Anda di halaman 1dari 4

Efeitos Causados Pelo Fumo sobre a Sade A curto prazo Irritao nos olhos A mdio e longo prazos Reduo

uo da capacidade respiratria

Manifestaes Infeces nasais respiratrias em crianas Tosse e cefalia Aumento dos problemas alrgicos e cardacos Aumento do risco de aterosclerose Cncer Infarto do miocrdio

O que so drogas?

Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), nicotina a (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas comumente suscita a idia de uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. As drogas esto classificadas em trs categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. 17,2% dos brasileiros fumam, por outro lado, a quase totalidade dos fumantes (93,0%) afirmava saber que o cigarro pode causar doenas graves, e um pouco mais da metade

deles (52,1%) disse que pensava ou planejava parar de fumar, sendo que 65,0% dos fumantes informaram que as advertncias nos rtulos dos cigarros fizeram pensar em parar de fumar.

No Brasil :

A partir do ano de 2006 o uso de drogas aqui no Brasil deixou de ser um crime para ser apenas um delito de pouca gravidade, que pode ser pago com uma advertncia do juiz e em caso de reincidncia este usurio dever doar cestas bsicas ou assistir a palestras anti-drogas. Essa lei baseasse em que todo o usurio de drogas um viciado, portanto um doente. Mas isso no verdade, na realidade a maioria dos usurios de drogas no so viciados, sabem dos riscos a sade e sabem que quem vende estes produtos a eles so criminosos. Ento esses usurios devem apenas levar uma advertncia (popularmente conhecido como caro) do juiz? Eles financiam o trfico que base da maioria dos crimes cometidos nas grandes cidades brasileiras. Muito contraditrio isso, ao menos quem compra deveria se enquadrar em crime de receptao de produto ilegal j que compra um produto ilegal e sabe disso. A quem interessa essas leis que protegem o comprador (financiador do crime)? Ao povo? Aos polticos? Aos traficantes?

Principais Causas / Sintomas


Transtorno Psictico - ocorrem durante ou imediatamente aps o uso de substncias. So alucinaes, iluses, delrios e/ou idias de referncia, transtornos psicomotores e afeto anormal.

Delirium Tremens - estado toxicoconfusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida. usualmente uma consequncia de uma

abstinncia absoluta ou relativa do lcool, em usurios gravemente dependentes com uma longa histria de uso. Os principais sintomas so obnubilao da conscincia, confuso, alucinaes e iluses vvidas de todo o sensrio e tremor marcante, (delrios, agitao, inverso do cilco do sono e hiperatividade autonmica, esto usualmente presentes). Periodo Gestativo - Sade da gestante : apresentam risco elevado para doenas sexualmente transmitidas (como infeco pelo HIV), hepatite, anemia, tuberculose, hipertenso e pr-eclmpsia. Curso da Gestao: apresentar maior risco para abortos espontneos, pr-eclmpsia, placenta prvia e trabalho de parto precoce ou prolongado, alm de complicaes de outras condies clnicas que podem ser relacionadas ao uso de drogas

Outros Sintomas - Depndecia Psicolgica e Fsica, forte desejo ou compulso, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatao das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereo dos pelos cutneos, dores sseas, dores musculares, insnia, nusea, vmitos, muita inquietao, aumento da frequncia respiratria, pulso rpido, aumento da profundidade da respirao, aumento da presso arterial, hipertermia (febre), dor abdominal, diarria, ejaculao espontnea, perda de peso, orgasmo espontneo, sinais de desidratao clnica, aumento dos leuccitos sanguneos, aumento da glicose sangunea, acidose sangunea, distrbio do metabolismo cido-base.

Como se prevenir?
Usar drogas, significa em primeira instncia, buscar prazer e muito difcil lutar contra o prazer. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que ento passa a quer-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga no bom, porque ele mais destri a vida do que ajuda na sobrevivncia. A preveno tem de mostrar a diferena que h entre o que gostoso e o que bom. A melhor maneira de se prevenir das drogas no cair na tentao de experimentala, e ter em mente os problemas que ela gera em relao a famlia, sociedade, moral, auto-estima, e a sade. Saiba escolher suas companhias, muitas vezes pessoas acabam experimentando por presso dos amigos, porque seu amigo usa, no quer dizer que voc tem que usar para ser amigo dele.

Projeto : " Diga no as drogas "

O projeto "Diga no as drogas" tem como principal objetivo conscientizar sobre problemas causados pelo uso desse tipo de substncias, por um meio de comunicao mais rpido e prtica. A principal idia do projeto fazer com que no apenas os jovens, mas todas as pessoas nunca ultilizem esses tipos de substncias, pelo mal e pelo os malefcios causados por ela. Uma iniciativa seria organizar mais palestras e aulas como pessoas muito bem informadas e talvez com prpia experiencia de vida em escolas. Claro que j existe tudo isso, mas uma luta muitas vezes em vo ou injusta, principalmente em areas como periferias, onde h maior circulao destes tipos de substancias. Os jovens, filhos, primos, amigos de traficantes natural viver nesta realidade, e muito dificil fugir disso. As escolas poderiam ser um meio, mas uma questo muito mais complexa, a influencia dos usuarios muito maior do que simples palestras e panfletos de conscientizao, o investimento neste tipo de problema deveria ser muito maior, pois um problema srio que atinge a sociedade em geral.

Anda mungkin juga menyukai