Anda di halaman 1dari 4

1. verbo com sujeito simples O verbo concorda em nmero e pessoa, no interessando a posio. Ex.: Ele chegou tarde. 2.

sujeito composto antes do verbo

O pro"essor e eu "otogra"amos v%rios tipos de p%ssaros. b se o sujeito "or "ormado de segunda e terceira pessoas do singular, o verbo pode ir para a 24 ou /4 pessoa do plural. Exemplo: 5u e ele "icareis atentos. 5u e tua esposa viajaro cedo.

a o verbo vai para o plural: 6. ncleos do sujeito ligados por O7 Exemplo: !eci"e e #aboato dos $uararapes so as principais cidades do litoral pernambucano. b o verbo poder% "icar no singular: &e os ncleos do sujeito "orem sin'nimos. Exemplo: ( dec)ncia e honestidade * coisa rara nos dias atuais. +uando os ncleos "ormam uma gradao. Exemplo: ( angstia, a solido, a "alta de companhia levou,o ao v-cio da bebida. +uando os ncleos aparecem resumidos por tudo, nada, ningu*m. Exemplo: .iretores, gerentes, supervisores, ningu*m "altou. ( ameaa, o terrorismo, a agresso, nada o assustava. /. sujeito composto depois do verbo a o verbo vai para o plural 0hegaram ao est%dio os jogadores e o t*cnico. 0ambaleavam na rua .o 0armo e .irceu. b o verbo concorda com o ncleo mais pr1ximo 0hegou ao est%dio o t*cnico e os jogadores. 2. sujeito composto de pessoas di"erentes a 3uando aparece a 14 pessoa do singular o verbo vai para o plural Exemplo: #orge e eu jogaremos amanh. Exemplo: O marceneiro com o pintor terminaram o servio combinado. O marceneiro com o pintor terminou o servio combinado. <. sujeito coletivo +uando o sujeito * um coletivo, o verbo concorda com ele. Exemplo: ( multido aplaudiu o discurso do diretor. (s boiadas seguiam seu caminho pelo pantanal. Observao: se o coletivo vier especi"icado o verbo pode "icar no singular ou ir para o plural. a se houver id*ia de excluso ou reti"icao, o verbo "ica no singular ou concordar% com o ncleo do sujeito mais pr1ximo. Exemplo: 8aulo ou $eorge ser% o novo gerente. O marginal ou os marginais no deixaram nenhuma pista para os policiais. b se no houver id*ia de excluso o verbo vai para o plural. Exemplo: ( bebida ou o "umo so prejudiciais 9 sade. :. ncleos do sujeito ligados por 0O; O verbo ir% para o plural, mas admite,se o singular 3uando se 3uer destacar o primeiro ncleo do sujeito.

Aui eu 3uem pagou o jantar. Exemplo: ( e3uipe de cinegra"istas acompanhou o protesto dos pro"essores pelas ruas do !eci"e. ( e3uipe de cinegra"istas acompanharam o protesto dos pro"essores pelas ruas do !eci"e. =. sujeito * substantivo 3ue s1 tem plural. +uando o sujeito * um substantivo usado somente no plural, h% duas possibilidades: a se o substantivo no vier precedido de artigo "ica no singular. Exemplo: Estados 7nidos * a maior pot)ncia econ'mica do mundo. b se o substantivo "or precedido de artigo, o verbo vai para o plural. Exemplo: (s ;inas $erais possuem grandes paisagens naturais. >. sujeito * um pronome de tratamento. O cantar e o danar divertem 3ual3uer pessoa. +uando o sujeito * um pronome de tratamento, o verbo vai para a /4 pessoa. Exemplo: ?ossa Excel)ncia agiu corretamente. ?ossas Excel)ncias votaram a nova lei. 1@. sujeito so os pronomes relativos +7E e +7E; a se o sujeito "or o pronome relativo +7E, o verbo concordar% em nmero e pessoa com o antecedente do pronome. Exemplo: Aui eu 3ue liguei o r%dio. Exemplo: 8recisa,se de pedreiros. Aomos n1s 3ue consertamos a 5?. 5rabalha,se muito em Dras-lia. b se o sujeito "or o pronome +7E;, o verbo "ica na /4 pessoa do singular. Exemplo: Bo sou eu 3uem "aC o jantar. 16. &ujeito "ormado por expressEes 7m ou outro O verbo concorda no singular com o sujeito. 1/. ?erbo com a part-cula apassivadora &E O verbo normalmente concorda com o sujeito. Exemplo: ?ende,se uma geladeira. ?endem,se carros. 12. ?erbo com -ndice de indeterminao do sujeito. O verbo "ica na /4 pessoa do singular e a part-cula a &E est% ligada a um verbo transitivo indireto ou intransitivo. Observao: 8opularmente * comum o verbo concordar com o antecedente do pronome +7E;. Exemplo: Bo sou eu 3uem "ao o jantar. 11. o sujeito * uma orao +uando o sujeito "or representado por uma orao, o verbo "ica na /4 pessoa do singular. Exemplo: (inda "alta comprar v%rios livros. Bo adianta voc)s "icarem parados na "ila. 12. os ncleos do sujeito so in"initivos O verbo vai para o plural se os in"initivos "orem determinados por artigos. 0aso os in"initivos no aparecerem determinados o verbo poder% "icar no singular. Exemplo: 0orrer e caminhar * um 1timo exerc-cio.

Exemplo: 7m ou outro jogador merecia cr-ticas. 7m ou outro levava a irm ao col*gio. 7m e outro, nem um nem outro, nem... nem... O verbo concorda pre"erencialmente no plural. Exemplo: 7m e outro permaneciam aguardando a chamada. Bem um nem outro 3uiseram tomar banho. 7m dos 3ue, uma das 3ue O verbo vai, de pre"er)ncia, para o plural. Exemplo: (nt'nio * um dos 3ue mais estudam matem%tica. ;ais de, menos de O verbo concorda com o numeral a 3ue se re"ere. Exemplo: ;ais de um aluno apresentou a pes3uisa de campo. ;ais de cem menores "ugiram do pres-dio. ( maior parte de, grande nmero de Essas expressEes seguidas de substantivos ou pronome no plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural. Exemplo: $rande nmero de empres%rios se revoltou contra o governo. ( maioria das pessoas protestaram contra o aumento da energia el*trica. +uais de v1s, 3uantos de n1s, alguns de n1s O verbo concordar% com os pronomes n1s ou v1s ou concordar na /4 pessoa do plural. Exemplo: (lguns de n1s chegaram hoje. ;uitos de n1s no conhecemos as leis. Observao

&e o pronome inde"inido ou interrogativo estiver no singular, o verbo "icar% na /4 pessoa do singular. Exemplo: Benhuma de n1s ouviu a not-cia. 1:. Faja vista 8odem ocorrer as seguintes concordGncias: ( expresso "ica invari%vel Exemplo: Faja vista aos livros da escola. Hatente,se Faja vista os livros da escola. Hpor exemplo ( expresso vai para o plural Exemplo: Fajam vista os livros da escola. Hvejam,se 1<. 0oncordGncia dos verbos .(!, &O(!, D(5E! Esses verbos concordam regularmente com o sujeito, a no ser 3ue sejam usadas outras palavras como sujeito. Exemplo: Datiam cinco horas 3uando o alarme tocou. .eu 3uatro horas e ningu*m "oi visto. 1=. 0oncordGncia dos verbos impessoais Aicam na /4 pessoa do singular, pois no possuem sujeito. Exemplo: Favia cinco anos 3ue moravam em 8ortugal. 0hovia muito na3uela noite. AaC dois meses 3ue recebemos a carta. Observao +uando acompanhado de verbo auxiliar, esse "ica invari%vel na /4 pessoa do singular. Exemplo: .evia haver cinco anos 3ue no "al%vamos com !ita.

?erbos 3ue exprimem "en'menos da natureCa usados em sentido "igurado deixam de ser impessoais. Exemplo: 0hoviam l%grimas de seus olhos. 8opularmente * comum usar o verbo 5E! como impessoal no lugar de haver ou existir. 5em cinco anos 3ue moravam em 8ortugal. 1>. 0oncordGncia do verbo &E! O verbo &E! ora concorda com o sujeito ora concorda com o predicativo. +uando o sujeito "or um dos pronomes +7E ou +7E; o verbo &E! concordar% obrigatoriamente com o predicativo. Exemplo: +ue so hom'nimosI +uem "oram os vencedores do campeonatoI O verbo &E! concordar% com o numeral na indicao de tempo, dias, distGncia. Exemplo: J uma hora da madrugada. &o deCenove horas em ponto. +uando o sujeito "or os pronomes tudo, o, isso, a3uilo, isto o verbo &E! concorda, pre"erencialmente, com o predicativo, mas poder% concordar com o sujeito. Exemplo: 5udo so "lores no in-cio da relao. Ksto so "en'menos da natureCa. +uando aparece nas expressEes * muito, * pouco, * bastante o verbo &E! "ica no singular, 3uando indicar 3uantidade, distGncia, medida. Exemplo: +uatro reais * pouco para irmos ao cinema. &eis 3uilos de "eijo * mais do 3ue pedi. 2@. 0oncordGncia do verbo 8(!E0E! O verbo 8(!E0E! antes de in"initivos admite duas concordGncias: O verbo 8(!E0E! se "lexiona e o in"initivo no varia.

Exemplo: (s paredes do pr*dio pareciam estremecer. Bo varia o verbo 8(!E0E! e o in"initivo * "lexionado. Exemplo: Os alunos parecia concordarem com o diretor da escola. O verbo 8(!E0E! concordar% no singular, usando,se orao desenvolvida. Exemplo: (s paredes parece 3ue esto estremecidas. 0OB0L7&MO 0omo se pode notar concordGncia verbal * um assunto bastante extenso e re3uer muito estudo e concentrao, pois apresenta v%rias regras e algumas se di"erenciam por pe3uenos detalhes. ?imos 3ue 3uando o sujeito * simples o verbo concorda em nmero e pessoa, estando o sujeito antes ou depois do verbo. &e o sujeito "or composto, h% v%rios casos de concordGncia, tais como o sujeito anteposto ao verbo Ho verbo vai para o plural, ou poder% "icar no singular N sujeito posposto ao verbo Ho verbo vai para o plural ou pode concordar com o ncleo do sujeito mais pr1ximo N sujeito representado por coletivo e assim por diante. 5amb*m "oi mencionado casos de concordGncia em 3ue o sujeito * uma oraoN os seus ncleos so constitu-dos por in"initivos e at* por expressEes como um ou outro, um e outro. En"im, acreditando 3ue a linguagem usada neste tutorial * clara e objetiva, suponho ter alcanando meu objetivo 3ue "oi dar conta de uma parte to importante da gram%tica 3ue * a concordGncia verbal.

Anda mungkin juga menyukai