mesma altura da obstruo, porm com comprimento infinito (como uma lmina de faca, da o nome). O mtodo do morro parablico admite que comprimento da obstruo no seja infinito e o aproxima por curvas parablicas. Este ltimo mtodo apresenta valores maiores e tende a ser mais real. Para mais informaes sobre gume de faca e morro parablico (tambm conhecido como morro arredondado) consulte Parson, 1972. Quando existem mltiplos obstculos, somar a atenuao individual deles, seja como gume de faca ou como morro arredondado, produz um erro grosseiro, sempre para maior. Desta forma, deveriam ser desenvolvidos mtodos que permitissem estimar melhor as perdas nos enlaces, j que a soluo matemtica extremamente complexa. O primeiro a apresentar uma soluo foi Bullington, em 1947. Em 1953, Epstein e Peterson desenvolveram seu mtodo, que produz melhores resultados. O servio postal do Japo, em 1957, tambm encontrou uma soluo, similar ao mtodo de 1953. Todos estes mtodos, at ento, tinham como resposta valores inferiores aos obtidos experimentalmente. Somente em 1966, Deygout desenvolveu um

mtodo que estimava uma atenuao mais prxima da experimental, porm acima. O Brasil, com a Telebrs, formou seu primeiro mtodo da unio das solues de Deygout e do servio postal japons. Este mtodo foi apresentado em 1985. Um outro mtodo brasileiro, que deveria ser adotado como oficial, foi proposto como norma pelo Ministrio das Comunicaes, em 1992. Apesar de prever diversas situaes de terreno e de ser bem elaborado, a norma nunca entrou em vigor. Para desenvolver o software Perfil Total, foram escolhidos trs mtodos: Bullington, EpsteinPeterson e Deygout. Os futuros estudantes podero elaborar os outros mtodos. 2.3.1. Bullington O mtodo de Bullington substitui as obstrues por um nico morro equivalente. Este morro definido pelo encontro virtual de linhas que partem das torres de transmisso e recepo para as obstrues mais altas, como mostra a figura 04. Este mtodo simples e pode causar erros quando obstculos importantes so obtidos. A atenuao do obstculo equivalente calculada como gume de faca.

Figura 04 Mtodo de Bullington 2.3.2. Epstein-Peterson Este mtodo divide o perfil entre os vrios obstculos existentes, criando assim vrios perfis com um nico obstculo, e calcula a atenuao de cada um deles. A atenuao total ser dada pela soma das atenuaes de cada um dos perfis parciais. Observando a figura 05, pode perceber que o enlace principal TR divido em T-02, 01-03 e 02-R, onde 01 o obstculo unitrio de T-02, 02 de 01-03 e 03 de 02-R. Deve-se usar morro arredondado para o clculo.

10

Figura 05 Mtodo de Epstein-Peterson 2.3.3. Deygout Introduz o conceito de obstculo principal, sendo este o morro que produz maior atenuao considerando-o como nico. O enlace fica dividido em dois sub-enlaces. Aplica-se novamente a definio do obstculo principal para cada sub-enlace, at que no haja mais obstculos. A atenuao total a soma da atenuao causada pelo morro principal mais as atenuaes dos morros principais de cada sub-enlace. Deve-se usar tambm morro arredondado para o clculo.

Figura 06 Mtodo de Deygout 2.4. Matlab Matlab uma linguagem computacional tcnica, voltada para todas as reas das cincias exatas e, at mesmo, biolgicas. No ambiente do Matlab, todas as variveis so consideradas como matrizes. Mesmo um escalar uma matriz 1x1. Quando a varivel tem apenas uma dimenso, chama-se vetor. Ser muito utilizado o conceito de vetor no Perfil Total.

