Anda di halaman 1dari 11

C ONCURSO P BLICO

REF. ED ITAL N 06/2013

C ARGO

CLASSE D - TARDE

TCNICO EM ENFERMAGEM

ATENO INSTRUES
1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o nmero do seu documento e o nmero de sua inscrio. Alm disso, no se esquea de conferir seu Caderno de Questes quanto a falhas de impresso e de numerao, e se o cargo corresponde quele para o qual voc se inscreveu. Qualquer divergncia comunique ao fiscal. 2. O nico documento vlido para avaliao da prova a Folha de Respostas. S permitido o uso de caneta esferogrfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira: 3. O prazo de realizao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Aps 60 (minutos) do incio da prova, o candidato estar liberado para utilizar o sanitrio ou deixar definitivamente o local de aplicao. A retirada da sala de prova dos 3 (trs) ltimos candidatos s ocorrer conjuntamente. 4. Ao trmino de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poder levar consigo o Caderno de Questes, desde que aguarde em sala o trmino da aplicao. 5. As provas e os gabaritos preliminares estaro disponveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior aplicao da prova. 6. Implicar na eliminao do candidato, caso, durante a realizao das provas, qualquer equipamento eletrnico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NO cumprimento a qualquer uma das determinaes constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrer na eliminao do candidato.

O Caderno de questes possui 50 (cinquenta) questes objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

MATRIA

QUESTES 01 a 10

Lngua Portuguesa

Raciocnio Lgico e Quantitativo 11 a 15 Informtica Legislao Conhecimentos Especficos 16 a 25 26 a 30 31 a 50

Informaes Adicionais 0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / candidato@institutoaocp.org.br

------------------------------------------------------------------------------------(destaque aqui)--------------------------------------------------------------------------------

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO


Questo Resp. Questo Resp. 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

O gabarito oficial preliminar e o caderno de questes da prova objetiva estaro disponveis no endereo eletrnico www.institutoaocp.org.br no dia seguinte aplicao da prova.

LNGUA PORTUGUESA
MICHAEL STIVELMAN

Empresrio, 84 anos. presidente do banco Cdula. Sobrevivente do Holocausto, escreveu os livrosA marca dos genocdioseA marcha. Eu no s vi o Holocausto: eu o vivi. E sobrevivi para contar. Fui um dos poucos de uma famlia de 79 pessoas. Foi em julho de 1941 que os soldados alemes chegaram ao nosso povoado: Secureni, que ficava na ento Bessarbia (hoje territrio da Ucrnia). No demorou a vir pelos altofalantes a ordem para que todos os judeus se reunissem na manh seguinte, na praa prxima ao cemitrio judaico. Devamos levar nossos pertences e mantimentos. Quem no obedecesse seria fuzilado. Comeou ali nossa marcha de 1.500 quilmetros que fizemos sujos, doentes e famintos. Marchar longas distncias era uma das formas que os nazistas usavam para exterminar os judeus. Aprendemos a aceitar a morte, de to corriqueira. Como sobrevivi? Graas aos valentes do povo ucraniano, que correram risco para salvar inocentes. J em outubro daquele ano, na Ucrnia, minha me perdeu as foras em decorrncia do tifo, uma doena comum durante a guerra. Conseguimos nos esconder numa vala. Com medo de que fssemos descobertos, ela me pediu para abandon-la. A deciso era complicada me salvar, abandonando-a, ou ficar e correr o risco de ser capturado e morto. Eu fiquei. Ao anoitecer, vimos luzes em um povoado. Batemos numa porta, que foi aberta por uma mulher e sua filha, as duas crists. Comovidas com nossa histria, elas nos acolheram e ficamos escondidos. Em setembro de 1941, eu, minha me e meu pai passvamos perto de uma floresta. Lembro ainda das trincheiras cavadas e do cheiro de corpos em decomposio. Soldados convocavam homens mais velhos para ajudar na limpeza da estrada. Era mentira. Meu pai foi. Estava magro, com semblante abatido lembro ainda que conversou alguns minutos com minha me. Beijou-me vrias vezes e pediu que cuidasse dela. Nunca mais o vi. Foi fuzilado e jogado numa vala comum. Em 1944, depois de o Exrcito russo libertar os judeus, voltei ao lugar onde ele tinha morrido. Era primavera e tudo florescia na floresta mas eu s me lembrava do dia cinza de anos atrs. Disse ento um kadish, a prece milenar dos rfos e enlutados judeus, com trs anos de atraso. Mas este no um depoimento s de tristeza. Hitler quis construir um imprio de 1.000 anos. No durou nem 15. Eu pude reconstruir minha vida no Brasil, esta terra abenoada. Minha histria prova de que possvel seguir em frente, mesmo que tenha lembranas to terrveis como a do Holocausto. Como se faz isso? Vivendo um dia de cada vez, apoiando-se no amor que sentimos por nossa famlia. No me esqueci do que passei. Ainda tenho pesadelos. Mas isso no encerrou minha vida. Encontrei o amor, tive meus filhos e reencontrei a alegria. Vim para o Brasil com minha me, quando eu tinha 20 anos. Parte de minha famlia j tinha se estabelecido no Recife e no Rio de Janeiro desde 1906. Escolhi o Rio. Quando cheguei, trabalhei como vendedor ambulante, batendo de porta em porta. Ainda me lembro da primeira venda: um cordo de ouro com uma medalha e um

relgio. A dvida era registrada num carto, com a data da cobrana. Passei 50 anos sem falar nesse assunto. Hoje, penso que tenho obrigao de divulgar as atrocidades cometidas pelos nazistas contra os judeus, ciganos e outros povos. Histrias como a que vivi so uma bandeira para lutarmos por um mundo que respeite as diferenas.
Adaptado de http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2012/01/vivi-depois-do-holocausto.html

QUESTO 01
O texto acima representa denominado (A) reportagem. (B) resposta argumentativa. (C) notcia. (D) relato pessoal. (E) entrevista. o gnero textual

QUESTO 02
Em Empresrio, 84 anos. presidente do banco Cdula. Sobrevivente do Holocausto, escreveu os livrosA marca dos genocdioseA marcha., temos a manchete do texto, que antecipa o assunto principal. a apresentao do personagem principal do texto e como ele vive no presente. o lead do texto, dando caracterstica do personagem. a submanchete do texto, que tem por funo descrever detalhes da vida do protagonista. o ttulo do texto, a fim de sintetizar o que ser apresentado no texto.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 03
Em eu o vivi., o termo destacado exerce no texto funo de objeto direto. objeto indireto. adjunto adverbial. complemento nominal. adjunto adnominal.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 04
caracterstica do gnero apresentado a marcao cronolgica. Assinale a alternativa que NO apresenta uma marcao cronolgica. Foi em julho de 1941. ... no Rio de Janeiro desde 1906... ... marcha de 1.500 quilmetros... Em setembro de 1941... Em 1944...

(A) (B) (C) (D) (E)

Cargo: Tcnico em Enfermagem

QUESTO 05
Considerando as normas gramaticais, assinale a alternativa correta. Em Vim para o Brasil com minha me, quando eu tinha 20 anos., o uso da vrgula obrigatrio. Em Quando cheguei, trabalhei como vendedor ambulante..., o uso da vrgula obrigatrio. Em No me esqueci do que passei., a expresso destacada pode ser substituda por esqueci-me. Em ... mas eu s me lembrava do dia cinza de anos atrs., o termo destacado pode ser substitudo por portanto sem que haja prejuzo sinttico e semntico. Em ...apoiando-se no amor que sentimos por nossa famlia., a expresso destacada pode ser substituda por se apoiando.

(E)

a segunda orao exprime um valor de condio em relao primeira.

QUESTO 10
Em Em setembro de 1941, eu, minha me e meu pai passvamos perto de uma floresta., a vrgula empregada aps 1941 foi utilizada para isolar elemento indicador de tempo que se encontra em posio antecipada no perodo. isolar elemento indicador de tempo que se encontra em posio intercalada no perodo. isolar elemento indicador de lugar que se encontra em posio antecipada no perodo. isolar elemento indicador de modo que se encontra em posio intercalada no perodo. isolar elemento indicador de modo que se encontra em posio antecipada no perodo.

(A) (B) (C) (D)

(A) (B) (C) (D) (E)

(E)

QUESTO 06
Em ... minha me perdeu as foras em decorrncia do tifo... a expresso destacada estabelece relao de (A) concesso. (B) comparao. (C) adversidade. (D) condio. (E) causa.

RACIOCNIO LGICO E Q U A N T I TAT I V O


QUESTO
11

QUESTO 07
Em Minha histria prova... o termo destacado exerce funo de predicativo do sujeito. objeto direto. objeto indireto. complemento nominal. predicativo do objeto.

(A) (B) (C) (D) (E)

Qual o resultado da equao (A) 21 (B) 19 (C) 17 (D) 13 (E) 11

QUESTO 12
Qual o valor da expresso (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 ?

QUESTO 08
(A) (B) De acordo com o texto, podemos afirmar que quem narra a histria no o protagonista. o narrador conta, em terceira pessoa, a histria de uma famlia de 79 pessoas que conseguiu sobreviver ilesa ao holocausto. o narrador conta a histria do protagonista que, junto de sua me, foi assassinado durante o holocausto. o protagonista introduzido na histria somente a partir da morte de seu pai. o protagonista da histria tambm o narrador e vivenciou os horrores do holocausto, sendo um dos poucos sobreviventes de sua famlia.

QUESTO 13
Uma andorinha pode voar at 170 km/h. Qual foi o tempo gasto por uma andorinha que percorreu 479 km? 1,5 horas. 2 horas. 2,5 horas. 2,7 horas. 3 horas.

(C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 09
Em ... possvel seguir em frente, mesmo que tenha lembranas to terrveis como as do Holocausto., a segunda orao exprime um valor conclusivo em relao primeira. a segunda orao estabelece uma relao de alternncia referente primeira. a segunda orao estabelece uma relao de concesso referente primeira. a segunda orao exprime um valor adversativo em relao primeira.

(A) (B) (C) (D)

QUESTO 14 Em uma certa cidade, o valor pago pelo consumo de gua em uma residncia dado por:

Cargo: Tcnico em Enfermagem

(A) (B) (C) (D) (E)

Qual foi o valor pago por uma famlia que consumiu 34 m3 ? R$ 99,00. R$ 90,00. R$ 89,00. R$ 85,00. R$ 78,00.

QUESTO 18
Em uma planilha eletrnica (considere Microsoft Excel 2010 e BrOffice Calc 3.3 ambos com instalao padro portugus Brasil), um usurio inseriu na clula D1 a frmula =A1+$B$1*$C1 aps, o usurio copiou essa frmula da clula D1 (Ctrl+C) e colou (Ctrl+V) na clula D3. A frmula que estar contida em D3 ser =A1+$B$1*$C1 =A3+$B$1*$C3 =A3+$B$1*$C1 =A3+$B$3*$C3 =A1+B1*C3

QUESTO 15
Uma caixa possui 5 fichas brancas, 4 azuis, 3 vermelhas e 2 pretas. Se retirarmos uma nica ficha da caixa, qual a probabilidade aproximada de aparecer uma ficha preta? 7%. 12%. 14%. 16%. 20%.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

RASCUNHO

INFORMTICA
QUESTO 16
Em relao a conceitos de Hardware e Software, assinale a alternativa correta. PCI-Express um barramento de entrada mais rpido que os tradicionais slots AGP, estes slots so utilizados exclusivamente para conexo do HD (Hard Disk) e drive leitor de CD/DVD na placa me do computador. Software a parte lgica do computador como, por exemplo, placa de vdeo. O processador de texto Microsoft Word e a planilha eletrnica Microsoft Excel so exemplos de Software Aplicativo. O Sistema Operacional Windows 7 um exemplo de Software Livre e tem seu cdigo fonte acessvel. Memria ROM e Memria RAM so softwares responsveis por gerenciar a comunicao entre computador e Sistema Operacional.

(A)

(B) (C)

(D) (E)

QUESTO 17 O usurio de um computador necessita utilizar alguns programas para organizao de suas finanas, seus estudos e seus arquivos gerais. Para isso, ele necessita utilizar alguns aplicativos para edio de textos, planilhas e apresentaes. Esse usurio no dispe de recursos para adquirir tais programas, ento optou por instalar um pacote de Software Livre em seu computador. Assinale a alternativa que apresenta a opo escolhida por esse usurio. (A) BrOffice. (B) Windows Explorer. (C) Microsoft Office. (D) Adobe Reader. (E) Acessrios do Windows.

Cargo: Tcnico em Enfermagem

QUESTO 19
Considere a figura a seguir, que ilustra parte de uma planilha eletrnica Microsoft Excel 2010 (instalao padro portugus Brasil). Nesta planilha, foi inserida na clula F4 uma frmula, conforme mostrado na imagem. O valor obtido na referida clula ser:

(A) 7,5 (B) 0 (C) 8 (D) 7 (E) #VALOR

QUESTO 20
Um usurio de um computador copiou uma foto de um site (servidor web) para seu computador. O processo feito por esse usurio foi (A) Upload. (B) Compactao de arquivo. (C) Phishing. (D) Backup. (E) Download. (B) (C) (D) (E) Ctrl + Shift + Delete Ctrl + Shift + Esc Shift + Delete Tab + Delete

QUESTO 23
O comando Controlar Alteraes, que permite controlar todas as alteraes feitas no documento, incluindo inseres, excluses e alteraes de formatao no Word 2010 (instalao padro portugus Brasil) encontra-se na Guia (A) Inserir. (B) Reviso. (C) Referncias. (D) Correspondncias. (E) Exibio.

QUESTO 21
Sobre noes de segurana de computador, assinale a alternativa correta. No Sistema Operacional Windows 7, o aplicativo antivrus Avast vem originalmente ativo e localiza-se em acessrios. O Sistema Operacional Linux imune a vrus. Um sistema de Antivrus (Software) tem por funo localizar o arquivo contaminado com vrus e envi-lo para a lixeira do computador. O software antivrus instalado em um computador deve ser sempre atualizado devido ao constante surgimento de novos vrus. A nica maneira de eliminar um vrus de um computador formatando o seu HD (Disco rgido).

(A)

(B) (C)

QUESTO 24
No que se refere navegao na internet, assinale a alternativa que NO apresenta um exemplo de Browser. Skype. Internet Explorer. Mozilla Firefox. Google Chrome. Opera Web Browser.

(D)

(E)

QUESTO 22
Um usurio de computador com o Sistema Operacional Windows 7 (instalao padro portugus Brasil) deseja excluir um documento definitivamente sem que o mesmo passe pela lixeira. Assinale a combinao de teclas que ir possibilitar essa ao aps o documento estar selecionado. Obs.: A utilizao do caractere + apenas para interpretao. Ctrl + Delete

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 25
Com relao aos processadores de texto BrOffice Writer 3.3 e Microsoft Word 2010 (instalao padro portugus Brasil), assinale a alternativa INCORRETA. Obs.: A utilizao do caractere + apenas para interpretao. Ctrl + A um atalho usado para Abrir no Word.
Cargo: Tcnico em Enfermagem

(A)

(A)

(B) (C) (D) (E)

Ctrl+ B um atalho usado para colocar em Negrito no Writer. Ctrl + J um atalho usado para Justificar no Word. F7 um atalho usado para verificar Ortografia e Gramtica. Ctrl + L um atalho usado para Localizar no Writer.

QUESTO 29
De acordo com a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

LEGISLAO
QUESTO 26
De acordo com o que expressamente dispe a Constituio Federal, no que se refere Administrao Pblica e suas disposies gerais, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios (A) de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (B) de legalidade, pessoalidade, motivao e eficcia. (C) de moralidade, impessoalidade, sigilo dos atos e arbitrariedade. (D) de legalidade, pessoalidade, sigilo dos atos e eficcia. (E) de moralidade, impessoalidade, motivao e sigilo dos atos. II.

III.

IV.

QUESTO 27
De acordo com a Constituio Federal, no que tange s disposies gerais da Administrao Pblica, assinale a alternativa correta. vedada qualquer acumulao remunerada de cargos pblicos. possvel qualquer acumulao remunerada de cargos pblicos. possvel a acumulao de dois cargos pblicos de professor, quando houver compatibilidade de horrios. Somente possvel acumulao de cargos pblicos de professor. possvel a acumulao de dois ou mais cargos pblicos de professor, independentemente de qualquer condio. (A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 28
De acordo com a Lei 8.112/90, no que se refere Posse e ao Exerccio dos cargos pblicos, assinale a alternativa correta. de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da nomeao. de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da aprovao no concurso pblico. de sessenta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Cargo: Tcnico em Enfermagem

QUESTO 30
De acordo com a Lei 11.892/08, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. O Colgio Pedro II instituio federal de ensino, pluricurricular e multicampi, vinculada ao Ministrio da Educao e especializada na oferta de educao bsica e de licenciaturas. O Colgio Pedro II possui natureza jurdica de empresa pblica que, embora no seja detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, possui autonomia didtico-pedaggica e disciplinar. O Colgio Pedro II equiparado aos institutos federais para efeito de incidncia das disposies que regem a autonomia e a utilizao dos instrumentos de gesto do quadro de pessoal e de aes de regulao, avaliao e superviso das instituies e dos cursos de educao profissional e superior.

(D) Deficincias genticas. (E) Endometriose.

QUESTO 33
A gastrite um distrbio inflamatrio da mucosa gstrica. Seu aparecimento ocorre de forma sbita, podendo ser de curta durao, tornar-se crnica ou ainda evoluir para uma lcera. Sobre a gastrite, assinale a alternativa correta. A gastrite crnica, frequentemente, causada por agressores com ao direta na mucosa gstrica, por exemplo, as frituras. As gastrites agudas esto mais relacionadas com a presena do Helicobacter pylori. Entre as manifestaes clnicas da gastrite, destacamse: dor epigstrica, vmitos, nuseas, eructao e pirose aps as refeies. O diagnstico pode ser feito por meio da colonoscopia, com realizao de bipsia e de radiografia contrastada. O tratamento est baseado na utilizao de antibiticos que atuam na acidez gstrica.

(A)

II.

(B) (C)

III.

(D) (E)

QUESTO 34
Sobre Diabetes Mellitus, assinale a alternativa correta. O Diabetes do Tipo 2 manifesta-se de maneira mais abrupta e atinge principalmente crianas e adolescentes, o que no exclui a possibilidade de afetar adultos em qualquer idade. O Diabetes do Tipo 1 mais caracterstico da fase adulta, ocorrendo preferencialmente em indivduos obesos. Todas as medidas a serem adotadas e o planejamento da equipe de sade tm como meta a busca da qualidade de vida e o alcance de nveis glicmicos dentro dos padres desejados, ou seja, entre 150 e 180 mg/dl. Juntamente com a alimentao adequada, os exerccios fsicos representam um dos fatores que mais exercem influncia na diminuio dos nveis de glicose no sangue, o que torna possvel a reduo da necessidade de insulina. Um dos tratamentos consiste em planejamento alimentar (ingesto de acares puros, carboidratos e gorduras), prtica de atividade fsica regular e controle das situaes de estresse.

IV. As unidades escolares que atualmente compem a estrutura organizacional do Colgio Pedro II passam de forma automtica, independentemente de qualquer formalidade, condio de campi da instituio. (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

(A)

(B) (C)

(D)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 31
a colorao azulada da pele, da regio perioral, do leito ungueal e de mucosas, associada ao aumento da hemoglobina no saturada de oxignio e reflete hipoxemia acentuada. O enunciado refere-se cianose. ao baqueteamento digital. palidez cutnea. ictercia. necrose. (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 35
Em relao aplicao de insulina nos pacientes diabticos, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta. ( ) ( ) ( ) ( ) (A) (B) (C) (D) (E) Fazer o rodzio das reas de aplicao. Inserir a agulha de insulina na posio de um ngulo de 45. Massagear o local da aplicao. Injetar a insulina no tecido subcutneo.

QUESTO 32 A doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) uma doena com repercusses sistmicas, prevenvel e tratvel, caracterizada por limitao do fluxo areo pulmonar, parcialmente reversvel e geralmente progressiva. Qual das alternativas abaixo NO considerada um fator de risco para a DPOC? (A) Tabagismo. (B) Poluio domiciliar. (C) Exposio ocupacional a poeiras.

V V F F. V F F V. F F F F. F V V V. V F V F.
Cargo: Tcnico em Enfermagem

QUESTO 36
um distrbio que se caracteriza pela produo reduzida dos hormnios tireoideanos. Inicialmente, h uma queixa de cansao, desnimo e falta de foras para as atividades dirias. A pele e o cabelo tornamse ressecados e sem vio, as unhas quebradias, a face apresenta aspecto edemaciado (mixedema). O enunciado refere-se a qual patologia? (A) Hipocolesterolemia. (B) Hipercolesterolemia. (C) Hipertireoidismo. (D) Hipotireoidismo. (E) Hipoglicemia. (A) (B) (C) (D) (E)

todo o material esterilizado. Estamos nos referindo a qual processo de esterilizao? Esterilizao por vapor saturado sob presso. Esterilizao por calor seco. Esterilizao por xido de etileno. Esterilizao por perxido de hidrognio. Esterilizao por agentes qumicos lquidos.

QUESTO 41
Temos na unidade frasco-ampola de 500 mg um antibitico X. Se esse antibitico for diludo em 5 ml de solvente, obtm-se uma soluo medicamentosa total de 5 ml, na qual cada 1 ml desta soluo ter 50 mg do antibitico. 100 mg do antibitico. 150 mg do antibitico. 200 mg do antibitico. 250 mg do antibitico.

QUESTO 37
uma inflamao da bexiga, geralmente iniciada na uretra, causada mais frequentemente por microorganismos que podem desenvolver uma infeco, como nas causadas por uso de sondagens vesicais ou equipamentos de exames como o citoscpio. O enunciado refere-se a qual inflamao? (A) Prostatite. (B) Cistite. (C) Pancreatite. (D) Diverticulite. (E) Enterocolite.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 42
(A) (B) (C) (D) (E) O soro glicosado a 5% possui 5 gramas de glicose em 100 ml. 5 gramas de glicose em 200 ml. 10 gramas de glicose em 100 ml. 10 gramas de glicose em 400 ml. 15 gramas de glicose em 200 ml.

QUESTO 38
Os fatores de risco para o acidente vascular cerebral (AVC) so semelhantes aos da hipertenso arterial, da angina e do infarto do miocrdio, tendo em vista que a patologia bsica o (A) ateroma. (B) fumo. (C) lcool. (D) triglicerdeo. (E) lipdio.

QUESTO 43
Temos 500 ml de soro fisiolgico que dever ser infundido a uma velocidade de 10 gotas por minuto. Assim, qual o tempo aproximado necessrio para o trmino dessa soluo? 8 horas. 10 horas. 12 horas. 14 horas. 16 horas.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 39
Esta doena considerada um distrbio neurolgico progressivo que afeta os centros cerebrais responsveis pelo controle e regulao dos movimentos. Tem como caracterstica principal a bradicinesia (lentido dos movimentos) e ainda se manifesta atravs de tremores em repouso (movimentos involuntrios) e contrao ou rigidez muscular, podendo acarretar demncia. O enunciado refere-se Doena de Chagas. Doena de Crohn. Doena de Lyme. Doena de Alzheimer. Doena de Parkinson.

QUESTO 44
A soluo cuja concentrao menor do que a do plasma sanguneo chamada de (A) hipotnica. (B) isotnica. (C) fisiolgica. (D) hipertnica. (E) equitnica.

QUESTO 45
Foram prescritos 250 mg de dipirona por via oral. Temos frasco de 500 mg por ml. Quantas gotas devese administrar? 40 gotas. 30 gotas. 20 gotas. 10 gotas. 15 gotas.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 40
O ciclo de esterilizao por este produto compreende o vcuo inicial, a pr-umidificao, a entrada do gs na cmara, o tempo de exposio, a exausto do gs e a aerao mecnica, que tem por objetivo remover os resduos de gs pela circulao de ar filtrado por

(A) (B) (C) (D) (E)

Cargo: Tcnico em Enfermagem

QUESTO 46
A entidade representativa do ente municipal para tratar de matrias referentes sade e declarados de utilidade pblica e de relevante funo social, na forma do regulamento, chamado de (A) COPEP. (B) COAP. (C) Conasems. (D) Conast. (E) CIB.

QUESTO 50
Um dos passos do procedimento de aferio de presso arterial posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre uma artria, na fossa antecubital. Esta artria a (A) radial. (B) ulnar. (C) braquial. (D) ilaca. (E) fibular.

QUESTO 47
Sobre o Sistema nico de Sade (SUS), tratado na Lei 8080/90, assinale a alternativa INCORRETA. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea, o SUS poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada. As aes e servios de sade executados pelo SUS sero organizados de forma centralizada em nveis de complexidade decrescente, com participao financeira de 20% do oramento dos municpios. Os recursos financeiros do Sistema nico de Sade (SUS) sero depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuao, e movimentados sob fiscalizao dos respectivos Conselhos de Sade. Um dos objetivos do SUS a assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas. Est includa no campo de atuao do SUS a participao no controle e na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

QUESTO 48
Assinale a alternativa que apresenta uma das disposies da Lei 8142/90. O atendimento de alta complexidade no SUS. A poltica nacional da ateno bsica. As aes da poltica nacional de sade da mulher e da criana. A regulamentao da lei orgnica 8080/90. A participao da comunidade na gesto do SUS.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 49
A tricomonase causada pelo Trichomonas vaginalis, ao passar da forma flagelada para ameboide, o parasita desenvolve os pseudpodos que se fixam ao substrato, e consomem o glicognio da mucosa vaginal, enfraquecendo o tecido epitelial. Essa descrio compatvel com qual dos micro-organismos citados a seguir? (A) Bactria. (B) Fungo. (C) Vrus. (D) Protozorio. (E) Levedura.

10

Cargo: Tcnico em Enfermagem

11

Cargo: Tcnico em Enfermagem

Anda mungkin juga menyukai