Anda di halaman 1dari 16

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

A CONTRIBUIO DE JOHN KNOX (1513-1572) PARA A HISTRIA DA EDUCAO NA ESCCIA

VIEIRA, Paulo Henrique (UEM) ARNAUT DE TOLEDO, Czar de Alencar (Orientador/UEM)

Introduo

O inicio dos Tempos Modernos exps a culminao de um longo processo de transformaes em todas as reas do conhecimento, da cultura, da economia e da religio no Ocidente. Dentre as grandes transformaes ocorridas no perodo, merece destaque as transformaes no mundo da religio e nelas a Reforma Protestante e suas vrias vertentes, teve papel de destaque. Influenciado pelas idias calvinistas, John Knox (1513-1572) foi um telogo que debateu sobre assuntos seculares como a educao influenciando nas aes que formataram e transformaram a realidade educacional da Esccia nos sculos XVI e XVII. Ajudou na elaborao do First Book of Discipline, que regulamentou a educao na esccia j no incio dos Tempos Modernos. Os paradigmas estabelecidos na Idade Mdia foram pouco a pouco sendo substitudos por uma nova cultura, ento dita moderna. A Igreja como legitimadora dos valores medievais tais como: a f, a teologia e o misticismo foi questionada e combatida, porque era ela quem legitimava a poltica, que cuidava do ensino, simbolizava o feudalismo e supervisionava a cultura. Os valores modernos pautados no individualismo, na razo, no antropocentrismo e na cincia, foram pouco a pouco substituindo aqueles defendidos pela Igreja.

O estudo do pensamento de John Knox requer um conhecimento prvio do que foi o grande movimento de reforma religiosa ocorrido aps 1517 na Alemanha. Os reformadores, comeando por Martinho Lutero defendiam com o sacerdcio universal, a idia de que a hierarquia criada pela Igreja e liderada pelo papa, era dispensvel e at prejudicial. Cada fiel devia ter acesso aos textos sagrados e examinar livremente seu 1

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

contedo, sem a intermediao de clrigos ou qualquer outro representante da Igreja. Essa crtica aos quadros hierrquicos religiosos e a defesa de uma maior autonomia individual no campo da f, no devia, entretanto, ser aplicada tambm na poltica ou nas relaes sociais. Martinho Lutero (1483-1546) e Joo Calvino (1509-1564) defendiam a autoridade civil como necessidade divina no governo do mundo, portanto, instituda por Deus e, como conseqncia, inquestionvel.

A educao para John Knox era um tema que se afinava intimamente com as suas pretenses religiosas. A teoria do sacerdcio universal concebida por Lutero e adotada pelos reformadores, requeria a construo de um sistema educacional bsico para que os fiis (sacerdotes) pudessem ler os textos sagrados e conhecer a Palavra de Deus, sem o que, o alcance da Reforma seria nfimo. Instrues para a comunidade protestante foram dadas no seu Livro de Disciplina que inclua tpicos sobre educao geral, providncias para ajudar os pobres, idosos e doentes e mais cooperao entre Igreja e Estado.

Vrios fatores contriburam para a formao da cultura e da educao modernas, mas queremos focalizar principalmente as relaes entre eles e a religio reformada, sobretudo, aquela que surgiu a partir dos escritos de John Knox na Esccia. A batalha pela Reforma na Esccia surgiu em muitas frentes e foi motivada por vrias razes. Alguns participantes estavam motivados pela convico de que todas as coisas deviam ser medidas pela Palavra de Deus. Outros lutaram simplesmente por riqueza e fama. Por causa disso a vitria obtida pela Reforma na Esccia trouxe consigo a diviso nos quadros protestantes. A alta nobreza, via Knox como um extremista, no desejando adotar mudanas mais radicais.

A Reforma Protestante na Esccia

Para entender a Reforma na Esccia como em qualquer outro lugar da Europa, preciso entender as reaes que os homens tomariam em relao a Roma, influenciados pelas mudanas ocorridas nos ltimos trs sculos. O sentimento que pairava no ar era de que a poca da f inquestionvel havia passado e que a Igreja existia por tolerncia como 2

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

parte necessria da ordem social. somente nesse contexto de sentimento nacionalista que podemos atribuir o verdadeiro valor para as vrias foras que finalmente elaboraram o aniquilamento da Igreja Catlica na Esccia. (BROWN. p. 36)

A partir das mudanas ocorridas no plano poltico de consolidao dos interesses nacionais, a Esccia veria que suas relaes internacionais que funcionavam na Idade Mdia, j no eram suficientes. Seu destino estava ligado a dois pases em especial: Inglaterra e Frana. Era preciso escolher entre os dois, o seu parceiro natural, pois, sua soberania corria srio risco. Com a consolidao da Frana e pela unio da Espanha e o imprio sob Carlos V, tornou-se urgente para o rei ingls fortalecer-se por meio de um entendimento definitivo com o povo da Esccia que aps a batalha de Flodden tornouse vassala da Frana. Na sua escolha entre a Inglaterra e a Frana, a Esccia precisava considerar os rumos de sua opo religiosa. James V, tinha a predileo pela Frana e duas vezes havia escolhido rainhas daquele pas.

A Frana exercia um controle sobre o Parlamento da Esccia que incitava muitos escoceses a olhar para a Inglaterra como um aliado desejvel contra os interesses franceses. Em muitos nobres cresceu um sentimento de que a Inglaterra e no a Frana, era seu aliado natural. A Reforma na Inglaterra foi fator determinante para o sucesso da reforma na Esccia e consequentemente sua inclinao quanto a seu aliado. A corrupo da Igreja na Esccia era semelhante ao que ocorria com ela no continente e foi alvo de protestos e de ridicularizao. Um Conselho Provincial que se reuniu em Edinburgh em 1549 confessou que a razes e causa de todos os problemas da Igreja era a maneira corrupta e profana obscenidade dos eclesisticos de quase todos os nveis, juntamente com sua crassa ignorncia em relao as letras e a cultura. (BROWN. p. 43) A maior crtica, entretanto, feita por catlicos e protestantes, era a distribuio de seus benefcios.

De acordo com John Major (1467-1550), a maior autoridade em tal assunto, a grande extenso das parquias do pas era a maior fraqueza da Igreja escocesa, pois afetou seriamente a devoo de seus fiis no sculo XVI quando o fervor religioso parecia 3

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

haver morrido na maioria dos clrigos, que no conseguiram mais alimentar a f de largas parcelas da populao, deixando o terreno livre para a recepo das novas idias protestantes. Em comparao aos recursos do pas, o clero escocs era o mais rico da Europa e o contraste entre sua profisso de f e a vida luxuosa que viviam, causava uma impresso na mente popular que podia ser atestada pelos relatos da poca.

Antes da Reforma a Igreja ainda detinha muito poder e conseguia aprovar leis que pudessem combater os herticos e fazer com que os reis, ao serem coroados, jurassem lutar contra todo tipo de heresia. Assim foi feito com os lolardos1, que sofreu ataques dos poderes constitudos no s por ser um movimento religioso, mas tambm por apresentar caractersticas de um movimento poltico (BROWN. p.48). Os lolardos foram uma fora na Esccia e abriram caminho para as novas idias de Lutero que vinham do continente.

Por meio de alguns documentos, entre eles, um escrito pelo prprio Knox, deduz-se que at 1543 ele estava ligado Igreja de Roma por meio de seus ofcios sacerdotais. Knox aparece como mestre de Willian Brounefield, filho de Stephen Brounefield de Greenlaw. Em Samuelston, Knox tambm aparece agindo como tutor de alguns jovens que vinham at ele para aprender. Como havia uma pequena capela em Samuelston, natural supor que, como era comum na poca, Knox acumulava as obrigaes de capelo e instrutor da juventude. (BROWN. p. 59) Ele tambm aparece nesses documentos exercendo o ofcio de Notrio Apostlico na diocese de Saint Andrews, uma testemunha pelo menos de seu carter e habilidade prtica. O ofcio de notrio variava em importncia nas diferentes partes da cristandade, mas em qualquer lugar a confiana depositada a eles requeria que fossem homens de inteligncia, educao e probidade. Por uma lei do Parlamento da Esccia de 1469 foi declarado que os notrios seriam ordenados pelo rei e no pelo imperador e foi sugerido que eles deviam ser examinados diante de seus bispos que devem certificar-se de sua f, boa fama, cincia e habilidade ou aptido para o ofcio. (BROWN. p. 60)

Seguidores de John Wycliff (1320-1384), telogo ingls considerado um dos grandes precursores da Reforma Protestante

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

John Knox

John Knox nasceu em 1513, o nome de seu pai era William, pouco se sabe sobre o prprio Knox e sua famlia o que certo vem das informaes do prprio Knox em sua Histria da Reforma na esccia, onde ele afirma a vassalagem de seus antepassados com o conde de Bothwell na vizinhana de Haddington. Sobre sua me, tudo o que podemos dizer era que se chamava Sinclair. interessante notar que em poucos lugares da Esccia a Igreja estivesse em tal estado de prosperidade quanto na regio de Haddington. Na cidade havia dois monastrios, uma abadia, trs igrejas e trs capelas. Alguns desses edifcios eram de to grandiosidade e beleza que foravam a lembrar a todos que o zelo religioso no nasceu na Reforma. Todos os seus bigrafos afirmam que Knox estudou na Burgh School de Haddington.

Os registros sobre a educao na Esccia antes da Reforma eram bem escassos, mas pelo famoso ato de James IV ordenando que todos os burgueses e proprietrios enviassem seus filhos mais velhos para a escola at que eles aprendessem um perfeito latim, demonstra que havia a possibilidade de isso acontecer por meio da existncia de escolas nas diversas cidades escocesas. As escolas eram de duas modalidades, escolas da igreja e escolas da cidade, entretanto, mesmo nas escolas mantidas pelos burgos, o controle da igreja era evidente. Os professores eram quase exclusivamente eclesisticos e frequentemente combinavam sua funo de professor com as obrigaes religiosas em suas igrejas ou catedrais. Os alunos eram formados tambm para a carreira eclesistica. A distino entre educao elementar e secundria estava claramente definida nas escolas anteriores Reforma. Os assuntos na qual ele poderia ter recebido instruo eram os elementos da lgica, cincia e aritmtica, mas acima de tudo, o latim.

Ao contrrio do que se poderia supor, Knox estudou em Glasgow e no em Saint Andrews, universidade mais prxima de sua casa, mais antiga e mais famosa da Esccia. A escolha de Glasgow se deu provavelmente pela presena do mais famoso professor da poca: John Major. Mais do que Haddington em Glasgow a Igreja 5

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

dominava a vida dos cidados, pois era Igreja que seus cidados deviam sua existncia. A universidade de Glasgow foi fundada pelo bispo Turnbull em 1541, tornou-a numa instituio essencialmente eclesistica. Os estudos em Glasgow estavam vinculados estreitamente com os interesses da Igreja, indiferente s transformaes e a revoluo intelectual que vinham ocorrendo na Itlia durante os sculos XIV e XV. Desde a fundao das universidades de Saint Andrews (1410), Glasgow (1451) e Aberdeen (1494) o nmero de escoceses que iam para o exterior estudar diminuiu gradativamente. Aqueles que foram estudar no estrangeiro, a universidade de Paris era quase que exclusivamente a preferida e entre as grandes universidades, pois foi a que menos influencia sofreu do novo esprito que estava transformando os ideais intelectuais da Europa.

John Major era o intelectual tpico da universidade de Paris e no Erasmo, pois Erasmo criticava o modelo escolstico ensinado nesta universidade, enquanto Major o considerava muito bom. A influencia de Major em Knox difcil de ser precisada, o que sabemos sobre sua formao provm mais das prprias informaes fornecidas por Knox do que de outras fontes. A concepo de vida de Knox era essencialmente medieval, ou seja, a idia de que todo o esforo e experincia humanas estavam relacionados com o sobrenatural. Para Knox, como para todos os reformadores de

seu tipo, os estudos seculares eram valorosos na medida em que eles serviam para a apreenso prtica da verdade divinamente revelada. (BROWN. p. 29)

Entre 1522 e 1545 pouco sabemos da vida de Knox e ele mesmo fez questo de no mencionar em sua obra History of the Reformation in Scotland, que na verdade sua prpria biografia. Isso se explica talvez pelo fato de que ainda nesse perodo ele estava ligado antiga Igreja e que achou por bem esquecer esses anos de submisso a uma instituio que ele prprio iria condenar anos depois.

A vida de Knox deve ser entendida dentro de um contexto de guerra religiosa e poltica que dividia a Esccia entre os partidrios da Inglaterra (simpatizantes das idias protestantes) e aqueles que queriam uma aliana com a Frana (os catlicos). O maior 6

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

inimigo dos protestantes foi o Cardeal Beaton que dominava a poltica escocesa e foi o responsvel pela morte de Wishart. Os protestantes para vingar a morte de Wishart acabaram assassinando o cardeal Beaton e Knox, como associado ao partido protestante, foi perseguido e preso nas galeras francesas. O sucessor de Beaton John Hamilton empenhou-se em capturar Knox que passou a mudar de residncia constantemente para no ser pego pelas foras catlicas. Knox pensou em deixar o pas e ir para a Alemanha mas foi impedido pelos lordes pais de seus alunos que no abririam mo da educao de seus filhos e dos servios de Knox. No castelo de Saint Andrews, refgio dos assassinos de Beaton, cercados por tropas do regente Arran, o reformador escocs foi convidado a se juntar a eles.

No castelo em Saint Andrews havia quase 150 pessoas entre elas os assassinos de Beaton. A multido reunida no castelo era muito heterognea de tal forma que podia-se encontras os vcios mais vis e as virtudes mais nobres. Knox juntou-se a essa assemblia na pscoa do ano de 1547, dez meses depois do assassinato do cardeal Beaton. Presos no castelo pelas foras de Arran e depois cercados pelos franceses pelo mar os rebeldes nunca receberam a ajuda prometida pelos ingleses, sua nica chance de sarem do castelo. Em 7 de agosto de 1549 as galeras francesas partiram para a costa da Normandia carregados com os esplios do castelo e com 120 prisioneiros a bordo. Knox tornou prisioneiro das galeras francesa por dezenove meses, pois era costume na Frana utilizar herticos nos trabalhos forados em suas galeras, tanto que ainda no sculo XVIII o governo de Lus XIV, enviou centenas de huguenotes para os navios franceses. De quatro a seis escravos eram acorrentados em bancos fixos, onde trabalhavam durante o dia e se ajeitavam durante a noite totalmente expostos s intempries do tempo durante todo o ano. O responsvel pelos escravos chamado comite, andava da popa proa com um chicote aoitando aqueles que se atrasassem em seu trabalho. Os alimentos dos escravos eram biscoitos e um tipo de mingau feito de leo e feijo. Knox se refere a esse perodo de sua vida como um pesadelo de vergonha e sofrimento.

Em uma ocasio em que a galera francesa aportava na Esccia entre Saint Andrews e Dundee, um de seus companheiros de remo apontando para a terra perguntou a ele se 7

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

reconhecia aquelas terras. Knox respondeu que sim e que haveria de pregar a glria de Deus naquelas terras antes da sua morte. Knox reconhecia em si a posse do dom da profecia e a certeza inabalvel de que era portador da mensagem divina o tornava forte e confiante. O que capacitou Knox a cumprir seu trabalho foi a sua combinao de zelo proftico com um senso prtico que nunca ignorou a realidade das coisas. Com as mudanas polticas ocorridas na poca Knox pde ser libertado entre fevereiro e maro de 1549. A ascenso de Eduardo VI da Inglaterra aproximou-a da Frana e entre os conselheiros de Eduardo haviam aqueles que eram favorveis aos prisioneiros de Saint Andrews.

Liberto do cativeiro, Knox, entretanto, pelos prximos dez anos no pde retornar com segurana a seu pas. O clima da Esccia no estava favorvel s idias de Knox, mas ele jamais desistiu da idia de proclamar por meio de sermes a verdadeira f para seus conterrneos. claro que esse novo homem, mais experiente e maduro, sobretudo em funo dessas dolorosas experincias teria melhores condies de aconselhar e seus conselhos certamente teriam mais peso e firmeza.

Knox tomou a Bblia como base para sua anlise da igreja de Roma e concluiu que havia um abismo to grande entre sua poltica, sua moral e sua doutrina da verdadeira igreja de Cristo, que nenhuma reforma podia traz-la de volta. Por isso, restava apenas sua extino.

Knox no foi importante enquanto telogo sistemtico quanto foi Calvino ou Melanchton, ele no tinha nem o autocontrole nem o poder criador requisitados para construir um sistema teolgico apropriado para satisfazer o intelecto e a conscincia das comunidades dos crentes. (BROWN. p. 99) Seus escritos no possuem um todo orgnico como as Institutas de Calvino, de uma coerncia que desafia os arsenais da lgica. A importncia de Knox reconhecida como a voz de um poder que alm de outras profundas exigncias, alimentava uma f constante nos destinos do homem. No fosse por seu escrito contra o governo ginecocrtico, Knox teria se fixado na Inglaterra.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Sua esposa era inglesa, seus filhos foram criados na Inglaterra e l ele se tornou, durante o reinado de Eduardo VI, um dos principais oradores protestantes.

A educao reformada na Esccia e o Primeiro Livro da Disciplina

Poucos dias aps a morte da rainha regente, Knox e alguns poucos colaboradores esboaram uma confisso de f para a devida ratificao pelo Parlamento. O catecismo de Calvino e a confisso da congregao inglesa em Genebra foram claramente as bases dessa confisso escocesa. Ela ficou pronta em 17 de agosto de 1560. De acordo com a confisso, a Igreja escocesa era a mais reformada igreja existente. Os oponentes da Reforma tentaram barrar sua ratificao sugerindo que, de acordo com os termos do Tratado de Edinburgo, o Parlamento no tinha o direito de adotar tal documento sem consultar a rainha Maria na Frana. Knox e outros defensores da Confisso argumentaram que a confisso foi legitimamente adotada porque aquele Parlamento era o mais representativo que existiu na Esccia, pois esse parlamento, mais do que qualquer outro, falava genuinamente em nome do povo. Ao final o grupo de Knox prevaleceu e a Confisso de F foi aprovada.

Para a aprovao do Livro da Disciplina, apresentado ao Parlamento naquele mesmo ano, as dificuldades foram ainda maiores daquelas enfrentadas pela Confisso de F. Os nobres de fato, no tinham muito a perder como resultado da confisso, mas tinham muito a perder se o Livro fosse ratificado. A batalha sobre sua ratificao veio como resultado do propsito do Livro para financiar a Igreja. Ele propunha que todas as terras que pertenciam Igreja Catlica fossem transferidas para o uso da Igreja Reformada. Essa mudana devastaria a nobreza e a maioria deles resistiu aprovao do Livro pelas seguintes razes: 1 se a Igreja Reformada controlasse as finanas, isso daria mais poder burguesia (classe mdia); 2 se as terras fossem confiscadas isso significaria que o governo controlado aristocraticamente perderia dinheiro; 3 se o livro fosse adotado, isso significaria o fim do catolicismo romano na Esccia. Ao contrrio da Confisso, o Parlamento no adotou o Livro da Disciplina, e isso foi um srio problema para Knox.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

O Livro discute a necessidade de educao em razo das limitaes humanas e da mudana nos mtodos usados por Deus para transform-lo. Deus agora cessa de iluminar miraculosamente os homens, transformando-os repentinamente, assim como Ele fazia com seus apstolos e outros membros da Igreja primitiva (CAMERON, 2005, p. 129). Por isso, o cuidado com a educao virtuosa e uma formao religiosa para os jovens e que cada igreja tivesse um mestre-escola nomeado, apto a ensinar latim e gramtica. Nas grandes cidades devem-se criar colgios [...] no qual as artes, pelo menos lgica e retrica, juntamente com as lnguas, sejam estudadas por mestres capazes, para quem se deve destinar um salrio honesto; bem como proviso para aqueles que so pobres, e no so capazes de por si mesmos, ou pela caridade de algum, manterem-se nos estudos (CAMERON, 2005, p. 131). Mesmo para aqueles que no dispunham de recursos a educao devia estar garantida pelo auxlio que a Igreja deveria prestar aos mais pobres.

Os reformadores propuseram a designao de um mestre escola em cada parquia para o ensino bsico da escrita e da leitura. Depois a criao em cada cidade de escolas de gramtica e latim, sendo os professores designados pela Igreja (reformada). Para os colgios propunha-se a criao dessas instituies nas cidades mais importantes2 para o ensino de Lgica e Retrica juntamente com o grego. Todos eram compelidos a freqentarem as escolas, do rico ao pobre, o primeiro por seus prprios meios, o segundo, desde que comprovasse capacidade, sob a responsabilidade da Igreja. Finalmente os grandes colgios, chamados: universidades, seriam mantidos em: Saint Andrews, Glasgow e Aberdeen.

A organizao proposta para Saint Andrews era completa e detalhada. O primeiro colgio constitua-se em Artes: Dialtica no primeiro ano, Matemtica, no segundo ano e Filosofia Natural no terceiro ano. A concluso desses trs primeiros anos garantia o diploma de Filosofia. Todos os estudantes deviam provar seus conhecimentos

Kirkwall, Channonrie of Ross, Argyle, Aberdeen, Brechin, Saint Andrews, Edimburgh, Jedburgh, Glasglow e Drumfreise.

10

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

satisfatoriamente antes de ingressar num curso que o especializava em Medicina, Leis ou Teologia.

O estudante de Medicina permanecia no primeiro colgio por mais cinco anos, depois do curso preliminar de Artes. O estudante de Leis, completaria seus estudos no segundo colgio, estudando um ano de Filosofia Moral e por mais quatro anos, as leis. O estudante de Teologia permanecia no segundo colgio estudando Filosofia Moral, depois ia para o terceiro colgio aprender o grego e hebreu pelo perodo de um ano, aps o qual por mais cinco anos estudava o Antigo e o Novo Testamento.

O esquema proposto pelos reformadores no era um quadro estritamente original, seu mrito consistia em seu vigoroso propsito no qual concebiam a idia de uma educao nacional, organizado como um todo. Segundo John Strong os mritos do esquema proposto por Knox e seus auxiliares foram: 1- era um sistema nacional; 2- a educao era gradativa da escola primria at a universidade; 3-todas as escolas deveriam ser periodicamente fiscalizadas; 4- as promoes dependiam dos esforos exitosos de cada um e 5- eram garantidas as provises para os alunos pobres. Princpios que hoje parecem essencial em qualquer esquema de organizao educacional (STRONG, 1909, p. 61).

Os ministros, juntamente com outras pessoas instrudas da cidade, formavam um quadro de inspetores que deveriam visitar as escolas trimestralmente. Em qualquer estgio que o aluno deixasse a escola ele deveria estar de posse de conhecimentos essenciais de instruo religiosa para se tornar um membro da Igreja (GIBSON, 1912). Sobre esse esquema educacional o autor escreve que: O esquema admiravelmente amplo. Seu carter democrtico, sua cuidadosa gradao, do fornecimento dos rudimentos nos mais remotos e esparsos distritos para uma sistemtica educao universitria, sua coeso geral, e um modelo sensato no qual o mecanismo existente da Igreja e do Estado era para ser utilizado em sua grande cruzada social para a construo de um povo educado. So caractersticas que fazem das audaciosas concepes do Primeiro Livro da Disciplina, um marco na histria das idias e dos ideais educacionais (GIBSON. 1912). 11

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Quatro tipos de instituio educacional podem ser extrados dessa obra: a) as escolas rurais ou paroquiais, onde o ministro da parquia o professor das primeiras letras e do catecismo; b) nas vilas maiores e pequenas cidades, as escolas em conexo com a Igreja possua um funcionrio preparado, um mestre-escola competente para ensinar gramtica e Latim; c) nas cidades maiores, colgios com professores que ensinavam Artes, Lgica e Retrica, tanto quanto lnguas e d) as universidades em Saint Andrews, Glasgow e Aberdeen. No aprovado pelo Parlamento, o esquema de Knox permaneceu como um ideal onde todos aqueles que vislumbravam uma Esccia mais instruda se baseavam, um ideal pelo qual valia a pena lutar (CLARKE, 1910).

O autor tambm analisa o Livro da Disciplina e sua influncia na histria da educao da Esccia. O livro foi escrito pelos chamados seis Johns: Douglas, reitor de Saint Andrews, Winram vice-reitor, Spottiswoode, Willock, Row e Knox3. Em menos de um ms de trabalho e sob a influncia da intensa energia de Knox eles apresentaram seu esquema diante da Assemblia Geral. O resultado desse trabalho foi o Livro da Disciplina, ele continha dois captulos: Das escolas (Of schools) e Universidades (Universities). Para James Scotland, esses captulos foram provavelmente escritos por pessoas diferentes: aquele sobre as universidades um esquema detalhado e deve ter sido escrito por Douglas; o outro, sobre as escolas, sugere o perfil e a viso de Knox (SCOTLAND, 1969).

O esquema apresentado pelo Livro da Disciplina, segundo Scotland, no encontrava paralelo no continente, era um programa inovador e sem precedentes. O esquema ia das escolas paroquiais das reas rurais, passava pelas escolas de gramtica das pequenas cidades e vilas, pelos colgios existentes nas cidades maiores e culminava com as universidades nas trs principais cidades da poca. Os estudantes mais capazes s freqentavam a universidade aps oito anos de estudos e para garantir o sucesso desse

Sobre a autoria dessa obra no h unanimidade. Para James Cameron, a presena de John Douglas e John Winram no pode ser dada como certa. Cf. CAMERON. p. 04.

12

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

sistema era preciso uma boa superviso, tudo isso com fundos que deveriam sair da confiscao das terras da antiga Igreja de Roma.

Segundo James Scotland, as influncias diretas do Livro da Disciplina foram inexpressivas. Ele nunca entrou em operao nem foi publicado em larga escala. Sua primeira publicao foi em 1621 na Holanda e a primeira edio britnica foi em 1720. Mas a tradio, se no os detalhes, permaneceram vivos, suas propostas s lentamente foram sendo implantadas. O primeiro exame de admisso numa universidade se deu em 1878, quando o professor Ramsay de Glasgow aplicou um teste para estudantes que desejavam ingressar em suas aulas de Latim (SCOTLAND, 1969). O sistema de escolas paroquiais imaginado por Knox e seus colegas nunca foi inteiramente realizado, embora no incio do sculo XIX a maioria das parquias escocesas tivessem suas prprias escolas (SCOTLAND, 1969).

Para James Scotland a importncia do Livro da Disciplina se deve ao fato de que representou idias de homens que tinham uma viso de futuro impressionante e que continha muitas das noes que so hoje, motivos de orgulho para a Esccia. Isso porque previa um sistema projetado to abrangente que se estendia por todo pas; uma educao pensada como direito de todas as crianas, inclusive aquelas que no tinham condies de se manterem; a educao era concebida tendo como base a religio, sistematicamente ensinada nas escolas e universidades; havia recursos para a organizao racional das universidades de tal maneira que nenhum outro pas mandava mais garotos pobres para a universidade do que a Esccia at o desenvolvimento dos Estados Unidos no sculo XIX; era um esquema essencialmente prtico e finalmente, suas propostas demonstravam a importncia que a educao tinha para seus autores, tanto que sugeriram que ela fosse obrigatria (SCOTLAND. p. 48).

A Igreja reformada da Esccia no conseguiu efetivar os planos educacionais que Knox e seus colegas pensaram no Livro da Disciplina, mas manteve o controle sobre a superviso e a contratao de professores at 1872, pois at essa data era preciso comprovar a devoo f protestante para ser admitido como mestre-escola. 13

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Concluso

Estava claro que se buscava uma educao no apenas para os ofcios religiosos, mas igualmente para a formao do indivduo inserido no mundo e obrigado a contribuir com ele por meio de suas habilidades vocacionais. Onde o presbiterianismo abriu uma igreja, era preciso de acordo com as determinaes do Livro da Disciplina, criar tambm uma escola ou pelo menos manter um mestre-escola. O ambicioso programa de ter uma escola em cada parquia e oferecer oportunidade igual para todos serem educados at ao nvel universitrio, mostrava a inteno de criar e desenvolver uma nao crist completamente igualitria (DOUGLAS, 1990, p. 274).

O sacerdcio universal, ou seja, a idia de que todos somos sacerdotes, inovao teolgica defendida por Lutero, exigia que todo o crente conhecesse a Palavra de Deus. Da porque quase todos os grandes telogos protestantes tambm lutaram, assim como Lutero, para a criao de um sistema educacional que fosse oferecido a toda populao. A educao foi uma necessidade para os protestantes, pois sabiam que a continuidade e sobrevivncia da nova f dependiam do acesso ao livre exame das Escrituras (ABREU, 2003). A educao servia para sedimentar a f e, a f servia para modificar o mundo.O que Lutero props para a renovao da Igreja, no podia ser aplicado no campo poltico ou social. Seu pensamento democrtico se confinava ao campo teolgico, por isso, qualquer tentativa de sublevao era vista como diablica e condenvel.
A crtica que rejeita a preocupao das Igrejas com as relaes econmicas e a organizao social como sendo uma inovao moderna encontra pouco apoio na histria passada. [...] Quando comea a era da Reforma, a economia ainda um ramo da tica, e a tica um ramo da teologia; todas as atividades humanas so tratadas como integradas em um nico esquema, cujo carter determinado pelo destino espiritual da humanidade. [...] a prpria Igreja considerada uma sociedade que exerce autoridade terica, e s vezes prtica em questes sociais (TAWNEY, 1971, p. 259).

Era essa a viso de Calvino sobre o mundo e sobre o homem. Tudo fazia parte do reino de Deus e, portanto, interessava verdadeiramente a todo cristo. A teologia, a poltica, a economia, a educao e o trabalho eram temas que se desdobravam da f. Ao 14

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

desenvolver o conceito luterano de vocao (Beruf), Calvino mostrou que todo trabalho til sociedade era agradvel a Deus (WEBER, 2004). O verdadeiro cristo no precisava mais buscar glorificar a Deus, na vida asctica, preferia-se a vida ativa e digna, nas diversas formas de trabalho. O padeiro, o ferreiro, o agricultor, o professor ou o poltico, estavam servindo a Deus tanto quanto o clrigo. Nesse modelo de mundo, no havia lugares, pessoas ou atividades especialmente sagradas e preferveis a Deus, pois tudo era parte do grande todo, de Sua obra. Por essa razo, como muito bem afirmou Tawney, no escreviam apenas sobre teologia, mas agiam tambm na educao, na poltica e nos problemas sociais de suas localidades e pases, como desdobramentos de sua cosmoviso.

As propostas de Knox para a educao na Esccia no foram imediatamente implantadas. O Livro da Disciplina foi rejeitado no que aconselhava sobre a educao e seu sistema integrado de sries que abrangia as primeiras letras at a universidade s foi plenamente atingidos no final do sculo XIX. Sua importncia, entretanto, atestada pela influncia que suas idias exerceram na consolidao de um esquema educacional que em nenhum outro lugar havia se pensado. A inovao de suas propostas mostraram, que estavam muito frente de sua poca, por isso o amadurecimento gradativo para sua completa realizao. As leis aprovadas em 1633 e 1696 so tpicos exemplos dessa tentativa de se criar um sistema educacional voltado para todos e com recursos garantidos para sua continuidade.

A Reforma Protestante tendo Knox como seu grande lder, no criou um sistema educacional da estaca zero, ela aproveitou o que a Igreja Catlica havia implantado. O seu mrito consiste na defesa da proliferao de escolas para atender a todas as crianas e jovens do pas. Seu papel foi incentivar que em cada parquia fosse mantida pelo menos uma escola para o bem da comunidade e para a salvao de suas almas. A educao era um apndice da religio, mas que sem ela, os preceitos bsicos do protestantismo teriam sido calados pela fora da tradio romana, histricamente dominante na Esccia.

15

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Referncias

ABREU, Maria Zina Gonalves. A Reforma da Igreja em Inglaterra. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. 2003. BROWN, PETER HUME. John Knox: a biography. 1 Ed. 1895. Whitefish: Kessinger Publishing. 2007 CAMERON, JAMES K. The First Book of Discipline. 1 Ed. 1972. Glasgow: Covenanters Press. 2005. CLARKE, JOHN. Short studies in education in Scotland. 1 Ed. 1904. London: Longmans, Green. 2008 DOUGLAS, J. D. A Contribuio do Calvinismo na Esccia. In: REID, W. Stanford (Org). Calvino e sua Influncia no Mundo Ocidental. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana. 1990, p. 267-294. GIBSON, W. J. Education in Scotland a sketch of the past and the present. London: Longmans, Green. 1912. Endereo: http://books.google.com.br/books?id=6KD44cbOW6oC&pg=PR3&dq=GIBSON,+W.+ J.+Education+in+Scotland+a+sketch+of+the+past+and+the+present.&cd=1#v=onepage &q&f=false. Acesso em: 10/03/2010. SCOTLAND, JAMES. The history of scottish education. Edinburgh: T. & A. Constable.1969. STRONG, JOHN. A history of secondary education in Scotland. 1 Ed. 1909. Charleston (SC): Bibliobazaar. 2008. TAWNEY, R. H. A Religio e o surgimento do capitalismo . So Paulo: Editora Perspectiva. 1971. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Cia da Letras. 2004.

16

Anda mungkin juga menyukai