Anda di halaman 1dari 17

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO DEP DEPA COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CASA DE THOMAZ COELHO/1889)

CONCURSO DE ADMISSO 5 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 2004/2005 PROVA DE PORTUGUS 06 DE NOVEMBRO DE 2004
APROVO _____________________ DIRETOR DE ENSINO ____________________________________________________________ COMISSO DE ORGANIZAO ____________ PRESIDENTE _________ MEMBRO _________ MEMBRO

INSTRUES AOS CANDIDATOS


01. Durao da prova: 02 (duas) horas. 02. O candidato tem 10 (dez) minutos iniciais para tirar dvidas, somente quanto impresso. 03. Esta prova constituda de 01 (um) Caderno de Questes, 01 (um) Caderno de Redao e 01 (um) Carto de Respostas. 04. No Carto de Respostas, CONFIRA seu nome, nmero de inscrio e a srie; em seguida, assine-o. 05. Esta prova contm a) 20 (vinte) itens, distribudas em 16 (dezesseis) folhas, incluindo a capa. Cada item admite uma nica resposta, valendo 0,3 (trs dcimos), totalizando 6,0 (seis pontos). b) 01 (uma) redao, valendo 4,0 (quatro) pontos. 06. Marque cada resposta com ateno. Para o correto preenchimento do Carto de Respostas, observe o exemplo abaixo. 00. Qual o nome do vaso sangneo que sai do ventrculo direito do corao humano? (A) Veia pulmonar direita Como voc sabe, a opo correta D. Marca-se a resposta da seguinte maneira (B) Veia cava superior (C) Veia cava inferior A B C D E (D) Artria pulmonar 00 (E) Artria aorta 07. As marcaes devero ser feitas, obrigatoriamente, com caneta esferogrfica azul ou preta. 08. No sero consideradas marcaes rasuradas. Faa-as como no modelo acima, preenchendo todo o interior do retngulo-opo sem ultrapassar os seus limites. 09. O candidato s poder deixar o local de prova aps o decurso de 80 (oitenta) minutos, o que ser avisado pelo fiscal. 10. Aps o aviso acima e o trmino do preenchimento do Carto resposta, retire-se da sala entregando Carto de Respostas e o Caderno de Redao ao Fiscal. 11. O Candidato poder levar o Caderno de Questes. 12. Aguarde a ordem para iniciar a prova.

Boa prova!

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO 01 E como nascia Destino assim. Eu nascia num clima de glria. Ternura me envolvia. At inveja... As colegas, com essa intuio prpria das bolas, sentiam que no se tratava de mera questo de rotina. Quem havia chegado, quem bombeava, quem to a srio me enchia no era um simples e vil balconista, era o prprio Destino! Havendo no recinto tantas bolas, cheias ou por encher, preparadas ou no, uma parecia pr-manipulada para aquele instante. Eu prpria tive esse palpite, apesar da minha inexperincia. ___ agora! ___ pensei, enquanto o homem me colocava, redonda e feliz, no mostrurio. ___ Posso ver essa bola? ___ perguntou uma voz humana. ___ Pois no, cavalheiro. ___ disse outra voz. Olhei. O instrumento do Destino, que acabava de entrar, me contemplava, fascinado. O balconista me passou, rpido, para suas mos. ___Esto vendendo por quanto? ___ perguntou o simptico instrumento. O rapaz deu o preo. O destino aceitou. ___ minha. Eu levo. ___ Quer que embrulhe? ___ Nem preciso. Daqui a pouquinho ela comea a trabalhar. Pagou e saiu comigo, sem me dar tempo de um simples tchau s minhas colegas desempregadas, que morriam de inveja. Eu ia fazer o qu? Trabalhar em qu? Ainda no sabia. Mas um dos sonhos da minha vida j estava realizado: o cavalheiro acabava de entrar comigo, todo lampeiro, num daqueles monstros que me enchiam a vista quando passavam em frente loja, atropelando ou pondo o povo a correr...
(Orgenes Lessa. A greve das bolas. Rio de Janeiro, Nrdica, 1981.p14-16)

