Anda di halaman 1dari 20

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O


CARGO

D E

P R O V A S

G A B A R I T O

ANALISTA DA POLCIA CIVIL

CADERNO

ESPECIALIDADE/REA DO CONHECIMENTO:
ADMINISTRAO LNGUA PORTUGUESA DIREITOS HUMANOS NOES DE INFORMTICA CONHECIMENTOS ESPECFICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO:

6
PROVAS:

1. Este caderno de provas contm um total de 60 (sessenta) questes objetivas, sendo 10 de Lngua

Portuguesa, 10 de Direitos Humanos, 10 de Noes de Informtica e 10 de Conhecimentos Especficos. Confira-o. 2. Assinale na sua Folha de Respostas o tipo de sua prova: Gabarito A ou Gabarito B. 3. Esta prova ter, no mximo, 4 (quatro) horas de durao, includo o tempo destinado transcrio de suas respostas no gabarito oficial. 4. Respondidas as questes, voc dever passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferogrfica azul ou preta. 5. Em nenhuma hiptese haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 6. Este caderno dever ser devolvido ao fiscal, juntamente, com sua folha de respostas, devidamente preenchidos e assinados. 7. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. 8. Voc pode transcrever suas respostas na ltima folha deste caderno e a mesma poder ser destacada. 9. O gabarito oficial da prova objetiva ser divulgado no endereo eletrnico www.fumarc.org.br, dois dias depois da realizao da prova. 10. A comisso organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Prezado(a) candidato(a): Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

INSTRUO: Leia com ateno o Texto 1 para responder s questes 01 a 05:

TEXTO 1: Manual de Policiamento Comunitrio Apresentao: Nancy Cardia

O policiamento comunitrio, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos pases economicamente mais desenvolvidos. Sem dvida isso uma conquista desses pases, pois essa a forma de policiamento que mais se aproxima das aspiraes da populao: ter uma polcia que trabalhe prxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar. Acreditar e confiar na polcia so considerados elementos essenciais para que a polcia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto , para a polcia ser percebida pela populao como tendo um direito legtimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidados e, em casos extremos, at mesmo a vida. Ter legitimidade para aplicar as leis significa poder contar com o apoio e a colaborao da populao para exercer seu papel. Isso difere da falta de reao da populao s aes da polcia, quer por apatia ou por medo, ou ainda, da reao daqueles que delnquem. Em qualquer um desses casos a reao da populao j sugere que h um dficit de confiana na polcia. Nos pases economicamente mais desenvolvidos, a adoo do policiamento comunitrio decorreu da constatao de que os modelos de policiamento em vigncia no eram mais eficazes diante dos novos padres de violncia urbana que emergiram no fim dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Ao longo desse perodo, cresceram, em muitos desses pases, tanto diferentes formas de violncia criminal como tambm manifestaes coletivas (pacficas ou no) por melhor acesso a direitos. O desempenho das polcias em coibir a violncia criminal ou ao conter (ou reprimir) as manifestaes coletivas adquiriu grande visibilidade e salincia, resultando em muitas crticas. Em decorrncia disso, houve, em vrios pases, forte deteriorao da imagem das foras policiais junto populao. Uma pior imagem tem impacto na credibilidade da populao na polcia. A falta ou baixa credibilidade afeta o desempenho da polcia no esclarecimento de delitos e, at mesmo, no registro de ocorrncias. De maneira geral, quando no h confiana, a populao hesita em relatar polcia que foi vtima de violncia ou, at mesmo, de fornecer informaes que poderiam auxiliar a polcia a esclarecer muitos delitos. O policiamento comunitrio foi adotado nesses pases como uma forma de melhorar o relacionamento entre a polcia e a sociedade. Para isso, procurou reconstruir a credibilidade e a confiana do pblico na polcia e, desse modo, melhorar o desempenho dela na conteno da violncia urbana. A adoo desse tipo de policiamento no s exige empenho das autoridades e da comunidade, mas, sobretudo, mudana na cultura policial: requer retreinamento dos envolvidos, alterao na estrutu-

www.pciconcursos.com.br

ra de poder de tomada de deciso com maior autonomia para os policiais que esto nas ruas; alterao nas rotinas de administrao de recursos humanos, com a fixao de policiais a territrios; mudanas nas prticas de controle interno e externo e de desempenho, entre outros. Essas mudanas, por sua vez, exigem tambm que a deciso de implementar o policiamento comunitrio seja uma poltica de governo, entendendo-se que tal deciso ir atravessar diferentes administraes: o policiamento comunitrio leva anos para ser totalmente integrado pelas foras policiais. No Brasil, ocorreram, ao longo dos ltimos 18 anos, vrias tentativas de implementar o policiamento comunitrio. Quase todas as experincias foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polcia Militar: a) em 1991, a Polcia Militar de So Paulo promoveu um Seminrio Internacional sobre o Policiamento Comunitrio, abordando os obstculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em So Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas reas da capital; c) nessa mesma poca, no Esprito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, tambm houve experimentos com policiamento comunitrio; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavo e Pavozinho, com a experincia do GEPAE. Apesar de no ter havido uma avaliao dessas experincias, os relatos dos envolvidos, tanto de policiais como da populao, revelam satisfao com o processo e com os resultados e insatisfao com o trmino das mesmas. Ao longo desses ltimos anos, a violncia urbana continuou a crescer e passou a atingir cidades que antes pareciam menos vulnerveis - aquelas de mdio e pequeno porte. Nesse perodo, a populao continuou a cobrar das autoridades uma melhora na eficincia das polcias. Essa melhora no depende s das autoridades, depende tambm da crena que a populao tem na polcia: crena que as pessoas podem ajudar a polcia com informaes e que essas sero usadas para identificar e punir responsveis por delitos e no para colocar em risco a vida daqueles que tentaram ajudar a polcia a cumprir seu papel. Sem a colaborao do pblico, a polcia no pode melhorar seu desempenho e essa colaborao exige confiana. A experincia tem demonstrado que o policiamento comunitrio um caminho seguro para se reconstruir a confiana e credibilidade do pblico na polcia. [...]
Fonte: Manual de Policiamento Comunitrio: Polcia e Comunidade na Construo da Segurana [recurso eletrnico] / Ncleo de Estudos da Violncia da Universidade de So Paulo (NEV/USP), 2009. p. 10.

QUESTO 01 CORRETO afirmar sobre o texto 1: (A) O policiamento comunitrio visa melhorar a aplicao da lei nas comunidades atendidas. (B) A violncia diminuiu nos grandes centros urbanos e aumentou nas cidades de mdio e pequeno porte. (C) necessria uma mudana de paradigma das autoridades policiais, para que ocorra uma rpida integrao com a administrao pblica. (D) Entre as consequncias da falta de credibilidade na polcia por parte da comunidade, est o medo de fornecer informaes e de registrar crimes sofridos. QUESTO 02 De acordo com o texto 1, a adoo de modelos de policiamento comunitrio foi decorrente, EXCETO (A) (B) (C) (D) das fortes crticas atuao policial. do surgimento de novos padres de violncia. da falta de reao da populao s aes da polcia. da necessidade de resgatar a confiana da comunidade na polcia.

QUESTO 03 Espera-se como consequncias diretas do policiamento comunitrio, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Parceria no levantamento de informaes. Aproximao da polcia com a comunidade. Legitimao das aes policiais de represso. Maior autonomia no poder de deciso do policial.

www.pciconcursos.com.br

5 QUESTO 04 O tipo textual predominante DISSERTATIVO. Marque a alternativa que NO justifica essa afirmativa. (A) (B) (C) (D) Observa-se progresso de fatos e sequncia narrativa. Parte da argumentao estrutura-se na relao causa e consequncia. H afirmaes consistentes, sustentadas pelos exemplos apresentados. Indicaes de fatos passados esto relacionadas como elementos comparativos.

QUESTO 05 Leia o trecho a seguir, observando o emprego dos sinais de pontuao. No Brasil, ocorreram, ao longo dos ltimos 18 anos, vrias tentativas de implementar o policiamento comunitrio. Quase todas as experincias foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polcia Militar: a) em 1991, a Polcia Militar de So Paulo promoveu um Seminrio Internacional sobre o Policiamento Comunitrio, abordando os obstculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em So Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas reas da capital; c) nessa mesma poca, no Esprito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, tambm houve experimentos com policiamento comunitrio; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavo e Pavozinho, com a experincia do GEPAE. Quanto pontuao do trecho, NO correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Houve apenas uma ocorrncia de vrgula para separar orao reduzida de infinitivo. Em todos os perodos, houve o emprego de vrgulas para separar adjuntos adverbiais. O ponto e vrgula foi empregado para separar oraes de carter sequencial e enumerativo. O termo deslocado nos diferentes Estados est entre vrgulas, para permitir a retomada da locuo verbal.

QUESTO 06 Uma companhia area lanou o seguinte slogan: s vezes, um pouquinho a mais faz muita diferena. (Veja, set. 2012). A figura de linguagem presente nesse slogan (A) (B) (C) (D) Eufemismo. Anttese. Ironia. Hiprbole.

QUESTO 07 Sobre ofcios e memorandos, NO correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais por rgos da administrao pblica. Destinatrio, assunto, local e data so itens comuns a ofcios e memorandos. O memorando uma correspondncia de carter eminentemente externo. O ofcio pode ser redigido pelo servio pblico para particulares.

QUESTO 08 A frase em que a regncia fere o padro culto da lngua : (A) (B) (C) (D) Assisti ao espetculo do grupo de dana. Os trabalhadores rurais moram longe da refinaria. Este programa no compatvel com esse computador. Os motoboys so responsveis pelas entregas a domiclio.

www.pciconcursos.com.br

6 QUESTO 09 Quanto concordncia com o pronome de tratamento, a estrutura CORRETA : (A) (B) (C) (D) Informo a V. Sa. que vosso prazo est expirado. Requeiro a V. Exa. o seu parecer consubstanciado. Solicito a V. Exa. que manifesteis sobre a sentena. Encaminho o ofcio a V. Sa. e aguardo vossas sugestes.

QUESTO 10 Quanto semntica da frase, h inadequao em (A) (B) (C) (D) O juiz j expediu o mandado desde ontem. O policial lembrou a inflao cometida pelo acusado. A docente agia com discrio a fim de proteger o discente. A retificao do endereo no foi suficiente para reverter a situao.

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE DIREITOS HUMANOS


QUESTO 11 A Constituio Federal de 1988 inova ao realar uma orientao internacionalista no campo dos princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Tal orientao est contida nos seguintes princpios, EXCETO: (A) (B) (C) (D) No interveno. Autodeterminao dos povos. Prevalncia dos direitos humanos. Repdio ao terrorismo e ao racismo.

QUESTO 12 A Constituio Federal de 1988 institui o princpio da aplicabilidade imediata das normas que traduzem direitos e garantias fundamentais. Tal princpio intenta, EXCETO: (A) assegurar a fora dirigente e vinculante dos direitos e garantias de cunho fundamental. (B) ressaltar apenas que os direitos e garantias se aplicam independentemente da interveno legislativa. (C) tornar os referidos direitos e garantias prerrogativas diretamente aplicveis pelos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. (D) sublinhar que os direitos e garantias valem diretamente contra a lei, quando esta estabelece restries em desconformidade com a Constituio.

QUESTO 13 Considerando o art. 5 da Constituio Federal de 1988, NO correto o que se afirma em: (A) A instituio do jri reconhecida, com a organizao que lhe der a lei. (B) No haver pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX. (C) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado a qualquer tempo, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. (D) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.

QUESTO 14 Sobre a nacionalidade, dispe o 3 do art. 12 da Constituio Federal de 1988 que so privativos de brasileiro nato os seguintes cargos, EXCETO de (A) (B) (C) (D) Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Presidente da Cmara dos Deputados. Ministro da Justia. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

QUESTO 15 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamento a (A) (B) (C) (D) soberania. no interveno. independncia nacional. igualdade entre os Estados.

www.pciconcursos.com.br

8 QUESTO 16 crime imprescritvel nos termos da Constituio Federal de 1988 (A) (B) (C) (D) o terrorismo. a prtica da tortura. a prtica do racismo. o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins.

QUESTO 17 Sobre a nacionalidade, nos termos do art. 12 da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, EXCETO: (A) So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes estejam a servio de seu pas. (B) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. (C) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. (D) So brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. QUESTO 18 Muitos dos princpios nos quais o Direito Internacional dos Direitos Humanos est baseado relacionam-se necessidade de assegurar que no apenas as violaes cessem, mas que a justia seja feita em relao a ambos, vtimas e perpetradores. Estes princpios NO incluem o direito (A) (B) (C) (D) a uma indenizao apropriada. responsabilizao e punio dos autores. a medidas que facilitem a reabilitao da vtima. de escolha sobre a penalidade, se privativa de liberdade ou pecuniria.

QUESTO 19 Segundo as disposies da Constituio Federal de 1988, condio de elegibilidade, na forma da lei, a idade mnima de (A) (B) (C) (D) Dezoito anos para vereador. Vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz. Trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Trinta anos para Senador, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal.

QUESTO 20 Conceder-se- habeas data nos termos do inciso LXXII do art. 5 da Constituio Federal (A) para assegurar o conhecimento de informaes relativas famlia do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades exclusivamente governamentais. (B) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (C) sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. (D) para anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE NOES DE INFORMTICA


QUESTO 21 A janela Marcadores e numerao do Microsoft Word, verso portugus do Office 2003, acionada a partir do menu: (A) (B) (C) (D) Exibir. Inserir. Formatar. Ferramentas.

QUESTO 22 So opes de formatao disponveis na janela Colunas, acionada pelo menu Formatar Colunas... no Microsoft Word, verso portugus do Office 2003, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Nmero de colunas. Linha entre colunas. Bordas e sombreamento. Colunas de mesma largura.

QUESTO 23 Em relao s opes do item de menu Dados Importar dados externos do Microsoft Excel, verso portugus do Office 2003, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: cone I. II. III. IV. ( ( ( ( ) Importar dados... ) Nova consulta Web... ) Nova consulta a banco de dados... ) Propriedades do intervalo de dados... Opo

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) II, III, I, IV. II, III, IV, I. III, II, I, IV. IV, III, II, I.

www.pciconcursos.com.br

10 QUESTO 24 Considere o grfico a seguir do Microsoft Excel, verso portugus do Office 2003.

Populao por UF
45.000.000 40.000.000 35.000.000 30.000.000 25.000.000 20.000.000 15.000.000 10.000.000 5.000.000 0 So Paulo Minas Gerais UF Rio de Janeiro Bahia

Populao

Sobre o grfico, analise as seguintes afirmativas. I. II. III. Populao uma Srie do grfico. O grfico do tipo Barras. Os nomes das unidades federativas so rtulos do eixo X.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 25 Sobre os tipos de diagramas disponveis atravs da opo de menu Inserir Diagrama... do Microsoft PowerPoint, verso portugus do Office 2003, analise as seguintes afirmativas.

I. II. III.

O cone O cone O cone

representa um Diagrama de ciclo. representa um Diagrama de Venn. representa um Diagrama radial.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

www.pciconcursos.com.br

11 QUESTO 26 Em relao estrutura bsica dos diretrios do sistema operacional Linux, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: Diretrio I. /boot II. /dev III. /lib IV. /home ( ( ( ( Finalidade ) Contm arquivos para acessar perifricos. ) Contm os diretrios dos usurios. ) Contm arquivos necessrios para a inicializao do sistema. ) Contm bibliotecas compartilhadas por programas.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) I, III, II, IV. II, III, I, IV. II, IV, I, III. III, IV, I, II.

QUESTO 27 Aplicaes que capturam pacotes da rede e analisam suas caractersticas, tambm conhecidas como farejad ores de pacotes, so (A) (B) (C) (D) Banners. Worms. Spiders. Sniffers.

