Anda di halaman 1dari 10

UMA COMPREENSO SOBRE O CORPO NO TEATRO PS-DRAMTICO: O CORPO HBRIDO

Keila Fonseca e Silva

Resumo O artigo apresenta questes acerca do corpo na contemporaneidade, apropriando-se da idia de hibridismo para discutir as relaes entre o corpo e a cena ps-dramtica. O conceito de hibridismo, inicialmente extrado das cincias biolgicas, usado analogamente nesse texto para construir a idia de corpo hbrido - o corpo cnico construdo a partir de interaes artsticas. Nesse estudo o corpo hbrido apontado como uma das possibilidades de construo da cena ps-dramtica.

Discutir o corpo na cena contempornea no uma tarefa simples. Isso porque a grande pluralidade de concepes e denominaes que giram em torno dos estudos do corpo e do contemporneo faz com que tenhamos hoje uma extensa gama de termos, muitas vezes consonantes, para defini-los ou apenas adjetiv-los. Nesse estudo consideramos que no h um corpo e uma cena contempornea, mas vrias cenas e tantos quantos corpos formados por uma ampla rede de tcnicas, estticas e discursos. Aqui nos aventuramos a uma introdutria tentativa epistemolgica de definir o corpo hbrido como uma das possibilidades da(s) cena(s) contempornea(s), pois diante da pluralidade de tcnicas e estticas que esta nos oferece, seria limitante considerar o corpo hbrido como a nica possibilidade. Christine Greiner (2007) aponta para uma compreenso do corpo como sistema, em detrimento de uma abordagem do corpo como um instrumento de ao ou um produto do meio. Diante das mltiplas metforas e definies do corpo na contemporaneidade (corporeidade, corpomdia, corpo-vivo, corpo orgnico, corpo semrgos), um corpo como sistema, que se reelabora continuamente na medida em que processos afetivos, cognitivos e motores se atualizam, consegue abarcar algumas das

mais recentes teorias do corpo, principalmente aquelas que consideram o corpo para alm da matria, buscando eliminar as dicotomias instauradas pelos ideais cartesianos que punha o corpo como matria dominada pela razo, fora maior. O sistema se reorganiza, se reestrutura, sempre que novas informaes so instauradas.

Algumas informaes do mundo so selecionadas para se organizar na forma de corpo processo sempre condicionado pelo entendimento de que o corpo no um recipiente, mas sim aquilo que se apronta nesse processo co-evolutivo de trocas com o ambiente. (GREINER, 2007, p.130)

Essas informaes podem chegar das mais diversas formas, considerando no apenas os processos cognitivos, mas tambm sensrios: aquilo que percebo por meio dos sentidos o que sinto pelo olfato, pela audio, pelo paladar, pela viso, pelo tato.

As relaes entre o corpo e o ambiente se do por processos coevolutivos que produzem uma rede de pr-disposies perceptuais, motoras, de aprendizado e emocionais. (GREINER, 2007, p. 130)

Greiner (2007) afirma ainda que no se trata de qualquer sistema, mas de um sistema com alto grau de complexidade, considerando no apenas as interaes de ordem biolgica, como tambm as de ordem cultural, tendo em vista que, para Greiner, corpo e ambiente se constroem e se influenciam mutuamente. Assim, no podemos afirmar que o corpo um produto do meio, porque ele no s produzido por este, ele tambm o produz. Dessas relaes entre o corpo biolgico e o corpo cultural, e suas possibilidades de interao na arte, que compreendemos o conceito de corpo hbrido como um sistema ativo e complexo de interaes artsticas no corpo.

Hbrido1, que se mistura, que surge de diferentes cruzamentos, interseces, relaes. Que adquire caractersticas prprias e particulares atravs da relao entre diversos. Um corpo hbrido , nico, diferente de outros hbridos surgidos de relaes semelhantes, pois possui conexes distintas. Na acepo cnica que nos interessa abordar, o corpo hbrido surge como prerrogativa de dilogos cnicos de naturezas mltiplas do corpo: com o teatro, com a dana, com a msica, com imagens de natureza cenogrfica ou mesmo multimdia. Trata-se de um corpo-em-vida, conforme denominao de Eugenio Barba (1995), segundo o qual o ator deve entrar em contato com diferentes tcnicas corporais codificadas atravs das quais o corpo adquire uma dimenso extracotidiana. Mas o que de fato vai para a cena a vida que faz este corpo pulsar em termos de presena e dilatao corprea. O corpo hbrido, assim como o corpo-em-vida, ou como a metfora do sistema complexo utilizada por Greiner construdo como uma teia, uma rede de relaes incorporadas gerando outras pulses, outras teias, outras infinitas conformaes. Para os estudos da corporeidade que tm em Merleau-Ponty (1999) seu principal expoente, corpo e mente constituem uma unidade e, assim como no sistema proposto por Christine Greiner, transforma o meio e por ele transformado. Os processos afetivos e cognitivos se influenciam mutuamente, o corpo constri-se como uma resultante de experincias e lembranas corporais acumuladas. No campo das artes cnicas podemos afirmar que o corpo hbrido se constri nas experincias vividas nos mais diversos terrenos da arte - na dana, na msica, no teatro, nas artes visuais e miditicas - e movimenta aspectos subjetivos de cada sujeito envolvido. A maneira como cada sujeito se relaciona com essas interaes nica, assim como a histria de cada um, de cada corpo. Na medida em que o corpo cnico entra em contato com outras expresses da arte, vivendo novas experincias, novas percepes, ele reconstri essas experincias tornando-as corpo. O corpo, assim conscincia e percepo com sua nova plasticidade e continuidade prprias.

Por corpo de conscincia devemos entender a conscincia tornada corpo, ou seja, que os movimentos da conscincia, uma vez impregnada esta pelos movimentos do corpo, adquirem a mesma
1

O termo utilizado pela primeira vez por Mendel quando este realiza uma experincia com ervilhas, obtendo um novo tipo a partir do cruzamento de duas espcies distintas. Passa a ser largamente utilizado nos estudos genticos e mais recentemente nos estudos culturais e artsticos.

plasticidade, fluncia e o mesmo conhecimento imediato de si. (GIL, 2005, p. 121)

O resultado dessas interaes descritas um corpo hbrido, que no segrega corpo e mente, que no rejeita as subjetividades, que se constri na zona do entre artes, nos interstcios, que cria novas cenas na contemporaneidade e criado por elas. No contexto das artes cnicas, a tarefa de definir se primeiro nasceram os movimentos artsticos de vanguarda ou se estes so fruto de uma nova concepo de corpo cnico semelhante tarefa de responder a antolgica pergunta do ovo e da galinha. Quem nasceu primeiro no a pergunta mais relevante, mas como, nesse complexo sistema, corpo e arte se influenciaram de modo a resultar na complexa rede da cena teatral contempornea. Historicamente as artes cnicas possuem uma mesma origem embrionria. Em princpio, no se separava teatro de dana - ambos nascem da ligao entre o corpo e celebraes ritualsticas. Nos rituais primitivos, quando o sujeito seguia o grupo entoando um canto comum, executando movimentos, vestindo mscaras e imitando deuses, animais, seres sobrenaturais, o corpo era o elemento central da representao, mesmo antes da palavra. Margot Berthold, no livro Histria Mundial do Teatro (2000), ressalta o papel do corpo nas manifestaes primitivas:

O artista que necessita apenas de seu corpo para evocar mundos inteiros e percorre a escala completa das emoes representativo da arte de expresso primitiva do teatro. (BERTHOLD, 2000, p. 1)

Mas a origem ocidental do teatro historicamente delimitada pelo conto de Tspis que, na Grcia antiga, teria se separado do rito colocando-se como um solista diante do coro, separando o mito do rito, instaurando a palavra como elemento de representao.

