Anda di halaman 1dari 28

UNIVERSIDADE PAULISTA - SP INSTITUTO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE DIREITO

ANTONIO CARLOS SAMPAIO DE ARAUJO CINTRA

A PERCIA NO PROCESSO CIVIL

So Paulo/ SP 2013

ANTONIO CARLOS SAMPAIO DE ARAUJO CINTRA

A PERCIA NO PROCESSO CIVIL

Trabalho de concluso de curso para obteno do ttulo de graduao em Direito apresentado Universidade Paulista - UNIP

Orientadora: Prof. Aparecida Franzin

Vnia

So Paulo 2013

ANTONIO CARLOS SAMPAIO DE ARAUJO CINTRA

A PERCIA NO PROCESSO CIVIL

Trabalho de concluso de curso para obteno do ttulo de graduao em Direito apresentado Universidade Paulista - UNIP

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista UNIP _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista UNIP _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista UNIP

RESUMO

O trabalho tem como tema a percia judicial. Especificamente: conhecer os requisitos bsicos para realizao de uma percia judicial; Os procedimentos metodolgicos tiveram por base uma pesquisa bibliogrfica exploratria e qualitativa, em que foram selecionados autores com estudos voltados para a matria e uma pesquisa documental realizada em livros, e legislao vigente. Palavras-chave: Perito. Percia. Laudo Pericial. Assistente Tcnico, Parecer Tcnico.

ABSTRACT

The work is subject to legal experts. Specifically: meet the basic requirements for conducting a judicial expertise; Methodological procedures were based on a literature search and exploratory qualitative, they were selected authors with studies on the matter and documentary research conducted in books, and legislation. Keywords: Expert. Expertise. Expert report. Technical Assistant, Technical Opinion.

ROL DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT ART. ARTs. CC/1916 CC/2002 CF CPC

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Artigo Artigos Cdigo Civil Brasileiro de 1916 Cdigo Civil Brasileiro de 2002 Constituio Federal 1988 Cdigo de Processo Civil

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. 4.8. 5. 6.

INTRODUO .................................................................................................................. 8 HISTRICO ....................................................................................................................... 9 OS MEIOS DE PROVA ................................................................................................. 11 DA PROVA PERICIAL ................................................................................................... 13 Conceito ....................................................................................................................... 13 Finalidade ..................................................................................................................... 14 nus da prova pericial ............................................................................................... 14 Espcies de percia no processo civil ...................................................................... 15 Dos princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa .................... 15 Do perito e dos assistentes tcnicos ....................................................................... 17 Responsabilidade do perito ....................................................................................... 19 Procedimentos processuais ...................................................................................... 20 CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................... 27 REFERNCIAS .............................................................................................................. 28

1. INTRODUO

O presente trabalho monogrfico tem por objetivo geral estudar a percia no processo civil considerando os aspectos tcnicos, e legais. Especificamente: conhecer os requisitos bsicos para realizao de um laudo pericial; estudar a relao entre o perito e os assistentes tcnicos, e o papel destes no atendimento aos princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. A escolha do tema deveu-se importncia da percia para o esclarecimento de aspectos tcnicos que escapam ao conhecimento do Magistrado. Assim, faz-se necessrio o auxlio de profissional especializado para dar subsdios ao magistrado para julgamento da matria de fato. Os procedimentos metodolgicos tiveram por base uma pesquisa

bibliogrfica, em que foram selecionados autores com estudos voltados para o tema, e uma pesquisa documental, realizada em bibliotecas, livros, peridicos, artigos cientficos etc., e na rede internacional de computadores (Internet), visando dar um embasamento terico ao trabalho.

