Anda di halaman 1dari 12

88

Religiosidade e Problemas com o lcool: 1 um Estudo de Caso


Religiosity and problem drinking: A case study

Marlon Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Artigo

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

89

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

Resumo: Este estudo buscou analisar a relao entre os fatores problemas com o lcool e religiosidade. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso nico, composto por narrativas biogrficas e sonhos do sujeito, um homem de mais de 50 anos. A partir desse material, buscou-se verificar como os fatores se manifestavam consciente e inconscientemente, seguindo a teoria e a metodologia de interpretao de C. G. Jung. Conscientemente, a religiosidade manifestou-se atravs da crena no espiritismo e no que Jung chama de religio; inconscientemente, atravs de uma religiosidade que chamamos de dionisaca. O estudo demonstra que as diferentes formas de religiosidade manifestas pelo sujeito apresentaram relaes complexas com os problemas com o lcool desde incitao ao beber e acirramento dos problemas relacionados at possibilidades de resoluo dos problemas. As relaes do sujeito com os valores coletivos que incentivam o consumo de lcool tambm foram objeto de estudo. Conclui-se que a religiosidade, de maneira geral, contribuiu para uma relativizao na percepo desses valores, fortalecendo uma compreenso mais individual do problema com o lcool. O estudo prope, ainda, maior ateno ao fator religiosidade na pesquisa sobre lcool. Palavras-chave: alcoolismo, religiosidade, Psicologia Analtica, estudo de caso. Abstract:This study aimed at analysing the relation between the factors of religiosity and problem drinking. For such, a single case study was used, composed by dreams and biographic narratives of the subject, a man in his late fifties. Through this material, we set out to verify how the factors became manifest, both consciously and unconsciously, following C. G. Jungs theory and methodology of interpretation. Consciously, the subject displayed religiosity through a belief in spiritism and through what Jung calls religio; unconsciously, through a form of religiosity which we called Dionysian. The study demonstrates that the different forms of religiosity expressed by the subject showed complex relations with the problems related to drinking from incitement to drink and worsening of the related problems to possibilities of resolution of the problems. The relations between the subject and the cultural values that encourage alcohol consumption were also object of investigation. As a conclusion, religiosity in general contributed to a lessening of the subjects perception of the aforementioned values, and to strengthen a more individual comprehension of the problems related to drinking. The study also proposes that more attention should be paid to the religiosity factor in alcohol and problem drinking-related research. Key words: problem drinking, religiosity, Analytical Psychology, case study.

Conscientemente, a religiosidade manifestou-se atravs da crena no espiritismo e no que Jung chama de religio; inconscientemente, atravs de uma religiosidade que chamamos de dionisaca.

1 Este artigo constitui-se em resumo da dissertao de mestrado defendida junto ao Programa de PsGraduao em Psicologia, nfase Psicologia Social e da Personalidade, da PUCRS.

90
Religiosidade e Problemas com o lcool: um Estudo de Caso

Desde tempos imemoriais, as religies tm conferido ao uso de substncias psicoativas uma importncia fundamental em ritos, liturgias e mesmo em seus fundamentos. Em nossa contemporaneidade, contudo, o problema adquiriu outras propores: as principais religies no advogam o uso de substncias, porm (ou talvez exatamente por causa disso) o uso de, e a adio a tais substncias, especialmente o lcool, tm crescido enormemente, tornando-se um dos principais problemas de sade pblica no mundo. Algumas pesquisas tm-se dedicado a investigar qual a relao entre os fatores religiosidade e uso e adico ao lcool. A religiosidade ou espiritualidade, geralmente, enfatizada como um elemento importante na recuperao da adico, ou mesmo como um fator protetor fundamental contra o abuso de lcool/drogas; a prtica clnica, sobretudo, demonstra a importncia que vrios pacientes envolvidos com tais problemticas freqentemente do ao papel da religiosidade em suas vidas. No obstante, h relativamente pouco volume de pesquisa explorando as relaes entre os dois fenmenos, sendo que a tendncia geral seguir os pressupostos do paradigma vigente - materialismo, atomismo e universalismo impondo, assim, o uso de tcnicas quantitativas to somente (como escalas e anlise do comportamento). H vrias objees a tais tipos de estudo sendo levantadas por tericos. Diversos autores acentuam uma crtica na hiperconfiana, demonstrada na maioria dos estudos sobre tais fatores, em correlaes simples e explicaes causais e lineares - pois a religiosidade um fenmeno complexo e multidimensional, esperando-se, portanto, que suas inter-relaes sejam talvez ainda mais complexas. Parece haver uma necessidade premente de estudos que levem em conta a vivncia do indivduo religioso como sua experincia, como ele percebe

sua religiosidade e como relaciona tal fator com a problemtica relacionada ao lcool, levando em conta todo o contexto de sua vida.

