Anda di halaman 1dari 3

Acabamento Oleoso Oil Finish Oil Finish, ou acabamento oleoso, pode ser feito de diversas maneiras, mas a inteno

o sempre de dar pea uma aparncia natural, quase como se a madeira tivesse apenas sido polida com uma flanela. Sabemos que a proteo com poliuretano maior, mas o leo um acabamento que no racha nem descasca, no mancha com a presena da gua e no polui o meio ambiente, j que no necessita do uso de pistola para sua aplicao. Alm disso, o uso dirio da pea acabada com leo incrementa ainda mais seu grau de polimento e seu brilho, conferindo maior beleza mesma com o passar do tempo. A manuteno deste tipo de acabamento tambm muito fcil, j que no exige a retirada das camadas anteriores, para a aplicao das novas, como aconteceria no caso do acabamento com seladora ou vernizes. A lustrao com leo puro representa um processo de mais ou menos 2 meses, pois so necessrias vrias demos, com intervalos de uma semana entre elas. Para os interessados em seguir este processo, recomendo o uso do leo de linhaa polimerizado (cozido ou fervido), ou leo de tung polimerizado (muito difcil de se encontrar no Brasil, mas disponvel nos catlogos americanos como Woodcraft www.woodcraft.com , por exemplo). Outras opes disponveis no mercado so: leo mineral (vaselina lquida), leo de nozes e outros leos secantes. Com o intuito de agilizar o processo de lustrao e incrementar a proteo da madeira, alguns pases passaram a fabricar produtos base de leo, mas com adio de componentes qumicos. No Japo existe uma mistura pronta para lustrao chamada Watco-Oil (Danish-Oil), bastante utilizada porque d pea esta aparncia mais natural, porm com vantagens como secagem mais rpida e maior durabilidade. As desvantagens deste tipo de acabamento so de carter ambiental, j que possui componentes qumicos em sua frmula, de certa forma nocivos ao meio ambiente. No Brasil no temos um produto pronto no mercado, ento para facilitar a lustrao com leo, podemos produzir nossa prpria frmula, que apesar de tambm conter componentes qumicos se mostra menos nociva ao meio ambiente do que os tradicionais seladores e vernizes. A. Receita de mistura para lustrao: 1. leo de linhaa cozido transparente (outro melhor seria leo de Tung, porm no se encontra com facilidade no mercado nacional), encontrado em geral com adio de aditivo qumico secante (o polimerizado com presso e temperatura, sem aditivo secante, seria melhor, mas no Brasil at hoje no encontrei). Outros leos que j experimentei e deram bons resultados foram: leo de nozes, leo de andiroba e de sucurij. 2. Verniz martimo brilhante sem duplo filtro solar Rex Par, Poliulack ou Sparlack so algumas marcas recomendadas (para que o verniz se torne fosco so adicionados aditivos que o encarecem e o enfraquecem, portanto o melhor verniz mesmo o brilhante). 3. Essncia de Terebintina (destilado de pnus = gua raz vegetal) para diluir a frmula. Essa mistura deve ser acondicionada em uma lata com tampa, na proporo 1:1:1, e tem grande durabilidade (de pelo menos 1 ano).

B. Aplicao da mistura sobre a pea de madeira: A aplicao deve ser feita preferencialmente em local arejado, livre de poeira, ou com uso de mscara de proteo e exaustor para locais pouco ventilados. As etapas da lustrao so as seguintes: 1. Aps lixar a pea com as lixas de gros variados, at #150 (sempre no sentido das fibras da madeira), aplicar a primeira camada da mistura com pano sem felpas totalmente embebido, ou com pincel. 2. Com a pea ainda molhada, lixar com a lixa #180, no sentido das fibras. Como na primeira demo a madeira costuma absorver rapidamente o leo, aplicar mais uma camada do produto, deixando a pea inteiramente molhada antes de lix-la novamente. 3. Aguardar de 30 a 60 minutos, at que a camada aplicada se torne pegajosa ou mais viscosa. Com um pano seco retirar o excesso, atravs de movimentos curtos e vigorosos, que vo se tornando mais amplos e suaves conforme a pea for se tornando mais lisa ou escorregadia. Nesta fase no bom esperar demais, pois a retirada do excesso da mistura pode se tornar muito difcil (diferente do processo de aplicao de seladora ou verniz, onde a secagem total exigida). Uma dica importante: para madeiras de textura mais grossa, como o Angelim ou a Sucupira, aps a retirada do excesso de leo deve-se verificar se no h gotas saindo pelos poros durante a hora seguinte. Essas gotas deixadas na pea secam e se tornam difceis de remover. 4. Deixar a pea secar por aproximadamente 24 horas, e ento repetir a aplicao do produto, seguida da lixao com lixa # 220 ou #240. No ponto de viscosidade, repetir tambm a retirada do excesso de produto. 5. Mais uma vez, aps 24 horas, fazer nova aplicao, desta vez usando a lixa #320. 6. No quarto dia, fazer a ltima aplicao, sem uso de lixa, apenas retirando o excesso com o pano seco. Deixe secar por 3 a 7 dias, e a pea estar pronta para uso.

Caso no final do processo o brilho desejado no tenha sido alcanado, pode-se repetir o processo mais algumas vezes, at que se chegue ao resultado satisfatrio. E se se deseja um acabamento mais suave (como no caso de bijuterias, por exemplo), pode-se continuar o processo com lixas mais finas, como a #400 e #600.

Para manuteno, aps alguns anos de utilizao da pea, pode-se reaplicar a mistura sem nenhum tipo de preparo preliminar. Batidas que amassem a pea podem ser resolvidas com a aplicao de gua fervida no local, cobrindo com papel toalha para manter a umidade, ou passando o ferro quente com a proteo de um pedao de pano. Depois de seca a superfcie, pode-se reaplicar o leo com ou sem a lixa, dependendo do grau da avaria. Importante: O pano utilizado para a aplicao da mistura deve ficar sempre guardado em uma lata fechada, pois a presena do leo de linhaa pode causar combusto em contato com o ar, fazendo com que o pano pegue fogo. Parece mentira, mas realmente pode acontecer, ento sempre melhor garantir a segurana!

Anda mungkin juga menyukai