Anda di halaman 1dari 45

A INFORMAO PELA VERDADE vs A DESINFORMAO DA MENTIRA

Sim, ns deveramos estar curtindo as frias, nossas famlias, amigos e pessoas que ocupam lugar cativo em nossos coraes. Aproveitar do esprito natalino. Comer. Dormir. Comer novamente. Descansar. Muito. Mas infelizmente (ou seria felizmente?) fomos obrigados a botar o bloco na rua novamente. O capital privado destruindo - e ganhando para tanto! - um servio pblico (transporte), o Poder Pblico no fiscalizando a mesma empresa e os vereadores no fiscalizando o Poder Pblico. Terra em transe! O povo mostrou que mais fortes so seus poderes e impediu que o Poder Pblico presenteasse com iseno de impostos a Tri$teza do Sul na sexta-feira em sesso extraordinria na Cmara Municipal. NENHUM vereador teve a pachorra de ir contra a vontade popular. Na mesma sexta-feira, de tarde, fomos pra rua, um imenso teatro de rua com os (fictcios) Reginaldo Peraginha, prefeito de Descanso Feliz e sua sedutora e gananciosa Princesa do Sul. O recado foi um s: o Poder Pblico MENTIU e no cumpriu com as 8 Metas de Melhoria do Transporte e agora vai ter que peitar o aumento contratual que a Princesa do Sul pode realizar dia 28 de dezembro. E se a tarifa aumentar, POUSO ALEGRE VAI PARAR! E dessa vez vai ser maior do que em junho! Mas como no bastasse botar em cheque o baro do transporte na cidade e os polticos locais, agora temos que lidar com o alto capital local e suas MENTIRAS espalhadas na imprensa (indstria de conscincia?) e redes sociais. Como concluiu um companheiro de caminhada em sua pgina de facebook, o problema no so os 1% mais ricos, so os 40% que acham que so ricos. Que defendem os interesses dos ricos. Que repassam desinformao que favorece os ricos. Assim como temos que estar atentos s manobras do Poder Pblico,
1

estejamos DUPLAMENTE alertas elite e seus caciques que j esto em prcampanha municipal. Na sexta, na mesma sesso extraordinria da Cmara, a elite local se viu alijada de privilgios em outras votaes de Projetos de Lei e esteve em peso na sesso (com a triste participao de membros da OAB), deixando bem claro sua posio no tabuleiro local. Exerceram o direito democrtico de reivindicar o que lhes interessa, de lutar pelo que creem certo. Esse o esprito democrtico e somos a favor disto. S que perderam. Perderam feio - inclusive com vereadores de sua base votando contra seus interesses. E, fazendo o que fazem bem, partiram pro bravatismo atravs de seus meios, espernearam, espalharam e

potencializaram mentiras que j haviam ganhado fora nos ltimos 10 dias. Ns do Coletivo Pouso Alegre acreditamos verdadeiramente que uma oposio esclarecida e inteligente, s subiria o nvel do debate e melhoraria a situao da cidade. H de se anotar o seguinte: uma luta entre desenvolvimento, com o prefeito e seus aliados se escorando no capital transnacional que aporta na cidade, e disinvorvimento, com o alto capital (mas insignificante em relao ao transnacional) regional, cada vez mais longe das instncias de poder institudas, tentando recuperar o terreno que lhes vm sendo tirado - e alis a metfora com terrenos muito bem vinda. Briga de cachorros grandes, enfim. Tenta-se de forma grosseira e nojenta ganhar o povo com MENTIRAS, e o Coletivo Pouso Alegre, de forma mui didtica, traz algumas consideraes, amplamente escorada em Leis Tributrias, na Constituio e em documentos do Poder Executivo e Legislativo. As questes adiante dizem respeito aos Projetos de Lei sobre a tributao de ISS aos cartrios, as mudanas do IPTU e todas as mentiras PORCAS E GROSSEIRAS que vem sendo disseminadas. Uma nica razo nos moveu: s a verdade educa!

Muito entristecidos com a participao de membros da OAB local nessa campanha, recomendamos muito a leitura do livro "Direito Tributrio Esquematizado", de Ricardo Alexandre - esquemtico, de fcil entendimento. Ai se se interessar em aprofundar mais, d-lhe Hugo de Brito, Sacha Calmon, Aliomar Baleeiro, Geraldo Ataliba, Paulo de Barros, entre outros autores que voc encontra facilmente para consulta na biblioteca da FDSM. O povo precisa de advogados mais preparados e que no se deixem levar por factides. Estudar preciso. Desculpem pela extenso do texto, mas se faz necessrio para desembaraar tantos ns. Pelo bem da verdade. Pelo bem da informao verdadeira. Vamos l: Legislao utilizada: Constituio Federal Cdigo Tributrio Municipal Projeto de Lei 580/13 Lei Ordinria Municipal 4389/2005 Projeto de Lei 579/13 Projeto de Lei 583/13 Lei Ordinria Municipal 4118/2002

Um dos caciques da ACIPA local escreveu em sua pgina de facebook (grifos nosso):

SOBRE O AUMENTO DO ISS E A DEMOCRACIA SEM BOM SENSO Absolutamente incompreensvel o aumento de 150% no ISS de Pouso Alegre. Sim, comerciantes e consumidores, foi esse o presente de natal que o prefeito e sua base de apoio na Cmara Municipal nos deram. Enquanto o governo federal (do mesmo partido que o prefeito) procura aquecer a economia concedendo isenes
3

fiscais para diversos setores, aqui em Pouso Alegre acontece exatamente o contrrio. Como empreendedor, sempre fui favorvel gesto de resultados (temos muitos bons exemplos de que isso pode ser levado para a administrao pblica). Buscar mais arrecadao por meio de aumento de impostos me parece uma deciso que vai contra o bom resultado. Contra o bom senso. Contra as boas prticas da economia. Contra a populao. Contra a cidadania. Essa aqui uma opinio pessoal. Mas, em conversas com muitos associados da Acipa, percebo que a posio de muita gente.

Um troll notrio das redes sociais complementa (e depois nos questionou porque no nos manifestamos sobre a PL do ISS dos cartrios):
Amanh, sexta-feira, s 10 horas, VERGONHOSA SESSO EXTRAORDINRIA da Cmara de Vereadores para votao e aprovao do aumento de 150% (cento e cinquenta por cento) do ISS em Pouso alegre. No podemos aceitar esse absurdo em nossa cidade! Vamos juntos ocupar a Cmara de Vereadores e manifestar nossa indignao.

Sobre o aumento de 150% (RISOS ALTOS), um bom profissional do (quase inexistente) jornalismo local, ao ser indagada de onde havia partido essa informao, nos informa (com grifos nossos):
A primeira vez que eu ouvi falar sobre os tais 150% foi na Cmara mesmo e o clculo foi feito pelo vereador Adriano. Eu observo que esse clculo irreal, porque no se usa regra de trs quando se considera aumentos que tem por base mudana de percentual. Basta ter conhecimentos mnimos de estatstica para perceber que esse clculo est errado, por isso no o repercuti - coloquei apenas que haveria reajuste no percentual que incide sobre a receita dos inscritos no ISS de 2 para 5%.

Com o comentrio acima, logo nos lembramos do grande Chaves e seu Ai que burro, d zero pra eles!. Um prcer da ACIPA, o que preocupante, o outro s um descontente acostumado a gritar em redes sociais. Ambos espalhando MENTIRAS. Mas e o tal do aumento 150% de ISS para todos comerciantes sugerido pelo primeiro e amplamente divulgado nas redes sociais? (Ver NOTA 1)
4

Houve apenas aumento para os cartrios de 2% para 5%, da onde tiraram o aumento de 150%, pois, de 2% para 5% aumento de 150% segundo a lgica errnea deles bem observada pelo profissional do jornalismo citada acima. Para os demais comerciantes no houve aumento. E espalharam a informao como se todos os comerciantes da cidade recolhessem ISS, o que mentira. J que a maioria arrecada ICMS que Estadual ou na maioria das vezes esto enquadrados no Simples Nacional que recolhe um percentual fixo. Atualmente 8080 empresrios da cidade optam pelo Simples Nacional (consulte aqui o link). Portanto, comerciante que trabalha com vendas em Pouso Alegre, no se preocupe que o ISS no interfere na sua vida. Mas, um membro da OAB local argumentou em sua pgina de facebook (com grifo nosso e sem correo dos grosseiros erros de portugus):
Com o aumento do ISSQN, quase tudo que fazemos nos cartrios sofrer aumento. Mas o que eu no suporto a demagogia da maioria fos vereadores que aprova projetos de aumento de impostos e na mesma sesso querem aprovar iseno pra uma empresa privada. Ah tem mais uma, tem tb o aumento da taxa de lixo e iluminao. Lembrando que o pagamento da terceira est varios meses atrasado. Pra onde est indo este dinheiro?

No, seu lindo, de onde tirou essa informao? Pois, no haver onerao aos usurios dos servios notariais, j que os emolumentos so fixados de forma uniforme no Estado de Minas Gerais. O que houve de onerao foi para o cartorrio, titular da serventia. A voc, comerciante que presta servio, o ISS somente aumentou para os cartrios. E mais: comerciantes, de um modo geral, confiram antes com seus contadores se vocs no esto enquadrados no Simples, pois se estiverem nem precisam discutir ISS e ICMS. Mas e o aumento do IPTU para todos pouso-alegrenses (Ver NOTA 2)? A mais barulhenta dos trolls nativos, mandou essa (com grifo nosso e sem correo do precrio portugus dela):

Vereadores aumentam o Iptu, os favoraveis foram Airton Zorzi, Dulcineia Costa, FLAVIO ALEXANDRE, Gilberto Barreiro, Helio da Van, Mario de Pinho, Mauricio Tutty, Rafael Huihn e Wilson Tadeu Lopes. Vale vaia-los onde estiveram, vc pagara mais caro o iptu por conta deles. Merecem vaias sonoras e a receberam na Camara. Bem sonora mesmo.

No, fofucha, errou RUDE! Houve uma atualizao importante da sistemtica do IPTU de Pouso Alegre, j que a lei era de 1971 (ditadura, sabe?), atualizando o IPTU aos novos quadrantes da Constituio de 1988. O que mudou? O imposto continua com a mesma alquota, ou seja, 0,5% para todos pouso-alegrenses. E, ento, qual a novidade? Antes da nova lei, os donos de loteamentos, glebas e grandes imveis no-regularizados, no pagavam IPTU, isso mesmo, os grandes donos de loteamentos no-regularizados no pagavam IPTU - eram os compradores dos referidos lotes irregulares que pagavam. Somente pagavam IPTU os donos de lotes regularizados a uma alquota de 0,5% do valor venal do imvel, sendo a mesma alquota para os que tem casa edificada, ou seja, no havia funo social no tributo, o que estimula a especulao imobiliria. Agora, com a nova lei, os donos dos lotes, glebas e etc., estejam ou no regularizados e que no tenham edificao, pagaro IPTU a uma alquota de 1%, servindo de estmulo ao dono do loteamento para que regularize o quanto antes a situao irregular. E voc, que tem uma casa e que acha que vai aumentar seu IPTU, continuar pagando 0,5% e, ainda, na nova lei foram inseridos novos critrios para se aferir o valor venal do imvel, o que na lei anterior no tinha, dando margem na lei antiga para arbitrariedades, e, para fechar, na nova lei se voc estiver insatisfeito com o valor venal declarado pela prefeitura, voc poder recorrer apresentando laudos com o valor que acha justo podendo discutir com o muncipe, o que antes na lei antiga no havia previso. E para os donos dos lotes que esto assustados, no se preocupem: a cobrana s comear a partir de 2015, j que o municpio deve
6

observar o princpio da noventena e da anterioridade tributria, conforme 1 do art. 150, da Constituio Federal. Ah tem mais uma, tem tb o aumento da taxa de lixo e iluminao, disse o membro da OAB no trecho destacado acima. Vamos por partes, destacando itens para vocs no se perderem:

1. Aumento da Taxa de Lixo (Ver NOTA 3). No houve aumento da taxa de lixo, isso mesmo. O que h de novo uma nova sistematizao desse servio e da sua correspondente taxa, j que a lei era, como j dito, de 1971, precisando se adequar nova realidade. De acordo com a nova lei, a taxa de lixo ter funo mais social levando em considerao a aplicao da taxa de acordo com a classe do imvel.

2. Aumento da Contribuio de Iluminao Pblica (Ver NOTA 4). No houve aumento. De novo houve uma ressistematizao deste tributo. Os lotes no edificados (sem construo) no pagavam qualquer taxa de iluminao, o que onerava os que pagavam. Se em um loteamento de 100 unidades, apenas 1 tivesse casa edificada, somente esta pagaria a taxa de iluminao enquanto as demais 99 nada pagariam, e a energia usada por todos os 100, sendo que a partir de agora todos os 100 passaro a pagar. Essas medidas tiraram uma prtica pousoalegrense de premiar os donos dos lotes, j que antes dessas leis os donos dos lotes no tinham quaisquer nus sobre sua propriedade, estimulando em muito a especulao imobiliria, enquanto que voc, que tem sua casa, paga nus sobre nus do seu imvel. E sabemos que os donos dos lotes, os mesmos que praticam a especulao imobiliria, pertencem s classes mais altas da cidade. Portanto, justia foi feita ao cobrar mais desses que especulam e impedem o cidado comum de adquirir e construir sua casa.
7

Estamos tratando sobre a funo social da propriedade, que, com a nova legislao, comea a ser mais respeitada. Nesse sentido so as palavras do STF (com grifos nossos):
O direito de propriedade no se reveste de carter absoluto, eis que, sobre ele, pesa grave hipoteca social, a significar que, descumprida a funo social que lhe inerente (CF, art. 5, XXIII), legitimar-se- a interveno estatal na esfera dominial privada, observados, contudo, para esse efeito, os limites, as formas e os procedimentos fixados na prpria CR. O acesso terra, a soluo dos conflitos sociais, o aproveitamento racional e adequado do imvel rural, a utilizao apropriada dos recursos naturais disponveis e a preservao do meio ambiente constituem elementos de realizao da funo social da propriedade. (ADI 2.213-MC, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 4-4-2002, Plenrio, DJ de 23-4-2004.) No mesmo sentido: MS 25.284, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 17-6-2010, Plenrio, DJE de 13-8-2010. O STF firmou o entendimento a partir do julgamento do RE 153.771, Pleno, 20-11-1996, Moreira Alves de que a nica hiptese na qual a Constituio admite a progressividade das alquotas do IPTU a do art. 182, 4, II, destinada a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. (AI 456.513-ED, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 28-10-2003, Primeira Turma, DJ de 14-11-2003.) No mesmo sentido: RE 192.737, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 5-61997, Plenrio, DJ de 5-9-1997.

