Anda di halaman 1dari 21

HISTRIA DOS PARTIDOS POLTICOS

NA REVOLUO FRANCESA

Marcos Faber

1 Edio
www.historialivre.com

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Antecedentes: O Iluminismo
O Iluminismo foi um movimento filosfico que defendeu o final dos regimes absolutistas e a diviso dos poderes em instituies separadas. Os principais pensadores do movimento foram Montesquieu, Voltaire e Rousseau, na Frana, e Adam Smith, na Inglaterra.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Antecedentes: O Iluminismo Francs o Baro de Montesquieu (1989-1755) Em sua principal obra O Esprito das Leis, Montesquieu analisou as principais formas de governo (despotismo, monarquia e repblica), posicionando-se como defensor da monarquia parlamentarista. nesta obra que Montesquieu afirma que necessria a separao dos 3 Poderes (Legislativo, Executivo e Judicirio), sendo cada um deles presidido por uma instituio distinta e autnoma. Aps a Revoluo Francesa, suas teorias influenciaram na formao dos Estados europeus e na Constituio dos Estados Unidos da Amrica.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Antecedentes: O Iluminismo Francs o Franois-Marie Arouet, Voltaire (1694-1778) Foi o mais importante dos iluministas franceses. Era um ferrenho crtico da Igreja e do Absolutismo. Suas crticas o levaram ao exlio na Inglaterra, de onde escreveu uma de suas principais obras: Cartas Inglesas. Apesar de monarquista, Voltaire pregava a necessidade de maior participao poltica por parte da burguesia. Pois somente desta forma seria garantida a liberdade poltica e religiosa. Aps a Revoluo Francesa, sua obra influenciou boa parte dos Dspotas Esclarecidos.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Antecedentes: O Iluminismo Francs o Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Foi o mais radical dos iluministas. Criticava tanto a monarquia quanto a burguesia, sua posio era de defesa s classes populares. Pregava uma sociedade justa onde todos seriam iguais. Essa sociedade seria governada pela soberania do povo. Ao contrrio dos outros iluministas, Rousseau acreditava que a propriedade privada corrompia o homem. Para ele, os homens deveriam assinar um Contrato Social onde estariam se sujeitando a vontade da maioria. Durante a Revoluo, suas ideias influenciaram os partidos de esquerda ligados aos sans-culottes, principalmente os jacobinos e cordeliers.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Antecedentes: O Iluminismo na Inglaterra o Adam Smith (1723-1790) Economista escocs, cuja principal obra de referncia foi A Riqueza das Naes (1776), livro onde o autor combate as prticas econmicas mercantilistas (adotada pelos reis absolutistas) e defende a livre concorrncia e a liberdade de mercado. Segundo o autor, o Estado no se fazia mais necessrio como controlador do comrcio e da economia, pois o prprio mercado, atravs da livre concorrncia, se regularia de acordo com a lei da oferta e da procura. Smith, exigia, assim, a liberdade de mercado e a no interveno do Estado na economia. Com isso, o autor se tornou o mais importante terico do capitalismo e do liberalismo econmico, sendo amplamente aceito pela burguesia.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Os Partidos Polticos na Revoluo Francesa


A Revoluo Francesa possibilitou que setores antes impedidos de participarem da vida poltica, agora se tornassem protagonistas, assim surgiam os primeiros partidos polticos franceses.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Partido Girondino (Girondins) o Representavam a alta burguesia. Defendiam uma menor participao poltica dos trabalhadores e o afastamento gradual dos sans-culottes do comando revolucionrio. Inspirados em Voltaire, defendiam a Monarquia Constitucional, concentrado o poder no Parlamento. Girondino era uma referncia ao local de origem da maioria de seus membros, a prspera regio de Gironda no sudoeste da Frana. Principais lideranas: Jacques-Pierre Brissot (advogado), Jean Marie Roland (economista) e Franois Buzot (advogado). Eram conservadores. Por se posicionarem na ala direita da Assembleia francesa, ficaram conhecidos por Direita.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Partido Jacobino (Jacobins) o Representavam a baixa burguesia e as camadas populares francesas. Defendiam uma maior participao popular no governo. Tinham forte influncia nos ideais igualitrios de Rousseau. Defendiam o sufrgio universal, o fim da escravido, a diviso dos trs poderes e a igualdade de direitos. Jacobino era a designao dos membros do Clube dos Jacobinos, clube manico, cujo nome era uma referncia ao local onde se reuniam, o Convento de Saint-Jacques. Principais lideranas: Maximilien de Robespierre (advogado), Honor Mirabeau (jornalista), Louis de Saint-Just, Georges Couthon (advogado) e Nicolas de Condorcet. Na Assembleia, sentavam-se do lado esquerdo da tribuna presidencial, por isso, ficaram conhecidos como partido de esquerda.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Partido Republicano (Cordeliers) o Eram radicais. Defendiam profundas mudanas na sociedade que beneficiassem os mais pobres. Pregavam a extino da monarquia. Eram ligados aos sans-culottes. Fortemente influenciados por Rousseau. Desejavam profundas mudanas sociais, eram revolucionrios. Defendiam a Reforma Agrria e o fim da propriedade privada. Durante a Revoluo, exigiram que o rei fosse julgado e condenado. Principais lideranas: Georges Danton (advogado), Jean-Paul Marat (jornalista) e Camille Desmoulins (advogado e jornalista). Foram os antecessores dos partidos de extrema esquerda.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Plancie ou Pntano (La Plaine) o Partido formado por membros do Terceiro Estado que no eram partidrios de jacobinos e girondinos, seus membros eram independentes e moderados. Ideologicamente eram republicanos e lutavam pelo fim da monarquia. Eram neutros, em alguns casos apoiavam os jacobinos, em outros apoiavam os girondinos. Por sua posio poltica movedia e vacilante, ficaram conhecidos pejorativamente por pntano. Principais lideranas: Henri Grgoire (bispo de Blois) e Bertrand de Vieuzac (jurista). Por sentarem na parte central do congresso francs ficaram conhecidos por serem um partido de centro.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Monarquistas (Feuillants) o Partido formado por membros da aristocracia francesa. Em suas fileiras desfilavam nobres, clrigos e membros da alta burguesia. Defendiam a Monarquia Constitucional. Ideologicamente eram partidrios da Monarquia e da manuteno do rei Lus XVI no comando da nao. Aps a priso do rei Lus XVI, foram extintos, a maioria abandonou a Frana ou foi presa. Na Fase do Terror foram amplamente perseguidos. Principais lideranas: Antoine Barnave (advogado), Marqus de La Fayette, Conde de Vaublanc e Emmanuel Sieys (abade catlico).

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Enraivecidos (Enrags) o Grupo de revolucionrios radicais. Defendiam a igualdade civil, poltica e social. Desejavam o aumento dos impostos aos mais ricos. Ideologicamente defendiam a Repblica e o fim da monarquia. Foram precursores dos ideais socialistas. Foram combatidos por Jacobinos, por Girondinos e pelos Cordeliers. Jacque Roux, principal liderana, foi o pioneiro do socialismo francs. Principal liderana: Jacques Roux (padre) e Jean-Franois Varlet (escritor). Eram revolucionrios radicais de extrema esquerda.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O Legado Poltico e Ideolgico da Revoluo


As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a Revoluo Francesa. Os trabalhadores urbanos e rurais, apesar da significativa melhora, continuaram sendo explorados. Neste contexto, surgiram tericos que buscavam solucionar os problemas da nova sociedade.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O legado poltico e ideolgico da Revoluo o Conde de Saint-Simon (1760-1825). Pensador e economista francs. Foi um dos fundadores do Socialismo moderno. Para Saint-Simon o avano cientfico-tecnolgico era determinante para o avano social. Com isso, chegaria o momento em que a cincia iria se sobrepor religio. Saint-Simon acreditava que a sociedade evoluiria at chegar o ponto em que as individualidades seriam substitudas pelo bem do coletivo. Tambm defendia o fim da explorao do homem pelo homem e o fim da propriedade privada, para ele os bens deveriam ser comuns a toda sociedade. Karl Marx o chamou de Socialista Utpico.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O legado poltico e ideolgico da Revoluo o Augusto Comte (1798-1857). Pensador francs, fundador da Sociologia moderna e do Positivismo. Para Comte a sociedade poderia ser estudada de forma cientfica. Assim, a exemplo da matemtica, da fsica e de outras cincias exatas (positivas), a sociedade tambm poderia ser analisada a partir da exatido, tornando-se positiva. Para ele a sociedade funcionava de acordo com leis gerais e exatas, ao cientista social (socilogo) caberia o papel de observador da sociedade e, assim, poderia compreend-la. Para Comte o Estado deveria ser o rgo mximo da sociedade, sendo seu regulador. Em seu comando deveriam estar homens ilustres. Por suas ideias, o positivismo era anticapitalista e antissocialista.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O legado poltico e ideolgico da Revoluo

o Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865). Pensador e terico econmico francs, Proudhon foi um dos principais tericos anarquistas. Foi em seu primeiro livro, O que a Propriedade? Pesquisa sobre o Princpio do Direito e do Governo (1840), que escreveu sua clebre frase a propriedade um roubo, frase que sintetiza muito bem suas ideias. Proudhon defendia que o objeto gerado pelo trabalho deveria pertencer ao trabalhador que o produziu e no ao burgus que pagou por sua fabricao. Portanto, a existncia de um empregador tornava-se desnecessria, pois os trabalhadores deveriam ser os gestores da indstria em que trabalhavam. A esse sistema, o autor deu o nome de Mutualismo. Para Proudhon, o Estado deveria ser abolido, com a sociedade se organizando em comunas livres, organizadas por uma federao de comunas.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O legado poltico e ideolgico da Revoluo o Louis Blanc (1811-1882). Foi um dos primeiros socialistas modernos, sendo considerado um Socialista Utpico. Para Blanc, os meios de produo deveriam ser controlados pelo Estado, pois assim seriam garantidos trabalho e justia a todos. Louis Blanc teve importante participao na Revoluo de 1848 (Frana), quando o governo revolucionrio formado por liberais e socialistas colocaram em prtica suas teorias ao criarem as Oficinas Nacionais. Porm, divergncias entre os grupos ps fim ao experimento. Karl Marx e Proudhon foram grandes crticos das ideias de Blanc.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

O legado poltico e ideolgico da Revoluo o Karl Marx (1818-1883). Pensador e economista alemo. Fundador do comunismo moderno, do qual foi o principal terico. Sua frase mais conhecida "Proletrios de todos os pases, uni-vos!, que esta no Manifesto do Partido Comunista de 1848, simboliza a organizao operria. Para Marx a sociedade passou por vrios Modos de Produo (sistema econmico dominante): primitivo, asitico, escravista, feudal, capitalista e comunista, este ltimo, possibilitaria o surgimento de uma sociedade igualitria, sem classes sociais e que dispensaria a existncia do Estado. Uma das mais importantes teorias marxistas, a Mais-Valia, se refere a diferena entre o custo de produo de um bem e o valor pago ao trabalhador por ele, possibilitando o lucro do empregador burgus. Numa sociedade justa, comunista, a Mais-Valia seria abolida.

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA

Referncias
http://www.vermelho.org.br http://educaterra.terra.com.br/voltaire http://www.historialivre.com http://www.historialivre.com/contemporanea/salarevfranca1.htm http://www.historialivre.com/contemporanea/salailuminismo1.htm http://www.wikipedia.com http://www.tse.jus.br/internet/partidos http://www.suapesquisa.com/partidos http://www.historialivre.com/revistahistoriador http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.htm http://www.brasilescola.com

PARTIDOS POLTICOS NA REV. FRANCESA 1 EDIO. SETEMBRO 2010

FIM
Professor Marcos Faber
www.historialivre.com marfaber@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai