Anda di halaman 1dari 11

Burocracia segundo Weber

A Sociedade da Hierarquia Burocrtica

Problematizao
!!O que h em comum entre a administrao pblica e a privada, que garante estabilidade poltica para a primeira e estabilidade econmica para a segunda? !!A burocracia pode influenciar o estabelecimento das relaes sociais? !!Como a previsibilidade da burocracia pode contribuir para sua progresso profissional?

Sentidos da Palavra Burocracia


!!Estrutura que visa racionalizar e otimizar os meios de produo. !!Perda de tempo, rotina, excesso de procedimento, pssimo atendimento, etc

As Origens da Burocracia segundo Weber


!!Para Weber a burocracia surgiu com o Estado Nacional !!Centralizao dos impostos !!Monoplio da violncia e !!Burocracia, que promove: !!diviso do poder e por consequncia !!estabilidade poltica e econmica

Caractersticas da Burocracia segundo Weber


!!Formalizao: existem regras definidas e protegidas da alterao arbitrria ao serem formalizadas por escrito: leis !!Diviso do trabalho: cada elemento do grupo tem uma funo especfica, de forma a evitar conflitos na atribuio de competncias. !!Hierarquia: o sistema est organizado em pirmide, sendo as funes subalternas controladas pelas funes de chefia, de forma a permitir a coeso do funcionamento do sistema.

Caractersticas da Burocracia segundo Weber


!!Impessoalidade: as pessoas limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo serem substitudas por outras - o sistema funcionar tanto com uma pessoa como com outra. !!Competncia Tcnica e Meritocracia: a escolha e promoo dos funcionrios depende de seu mrito e capacidades - havendo necessidade da existncia de formas de avaliao objetivas.

Caractersticas da Burocracia segundo Weber


!!S e p a r a o e n t r e p r o p r i e d a d e e administrao: os burocratas limitam-se a administrar os meios de produo - no os possuem. !!Profissionalizao dos funcionrios. !!C o m p l e t a p r e v i s i b i l i d a d e d o funcionamento: os funcionrios devem comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organizao a fim de que esta atinja a mxima eficincia possvel.

Disfunes da Burocracia segundo Weber


!!Internalizao das regras: Elas passam de "meios para os fins", ou seja, s regras so dadas mais importncia do que s metas. !!Excesso de Formalismo e papelatrio: Torna os processos mais lentos. !!Resistncias s Mudanas. !!Despersonalizao: Os funcionrios se conhecem pelos cargos que ocupam.

Disfunes da Burocracia segundo Weber


!!Categorizao como base no processo decisorial: O que tem um cargo maior, toma decises, independentemente do que conhece sobre o assunto. !!Superconformidade as Rotinas: Traz muita dificuldade de inovao e crescimento. !!Exibio de poderes de autoridade e pouca comunicao dentro da empresa.

Disfunes da Burocracia segundo Weber


!!Dificuldade com os clientes: o funcionrio est voltado para o interior da organizao, torna dificil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas. !!A Burocracia no leva em conta a organizao informal e nem a variabilidade humana.

Consideraes Finais
!!A burocracia gera estabilidade poltica e econmica.

!!A progresso social influenciada pela posio que os indivduos ocupam na estrutura burocrtica.

Anda mungkin juga menyukai