Ficam vrias perguntas (Ver NOTA 5): A. Porque mentem tanto? Ser que jogando com a realidade no seria possvel conquistar futuros eleitores ou ressonncia para seus pontos de vista? B. Vale a pena passar por esse papelo de ser desmentido PUBLICAMENTE por um coletivo de pessoas no-REMUNERADAS, que estudou na unha documentos e legislao, e que luta apenas e somente pelo interesse dos de baixo? Implicaria dizer automaticamente que quem espalhou essa porcariada toda est ao lado dos de cima.
8

C. Quem banca essa indstria to coesa de difamao e desinformao? Vale resgatar que um jornal local faz poucos dias, publicou com destaque de capa uma matria (release da assessoria de imprensa?) sobre os timos servios prestados pela Tri$teza do Sul populao, por exemplo. Hipocrisia pouca bobagem D. Como membros da OAB local, rgo mximo de representao da categoria, se deixaram levar por tantos factides? A quem responde a OAB local, a quais interesses? Vale lembrar que vamos encaminhar este texto OAB nacional... E. Longe de acharmos que a Cmara Municipal venha representando seus respectivos eleitores e a populao da cidade como um todo. Pelo que ganham, com seus assessores e aparato jurdico da casa, TRABALHAM POUCO e de forma INEFICIENTE. Nossa posio esta e reiteradas vezes a colocamos tanto por nossos meios de comunicao quanto na prpria Cmara. S que, tudo que fora votado nesta sexta-feira, parece responder demandas que interessam aos de baixo. Em outro, contexto, deveriam at ser comemoradas. F. Esperamos em 2014 uma oposio BEEEM melhor preparada, que no abra mo de factides e que tente desde j apresentar alternativas concretas para a melhoria da cidade. Se ater aos seus velhos privilgios, no vai coloc-los em p de igualdade de discusso com quem est no poder na cidade e seus aliados. O povo, mesmo o mais humilde, aquele com os quais vocs NUNCA conseguiram estabelecer empatia, at mesmo eles, precisa de uma oposio que consiga fiscalizar o poder. A trajetria da poltica nacional nos ltimos 15 anos mostra isso. No sejam tacanhos, ousem, saiam de sua zona de conforto. G. Aos vereadores: sabemos que a atual legislatura deve ter a composio mais popular (no sentido de vir das classes tradicionalmente alijadas do poder) da histria da cidade. Porque criam to pouca sinergia com os seus?
9

No hora de dialogar de verdade, de forma horizontal, no de baixo para cima - com soberba -, com a parcela da populao e movimentos sociais que dizem representar? H. Aos de baixo: j h figures locais em campanha na cidade. Quando estes dizem defender a cidadania, a populao, ou que gritam na Cmara que queriam viver na Pouso Alegre que a Prefeitura exibe em comerciais, sendo que vivem MELHOR do que o que visto nestas me smas imagens, e chegam em uma Hillux na Cmara, no h algo de podre no ar? Malcolm X: Se voc no for cuidadoso, os jornais faro voc odiar as pessoas que esto sendo oprimidas e amar os opressores. I. No somos donos da verdade e estamos abertos ao dilogo, ao debate. De fato, at desejamos MUITO o debate aberto de opinies.

10

Nota 1 - ISSQN:
Em Pouso Alegre, h o Cdigo Tributrio Municipal editado e constitudo em 1971 (Ditadura, lembram?). Nele h a previso do ISSQN, tributo genuinamente municipal. Em 1987, foi editada a Lei 2.241 alterando a lista de servios que poderiam ser tributadas. Duas dcadas depois, na (tenebrosa e mui pouco estimada) gesto Jair Siqueira, foi introduzida a nova lista de servios e novas alquotas seguindo a Lei Complementar Nacional 116/2003. Esta lei, de n. 4389/2005, introduziu uma extensa lista de servios tributveis pelo ISSQN, coerente, claro, pois nossa sociedade de mercados complexa. Dentre as atividades tributveis duas se relevam para a discusso:
16 Servios de transporte de natureza municipal. 16.01 Servios de transporte de natureza municipal [...]; 21 Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais.

Continuando sobre a Lei 4389/2005, ela no seu art. 16 fixou alquota de 2% para todas as atividades da lista anexa, salvo as especificadas no pargrafo 1 e 2 do referido art. 16, in verbis:
Art. 16 - As alquotas do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza so fixadas em 2% (dois por cento), salvo para os servios relacionados nos pargrafos 1 e 2 deste artigo, em que se aplicar as alquota de 5% (cinco por cento) e 3% (trs por cento), respectivamente. 1 - Aplicar-se- a alquota de 5% (cinco por cento) aos seguintes itens: 10.04, 15.01, 15.02, 15.03, 15.04, 15.05, 15.06, 15.07, 15.08, 15.09, 15.10, 15.11, 15.12, 15.13, 15.14, 15.15, 15.16, 15.17, 15.18, 22.01. 2 - Aplicar-se- a alquota de 3% (trs por cento) aos seguintes itens: 7.02;7.05; 14.01;

de se perceber que a atividade 16.01 que a do servio da Princesa do Sul e dos taxistas so tributadas a alquotas de 2%, j que no so mencionadas no pargrafo 1 e 2. Da mesma forma, era a alquota para o
11

servio 21.01, servio dos cartrios, pois no era mencionado nos pargrafos 1 e 2. Com o Projeto de Lei 580/13 aprovado pela Cmara Municipal, donde tiraram que houve aumento de ISS para todos os comerciantes, houve apenas alterao no pargrafo 1, incluindo o servio dos cartrios neste pargrafo. Passando os servios dos cartrios a ter uma alquota majorada de 2% para 5%. Para melhor entender veja o quadro abaixo: Antes do PL 580/13 Depois do PL 580/13

Art. 16 - As alquotas do Imposto Art. 1. O 1 do art. 16, da Lei Sobre Servios de Qualquer Municipal n. 4.389/2005, passa a

Natureza so fixadas em 2% (dois vigorar com a seguinte redao: por cento), salvo para os servios Art. 16 . [...] relacionados nos pargrafos 1 e 2 1 Aplicar-se- a alquota de 5% deste artigo, em que se aplicar as (cinco por cento) aos seguintes alquota de 5% (cinco por cento) e itens: 10.04, 15.01, 15.02, 15.03, 3% (trs por cento), 15.04, 15.05, 15.06, 15.07, 15.08, 15.09, 15.10, 15.11, 15.12, 15.13,

respectivamente.

1 - Aplicar-se- a alquota de 5% 15.14, 15.15, 15.16, 15.17, 15.18, (cinco por cento) aos seguintes 21.01 e 22.01. itens: 10.04, 15.01, 15.02, 15.03, Art. 2. Revogada as disposies em 15.04, 15.05, 15.06, 15.07, 15.08, contrrio, a presente Lei entra em 15.09, 15.10, 15.11, 15.12, 15.13, vigor na data de sua publicao. 15.14, 15.15, 15.16, 15.17, 15.18, 22.01. 2 - Aplicar-se- a alquota de 3% (trs por cento) aos seguintes itens: 7.02;7.05; 14.01;

12

Portanto, no houve majorao para as demais atividades que so tributadas pelo ISS, houve apenas majorao para os cartrios. Mesmo assim, foram noticiadas informaes de que os preos dos cartrios iriam aumentar. O que no possvel. Os preos praticados pelos cartrios so denominados

emolumentos. Quanto a eles vale aqui citar excerto da bela doutrina do professor Loureiro:
As normas gerais relativas aos emolumentos so previstas na Lei 10.169, de 29.12.2000, que regula o 2 do art. 236 da Constituio. Segundo a lei federal, cabe aos Estados fixar o valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos respectivos servios notariais e de registro, que dever corresponder ao efetivo custo e adequada remunerao dos servios prestados, bem como levar em considerao a natureza pblica e a funo social dos servios notariais e de registro. [Grifo nosso] (LOUREIRO, Luiz Guilherme. Registros pblicos: teoria e prtica. 2 ed. So Paulo: Mtodo, 2011. p. 12.)

O artigo que determina os Estados e DF a fixarem os valores dos emolumentos o art. 1 da Lei 10.169, j referida no excerto, in verbis: Lei 10.169. Art. 1 Os Estados e o Distrito Federal fixaro o valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos respectivos servios notariais e de registro, observadas as normas desta Lei. No Estado de Minas Gerais estes preos foram fixados pela Lei Estadual n 15.424 e Portaria n 2.456/CGJ/2012. Para consulta dos valores veja o link: Tabela de Emolumentos (http://www.tjmg.jus.br/portal/processos/custasemolumentos/menu-em-abas/detalhe-emolumentos-7.htm). Portando, no haver onerao aos usurios dos servios notariais, pois, os emolumentos so fixados de forma uniforme no Estado de Minas Gerais. O que houve de onerao foi para o cartorrio, titular da serventia. Outra desinformao, j desmentida pargrafos atrs, mas que vale a ttulo de curiosidade, era de que os comerciantes de Pouso Alegre
13

sofreriam com o falso aumento do ISS. Vale lembrar que dentro da categoria comerciante h os que prestam servios e os que vendem produtos, que so duas atividades bem distintas para efeitos tributrios. Se for servio, incide ISS (art. 156, III, CF) e se for venda de produtos, incide ICMS (art. 155, II, CF), que de competncia do Estado e no do municpio. E, ainda, vale ressaltar que boa parte dos empresrioscomerciantes de Pouso Alegre no recolhem ISS ou ICMS, j que optaram pelo Simples Nacional, sendo de acordo com consulta realizada no dia 20 de dezembro de 2013 no Portal Simples Nacional, 8.080 pessoas jurdicas do municpio de Pouso Alegre, MG, so optantes pelo SIMPLES NACIONAL, no devendo estes se preocuparem com qualquer informao sobre ISSQN ou ICMS. Para consultar os empresrios optantes utilize o link: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ ATBHE/estatisticasSinac.app/EstatisticasOptantesPorDataMunicipio.aspx?tipoC onsulta=1

Para entender o que Simples Nacional vale o recorte de Perguntas e Respostas do Portal SIMPLES NACIONAL

(http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx ):
O Simples Nacional um regime tributrio diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar n 123, de 2006, aplicvel s Microempresas e s Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01.07.2007. O art. 12 da referida Lei Complementar define o Simples Nacional como um Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Assim, o empresrio que optar por este regime no precisa se preocupar com ISS ou ICMS j que pagar uma alquota nica pelo SIMPLES que, alm de impostos, englobam contribuies e taxas.
14

15

Nota 2 - IPTU
No municpio de Pouso Alegre, o IPTU regulado pelo Cdigo Tributrio Municipal de 1971 dos arts. 159 a 169. O Projeto de Lei 579/13, aprovado nesta ltima sexta-feira, fez algumas alteraes sobre o IPTU, mas, no onerou de forma alguma quem j pagava o referido imposto. A primeira alterao pelo PL foi o art. 159, conforme quadro abaixo: Antes do PL 579/13 Depois do PL 579/13

Art. 159 - O imposto sobre a Art. 159 - O IPTU - Imposto sobre a propriedade predial e territorial Propriedade Predial e Territorial urbana tem como fato gerador a Urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel, por natureza posse, a qualquer ttulo, de bem ou por acesso fsica, como definido imvel por natureza ou acesso na lei civil, localizada na zona fsica, localizado na zona urbana, urbana do municpio. nos ncleos urbanos especiais e na rea de expanso urbana do

municpio, observado o disposto nesta Lei e demais legislaes pertinentes. 1. O fato gerador do imposto ocorre anualmente no primeiro dia til de janeiro e, em caso de aprovao de lei que o majore, o prazo no pode ser inferior a 90

16

(noventa) dias da publicao da referida lei. 2. - O lanamento do IPTU e dos demais tributos, que com ele

venham a ser cobrados, dever observar o disposto no Cdigo Tributrio Nacional - Lei No. 5.172/66 de 25/10/66, e a

Legislao Tributria Municipal. 3. - Uma vez constitudos os crditos tributrios pelo lanamento, feita a notificao nos termos do disposto no pargrafo anterior,

vence o prazo para pagamento em 30 (trinta) dias aps a data da notificao ou em prazo superior a este perodo, que venha a constar no Calendrio Fiscal e nas respectivas guias de arrecadao. 4. - As guias de arrecadao devero ser entregues no domiclio fiscal informado pelo contribuinte, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias antes do seu

vencimento. 5. - Juntamente com as guias para pagamento das parcelas, dever conter espao ou folha com

17

instrues contribuinte, apresentao

orientaes como de prazo

ao para

recursos,

vencimentos, fundamentos legais e os dados do imvel utilizados para o clculo e a constituio dos crditos.

A alterao da redao do art. 159 com a incluso dos pargrafos, a que tudo indica, no parece que houve muitas mudanas, havendo apenas completude normativa justificvel. de se notar, porm, que com a redao nova do art. 159, dada pelo PL, incluiu o municpio novos imveis que podero ser tributados a partir de ento. Via de regra, imveis dos mais favorecidos economicamente. A alterao, que acreditamos tenha causado todo rebulio dos maliciosos, a da redao do art. 160 e a incluso dos seus pargrafos. Vejamos o quadro abaixo: Antes do PL 579/13 Depois do PL 579/13

Art. 160 - Para os efeitos deste Art. 160 - Para os efeitos deste imposto entende-se como zona imposto, entende-se como zona

urbana a definida em lei municipal, urbana a definida em lei municipal observados os requisitos da lei prpria, e a localidade que se federal. enquadrar neste artigo, observado os

Pargrafo nico - Consideram-se requisitos da legislao federal. urbanas as reas urbanizveis ou 1 - Para os fins deste imposto, de expanso urbana, constantes tambm so considerados zonas de loteamentos aprovados pela urbanas, as reas urbanizveis ou Prefeitura, destinados de expanso urbana, e os ncleos especiais, reas

habitao, indstria ou ao urbanos

18

comrcio,

mesmo

quando constantes de loteamentos ou de ocupao a qualquer ttulo, da

localizados fora da zona urbana.

independentemente

regularidade do parcelamento ou das edificaes, aprovados ou no pelos rgos competentes, desde que os imveis presentes nestas localidades sejam destinados habitao, a indstria, ao

comrcio, a prestao de servios ou ao lazer, mesmo que

localizados fora da zona definida nos termos do caput deste Artigo. 2 As reas que trata o pargrafo anterior ou os Ncleos urbanos especiais so assim entendidos, como reas no inseridas no

contexto do caput deste artigo, porm caracterizadas e destinadas a fins de urbanizao especfica para o lazer, o recreio, uso de cunho industrial, agroindustrial, prestao de servios ou comercial, e para a prtica de fins econmicos no configurados agropecuria. 3 O imposto sobre a como atividade

propriedade predial e territorial

19

urbana incide ainda sobre o imvel que, localizado fora da zona urbana ou dos ncleos urbanos especiais, seja utilizado em explorao

industrial, agroindustrial, comercial, de prestao de servios ou como stio de recreio, no territrio do Municpio de Pouso Alegre e, no qual a eventual produo no se enquadre como Produtor Rural na forma da lei.

O porqu do rebulio? Se voc se atentar ao pargrafo nico, do art. 160, antes da alterao e ao novo pargrafo 1 do art. 160 dada pela alterao, h uma incluso de imveis que no eram tributados no nosso municpio. Vamos esclarecer: antes da PL aprovada, eram consideradas urbanas as reas urbanizveis ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pela Prefeitura, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo quando localizados fora da zona urbana. Frisa-se constantes de loteamentos aprovados pela Prefeitura, ou seja, somente loteamentos regularizados para frente que poderiam ser tributados pelo IPTU. Os loteamentos no regularizados o que comum na nossa cidade, pertencente a uma elite da especulao, no pagavam IPTU. isso mesmo. Agora percebam a nova redao: so considerados zonas urbanas, as reas urbanizveis ou de expanso urbana, e os ncleos urbanos especiais, reas constantes de loteamentos ou de ocupao a qualquer ttulo, independentemente da regularidade do parcelamento ou das edificaes, aprovados ou no pelos rgos competentes, desde que os imveis presentes nestas localidades sejam
20

destinados habitao, indstria, prestao de servios ou ao lazer, ao comrcio, mesmo que localizados fora da zona definida nos termos do caput deste Artigo. Frisa-se, novamente: independentemente da regularidade do parcelamento ou das edificaes, aprovados ou no pelos rgos competentes. Assim sendo, os grandes donos de imveis e praticantes de especulao imobiliria tinham um prmio todos os anos se no regularizassem seu loteamento: no pagariam IPTU. Agora daqui para frente passaro a pagar. Quem pagava eram os pobres compradores que edificavam no imvel irregular. Com a nova sistemtica, h um estmulo para os donos dos loteamentos regularizarem-nos, porque, seno, ver-se-o obrigados a pagar o IPTU. Outra importante alterao foi a alterao da alquota para os donos de terrenos no edificados, conforme quadro abaixo: Antes do PL 579/13 Depois do PL 579/13 Art. 163 - O imposto ser cobrado de acordo Art. 163 A base de com as seguintes alquotas: Predial: Residncia prpria, mista ou alugada ..0,5% Terreno: Lote de terreno ..0,5%. clculo do imposto predial e territorial urbano o valor venal do imvel, territorial ou por natureza estipulado para o terreno e,

1 - A incidncia da alquota ser sobre o para a construo quando total da soma dos valores apurados do terreno edificado ou por acesso e da edificao, conforme recolhimento fsica, sendo a somatria padro. dos valores de terreno e de

2 - Na hiptese de incidncia apenas sobre edificao, em conjunto, a benfeitoria, exclui-se o valor do terreno. Redao determinada pela Lei n 2023/83 apurados e lanados no cadastro na forma da lei. 1 - Para fins de apurao do valor do imposto a ser

21

constitudo,

deve

ser

aplicado sobre o valor venal do imvel, que trata o caput deste artigo, as seguintes alquotas: I de 1,0% (um por cento) para imveis a partir no de

edificados, 2015;

II de 0.5% (zero vrgula cinco por cento) para

imveis edificados. 2 - Para os fins de lanamento e constituio do crdito do IPTU, o Executivo Municipal

dever encaminhar projeto de lei instituindo o IPTU Social, para imveis de utilizao residencial, com a previso de alquotas regressivas para os imveis edificados, inferiores ao estabelecido no inciso II do pargrafo anterior, em

funo do valor venal, da localizao e do uso do imvel, conforme previsto

22

nos incisos, do pargrafo primeiro, do artigo 156 da Constituio Federal.

Em resumo: imveis no edificados, ou seja, lotes, glebas e etc., devero recolher IPTU num montante de 1% sobre o valor venal do referido bem. Antes esta alquota era de 0,5%. J para os imveis edificados, o que nos inclui, no houve majorao como muitos tentam falsear. Continua a mesma alquota, de 0,5% sobre o valor venal do imvel. Importante progressividade no IPTU:
No sistema tributrio nacional o IPTU inequivocamente um imposto real. Sob o imprio da atual Constituio, no admitida a progressividade fiscal do IPTU, quer com base exclusivamente no seu art. 145, 1, porque esse imposto tem carter real que incompatvel com a progressividade decorrente da capacidade econmica do contribuinte, quer com arrimo na conjugao desse dispositivo constitucional (genrico) com o art. 156, 1 (especfico). A interpretao sistemtica da Constituio conduz inequivocamente concluso de que o IPTU com finalidade extrafiscal a que alude o inciso II do 4 do art. 182 a explicitao especificada, inclusive com limitao temporal, do IPTU com finalidade extrafiscal aludido no art. 156, I, 1. Portanto, inconstitucional qualquer progressividade, em se tratando de IPTU, que no atenda exclusivamente ao disposto no art. 156, 1, aplicado com as limitaes expressamente constantes dos 2 e 4 do art. 182, ambos da CF. (RE 153.771, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 20-11-1996, Plenrio, DJ de 5-91997.)

ressalva

do

STF

sobre

passibilidade

de

O art. 164, do CTM, tambm recebeu nova redao e nova redao tambm nos seus pargrafos com acrscimo de mais trs pargrafos, conforme quadro abaixo: Antes do PL 579/13 Depois do PL 579/13

23

Art. 164 - O valor venal do imvel Art. 164 - O valor venal do imvel ser apurado com base nos dados ser apurado com base nos dados fornecidos pelo Cadastro fornecidos ao Cadastro Tcnico

Imobilirio, levando-se em conta, a Imobilirio Municipal, diretamente juzo da repartio, os seguintes pelo contribuinte ou apurado pelo elementos: I o valor declarado Fisco, levando-se em conta, dentre pelo outros, os seguintes elementos: I o valor declarado pelo

contribuinte;

II - o ndice mdio de valorizao contribuinte; correspondente zona em que esteja II o ndice mdio de valorizao situado o imvel; correspondente zona em que esteja

III - o preo do imvel nas ltimas situado o imvel; transaes de compra e venda III o preo do imvel nas ltimas realizadas nas zonas respectivas; transaes de compra e venda

IV - a forma, as dimenses, a realizadas nas zonas respectivas; localizao, os acidentes naturais e IV a forma, as dimenses, a outras caractersticas do imvel; localizao, os acidentes naturais e

V - a rea construda, o valor da outras caractersticas do imvel ou construo, no caso de ser imvel regio, que indiquem depreciao edificado; VI quaisquer outros ou valorao; dados V a rea construda, o padro, o pelas material empregado, e o valor da construo, no caso de ser imvel

informativos

obtidos

reparties competentes.

1 - Na determinao da base de edificado; clculo no se considerar o valor VI valores venais indicados por dos bens imveis mantidos, em engenheiros carter permanente ou temporrio, imveis; no imvel, para efeito de sua VII valores venais declarados e os ou corretores de

24

utilizao,

explorao, oferecidos por Comisso de Valores Imobilirios, e objeto de diagnstico

aformoseamento ou comodidade.

2 - O critrio a ser utilizado na pela Fazenda Pblica Municipal; apurao dos valores que serviro VIII - norma tcnica de avaliao de de base de do clculo para o imveis publicado pela ABNT ser Associao Brasileira de Normas

lanamento

imposto

definido em regulamento baixado Tcnicas; pelo Executivo. IX quaisquer outros dados pelas

informativos

obtidos

reparties competentes. 1 - Na determinao da base de clculo no se considerar o valor dos bens mveis mantidos, em carter permanente ou temporrio, no imvel, para efeito de sua utilizao, explorao,

aformoseamento ou comodidade. 2 As tabelas constantes no Anexo nico que integra este Cdigo, que estabelece a Planta Genrica de Valores Imobilirios do Municpio de Pouso Alegre, tm como finalidade estabelecer as

regras e a base para a presuno dos valores dos imveis, por natureza e por acesso fsica, fixando valores de metro quadrado de terreno e de edificao, a fim de se determinar

25

os valores venais dos imveis, na forma e para os fins da lei. 3 A metodologia de presuno dos valores venais, e fatores

corretivos,

pesos

respectivas

alquotas, previstos nas Tabelas de que trata este artigo, so aplicados de acordo com as informaes constantes no Cadastro Tcnico Municipal. 4 - Ao fixar o valor de metro quadrado conforme o disposto neste artigo, considerar o executivo rea dever

imobiliria equivalente,

economicamente

podendo aplicar os fatores de ajustamento, nos valores

estabelecidos, desde que impliquem em reduo para adequar situao imobiliria, econmica e fiscal. 5 - O imposto predial e territorial ser calculado neste conforme Cdigo

estabelecido

Tributrio Municipal, pesos, fatores corretivos e de ajustamento, e valores estabelecidos no Cadastro Tcnico Municipal e demais

legislaes em vigor

26

As referidas alteraes apenas previram novas condies de aferio do valor venal do imvel, com a adio dos incisos VII, VIII e IX. A nova lei ainda trouxe um processo administrativo de impugnao ao valor venal declarado pelo muncipe. Ento, caso voc discorde do valor declarado, voc poder impugnar o valor fixado e para fundamentar seu pedido de reviso, o contribuinte poder apresentar at 03 (trs) laudos tcnicos de avaliao de imveis, emitido por profissionais habilitados e devidamente credenciados pelos rgos de classe competente, para a realizao de avaliao de imveis, que depois de ouvida a Comisso de Valores Imobilirios, poder ser acatada ou no pela Fazenda Pblica Municipal, desde que devidamente fundamentado (3, do art. 164-A, do Cdigo Tributrio Municipal). Vale frisar: no houve aumento de IPTU para quem j pagava. Houve aumento para os donos de lotes no-edificados regularizados e colocou para pagar tambm os que tem lotes no-edificados e no-regularizados, a uma alquota de 1% sobre o valor venal, o que antes eram pagos pelos pobres compradores. Voc que dono de loteamento e se manifestou na Cmara de Vereadores, no se preocupe: voc somente pagar em 2015 o novo IPTU, j que deve o municpio deve respeitar o 1, do art. 150, da CF, que estabelece qual tributo dever respeitar o princpio da anterioridade e da noventena. E no caso IPTU, dever respeitar tanto a anterioridade quanto a noventena. Mas o que princpio da anterioridade e da noventena? O princpio da anterioridade decorre da alnea b, do inciso III, do art. 150, da CF: Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: [...] III - cobrar tributos: [...] b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;.

27

O princpio da noventena decorre da alnea c, do inciso III, do art. 150, da CF: Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: [...] III - cobrar tributos: [...] c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alnea b;. Levando em considerao que o fato gerador do IPTU ocorre no dia 1 de janeiro do respectivo ano em considerao, a lei foi aprovada em 20 de dezembro, dependendo de publicao do prefeito que deve ocorrer neste ano, pelo princpio da anterioridade o IPTU de 1 de janeiro de 2014 poderia ser cobrado, mas, pelo princpio da noventena, somente transcorridos noventa dias da publicao da lei que poderia ser cobrado o IPTU, e sabemos, por matemtica simples (aquela mesma que os difamadores no respeitaram com o tal 150% de aumento de ISS) que os noventa dias em questo vo parar prximo das duas ltimas semanas de maro, momento em que j haver ocorrido o fato gerador do IPTU de 2014 no podendo a nova lei sobre ele incidir. Dessarte, no se preocupem donos das terras, as alteraes do IPTU somente surtiro efeitos com o fato gerador de 2015.

28

Nota 3 - Taxa de Coleta de Lixo


No Cdigo Tributrio Municipal no seu art. 184 so especificados os tipos de taxas praticadas no municpio. Com o Projeto de Lei 583/13 aprovado, houve melhor especificao da taxa da alnea d, do referido artigo, conforme quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13

Art. 184 - Pelo exerccio regular do Art. 184 - Pelo exerccio regular do poder de polcia ou razo da poder de polcia ou razo da utilizao, efetiva ou potencial, de utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e servio pblico especfico e

divisvel, prestado ao contribuinte divisvel, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposio pela ou posto a sua disposio pela Prefeitura, sero cobradas pelo Prefeitura, sero cobradas pelo

municpio, as seguintes taxas:

municpio, as seguintes taxas:

I - pelo exerccio do poder de I - pelo exerccio do poder de polcia: a) taxas de licena; II - pela prestao de servios: a) taxa de expediente; b) taxa de servios diversos; polcia: a) taxas de licena; II - pela prestao de servios: a) taxa de expediente; b) taxa de servios diversos;

c) taxa de conservao de estradas c) taxa de conservao de estradas municipais; d) taxa de servios urbanos. municipais; d Taxa de Coleta, Remoo e

Pargrafo nico - A taxa no pode Destinao de Resduos Slidos. ter base de clculo ou fato gerador Pargrafo nico - A taxa no pode idnticos aos que correspondem a ter base de clculo ou fato gerador

29

imposto, nem ser calculada em idnticos aos que correspondem a funo do capital das empresas. imposto, nem ser calculada em funo do capital das empresas. Houve um aclaramento do que se entendia por taxa de servios urbanos, dando a nova conotao de que servios urbanos o servio de Coleta, Remoo e Destinao de Resduos Slidos. At aqui no surte efeitos para qualquer contribuinte. O PL deu nova redao ao art. 236 do CTM e inclui novos pargrafos, vejamos o quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13 A Taxa de Coleta,

Art. 236 - A taxa de servios Art. 236.

urbanos tem como fato gerador a Remoo e Destinao Final de prestao, servios pela de Prefeitura, de Resduos Slidos ou Taxa de Coleta

limpeza de

pblica, de Lixo regular, que trata a alnea d, e do art. 184, tem como fato gerador a

conservao

calamento

vigilncia, e ser devida pelos disponibilidade ou a prestao dos proprietrios qualquer ou possuidores, de a servios regulares de coleta,

ttulo

imveis, remoo, transporte e destinao de Resduos Slidos, de

edificados ou no, localizados em final

logradouros beneficiados por esses origem em produo domiciliar, de servios. A taxa definida neste estabelecimentos artigo incidir sobre uma das comerciais e de industriais, prestao de

economias autnomas beneficiadas servios, executados diretamente pelos referidos servios. pelo poder pblico municipal ou mediante concesso. 1. Os servios de remoo de resduos especiais so aqueles que

30

exijam cuidados especiais seja no manuseio, na coleta, remoo ou na destinao final, como galhos de rvores, retirada de entulhos,

insalubres ou com normas sanitrias especficas, e outros quaisquer

resduos, que exijam forma ou destinao final especial, bem

como, aqueles que os resduos excedam os limites mximos de produo de 200 kg (duzentos quilogramas) ou 300 (trezentos) litros dirios, ora fixados como limites para a coleta regular. 2 Os imveis ou

estabelecimentos com produo que no se enquadre na coleta regular, como tratado no pargrafo anterior, ficaro sujeitos ao regime de coleta ou de destinao especial, e incidir para os servios prestados o

respectivo preo pblico ou tarifa, estabelecido regulamentao conforme prpria, cuja

remoo e destinao final, podero ser executadas pelo poder pblico ou mediante concesso.

31

Pela nova redao, seguindo o conceito real de taxa, ser cobrada a taxa de coleta, remoo e destinao final de resduos slidos ou taxa de coleta de lixo regular da disponibilidade do servio ou da sua fruio, do mesmo modo que era na redao anterior. Houve tambm alterao de suma importncia na redao do art. 237, do CTM com a incluso de pargrafos, vejamos o quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13 A Taxa de Coleta,

Art. 237 - A base de clculo de taxa Art. 237.

de servios urbanos o metro de Remoo e Destinao Final de testada de terreno, multiplicado pelo Resduos Slidos ou Taxa de Coleta nmero de servios efetivamente de Lixo regular, objetiva prover o prestados ou posto disposio do custeio dos servios e, para os fins contribuinte. de rateio dever observar os valores mnimo e mximo ora estabelecido, e ser lanada em funo da ocupao ou tipo, e da utilizao do imvel, da rea construda quando edificados, ou das testadas dos imveis quando no edificados, fixada em reais e convertidos em quantidades de UFM - Unidade Fiscal do Municpio de Pouso Alegre, para que com esta seja atualizado e mantido o valor

monetrio e, sendo lanada da seguinte forma: I para imveis no edificados, mediante a aplicao da alquota de

32

1.88 UFM por metro linear de testada; II para imveis edificados, pela aplicao de alquotas sobre a UFM, por metro quadrado de edificao presente em cada unidade em

imobiliria independente, e

funo da utilizao do imvel, sendo as seguintes alquotas por metro quadrado da construo: a) Residencial 0.23 UFM x m2 Industrial 0.89 UFM x m2 Comercial 0.45 UFM x m2 Escolar 0.34 UFM x m2 Outros Servios 0.29 UFM Fe(a)chada 0.23 UFM x m2 Hotis 0.34 UFM x m2

edificao; b)

edificao; c)

edificao; d)

edificao; e)

x m2 edificao; f)

edificao; g)

edificao. 1. Para os imveis cuja produo se enquadre no disposto dos 1 e 2, do artigo 236, da Lei 1086/1971, de 09/11/1971, ato normativo

33

prprio

dever

estabelecer

os

valores dos preos pblicos ou tarifas, devendo assim incidir a cobrana da referida taxa para os servios regulares e a tarifa ou preo pblico para os servios especiais de coleta, remoo ou destinao final e, aplicadas as normas

prprias. 2. A Taxa que trata o presente artigo poder ser lanada

conjuntamente com o lanamento de outros crditos municipais, inclusive com o IPTU, e ainda, isoladamente ou com Taxas ou Tarifas praticadas e arrecadadas contrato por ou terceiros, convnio

mediante prprio.

3. Mediante a publicao de ato normativo prprio, o executivo municipal poder regulamentar o lanamento e a constituio dos crditos tributrios a que se refere este artigo, inclusive, com a

aplicao de fator de ajustamento para toda uma atividade ou fatos geradores equivalentes, no

podendo implicar em majorao ao

34

aqui estabelecido, e desde que reduza os valores, para promover a adequao das receitas lanadas aos custos dos servios, e para os casos manifestadamente injustos, em

funo da produo ou dos resduos, e desde que comprovado mediante competente Processo Tributrio

Administrativo. 4. A cobrana da taxa que trata o caput deste artigo dever observar os seguintes limites de valores, apurados mediante a multiplicao da alquota pelo valor da Unidade Fiscal: a) Residencial Mnimo 22.23 Industrial Mnimo 22.23 x Comercial Mnimo 22.23 x Mnimo 22.23 x

x UFM e Mximo 44.46 x UFM; b)

UFM e Mximo 177.83 x UFM; c)

UFM e Mximo 88.92 x UFM; d) Escolar

UFM e Mximo 66.68 x UFM; e) Outros Servios Mnimo

22.23 x UFM e Mximo 57.8 x UFM; f) Fe(a)chada Mnimo 22.23

x UFM e Mximo 44.46 x UFM;

35

g)

Hotis - Mnimo 22.23 x Para imveis no edificados

UFM e Mximo 66.7 x UFM; h)

Mnimo 22.23 x UFM e Mximo 44.46. 5. Os valores ora estabelecidos em UFM Unidades Fiscais do Municpio de Pouso Alegre, para fins de constituio dos respectivos crditos, devero ser convertidos em real, com base no valor da Unidade Fiscal vigente em dezembro do exerccio anterior aos lanamentos.

Pela nova sistemtica, utilizando critrios sobre a categoria do imvel, tero taxas diferenciadas para cada categoria. Portanto, importante frisar que houve uma readequao na cobrana da taxa que era nica para todos os contribuintes, proporcional ao metro de testada de terreno; e agora, pela no sistemtica, um industrial que produz mais lixo pagar mais na taxa de coleta de que um cidado-morador que produz consideravelmente menos lixo do que o industrial. Nova redao, tambm, para o art. 238 do CTM, conforme quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13

Art. 238 - A alquota da taxa de que Art. 238. O contribuinte da taxa o trata este Captulo Taxa de Servio proprietrio, o titular do domnio Urbano ser de 0,5% (meio por til ou o possuidor, a qualquer cento) do salrio mnimo regional. ttulo, de imveis situados em vias e

36

logradouros particulares,

pblicos onde a

ou

Prefeitura

mantenha os servios a que se refere o artigo 236 da presente lei.

Na antiga lei, o art. 238, do CTM, previa a alquota mnima aplicvel. Na nova sistemtica a alquota mnima aplicvel ser de acordo com a classe sob a qual o imvel se enquadre, conforme nova redao do art. 237, do CTM. Com a nova redao, o art. 238 definiu quem o contribuinte da taxa. Portanto, no houve majorao da taxa de coleta de lixo, e sim uma resistematizao da referida taxa de modo a ter mais justeza na cobrana.

37

Nota 4 Contribuio de Iluminao Pblica.


No mesmo Projeto de Lei 583/12 que alterou a sistematizao da taxa de coleta de lixo, houveram as modificaes da contribuio de iluminao pblica. Antes de qualquer coisa, importante no esquecer que a contribuio de iluminao pblica permitida por nossa constituio, conforme art. 149-A, da CF:
"Art. 149-A Os Municpios e o Distrito Federal podero instituir contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, observado o disposto no art. 150, I e III. (Includo pela Emenda Constitucional n 39, de 2002)

Pargrafo nico. facultada a cobrana da contribuio a que se refere o caput, na fatura de consumo de energia eltrica. (Includo pela Emenda Constitucional n 39, de 2002)". H de se notar que a contribuio de iluminao pblica dever observar o princpio da noventena e da anterioridade conforme j analisamos na nota 2. Na nossa legislao municipal, a contribuio de iluminao pblica foi instituda pela Lei n 4118/2002, na gesto (tenebrosa) Enas C. Chiarini, seguindo a mudana naquele mesmo ano da Constituio. O Projeto de Lei 583/13 alterou a redao do art. 2 da Lei 4118/2002, conforme quadro a seguir: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13

Art. 2 - A contribuio incidir Art. 2. O fato gerador da CIP a sobre a prestao do servio de disponibilidade ou uso dos servios iluminao pblica, efetuada pelo previstos no artigo 1 desta lei.
38

Municpio territrio.

no

mbito

do

seu

A nova redao no trouxe novidade, apenas melhorou a redao para evitar interpretaes talvez malogradas. Sobre o art. 3 da Lei 4118/2002 foi dada nova redao, conforme quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Art. 3 Contribuinte Depois do PL 583/13 o Art. 3 - O Sujeito Passivo da CIP

proprietrio, o titular do domnio o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor, a qualquer til ou o possuidor, a qualquer ttulo, de unidade imobiliria que ttulo, de unidade imobiliria

possua ligao regular de energia situado no territrio do Municpio a eltrica no territrio do Municpio. qualquer ttulo, consumidor ou no de energia eltrica. Aqui donde sai o grande rebulio dos donos dos lotes. Pois de acordo com a nova redao ser contribuinte aquele que o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor, a qualquer ttulo, de unidade imobiliria situado no territrio do Municpio a qualquer ttulo, consumidor ou no de energia eltrica. Portando, um dono de lote que no consome energia eltrica ter de pagar se houver iluminao pblica na frente do seu lote. Isso coerente, pois, o servio est disponibilizado e no existe um porqu de no cobrar a contribuio de iluminao pblica. Importante alterao foi tambm sobre a redao do art. 4 e a incluso de novos pargrafos, conforme quadro abaixo: Antes do PL 583/13 Depois do PL 583/13

Art. 4 - A Contribuio para Art. 4 - A Base de Clculo da CIP Custeio do Servio de Iluminao o custo ou despesas com a prestao

39

Pblica ser calculada mensalmente dos servios enumerados no artigo sobre o valor da tarifa de iluminao 1 desta lei, rateada entre os sujeitos pblica vigente - Subgrupo B4b passivos que trata o art. 3, de devendo ser adotado nos intervalos ocupao por natureza ou acesso de consumo indicados, os fsica, presentes no territrio do e Municpio, lanado conforme

percentuais

correspondentes

discriminados na Tabela que se disposto nesta lei. segue: 1 - O valor da Contribuio para CONSUMO MENSAL KWh % Custeio do Servio de Iluminao PERCENTUAIS DA TARIFA DE Pblica fica fixado conforme este IP 0 a 30 isento 31 a 50 1,0 51 a 100 3,0 101 a 200 6,0 201 a 300 8,0 Acima de 300 9,0 artigo, e ter seu valor apurado mensalmente em funo do valor em reais estabelecido para a Tarifa de Iluminao Pblica vigente subgrupo B4b mediante a

aplicao das alquotas abaixo e observado os intervalos de consumo indicados, para os percentuais

correspondentes: Faixa de consumo kWh

Percentuais da Tarifa IP 0 a 50 Isento 51 a 100 101 a 200 201 a 300 3,5% 7,2% 9,6% 18,00%

Acima de 301

2. Quando incidente em imvel no consumidor de energia eltrica

40

ou lote vago, a cobrana ser anual e poder ser lanada em conjunto com o IPTU ou qualquer outra forma de arrecadao estabelecida em legislao prpria, e ter o valor de 1,6 UFM (um virgula seis Unidades Fiscais), aplicado sobre o valor vigente para a Unidade Fiscal do Municpio de Pouso Alegre (UFM) em dezembro do exerccio anterior a constituio dos crditos, multiplicado por metro linear de testada do imvel, sofrendo a cada exerccio as mesmas atualizaes estabelecidas para a Unidade Fiscal. 3 - Em caso de impedimento da utilizao estabelecidos, dos valores ora valores

ficam os

lanados convertidos em moeda nacional e, equiparadas Unidade Fiscal do Municpio, para as devidas atualizaes, na data da deciso que assim determinar, de forma a

viabilizar o custeio e a prestao destes servios pblicos. 4 - As alquotas de contribuio so diferenciadas conforme a classe de consumidores e a quantidade de

41

consumo

medida

em

KW/h,

conforme a tabela acima, cuja determinao da classe/categoria de consumo observar as normas da Agncia Nacional de Energia

Eltrica - ANEEL - ou rgo regulador que vier a substitu-la. 5 - A cobrana que trata o 2 deste artigo no poder exceder ao valor de 38,1 UFMs (Unidade

Fiscal do Municpio) Com a nova sistemtica, os donos de lotes no-edificados que no consomem energia eltrica pagaro contribuio de iluminao pblica a uma alquota superior a dos que tem imvel que consome energia eltrica. Atentando sempre funo social da propriedade. Sobre as contribuies de iluminao pblica, vale a importante jurisprudncia do STF a seguir:
"Lei que restringe os contribuintes da Cosip aos consumidores de energia eltrica do Municpio no ofende o princpio da isonomia, ante a impossibilidade de se identificar e tributar todos os beneficirios do servio de iluminao pblica. A progressividade da alquota, que resulta do rateio do custo da iluminao pblica entre os consumidores de energia eltrica, no afronta o princpio da capacidade contributiva. Tributo de carter sui generis, que no se confunde com um imposto, porque sua receita se destina a finalidade especfica, nem com uma taxa, por no exigir a contraprestao individualizada de um servio ao contribuinte. Exao que, ademais, se amolda aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade." (RE 573.675, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 25-3-2009, Plenrio, DJE de 22-5-2009, com repercusso geral). No mesmo sentido: RE 642.938-AgR, Rel. Min. Luiz Fux, julgamento em 29-5-2012, Primeira Turma, DJE de 21-6-2012; AC 3.087-MC-QO, Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 27-3-2012, Segunda Turma, DJE de 21-6-

42

2012; RE 635.001, Rel. Min. Joaquim Barbosa, deciso monocrtica, julgamento em 23-3-2012, DJE de 3-4-2012.

43

Nota 5 - Concluso do "Pacote" de medidas.


A Constituio no seu art. 5, garante a propriedade, mas refora que ela deve atender sua funo social:
XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social;

O que encontramos, de um modo geral, no pacote de projetos de leis aprovados, foram medidas legislativas que atenderam funo social da propriedade. Pouso Alegre passa por um fenmeno grave, a que chamamos de especulao imobiliria. Este fenmeno atinge as pessoas da classe mdia e da classe baixa negativamente e, positivamente, a classe mais rica. Estas novas medidas tero o condo de diminuir a presena desse fenmeno no nosso municpio. Vale aqui o recorte de dois julgados do STF sobre a funo social da propriedade:
O direito de propriedade no se reveste de carter absoluto, eis que, sobre ele, pesa grave hipoteca social, a significar que, descumprida a funo social que lhe inerente (CF, art. 5, XXIII), legitimar-se- a interveno estatal na esfera dominial privada, observados, contudo, para esse efeito, os limites, as formas e os procedimentos fixados na prpria CR. O acesso terra, a soluo dos conflitos sociais, o aproveitamento racional e adequado do imvel rural, a utilizao apropriada dos recursos naturais disponveis e a preservao do meio ambiente constituem elementos de realizao da funo social da propriedade. (ADI 2.213-MC, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 4-4-2002, Plenrio, DJ de 23-4-2004.) No mesmo sentido: MS 25.284, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 17-6-2010, Plenrio, DJE de 13-8-2010. O STF firmou o entendimento a partir do julgamento do RE 153.771, Pleno, 20-11-1996, Moreira Alves de que a nica hiptese na qual a Constituio admite a progressividade das alquotas do IPTU a do art. 182,
44

4, II, destinada a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. (AI 456.513-ED, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 28-10-2003, Primeira Turma, DJ de 14-11-2003.) No mesmo sentido: RE 192.737, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 5-61997, Plenrio, DJ de 5-9-1997.

45

Anda mungkin juga menyukai