Anda di halaman 1dari 1

DIRETRIZ PARA O DIAGNSTICO LABORATORIAL DE DIFTERIA

CONSIDERAES INICIAIS A Difteria uma doena de notificao compulsria cuja incidncia vem declinando desde 1977 devido vacinao DPT. Sua incidncia no Brasil foi de 300 casos no ltimo ano de notificao, um nmero baixo, mas que preocupa devido alta mortalidade esperada (5 a 10% dos casos). comum que os laboratrios recebam uma solicitao para realizao de bacterioscopia para bacilo diftrico, mesmo no sendo esse mtodo recomendado na atualidade. Apresentamos aqui um guia rpido para a conduta clnico-laboratorial diante de uma suspeita de difteria. DIAGNSTICO CLNICO A boa evoluo do caso funo do incio imediato do tratamento. Portanto, o mdico deve iniciar o tratamento com base em um diagnstico presuntivo: 1.Tonsilite e/ou faringite moderadamente dolorosa com membrana associada, especialmente quando a membrana se estende vula e ao palato mole; 2. Edema ou adenopatia cervical, especialmente quando associados com faringite membranosa e sinais de toxicidade sistmica; 3. Rouquido e estridor larngeo; 4. Paralisia do palato; 5. Secreo nasal sero-sanguinolenta; 6. Elevao da temperatura, raramente acima de 38 graus C.

DIAGNSTICO LABORATORIAL Hemograma: Leucocitose moderada. Bacterioscopia: No deve ser solicitada. No tem valor para o diagnstico da difteria devido baixa especificidade do mtodo. CULTURA PARA BACILO DIFTRICO Indicao: Deve ser solicitada em todos os casos de diagnstico presuntivo de Difteria para confirmar o diagnstico clnico. Coleta: Deve ser realizada de preferncia antes do incio da antibioticoterapia, mas deve ser sempre feita e pode ser realizada aps o seu incio se as circunstncias o exigirem. O material deve ser coletado nas leses existentes (ulceraes ou criptas das amdalas), exsudatos de orofaringe e nasofaringe, que so as localizaes mais comuns, ou de outras leses cutneas, de conjuntiva, de genitlia externa, etc. sempre recomendada uma cultura separada de material da nasofaringe, principalmente em pacientes convalescentes ou portadores assintomticos. Na coleta do material da orofaringe, usar um swab estril e no remover a pseudomembrana, mas levantar a sua borda, a fim de retirar o material por baixo. A remoo da pseudomembrana acelera a absoro da toxina e leva a sangramento. Transporte: O material (swab) deve ser colocado imediatamente em meio de transporte de PAI, onde pode permanecer vivel por 24 a 48 horas. Ateno: No aguardar a coleta nem o resultado da cultura para iniciar o tratamento.

REFERNCIAS Mandell, Douglas and Benetts Principles and Practice of Infectious Diseases, 4a.Ed., Churchill Livingstone, 1995; FUNASA Guia de Vigilncia Epidemiolgica, 2002.

Anda mungkin juga menyukai