Anda di halaman 1dari 3

Diferenciao de diarria pela MTC

Fang Liu

1 Diarria aguda
Acontece muito rpido e aumenta muito as vezes da evacuao. Acontece mais com mal de friagem e umidade ou calor e umidade.

1.1 Devido ao mal externo


Sintomas: Intestino solto; o lquido desce junto com o alimento, s vezes s tem lquido. O intestino faz muito barulho, acompanhando de dor no abdmen, sente sede ou no, mas s quer bebida quente. Pode, tambm, ter dor de cabea e/ou sentir frio. A saburra pode ser fina e branca, grossa e branca, pulso sem fora e lento. Quando em crise muito forte os membros ficam frios, o pulso pode ficar profundo e fraco ou profundo e lento. Outro tipo de paciente pode acompanhar dor de abdmen forte, as fezes descem rapidamente ou depois da evacuao ainda sente vontade. Esse tipo de paciente tem fezes com cor mais amarelo e cheiro forte, sente calor ou ardncia no intestino reto, a urina curta e com cor forte, o corpo fica quente e sente sede, gosta de bebida fria e pode apresentar saburra amarela e grossa, o pulso fica sem fora e rpido ou escorregadio e rpido.

1.2 Devido ao acmulo de alimentao


Sintomas: Dor forte de abdmen, muito barulho de intestino, as fezes tm cheiro forte acompanhando o alimento no digerido, a dor de abdmen diminui depois da evacuao, tem a sensao de estmago ou abdmen inchado ou pesado, mau hlito com cheiro

cido, perda de apetite, saburra incorporada, pulso escorregadio.

grossa

2 Diarrias crnicas
Desenvolvimento de doenas lentas e podendo ser continuao de diarria aguda. A diferena o menor nmero de vezes de diarria ao dia. A maior causa fraqueza de bao e estmago ou deficincia de energia yang dos rins e tambm pode ser causada pelo bloqueio da energia do fgado, inibindo o bao.

2.1 O tipo de diarria devido fraqueza de bao e estmago


Sintomas: Fezes soltas e s vezes misturando comidas slidas, tem bastantes barulhos nos intestinos, sensao de peso ou inchao no abdmen. A pele fica murcha e amarelada, perda de apetite, o paciente sente cansao e falta de energia. Tem saburra branca, lngua com cor fraca, pulso fino e fraco.

2.2 O tipo de diarria devido ao bloqueio de energia do fgado inibindo o bao


Sintomas: Cada vez que o paciente fica nervoso ou tenso inicia a crise acompanhando a dor de abdmen e s vezes, tambm na regio das costelas. Falta de apetite, arrotos, a lngua tem cor fraca e poucas saburras, pulso fino e tenso.

2.3 Tipo de diarria devido a deficincia de energia Yang dos rins


Sintomas: Todos os dias ao amanhecer o paciente sente dor ao redor do umbigo, diarria e barulho nos intestinos. s vezes as fezes saem com material

slido. O paciente tem sensibilidade ao frio e os membros tm baixa temperatura. Pode acompanhar fraqueza ou dor crnica na regio lombar ou no joelho. A lngua com cor fraca e saburra branca; pulso fino e profundo.

Anda mungkin juga menyukai