11

Uma outra forma de armazenar dados atravs das estruturas. Uma estrutura possui campos e valores associados cada um dos campos. Um programa em Matlab salvo em arquivos com extenso .m. Para criar uma funo devese abrir o M-File Editor. O Matlab se assemelha muito linguagem C, porm sua sintaxe mais simples. Observe nos cdigos em anexo esta semelhana. Cada funo gravada em arquivo .m pode ser chamada por outra funo desde que esteja no mesmo diretrio ou que seu diretrio seja includo no banco de diretrios padres (path). Desde a verso 6, o Matlab apresenta uma interface grfica de usurios (GUI Graphical User Interface) e um editor para esta ferramenta (GUIDE). O ambiente de desenvolvimento, alm de prtico, muito similar ao Visual Basic. No GUIDE cria-se a interface grfica (armazenada em um arquivo com a extenso .fig), mas o cdigo de programao salvo em um arquivo .m. As relaes entre cada elemento grfico e as aes que devem ocorrer so feitas atravs das rotinas chamadas callback. As variveis que so geradas a partir destas rotinas, para que estejam acessveis nas demais funes, devem ser armazenadas em uma estrutura criada pelo prprio GUIDE chamada handles e, ao fim de cada funo, deve ser dado o comando guidata(hObject, handles). Este procedimento padro no modo GUI; para maiores informaes, consulte a ajuda do Matlab. Basicamente, o programa desenvolvido utiliza estes recursos. Como o objetivo no fornecer um estudo aprofundado do Matlab, estas funcionalidades foram apenas citadas superficialmente. 2.4.1. Correo de caractere necessrio fazer uma pequena observao sobre o perfil gerado pelo Radio Mobile e sobre como o Matlab reconhece este arquivo. Para o Matlab, o caractere que divide um nmero decimal o ponto. A vrgula usada para outras funes, em sua sintaxe. O Radio Mobile faz o inverso; a vrgula utilizada para dividir um decimal. Por isto, para evitar erros no programa Perfil Total, o usurio dever fazer uma pequena modificao no arquivo exportado pelo Radio Mobile. Abra o arquivo do perfil com o Bloco de Notas (Notepad). No menu principal, v at Editar e em seguida Substituir... (Ctrl + H). Em Localizar escreva , (apenas a vrgula) e em Substituir por: escreva . (apenas o ponto). Clique em Substituir tudo. Aguarde a substituio dos caracteres, salve o arquivo e pronto. Agora no haver problemas quando o Perfil Total for ler o arquivo.

12

3. PROGRAMA PERFIL TOTAL


3.1. Apresentao O software Perfil Total foi totalmente desenvolvido no ambiente Matlab, no modo de interface grfica (GUI). Perfil Total composto de dois arquivos: PTotal.m e PTotal.fig. Para executa-lo necessrio entrar no Matlab e copiar os arquivos para o diretrio atual. Na linha de comando ento digita-se PTotal. O programa Perfil Total recebe um arquivo de perfil gerado pelo Radio Mobile. Calcula as curvas (curvatura, percentual do raio de Fresnel, etc) e as plota na tela. necessrio entrar com o perfil do enlace, a freqncia (em MHz), o fator K e a altura das torres de transmisso e recepo (em metros). Pode-se escolher entre os trs mtodos apresentados: Bullington, Epstein-Peterson e Deygout. O primeiro passo abrir um arquivo com o perfil desejado, gerado pelo Radio Mobile. A janela grfica superior exibir o perfil escolhido quando o boto Plotar for acionado.

Figura 07 Perfil Total: Comando Plotar Em seguida deve-se entrar com os dados do enlace: freqncia, fator K e alturas das torres de transmisso (TX) e recepo (RX). Aps entrar com estes dados, o boto Calcular se tornar acessvel. Escolhe-se ento o mtodo de atenuao. Clicando em Calcular a janela grfica superior modificar seu desenho, adicionando informaes do perfil, como raio de Fresnel, linha de visada, torres de transmisso e recepo, alm do perfil corrigido pelo fator K. A

13

janela inferior desenhar apenas os possveis obstculos, a linha de visada e a curva que representa 60% do raio de Fresnel. Nos campos Atenuao do Espao Livre e Atenuao por Mltiplos Obstculos sero disponibilizados os respectivos valores, em dB. O boto Salvar serve para guardar as informaes do enlace no ambiente Matlab, para consultas posteriores.

