Anda di halaman 1dari 8

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

O virtual como ferramenta na educao musical: O Frum Violo.Org


Diego Lima dos Santos 1 diegolimalobos@gmail.com Alessandro Pereira 2 alessandropereira.s@gmail.com

Resumo: O presente artigo busca trazer reflexes acerca do uso do virtuale suas novas tecnologias como uma ferramenta auxiliar no aprendizado musical de estudantes de instrumentos musicais e de msica. Abordaremos aqui um caso especfico: o frum Violo.org e a forma com que seus usurios interagem, aprendem, ensinam e so afetados a partir do acesso de seus contedos. Com o decorrer da anlise desse caso mostraremos que esses tipos de comunidades virtuais, so uma forte ferramenta quando se trata da apreenso de contedos musicais. Trataremos tambm dos problemas quanto utilizao desse meio e, alm disso, discutiremos como os educadores musicais precisaro estar atentos a essa nova configurao de ensino e seus aspectos. Palavras-Chave:Violo.org, Apreenso Musical, Virtual.

1 - Introduo
Com as mudanas na relao com o saber que datam mais ou menos da inveno da informtica na dcada de 1970 e sua expanso, de acordo com Serres(2013),houve uma mudana tambm no que diz respeito s formas de aprendizagem. Dessa forma, atualmente o aluno de hoje no pensa como o aluno de geraes passadas, pois os estudantes de hoje tm disposio um saber que est acessvel todo momento no meio virtual. Saber esse que pode ser acessado de um computador convencional, tablet, smartphone etc. O frum Violo.org, segundo as pesquisas de Scotti (2011, p. 7), o maior frum de violo clssico no Brasil. Sua fundao se deu no final da dcada de 1990 3 e vem,desde ento, influenciando muitos violonistas na sua relao de construo e difuso coletiva de conhecimento no meio virtual.Esse espao virtual de discusses no somente acerca do

Acadmico do Curso de Licenciatura em Msica da Universidade Federal de Sergipe, Monitor da Disciplina de Novas Tecnologias e a Educao Musical e Bolsista do Programa de Iniciao Docncia (PIBID)do Ncleo de Msica (NMU-UFS). 2 Professor de Violo do Ncleo de Msica (NMU-UFS) da Universidade Federal de Sergipe e orientador desta pesquisa. 3 Mais especificamente no segundo semestre de 1999, depois da participao de um grupo de violonistas em um festival no mesmo ano como afirma (SCOTTI, 2011, p. 7)

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

violo,mas tambm de luteria, de interpretao musical e histria da msica, dentre outros assuntos,vem sendo acessado tanto no Brasil como em vrios pases do mundo. 4 Partindo dessas afirmativas,discutiremos sobre assuntos tais como as possveis formas de apreenso nesse frum. Dentre as formas de apreenso nesse meio virtual esto os videoclipes, as respostas e perguntas aos tpicos inseridos e criados no frum e a indicao de bibliografias para um maior aprofundamento em determinados assuntos. Aps a apresentao desses aspectos do espao de aprendizado em questo iremos analisar os prs e contras dessa ferramenta transmissora de conhecimento no meio virtual.Alm disso,indicaremos as possibilidades de como fazer o seu uso com um olhar criterioso para que seja explorada de forma eficaz no aprendizado musical. O virtual, que ainda hoje muito temidopor alguns educadores,se configura como um possvel aliado na aprendizagem dos alunos. Quais sero os possveis desafios que os educadores tero que enfrentar com essas novas ferramentas de aprendizagem? Quais as novas configuraes de um professor no que concerne as suas habilidades e prticas? o que abordaremos nesse texto.

2 O Violo.org e sua importncia


O Violo.org tem sido um importante aglomerado de violonistas consagrados 5, professores, alunos, luthiers 6e apreciadores do violo em geral. H por parte de seus usurios um grande respaldo:
O frum foi visitado por pessoas de diversas nacionalidades espalhadas pelos cinco continentes, num total de 159 pases. Alm do Brasil e Portugal, estiveram presentes visitantes dos EUA, Espanha, Alemanha, Itlia, Canad, Reino Unido, Frana, Japo, Argentina, Blgica, Irlanda, Finlndia, Chile, Sua, Mxico, Colmbia, Austrlia, Rssia, Repblica Checa, El Salvador, Nova Zelndia, Turquia, Srvia, Nigria, Polnia, Coria do Sul, Equador, Macau, Panam, frica do Sul, Taiwan, Porto Rico, ndia, Haiti, Senegal e outros. (SCOTTI, 2011 p. 50)

A presena de violonistas como Fbio Zanon foi fundamental para o sucesso do frum, pois sua presena no espao alm de dar credibilidade, impunha um padro de qualidade nas discusses relacionadas ao violo. (SCOTTI, 2011, p. 42). No s a presena

4 5

Segundo aponta o relato de dados pesquisados por (SCOTTI, 2011, p. 34). Por exemplo: Fbio Zanon, lvaro Henrique e Daniel Wolf. 6 Por exemplo: Samuel Carvalho

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

de violonistas,mas tambm a presena de profissionais de outros ramos,alm do nvel dos assuntos discutidos nesse espao,fez com que esse frum em menos de uma dcada pudesse mudar o olhar sobre o violo clssico no Brasil.
O contedo discutido e disponibilizado pelo frum nesses dez anos, segundo Fbio Zanon, influenciou na forma de pensar o violo de concerto em nvel nacional [...] a presena de Fbio Zanon nas discusses, alm de outros violonistas e Luthiers nacionais, sempre tiveram um peso muito grande, o que gerou confiana nas discusses.(SCOTTI, 2011 p. 102)

Para o estabelecimento desse padro de qualidade nas discusses e arquivos postados no frum foram criadas pelos seus moderadores o que Pierre Lvy (1999) denomina de netiquetas 7, que so estabelecidas pelos seus mediadores so de grande importncia para sucesso do Violo.org. O eco dos efeitos pedaggicos que o frum produz pode ser percebido em situaes tais como festivais de msica.Segundo Scotti (2011),muitos violonistas usurios expem o resultado de suas concluses musicais oriundas das discusses do frum.

3 As possveis experincias de aprendizagem no Violo.org


H no frum espaos para as mais diversas discusses, como lutheria, interpretaes, msicos, instrumentos antecessores do violo 8, histria do instrumento, entre outros assuntos. Uma das principais formas de aprendizagem no frum est quando seus usurios acessam vdeos que esto hospedados no Youtube que, por sua vez, tem seus links postados no Violo.org 9. No h num primeiro momento por parte de muitos usurios o objetivo de ensinar algo, ou debater sobre algo, j que o espao denominado para essa exposio de vdeos simplesmente chamado de Composies e Gravaes dos Usurios no Frum.Nesse espao os usurios postam vdeos e em seguida outros usurios sua maneira usam o material, seja analisando a postura do msico, a digitao dos dedos em determinada obra, entre outros assuntos.

Seriam na definio desse filsofo um conjunto de regras para a boa convivncia em determinada comunidade virtual. 8 Como o Alade, a Guitarra Barroca, entre outros. 9 <http://www.violo.org > Site acessado em Ago. 2013

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Se por um lado os vdeos armazenados no Youtube tinham como objetivo a divulgao desse material por parte de seus usurios, no frum Violo.org esses vdeos podem representar fontes inesgotveis de informaes no processo de criao e apreenso/transmisso musical. (SCOTTI, 2011 Pag. 57)

A partir do acesso a esses vdeos e seu possvel download no computador do usurio seja ele estudante ou j profissional, poder esclarecer dvidas quanto s passagens difceis ou uma forma mais cmoda de tocar determinada obra.
O videoclipe tambm teve um papel importante no processo da autoaprendizagem musical, na medida em que o aprendiz passou a ter a imagem para auxiliar seu estudo. Dessa forma as dvidas de determinadas passagens poderiam ser resolvidas simplesmente voltando a imagem quantas vezes fossem necessrias para a resoluo de uma passagem musical mais exigente. (SCOTTI, 2011 p. 26)

Essa experincia do audiovisual no frum acarreta muitas vezes, sries de discusses e questionamentos:
Ao assistirem os vdeos, os participantes tm olhares diferentes, podem resolver problemas tcnicos e ainda acarretar novos tpicos para discusses. possvel que um membro queira saber mais sobre o violo que o intrprete est usando, outro sobre o ngulo de ataque da mo direita, sobre a forma como o violo que o intrprete est usando, outro sobre o ngulo de ataque da mo direita, sobre a forma como o violo est posicionado ou ainda uma srie de outros questionamentos. (SCOTTI, 2011 Pag. 117)

Outra forma de apreenso se d quando so postados tpicos com perguntas especficas no frum, por exemplo: Como se tocar determinado trecho em determinada obra?. Dessas perguntas se seguem vrios tipos de respostas. No caso desse frum todo e qualquer usurio livre para responder aos tpicos. Podemos ver na opinio de um dos mais assduos participantes do frum, o violonista Fbio Zanon, como esse tipo de experincia se d:
[...] num nvel elementar ao menos, ele s vezes cumpre um objetivo educacional mais especfico [O frum]. Por exemplo, pode haver uma discusso muito proveitosa sobre a digitao da seo central do preldio n.2 de Villa-Lobos. Puxa, antigamente eu ia ter de telefonar para vrias pessoas, ouvi-las sem ter a rplica de outras, sem cruzamento de informaes, etc. No frum tudo isso acontece, algum vai dar a receita e outro algum vai dar 4 variantes para aquela receita, e outro algum vai dizer que aquilo tudo furado, e outro algum vai dizer que o John Williams toca assim ou assado, etc. (SCOTTI,2011, p. 92apud ZANON, 2010, p. 17)

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Quais os efeitos, alm da aplicao dos conhecimentos obtidos nas respostas aos tpicos, que ocorrem na vida do usurio desse espao virtual? Um deles se caracteriza como outra forma de aprendizagem em prtica no frum: a pesquisa. Como indica a resposta do tambm participante e violonista Samuel Huh:
Numa relao de frum voc tem dezenas de emissores e de receptores e essa multiplicidade de informaes comea a gerar diferentes pontos de vista sobre aquele assunto. Isso pode gerar reflexo, pode levar sede de pesquisa por uma nova bibliografia mais aprofundada, sede de procurar especialistas, mestres, professores que elucidem aquele assunto de forma particular. Ento eu acredito que o frum, como uma ferramenta de interao web, assim como so os CDs, os DVDs educativos, o Youtube (essa nova ferramenta). Eles podem proporcionar digamos um estmulo pesquisa [...] Existem especialistas no frum que podem ser contatados via mensagem privada e resolverem questes especificas suas numa conversao particular. Ento esta multiplicidade de uma certa forma, em alguns casos at dentro da prpria estrutura do frum a necessidade de informao (SCOTTI, 2011, p. 96 apud HUH, 2009, p. 7-9)(grifo nosso)

A partir desses diversos fatores podemos destacar a influncia dessa troca de informaes sobre a construo de conhecimento dos professores, violonistas consagrados, entre outros participantes. Podemos citar o caso da criao de programas de rdio pelo violonista Fbio Zanon que tomou como fonte de pesquisa respostas a esses tpicos no frum.Esses programas so Violo Brasileiro, A Arte do Violo e Violo Espanhol.

4 Os pontos positivos e negativos aprendizagem/transmisso de conhecimento

desses

novos

modos

de

O primeiro ponto negativo desse novo modo de aprendizagem a falta de um professor presencial principalmente para os alunos de conhecimento inicial ou mdio. O virtual aqui est sendo tomado como uma ferramenta a mais no aprendizado dos estudantes, e no como um substituto da aula presencial, ou at mesmo do professor como enfatiza Scotti (2011). Tratando-se de aulas pelo meio virtual, h uma dificuldade muito grande quando falamos em aula de instrumento musical. H elementos que o professor s poder observar de modo presencial como relaxamento muscular do aluno, sonoridade real que o aluno est produzindo em seu instrumento entre outros fatores. Lembremos que a msica possui um fator inerente, o fator humano. Como afirma Moran (2000) haver sempre essa necessidade da presena de um gerenciador do conhecimento, que o professor. 5

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Outro ponto negativo a falta de tecnologia necessria para uma melhor reproduo de vdeos que so baixados desses meios. Abaixa qualidade do udio desses vdeos, a pouca velocidade do acesso rede so motivos que deixam o Brasil alguns anos atrs nessa questo. Nem todos os usurios da rede de computadores possuem sequer uma conexo de alta velocidade em suas residncias 10. O ponto positivo nessa forma de apreenso musical est na motivao que boa parte dos usurios do frum demonstrou ao se utilizar desse meio virtual. Essa nova forma de aprender caracterizada como:
[...] um exerccio educativo musical, ao ser mais flexvel e no linear, por meio dos princpios de uma pedagogia em rede, possvel promover motivaes no sujeito, interatividade, articular saberes, enfrentar desafios e conflitos colocados na dinmica da participao individual e coletiva que so caractersticas do frum. (SCOTTI, 2011 Pag. 61)

5 O papel do professor frente ao Virtual e suas tecnologias


Pensar em ensinar com esse novo tipo de tecnologia se torna agora um desafio no que concerne a um repensar pedaggico. J que agora o professor no mais o detentor do conhecimento, lembremos que o conhecimento agora est acessvel a todo o momento por seus discentes. Ento agora qual seria o papel desse novo professor? Seria o de Gerenciador do processo de aprendizagem. (MORAN, 2000, p. 139)
A aquisio da informao, dos dados depender cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rpida e atraente. O papel do professor - o papel principal - ajudar o aluno a interpretar esses dados, e relacion-los, a contextualizlos.(MORAN, 2000, p. 138)

Isso tambm acarretar em uma mudana de estilo de professor. O educador que pretende estar inteira com essa nova tecnologia na sua prtica pedaggica tem que reavaliar sua formao, exigindo assim o domnio da tcnica desse tipo de tecnologia como enfatiza Kruger (2006). Esse o novo desafio do educador musical atual: o de se adequar aos novos modos de absoro de conhecimento dessa nova gerao de alunos. No se tem, hoje em dia, a mesma

Informaes disponveis em < http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI138571-17770,00BANDA+LARGA+NO+BRASIL+E+CARA+E+RUIM+ENTENDA.html>

10

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

relao com o saber como seus pais o tinham. Segundo Serres (2013), o uso da tecnologia no tem as mesmas reas corticais e nem os mesmos neurnios ativados.Assim, deve-se repensar os modos de abordagem na prtica docente j que, como afirma Moran (2000), os conceitos de curso e de aula tambm esto mudando com essas novas tcnicas.

6 Concluso
Podemos perceber atravs dos exemplos expostos que o frum de violo clssico Violo.org exerce uma funo pedaggica como disseminador do conhecimento sobre o violo. Esse meio virtual e suas novas tecnologias so grandes ferramentas na absoro e transmisso de conhecimentos. Conhecimentos esses que precisam ser filtrados e organizados por cada usurio do frum. Para isso preciso que se tenha uma determinada maturidade para saber selecionar cada informao disposta no frum. A presena de um professor presencial essencial para o desenvolvimento do aluno, pois ajudar a selecionar e organizar essas informaes. O papel do professor presencial no fica em nenhum momento descartado desse processo de aprendizagem, pois h fatores inerentes msica tais como expresso, tenso muscular entre vrias outras questes que so imperceptveis na aula virtual. Dessa forma, podemos perceber que o grande desafio dos educadores musicais na utilizao dessas novas tecnologias a absoro, domnio e manipulao dessa nova ferramenta de aprendizagem que o virtual. Conclumos que o virtual no caso do frum analisado uma poderosa ferramenta na educao musical.

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Referncias Bibliogrficas
ASSMAN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informao. Revista Cincia da Informao, v. 29, n.2, p 7-15, Braslia, maio/ago., 2000. DEL BEN, Luciana. A pesquisa em educao musical no Brasil: breve trajetria e desafios futuros. Per Musi. Belo Horizonte, v. 7, p. 76-82, 2003 KRUGER, Susana Ester. Educao musical apoiada pelas novas tecnologias de informao e comunicao (TIC): pesquisas, prticas e formao docentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 14, p. 75-89, mar. 2006. LVY, Pierre. Cibercultura. Traduo de Carlos Irineu da Costa. So Paulo. Editora 34, 1999. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informtica na Educao: teoria e prtica. Revista do Programa de Ps-graduao em Informtica na Educao, Porto Alegre: UFRGS, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000. SERRES, Michel. Polegarzinha. Traduo de Jorge Bastos. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2013. SCOTTI, Anderson Aparecido. Violo.org: saberes e processos de apreenso/transmisso da msica no espao virtual. Dissertao de Mestrado - Universidade Federal de Uberlndia, Programa de Ps-graduao em Artes. Disponvel em: <http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/2028>. Acesso em: 10deago. 2013.

Anda mungkin juga menyukai