Anda di halaman 1dari 42

ECONOMIA PARA ENGENHARIA

Prof.Ms. Maria Helena Rosella Baracho

4 - Fundamentos de Macroeconomia Inflao

OBJETIVOS
Fundamentos Macroeconmico - Identificar as
grandes idias no mbito da macroeconomia

Poltica Fiscal - Entender o papel do governo Poltica monetria - Entender a importncia da poltica
monetria e instrumentos usados pelos Bancos Centrais.

Poltica cambial - Identificar a importncia do comrcio


exterior para a gerao de renda e de emprego no pas.

A Macroeconomia tenta explicar as relaes entre os agregados econmicos:

Consumo total

Poupana Global Nvel de empregos e de preos

Investimento total

Renda nacional

Inflao

Principais indicadores macroeconmicos $ PIB produto interno bruto $ PNB produto nacional bruto $ RN renda nacional

$ PIB PRODUTO INTERNO BRUTO $ A renda total gerada por uma economia
$ A despesa total com bens e servios produzidos na economia Para a Economia o produto igual receita

PIB Produto Interno Bruto o valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em um dado perodo.

$ PNB PRODUTO NACIONAL BRUTO


a parcela dos bens e servios finais que, no obstante tenha sido produzida dentro do territrio econmico, no pas, no de propriedade exclusiva de residentes no pas. Exprime o montante das remuneraes pagas a todos os fatores empregados no processo das atividades econmicas. Produto Nacional Lquido PNL = PNB Depreciao (consumo de capital Fixo)

$ RN RENDA NACIONAL
$ a renda total de todos os residente no pas. $ Os principais componentes so: $ Salrios $ Juros $ Lucros $ Aluguis

Clculo do PIB Fluxo de Produo - Exemplo

Clculo do PIB Fluxo de Produo - Exemplo

Clculo do PIB Fluxo de Produo - Exemplo

Poltica Fiscal
Compreende a atuao do governo no que diz respeito arrecadao de impostos e aos gastos pblicos. Trata das contas do governo ou seja, dos gastos pblicos e dos impostos.

A distribuio da receita tributria no Brasil: 63% para a Unio, 24% para os Estados e 13% para os municpios.

Afeta o consumo, a produo, o emprego e a renda.

POLTICA MONETRIA - so s intervenes governamentais sobre o mercado financeiro Taxa de juros o preo do dinheiro ou da moeda. Para financiar o dficit pblico, o governo emite dinheiro (gera inflao) ou ttulos pblicos (cria dvida interna). Instrumentos de poltica monetria:
Open Market - representa operao de mercado aberto em que o governo negocia sues ttulos pblicos. Recolhimento compulsrios instrumento que regula a oferta monetria, ou seja, o volume de dinheiro em circulao na economia. Operao de Redesconto ou emprstimo de liquidez BC supre a uma taxa prfixada, as necessidades eventuais de caixa dos bancos comerciais -

Poltica Fiscal x Poltica Monetria


POLTICA FISCAL afeta diretamente a demanda agregada no nvel do produto da economia, o montante de dficit pblico, a POLTICA MONETRIA afeta o produto de maneira indireta, em especial pela taxa de juros, que tem influncia sobre diversas variveis macroeconmicas o consumo privado, o investimento, o mercado acionrio e o ingresso de recursos externos no pas.

POLTICA CAMBIAL - basicamente


administrao da taxa de cmbio e o controle de operaes cambiais. Tem influncia direta sobre as variveis ligadas s transaes econmicofinanceiras de um pas com o restante do mundo. Alm do cmbio, compreende tambm as polticas comerciais e o tratamento ao capital estrangeiro. Taxa de cmbio o preo da moeda corrente nacional em relao a uma moeda estrangeira.

Moeda

Conjunto de Ativos de uma economia utilizados regularmente pelas pessoas para comprar bens e servios.

Meio de Troca Unidade de Conta Funes da Moeda Reserva de Valor

Liquidez

Facilidade com que um ativo transformado em meio de troca da economia.

Tipos de moeda

Moeda Mercadoria Moeda de curso forado

SISTEMA FINANCEIRO
Conjunto de instituies da economia que auxiliam o encontro dos que possuem poupana

com os que necessitam de recursos. O Sistema Financeiro movimenta os recursos escassos da economia, dos poupadores para os tomadores de recursos.

Sistema Financeiro Nacional

Definio:

Conjunto de instituies financeiras pblicas e privadas que atuam por meio de diversos instrumentos financeiros, na captao de recursos, distribuio e transferncias de valores entre agentes econmicos

rgos normativos

Entidades supervisoras

Operadores

Instituies Demais financeiras instituies Banco Central do captadoras financeiras Conselho Outros intermedirios Brasil - Bacen de Monetrio financeiros e depsitos Bancos de Nacional vista Cmbio administradores de recursos CMN de terceiros Comisso de Bolsas de Bolsas de Valores mercadorias valores Mobilirios - CVM e futuros Conselho Nacional de Superintendncia Ressegura Sociedades Sociedades de Seguros de Seguros dores seguradoras capitalizao Privados - Privados - Susep CNSP Conselho Superintendncia Nacional de Nacional de Previdncia Previdncia Complementar Complementar - CNPC PREVIC Entidades abertas de previdncia complemen tar

Entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso)

Fundos emprestveis Qualquer quantia que uma pessoa decida poupar ou emprestar no lugar de gastar

Mercado de Fundos de Emprstimos Mercado onde os que desejam poupar oferecem recursos e os que desejam investir demandam emprstimos Demanda: proveniente de inteno de investimentos das famlias e empresas Emprstimos diretos ou atravs de bancos.

Oferta: proveniente da renda disponvel para poupana.

Preo dos recursos no mercado = TAXA DE JUROS REAL

INFLAO
Inflao o aumento generalizado dos preos em uma economia Hiperinflao a acelerao brutal da inflao Deflao a queda generalizada de preos

NDICES DE INFLAO ACUMULADA NO BRASIL Ano 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 INPC-IBGE IPC-FGV ICV-DIEESE 21,98% 23,17% 27,44% 9,12% 10,04% 9,93% 4,34% 4,83% 6,11% 2,49% -1,79% 0,47% 8,43% 8,64% 9,57% 5,27% 4,38% 7,21% 9,44% 7,12% 9,43% 14,74% 9,92% 12,93% 10,38% 8,17% 9,55% 6,13% 6,56% 7,69% 5,05% 4,53% 4,54% 2,81% 2,54% 2,56% 5,15% 4,37% 4,79% 6,48% 6,17% 6,10% 4,11% 3,64% 4,04% 6,46% 6,41% 6,90% IGP-M 15,23% 9,18% 7,73% 1,78% 20,10% 9,95% 10,37% 25,30% 8,69% 12,42% 1,20% 3,84% 7,74% 9,80% -1,71% 6,66%

Fonte: http://www.portalbrasil.net/indices.htm

NDICES DE INFLAO ACUMULADA NO BRASIL


INPC-IBGE 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% -5% ICV-DIEESE IGP-M

A TEORIA CLSSICA DA INFLAO


O aumento de preos est relacionado ao valor da moeda. Quando os preos na economia aumentam, o valor da moeda cai.
A oferta de moeda um dos instrumentos de poltica monetria do BCB. O BCB controla a oferta de moeda por exemplo comprando e vendendo ttulos do governo.

OFERTA DE MOEDA

DEMANDA DE MOEDA

A demanda por moeda definida por diversas variveis, por exemplo a taxa de juros e o nvel de preo da economia. Ela depende de quanto as pessoas querem deixar em suas carteiras para adquirir bens e servios.

Taxa de juros nominal e inflao americanas

INFLAO E DESEMPREGO
A queda da inflao geralmente causa um aumento temporrio no desemprego, dado que o combate inflao requer uma poltica econmica contracionista (aumento de juros, reduo de liquidez, reduo de gastos pblicos etc), diminuindo a produo e elevando as taxas de desemprego. O aumento da inflao geralmente causa uma reduo temporria no desemprego

Inflao no Brasil e as Correntes Econmicas


Corrente Causas Principais Polticas Antiinflacionrias
Ajuste fiscal (para reduzir dficit e dv ida pblica, v ia reformas fiscal, prev idenciria, priv atizao); Controle monetrio (juros e moeda); Liberalizao do comrcio exterior (abertura comercial e v alorizao cambial) Desindexao (para apagar a "memria ou inrcia inflacionria", v ia congelamento de preos, salrios e tarifas: Planos Cruzado, Bresser - ou troca de moeda: Plano Real)

Liberais

Desequilbrio do setor pblico (o dficit e a dv ida pblica prov ocam descontrole monetrio, causando inflao de demanda)

Inercialistas

Indexao generalizada (formal e informal)

Estruturalistas

Conflitos distributiv os (presses de margens de lucro, presses salariais, presses de tarifas e preos pblicos prov ocam inflao de custos)

Controle de preos de oligoplios

Controle cambial

Reformas estruturais

NDICES DE PREOS
representado pela variao de preos de um conjunto de bens e servio, ponderando-se de acordo com as quantidades fsicas inicial ou final. O ndice de preos utilizado para medir a variao dos nveis de preos de um perodo para outro.

NDICES DE PREOS
O longo perodo de convivncia com a inflao no Brasil fez com que se criassem diversos ndices agregados de preos para medir a inflao, bem como mecanismos de correo monetria.

INPC/IBGE
O INPC/IBGE foi criado inicialmente com o objetivo de orientar os reajustes de salrios dos trabalhadores. O Sistema Nacional de Preos ao Consumidor - SNIPC efetua a produo contnua e sistemtica de ndices de preos ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestao de servios, concessionria de servios pblicos e domiclios (para levantamento de aluguel e condomnio). A populao-objetivo do INPC abrange as famlias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 6 (seis) salrios-mnimos, cujo chefe assalariado em sua ocupao principal e residente nas reas urbanas das regies qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas reas urbanas das regies. Abrangncia geogrfica: Regies metropolitanas de Belm, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Braslia e municpio de Goinia.

ICV / DIEESE
Elaborado pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos, mede a variao do custo de vida das famlias com renda de 1 a 30 salrios mnimos do municpio de So Paulo. O ndice calculado em trs extratos distintos: Extrato 1 - Famlias com menor renda, 1 a 3 salrios mnimos (1/3) ; Extrato 2 - Famlias com renda intermediria, 1 a 5 salrios mnimos (1/3) ; Extrato 3 - Famlias de maior poder aquisitivo, 1 a 30 salrios mnimos (1/3) ; O ndice Geral engloba todas as famlias e o clculo comeou a ser efetuado pelo DIEESE em Janeiro de 1959.

IGP-M
O que compe o IGP-M: O IGP-M/FGV calculado mensalmente pela FGV e divulgado no final de cada ms de referncia. - em princpio indicador para balizar as correes de alguns ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depsitos Bancrios com renda ps fixadas acima de um ano. O IGP-M/FGV analisa as mesmas variaes de preos consideradas no IGPDI/FGV, ou seja, o ndice de Preos por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do ndice, o ndice de Preos ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% e o ndice Nacional de Custo de Construo (INCC), representando 10% do IGP-M. Atualmente o IGP-M o ndice utilizado para balizar os aumentos da energia eltrica e dos contratos de aluguis.

Taxa de desvalorizao monetria


Essa queda medida pela taxa de desvalorizao monetria que dada pela frmula:

Taxa de desvalorizao monetria


Um ndice inflacionrio de, por exemplo, 100% representa reduo do poder aquisitivo da moeda em 50%, ou seja, do ponto de vista da Economia, com as mesmas unidades monetrias com que antes se comprava determinada cesta de produtos e servios, agora s se compra a metade.

Taxa acumulada de inflao


O processo de clculo da taxa acumulada de inflao semelhante ao que foi estudado com relao ao clculo de ndices acumulado, no captulo sobre Porcentagem. Digamos que, para maio, junho e julho, determinado ndice tenha apresentado os seguintes valores: 107,153; 108,432 e 110,567, respectivamente. A variao acumulada nesses meses 3,186%, dada pela frmula:

Taxa acumulada de inflao


Conforme foi mostrado, divide-se o ndice referente ao ltimo ms pelo ndice do ms base. Pode-se calcular tambm o ndice acumulado para o perodo a partir das taxas de inflao de junho e julho de 1996. Se no estiverem disponveis, essas taxas podem ser obtidas dividindo-se o ndice acumulado do ms a que se refere, pelo ndice acumulado do ms anterior. No exemplo, a taxa de inflao de junho calculada da seguinte maneira:

Taxa mdia de inflao


A taxa mdia de inflao calculada a partir da mdia geomtrica (ou proporcional) dos ndices, conforme mostrado a seguir: Neste ltimo caso, a frmula seria representada por:

Calculemos a taxa mdia de inflao para as taxas do exemplo precedente: 1,194% e 1,969%.
Ja = [ (1+ 0,01194) (1+0,01969)] 1/2 - 1 = 0,01581 ==> 1,581 a.m., aproximadamente.

BIBLIOGRAFIA

ROSSETTI, J.P. Introduo economia. So Paulo: Editora Atlas, 2004. MENDES, J.T.G. Fundamentos e Aplicaes. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. ASSAF NETO. Mercado financeiro. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 2002. MATHIAS, W.F. & GOMES, J.M. Matemtica Financeira. 4 edio. So Paulo: Atlas, 2004. TORRES, O.F.F. Fundamentos da Engenharia Econmica e da Anlise Econmica de Projetos. So Paulo: Thomson Learning, 2006

1. Se a cesta bsica em determinada regio custava em maro $ 89,67, e no ms de abril, $ 91,13, qual a inflao do ms de abril? 2. Se em determinado perodo a inflao foi, respectivamente, 0,70%, 0,46%, 0,34%; 0,24% e 0,13%, qual a inflao acumulada nesse prazo? 3. Certa poca, uma empresa resolveu zerar a inflao, que foi de 6% no ano. Considerando que durante o perodo j concedeu antecipaes de 0,5%, 1% e 1%, qual dever ser o percentual que ir conceder sobre salrio atual? 4. Digamos que a poupana rende 0,5% a.m. mais a variao do ndice a seguir. Calcule o rendimento da poupana no ms de junho de 1997.

Uma pessoa aplicou o valor de $ 1.230,00 em abril de 1997, recebendo juros de 0,5% a. m., mais a variao do ndice a seguir. Qual ser seu saldo em maio de 1998?

Anda mungkin juga menyukai