Objetivos de pesquisa
Este estudo buscou preencher essa lacuna, tendo como objetivos de pesquisa analisar como o indivduo relatou, atravs de narrativas, o modo como vivencia a religiosidade, os problemas que tem com o lcool e como v a relao entre tais fatores. A partir de narrativas biogrficas, tomando o contexto de vida e os sonhos do sujeito com o objetivo de construir um estudo de caso, procuramos descrever e interpretar os significados que o indivduo construiu, consciente e inconscientemente, acerca desses fatores. O trabalho constituiu-se em estudo de cunho exploratrio, tentando identificar ou descobrir variveis importantes e gerar hipteses, apresentando, contudo, uma tentativa de explicao dos fenmenos luz da teoria de Jung. Representa, para ns, a busca de uma interpretao junguiana de fatos individuais (religiosidade e problemas com o lcool) que sirva de continente proposio de interpretaes desses fatos e de suas ocorrncias na esfera cultural ou coletiva.

Questes norteadoras
As questes norteadoras utilizadas foram: nas narrativas das vivncias do participante, quais so os temas, padres, categorias e sentidos salientados em relao religiosidade e a problemas com o lcool? Esto tais padres e sentidos conectados aos dois fatores? Se esto, de que forma essa conexo ou relao se apresenta na narrativa do participante?

Reviso terica
Utilizamos a teoria e a hermenutica de Jung ao longo de todo o trabalho. Para Jung, o conceito de religiosidade vinculado a dois

91
Marlon Xavier

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

fatores: numen e religio. O numen, termo de um autor clssico, Rudolf Otto, uma qualidade relacionada ao sagrado que desperta efeitos de reverncia, fascnio e medo. Para Jung, o que caracteriza a religio a atitude particular de uma conscincia transformada pela experincia do numinoso. Jung, assim, encara a religio, ou religiosidade, como uma atitude do esprito humano, atitude que, de acordo com o emprego original do termo religio, pode ser descrita como uma considerao e observao cuidadosas de fatores dinmicos, concebidos como potncias que influenciam a conscincia e, portanto, a experincia (Jung, 1938/1990, par. 982). Dessa maneira, duas conceituaes so contempladas em relao religiosidade: a mais tradicional, instituda, e a de religio. O conceito de arqutipo, por ser caracteristicamente numinoso, vincula-se ao de numen; a experincia subjetiva do arqutipo constitui, nesse sentido. a prpria experincia religiosa. O arqutipo possui, via de regra, um dinamismo autnomo e um telos, uma meta. Tambm o conceito de libido de Jung aparece conectado a religiosidade, em dois sentidos: primeiro, o carter de numinoso depende de uma intensa carga libidinal, portada pelo arqutipo; segundo, a libido pode ser transformada em suas qualidades atravs do smbolo (de um investimento na esfera sexual para uma produo cultural, por exemplo). Essa transformao se d atravs de ritos, mitos e cultos; portanto, para Jung, a religiosidade, na medida em que serve, pela sua riqueza simblica, de meio de transformao de uma libido instintual em cultural, inerente cultura e mesmo fundamento dela (no que concorda com Cassirer, 1994, p. 153). Em relao a essa questo, Jung ir propor uma funo religiosa natural do Self, o centro da personalidade global. Essa funo religiosa espelha-se na busca do material arquetpico por concretizao simblica, que impele a

determinadas metas a ltima sendo a totalidade, ou seja, a realizao do Self. A prpria experincia religiosa , assim, vista por Jung como uma vivncia da totalidade. Em relao outra temtica, os problemas com o lcool, procuramos utilizar um modelo diferente do de alcoolismo clssico: o conceito de Heather de problem drinking (1980, 1999). Esse conceito tem algumas implicaes importantes:
o problema com o lcool no visto

como uma entidade distinta, e no h uma linha estrita que separe bebedores com problemas dos bebedores que no os tm;
no um fenmeno unificado; h muitos

tipos de problemas; h modelos independentes de problemas com a bebida;


os problemas no pioram necessariamente

com o tempo: os indivduos entram e saem desse estado problemtico causado pelo lcool vrias vezes ao longo da vida;
a dependncia de lcool definida em

funo do comportamento do bebedor, no sendo, essencialmente, um construto biolgico;


os problemas com o lcool e a

O conceito de arqutipo, por ser caracteristicamente numinoso, vinculase ao de numen; a experincia subjetiva do arqutipo constitui, nesse sentido. a prpria experincia religiosa.

