Anda di halaman 1dari 8

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

Curso de Idiomas Wizard


www.wizard.com.br/Wizard+Idiomas Jeito + Rpido e Fcil de Aprender. Ganhe 20% Desconto na Matricula.

MESOPOTMIA

Escrita cuneiforme gravada numa escultura do sculo XXII a.C. (Museu do Louvre, Paris). A linguagem escrita resultado da necessidade humana de garantir a comunicao e o desenvolvimento da tcnica.

A Mesopotmia - nome dado pelos gregos e que significa "terra entre rios" (do grego, meso e potamos ) - uma regio de interesse histrico e geogrfico mundial, trata-se de um plat de origem vulcanica localizado no Oriente Mdio, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupada pelo atual territrio do Iraque e terras prximas. Os rios desembocam no Golfo Prsico e a regio toda rodeada por desertos. Inserida na rea do Crescente Frtil - de Lua crescente , exatamente ela ter o formato de uma Lua crescente e de ter um solo frtil -, uma regio do Oriente Mdio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito rida para qualquer cultivo. A Mesopotmia tem duas regies geogrficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotmia ou Assria, uma regio bastante montanhosa, desrtica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotmia ou Caldia, muito frtil em funo do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armnia e desguam separadamente no Golfo Prsico.

Histria

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

A Mesopotmia considerada o Bero da Civilizao, j que foi na Baixa Mesopotmia aonde surgiram os primeiros Estados por volta do quarto milnio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante do crescimento da populao e do aumento da produo agrcola, que se originou da adoo da agricultura como forma de vida, em oposio caa. O surgimento dos primeiros ncleos urbanos na regio foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidrulico que favorecia a utilizao dos pntanos, evitava inundaes e garantia o armazenamento de gua para as estaes mais secas. Fazia-se necessrio a construo dessas estruturas para manter algum tipo de controle sobre o regime dos rios Tigre e Eufrates. Esses rios gmeos, em funo do relevo que os envolve, correm de noroeste para sudeste, num sentido oposto ao rio Nilo, sendo as enchentes na Mesopotmia muito mais violentas e sem uniformidade e a regularidade apresentada pelo Nilo. Os mesopotmicos no se caracterizavam pela construo de uma unidade poltica. Entre eles, sempre predominaram os pequenos Estados, que tinham nas cidades seu centro poltico, formando as chamadas cidades-estados. Cada uma delas controlava seu prprio territrio rural e pastoril e a prpria rede de irrigao. Tinham governo e burocracia prprios e eram independentes. Mas, em algumas ocasies, em funo das guerras ou alianas entre as cidades, surgiram os Estados maiores, sempre monrquicos, sendo o poder real caracterizado de origem divina. Porem, essas alianas eram temporrias. Apesar de independentes politicamente, esses pequenos Estados mesopotmicos eram interdependentes na economia, o que gerava um dinmico processo de trocas.

Povos da Mesopotmia
A Mesopotmia foi uma regio por onde passavam muitos povos nmades oriundos de diversas regies. A terra frtil fez com que alguns desses povos a se estabelecessem. Do convvio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotmicas. Os povos que ocuparam a mesopotmia foram os sumrios , os acdios, os amoritas ou antigos babilnios , os assrios, os elamitas e os caldeus ou novos babilnios . Como raramente esses Estados atingiam grandes dimenses territoriais, conclui-se que apesar identidade econmica, social e cultural entre essas civilizaes, nunca houve um Estado mesopotmico, mas Estados Mesopotmicos. Os Sumrios e Acadianos (antes de 2000 a.C.)
Ver artigos principais: Sumrios, Acadianos.

Os sumrios foram provavelmente os primeiros a habitar o sul da Mesopotmia. A regio foi ocupada em 5000 a.C. pelo povo sumrio, que ali construiu as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk e Lagash. As cidades foram erigidas sobre colinas e fortificadas para que pudessem ser defendidas da invaso de outros povos que buscavam um melhor lugar para viver. Desde o quarto milnio a.C., realizavam obras de irrigao e utilizavam tcnicas de metalurgia do bronze e utilizavam uma escrita cuneiforme. Sua organizao social influenciou muitos povos que os sucederam na regio. Aps um perodo de domnio dos reis elamitas (viviam no sudoeste do atual Ir), os sumerianos voltaram a gozar de independncia.

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

Grupos de nmades, vindos do deserto da Sria, comearam a penetrar nos territrios ao norte das regies sumerianas. Conhecidos como acadianos, dominaram as cidades-estados da Sumria por volta de 2550 a.C. Os Amoritas (2000 a.C.-1750 a.C.) Ver artigo principal: Amoritas. No incio do segundo milnio a.C., a regio da Mesopotmia constitui-se em um grande e unificado imprio que tinha como centro administrativo a cidade da Babilnia, situada nas margens do rio Eufrates. O soberano que mais se destacou foi Hamurabi, elaborando leis que ficaram conhecidas como Cdigo de Hamurabi. Aps sua morte, a Mesopotmia foi abalada por sucessivas invases, at a chegada dos assrios. Assrios (1300 a.C.-612 a.C.) Ver artigo principal: Assrios. De origem semita, os assrios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milnio a.C., passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domnio para alm da prpria Mesopotmia, chegando ao Egito. O centro administrativo do imprio assrio era Nnive. Caldeus (612 a.C.-539 a.C.) Ver artigo principal: Caldeios. Povo de origem semita que se estabeleceu na Mesopotmia no incio do primeiro milnio a.C., os caldeus foram os principais responsveis pela derrota dos assrios e pela organizao do novo imprio babilnico. Nabucodonosor foi o soberano mais conhecido dos caldeus. Governou por quase sessenta anos e aps sua morte os persas dominaram o novo imprio babilnico.

A economia e a sociedade
Em linhas gerais podemos dizer que a forma de produo predominante na Mesopotmia baseou-se na propriedade coletiva das terras administrada pelos templos e palcios. Os indivduos s usufruam da terra enquanto membros dessas comunidades. Acredita-se que quase todos os meios de produo estavam sobre o controle do dspota , personificao do Estado, e dos templos. O templo era o centro que recebia toda a produo, distribuindo-a de acordo com as necessidades, alem de proprietrio de boa parte das terras: o que se denomina cidade-templo . Estudos recentes mostram que, alm do setor da economia dos templos e do palcio, havia um setor privado que participava, tambm, da economia da cidade-estado. Administradas por uma corporao de sacerdotes, as terras, que teoricamente eram dos deuses, eram entregues aos camponeses. Cada famlia recebia um lote de terra e devia entregar ao templo uma parte da colheita como pagamento pelo uso til da terra. J as propriedades particulares eram cultivadas por assalariados ou arrendatrios. Entre os sumerianos havia a escravido, porm o nmero de escravos era relativamente pequeno.
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

Em contraste com as cheias regulares e benficas do Nilo, o fluxo das guas dos rios Tigre e Eufrates, ao subir Leste pelos Montes Tauro, irregular e imprevisvel, produzindo condies de seca em um ano e inundaes violentas e destrutivas em outro. Para manter algum tipo de controle, fazia-se necessrio a construo de audes e canais, alem de complexa organizao. A construo dessas estruturas tambm era dirigida pelo Estado. O controle dos rios exigia numerosssima mo-de-obra, que o governo recrutava, organizava e controlava. As principais atividades econmicas da Mesopotmia eram: A Agricultura. Era base da Economia. A economia da Baixa Mesopotmia, em meados do terceiro milnio a.C., baseava-se na agricultura de irrigao. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim (ssamo, de onde extraiam o azeite para alimentao e iluminao), arvores frutferas, razes e legumes. Os instrumentos de trabalho eram rudimentares, em geral de pedra, madeira e barro. O bronze foi introduzido na segunda metade do terceiro milnio a.C., porem, a verdadeira revoluo ocorreu com a sua utilizao, isto j no final do segundo milnio antes da Era Crist. Usavam o arado semeador, a grade e carros de roda; A Criao de Animais. A criao de carneiros, burros, bois, gansos e patos era bastante desenvolvida; O Comrcio. Os comerciantes eram funcionrios a servio dos templos e do palcio. Apesar disso, podiam fazer negcios por conta prpria. A situao geogrfica e a pobreza de matrias primas favoreceram os empreendimentos mercantis. As caravanas de mercadores iam vender seus produtos e buscar o marfim da ndia, a madeira do Lbano, o cobre de Chipre e o estanho de Cucaso. Exportavam tecidos de linho, l e tapetes, alm de pedras preciosas e perfumes. As transaes comerciais eram feitas na base de troca, criando um padro de troca inicialmente representado pela cevada e depois pelos metais que circulavam sobre as mais diversas formas, sem jamais atingir, no entanto, a forma de moeda. A existncia de um comercio muito intenso deu origem a uma organizao economia slida, que realizava operaes como emprstimos a juros, corretagem e sociedades em negcios. Usavam recibos, escrituras e cartas de crdito. O comercio foi uma figura importante na sociedade mesopotmica, e o fortalecimento do grupo mercantil provocou mudanas significativas, que acabaram por influenciar na desagregao da forma de produo templrio-palaciana dominante na Mesopotmia.

As cincias
A Astronomia. Entre os babilnicos, foi a principal cincia. Notveis eram os conhecimentos dos sacerdotes no campo da astronomia, muito ligada e mesmo subordinada a astrologia. As torres dos templos serviam de observatrios astronmicos. Conheciam as diferenas entre os planetas e as estrelas e sabiam prever eclipses lunares e solares. Dividiram o ano em meses, os meses em semanas, as semanas em sete dias, os dias em doze horas, as horas em sessenta minutos e os minutos em sessenta segundos. Os elementos da astronomia elaborada pelos mesopotmicos serviram de base astronomia dos gregos, dos rabes e deram origem astronomia dos europeus; A Matemtica. Entre os caldeus, alcanou grande progresso. As necessidades do diaa dia levaram a um certo desenvolvimento da matemtica.Os mesopotmicos usavam um sistema matemtico sexagesimal (baseado no nmero 60). Eles conheciam os resultados das |multiplicaes e divises, razes quadradas e raz cbica e equaes do segundo grau. Os matemticos indicavam os passos a serem seguidos nessas operaes, atravs da multiplicao dos exemplos. Jamais divulgaram as formulas dessas operaes, o que tornaria as repeties dos exemplos desnecessrias. Tambm
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

dividiram o crculo em 360 graus, elaboraram tbuas correspondentes s tbuas dos logartimos atuais e inventaram medidas de comprimento, superfcie e capacidade de peso; A Medicina. Os progressos da medicina foram grandes (catalogao das plantas medicinais, por exemplo).Assim como o direito e a matemtica, a medicina estava ligada a adivinhao. Contudo, a medicina no era confundida com a simples magia. Os mdicos da Mesopotmia, cuja profisso era bastante considerada, no acreditavam que todos os males tinham origem sobrenatural, j que utilizavam medicamentos base de plantas e faziam tratamentos cirrgicos. Geralmente, o medico trabalhava junto com um exorcista, para expulsar os demnios, e recorria aos adivinhos, para diagnosticar os males.

FIES: Financie seu Futuro


vestibulares.br/FIES Inscreva-se no FIES e Pague At R$50 por Trimestre na sua Faculdade

As letras
A escrita. A escrita cuneiforme, grande realizao sumeriana, usada pelos srios, hebreus e persas, surgiu ligada s necessidades de contabilizao dos templos. Era uma escrita ideogrfica, na qual o objeto representado expressava uma idia. Os sumrios - e, mais tarde os babilnicos e os assrios, que falavam acadiano - fizeram uso extensivo da escrita cuneiforme. Mais tarde, os sacerdotes e escribas comearam a utilizar uma escrita convencional, que no tinha nenhuma relao com o objeto representado. As convenes eram conhecidas por eles, os encarregados da linguagem culta, e procuravam representar os sons da fala humana, isto , cada sinal representava um som. Surgia assim a escrita fontica, que pelo menos no segundo milnio a.C., j era utilizado nos registros de contabilidade, rituais mgicos e textos religiosos. Quem decifrou a escrita cuneiforme foi Henry C. Rawlinson. A chave dessa faanha ele obteve nas inscries da Rocha de Behistun, na qual estava gravada uma gigantesca mensagem de 20 metros de comprimento por 7 de Altura. A mensagem fora talhada na pedra pelo rei Dario, e Rawlinson identificou trs tipos diferentes de escrita (antigo persa, elamita e acdio - tambm chamado de assrio ou babilnico). O alemo Georg Friederich Grotefend e o francs Jules Oppent tambm se destacaram nos estudos da escrita sumeriana. A Literatura. Era pobre. Destacam-se apenas o Mito da Criao e a Epopia de Guilgamesh - aventura de amor e coragem desse heri semideus, cujo objetivo era conhecer o segredo da imortalidade. O Direito. O Cdigo de Hamurbi, at pouco tempo o primeiro cdigo de leis que se tinha notcia, no original. uma compilao de leis sumerianas mescladas com tradies semitas. Ele apresenta uma diversidade de procedimentos jurdicos e determinao de penas para uma vasta gama de crimes. Contm 282 leis, abrangendo praticamente todos os aspectos da vida babilnica, passando pelo comrcio, propriedade, herana, direitos da mulher, famlia, adultrio, falsas acusaes e escravido. Suas principais caractersticas so: Pena ou Lei de Talio, isto , olho por olho, dente por dente (o castigo do criminoso deveria ser exatamente proporcional ao crime por ele cometido), desigualdade perante a lei (as punies variavam de acordo com a posio social da vitima e do infrator), diviso da sociedade em classes (os homens livres, os escravos e um grupo intermedirio pouco conhecido os mushkhinum) e igualdade de filiao na distribuio da herana. O Cdigo de Hamurbi reflete a preocupao em disciplinar a vida econmica (controle dos preos, organizao dos artesos, etc.) e garantir o regime de propriedade privada da terra. Os textos jurdicos mesopotmicos invocavam os deuses da justia, os mesmos da adivinhao, que decretavam as leis e presidiam os julgamentos.
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

As artes
Ver artigo principal: Arte da Mesopotmia. Ver tambm: Arte sumria, Arte assria e Arte babilnica. A Arquitetura. A mais desenvolvida das artes, porem no era to notvel quanto a egpcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construram templos e palcios, que eram considerados cpias dos existentes nos cus, de tijolos, por ser escassa a pedra na regio;. O zigurate, torre de vrios andares, foi a construo caracterstica das cidades-estados sumerianas. Nas construes, empregavam argila, ladrilhos e tijolos. Escultura e a pintura. Tanto a escultura quanto a pintura eram fundamentalmente decorativas. A escultura era pobre, representada pelo baixo relevo. Destacava-se a estaturia assria, gigantesca e original. Os relevos do palcio de Assurbanipal so obras de artistas excepcionais. A pintura mural existia em funo da arquitetura.

A msica e a dana
A msica na Mesopotmia, principalmente entre os babilnicos, estava ligada religio. Quando os fiis estavam reunidos, cantavam hinos em louvor dos deuses, com acompanhamento de msica. Esses hinos comeavam muitas vezes, pelas expresses: " Glria, louvor tal deus; quero cantar os louvores de tal deus", seguindo a enumerao de suas qualidades, de socorro que dele pode esperar o fiel. Nas cerimnias de penitncia, os hinos eram de lamentao: "a de ns", exclamavam eles, relembrando os sofrimentos de tal ou qual deus ou apiedando-se das desditas que desabam sobre a cidade. Instrumentos sem dvida de sons surdos, acompanhavam essa recitao e no corpo desses salmos, v-se o texto interromper-se e as onomatopias "ua", "ui", "ua", sucederem-se em toda uma linha. A massa dos fiis devia interromper a recitao e no retom-la seno quando todos, em coro tivessem gemido bastante. A procisso, finalmente, muitas vezes acompanhava as cerimnias religiosas e mesmo as cerimnias civis. Sobre um baixo-relevo assrio do British Museum que representa a tomada da cidade de Madaktu em Elam, a populao sai da cidade e se apresenta diante do vencedor, precedida de msica, enquanto as mulheres do cortejo batem palmas oriental para compassar a marcha. O canto tambm tinha ligaes com a magia. H cantos a favor ou contra um nascimento feliz, cantos de amor, de dio, de guerra, cantos de caa, de evocao dos mortos, cantos para favorecer, entre os viajantes, o estado de transe. A dana, que o gesto, o ato reforado, se apia em magia sobre leis da semelhana. Ela mmica, aplica-se a todas as coisas:- h danas para fazer chover, para guerra, de caa, de amor etc. Danas rituais tm sido representadas em monumentos da sia Ocidental, Sumria. Em Thecheme-Ali, perto de Teer; em Tepe-Sialk, perto de Kashan; em Tepe-Mussian, regio de Susa, cacos arcaicos reproduzem filas de mulheres nuas, dando-se as mos, cabelos ao

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

vento, executando uma dana. Em cilindros-sinetes vem-se danas no curso dos festins sagrados (tumbas reais de Ur).

A religio
Os deuses, extremamente numerosos, eram representados imagem e semelhana dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, tambm eram cultuadas. Embora cada cidade possusse seu prprio deus, havia entre os sumrios algumas divindades aceitas por todos. Na Mesopotmia, os deuses representavam o bem e o mal, tanto que adotavam castigos contra quem, no cumpria com as obrigaes. O centro da civilizao sumeriana era o templo, a casa dos deuses que governava a cidade, alm de centro da acumulao de riqueza. Ao redor do templo desenvolvia-se a atividade comercial. O sacerdote representava o deus e combinava poderes polticos e religiosos. Apenas ao sacerdote, era permitida a entrada no templo e dele era a total responsabilidade de cuidar da adorao aos deuses e fazer com que atendessem as necessidades da comunidade. Os sacerdotes do templo estavam livres dos trabalhos nos campos dirigiriam os trabalhos de construo de canais de irrigao, reservatrios e diques. O deus atravs dos sacerdotes emprestava aos camponeses animais, sementes, arados e arrendava os campos. Ao pagar o emprstimo, o devedor acrescentava a ele uma oferenda de agradecimento. Com a necessidade de controlar os bens doados aos deuses e prestar contas da administrao das riquezas do templo inicio-se o sistema de contagem e a escrita cuneiforme. Como exemplo do poder dos deuses em Lagash, o campo era repartido nas posses de aproximadamente 20 divindades, uma destas, Ba, possui cerca de 3250 hectares, das quais trs quartos atribudos, um em lotes, as famlias singulares, um quarto cultivado por assalariados, por arrendatrios (que pagam um stimo ou um oitavo do produto) ou pelo trabalho gratuito dos outros camponeses. Em seu templo trabalham 21 padeiros auxiliados por 27 escravas, 25 cervejeiros com 6 escravos, 4 mulheres encarregadas do preparo da l, fiandeiras, tecels, um ferreiro, alem dos funcionrios, dos escribas e dos sacerdotes. A concepo de uma vida alm-tmulo era confusa. Acreditavam que os mortos iam para junto de Nergal, o deus que guardava um reino de onde no se poderia voltar.

Cronologia dos principais eventos


6000-5000 a.C. Inveno do arado e da roda. 5000 a.C. Primeiras aldeias. Cultivo de cereais. Cermica. 3000 a.C. Idade do Bronze. Civilizao sumria. Primeiras cidades. Foram criados a escrita e o sistema de numerao. 2500 a.C. Sargo I de Acdia unifica a Mesopotmia 2000 a.C. Primeira civilizao assria. Invaso dos hititas.

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Bssola Escolar>Histria Geral > Mesopotmia

1900-1200 a.C. Primeiro imprio babilnico. Reino de Hamurbi. Cdigo de Hamurabi (at pouco tempo, o primeiro cdigo escrito). 1290 a.C. xodo hebreu do Egito (Moiss). 1200 a.C. Fim do reino babilnico e dominao assria na Mesopotmia. 1100 a.C. Destruio do Imprio Hitita. Nabucodonosor da Babilnia unifica o reino. Segundo Imprio Babilnico. Nasce o reino de Israel. 700 a.C. Reino dos medos. 600 a.C. Na Babilnia: Reino de Nabucodonosor II. 550-470 a.C. Ciro, o Grande, conquista Ecbatana, capital dos medos, e a Babilnia. Incio do reinado persa. 470 a.C. Alexandre Magno derrota os persas e conquista a Mesopotmia. Muitos podem no saber mas estudiosos acreditam que a Pedra filosofal pode ter sido criada l

Personalidades histricas da Mesopotmia


Assurbanipal Hamurabi Marduk Nabucodonosor II Sargo Semirmis

Cidades e regies histricas da Mesopotmia


Acdia Assria Assur Babilnia Caldia Kish Lagash Nimrod Nnive Nippur Samara Sumria Ur Uruk

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/mesopotamia.htm[18/12/2013 18:38:10]

Anda mungkin juga menyukai