05

10

15

20

25

30

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO 02 Teco Teco Teco, teco, teco teco Teco na bola de gude Era o meu viver Quando criana no meio da garotada Com a sacola do lado S jogava pra valer No fazia roupas de boneca Nem to pouco convivia Com as garotas do meu bairro Que era natural Subia em postes, soltava papagaio At meus quatorze anos Era esse o meu mal Com a mania de garota folgaz Em toda parte que eu passava Encontrava um f Quando havia festa na capela do lugar Era a primeira ser chamada para ir cantar Assim vivendo eu vi meu nome ser falado Em todo canto em todo lado At por quem nunca me viu E hoje a minha grande alegria cantar com cortesia Para o povo do Brasil

05

10

15

20

25

(Pereira da Costa / Milton Villela)

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO 03 Com o mundo nas mos Bernardo tem 5 anos, mas j sabe da existncia do Japo. E aponta para o cu com o dedo: ___ atrs daquele teto azul que fica o Japo? Tenho de explicar-lhe que aquilo o cu, no teto nenhum. ___ Mas ento, o cu no o teto do mundo? ___ No: o cu o cu. O mundo no tem teto. O azul do cu o prprio ar. O Japo fica l embaixo ___ e apontei para o cho: ___ O mundo redondo feito uma bola. L para cima no tem pas mais nenhum no, s o cu mesmo, mais nada. Ele fez uma carinha aborrecida, um gesto de desiluso: ___ Ento este Brasil mesmo o fim do mundo. Daqui pra l no tem mais nada ... Difcil de lhe explicar o que at mesmo a mim parece meio esquisito: o mundo redondo, o Japo estar l embaixo, os japoneses de cabea pra baixo, como que no caem? s vezes, andando na rua e olhando para cima, eu mesmo tenho medo de cair. Na primeira oportunidade compro e trago para casa um mapa-mndi: um desses globos terrestres modernos, alis de fabricao japonesa, feitos de matria plstica e que se enchem de ar, como os bales. O menino no lhe deu muita importncia, quando apontei nele o Japo e a Inglaterra, o Brasil e os pases todos. Limitou-se a faz-lo girar doidamente, aos tapas, at que se desprendesse do suporte de metal. Logo se disps a sair jogando futebol com ele, no deixei. Consegui convenc-lo a destruir outro brinquedo, o secador de cabelo da mame, por exemplo, que faz um ventinho engraado ___ e assim que me vi s, tranqueime no meu escritrio prea apreciar devidamente a minha nova aquisio. Com o mundo nas mos, descobri coisas de espantar. Descobri que a Coria muito mais l para cima do que eu imaginava ___ uma espcie de penduricalho da China, ali mesmo no costado do Japo. O que que os Estados Unidos tinham de se meter ali, to longe de casa? O Vietn nem me fale: uma tripinha de terra ao longo do Laos e do Camboja. Alis, a confuso de pases por ali, eu vou te contar. Tem a Tailndia e tem Burma, dois pases de pernas compridas, tem a Malsia, a Indonsia. A Tasmnia no tem. Pelo menos no encontrei. Continua sendo para mim apenas a terra daquele selo enorme que em menino era o melhor da minha coleo. Dou um piparote no mundo e ele gira diante de meus olhos, para que eu descubra o que mais que tem. Outra confuso ali nas Arbias, onde o pau anda comendo: Sria, Lbano, Saudi-Arbia, Imen, e o diabo de um pas cor de-rosa chamado Hadramaut de que nunca ouvi falar. Estou ficando bom de Geografia.