dependncia no so unicamente produto da psicologia ou biologia individuais; eles desenvolvem-se e mantm-se em contextos socioculturais concretos. Em Jung , buscamos uma explicao psicolgica para os problemas com o lcool. Para a Psicologia Analtica, a religiosidade est intrinsicamente conectada adico ao lcool, pois, empiricamente, a substncia adquire, para os adictos, um carter religioso: como um numen, ela fascina, irresistvel e foge ao controle do indivduo. Nesse contexto, as religies institudas tm importncia

92
Religiosidade e Problemas com o lcool: um Estudo de Caso

fundamental, na medida em que servem como sistemas simblicos que ordenam e do forma ao processo inconsciente e ao numen dos arqutipos. Na situao contempornea, alguns autores, entre eles Jung e Nietzsche, apontam para uma falncia desse sistema simblico e a conseqente substituio por outros smbolos e valores, dos quais os mais importantes so o individualismo, o hedonismo, o consumismo e o racionalismo, concretizados no homo non-religiosus (Eliade, 1959). Faltando o meio de expresso apropriado, o inconsciente e seus aspectos numinosos manifestar-se-o em suas formas negativas, atravs da coero. Apesar dessa forma negativa, tais aspectos so fundamentais ao homem e cultura, pois carregam a necessria compensao unilateralidade dominante. A absoro e concretizao simblica desses contedos apresentam-se, assim, como tarefas salutares ao indivduo, de diferentes formas; para cumprir tais tarefas, ele necessita de religio, segundo Jung. Aps, analisamos e amplificamos um mito que contm elementos importantes para o entendimento do caso, e que, ao mesmo tempo, representa um aspecto humano fundamental que no contemplado em sua totalidade pela cultura contempornea: o mito dionisaco. Para tanto, utilizamos obras de autores tambm clssicos, como Walter Otto (1986), Kernyi (1976, 1976a, 1983) e Vernant (1990, 1992, 2000). Os mltiplos aspectos do humano que esse mito expressa sero melhor aprofundados quando o caso for analisado.

ao estudo de caso nico, usamos as perspectivas tericas de Yin (1994) e de Stake (1998). Salientamos, resumidamente, alguns aspectos propostos por esses autores: o estudo de caso nico tomado como estudo em profundidade, de carter exploratrio ou descritivo, mas tambm explanatrio. As proposies tericas que guiam a coleta e a anlise dos dados devem ficar explcitas. A generalizao dos resultados analtica, ou seja, d-se ao nvel da teoria. A partir dessas proposies, consideramos a unidade de anlise principal como o prprio indivduo e as unidades de anlise embutidas, como vivncia da religiosidade e dos problemas com o lcool. Buscamos fundamentar as escolhas metodolgicas por narrativas biogrficas e estudo de caso nico atravs de alguns autores clssicos, como Geertz (1973), Bakhtin (em Todorov, 1981) e a Psicologia Cultural de Bruner (1997). Poderamos resumir da seguinte maneira as contribuies desses autores: as narrativas e sonhos do sujeito so tomados como texto, que carregado de significado. Esse significado que o objeto de compreenso, aqui - encerra a singularidade do sujeito, como ele interpreta sua realidade e sua vida, e que telos pode haver em seu comportamento. Tais autores aproximam-se, de uma forma ou outra, do pensamento de Jung, e tambm por isso foram utilizados.

Participantes e procedimentos
Escolhemos, intencionalmente, um sujeito como caso nico por ele desejar colaborar com o trabalho, por apresentar um caso mais rico em informao (Patton, 1990) e por manifestar os fenmenos mais intensamente. Nesse sentido, o sujeito representa um caso nico pela importncia e unicidade de seu caso. Realizamos, ento, duas entrevistas em profundidade, procurando obter uma narrativa do indivduo acerca de sua vida, seus

Mtodo
Utilizamos um delineamento de estudo de caso nico, construdo a partir de entrevistas em profundidade tomadas como narrativas biogrficas. Procuramos discutir as proposies de alguns autores que embasam essas escolhas metodolgicas. Com relao

93
Marlon Xavier

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

problemas com o lcool e sua religiosidade, valorizando signos, smbolos e expresso de sentimentos na linguagem, e validando como o participante constri significados. Cabe dizer que o paciente j se encontrava em anlise conosco h 6 meses (tendo participado de mais ou menos vinte e quatro sesses). A primeira entrevista foi realizada na casa do participante, a segunda, em um consultrio, cada uma durando, aproximadamente, duas horas; procuramos restringir nossa participao ao mnimo possvel, limitandonos a pequenas intervenes. Tais entrevistas foram consideradas como narrativas (biogrficas) e constituem o material para a elaborao do estudo de caso, junto aos sonhos relatados pelo paciente e nossas anotaes em sesses de anlise (que consideramos como dirio de campo). A partir desse material, elaboramos o estudo de caso, restringindo ou recontextualizando certas informaes para respeitar o princpio de sigilo o mximo possvel. Assim, os elementos biogrficos do sujeito aparecero aqui en passant, por causa tanto dos limites de um artigo quanto do sigilo.

Instrumentos e material
Entrevistas: foram feitas duas entrevistas individuais com o sujeito, posteriormente transcritas, para obteno das narrativas biogrficas. Dirio de campo: constitui-se de anotaes feitas por ns ao longo das sesses analticas, compreendendo narraes acerca de fatos ocorridos com o sujeito, percepes, vivncias, atitudes e sentimentos expressos pelo mesmo. Compreende, tambm, algumas associaes referentes ao material onrico, feitas pelo sujeito durante as sesses. Anlise dos dados: procuramos correlacionar os pressupostos tericos as possibilidades de leitura psicolgica das narrativas biogrficas e demais materiais dados por Jung com as

interpretaes obtidas anteriormente, buscando a formulao de hipteses (Yin, 1994) e a compreenso dos significados que o sujeito constri acerca da experincia da religiosidade e dos problemas com o lcool. Essa tcnica descrita por Donald Campbell (1975) e chamada de confrontamento ou combinao de padres (pattern matching), onde vrias sries de informaes provenientes do mesmo caso podem ser relacionadas mesma proposio terica. A interpretao de sonhos seguiu mais fielmente a hermenutica de Jung , baseada nos conceitos de a) interpretao ao nvel do sujeito, na qual os materiais onricos so interpretados simbolicamente, como partes da psique do sonhador; b) contextualizao, onde o contexto subjetivo a histria de vida do sonhador, obtida atravs das narrativas biogrficas - e o psicolgico o tecido de associaes fornecido pelo sonhador so tomados como pano de fundo do material onrico e da prpria interpretao; c) amplificao, construda pelas associaes subjetivas do sonhador ou objetivas o que a cultura humana produziu acerca de determinado smbolo onrico; d) serializao, a srie de sonhos, que, por sua vez, tambm fornece uma espcie de contexto psquico interpretao.

Resultados e discusso
O sujeito tomado como estudo de caso um homem de mais de 50 anos, que chamamos de O., que teve, ao longo da vida, diversos problemas fsicos, como enxaquecas, tuberculose, hepatite, gastrite e outros. Alm disso, sempre fez uso abusivo de medicamentos. Tanto os problemas fsicos quanto esse uso abusivo formaram um crculo vicioso junto ao uso contnuo de lcool pois O., s vezes, tomava muitos medicamentos porque o lcool acentuava seus problemas fsicos, ou bebia porque queria aliviar sua dorde-cabea, e assim por diante. Em determinado momento, todos os problemas

94
Religiosidade e Problemas com o lcool: um Estudo de Caso

se agravaram, bem como o uso de lcool; alm disso, sua vida social foi muito prejudicada. Um ano depois, procurou ajuda psicoterpica. Depois de algum tempo em terapia, os problemas com o lcool diminuram consideravelmente em intensidade e nmero. Utilizamos, no caso, as narrativas biogrficas para compreender os significados conscientes que o sujeito tece relativamente religiosidade e aos problemas com o lcool, e a anlise de sonhos para verificar os significados inconscientes. Procuramos, assim, abranger a totalidade da psique (ou o mais prximo possvel dela), com todos os elementos importantes (sexualidade, religiosidade e complexos no s vinculados religiosidade), pois a totalidade do sujeito fundamental no entendimento dos problemas com o lcool. O. referiu-se sua religiosidade de diferentes formas; a partir do modelo terico junguiano, essas formas seriam consideradas de trs maneiras: a religiosidade referida conscientemente, o espiritismo; a referida pelo inconsciente, que chamamos de dionisaca, e uma forma que embasa e, ao mesmo tempo, expande as anteriores, a religio. A forma consciente expressa nas narrativas; nelas, O. tece algumas relaes importantes entre sua religiosidade e os problemas com o lcool. Religiosidade, para ele, significa essencialmente f, f no espiritismo. Essa f envolve diversos fatores: envolve esforo, investimento e conquista; envolve conhecimento, tanto de si mesmo quanto da doutrina esprita: ele procura, incentivado pelo espiritismo, estudar o corpo doutrinrio e conhecer melhor a si e aos outros - o que coloca o aspecto de religio, ou seja, uma autoreflexo constante: observar cuidadosamente a si mesmo, visando a uma harmonia consigo mesmo e com o mundo. Esse conhecimento age como uma espcie de feedback sobre a