Figura 08 Perfil Total: Comando Calcular Observe que h dois campos que permanecem desativados nos modos de atenuao: Telebrs e Norma BR 92. Estes campos so para o desenvolvimento futuro dos dois mtodos brasileiros de atenuao. O campo Polarizao tambm est desativado e dever ser utilizado no mtodo da Norma. Os campos foram deixados propositalmente a fim de incentivar outros estudantes que queiram concluir e aprimorar o software. A janela superior exibe as seguintes curvas: curvatura da terra (magenta), perfil original (azul), perfil corrigido (vermelho), raio de Fresnel (ciano), 60% do raio de Fresnel (verde) e linha de visada (preta). A janela inferior exibe de modo geral o perfil apenas com os morros que provocam obstruo(azul e vermelho, alternadamente), a linha de visada (preta) e as torres de transmisso e recepo (vermelha). A depender do mtodo, podem aparecer outras curvas. Na figura 08, por exemplo, aparece o morro equivalente de Bullington (preto) e as retas que o geraram (magenta).

14

3.2. Desenvolvimento Perfil Total funciona da seguinte forma: ele recebe os dados do usurio (freqncia, fator K, perfil topogrfico, etc.); seleciona do perfil as obstrues, com base em alguns fatores; e calcula ento o valor da atenuao por obstruo e por espao livre. A primeira etapa utiliza as funes de entrada do Matlab, no modo GUI. Dispensa maiores detalhamentos, dado que sua utilizao comum em diversos programas desenvolvidos nesta linguagem. A segunda etapa o cerne do Perfil Total. Para realizar estes clculos, o software foi dividido em diversas funes: o boto Plotar chama a funo push1_Callback; o boto Calcular chama a funo push2_Callback; dentro desta funo, existem outras que vo sendo solicitadas medida que o programa avana ou o usurio escolhe um mtodo ou entra e altera os dados. As principais rotinas sero apresentadas no anexo. Ao clicar em Calcular, o perfil topogrfico transformado em dois vetores (dist e alt) e a primeira atividade adicionar as alturas de transmisso (TX) e recepo (RX), nas posies inicial e final do vetor alt. Definem-se ento as curvas: visada, curvatura, pcorr, curvf e curvperc, que so, respectivamente, a linha de visada entre TX e RX; a curvatura da terra, dado o fator K; o perfil corrigido pela curvatura; o primeiro elipside de Fresnel e 60% do primeiro elipside. Escolhe-se sempre 60% da primeira zona de Fresnel, pois esta curva ser usada para definir quais morros so obstrues; abaixo desta linha, a atenuao de um obstculo pode ser desprezada. O programa calcula tambm a chamada reta interpoladora, um mtodo estatstico que estima a melhor reta que representa o perfil. Esta reta deve ser utilizada no mtodo da Norma Brasileira, no includo neste trabalho. A atenuao por espao livre calculada logo em seguida, atravs da equao (2):

AEL = 32,4 20 log(d KM f MHz )


3.2.1. Seleo dos morros

(dB)

(2)

At agora, todos estes clculos estavam na funo push2_Callback e nenhuma seleo dos morros foi feita. Neste ponto entra a funo SM (Seleo de Morro). A primeira classificao que o perfil sofre com base na altura dos pontos, se estes esto ou no acima da curva de 60% do raio de Fresnel. Em seguida, testado se existe algum ponto que tenha maior

15

elevao que os cinco pontos anteriores e os cinco posteriores. Estes pontos, caso existam, so chamados de pontos mximos e so guardados em um vetor especial. Entre os pontos mximos, procuram-se os pontos mnimos. Preliminarmente, um morro ser determinado como uma estrutura definida pelo ponto mximo, cercado por mnimos. Como at este ponto a seleo ainda no est completa a estrutura chama-se temp. Caso encerrasse aqui, a escolha dos obstculos no seria eficaz. A depender do enlace, alguns picos (pontos de mximo) no perfil no obstruiriam a zona de Fresnel, no causando atenuaes, podendo ento ser desprezados. Se estes obstculos so levados em conta, os mtodos de Epstein-Peterson e Deygout apresentariam valores absurdamente altos. Para corrigir esta falha, uma outra rotina de seleo chamada: selmor. Esta funo seleciona os morros que ultrapassem a curva de 60% do raio de Fresnel, no apenas entre TX e RX, mas entre cada trecho, envolvendo os obstculos j selecionados. Para utilizar esta funo foi utilizado um algoritmo recursivo de busca em rvore. A funo recursiva recebeu o nome de acha. Com estes recursos, a seleo est completa. Os obstculos selecionados so desenhados na tela em azul e vermelho, alternadamente. J as obstrues descartadas ficam em amarelo. A parte seguinte do Perfil Total analisa qual o mtodo de obstruo escolhido pelo usurio. Assim, escolhendo-se Bullington ser chamada a funo BLT, Epstein-Peterson, a funo EPSPET e Deygout, DEYG. 3.2.2. Funo BLT A funo BLT define quais os morros do origem ao morro equivalente de Bullington . Para tal, utilizam-se os campos alfatx e alfarx da estrutura dos morros. Os maiores ngulos representam os obstculos desejados. Encontram-se as equaes da reta entre TX e o morro de maior alfatx e da reta entre RX e o maior alfarx. O encontro das retas o obstculo equivalente de Bullington. Alguns testes so feitos para verificar a aplicabilidade do mtodo: caso as obstrues no ultrapassem a linha de visada, este mtodo no pode ser utilizado; caso haja apenas um morro, a atenuao o prprio valor do campo atgf deste morro. No grfico, o encontro das linhas, em magenta, d origem ao morro equivalente, que est desenhado em preto.

16

Figura 09 Exemplo da Funo BLT 3.2.3. Funo EPSPET A funo EPSPET tem trs passos principais. O primeiro descrever, atravs de uma estrutura, o enlace entre a torre TX e o segundo obstculo, onde o primeiro morro causar a atenuao. O segundo passo descrever o ltimo enlace, entre RX e o penltimo morro, onde o ltimo causa tambm a atenuao. O terceiro passo a rotina que se repete para varrer os demais morros, criando quantos enlaces forem necessrios. A estrutura criada chamada enlace e possui campos semelhantes aos da estrutura morro. A atenuao ser a soma do campo atotal de cada enlace.

Figura 10 Exemplo da Funo EPSPET

17

Observe que neste exemplo existem quatro morros que causam atenuao. Desta forma, o enlace esta dividido em: TX-02 (primeiro azul), 01-03 (os vermelhos), 02-04 (os azuis) e 03RX (segundo azul). 3.2.4. Funo DEYG A funo DEYG segue uma linha parecida com o procedimento adotado na seleo dos morros. Primeiro, ela identifica o morro que apresenta maior atenuao, considerando cada um deles como se fossem nicos no enlace. O valor do campo atotal deste morro guardado em outro vetor. Em seguida, a funo divide ento o enlace em dois sub-enlaces e repete a operao, guardando os valores no mesmo vetor da primeira atenuao. Quando terminam-se os obstculos, a atenuao dada pela soma dos valores armazenados neste vetor.

Figura 11 Exemplo da Funo DEYG 3.3. Limitaes do Programa importante destacar algumas limitaes do Perfil Total. A seleo dos morros, como j explicada, pode apresentar erros caso o nmero de leitura do perfil seja pequeno e exista um morro muito prximo a uma das torres. Outra limitao no software decorre tambm da quantidade de leituras; neste caso o erro se apresenta quando o programa faz os clculos do morro arredondado. Existe um fator que depende da largura do morro; para obter um valor razovel, foi necessrio aproximar os pontos que representam os morros por retas. Desta forma, caso hajam poucos pontos, as retas

18

no sero uma boa representao do obstculo. Para evitar estes erros, ajuste a resoluo do perfil para que este tenha uma boa quantidade de pontos.

4. APLICAES PRTICAS
Para testar o funcionamento do software, vamos utilizar as estaes que j esto no mapa do Radio Mobile. Como exemplo, tomamos uma unidade que possui coordenadas: 12S 43 18,1 e 039W 49 54,2 para ser a transmissora (TX). A estao receptora (RX) est situada em 12S 57 26,3 e 040W 33 40,1. A distncia total do enlace 83,39km. Com estas informaes, o perfil pode ser exportado do Radio Mobile. A resoluo utilizada foi de 400 leituras, o que d uma distncia entre pontos igual a 208,5 metros. Aps substituir as vrgulas por pontos, o arquivo foi salvo com o nome de perfil-83km.txt. Vamos supor ento que seja um sistema operando com freqncia de 860MHz, fator K igual a 1,333, com a antena de transmisso instalada a 25 metros do nvel do terreno e a antena de recepo instalada a 15 metros. Deixaremos o mtodo de Bullington marcado e acionaremos o boto Calcular.

Figura 12 Calcular Bullington: Perfil 83km Observe que cinco morros foram detectados como causadores de atenuao (um est logo atrs do equivalente de Bullington). Os restantes foram ignorados e aparecem em amarelo. A atenuao do espao livre calculada foi de 129,512 dB. Pelo mtodo de Bullington, os obstculos causam uma perda de 26,297 dB.

19

Vamos tentar ento o mtodo de Epstein-Peterson. Espera-se obter um valor superior ao de Bullington e inferior ao Deygout. As figuras 13 e 14 apresentam os resultados. A atenuao estimada por Epstein-Peterson foi de 53,297 dB enquanto que o mtodo de Deygout estimou um valor maior, de 61,124 dB. Como normalmente Deygout apresenta valores superestimados e Epstein-Peterson valores subestimados, a atenuao real, caso fosse medida, estaria entre estes dois valores. Este quadro pode se inverter quando h um nmero grande de morros; Epstein-Peterson ento calcula um valor alto de perda, ao passo que Deygout comedido.

Figura 13 Calcular Epstein-Peterson: Perfil 83km

Figura 14 Calcular Deygout: Perfil 83km

20

CONSIDERAES FINAIS
Ao cumprir os objetivos propostos, o software segue o caminho da utilizao dos mapas digitais em auxlio engenharia. Obter um perfil topogrfico e estimar a perda por obstrues existentes sempre exigiram muito tempo do projeto. Espera-se que o Perfil Total ajude nos projetos, dando maior confiabilidade s estimativas calculadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, vrias dificuldades foram encontradas, tais como a falta de experincia em programao e a falta tambm um exemplo real, onde uma medio tenha sido feita, para que se teste a eficcia do software. Alguns erros podem ocorrer, caso o perfil seja gerado com poucos pontos, conforme discutido nas limitaes do software. As melhorias imediatas que podem ser feitas so incluir os mtodos restantes, adicionar outros parmetros do enlace para estimar tambm o campo eltrico, ler o perfil direto dos arquivos do mapa ou aproveitar melhor as funcionalidades do Radio Mobile. Desta forma, Perfil Total uma iniciativa, que pode e deve ser levada adiante.

REFERNCIAS
COSTA e SILVA, Roberto da; APOSTILA PROPAGAO DE ONDAS. Salvador, 2005. HANSELMAN, Duane; LITTLEFIELD, Bruce; MATLAB 6 Curso Completo. So Paulo: Prentice Hall, 2003. http://www.cplus.org/rmw/english1.html - Site oficial Radio Mobile. http://www2.jpl.nasa.gov/srtm/ - Site oficial SRTM Shuttle Radar Topography Mission. http://www.hankell.com.br Site oficial da Hankell Telecomunicaes PARSON, David J.; The Mobile Radio Propagation Channel. Halsted & Wiley Press, 1992.

Anda mungkin juga menyukai