O teatro teve incio quando um indivduo se desligou do coletivo e fez algo notvel de si mesmo: o impulsionador, que fantasia seu corpo,

talvez expondo um corpo especialmente belo e forte, e relata atos hericos (prprios); ou o corajoso, que ousa sair da coletividade protetora e adentrar um outro espao, alm e diante do grupo. (LEHMANN, 2007, p. 331)

Gradativamente o rito se fragmenta e o que antes caminhava junto, foi sistematicamente dividido em linguagens teatro, dana, msica, poesia... Embora aquele corpo que no rito se expressava pela msica, pela dana, pela representao nunca tenha sido completamente esquecido, o teatro pouco a pouco passou a ser pensado como a arte do drama, prioritariamente textual, ao passo que o domnio do movimento foi conferido dana. O discurso aristotlico que impunha o domnio da poesia sobre a ao e, portanto, sobre o corpo, foi a base das teorias teatrais que se seguiram durante sculos, tornando o corpo cnico um corpo fragmentado na prpria experincia esttica. A sociedade da razo2 passa a esperar do acontecimento teatral uma lgica narrativa, herana do apogeu das tragdias gregas, da hiper-valorizao da escrita dramtica em detrimento do espetculo cnico. A partir dos escritos de Aristteles em Arte Potica, o texto teatral ganha total supremacia sobre os demais elementos da cena:

Sem dvida a encenao tem efeito sobre os nimos, mas no faz parte da arte nem tem nada a ver com a poesia. A tragdia existe por si independentemente da representao e dos atores. (ARISTTELES, 2004, Pg. 38)

Esse pensamento tornou-se a base para a arte teatral do ocidente durante sculos. O corpo foi relegado, desse modo, ao status de portador de significados, ilustrando por meio de gestos, um texto previamente escrito para ser interpretado. Mas o corpo, como mdia do teatro, compartilha forma, emoes, tenses verdadeiras, graciosidade, impulsos, de modo que possvel afirmar, genericamente, que o corpo nunca deixou de ser o elemento central da maioria das manifestaes teatrais.
2

O racionalismo, corrente filosfica que culminou no iluminismo francs do sculo XVIII com a obra de Descartes Discurso sobre o Mtodo.

O fato de o corpo ser fundamental no teatro no est ligado apenas a sua importncia enquanto portador de um contedo, transmissor ou receptor de um significado (seu valor semntico): ele mdia do teatro e organizador dos processos cognitivos superiores de linguagem, lgica e representao simblica e inferiores de percepo, motivao, etc. (ROMANO, 2005, Pg. 168)

Para Lcia Romano, a presena do corpo - do ator e do espectador - o elemento central de qualquer manifestao teatral3 (Romano, 2005, p. 168). Compartilhamos com a autora a simpatia pela abordagem que faz do corpo mdia do teatro e elemento multifacetado dentro das manifestaes teatrais, mas reconhecemos que a afirmao generalizante no satisfaz as premissas do nosso tempo, considerando que algumas manifestaes do teatro contemporneo pem em questo a prpria presena fsica do ator na cena. Os movimentos artsticos que influenciaram as vanguardas modernistas na pintura influenciaram decisivamente o surgimento das vanguardas no teatro, conforme podemos ver em Kantor (1984). A partir do fim do sculo XIX e incio do sculo XX, com o advento da fotografia e do cinema, as artes plsticas entraram numa situao de crise eminente. A forma estava em questo: como representar formas que buscam espelhar a realidade na pintura, se a fotografia e o cinema j podem espelhar essa realidade com muito mais propriedade e verossimilhana? As vanguardas modernistas das artes plsticas colocaram ento em prtica um audacioso plano: fazer a imagem saltar das telas para o mundo das coisas, dos objetos. O mictrio exposto por

Duchamp como obra de arte o exemplo mais significativo desse momento de ruptura. Mas a imagem logo solicita a ao... E no momento em que o homem intervm e modifica essa imagem atravs de uma ao real, vivenciada corporalmente, as artes plsticas e cnicas se unem decisivamente: nasce a performance, a arte hbrida por excelncia, j que trabalha simultaneamente com elementos cnicos e plsticos e usa, sempre que necessrio, referncias de outras expresses artsticas.

Compartilham pensamento semelhante Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Antonin Artaud, dentre outros.

A performance se colocaria no limite das artes plsticas e das artes cnicas, sendo uma linguagem hbrida que guarda caractersticas da primeira enquanto origem e da segunda enquanto finalidade. (COHEN, 2007, p. 30)

Renato Cohen (2007) ainda questiona os desgnios da arte enquanto representao do real, recriao do real ou criao de outras realidades (p.37). Assim, no apenas as artes plsticas, mas tambm o teatro, compartilham da crise da forma advinda com a ascenso do cinema. Para Jerzy Grotowski (1987), quanto mais o teatro busca explorar a iluso de realidade, mais inferior se torna diante do cinema e da televiso. preciso encontrar um teatro que extrapole a realidade cotidiana da vida humana, um teatro que tem de primeiro satisfazer os sentidos (Artaud, sd, p. 37). Nessa corrente de pensamento Artaud conjectura uma forma teatral que se dissemine por contgio, como a peste, e que se propague pelos sentidos. Para isso, faz-se necessrio um corpo-sem-rgos, ou seja, um corpo em que as energias circulem livremente, sem bloqueios, onde as intensidades atinjam seu mais alto grau. O corpo nesse caso no traduz mera informao, mas constri sentidos na inter-relao sensria construda no instante mgico da cena entre ator e espectador.

O objetivo essencial encontrar o relacionamento adequado entre ator e espectador, para cada tipo de representao, e incorporar a deciso em disposies fsicas. (GROTOWSKI, 1987, P.18)

A contemporaneidade instaura novas formas teatrais em todo o mundo, o que aponta para a crise do drama como modelo monocntrico do discurso teatral (Bob Wilson, La Fura Dels Baus, Tadeus Kantor, Pina Baush), gerando novas conformaes a partir do corpo, da imagem, do movimento, de experincias que se utilizam de novas tecnologias como ponto de partida para a construo de dilogos cnicos. No se trata apenas de uma retomada dos valores rituais da cena: uma atualizao do passado de olho no novo, no futuro, em consonncia com o nosso tempo.

O pesquisador alemo Hans-Thyes Lehmann utiliza o termo Teatro PsDramtico como uma tentativa de definio desse novo teatro. Ele aponta para uma mudana no modo de pensar e fazer teatro desde os anos de 1970 a partir da quebra com as formas de significao lgico-racional do teatro, e do rompimento com o drama. Quando a fbula no mais o suporte ficcional da criao teatral, outros sistemas de signos teatrais emergem e fazem surgir novas formas cnicas. Trata-se de aceitar a coexistncia de concepes teatrais divergentes, em que nenhum paradigma assume preponderncia (LEHMANN, 2007, p. 23). O termo no consenso entre os pesquisadores contemporneos (Ryngaert, Sarrazac, Slvia Fernandes, Lus Fernando Ramos, entre outros). Na medida em que se atribue a denominao de ps incorre-se no risco de acreditar em algo que emerge aps o fim do drama, o que no verdico. O drama no acaba, ele se reconfigura. O principal problema na utilizao do termo ps-dramtico por Lehmann para definir o teatro do nosso tempo, a meu ver, no o paradigma imposto pelo ps, mas o risco que se incorre em considerar qualquer evento cnico/espetacular como sendo de natureza teatral. O ps-dramtico abarca desde as manifestaes rituais mais primitivas da cena at as experimentaes mais recentes no campo da dana dramtica, das manifestaes do folclore, da performance. Por outro lado, Lehmann no exclui completamente o drama do teatro. Para ele, o teatro ps-dramtico

... se v impelido a operar para alm do drama, em um tempo aps a configurao do paradigma do drama no teatro. Ele no quer dizer negao abstrata, mero desvio do olhar em relao tradio do drama. (LEHMANN, 2007, p. 33).

A cena no se constri mais como fruto de um texto, mas de vrias textualidades de um corpo completamente desvendado, desnudado, despedaado. Segundo Lehmann, o teatro ps-dramtico faz do prprio corpo e do processo de sua observao um objeto esttico teatral (2007, p. 335). Logo, no ps-dramtico, o teatro deixa de imitar a realidade: o prprio corpo torna-se a mais verdadeira e inquestionvel realidade.

A concepo cultural sobre o que o corpo est sujeita a flutuaes dramticas, e o teatro articula e reflete essas concepes. Ele representa corpos e ao mesmo tempo os tem como seu principal material de significao. (LEHMANN, 2007, p. 332)

Assim, h no teatro ps-dramtico uma revalorizao do corpo como elemento ritualstico e multifacetado que aponta para uma pluralidade de estticas de linguagens e, do ponto de vista semitico, de leituras e interpretaes possveis do novo teatro. Lehmann vem em defesa da restituio do carter cerimonial das primitivas manifestaes cnicas:

O teatro ps-dramtico a substituio da ao dramtica pela cerimnia, com a qual a ao dramtico-cultual estava intrinsecamente ligada em seus primrdios. Assim, o que se entende por cerimnia como fator do teatro ps-dramtico toda a diversidade dos procedimentos de representao sem referencial, conduzidos porm com crescente preciso (...) (LEHMANN, 2007, p.115)

Um corpo hbrido essencial para esse teatro que vive nas fronteiras, que une linguagens, um teatro de movimento, de imagem e, tambm, de novas textualidades. O corpo reivindica seu lugar na contemporaneidade e a cena ps-dramtica retoma em alguns casos, como vimos, o carter ritual presente nas manifestaes primitivas. A narrativa dramtica cognoscvel deixa de ser a nica forma de se pensar o teatro contemporneo. Dentre as inmeras possibilidades que a cena ps-dramtica cria, o corpo hbrido torna-se recorrente em obras que cada vez mais misturam teatro, dana, canto, elementos plsticos e miditicos. Um corpo impregnado de msica e poesia, de movimento e gesto, de visualidade, materialidade e espiritualidade. Um corpo que retoma a metfora do corpo-sem-rgos, fazendo fluir desordenada e livremente uma nova plasticidade que se constri e reconstri a cada dia, como um sistema, devolvendo ao espectador a magia de se deixar contaminar pela peste.

REFERNCIAS

ALVES, Teodora. O Corpo no Contexto da Arte. Uma Tessitura Epistemolgica. Natal, Relatrio tcnico do CNPQ, Edital 061, 2006. ARISTTELES. Arte Potica. So Paulo: Martin Claret, 2004. ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Traduo Fiama Hasse Pais Brando. Lisboa: Fenda, sem data. BARBA, Eugnio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionrio de Antropologia Teatral. So Paulo Campinas: Hucitec, 1995. BERTOLD, Margot. Histria Mundial do Teatro. So Paulo: Perspectiva, 2000. COHEN, Renato. Performance como Linguagem. 2 edio. So Paulo: Perspectiva, 2007. GIL, Jos. Movimento Total. Traduo Miguel Serras Pereira. So Paulo: Iluminuras, 2005. GREINER, Christine. O Corpo Pistas para estudos indisciplinares. 2 edio. So Paulo: Annablume, 2007. GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. 3 edio. Traduo Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1987. GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O Ps-Modernismo. So Paulo: Perspectiva, 2005. KANTOR, Tadeusz. El Teatro de La Muerte. Buenos Aires, Argentina: Ediciones de La Flor, 1984. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro ps-dramtico. Traduo Pedro Sssekind. So Paulo: Cosac Naify, 2007. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. So Paulo : Martins Fontes, 1999. MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Esprito. Traduo de Paulo Neves e Maria Hermantina Galvo Gomes Pereira. So Paulo: Cosac & Naif, 2004. ROMANO, Lcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Fsico. So Paulo: Pesrpectiva, Fapesp, 2005. SANCHEZ, Jos A. Dramaturgias de la imagem. Ediciones de la universidad de Castilla - la Mancha: Cuenca, 2002.

Anda mungkin juga menyukai