f, segundo O. A f tambm age no sentido de incentivar O. a concretizar determinados objetivos, como se fortalecesse a vontade. Todos esses fatores formam uma espcie de rede de influncia, uns alimentando os outros, ao mesmo tempo em que alimentam e so alimentados pela f ou religiosidade. Esta tambm vinculada a atitudes como modstia, otimismo, no-competitividade e respeito a limites. A religiosidade tambm aparece como provedora de sentido, tanto em relao aos problemas srios causados pelo lcool quanto em relao prpria vida, e propicia, ainda, um ideal de vida e uma meta para O. Todos esses elementos tero algum tipo de relao com os problemas com o lcool e com a tentativa de O. de diminuir seu consumo. Esse objetivo fortalecido por um conhecimento maior de si mesmo, pelo fator religio , por uma nfase no esforo e na conquista; a modstia e a nocompetitividade so contrapontos inflao relacionada ao abuso de lcool (de que falaremos mais tarde); tal objetivo tambm fica dentro de um maior, a meta de vida, o que contribui para sua consecuo, e, por ltimo, a questo do sentido essencial, pois representa a fora motriz de todo o processo. Concluindo, nas narrativas, fica explcita a influncia da religiosidade no entendimento dos problemas com o lcool e na tentativa de O. de diminu-los; essa influncia tambm prtica, visto que foi aconselhado por pessoas de seu culto a buscar ajuda, a buscar terapia, e a repensar o modo como levava sua relao com a bebida. A religiosidade que caracterizamos como dionisaca apareceu, principalmente nos sonhos de O., em forma inconsciente e simblica como a alegria, o esquecimento das dores, da tragdia e dos problemas vinculados ao lcool, e tambm como msica, dana e carnaval. O carter arquetpico de Trickster ou embusteiro aparece como uma predileo por

Marlon Xavier

95

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

ironias e piadas e pelo sofrimento autoimposto, e tambm nos sonhos. Tanto nas narrativas quanto nos sonhos, aparece, tambm, um vnculo muito forte entre o criativo e o dionisaco, este relacionado ao lcool. A expresso mais forte desse dionisaco, a arte escolhida por O., tambm dionisaca por excelncia: o teatro. No entanto, quando essas facetas positivas do dionisaco no so encenadas, o trgico entra em cena: o dionisaco fora entrada de maneira brusca, querendo a liberao dos afetos e a dissoluo das barreiras. O meio utilizado por O. para expresso desse dionisaco foi o lcool; nesse sentido, o mesmo carter religioso do dionisaco aparece vinculado ao lcool, porm em forma negativa. A falta de concretizao simblica do dionisaco, que seria possvel atravs do teatro, causa uma espcie de substituio pelo lcool. Com o fracasso de O. nessa concretizao, o dionisaco fica confinado apenas ao carnaval e ao beber, o que insuficiente. Sem a concretizao na arte, o que o cerne da religiosidade dionisaca em O., ocorre uma possesso pelas emoes ou afetos; acontece, ento, pelo poder do lcool, um tpico e completo esquecimento do individual, uma fuso no coletivo e uma conseqente inferioridade. O problema da inflao, oriundo da falta de concretizao da libido criativa, ento aparece, pois que ocorre a identificao com a dinmica arquetpica; a inferioridade torna-se ainda maior, exigindo uma grandiosidade artificial compensatria obtida atravs do lcool. Preso no conflito entre esses opostos, O. nada consegue criar, pois o que quer que tente fazer representa tanto uma tarefa para a qual no se sente capaz quanto algo sentido como muito reles para ele. As emoes, que, por seu turno, buscam uma realizao superior, tambm aparecem cada vez mais caticas e possessoras at que o Eros (no sentido de impulso para as relaes emocionais) simplesmente se recolhe, por assim dizer, quando O. abandona amigos, trabalho e lazer

e dedica-se somente a beber, ou seja, o trgico entra em cena, vislumbrado no perodo anterior terapia. O remdio para isso a auto-renovao criativa, como diz Jung (1998, p. 39): a concretizao simblica dos elementos criativos. Para tanto, necessrio o esprito apolneo: a limitao, a serenidade, o trabalho rduo, que busca uma diferenciao em relao ao coletivo. Apolo representa, simbolicamente, o sonho e a fantasia que, ao ganharem forma pela introspeco aliada criatividade, propiciam um conhecimento de si mesmo (que se contrape fuso com o coletivo). Para que o apolneo e o dionisaco se fundam (o que se d em O. principalmente atravs do teatro) ele precisa da religiosidade, como o espiritismo e os fatores mencionados anteriormente (vontade, consecuo de objetivos, conhecimento etc.), mas, principalmente, na forma de religio: tem de considerar todos os fatores (ou potncias) em seu ntimo para que no seja devassado por eles, e, assim, tenha a possibilidade de unilos, acabando com a coao inerente separao desses opostos. O. pressente o carter religioso desse dionisaco concretizado na arte quando fala da magia do teatro, aquela magia superior. Essa concretizao efetivada representa, assim, um congraamento com a f e pistis na capacidade individual; como concretizao simblica de uma parte de sua personalidade que clama por ateno, representa um passo em direo totalidade, individuao pois toda e qualquer realizao de contedos da individualidade ltima que o Self implica um sentimento religioso e uma construo de significado. Na vida de O., parece que esse carter dionisaco surgiu com toda fora como contraparte ao que viveu na infncia: um mundo masculino militaresco, de supresso das emoes, da liberdade e da alegria. A

A falta de concretizao simblica do dionisaco, que seria possvel atravs do teatro, causa uma espcie de substituio pelo lcool.

96
Religiosidade e Problemas com o lcool: um Estudo de Caso

analogia com a epifania de Dioniso evidente; ele surge arrasador, e arrasta toda resistncia exausto com sua loucura e xtase, liberando a contraparte da ordem rgida estabelecida. O dionisaco representa, assim, a compensao, o Outro, vivenciadas atravs de festas, sexualidade e criao, onde o lcool era um componente sempre presente. Dentro de um dilogo com a Psicologia Social, podemos dizer, portanto, que o problema de O. tanto individual como social ou cultural. Nascido em uma cultura onde a expresso do dionisaco difcil alm da arte, ele aparece geralmente em forma negativa ou inferior e em uma famlia tambm portadora das mesmas dificuldades (talvez em grau at maior), O. foi confrontado com esse problema desde cedo. A fora do dionisaco nele se imps, mas de maneira catica, onde a criao e a religiosidade foram aos poucos se afirmando; essa fora proporcional atrao que o lcool, e os problemas decorrentes dessa atrao, sempre tiveram sobre ele. A cultura, ou o social, pode ser vista tambm na maneira com que O. sucumbiu a seus valores: a expectativa de que fosse sempre bem falante, sedutor e extrovertido, sendo mesmo centro das atenes, tambm uma expectativa coletiva, alm de pessoal, e vem de mos dadas com uma certa glamurizao do lcool e dos efeitos que provoca; da mesma forma ocorreu com a sexualidade, e a tentativa de adequao principalmente atravs do lcool - a um mundo (homossexual) do qual no fazia parte, ou, ao menos, no completamente; no caso de O., mundo ou ambiente esse altamente incentivador do hbito de ingerir lcool, vale dizer. A teoria junguiana fornece um entendimento para os fatores que delineamos aqui. O dionisaco representa uma dinmica psquica profunda, de ordem arquetpica e, por isso, sobrepuja, fascina e convence atravs do

numen que lhe peculiar. O arqutipo autnomo, independe da conscincia; contudo, a atitude da conscincia influi no modo como a dinmica aparece: quando o ego nega reconhecimento totalidade do arqutipo (no caso de O., negar o dionisaco criativo, de realizao das emoes, atravs do uso do lcool como um deus ex machina trgico), este se manifesta como coao e compulso (como automatismos: a compulso ingesta de lcool e os problemas decorrentes). A partir do momento em que a totalidade do dionisaco aceita e realizada simbolicamente atravs da conscincia, o prprio telos arquetpico desfaz a coero e traduz-se na experincia de um sentido: a ingesta compulsiva de lcool diminui, e o sentido do dionisaco passa a aparecer como uma busca por realizao da religiosidadeespiritualidade, da sexualidade e da criao artstica. Retomamos uma das noes de Jung (1938/ 1990, par. 10) de religiosidade: a atitude particular de uma conscincia transformada pela experincia do numinoso. O. vivenciou o numen dionisaco primeiramente em seu aspecto de coao, atravs do lcool; a tragdia engendrada por essa coao, transcrita em problemas severos com o lcool, levou-o a uma tentativa de aceitar e ver um sentido nesse numinoso atravs da arte e da religiosidade. De qualquer forma, ele foi transformado por esse numen , o que caracterizaria o nascimento de uma religiosidade de carter dionisaco; entretanto, o desenvolvimento dessa religiosidade ainda est em seus primrdios, ou seja, no inconsciente. Essa dinmica arquetpica dionisaca aparece psiquicamente na forma de smbolos (nos sonhos, a festa, o carnaval, o lcool, a ironia, o Outro). O smbolo o elemento que possibilita a unio de consciente e inconsciente, pois une os opostos. O., ao criar em seu psiquismo e dar a devida ateno e

