Anda di halaman 1dari 1

DESCRIO

Instalaes prediais de gua fria: conjunto de tubulaes, equipamentos, reservatrios e dispositivos executados a partir do ramal de entrada predial, destinado ao abastecimento dos pontos de utilizao de gua do prdio, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da gua fornecida pelo sistema de abastecimento.

RECOMENDAES GERAIS

Os equipamentos e servios devem atender aos requisitos do Decreto Estadual 45.805, de 15/05/01, que institui medidas de reduo de consumo e racionalizao do uso de gua no mbito do Estado de So Paulo e o Decreto Estadual 48.138, de 07/10/03, que institui o Programa Estadual de Uso Racional de gua Potvel. O atendimento a estes decretos pressupe a instalao, a conservao e o uso adequado dos equipamentos e servios, de forma que sua eficcia seja mantida ao longo do tempo e proporcionem uso racional e maior economia de gua. Para tanto, necessrio observar os procedimentos indicados pelo fabricante para a instalao, a fim de evitar desperdcios causados por vazamentos ou m colocao. Dispositivos restritores de vazo devem ser utilizados quando houver necessidade de limitar a vazo dos equipamentos nos pontos de gua. Deve-se observar a vazo indicada para cada tipo de equipamento em sua ficha respectiva e indicar o uso do restritor caso seja necessrio. No momento da chegada dos produtos na obra, deve-se efetuar controle de qualidade no recebimento, aferindo os lotes em relao s especificaese aos prottipos comerciais. Todas as extremidades das tubulaes devem ser protegidas e vedadas durante a construo, at a instalao definitiva dos aparelhos. Para evitar furto e vandalismo de equipamentos expostos, deve-se usar trava qumica anaerbica, que alm de ser um bom vedante, torna a remoo do equipamento possvel somente com o uso de ferramenta apropriada. Em caso de uso de trava qumica, as conexes devem ser realizadas somente entre metais, pois a trava qumica no aje em materiais plsticos. Em casos de unidades sujeitas a vandalismo, a critrio da FDE, deve-se adotar o uso de equipamentos antivandalismo. As tubulaes no devem ser embutidas em lajes ou lastros de pisos; nos casos necessrios, devem ser previstas canaletas para estas passagens. As instalaes e respectivos testes das tubulaes devem ser executados de acordo com as normas da ABNT e das Concessionrias locais. As deflexes, os ngulos e as derivaes necessrias s tubulaes devem ser feitos por meio de conexes apropriadas. Devem ser utilizadas unies e flanges na montagem de eletrobombas e outros equipamentos, para facilitar a desmontagem. Somente poder ser permitida a instalao de tubulaes que atravessem elementos estruturais quando prevista e detalhada nos projetos executivos de estrutura e hidrulica, observando-se as normas especficas. O alinhamento deve ser corretamente observado para evitar excessos de esforos laterais, diminuindo a possibilidade de infiltrao e vazamentos pelas juntas.

Para tubulaes subterrneas, a altura mnima de recobrimento (da geratriz superior do tubo superfcie do piso acabado) deve ser de 50cm sob leito de vias trafegveis e de 30cm nos demais casos; a tubulao deve ser apoiada em toda a sua extenso em fundo de vala regular; nos casos necessrios, deve ser apoiada sobre lastro de concreto e protegida com pintura asfltica. As tubulaes de gua fria devem ser assentadas acima de outras redes, nos casos de sobreposio. As tubulaes aparentes devem ser executadas em ao e/ ou ferro galvanizado. As torneiras de uso restrito (jardim e lavagem) no podem ser instaladas no interior de caixas enterradas. Aps a sua instalao, devem ser verificadas a ausncia de defeitos e vazamentos, a boa fixao das peas (locao, prumo, alinhamento e nivelamento) e a limpeza do servio executado. Todas as vlvulas de descarga especificadas possuem registro incorporado. Nos projetos de instalaes deve-se prever a utilizao de somente um registro de gaveta para toda a bateria de vlvulas de um mesmo ambiente.

Servios

H2
Rede de gua fria
eco

FICHAS DA ETAPA

Ficha H2.01 Registro de gaveta bruto (volante amarelo) Ficha H2.02 Registro de gaveta com canopla cromada Ficha H2.03 Registro de presso bruto (volante amarelo) Ficha H2.04 Registro de presso com canopla cromada Ficha H2.05 Tubos de ao e conexes de ferro galvanizado Ficha H2.06 Tubos e conexes de PVC rgido (linha hidrulica) Ficha H2.07 Vlvula de descarga Ficha H2.08 Proteo anticorrosiva para ramais sob a terra

Ver tambm Catlogo de Servios

Ficha H6 Aparelhos, louas e metais Ficha H6.13 Restritores de vazo Ficha H6.14 Equipamentos antivandalismo

Reviso Data Pgina

2 30/06/04

1/1

Ateno

Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

Anda mungkin juga menyukai