2. HISTRICO

Historicamente a percia remonta ao Antigo Egito, havendo tambm relatos de percia na Grcia Antiga e no Imprio Romano. No Brasil, aps a independncia, as Ordenaes Filipinas, Afonsinas e Manuelinas, assim como normas extravagantes, tratavam de normas processuais. A Constituio Republicana de 1891 instaurou a forma federativa e a dualidade de justia, Estadual e Federal. Atribuiu-se, assim, o poder de legislar sobre processo tanto a Unio como aos Estados Federativos. Neste perodo, destacaram-se os Cdigos Processuais da Bahia e So Paulo. A Constituio Federal de 1934, no entanto, reunificou toda a Legislao Processual Brasileira, dispondo o artigo 5 da Constituio sobre a competncia privativa da Unio, para legislar sobre a matria processual. Foi criado, ento, o Cdigo Processual Civil de 1939, em que o exame pericial positivamente estabelecido. Neste cdigo, instituiu-se a figura do perito, de livre escolha do juiz.
Art. 129. Os exames periciais sero feitos por um perito, sempre que possvel tcnico, de livre escolha do juiz.

O perito , portanto, um auxiliar da justia, de confiana do juiz, que o auxilia quando a matria em lide foge ao alcance do magistrado.

10

Em 1942, em redao dada pelo Decreto Lei 4.565, foi dado s partes o direito de acordarem na escolha do perito, at o prazo de 48 horas aps o despacho de escolha pelo juiz.
Art. 129. Os exames periciais sero feitos por um perito, sempre que possvel tcnico, de escolha do juiz, salvo se as partes acordarem num mesmo nome e o indicarem. Se a indicao for anterior ao despacho do juiz, este nomear o perito indicado. No havendo indicao, a escolha do juiz prevalecer se as partes no indicarem outro perito dentro de quarenta e oito (48) horas aps o despacho de escolha.(Redao dada pelo Decreto-Lei n 4.565, de 1942).

Em 1946, novamente o sistema de escolha do perito foi alterado. Passou-se, ento, se acordado entre as partes, a indicao de um nico perito. Caso contrrio, cada parte indicaria o seu perito e o juiz, por sua vez indicaria um terceiro perito, denominado desempatador.
Art. 129. Os exames periciais podero ser feitos por um s louvado, concordando as partes; se no concordarem indicaro de lado a lado o seu perito e o juiz nomear o terceiro para desempate por um dos laudos dos dois antecedentes, caso no se contente com um dstes. (Redao dada pelo Decreto-Lei

n 8.570, de 1946).

Posteriormente, aps a promulgao do Cdigo de Processo Civil de 1973, retomou-se o entendimento de que o juiz nomear um nico perito, sendo dado s partes o direito de cada qual indicar o seu assistente tcnico. Este o sistema atualmente vigente, sobre o qual se debrua este estudo.

11

3. OS MEIOS DE PROVA

O Cdigo de Processo Civil admite como prova todos os meios legais e moralmente legtimos.
Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

A prova pericial se insere no rol, ainda que no taxativo, das provas admitidas no Processo Civil, listado a seguir: Depoimento pessoal. Confisso. Exibio de documento ou coisa. Prova documental. Prova testemunhal. Prova pericial Inspeo Judicial.

O Cdigo de Processo Civil, no entanto, exclui a prova de fatos notrios, irrelevantes, incontroversos ou abrigados por presuno legal.
Art. 334. No dependem de prova os fatos: I - notrios;
II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; III - admitidos, no processo, como incontroversos;

IV - em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade.

12

Embora seja comum adjetivar provas como, por exemplo, a rainha das provas ou ainda a prostituta das provas, no existe, subjetivamente, uma prova mais importante que a outra. Como ensina Araujo Cintra, h, para valorao das provas no caso concreto, trs sistemas de apreciao que podem ser acolhidos pelos ordenamentos processuais: a) o da prova legal, em que a lei fixa detalhadamente o valor a ser atribudo a cada meio de prova; b) o da valorao segundum conscientizam, em que ela deixa ao juiz integral liberdade de avaliao; c) o da chamada persuaso racional, em que o juiz forma livre convencimento, porm dentro de critrios racionais que deve ser indicados. Este trabalho se limitar ao estudo da prova pericial.

13

4. DA PROVA PERICIAL

4.1. Conceito

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, a prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao.
Art. 420. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao.

Outras definies so apresentadas pela doutrina: Percia a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinada a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar causas motivadoras do mesmo, ou estado, alegao de direitos ou a estimao da coisa que objeto do litgio ou processo. (FICKER, 1996). Percia a atividade que envolve apurao das causas que motivaram determinado evento ou da assero de direitos. (NBR 13752, 1996).

14

4.2. Finalidade

Segundo Dinamarco, a percia tem a finalidade de obter informaes capazes de esclarecer dvidas quanto a fatos. , portanto, finalidade da percia judicial a elucidao de fatos tcnicos, uma vez que o perito um especialista que tem por funo auxiliar o magistrado nas matrias por ele no compreendidas.

4.3. nus da prova pericial

O nus da prova determinado pelo art. 333 do Cdigo de Processo Civil:

Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito.

15

4.4. Espcies de percia no processo civil

Segundo o Cdigo de Processo Civil, as espcies de percia so o exame, a vistoria e a avaliao. Assim, os exames recaem sobre as pessoas ou coisas mveis, a vistoria sobre imveis e, por fim, a avaliao de bens em geral.

4.5. Dos princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa

A Constituio Federal, ao tratar dos direitos fundamentais, garante o direito aos litigantes ao contraditrio e ampla defesa.
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Assim, deve o juiz deve ser imparcial mediante a toda e qualquer deciso judicial. Ele deve ouvir as duas partes e dar a oportunidade para que ambos os lados possam apresentar suas razes ou provas.

16

O Cdigo de Processo Civil atende aos Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa nos processos em que a percia necessria ao garantir s partes o direito de indicar assistentes tcnicos que oferecero seus pareceres aps a apresentao do laudo pelo perito nomeado pelo juiz..
Art. 421. O juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. (Redao dada pela Lei n 8.455, de 24.8.1992) 1o Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito: I - indicar o assistente tcnico; II - apresentar quesitos.

Ainda, para garantir o atendimento aos Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa, o Cdigo de Processo Civil no Art. 431-A, diz que as partes tero cincia da data e local para incio da percia, evitando, assim, que uma das partes alegue prejuzo por no participar de uma das fases da percia.
"Art. 431-A. As partes tero cincia da data e local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter incio a produo da prova.

As partes, ento, devem ser informadas quanto data e local para incio da percia e, aos patronos das partes, fica a responsabilidade de transmitir a informao ao assistente tcnico. Por outro lado, a parte que decidiu no indicar Assistente Tcnico para represent-la nos trabalhos periciais, dentro do prazo anotado pelo Juiz, no pode alegar cerceamento do direito de defesa, pois neste, caso, a parte deixou de exercer, voluntariamente, o direito indicao do Assistente Tcnico.

17

4.6. Do perito e dos assistentes tcnicos

O perito, escolhido livremente pelo juiz, sem qualquer interferncia das partes, um auxiliar eventual da justia, uma vez que no concursado nem possui qualquer vnculo empregatcio com o Poder Judicirio. Trata-se de profissional especializado, de nvel universitrio, devidamente inscrito no rgo de classe competente, que auxiliar o juiz quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico.
Art. 139. So auxiliares do juzo, alm de outros, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria, o escrivo, o oficial de justia, o perito, o depositrio, o administrador e o intrprete. Art. disposto no art. 421. 1o Os peritos sero escolhidos entre profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, respeitado o disposto no Captulo Vl, seo Vll, deste Cdigo. 2o Os peritos comprovaro sua especialidade na matria sobre que devero opinar, mediante certido do rgo profissional em que estiverem inscritos. 3o Nas localidades onde no houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos pargrafos anteriores, a indicao dos peritos ser de livre escolha do juiz. 145. Quando a prova do fato depender de

conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo o

18

Recai sobre o Perito os mesmos motivos de impedimento e suspeio a que esto sujeitos os magistrados.
Art. 138. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: III - ao perito; 1o A parte interessada dever arguir o impedimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz mandar processar o incidente em separado e sem suspenso da causa, ouvindo o arguido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessria e julgando o pedido. 2o Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente.

O Perito pode escusar-se do encargo, alegando motivo legtimo.


Art. 146. O perito tem o dever de cumprir o ofcio, no prazo que Ihe assina a lei, empregando toda a sua diligncia; pode, todavia, escusar-se do encargo alegando motivo legtimo. Pargrafo nico. A escusa ser apresentada dentro de 5 (cinco) dias, contados da intimao ou do impedimento superveniente, sob pena de se reputar renunciado o direito a aleg-la (art. 423). (Redao dada pela Lei n 8.455,

de 24.8.1992)
Art. 423. O perito pode escusar-se (art. 146), ou ser recusado por impedimento ou suspeio (art. 138, III); ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugnao, o juiz nomear novo perito.

Tanto no caso em que o Perito se escusa quanto por motivos de impedimento ou suspeio, deve ser nomeado outro perito. O Perito pode ainda ser substitudo se carecer de conhecimento tcnico ou deixar de cumprir o encargo no prazo especificado pelo juiz.

19

Art. 424. O perito pode ser substitudo quando: I - carecer de conhecimento tcnico ou cientfico; II - sem motivo legtimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que Ihe foi assinado.

Os Assistentes Tcnicos, por sua vez, prestam assistncia diretamente s partes. No so da confiana do juzo e, ao contrrio do Perito, no esto sujeitos s causas de impedimento e suspenso.

4.7. Responsabilidade do perito

O Perito deve cumprir escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, no prazo estabelecido e empregando toda a sua diligncia. Entretanto, se por culpa ou dolo, o Perito prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, sem prejuzo das sanes penais. Estar, ainda, inabilitado para funcionar em outras percias pelo prazo de 2 anos.
Art. 147. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, ficar inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras percias e incorrer na sano que a lei penal estabelecer. Art. 422. O perito cumprir escrupulosamente o encargo que Ihe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. Os assistentes tcnicos so de confiana da parte, no sujeitos a impedimento ou suspeio.

20

Se o Perito, no entanto, deixar de cumprir seu encargo no prazo determinado pelo juiz, fica sujeito multa fixada tendo em vista o valor da causa e ser comunicada a ocorrncia ao rgo de classe competente.
Art. 424. O perito pode ser substitudo quando: II - sem motivo legtimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que Ihe foi assinado. Pargrafo nico. No caso previsto no inciso II, o juiz comunicar a ocorrncia corporao profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possvel prejuzo decorrente do atraso no processo. (Redao dada pela Lei n 8.455, de 24.8.1992)

4.8. Procedimentos processuais

No procedimento sumrio, a percia, bem como a indicao do assistente tcnico e formulao de quesitos, devem ser requeridos na inicial.
Art. 276. Na petio inicial, o autor apresentar o rol de testemunhas e, se requerer percia, formular quesitos, podendo indicar assistente tcnico.

No procedimento ordinrio a percia requerida se for infrutfera a audincia de conciliao.


Art. 278. No obtida a conciliao, oferecer o ru, na prpria audincia, resposta escrita ou oral, acompanhada de documentos e rol de testemunhas e, se requerer percia, formular seus quesitos desde logo, podendo indicar assistente tcnico.

21

Em ambos os procedimentos, os outros aspectos relacionados percia se confundem. Deferida a percia, a remunerao do perito ser antecipada pela parte que a houver requerida, ou pelo autor, quando requerida por ambas as partes ou determinada de ofcio pelo juiz.
Art. 33. Cada parte pagar a remunerao do assistente tcnico que houver indicado; a do perito ser paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes ou determinado de ofcio pelo juiz.