97
Marlon Xavier

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

considerao ( religio ) a tais smbolos, possibilita que materiais inconscientes essenciais participem de sua vida. Esses materiais tm suma importncia no s porque so partes da totalidade de O. mas tambm porque so uma compensao a uma cultura e uma religio unilaterais. O inconsciente busca, assim, transcender, pela confrontao com o indivduo, a ciso existente na cultura entre cristianismo e dionisaco. Nesse sentido, ao resgatar uma parte fundamental do homem pela atitude do ego que possibilita uma assimilao desse contedo, O. est construindo uma nova sntese de opostos, promotora de totalidade e de vida, cura da ciso existente tanto no indivduo, palco do conflito, quanto na cultura. Toda juno de opostos , portanto, tarefa primariamente do indivduo, que, assim, cria uma nova realidade existencial: o mundo e a prpria vida passam a ser plenos de sentido, em oposio a um racionalismo que pasteuriza tanto a realidade como a experincia de sentido. O valor dado pelo indivduo a um significado que percebe como superior ter sempre o carter de sacro eficaz e sempre presente contraponto a uma hybris da conscincia que assume vrios aspectos: racionalismo, estupor alcolico, grandiosidade artificial e vaidade. O indivduo encontra-se, assim, protegido de um grandeur artificial (e da conseqente inferioridade compensatria) que tanto herana da cultura como dinmica individual, grandeur que se encontra na gnese da impulsividade coercitiva, fruto do automatismo assumido pelo instinto no contemplado pelo ego e pela cultura, que cerne dos problemas com o lcool. Em outras palavras, a aceitao de uma instncia sentida como superior e plena de sentido representa o remdio para a inflao individual e tambm para a inflao coletiva ou da cultura, na medida em que o

indivduo contribui para a formulao do social. Mas representa ainda mais: a manuteno de uma conexo com a totalidade do inconsciente, atravs de um entendimento psicolgico da questo, sinaliza uma atitude religiosa que natural ao processo mas que transcende a mera f ou crena coletiva; em lugar de ovelha em meio ao rebanho, o indivduo assume um lugar onde sua religio pessoal sustenta o mundo, na medida em que lhe d significado. Esse equilbrio entre eu (o ego) e no-eu (inconsciente ou coletivo), embasado pela religio, constituise na prpria meta, ou, em termos junguianos, na individuao. Passamos, a seguir, religiosidade descrita como religio. Na acepo de Jung de religio, O. leva uma vida religiosa, pois um observador cuidadoso tanto de sua vida interior (manifesta por sonhos, fantasias, pensamentos e julgamentos de valor) quanto exterior (comportamentos e atitudes). Religio, nesse sentido, contrape-se presso pela aceitao social, sendo baseada na liberdade relativa de aceitar os contedos do prprio inconsciente aceitao reforada pela atrao que esses contedos exercem sobre a conscincia. Em outras palavras, aos valores e significados dados pela cultura (ou seja, o componente da conscincia coletiva que sempre de inferioridade, segundo Jung, e que faz parte do indivduo na medida em que este se identifica com aquela) so contrapostos, pela observao cuidadosa, aos valores e significados individuais, aos componentes da individualidade nica, dados pelo inconsciente. Esse debate entre o coletivo e o individual dentro do indivduo justamente o que Jung chamou de processo de individuao.
Nesse sentido, ao resgatar uma parte fundamental do homem pela atitude do ego que possibilita uma assimilao desse contedo, O. est construindo uma nova sntese de opostos, promotora de totalidade e de vida, cura da ciso existente tanto no indivduo, palco do conflito, quanto na cultura.

98
Religiosidade e Problemas com o lcool: um Estudo de Caso

No caso de O., essa complementaridade entre religio instituda e religio toma uma nova forma. Parece haver uma complementaridade entre a religiosidade dionisaca e aquela dada pelo espiritismo. Enquanto o dionisaco toca e representa as bases do inconsciente humano, o mais profundo (o ctnico), e, nesse sentido, caracteriza-se por alegria e tragdia, criao e destruio, o espiritismo uma religio que busca unir-se a uma espcie de cincia, objetivando um conhecimento sendo, portanto, de carter muito mais apolneo. Dessa forma, alm de unir os opostos dionisaco e apolneo na arte (o que representa uma forma de religiosidade), O. tambm os une quando celebra a alegria e o jbilo (em qualquer momento de sua vida) ao mesmo tempo em que segue uma religio instituda caracterizada pelo apolneo.

ingesta, uma moderao no beber, e a maior parte de seus problemas psicolgicos, manifestos anteriormente (que esto no cerne de um entendimento dos problemas com o lcool do sujeito, em nosso entendimento - especialmente o problema criativo), seria provavelmente relegada a segundo plano ou sumariamente desconsiderada. Alm disso, o confinamento a um determinado grupo (alcoolistas) ao qual O. sentia no fazer parte - poderia ter reflexos negativos na auto-estima pessoal e na prpria avaliao do problema por parte de O., o que influenciaria consideravelmente o resultado de qualquer procedimento teraputico. De qualquer forma, poca em que foram feitas as entrevistas, O. j no preenchia critrios nem mesmo para abuso de lcool apesar de (deixando de lado o diagnstico baseado nas orientaes do DSM-IV) ele certamente abusar do lcool freqentemente, em termos coloquiais. Somente esse fato j testemunha a favor de uma reavaliao dos procedimentos mdicos e psicolgicos tradicionais. Concluindo, acreditamos que este trabalho tenha fornecido alguns elementos que afirmam a necessidade, j apontada em outros trabalhos, de avaliar a ateno que o fator religiosidade recebe por parte dos trabalhadores da sade. Cremos que uma investigao e considerao maiores desse fator seriam de enorme valia, tanto para o entendimento e conseqente melhora dos problemas (principalmente vinculados ao lcool) apresentados pelos pacientes quanto para a construo de um conhecimento mais abrangente e profundo acerca desses problemas e dos prprios indivduos.

Consideraes finais
Cremos ser interessante analisar que contribuio o estudo do caso de O. tem a dar em relao prtica mdica e psiquitrica e ao entendimento dos problemas com o lcool em nossa cultura. interessante notar que, de acordo com a perspectiva psiquitrica tradicional, O. teria recebido um diagnstico de dependncia de lcool quando procurou ajuda teraputica e comeou sua anlise. Esse diagnstico, se adotado, teria hipoteticamente, como conseqncias, a adoo de terapia medicamentosa e grupo de auto-ajuda como manejos teraputicos (visto que, na maior parte dos casos, esse o procedimento padro). No entanto, a conseqncia mais grave, talvez, seria a pecha de alcolatra ou alcoolista, que receberia, com todas as suas implicaes na teraputica: abstinncia como meta, e no uma diminuio na

Marlon Xavier

99

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2005, 25 (1), 88-99

Marlon Xavier Professor do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestre em Psicologia Social pela PUCRS. Psiclogo clnico de orientao junguiana. Membro do Ambulatrio da Cruz Vermelha de Porto Alegre. Rua Afonso Taunay, 180/621 Boa Vista 90520-540 Porto Alegre - RS E-mail:marlonx@redemeta.com.br

Recebido 30/03/04 Reformulado 22/05/05 Aprovado 22/05/05

BRUNER, J. Atos de Significao . Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. CAMPBELL, D. T. Degrees of Freedom and the Case Study. Comparative Political Studies, v. 8, 1975, pp. 178-193. CASSIRER, E. Ensaio sobre o Homem: Introduo a uma Filosofia da Cultura Humana. So Paulo: Martins Fontes, 1994. GEERTZ, C. The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books, 1973. ELIADE, M. The Sacred and Profane. New York: W. R. Trask, 1959. HEATHER, N. et al. (eds.) The Misuse of Alcohol: Crucial Issues in Dependence, Treatment and Prevention. London: Croom Helm, 1980. HEATHER, N. (). Ms all del Alcoholismo: Perspectivas Atuales de la Adiccin al Alcohol y sus Problemas. Adicciones, v. 11 , n. 2,1999, pp. 171-181. JUNG, C. G. Psicologia e Religio. In Obras Completas de C. G. Jung (Vol. 11i). Petrpolis: Vozes, (1938)1990. JUNG, C. G. Seminar on Nietzsches Zarathustra (abridged ed.). Princeton: Princeton University Press, 1998. KERNYI, K. Dionysus: Archetypal Image of Indestructible Life. Bollingen Series LXV:2. Princeton: Princeton University Press, 1976.

___________. The Gods of the Greek. London: Thames and Hudson, 1976a. ___________. Apollo: the Wind, the Spirit, and the God. Dallas: Spring Publications,1983. OTTO, W. F. Dionysus, Myth and Cult . Dallas: Spring Publications, 1986. PATTON, M. Q. Qualitative Research and Evaluation Methods. Newbury Park: Sage Publications, 1990. STAKE, R. E. Investigacin con Estudio de Casos . Madri: Ediciones Morata, 1998. TODOROV, T. Mikhail Bakhtin: le Principe Dialogique . Paris: Edition Cuseil, 1981. VERNANT, J.-P . Mito e Pensamento entre os Gregos: Estudos de Psicologia Histrica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. VERNANT, J.-P . Mito e Religio na Grcia Antiga. Campinas: Papirus, 1992. VERNANT, J.-P . O Universo, os Deuses, os Homens. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. YIN, R. Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

Referncias

Anda mungkin juga menyukai