QUESTO 28 Sobre os sistemas de criptografia, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. Nos sistemas de criptografia baseados em chave secreta, todas as partes envolvidas devem possuir a chave para codificar e decodificar mensagens. PGP ou Pretty Good Privacy um software de criptografia multiplataforma de alta segurana utilizado para troca de mensagens eletrnicas. Nos sistemas de criptografia baseados em chave pblica, a chave privada deve ser conhecida por todas as partes envolvidas para codificar ou decodificar mensagens.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

www.pciconcursos.com.br

12 QUESTO 29 Em relao aos botes de comando do Internet Explorer 7, verso portugus, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: cone I. II. III. IV. ( ( ( ( ) Pgina inicial ) Adicionar a favoritos ) Atualizar ) Configuraes Opo

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) II, I, IV, III. III, I, II, IV. IV, II, I, III. IV, I, II, III.

QUESTO 30 Todas as afirmativas sobre os componentes fundamentais de um computador esto corretas, EXCETO: (A) Memria Principal o componente interno UCP, responsvel pelo armazenamento de dados. (B) Barramento o caminho fsico pelo qual os dados so transferidos entre os componentes do sistema de computao. (C) Unidade Central de Processamento (UCP) o componente responsvel pela manipulao direta ou indireta dos dados. (D) Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) o componente da UCP responsvel por realizar as operaes aritmticas ou lgicas.

www.pciconcursos.com.br

13

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


QUESTO 31 As organizaes so grupos sociais deliberadamente orientados para a realizao de (A) (B) (C) (D) lucros. saldos. objetivos. rentabilidade.

QUESTO 32 As funes organizacionais so as _______I_______ especializadas que as pessoas e os __________ II_______ executam para que a _____III______ consiga _______IV____ seus objetivos. A sequncia CORRETA que completa o sentido do afirmao : (A) (B) (C) (D) I - formas; II - chefes; III - diretoria; IV - revisar. I - tarefas; II - chefes; III - diretoria; IV - revisar. I - formas; II - grupos; III - organizao; IV - realizar. I - tarefas; II - grupos; III - organizao; IV - realizar.

QUESTO 33 A funo principal de marketing de uma organizao estabelecer e manter ligao entre a organizao e: (A) (B) (C) (D) seus clientes. os promotores. os publicitrios. os fornecedores.

QUESTO 34 As funes financeiras de uma empresa abrangem as decises, EXCETO de (A) (B) (C) (D) controle. pesquisa. investimento. financiamento.

QUESTO 35 Segundo o setor da economia em que atuam, as organizaes podem ser classificadas em trs tipos principais, a saber: (A) (B) (C) (D) regionais, nacionais e internacionais. pequenas, mdias e grandes empresas. sociedades annimas, limitadas e individuais. governo, empresas e organizaes do terceiro setor.

QUESTO 36 O primeiro passo de um processo de planejamento a _______________ dos objetivos da organizao. O termo que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima (A) (B) (C) (D) soluo. seleo. discusso. colocao.

www.pciconcursos.com.br

14 QUESTO 37 O administrador deve se certificar de que os atos dos membros da organizao levam-na, de fato, em direo aos objetivos estabelecidos. A afirmativa um conceito da funo administrativa de (A) (B) (C) (D) controle. liderana. organizao. planejamento.

QUESTO 38 De acordo com Stoner e Freeman, as teorias da motivao eram parecidas entre si, j que tentavam construir um nico modelo de motivao que se aplicasse a qualquer trabalhador em qualquer situao. So exemplos de modelos de motivao, EXCETO: (A) (B) (C) (D) modelo tradicional. modelo de comportamento. modelo das relaes humanas. modelo dos recursos humanos.

QUESTO 39 De acordo com McGregor, analise as afirmativas. I. A teoria X trata de uma viso tradicional da motivao, afirmando que o trabalho desagradvel para os empregados, que devem ser motivados atravs da fora, de dinheiro ou de elogios. EM OPOSIO II. teoria Y, que supe que as pessoas so inerentemente motivadas a trabalhar e a realizar um bom servio.

CORRETO afirmar que (A) (B) (C) (D) apenas I verdadeira. apenas II verdadeira. I e II so verdadeiras e II complementa I. I e II so verdadeiras e II no complementa I.

QUESTO 40 A abordagem de expectativas, resultados e comportamento no trabalho de Nadler e Lawler baseia-se em quatro pressupostos sobre o comportamento nas organizaes. Analise as afirmativas, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F) I. II. III. IV. ( ( ( ) O comportamento determinado por uma combinao de fatores do indivduo e do ambiente. ) Os indivduos tomam decises inconscientes sobre o seu comportamento na organizao. ) Os indivduos tm necessidades, desejos e objetivos iguais.

( ) Os indivduos decidem entre alternativas de comportamento baseados em suas expectativas de que um determinado comportamento levar a um resultado desejado.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) F; V; V; V. F; F; V; F. V; F; F; V. V; F; F; F.

www.pciconcursos.com.br

15 QUESTO 41 CORRETO afirmar que o poder motivador decorrente do resultado especfico de um comportamento varia de (A) (B) (C) (D) indivduo para indivduo. supervisor para indivduo. indivduo para supervisor. supervisor para supervisor.

QUESTO 42 Pode-se conceituar estilo de liderana como (A) (B) (C) (D) as atividades de manuteno do grupo e relacionadas s tarefas. a capacidade dos lderes de obrigarem seus subordinados a exercer suas funes. o modelo desenvolvido para medir a preocupao relativa do administrador com relao s pessoas. os vrios padres de comportamento dos lderes durante o processo de dirigir e influenciar os trabalhadores.

QUESTO 43 Uma das principais abordagens contingenciais liderana a teoria da liderana situacional, que afirma que o estilo mais eficaz de liderana varia de acordo com a _______________ dos subordinados. A expresso que preenche a lacuna, tornando-a CORRETA : (A) (B) (C) (D) afinidade. maturidade. escolaridade. responsabilidade.

QUESTO 44 A qualidade de interao entre um lder e seus subordinados a caracterstica mais importante que influencia o _________ do administrador. A expresso que preenche a lacuna, tornando-a CORRETA : (A) (B) (C) (D) poder. argumento. senso crtico. convencimento.

QUESTO 45 So variveis que afetam a motivao nas organizaes, EXCETO caractersticas (A) (B) (C) (D) individuais. do trabalho. motivacionais. da situao de trabalho.

QUESTO 46 A ________________ um processo inconsciente gerado pelas experincias vividas. Esse processo no funciona necessariamente como uma alternativa ao mtodo racional; na verdade, eles so complementares. A expresso que preenche a lacuna, tornando-a CORRETA : (A) (B) (C) (D) intuio perceptiva. tomada de deciso intuitiva. racionalidade administrativa. tomada de deciso aleatria.

www.pciconcursos.com.br

16 QUESTO 47 So considerados modelos de estilo decisrio, EXCETO: (A) (B) (C) (D) diretivo. privativo. analtico. conceitual.

QUESTO 48 Uma organizao apresenta limites para as decises de seus executivos. Levando isso em considerao, associe a segunda coluna com a primeira. 1 avaliao de desempenho 2 sistemas de recompensa 3 limites de tempo impostos pelo sistema 4 regulamentaes formais 5 precedentes histricos A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) 1, 5, 4, 2, 3. 2, 3, 1, 5, 4. 4, 2, 3, 1, 5. 5, 4, 2, 3, 1. ( ) proteo aos chefes quanto a notcias negativas em relao ao trabalho ( ) escolhas de hoje, influncias de ontem ( ) padronizao no comportamento dos membros de uma corporao ( ) escolha pela deciso influenciada na busca de resultados pessoais ( ) presso pela deciso em razo da competitividade

QUESTO 49 Segundo seus princpios conceituais, do ponto de vista financeiro, o controle (A) (B) (C) (D) garante a qualidade da segurana dos sistemas. consiste na formulao estratgica compreendida na anlise SWOT. monitora a entrada e sada de materiais, sua logstica e seus valores contbeis. estende-se aos livros e ao caixa, aos recursos e s necessidades e ao emprego dos fundos, entre outros.

QUESTO 50 O operrio que faz todos os dias a mesma pea e o chefe que trata constantemente dos mesmos negcios adqu irem mais habilidade, mais segurana e mais preciso e, consequentemente, aumentam seu rendimento. Cada mudana de ocupao ou de tarefas implica um esforo de adaptao que diminui a produo. Sobre o texto acima, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Define com clareza a descentralizao e sua prtica. Refere-se a um conceito de especializao relacionado teoria sistmica. Trata-se de um texto relacionado diviso do trabalho baseada em Fayol. Diz respeito teoria de utilizao prtica de poderes advinda da psicologia organizacional.

QUESTO 51 No se pode conceber a autoridade sem a responsabilidade, isto - _______________ - que acompanha o exerccio do poder. As expresses que tornam a assertiva verdadeira so: (A) (B) (C) (D) competncia e dedicao. competncia e penalidade. recompensa ou penalidade. recompensa ou competncia.

www.pciconcursos.com.br

17 QUESTO 52 O grau de instabilidade de um ambiente capturado na dimenso da (A) (B) (C) (D) economia. volatilidade. manuteno. mo de obra.

QUESTO 53 A figura abaixo identifica o modelo tridimensional do ambiente, muito presente nas anlises estratgicas das organizaes.

As classificaes identificadas com os nmeros 1, 2 e 3 no diagrama so: (A) (B) (C) (D) 1 mltiplo; 2 amplo; 3 integral. 1 mltiplo; 2 simples; 3 escasso. 1 dinmico; 2 simples; 3 escasso. 1 dinmico; 2 completo; 3 integral.

QUESTO 54 Um ___________ um funcionrio mais antigo que patrocina e apoia um funcionrio menos experiente (um protegido). O termo que completa a lacuna, tornando-a CORRETA : (A) (B) (C) (D) gestor. mentor. observador. programador.

QUESTO 55 Um modelo considerado normativo sobre liderana, proposto por Vroom e Yetton, reconhecia que as estruturas de tarefas possuam demandas diferentes para as atividades rotineiras e no rotineiras. Esse modelo conhecido como Modelo de: (A) (B) (C) (D) liderana e prtica. motivao espontnea. participao e liderana. participao e avaliao.

www.pciconcursos.com.br

18 QUESTO 56 O propsito do controle de desempenho (A) (B) (C) (D) determinar o chamado ponto de treinamento. divulgar os resultados individuais de cada operrio. regular os resultados globais de determinada unidade. avaliar fluxos produtivos de forma integrada s finanas.

QUESTO 57 I. Vrias formas de planejamento das aes e de controle do desempenho podem ser encontradas em todos os nveis hierrquicos. E II. No caso do planejamento das aes, temos o planejamento estratgico e oramento de capital na cpula estratgica e nos nveis mais elevados da linha intermediria; as tcnicas de programao em PERT ou CPM nos nveis intermedirios; e a programao de produo no nvel do ncleo operacional.

CORRETO afirmar que (A) (B) (C) (D) I e II so verdadeiras e II complementa I. somente II verdadeira. somente I verdadeira. I e II so verdadeiras, mas II no complementa I.

QUESTO 58 Na temtica liderana, so estudadas as relaes de confiana na organizao. So considerados tipos de confiana nas relaes organizacionais, EXCETO confiana baseada (A) (B) (C) (D) na intuio. na intimidao. na identificao. no conhecimento.

QUESTO 59 O agrupamento das posies e unidades organizacionais um meio fundamental para coordenar o trabalho na organizao. So efeitos importantes que redundam do agrupamento, EXCETO: (A) (B) (C) (D) encoraja o ajuste mtuo. cria, tipicamente, medidas de desempenho comuns. estabelece um sistema de superviso comum entre as posies e as unidades. determina e estabelece as regras funcionais e a confeco do organograma da organizao.

QUESTO 60 O propsito de um plano em uma organizao (A) (B) (C) (D) diagnosticar a produtividade atual dos setores. classificar recursos de exerccios fiscais anteriores. estabelecer modelos de sistemas integrados via outsourcing. especificar um output desejado um padro em algum momento futuro.

www.pciconcursos.com.br

19

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL 03/2013

PARA VOC DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

24 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

www.pciconcursos.com.br

20

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai