Anda di halaman 1dari 3

A xcara de ch

Posted: 07 Oct 2013 03:00 AM PDT

Por Satyanatha Publicado originalmente no site O nome do Mundo Satyanatha participa do Festival Semana Cultural do Bem-viver, dia 11/10/2013 Veja a descrio da atividade Eu no sei. essencial no saber. Ou ento o caminho se torna pesado, as costas doem, o corpo arqueja. Porque somos humanos. Carregamos em ns demasiadas opinies, fardos, memrias, achismos e certezas. Arrastamos opinies dos outros, convices enrijecidas, moral e tradio. Levamos aquilo que no nosso. E sentimos cansao. O verdadeiro estar sempre alm da compreenso. O real, o exato, est sempre a um passo de ns. a abertura ao novo que revela o segredo, abre o ba e descobre o mundo. Quem no sabe pode aprender. Quem sabe tudo, ou acha que sabe, um pedao de pedra, com marcas e registros gravados h tempos. Um monge zen se encontrou com um homem que sabia muito, que lera muitos livros, conhecedor das tradies e das teses antigas, um erudito. Mas era um homem inquieto. Desesperado por no haver, ainda, encontrado a chave que buscava tanto, uma linha almejada que ligaria tudo o que sabia, e traria ento paz. Ele andara at o monastrio em busca do relmpago, da resposta mas, em seu mago, tinha pouca esperana de encontrar. Era um sobrevivente de muitas, inmeras frustraes. O monge ofereceu silncio e ch. Cordialmente, ps a mesa. Colocou as xcaras com o cuidado de quem sabe que tudo importante. E, finalmente, comeou a servir o ch. Est bem, obrigado, disse o erudito. O ch ocupava quase toda a xcara.

Est bem, j chega mestre, obrigado! exclamou, quando a xcara estava quase a transbordar. E o ch continuou a sair do bule, enchendo a xcara j cheia. gua quente se espalhava, escorrendo pela mesa, caindo no homem e o queimando. Aos gritos, ele fez o monge parar. Os dois se sentaram. O corao do homem batia acelerado e assustado. O monge estava sentado, sem expresso, sua frente. A xcara do homem estava repleta; a do monge permanecia vazia. Trmulo, o erudito perguntou: Mestre, porque o senhor fez isto? O monge respondeu sem se alterar, com um ligeiro sorriso. Xcara cheia, nada mais se pode acrescentar. O homem no entendeu, naquele momento. Nem poderia. S anos depois, maduro, entenderia: Sua cabea repleta de fatos, e entulhada de ideias, era como aquela xcara. O no-saber essencial para chegar ao saber. Para chegar at onde no se conhece, deve-se andar por onde no se conhece, disse o mstico catlico So Joo da Cruz. Coragem essencial para isto. Questionarmos os fatos. Questionarmos as ideias. Vencer o medo de que o antigo no seja mais o que precisamos. Saber que at aquilo que temos como mais ptreo, imutvel e sagrado, pode um dia revelar-se como sendo apenas um engano de percepo, uma sombra da realidade. Disse Aristteles, falando de seu mestre: Gosto de Plato, mas gosto ainda mais da verdade. E verdade fugidia, abstrata, simples e momentnea. Porque o mundo muda muito rpido (e ns, humanos, mudamos tambm). O que era verdade ontem pode no ser mais. s vivendo no presente que se pode ver a verdade. Eu no sei. Eu no sei muita coisa. Portanto eu testo, e re-testo sempre que posso. Sou capaz de fazer o bem? No sei, ontem eu era; veremos hoje. Sou capaz de amar, muito e amplo? S se conseguir amar agora. Estou onde deveria estar? Amo quem acho amar? Vivo o que deveria viver? A minha profisso a certa para mim, as minhas crenas so coerentes, as minhas alegrias ainda me servem? E as certezas que me guiam e conduzem? So verdades, ou foram verdades um dia? Um dia, um mestre budista (talvez o prprio Buda) disse: depois de atravessar o rio, deixe a jangada para trs. A humanidade, eu, voc, todos ns, precisamos de convices. As teorias de Newton causaram uma revoluo que nos impulsionou por sculos. Quando, muito depois, Einstein provou que elas eram incompletas, o mundo j havia mudado para melhor por causa delas. E aquela jangada ficou para trs, substituda por um barco novo, feito para cruzar outro rio.

No se pode temer estar enganado. A gente deve andar com o que se sabe. Quase sempre, dar certo. Ser o bastante at que a nova verdade venha. O perigo estar apegado a ideias antigas, como um computador com um sistema operacional obsoleto, como um dicionrio de grafia antiga, mesmo que o novo esteja j a, disponvel. Isto no um convite para impulsividade, para seguir o soprar do vento. No um convite para a ignorncia, um ataque aos livros que amo tanto, ou uma desculpa para quem quer fugir. O no-saber dos sbios, como o de Scrates, no vem de uma mente que nunca recebeu nada. Ele o resultado de um treinamento. O no-saber ativo, e no passivo; ele o resultado de no deixar que pensamentos entulhem os cantos, que dogmas permaneam estagnados, que ideias mofem. Isto no um convite para uma aventura. Isto um convite observao, serenidade e percepo. A abertura constante ao novo impede que a tica e os amores que guiam a nossa vida acabem fixos, desatualizados e antigos. Qual o motivo de voc ser hoje quem , e estar onde est, e acreditar em suas convices? Se voc quem porque isto lhe faz sentido, e se est a porque este o local certo, e faz o que deve fazer, voc livre. E alegre. Se a nica razo para o seu dia de hoje ele ser igual ao dia de ontem, que era igual ao anteontem, voc escravo, preso a um tempo que j passou

Anda mungkin juga menyukai