05

10

15

20

25

30

35

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

40

45

50

55

60

Duvido que algum me diga onde fica Andorra. A ltima pessoa a quem perguntei me disse que ficava nos limites de Aznavour. Pois fica logo aqui, encravada entre a Frana e a Espanha, um paisinho de nada, v que pode. E fez aquele sucesso todo no Festival da Cano. Em compensao a Antrtida muito maior do que eu pensava, ocupa quase todo o Plo Sul. E bem no centro dela que eu tenho de soprar para encher o mundo. De repente me veio uma idia meio paranide. De tanto apalpar o globo de plstico, ele acabou meio murcho, acho que o ar est se escapando. E quando me disponho a ench-lo de novo, imagino que eu seja um ser imenso solto no espao, botando a boca no mundo para ench-lo com meu sopro. O nosso planeta mesmo uma bolinha perdida no cosmo, e do tamanho desta que tenho nas mos que os astronautas devem t-lo visto da lua: uma linda esfera de manchas coloridas, com seus oceanos cheios de peixes e singrados por navios, as cidades agarradas aos continentes, ruas cheias de automveis, casas cheias de gente, o ar riscado de avies, de gaivotas, e de urubus...Tudo isso pequenino, insignificante, microscpico, os homens se explorando mutuamente, se maltratando, se assassinando para colher um segundo de satisfao ao longo dos sculos de Histria, no mais que alguns minutos em face da eternidade. Que aventura mais temerria, a de Deus, escolhendo caprichosamente este lindo e insignificante planetinha para ele enviar atravs dos espaos o seu Filho feito homem, com a misso de redimir a nossa pobre humanidade. Fao votos que tenha valido a pena e que um dia ela se veja redimida. At l, este mundo no passar mesmo de uma bola, como esta que meu filho, irrompendo alegremente no escritrio, me arrebata das mos e sai chutando pela casa.
(Fernando Sabino.Deixa o Pedro falar. Rio de Janeiro, Record, 1976)

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Sobre o texto 1, marque a resposta correta: 1Segundo o texto lido, pela expresso "o instrumento do destino" (linha 17), podese entender que se trata de: Uma expresso equivalente a "era uma vez". Um balconista que colocava a bola no mostrurio. Uma maneira de o narrador se dirigir aos leitores. A forma prpria de um dilogo formal da autora. Um provvel comprador que interroga o balconista.

A) B) C) D) E)

2-

Marque a afirmao incorreta, segundo o que voc leu no texto 1.

A)

A protagonista est descontente de tudo na vida por causa da inveja que a envolve.

B) C)

A protagonista consegue realizar uma das aspiraes de sua vida. A protagonista, apesar de inexperiente, mostra-se bastante otimista em relao ao seu futuro.

D) E)

A protagonista, segundo o tom otimista do texto, est destinada glria. A protagonista era alvo da inveja das colegas que continuavam desempregadas.

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

3A) B) C)

Pode-se dizer que a idia principal do texto 1 : A vida de uma bola independe da sorte. O futuro das bolas est subordinado a uma questo de rotina. O nascimento de uma bola est condicionado a fatores como: glria, ternura e inveja.

D)

A vida de uma bola faz-se independente de sua vontade: determinada pelo destino.

E)

As bolas so donas de suas vidas

4A) B)

Com relao aos personagens do texto 1, podemos afirmar que: A personagem principal o Destino, numa narrativa unipessoal. A bola uma personagem secundria, num texto que apresenta foco narrativo interno ( 1a pessoa). Personagem principal e narrador se fundem, numa narrativa em 1a pessoa. A personagem principal o narrador- protagonista, representado pela bola. Observa-se uma macrossintaxe textual, que desloca o narrador para a funo de personagem.

C) D) E)

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

5-

"O instrumento do Destino, que acabava de entra, me contemplava, fascinado. (linha 17) As duas primeiras vrgulas do trecho acima, retirado do Texto1, justificam-se porque separam:

A) B) C) D) E)

Um vocativo. Um aposto. Um advrbio. Um pleonasmo. Uma explicao.

Sobre o texto 2, marque a resposta correta: 6A) B) C) Com relao ao texto 2, temos como correta a seguinte afirmativa: O poema lido descritivo, pois expe minuciosamente detalhes da infncia. O poema lido descritivo, pois argumenta sobre teses acerca da infncia. O poema lido narrativo, pois conta a trajetria de um eu-potico feminino, a partir de sua infncia. D) O poema lido narrativo, pois expe a infncia e a adolescncia, atravs de universos descritivos. E) O poema lido um texto de opinio, pois argumenta sobre teses acerca da infncia, atravs de contextos excludentes.