A Constituio Federal, no entanto, garante justia integral e gratuita a todos os cidados que no tm condies de arcar com as despesas processuais. Essa assistncia jurdica integral deve incluir tambm o custeio de prova tcnica (percia) quando esta necessria para a soluo dos conflitos. Nestes casos, ento, a remunerao do perito da parte vencida, desde que no beneficiaria da justia gratuita, ou do Estado, titular da obrigao de prestar assistncia judiciria gratuita.
AGRAVO DE INSTRUMENTO - PERCIA REQUERIDA PELO AUTOR BENEFICIRIO DA JUSTIA GRATUITA - HONORRIOS INTELIGNCIAS DOS ARTS. 33 DO CPC E 3 DA LEI 1.060/50. Sendo a percia requerida pelo autor, beneficirio da assistncia judiciria, no se pode obrig-lo a depositar quantia referente a prova pericial, devendo o profissional designado cumprir o seu "munus" pblico, salvo justo motivo. Responder pela remunerao o no-beneficirio, se vencido, ou o Estado, ao qual incumbe a prestao da assistncia (TJ-MG 2944254 MG 2.0000.00.294425-4/000(1), Relator: DORIVAL GUIMARES PEREIRA, Data de Julgamento: 02/02/2000, Data de Publicao: 19/02/2000)

22

Quando a parte a quem incumbir o pagamento dos honorrios, devidamente arbitrados pelo juiz, no o fizer, cabe ao perito requerer certido do fato ao juiz. Esta certido valer como ttulo executivo extrajudicial.
Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial

Como j abordado, os quesitos devem ser oferecidos pelas partes, na inicial e na contestao, se se tratar de procedimento sumrio, ou aps a realizao de audincia de conciliao que reste infrutfera. As partes podero, ainda, apresentar quesitos suplementares, durante as diligncias. Aps a juntada dos quesitos aos autos, o escrivo dar cincia parte contrria, mais uma vez consagrando os Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa.
Art. 425. Podero as partes apresentar, durante a diligncia, quesitos suplementares. Da juntada dos quesitos aos autos dar o escrivo cincia parte contrria.

O juiz, por sua vez, deve indeferir os quesitos impertinentes ou que entender desnecessrios para o esclarecimento da lide.
Art. 426. Compete ao juiz: I - indeferir quesitos impertinentes; II - formular os que entender necessrios ao esclarecimento da causa.

23

A prova pericial pode ser dispensada quando o juiz entender que as questes de fato estejam esclarecidas pelos documentos juntados pelas partes.
Art. 427. O juiz poder dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestao, apresentarem sobre as questes de fato pareceres tcnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

O perito e os assistentes tcnicos se utilizam de todos os meios necessrios para o desempenho de sua funo. Podem, portanto, ouvir testemunhas, requisitar documentos s partes ou reparties pblicas. Quanto instruo do laudo, o perito e os assistentes tcnicos podem instruir o laudo da forma que melhor esclaream a matria nele versada.
Art. 429. Para o desempenho de sua funo, podem o perito e os assistentes tcnicos utilizar-se de todos os meios necessrios, ouvindo testemunhas, obtendo informaes, solicitando documentos que estejam em poder de parte ou em reparties pblicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras quaisquer peas.

Em caso de percia complexa, o magistrado poder nomear mais de um perito, cada qual em sua especialidade, para esclarecimento da matria tcnica. O perito, por sua vez, sempre que entender necessrio, pode se valer do auxlio de outros profissionais para cumprir de seu encargo. As partes tambm podem indicar mais de um assistente tcnico se a matria exigir conhecimento especfico em mais de uma matria.
Art. 431-B. Tratando-se de percia complexa, que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico. (Includo pela Lei n 10.358, de 27.12.2001)

24

O perito pode requerer dilao de prazo para entrega o seu laudo, desde que por motivo justificado. Cabe ao arbtrio do juiz deferir o prazo suplementar.
Art. 432. Se o perito, por motivo justificado, no puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-, por uma vez, prorrogao, segundo o seu prudente arbtrio.

O laudo deve ser apresentado em cartrio 20 dias antes da audincia de instruo e julgamento. Os assistentes tero 10 dias de prazo para entregar seus pareceres, contados da juntada do laudo judicial aos autos. Estes prazos tm por objetivo dar cincia do contedo do laudo e dos pareceres s partes, antes da audincia de instruo e julgamento.
Art. 433. O perito apresentar o laudo em cartrio, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audincia de instruo e julgamento. Pargrafo nico. Os assistentes tcnicos oferecero seus pareceres no prazo comum de 10 (dez) dias, aps intimadas as partes da apresentao do laudo.

As partes podem, ainda, requerer a presena do Perito e/ou dos Assistentes Tcnico audincia, desde que estes sejam intimados com 5 dias de antecedncia e os itens a serem esclarecidos estejam colocados na forma de quesitos.
Art. 435. A parte, que desejar esclarecimento do perito e do assistente tcnico, requerer ao juiz que mande intim-lo a comparecer audincia, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos. Pargrafo nico. O perito e o assistente tcnico s estaro obrigados a prestar os esclarecimentos a que se refere este artigo, quando intimados 5 (cinco) dias antes da audincia.

25

O juiz, no exerccio de suas prerrogativas constitucionais, no est restrito ao laudo pericial, podendo firmar sua convico levando em conta todos os elemento ou fatos provados nos autos, inclusive os pareceres dos assistentes tcnicos. Consagra-se, tambm na apreciao da prova pericial o princpio do livre convencimento do juiz,
Art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que Ihe formaram o convencimento. Art. 436. O juiz no est adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos.

Desta forma, quando a percia no for suficiente para que o juiz possa formar a sua convico, pode o juiz determinar uma segunda percia, que no substitui a primeira. Esta segunda percia pode corrigir, complementar ou mesmo confirmar a primeira, cabendo ao juiz a valorao de uma ou de outra percia como valora as demais provas.
Art. 437. O juiz poder determinar, de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova percia, quando a matria no Ihe parecer suficientemente esclarecida. Art. 438. A segunda percia tem por objeto os mesmos fatos sobre que recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omisso ou inexatido dos resultados a que esta conduziu. Art. 439. A segunda percia rege-se pelas disposies estabelecidas para a primeira. Pargrafo nico. A segunda percia no substitui a primeira, cabendo ao juiz apreciar livremente o valor de uma e outra.

26

Entregues o laudo e os pareceres tcnicos, podem, o perito e os assistentes tcnicos, serem intimados para prestar esclarecimentos em audincia. Neste caso, estes esclarecimentos sero as primeiras provas a serem produzidas na audincia,
Art. 452. As provas sero produzidas na audincia nesta ordem: I - o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos, requeridos no prazo e na forma do art. 435; II - o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru; III - finalmente, sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru.

Finaliza-se, nesta etapa, a percia judicial.

27

5. CONSIDERAES FINAIS

Verifica-se neste estudo a importncia da percia judicial na soluo de matrias tcnicas que fogem ao alcance dos conhecimentos dos operadores de direito, sejam eles juzes, advogados ou ministrio pblico. O perito, atuando como auxiliar da justia, fornece ao juiz subsdios para que o juiz possa formar convico sobre a matria. A atuao dos assistentes tcnicos, por sua vez, garante s partes o direito ao cumprimento dos Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa. A atuao dos profissionais tcnicos no restringem as atribuies do magistrado que, na qualidade de principal destinatrio das provas, julga com base no princpio do livre convencimento do juiz. Desta forma, a atuao do Perito e dos Assistentes Tcnicos se d de modo convergente aos princpios constitucionais e processuais civis.

28

6. REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). NBR 13752. ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. So Paulo: Malheiros, 1998, p. 55. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. So Paulo: Malheiros 5 Edio 2005 Gonalves, Marcus Vincius Rios. Direito Processual Civil Esquematizado. So Paulo: Saraiva, 2013 MEDEIROS, J. R. J.; FIKER, J. A percia judicial: como redigir laudos e argumentar dialeticamente. So Paulo: Pini, 1996. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Cdigo Civil. Lei No 10.406, de 10 de Janeiro de 2002. Disponvel em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm Cdigo de Processo Civil. Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Disponvel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm

Anda mungkin juga menyukai