Anda di halaman 1dari 2

A Sade Coletiva direcionada para os Auxiliares de Enfermagem condizem com a realidade da medicina preventiva, a qual deve ser manifesta

em meios a programas para auxiliar a coletividade em sua sociedade, ou seja, no mbito que residem. Umas das ferramentas utilizadas para a preveno das doenas a vacina, sendo esta de fundamental importncia para o controle de endemias. Faz-se necessrio mencionar que a medicina preventiva importante, pois, no Brasil, ouve um surte de Dengue, atingindo grande parte da populao, porm agora com a preveno e controle dos focos do mosquito, causador da dengue, essa realidade adulterou-se, minimizando os efeitos da doena sobre a sociedade. Salientamos o problema relacionado com a sade da criana, pois se h um pr-natal realizado com base em exames de rotina, fortalece a preveno de doenas ou mesmo minimizar seus efeitos. Sendo esta a porta de entrada de uma criana, reduzindo os ndices de morte infantil ou mesmo o tratamento adequado para as patologias.

A sade mental da comunidade importante no instrumento de sade coletiva, principalmente no que se refere a cuidados consigo e com a famlia. Pois, uma pessoa estruturalmente socivel toma atitudes que beneficiam a coletividade, induzindo os demais a ter uma gesto de sua vida, a qual condizente com a realidade em que vivem. H diversos distrbios que so derivados pela falta de ateno dos pais na infncia. Uma criana que tem amor, carinho e ateno em sua vida pessoal e estudantil, transforma-se em uma pessoa se carter. Por vezes os pais acreditam que alimentar o filho e dar uma escola de qualidade o suficiente, porm a nobreza dos pais hereditria, caso no possuam, no h como transmitir por conta bancria. Os fatores de insegurana so o que mais abrange e afligem a sociedade, uma pessoa que possui um quadro de depresso, em sua maioria no tem coragem para tomar atitudes e no se movimenta para atingir objetivos, transformado-se em vegetativos sem animo para os desafios da vida. Histrias de crianas correlacionadas com problemas afetivos, transformam-se em adultos frustrados, pois a famlia a primeira sociedade em que se vive, caso est no seja estrutura, provavelmente seus integrantes no enfrentaram as mazelas da sociedade, entrando em desconfortos psquicos.

Atualmente a sade coletiva afetada pelo alcoolismo, ocasionando grande dispndio monetrio para os efeitos causados por ele, sendo eles direta ou indiretamente. De forma direta pode ser considerada as questes relacionadas com o tratamento de pessoas que utilizam bebida alcolica, comprometendo diversos rgos, ocupando leitos de hospitais. J de forma indireta, ocasiona por meio das colises no trnsito ou mesmo brigas, onde atingem terceiros, ou seja, pessoas que no tomam bebida alcolica e acabando sendo afetas de forma brutal. Tais fatos atingiram as aldeias indgenas, conforme o livro disponvel pelo curso, comprometendo a sade dessas pessoas, menciona que essa bebida causa dependncia individual do esprito e do corpo e as formas de conscientizao e medicina preventiva para sanar tal problemtica. No s o alcoolismo como tambm o tratamento de doenas de forma geral, em aldeias indgenas, acaba sendo complicadas, devido cultura enraizada que passa de gerao em gerao. evidente que a questo de sade coletiva est direcionada para as pessoas mais de baixa renda, sendo evidente a falta de recursos para ter uma sade de qualidade. Os alimentos disponveis para esse tipo de classe, em sua maioria, no so de qualidade, ocasionando disfunes na sade.

O referido texto traz o resultado de pesquisa realizada na cidade de Pelotas, pesquisa esta realizada pelos alunos de Mestrado em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no intuito de verificar a situao da sade da populao de Pelotas. Foram abordados diversos assuntos relacionados direta ou indireta com a sade os fatores que interferem uma assistncia de qualidade. Foram investigados at questes sociais como a doao de sangue e fatores de riscos, ou seja, a questo do sedentarismo, violncia urbana e insegurana alimentar. Com base na amostra pesquisada, notam-se diferentes ndices relevantes, porm o que mais me chamou a ateno que 73% da pessoas se sentem felizes com a vida que tm, tal fato interessante, se levarmos em considerao a questo de sade coletiva de forma geral as pessoas no esto adoentadas e possuem uma situao estvel.

Anda mungkin juga menyukai