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

7A) B) C) D) E)

Podemos afirmar que um dos temas que perpassam o texto "Teco teco" : A pobreza dos meninos. A passagem do tempo. A solido do poeta. A atuao dos polticos. A carncia alimentar

8-

correto afirmar que, em relao ao eu-lrico do poema, os versos "Quando havia festa na capela do lugar/Era a primeira a ser chamada para ir cantar" denotam:

A) B) C) D) E)

Sabedoria Gratido Medo Subservincia Popularidade

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

9-

Marque a alternativa na qual o vocbulo destacado tenha a mesma classe gramatical de viver em "Era o meu viver".

A) B) C) D) E)

Viver bem era tudo o que ela queria. "Viver, e no ter a vergonha de ser feliz. A felicidade dela era enorme. Sofria porque vivia s. Vivia para sofrer.

Sobre o texto 3, marque a resposta correta: 10 As palavras e expresses podem assumir livres e amplos significados, que podem ser depreendidos ao longo do texto, ou em trechos isolados nas quais elas apaream. Isso acontece com a expresso "botando a boca no mundo" (l. 47). Sabendo disso, marque a afirmativa incorreta: O narrador tambm utiliza a expresso em seu sentido literal, denotativo, para expressar a ao de encher de ar o globo de plstico que representa o mundo. B) O narrador tambm utiliza a expresso em seu sentido figurado, conotativo, ou seja, ao "botar a boca no mundo", ele aproveita o texto para reclamar de certas atitudes do ser humano,como a mania que os homens tm de se explorarem mutuamente. C) O narrador apenas utiliza a expresso para deixar claro que o menino, ao

A)

manusear o globo, no teve o devido cuidado, fazendo o murchar. Dessa forma, ele, o narrador, precisou "botar a boca" no mundo para ench-lo. D) O narrador imaginou-se, por instantes, como um ser imenso solto no espao, botando a boca no mundo para ench-lo com seu sopro, sendo que ele mesmo considerou essa idia meio esquisita. E) Todas as afirmativas acima esto corretas.

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

11 -

As relaes de sentido entre elementos de um texto, muitas vezes, fazem com que a interpretao de um termo dependa de outro ao qual faz referncia. A significao do advrbio l (linha 59) estabelece entre as idias relacionadas um sentido de :

A) B) C) D) E)

oposio tempo lugar alternncia adio

12-

"O nosso planeta mesmo uma bolinha perdida no cosmo, e do tamanho desta que tenho nas mos que os astronautas devem t-lo visto da lua: uma linda esfera de manchas coloridas, com seus oceanos cheios de peixes e singrados por navios, as cidades agarradas aos continentes, ruas cheias de automveis, casas cheias de gente, o ar riscado de avies, de gaivotas, e de urubus..." (linhas ). No perodo acima, podemos substituir os dois pontos por uma vrgula, explicitando-se melhor o sentido entre as oraes pelo acrscimo do vocbulo:

A) B) C) D) E)

portanto e como pois embora

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

13-

Analise as relaes semnticas (de sentido) existentes entre as oraes dos perodos abaixo e assinale a opo que apresenta a seqncia correta. III"Bernardo tem 5 anos, mas j sabe da existncia do Japo. "O menino no lhe deu muita importncia, quando apontei nele o Japo e a Inglaterra."

III- "Logo se disps a sair jogando futebol com ele, no deixei." IV- "Ele gira diante de meus olhos, para que eu descubra o que que mais tem." V- "De tanto apalpar o globo o globo e plstico, ele acabou meio murcho." VI- "Enviar atravs dos espaos o seu Filho feito homem, com a misso de redimir a nossa pobre humanidade. A) B) C) I oposio; II tempo; III tempo; IV- finalidade; V causa;VI- finalidade I- adio; II- tempo; III- concluso; IV - finalidade; V- explicao; VI- companhia. I- adio; II- causa; III- concluso; IV- conseqncia; V- conseqncia; VIcompanhia D) I- oposio; II- tempo; III- concluso; IV- conseqncia; V- conseqncia; VIfinalidade E) I- oposio; II- tempo; III- tempo; IV- finalidade; V- conseqncia; VI- finalidade

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

14-

Com base no texto 3, marque a opo que apresenta significado incorreto para as palavras.

A)

Suporte (linha 22) - Aquilo em que algo se firma. /apreciar (linha 25) estimar, prezar.

B)

Penduricalho (linha 28) coisa pendente, balangand. / piparote ( linha 34) pancada que se d com a cabea do dedo mdio apoiada sobre o polegar.

C) D)

Encravada ( linha40) fixada, pregada / cosmo ( l. 49) universo Singrados (l.51) tirar sangue por puno, extorquir, magoar / redimida (l.59) redescontada, redil, aprisco

E)

irrompendo (l. 60) irromper, entrar com mpeto, aparecer de repente. Arrebata ( l. 61) tirar com violncia, arrancar, desprender.

15-

Assinale a opo na qual todas as palavras so acentuadas pela mesma regra gramatical.

A) B) C) D) E)

cu, Coria, idia, paranide existncia, prprio, espcie, Japo matria, importncia, Indonsia, Lbano alis, at, , algum convenc-lo, faz-lo, ench-lo

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

16-

"Dou um piparote no mundo e ele gira diante de meus olhos.(l 34 e 35) Podemos reescrever o trecho acima, sem que haja alterao de sentido, da seguinte forma:

A) B) C) D) E)

Dou um piparote no mundo logo ele gira diante de meus olhos. Dou um piparote no mundo. Ele gira diante de meus olhos. Ora dou um piparote no mundo, ora ele gira diante de meus olhos. Dou um piparote no mundo quando ele gira diante de meus olhos. Quando dou um piparote no mundo, ele gira diante de meus olhos.

17-

"Tranquei-me no escritrio para apreciar devidamente a minha nova aquisio. A palavra destacada indica:

A) B) C) D) E)

Obrigao Escusa Dever Convenincia Restrio

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

18-

Sabe-se que o verbo a classe gramatical que mais se flexiona, exprimindo ao,

estado ou fenmenos, bem como localizando o fato expresso no presente, no passado ou no futuro. No fragmento, "O mundo redondo"(l. 7, texto 3), empregase o presente para: A) B) C) D) E) Expressar um fato atual. Expressar uma ao habitual, presente freqentativo. Indicar aes e estados permanentes. Dar vivacidade a fatos ocorridos no passado com valor pretrito. Marcar um fato futuro, mas prximo.

19-

Observe o seguinte trecho do texto 3: "O ar riscado de avies, de gaivotas e de urubus..." (l.51 e 52. Nesse fragmento, o vocbulo sublinhado est: No sentido conotativo; indicando marcas em forma de linhas na superfcie. No sentido conotativo; indicando rpida passagem, produzindo impresso de risco. No sentido denotativo; indicando esboo, projeo, desenho. No sentido denotativo; indicando frico, marca, risco. No sentido denotativo; indicando marcas desaparecimento, vazante, vestgio.

A) B) C) D) E)

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

A questo a seguir tem como objeto principal de anlise o texto 1

20-

Diferente do que ocorre nos textos "Com o mundo nas mos" e "Teco teco", no

texto "E como nascia" a bola aparece personificada, assumindo atitudes humanas como pensar, por exemplo. Assinale o trecho que no serve para ilustrar essa personificao da bola. A) B) C) D) E) "Ternura me envolvia.(l. 3) "Eu prpria tive esse palpite, ..." (l. 11) " minha. Eu levo." (l. 23) "Pagou e saiu comigo, ..." (l. 26) " agora! pensei, ..." (l. 12)

REDAO

O mundo mesmo uma bola que rola pelo espao carregando consigo a humanidade. a nossa casa, e dela todos deveriam cuidar, deixando de lado disputas, brigas e guerras que s agridem o planeta e aumentam as diferenas entre os seres humanos. Imagine, ento, que voc um ( uma) atleta de uma modalidade esportiva que utiliza a bola ( futebol ou vlei, por exemplo) e vai participar de um jogo pela paz em algum pas bem distante geograficamente do Brasil...mas algo inesperado acontece. Narre essa aventura em 1a pessoa, construindo um texto narrativo, (em prosa) que tenha de 25 a 30 linhas, evidenciando aspectos importantes, como tempo, espao e personagens. Utilize a norma culta da lngua para se expressar.

5 SRIE-2004

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

REDAO
____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai