Anda di halaman 1dari 5

ESPECIALIZAO EM FILOSOFIA CONTEMPORNEA CCE PUC-RIO

FILOSOFIA ANALTICA

Professora: Camila Jourdan Aluno: Leonardo de Freitas Mendes

Rio de Janeiro, 2013.

O INEFVEL EM WITTGENSTEIN, SOB A TICA DA FILOSOFIA BUDISTA


Como o mundo , de todo indiferente para aquilo que mais alto. Deus no se revela no mundo

No limite do que pode ser conhecido pelo homem, impossvel representar o que se revela. H por certo o inefvel, tentou demonstrar Wittgenstein, baseado na lgica. Para ele os problemas da metafsica so absurdos devido a uma m compreenso do funcionamento da linguagem, que s pode propor o contingente. Nunca fazer proposies necessrias sem cair em tautologias ou contradies. Esse lugar alm das palavras e do prprio pensamento, os budistas chamam de shunyata, traduzido geralmente como vazio. Pode ser representado por uma luz sem sombras, eterna no tempo e no espao, o que j torna intil pensar nesses termos. Tanto Buda quanto Wittgenstein podem oferecer ento apenas uma escada at a mstica que se oculta da razo e para alm desses limites. Esclarecer o pensamento e marcar a sua fronteira. Apontar o caminho para a experincia direta do que no pode ser pensado com sentido.
6.44 O mstico no como o mundo , mas que ele . 6.45 A intuio do mundo sub specie aeterni sua intuio como totalidade limitada. O sentimento do mundo como totalidade limitada o sentimento mstico. (WITTGENSTEIN, 1993, p.279)

Essa totalidade limitada a que se refere Wittgenstein pode ser melhor compreendida luz do conceito budista de samsara. O nascimento de um corpo frgil, refm de afetos que o atravessam e o limitam. Capaz de perceber apenas impermanncia em todas as coisas, mas tambm de descansar a mente no eterno. Ao alcanar essa eternidade, representada

pelo cu nas mitologias antigas, os discpulos de Wittgenstein assim como os de Buda, devem jogar fora a escada ou acabam por descer outra vez a problemas insolveis, que s podem se mostrar absurdos, mas nunca serem respondidos.
54 Minhas proposies elucidam dessa maneira: quem me entende acaba por reconhec-las como contra-sensos, aps ter escalado atravs delas - por elas - para alm delas. Deve sobrepujar essas proposies, e ento ver o mundo corretamente. (WITTGENSTEIN, 1993, p.281)

O Budismo do mesmo modo aconselha a conscincia plena no momento presente e um conhecimento intuitivo que s pode ser alcanado alm das tentativas do intelecto. Quando cessa o pensamento discursivo e abre-se espao a uma instantaneidade primordial que ultrapassa qualquer possibilidade de racionalizao. A iluminao assim tambm o inefvel. Um estado de plenitude, alm da vontade, em que o desejo no mais responsvel pela ao, que tambm se extingue. O que resta tudo. Um permanecer que persiste em reinar em tudo. Isso remete, porm, ao problema apontado por Wittgenstein na intuio do mundo como totalidade limitada. Nada se pode dizer sobre o que est alm desses limites, traados de dentro. Por isso "sobre aquilo que no se pode falar, deve-se calar". A filosofia de Wittgenstein e o Budismo se mostram assim teraputicas complementares para libertar do sofrimento. De qualquer dogmatismo e da possibilidade de uma compreenso absoluta pela razo. So tentativas de abrir caminho ao fluxo da experincia, ao aquietar a mente e volt-la para o presente e para o que de fato pode ser feito.
A verdadeira descoberta aquela que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser. A que aquieta a filosofia, de tal modo que ela no seja mais//deixe de ser// flagelada por perguntas que colocam a si prpria em questo. (WITTGENSTEIN, 1989, p.32)

Esse trabalho rduo e infrutfero da metafsica, luz de Wittgenstein, pode ser interpretado tambm no Sutra de Ltus, considerado por Buda o ensinamento supremo.
como uma pessoa que vai casa de um amigo ntimo, embriaga-se de vinho e adormece. Seu amigo introduz uma prola de valor inestimvel no forro da sua roupa como um presente e ento sai. O amigo nada percebe e se levanta e prossegue a sua viagem indo a um outro pas, onde despende muitos esforos, empreende trabalhos pesados e est satisfeito com o pouco que consegue ganhar. Mais tarde, seu amigo ntimo encontra-se com ele novamente e diz: Hei, amigo! Como voc pde, por roupa e comida, chegar a essa situao? H tempos atrs, desejando dar-lhe paz, felicidade e a satisfao dos Cinco Desejos; em tal dia, ms e ano, eu introduzi uma prola de valor inestimvel no forro da sua roupa. Desde aquele tempo at agora, ela est a, mas voc no sabe a seu respeito. Por essa razo, voc tem labutado e sofrido para ganhar sua subsistncia. Quo estpido voc foi. Voc pode pegar essa joia agora e troc-la pelo que voc necessita. (Sutra de Ltus, p.163)

A natureza promissora dessas reflexes, porm, obscurecida pela prpria simplicidade. Por estarem to prximas facilmente desaparecem aos nossos olhos. O que Heidegger tambm identificou na sua obra "O caminho do campo". O caminho para o que est prximo sempre o mais longo e, portanto, o mais difcil para ns humanos. (...) Durante nossa peregrinao pela catedral, percebemos, enfim, que a Luz que ilumina os vitrais da contemplao a nossa prpria Luz. E isso que est prximo: a conscincia primordial. Contudo, o processo de voltar para casa, para essa proximidade, sutil e rigoroso. (HEIDEGGER)

Em "O Retorno Origem", Lex Hixon chama a ateno para a forma que Heidegger utiliza a linguagem nas suas tentativas de dizer o indizvel. De descrever o que seria um no-pensamento, a presena do ser contemplativo que deve ser admitida alm do ser que calcula meios e fins. Uma viso tambm bastante prxima ao fim do carma no Nirvana budista. Uma perfeita liberao em relao ao querer. E a possibilidade de desejar o no querer. Para Wittgenstein um no querer respostas, saciado na prova lgica da nossa incapacidade lingustica de racionalizar o mstico. Mas tambm na certeza de que podemos vivencia-lo, e ter vontade de agradecer, mesmo sem jamais saber a quem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Traduo, apresentao, e estudo introdutrio: Luiz Henrique Lopes dos Santos, introduo: Bertrand Russel. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1993. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes Filosficas . Trad.: Jos Carlos Bruni. So Paulo: Nova Cultural, 1989. - (Os Pensadores). O Sutra da Flor de Ltus da Lei Maravilhosa / traduo de Marcos Ubirajara de Carvalho e Camargo. - So Paulo: Editorama, 2009. NHT HANH, Thch. Opening the Heart of the Cosmos.Insights on the Lotus Stra. . . Berkeley, Parallax Press, 2003. DALAI LAMA, Prticas de Sabedoria. Organizao Geshe Thupten Jinpa. Traduo: Vera Maria Marques Martins. Ed Nova Era, 2005.
.

Anda mungkin juga menyukai