Anda di halaman 1dari 9

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica

Composio de Produtos Cosmticos

DISCIPLINA: Cosmetologia I Profa. M.Sc. JESSICA MENDES NADAL

A grande dificuldade encontrada em classificar e estudar os diversos itens que compem as preparaes cosmticas sob variadas formas de apresentao, nos impulsiona a agrupar as matrias-primas utilizadas e a partir destes grupos, discutir as diversas possibilidades de composio que estas preparaes esto sujeitas. As matrias-primas so utilizadas nas formulaes de acordo com suas propriedades funcionais e fsicoqumicas. Estas propriedades so derivadas de suas respectivas estruturas qumicas.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


As substncias que compem uma formulao cosmtica so chamadas matrias-primas e podem ser: orgnicas (extradas dos reinos animal e vegetal): naturais (in natura) ou semi-sintticas (aperfeioadas para o uso); inorgnicas (extradas do reino mineral): naturais (in natura) ou sintticas (processadas quimicamente).

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


As matrias-primas so classificadas:

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


Exemplo de uma formulao:

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


VECULOS o componente que geralmente aparece em maior quantidade na frmula e que tem a funo de receber os outros componentes, isto , nele so incorporadas estas outras substncias. Devem ter grande capacidade de solubilizao ou de disperso, conforme o caso. A escolha do tipo de veculo deve se basear na compatibilidade com os outros componentes e tambm no tipo de pele a que se destina o produto. Podem ser: gua, lcool, mistura hidroalcolica, leo, glicerina, loes base, cremes base.

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


GUA Ingrediente fundamental das formulaes cosmticas e
deve passar por uma srie de tratamentos para tornar-se adequada ao processo fabril. Filtros de areia: retm slidos presentes na gua. Filtros de carvo: filtram e retm cloro e matria orgnica presente na gua. Desmineralizao: elimina ons presentes na gua atravs da troca inica. A gua utilizada para a fabricao de cosmticos deve ser colhida na rede pblica e passar por um processo de desmineralizao, no qual se retiram os ctions (+) e os nions (-). Em seguida, deve ser preservada a fim de evitar a proliferao de microorganismos.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


UMECTANTES So substncias higroscpicas, capazes de absorver gua do ambiente, molhando a superfcie da pele. Adicionados s preparaes cosmticas, principalmente cremes e gis. Objetivo: reduzir a dessecao superficial pelo contato com o ar (das frmulas) e sobre a pele forma uma pelcula que permanece sobre esta aps a aplicao do produto favorecendo a hidratao. Estes reduzem a velocidade da perda da gua, porm este efeito pode ser reforado com adequado nvel de vedao dado pelas tampas das embalagens.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


UMECTANTES Tm a propriedade de reter gua na massa do creme, diminuindo a perda nos produtos acabados. Evitando o ressecamento e formao de crostas. Atuam tambm favorecendo o espalhamento das emulses e conservao da umidade na camada crnea. So considerados fatores de hidratao pois impedem a perda de gua pela pele.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


UMECTANTES Os agentes umectantes mais utilizados so propilenoglicol, glicerina, polietilenoglicol, sorbitol, lactatos, lcool etlico, PVC (policloreto de vinila) entre outros. Depois da gua, os umectantes so os solventes mais utilizados em produtos farmacuticos e cosmticos. Misturam-se gua em qualquer proporo e dissolvem muitas substncias hidrfobas (no solveis em gua). Tambm possuem propriedades anti-spticas.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


UMECTANTES Podem ser:
- Poliis (glicois): lcoois contendo mais de um grupo OH, solveis em gua, possuem toque untuoso (pegajoso). Ex.: propilenoglicol, glicerina, sorbitol - Poliglicois: So solveis e gua, seu estado fsico depende do grau de etoxilao (PM). Ex.: polietilenoglicol - Carboidratos: aldedos ou cetonas que so ao mesmo tempo poliis. Ex.: Aucares (glicose, frutose), amido, celulose. - Derivados do cido carboxlico: reagem com bases e formam sais orgnicos com capacidade de hidratao. Ex.: Lactato de Sdio (ac. Ltico + NaOH), Glicolato de Sdio.

EXEMPLOS

Glicerina: (2-10%) pegajosa em altas concentraes Propilenoglicol: o mais utilizado e aumenta a solubilidade dos parabenos Dipropilenoglicol Sorbitol: menos voltil que a glicerina e o propilenoglicol, no entanto pegajoso Extratos vegetais Colgeno Sacardeos e polissacardeos: - Umectan - Henrifarma. Concentrao: 2 10%

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


EMOLIENTE So substncias que tm a propriedade de tornar a pele macia e suave, evitando e atenuando seu ressecamento. So responsveis pelo espalhamento e lubrificao da pele e cabelo, que juntamente com os umectantes sero responsveis pela hidratao da pele e cabelo. So responsveis nas formulaes por consistncia e aparncia. Nos cremes e loes, so responsveis por propriedades como espalhamento, absoro, viscosidade, sensao na pele e outras. So matrias-primas de grande importncia e quimicamente pertencem a grupos diversos, citados a seguir.

Emolientes

So componentes da fase oleosa Os emolientes variam as caractersticas sensoriais das emulses: Espalhamento Absoro Sensao na pele Viscosidade Solubilizao de ativos Interfere diretamente na espalhabilidade e consistncia

Classificao
emolientes

Emolientes no polares

Nao polares Polares

Parafinas: leo mineral, vaselina. Isoparafinas

Parafinicos Isoparafinicos Glicerides esteres alcoois eteres

cadeia linear

ramificados

insaturados

So pegajosos, pesados, hidrfobos, em geral so comedognicos

Emolientes Polares

leos Vegetais
So compostos por cidos graxos com cadeias carbnicas de diferentes comprimentos e saturaes que conferem propriedades especiais. cido esterico, linolnico.... cido Palmtico, leico,

Glicrides

Triglicerdeo caprilico/caprico (crodamol GTCC-C). leos e gorduras vegetais.

Estudiosos afirmam que quanto maior a cadeia menos irritante o cido graxo.

06/08/2012

Manteigas

lcoois graxos

So slidas temperatura ambiente, devido composio graxa.

Normalmente so considerados lcoois graxos aqueles que possuem 12 a 18 tomos de Carbono.

Exemplos: Manteiga de Manga / Manteiga de Cupuau / Manteiga de Karit

Exemplos: lcool laurlico, olelico

teres graxos

steres

Possuem excelente capacidade de espalhamento e resistncia a hidrlise, tanto em meio cido como alcalino.

Exemplos: perfluor polimetil isopropil ter (Fomblin)

Constituem o principal grupo de emolientes, pois apresentam as melhores respostas quanto ao espalhamento, sensao no oleosa e absoro na pele.

steres
steres de cadeia linear

Miristato de miristila (crodamol MM) Estearato de Octila (crodamol OS)

steres de cadeia ramificada


Miristato de isopropila (crodamol IPM) Palmitato de isopropila Isoestearato de isopropila Palmitato de isoestearila

steres insaturados

Oleato de butila Oleato de decila (Cetiol V) Oleato de isodecila

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


ESPESSANTES/VISCOSANTES Substncias responsveis por aumentar a viscosidade das formulaes. Podem ser orgnicos e inorgnicos. Agentes orgnicos - dividem-se em 2 classes: (1) De fase oleosa (agentes de consistncia graxos) So espessantes de fase oleosa, que so insolveis em gua e solveis em leo. So empregados em cremes, loes e condicionadores. Exemplos: lcoois graxos (lcool cetlico, lcool cetoestearlico); Mono e diestearato de glicerila; steres de lcoois e cidos graxos; Ceras naturais e minerais, leos e gorduras.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


ESPESSANTES/VISCOSANTES Agentes orgnicos (2) De fase aquosa (polmeros) Conferem viscosidade fase aquosa. So normalmente insolveis na fase oleosa. Exemplos: CMC carboximetilcelulose; HEC - hidroxietilcelulose natrosol; Polmeros de carboxivinil - Carbmeros, PVP, lcool polivinlico; Polissacardeos: amido, agar-agar, gomas e alginatos. Agentes Inorgnicos (eletrlitos) Cloreto de sdio Citrato de sdio Fosfato de sdio ou amnio

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


TENSOATIVOS So substncias que por possurem em sua estrutura grupos hidroflicos e lipoflicos tem a capacidade de alterar a tenso superficial ou interficial do sistema, gerando as seguintes propriedades: - Detergncia: se difere dos demais tensoativos pela habilidade que o grupo polar possui para sujidades de uma superfcie. - Espuma: nem todos detergentes eficientes fazem espuma. - Emulsificao: formao de emulses. Os tensoativos apresentam a propriedade de reduzir a tenso superficial da gua e de outros lquidos.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


TENSOATIVOS Os tensoativos classificam-se em: aninicos: lauril sulfato de sdio (ou de trietanolamina); lauril ter sulfato de sdio; lauril ter sulfato succinato de sdio; mono e diestearato de etilenoglicol (agente perolizante). Exemplos: produtos de limpeza, sabonetes, xampus. catinicos: cloreto de cetil trimetil amnio (CETAC) ou brometo de cetil trimetil amnio (CETAB). Exemplos: antimicrobianos; condicionadores, produtos leave-on (sem enxge). no-inicos: monoetanolamidas e dietanolamidas de cidos graxos de coco. Exemplos: xampus, sabonetes lquidos. anfteros: betana de coco, cocoamidopropilbetana, coco carboxianfoglicinato de sdio. Exemplos: xampus suaves (infantis).

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


HIDRATANTE So matrias-primas higroscpicas intracelulares, ou seja, substncias que intervem no processo de reposio do teor de gua da pele de maneira ativa. Por isso, diferenciam-se dos umectantes, que so um processo passivo.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


ALCALINIZANTES, ACIDIFICANTES E NEUTRALIZANTES So usados em cosmticos para conferir alcalinidade s solues, para neutralizar cidos graxos e obter sabes, umectantes, gis de carbomeros e corrigir pH. Podem ser de origem inorgnica e orgnica. Exemplos: TEA - trietanolamina e NaOH. Os cidos mais usados em cosmticos so os orgnicos. So usados para obteno de sabes e umectantes e correo de pH. Exemplos: cido ctrico e cido fosfrico.

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CORRETORES DE pH
Soluo de substncias aumentam o pH da formulao. Diminuir o pH cido ctrico sol. 10% cido fosfrico sol 10% cido ltico sol 10% que diminuem ou

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES
As preparaes cosmticas esto sujeitas a contaminao microbiolgica, seja ela por bactrias ou fungos. Estes so transmitidos por diversas fontes, tais como: gua, insetos, matrias-primas, vidrarias, equipamentos, tanques de armazenagem, embalagens, manipuladores e usurios. Na verdade, quando em pequenas quantidades estas so aceitveis, porm ao extrapolar os limites pr-determinados j so considerados como contaminao e, portanto devem ser evitadas. Substncias que adicionadas aos produtos tem como finalidade preserv-los de danos causados por microorganismos durante a estocagem, ou mesmo de contaminaes acidentais produzidas pelos consumidores durante o uso.

Aumentar o pH NaOH sol. 10 a 40% Neutrol TE AMP 95 Trietanolamina (TEA)

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES
Para cada tipo de agente conservante e dependendo da formulao existe uma concentrao mxima permitida que deve ser seguida rigorosamente. Os contaminantes se dividem entre bactrias e fungos e algumas caractersticas destes esto descritas a seguir:
Bactrias: Encontram-se bastantes difundidas (ar, gua e terra) pH timo para crescimento de 6 a 8 - Temperatura ideal: 35-40 C Utilizam como substrato: protenas, vitaminas, sais, dentre outros. Principais: Pseudomonas, Enterobacter, Klebsiella, Staphylococcus Fungos (bolores e leveduras): Utilizam como substrato: sais minerais, celulose, cidos orgnicos, amido, acares,... pH varia com a espcie

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES

A presena de gua e de vrios componentes orgnicos nas formulaes que favorecem a proliferao dos microorganismos. Quando a contaminao acontece, alguns fatores que envolvem produto, produtor e consumidor devem ser considerados:

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES Caractersticas ideais:

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES Mecanismo de ao: 1- alterao da permeabilidade da membrana citoplasmtica; 2- inibio de sistemas enzimticos essenciais; 3- destruio da estrutura protica da parede celular; 4- oxidao dos componentes celulares. Os conservantes no podem ser empregados como substitutos das Boas Prticas de Fabricao.

Boa solubilidade em gua; Boa estabilidade; Ser inodoro e incolor; Ser economicamente vivel; Ser atxico; Ser efetivo a baixas concentraes; Ter amplo espectro de ao; Ser estvel e efetivo em extensa faixa de pH.; No afetar as caractersticas fsicas do produto (cor, odor, sabor); Ter adequado coeficiente de partio; Inativar rapidamente os contaminantes; Ser compatvel com a formulao.

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CONSERVANTES

TIPOS DE CONSERVANTES
Nome Comercial Composio qumica Uso

A seleo do agente conservante ideal deve ser baseada nos critrios abaixo: Conhecer os componentes da frmula e avalia a compatibilidade; Conhecer os fatores que influenciam a concentrao efetiva do conservante (pH, qualidade da gua); Aspectos legais; Sua eficcia. Podem ser utilizados individualmente ou em associaes, o que assegura maior espectro de atividade, sinergismo e cada um poder estar em menor quantidade gerando possivelmente menos efeitos txicos.

Kathon CG Phenobem Germal Phenonip Glydant Merguard 1200

misturas de isotiazolinonas fenoxietanol e parabenos imidazolidinil uria fenoxietanol e parabenos DMDM Hidantona Metilbromo glutaronitrila

xampus, condicionadores cremes, loes, xampus cremes, loes, xampus cremes, loes, xampus xampu e condicionador emulses, gis e xampus sem amida

Metilparabeno (Nipagin): efetivo contra bactrias gram positivas, bolores e leveduras - faixa de pH: 3,0 8,0. Concentrao de uso: 0,015 - 0,2% - solubilidade: etanol, propilenoglicol, glicerina. Temperatura at 80C - incompatibilidade: polissorbato 80, gelatina, sais de ferro e lcalis Propilparabeno (Nipazol) -concentrao de uso: 0,01 - 0,2% Imidazolidiniluria (Germal 115): bactericida (no exerce ao antifngica) - tem efeito sinrgico com parabenos - faixa de pH de 3,0 a 9,0. Concentrao de uso: 0,03 a 0,5% - Incompatvel com dihidroxiacetona, avobenzona e outros preservantes como cido srbico e compostos de amnio quaternrio. - temperatura at 60C

Phenonip (PharmaSpecial): - Concentrao de uso: - Shampoos, Sabonetes: 0,25 a 0,65%; - Produtos com alto teor de protenas: 0,5 a 1%; - Sistemas emulsificados: 0,4 a 0,7%; - atua contra Gram+ , Gram -, fungos e leveduras - baixo potencial de irritao / toxicidade - temperatura at 80C - pH entre 3,0 e 8,0 Diazolidinil uria e iodopropil-butil-carbamato Germall Plus: - faixa de concentrao de 0,15 a 0,5% - apresentando melhor atuao do que a imizolidiniluria quando em emulses para uso tpico (pele) - ao contra fungos e leveduras mutantes. ASSOCIAO SINRGICA: Imidazolidiniluria 0,3% / Metilparabeno 0,2% / Propilparabeno 0,1% / EDTA 0,1%

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


SEQESTRANTES QUELANTES Substncias que inibem ou bloqueiam o processo de oxidao dos componentes orgnicos (leos vegetais, gorduras vegetais ou animais, leos essenciais e vitaminas). Estes processos de oxidao podem se manifestar principalmente por modificaes do odor e da cor podendo at provocar irritaes no tecido cutneo. Os componentes mais propensos a sofrerem oxidao so as fragrncias, os corantes, alguns ativos e os leos (emolientes).

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


SEQESTRANTES QUELANTES Fazem sinergismo com os conservantes e os antioxidantes, pois tm a funo de sequestrar ons metlicos necessrios para o metabolismo dos microorganismos; complexam ons metlicos, eliminando os catalisadores das reaes de oxidao de leos e gorduras. Os seqestrantes mais utilizados so: EDTA (cido edtico): EDTA dissdico (para pH cido), trissdico, EDTA tretassdico (para pH alcalino) e seus sais. Concentrao de uso: 0,05 0,1% cido fosfrico e derivados cido ctrico e derivados

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


ANTIOXIDANTES Protegem os cosmticos da oxidao atmosfrica, que altera principalmente leos e gorduras (processo catalisado pela luz, calor e presena de metais). Os mais usados so tocoferois (vitaminas E e derivados); BHT (butil hidroxitotueno); BHA (butil hidroxianisol); cido ascrbico (vitamina C); bissulfito de sdio.
BHT: auxilia na estabilizao da vitamina E; tem sinergia com o BHA 1:1; com o cido ctrico; aumenta a estabilizao da vitamina A e derivados. Conc.: 0,03 a 0,1%. BHA: concentrao de uso: 0,02 a 0,15%. Metabissulfito de Sdio: formulaes com hidroquinona, sempre na concentrao de 10% da quantidade de hidroquinona. Possui odor forte, notadamente em pH baixo. Oxynex: combinaes de antioxidantes sinrgicos. Conc.: 0,05 a 0,2%. Vitamina C: no estvel em temperaturas elevadas. Conc.: 0,1 a 1%.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


FRAGRNCIAS a) Substncias que geram odores agradveis aos produtos; b) Sua escolha deve ser baseada em um consenso entre os corantes, a finalidade e o tipo do produto. Deve estar harmonizada com atributos do produto e expectativas do consumidor; c) A constituio de uma fragrncia identificada atravs das notas (odor): notas de cabea ou sada, notas de corpo, notas de fundo. A fragrncia uma sucesso de impresses olfativas e no um conjunto homogneo de todas elas; d) Cada tipo de fragrncia uma mistura de diferentes funes qumicas e estas matrias primas podem ser de origem natural (animal ou vegetal) e sinttica.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


FRAGRNCIAS

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CORANTES
Substncia responsvel por conferir cor a um produto. De acordo com sua solubilidade podem ser nomeados de corantes ou pigmentos. a. Corantes: substncias que desenvolvem seu poder de colorir quando so dissolvidas no meio em que so utilizadas. b. Pigmentos: substncias que desenvolvem seu poder de colorir quando so dispersas no meio em que so utilizadas. Estes produtos so classificados segundo 2 modos, um europeu (Colour Index) e um norte americano (D&C, FD&C, External D&C). Para a escolha do colorante deve ser consultada a lista da ANVISA que os classifica atravs do Colour Index, indica quais so permitidos em diversas situaes e suas limitaes.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CORANTES Segundo sua utilizao, classificam-se em: hidrossolveis: sintticos ou vegetais, molculas geralmente sob a forma de sais (usados em xampus, loes,aha sabonetes, emulses etc.). lipossolveis: tambm chamados corantes gordurosos, sobretudo de origem sinttica (usados em leo, perfume, protetor, batom etc.). pigmentos: corantes totalmente insolveis em leo e gua, de origem sinttica ou mineral (xido de ferro, xido de dicromo, dixido de titnio, xido de zinco). Usados para maquilagem e, no caso do TiO2 e ZnO, em bloqueadores solares.

06/08/2012

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CORANTES Segundo sua aplicao, classificam-se em quatro nveis: 1. Substncias corantes permitidas para todos os tipos de produtos. 2. Substncias corantes permitidas para todos os tipos de produtos, exceto aqueles aplicados na rea dos olhos. 3. Substncias corantes permitidas exclusivamente em produtos que no entram em contato com mucosas. 4. Substncias corantes permitidas exclusivamente em produtos que tenham breve tempo de contato com a pele e cabelos.

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


CORANTES
Soluo base para diluio de corantes Corante ..........................0,1 a 10% Propilenoglicol...........................3% Metilparabeno.......................0,15% Propilparabeno......................0,05% lcool etlico.............................10% gua purificada.....q.s.p...........100 mL

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


SILICONES o nome genrico utilizado para muitas classes de compostos organo-silicone, representado pelo siloxano(Si-O) como cadeia principal, ligados por grupamentos orgnicos (metila...) Os silicones so permeveis ao vapor da gua, produzindo filmes no oclusivos. Os silicones de alto peso molecular (dimeticones, ciclometicones e dimeticonol), formam um filme resistente gua, e prolongam a durabilidade dos produtos cosmticos (efeito long lasting).

Componentes Bsicos de uma Formulao Cosmtica


SILICONES Propriedades fornecidas aos produtos cosmticos: Ao antiespumante; Doador de brilho; Antipegajosidade; Lubrificante; Protetor da pele; Veculo em aplicaes especiais; Modificador de sensorial.

Variedades de Silicones

Ciclometicones ou silicones volteis Dimeticones ou leos de silicone Blends de silicones (dimeticone, ciclometicone...) Fenildimeticones Elastmeros de silicones Dimeticones copoliis Emulses de silicones steres de silicone

Anda mungkin juga menyukai