Anda di halaman 1dari 10

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM LEI ORGNICA DO DF PROF.

PAULO FERNANDO

Acerca da Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens seguintes. 1. No DF, a soberania popular exercida exclusivamente mediante plebiscito e referendo. 2. lcita a criao ou a extino de regies administrativas mediante lei de iniciativa privativa do Governador do DF. 3. Caso um servidor pblico da administrao fundacional do DF exera uma licena concedida por junta mdica oficial durante dois anos, ser assegurada a ele,para todos os efeitos legais, a contagem do tempo em que esteve de licena. 4. Compete privativamente a CLDF fixar a remunerao dos Deputados Distritais.

Silas, eleito deputado distrital nas ltimas eleies, proferiu palavras injuriosas contra o Deputado Federal Paulo Fernando e agrediu fisicamente sua secretria, causando-lhe leses corporais. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens 5 e 6 que se seguem com base na LODF.

5. A lei garante a inviolabilidade civil das opinies, palavras e votos dos Deputados Distritais a partir da diplomao. 6. Caso Silas sofra condenao criminal em sentena transitada em julgado, a perda do mandato ser decidida por maioria absoluta dos membros da CLDF. 7. So competentes para propor emenda LODF o governador do DF; um tero,no mnimo, dos membros da CLDF e brasileiros, mediante a iniciativa popular. 8. competncia do DF, em comum com a Unio prestar servios de assistncia sade da populao. 9. Compete privativamente ao DF dispor sobre administrao dos cemitrios. 10. Compete ao DF, concorrentemente com a Unio, legislar sobre educao, cultura, ensino e sade. 11. defeso ao DF colaborar com Igrejas em prol de interesse pblico. 12. As deliberaes das comisses da CLDF normalmente so tomadas pela maioria de votos, desde que presentes a maioria absoluta dos Deputados Distritais.

As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

13. Um projeto de lei vetado parcialmente pelo Governador do DF a posteriori foi derrubado pela CLDF, neste caso a lei ser promulgada pelo Presidente da CLDF. 14. O administrador de um nosocmio privado no pode ser nomeado para exercer funo de confiana no Sistema nico de Sade do DF. 15. lcito o financiamento do Sistema nico de Sade do DF com recursos do oramento da Unio. 16. A prestao da assistncia social pelo poder pblico do DF ser garantida exclusivamente aos contribuintes da seguridade social. 17. No perder o mandato o Deputado Distrital investido na Presidncia do Banco Regional de Braslia BrB. 18. Compete privativamente ao Governados do DF a iniciativa da lei sobre aposentadoria dos servidores pblicos do DF.

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustia, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa Cespe/DFTrans/Analista/2008 Acerca da Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens seguintes. 19. Um dos objetivos prioritrios do DF assegurar, por parte do poder pblico, a proteo individualizada integridade psicolgica das testemunhas de infraes penais. 20. competncia do DF, em comum com a Unio, dispor sobre a administrao dos cemitrios. 21. lcito ao DF constituir nus real sobre os imveis de seu patrimnio independentemente de autorizao da CLDF, com base no princpio da independncia dos poderes. 22. A LODF determina expressamente que devem fazer declarao pblica anual de bens o governador, o vice-governador, os deputados distritais, os secretrios de Estado, os comandantes-gerais da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e o diretor da Polcia Civil do DF. 23. Entre as funes institucionais da Procuradoria-Geral da CLDF esto a promoo da uniformizao da jurisprudncia administrativa e a compilao da legislao da CLDF. 24. Em cada exerccio financeiro, a CLDF deve fixar a remunerao do Gov. do DF.
As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

25. Compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar o governador do DF nos crimes de responsabilidade. 26. A CLDF tem competncia para criar comisses parlamentares de inqurito, mediante requerimento apresentado somente pela maioria absoluta de seus membros, para apurao de fato determinado e por prazo certo. 27. Os conselheiros do TCDF somente podero aposentar-se com as vantagens do cargo quando o tiverem exercido por mais de dez anos. 28. O TCDF ser representado judicial e extrajudicialmente pela Procuradoria-Geral do DF. 29. Integram o Conselho de Governo, rgo superior de consulta do governador do DF, o ViceGovernador do DF, o Presidente da CLDF e o Presidente do TCDF. 30. O Vice-Governador tomar posse em sesso solene da CLDF no prazo mximo de 15 dias. 31. A diretoria executiva das fundaes institudas pelo poder pblico do DF deve ser composta por, no mnimo, um tero de representantes de seus servidores,escolhidos pelo governador do DF. 32. Se um indivduo for submetido internao psiquitrica compulsria, realizada pela equipe de sade mental das emergncias psiquitricas, nesse caso, o fato deve ser comunicado Defensoria Pblica do DF. 33. So instncias do Sistema nico de Sade do DF: a conferncia de sade, o conselho de sade e os conselhos regionais de sade. 34. A administrao pblica do DF deve aplicar, no mnimo, 40% da receita dos impostos locais na manuteno e desenvolvimento do ensino primrio. 35. Compete ao Sistema nico de Sade SUS participar na formulao da poltica de fiscalizao e do controle das aes de preservao do meio ambiente, nele compreendido o trabalho. 36. O SUS do DF ser financiado com recursos do oramento do DF e da Unio, alm de outras fontes previstas na Constituio Federal. 37. permitido a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade do DF, nos casos previstos em lei federal.

"No porque certas coisas so difceis que ns no ousamos. justamente porque no ousamos que tais coisas so difceis !"

As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

Sneca Filsofo Romano

Cespe/SGA-SEE/Professor Classe A/2006

Ana, servidora estvel do DF, foi submetida a processo administrativo disciplinar,em que se concluiu pela sua demisso. Ana perdeu o cargo pblico, mas,irresignada ajuizou ao junto ao Poder Judicirio com pedido de reintegrao. Considerando a situao hipottica descrita acima e conforme a Lei Orgnica do DF, julgue os itens a seguir.

38. Se a deciso administrativa que demitiu Ana for invalidada por sentena judicial,a servidora ser reintegrada ao cargo, mas no ter os direitos e vantagens que eventualmente lhe fossem devidos desde a sua demisso. 39. Se o cargo ocupado por Ana tiver sido extinto durante o perodo em que a servidora ficou fora do servio pblico, ao ser reintegrada em razo da determinao judicial, Ana ficar em disponibilidade sem remunerao at o seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Funiversa/PC-DF/Escrivo/2008

40. De acordo com a Lei Orgnica do Distrito Federal, compete privativamente ao Distrito Federal: a) legislar sobre organizao, garantias, direitos e deveres da polcia civil. b) legislar sobre as custas de servios forenses. c) registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seu territrio. d) instituir e arrecadar tributos, observada a competncia cumulativa do Distrito
As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

Federal. e) preservar a fauna e a flora do cerrado.

41. De acordo com a Lei Orgnica do DF, a segurana pblica exercida nos termos da legislao pertinente, para a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio pelas Polcias Civil e Militar, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Departamento de Trnsito. Assinale a alternativa correta em relao a esse tema. a) Os rgos integrantes da segurana pblica so proibidos de receber doaes, independentemente de serem em espcie ou em bens mveis e imveis. b) As funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais so incumbncias da Polcia Civil, ressalvada a competncia da Unio e exceo das infraes penais militares. c) Entre os princpios institucionais da Polcia Civil, est a publicidade, uma vez que todos os seus atos devero ser devidamente publicados em Dirio Oficial e jornais de circulao regional. d) O diretor-geral da Polcia Civil ser indicado pelo governador do Distrito Federal e dever ser integrante de qualquer uma das categorias da carreira de policial civil do Distrito Federal. e) Para a elaborao de laudos periciais, necessria a autorizao formal de delegado de polcia para o procedimento, havendo subordinao direta dos peritos criminais e mdicoslegistas aos delegados da Polcia Civil.

" No fundo da alma de qualquer povo dormem, ignoradas, foras infinitas. Quem as souber despertar, mover montanhas." Gustavo Daudt Barroso Funiversa/Sejus-DF/Tcnico Penitencirio/2008

42. Quanto organizao do Distrito Federal, em conformidade com a respectiva Lei Orgnica, assinale a alternativa correta. a) As Administraes Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. b) A bandeira, o hino e o braso so smbolos do Distrito Federal, vedada a instituio de outros smbolos. c) Haver somente um Conselho de Representantes Comunitrios para todas as Regies Administrativas do Distrito Federal.
As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

d) O Distrito Federal organiza-se em Regies Administrativas, cuja criao ou extino somente poder ocorrer mediante lei aprovada por dois teros do Deputados Distritais. e) No h participao popular no processo de escolha do Administrador Regional.

43. A disciplina acerca de segurana pblica constante da Lei Orgnica do Distrito Federal estabelece que: a) somente a Polcia Civil subordina-se diretamente ao Governo do Distrito Federal. b) o ingresso na carreira das Polcias Civil e Militar dar-se- exclusivamente por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. c) os rgos integrantes da segurana pblica esto autorizados a receber doaes em espcie e em bens mveis e imveis, observada a obrigatoriedade de prestar contas. d) Polcia Civil incumbe as funes de polcia judiciria e a Apurao de infraes penais, inclusive as militares. e) os institutos de criminalstica, de medicina legal e de identificao compem a estrutura administrativa da Polcia Civil, e seus dirigentes so indicados pelo Governador do Distrito Federal.

Cespe/PM-DF/Capelo/2007 Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada luz da Lei Orgnica do Distrito Federal.

44. Flvio foi nomeado administrador regional em janeiro de 2007 por ato do governador. Ao tomar posse, Flvio decidiu no fazer declarao pblica de seus bens sob a alegao de proteo e segurana de sua famlia, j que possui trs filhos menores. A assessoria jurdica do governador instruiu Flvio de que, na qualidade de administrador regional, ele no estaria obrigado a declarar publicamente seus bens. Nessa situao, a assessoria jurdica acertou quanto instruo dada a Flvio, pois a obrigatoriedade de declarao pblica de bens imposta apenas ao governador, ao vicegovernador e aos secretrios de governo.

As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

"O Brasil quando sonha sacode Washington; quando se move desloca o Continente;e quando acordar abalar o mundo." John Gerassi Jornalista americano

45. Uma companhia, pessoa jurdica de direito privado e prestadora de servio pblico no DF, instalou um poste de concreto ao lado de um estacionamento pblico em uma quadra residencial. A instalao do poste, com a qual se objetivava reativar o sistema de energia eltrica interrompido, foi feita pelos servidores Vtor e Oto, ambos da referida companhia. Dois dias aps a instalao, o poste caiu sobre um veculo regularmente estacionado. Houve perda total do automvel. O proprietrio do veculo dirigiu-se companhia energtica para o ressarcimento. Recebeu informao da assessoria jurdica de que procurasse os servidores Vtor e Oto, pois a companhia no tinha responsabilidade pelo ressarcimento do dano causado em seu veculo e no havia amparo legal para tal solicitao. Nessa situao, ao contrrio do afirmado pela assessoria jurdica, o proprietrio do veculo tem direito indenizao pela prpria companhia, haja vista que as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico respondem pelos danos que seus agentes causarem a terceiros.

46. Jos, que exerceu o cargo de presidente de uma fundao do DF entre maro de 2004 e abril de 2005, foi condenado, em novembro de 2006, por ato de improbidade administrativa, em razo de ter cometido irregularidades em sua gesto, tendo seus bens indisponveis e seus direitos polticos suspensos. Nessa situao, Jos no poder vir a ser condenado em futura ao penal pelos mesmos fatos, pois j respondeu por ato de improbidade administrativa.

47. Jorge formou-se em medicina e, h mais de vinte anos, trabalha na identificao de corpos no Instituto de Medicina Legal (IML) do Estado do Rio de Janeiro, cujo quadro funcional integra. Por ser especialista nessa rea e apresentar excelente desempenho e destaque nas atividades daquele instituto, um colega seu sugeriu que ele poderia ser convidado pelo governador do DF a assumir a direo do IML de Braslia. Nessa situao, o amigo de Jorge equivocou-se porque Jorge no poderia dirigir o IML de Braslia, uma vez que no integra o quadro funcional desse rgo.

48. O Governador e o Vice-Governador do DF agendaram viagem internacional por um perodo de vinte dias com o objetivo de viabilizar troca de experincias relativas a sistemas de educao. Nessa situao, para se ausentarem do DF pelo referido perodo, o governador e o vice-governador devero obter autorizao da Cmara Legislativa do DF (CLDF), a quem compete privativamente autorizar esse afastamento.

As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

49. Joo da Tasmnia, Deputado Distrital, foi acusado da prtica de crime de sonegao fiscal pelo Procurador Geral de Justia do DF , neste caso o Dep. Joo ser julgado perante o Tribunal Regional Federal. 50. Octvio Estevo eleito Deputado Distrital no pleito eleitoral de 2010, assumiu o mandato em janeiro de 2011 e, no dia 28 de fevereiro de 2011, foi condenado em sentena judicial transitada em julgada, neste caso Octvio Estevo perder o mandato de Deputado Distrital.

"Se s incapaz de sonhar, nasceste velho. Se o teu sonho te impede de agir segundo as realidades, nasceste intil; se porm sabes transformar sonhos em realidade que encontram com a luz do teu sonho, ento sers grande na tua ptria e a tua ptria ser grande em ti." Plnio Esteves Salgado GABARITO

1. F O art. 5 da LODF no prev exclusividade apenas nestes casos, pois falta a iniciativa popular 2. F No iniciativa privativa do Governador do DF 3. V Ver art. 44, II, LODF 4. V Conforme o art. 60, VIII da LODF 5. F luz da LODF, art. 61, 1, imunidade material a partir da posse. 6. V Art. 63, 2 da LODF. 7. F Art. 70 da LODF. Iniciativa popular no DF mediante assinatura de eleitores do DF 8. V Art. 16,VII da LODF. 9. V Art. 15, XVIII in fine da LODF. 10. F Art. 17,IX da LODF. 11. F Art.18, I da LODF 12. V Art. 56 da LODF. 13. F Art. 74 4 da LODF a promulgao pelo Governador do DF apenas da parte derrubada. 14. V Art. 206, 5 da LODF. 15. V. De acordo com o art. 216 da LODF.
As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

16. F. A assistncia social dever do Estado e ser prestada a todos que necessitarem sem relao com a contribuio a seguridade social. 17. F Art. 64, I da LODF. O nome correto Banco de Braslia.No perderia o mandato 18. V Art. 71 1, I da LODF 19. V Art. 3, X da LODF. 20. F Art. 15 prev a competncia privativa do DF a administrao de cemitrios. 21. F Art. 18, IV da LODF em virtude do princpio da impenhorabilidade dos bens pblicos 22. F Art. 19, 3, No h previso expressa na LODF nestes casos. 23. V Art. 57, III da LODF 24. V Art. 60, VII 25. F Ver Art. 105 da CF cominado com o Art. 103 da LODF, caber ao Superior Tribunal de Justia julgar o Governador do DF, originariamente, pelos seus crimes comuns, e a CLDF competente para julgar os crimes de responsabilidade. 26. F Art. 68, 3 da LODF mediante requerimento de um tero dos deputados distritais 27. F Art. 82, 4. Os conselheiros do TCDF somente podero aposentar-se com as vantagens do cargo quando o tiverem exercido por mais de cinco anos. 28. V Art. 111, 2. 29. F Art. 108 30. F Art. 91 31. V Art. 160, I Um tero dos membros da diretoria executiva de uma fundao pblica instituda pelo Distrito Federal sero servidores do quadro dessa entidade 32. V Art. 211, 2 da LODF. 33. V Art. 215 da LODF. 34. F Art. 241 percentual mnimo de 25% 35. V Art. 207 da LODF 36. F Art. 216 da LODF previstas em lei
As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

37. V Art. 206 2 da LODF 38. F Art. 40, 2 O servidor pblico reintegrado far jus ao ressarcimento de todos os direitos e vantagens que perdeu em face da demisso ilcita 39. F Art. 40, 3 servidor ficar em disponibilidade, percebendo remunerao proporcional ao tempo de servio pblico, at o aproveitamento em outro cargo. 40. D Art. 15, III da LODF 41. B Art. 119 da LODF 42. A Art. 11 da LODF 43. C Art. 118 da LODF 44. E Art. 19, 3 assevera que o Administrador Regional apresentar anualmente a sua declarao de bens 45. V Art. 20 da LODF Previsto na teoria da responsabilidade civil de reparar os danos, imputada ao Estado ou suas entidades, quando seus agentes lesam terceiros. 46. F Art. 27 possvel que Jos por crime de ato de improbidade administrativa 47. V Art. 119, 5 da LODF. 48. V Art. 60, XII competncia da CLDF autorizar a ausncia superior a 15 dias 49. F Art. 60, 4 Compete ao Tribunal de Justia do Distrito Federal julgar os Deputados Distritais 50. F Art. 63, VI da LODF. O Plenrio decidir sobre a perda do mandato.

Coragem! Eu venci o Mundo disse Cristo, Jesus.

As aulas sero ministradas na Unidade IPC CURSOS: CSA 01, LOTES 14/15, LOJA 1 - Taguatinga Sul - (61) 3353-5772 www.ipccursos.com.br / e-mail geral: ipctagua@ipccursos.com.br e-mail coordenao concursos: concurso@ipccursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai