Anda di halaman 1dari 60

Dicas Alexandre Medeiros

DICA - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - A teoria do risco integral obriga o Estado a reparar todo e qualquer dano, independentemente de a vtima ter concorrido para o seu aperfeioamento. (CESPE/2013) DICA - DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA - A concesso de servio pblico a particulares classificada como descentralizao administrativa por delegao ou por colaborao. (CESPE/2013) Concesso, permisso e autorizao de servio pblico representam descentralizao por delegao/colaborao. A outorga ocorre com a criao de entidades da Adm. Pb. indireta: autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. DICA - FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO - Em decorrncia do princpio da legalidade, a lei a mais importante de todas as fontes do direito administrativo. (CESPE/2013) Pergunta: sendo assim, se existindo uma smula que contradiga algum artigo que est na lei, o que deve ser aplicado? Resposta: a natureza jurdica da smula vinculante tema bastante controvertido na doutrina. De qualquer forma, considerando que uma smula, qualquer que seja, consiste apenas na interpretao que dado Tribunal d a um dispositivo legal/constitucional, ento, tecnicamente, no pode haver conflito entre uma lei e uma smula, pois esta ltima representa to-somente uma explicao daquela. Em se tratando de smula vinculante, de observncia obrigatria a todos, o STF determina, com fora cogente, a interpretao constitucional que deve ser dada a um determinado tema e, evidentemente, nenhum outro rgo do Poder Judicirio ou da Adm. Pb. poder adotar entendimento diverso. DICA - AGENTE PBLICO (ESAF/2013) - AGENTE PBLICO: Toda pessoa fsica que manifesta, por algum tipo de vnculo, a vontade do Estado, nas trs esferas de governo, nos trs poderes do Estado. - SERVIDOR PBLICO: a expresso utilizada para identificar aqueles que mantm relao funcional com o Estado em regime legal. So titulares de cargos pblicos. - EMPREGADO PBLICO: Sob o regime contratual, mantm vnculo funcional permanente com a Administrao Pblica.

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A centralizao a situao em que o Estado executa suas tarefas diretamente, por intermdio dos inmeros rgos e agentes administrativos que compem sua estrutura funcional. (CESPE/2013) DICA - CONTROLE - No exerccio de suas funes, a administrao pblica se sujeita ao controle dos Poderes Legislativo e Judicirio, alm de exercer, ela mesma, o controle sobre os prprios atos. (CESPE/2013) Todos os poderes se submetem a controle, em face do sistema de freios e contrapesos ("check and balance"). Pergunta: Somente o poder executivo est sujeito ao controle hierrquico? Resposta: DEPENDE - No exerccio de sua funo tpica (administrativa), sim! O poder hierrquico, que caracterstico da Adm. Pb. tem fundamento no princpio da hierarquia,

No h hierarquia no legislativo e judicirio quando esses poderes estiverem desempenhando suas funes caractersticas, respectivamente, legislar e julgar. Caso estejam, no entanto, exercendo uma funo administrativa (funo atpica), haver hierarquia. Pense que a hierarquia e, consequentemente, o controle hierrquico, dizem respeito funo administrativa, no sendo, portanto, exclusivos do Poder Executivo, visto que os trs Poderes podem exerc-la. DICA - ATO NULO E ANULVEL a) Anulvel: defeito sanvel, corrigvel. Admite convalidao. Em relao aos atos administrativos, so sanveis os vcios de competncia no-exclusiva e de forma no-essencial. b) Nulo: defeito insanvel, incorrigvel. NO admite convalidao. Em relao aos atos administrativos, so insanveis os vcios de competncia exclusiva, forma essencial, motivo, objeto e finalidade. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - MOTIVO x MOTIVAO O motivo do ato no se confunde com a motivao da autoridade administrativa, pois a motivao diz respeito s formalidades do ato. (CESPE/2013) DICA - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO- semelhana do que ocorre no direto civil, o direito administrativo admite a culpa concorrente da vtima, considerando-a causa atenuante da responsabilidade civil do Estado. (CESPE/2013) DICA - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - Para configurar a responsabilidade civil do Estado, o agente pblico causador do prejuzo a terceiros deve ter agido na qualidade de agente pblico, sendo irrelevante o fato de ele atuar dentro, fora ou alm de sua competncia legal. (CESPE/2013) 2

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LEI 8.112/90 - O servidor em estgio probatrio NO tem direito s seguintes licenas: 1. para capacitao; 2. para tratar de interesses particulares; 3. para desempenho de mandato classista. DICA - TERCEIRO SETOR - Instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos, prticas e vises devocionais e confessionais NO podem qualificar-se como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico-OSCIP, ainda que desempenhem atividades de assistncia social. Assim como cooperativas e partidos polticos? Exatamente. A relao completa das entidades que no podem ser qualificadas como OSCIP consta do art. 2, da Lei 9.790/99. Vejamos:
"Art. 2 No so passveis de qualificao como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, ainda que se dediquem de qualquer forma s atividades descritas no art. 3 desta Lei: I - as sociedades comerciais; II - os sindicatos, as associaes de classe ou de representao de categoria profissional; III - as instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos, prticas e vises devocionais e confessionais; IV - as organizaes partidrias e assemelhadas, inclusive suas fundaes ; V - as entidades de benefcio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados ou scios; VI - as entidades e empresas que comercializam planos de sade e assemelhados; VII - as instituies hospitalares privadas no gratuitas e suas mantenedoras ; VIII - as escolas privadas dedicadas ao ensino formal no gratuito e suas mantenedoras; IX - as organizaes sociais; X - as cooperativas; XI - as fundaes pblicas; XII - as fundaes, sociedades civis ou associaes de direito privado criadas por rgo pblico ou por fundaes pblicas; XIII - as organizaes creditcias que tenham quaisquer tipo de vinculao com o sistema financeiro nacional a que se refere o art. 192 da Constituio Federal."

DICA - TERCEIRO SETOR - A Organizao Social-OS (Lei 9.637/98) celebra contrato de gesto; a Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico-OSCIP (Lei 9.790/99), termo de parceria.

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LICITAO - Concurso a modalidade destinada a contratao de servio tcnico, profissional ou artstico, mediante o pagamento de prmio ou remunerao aos vencedores, com prazo mnimo de antecedncia do edital de 45 dias. DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO CARACTERSTICAS - 1. Presena da Adm. Pblica como poder pblico; 2. Finalidade pblica; 3. Obedincia forma prescrita em lei; 4. Procedimento legal (licitao/recursos oramentrios/prazo determinado); 5. Contrato de adeso; 6. Natureza intuitu personae; 7. Clusulas exorbitantes; 8. Mutabilidade. Referentemente ao tema "mutabilidade", voc tem, p.ex., a previso do art. 65, 1, da Lei 8.666/93, que se refere possibilidade de alterao unilateral do contrato. DICA - ABUSO DE PODER - A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente, excesso de poder e desvio de poder. (FCC) DICA - SERVIDOR PBLICO - DIREITO NOMEAO - O candidato aprovado dentro das vagas oferecidas no edital tem direito (dir. subjetivo, adquirido, lquido e certo) nomeao; se fora das vagas, expectativa de direito. O ato de nomeao vinculado. DICA - PROCESSO ADMINISTRATIVO - No processo administrativo, diferentemente do direito penal, prevalece o princpio da atipicidade, no sentido de que muitas infraes administrativas no so descritas com preciso na lei. DICA - LICITAO DISPENSVEL - NOVA HIPTESE - Lei 8.666/93, art. 24, inc. XXXII: "na contratao em que houver transferncia de tecnologia de PRODUTOS ESTRATGICOS para o Sistema nico de Sade - SUS, no mbito da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, conforme elencados em ato da direo nacional do SUS, inclusive por ocasio da aquisio destes produtos durante as etapas de absoro tecnolgica." DICA - LEI 8.112/90 ATENO! A licena para desempenho de mandato classista (art. 92) se d com perda total de remunerao, mas conta como tempo de servio para todos os efeitos, exceto para promoo por merecimento (art. 102, VIII,"c"). DICA - PRINCPIOS - O princpio da tutela permite que a administrao pblica exera, em algum grau e medida, controle sobre as autarquias que instituir, para garantia da observncia de suas finalidades institucionais. (FCC/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado integrantes da administrao indireta do Estado, criadas mediante prvia autorizao legal, que exploram atividade econmica ou, em certas situaes, prestam servio pblico. (CESPE/2013)

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - SERVIO PBLICO - Pessoa jurdica de direito privado pode ser concessionria de servio pblico, mas deve responder objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. (CESPE/2013) A afirmao est de acordo com art. 37, 6, da CF. Vejamos:
Art. 37, 6: "As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa."

Pessoa jurdica de direito pblico e privada prestadora de servio = responsabilidade objetiva com direito de regresso. A responsabilidade originria da concessionria. O Estado (poder concedente) responderia, no mximo, de forma subsidiria, e no solidria. DICA - LEI 8.112/90 - Estrangeiros podem prover cargos de professores, tcnicos e cientistas em universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais. APROFUNDANDO: ATO ADMINISTRATIVO - possvel a REVOGAO da REVOGAO de um ato administrativo? Imaginem a situao: o "A" foi revogado pelo ato "B" e agora o ato "B" foi revogado pelo ato "C". Alguns doutrinadores, a exemplo de Jos dos Santos Carvalho-JSCF e Celso Antnio Bandeira de Mello-CABM, admitem a revogao de um ato revogatrio. Digenes Gasparini, por sua vez, no admite. Entre os autores que admitem, ainda h a divergncia acerca do efeito repristinatrio/restaurador, ou no, do primeiro ato revogado. Ou seja, com a revogao de "B" por "C", o ato "A" volta a produzir efeitos? Para JSCF, para haver o efeito repristinatrio, isto , para que o primeiro ato revogado ("A") volte a produzir efeitos, preciso que se faa meno expressa no ato "C". Para CABM, no entanto, a repristinao do ato "A" automtica, visto que no terceiro ato ("C") est implcito o desejo de repristinar a situao original. Em eventual questo objetiva de prova sobre o tema, o examinador deve limitarse a perguntar sobre a possibilidade, ou no, da revogao da revogao. Nesta situao, acompanhando JSCF e CABM, responderia que sim, possvel a revogao da revogao.

DICA - SERVIDOR PBLICO - Situaes, para o STJ (AgRg no RMS 30.310/MS, j. 16/10/2012), em que o candidato tem direito subjetivo nomeao: 5

Dicas Alexandre Medeiros


a) aprovao do candidato dentro do nmero de vagas previamente estabelecido no edital; b) comprovao de contratao de pessoal em carter precrio ou temporrio para as mesmas funes do cargo pblico em disputa; c) preterio na ordem de classificao dos aprovados (Smula n 15 do STF); e d) abertura de novos concursos pblicos enquanto ainda vigente o anterior (arts. 37, IV, da Constituio Federal e 12, 2, da Lei n 8.112/1990). DICA - LEI 8.112/90 - No que se refere ao direito de petio, consoante previsto na Lei n. 8.112, de 1990, admite-se, excepcionalmente, a prorrogao do prazo para o exerccio do recurso administrativo. (ESAF/2012) ATENO: 10 dias o prazo geral para interposio de recurso, com base na Lei 9.784/99. De acordo com a Lei 8.112/90 o prazo de 30 dias. DICA - LEI 8.112/90 - Sobre a acumulao de cargos pblicos, admite-se, excepcionalmente, que o servidor tenha exerccio simultneo em mais de um cargo em comisso. (ESAF/2012) Na situao prevista no art. 9, pargrafo nico, da Lei 8.112/90. Vejamos:
"O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade."

Ou seja, quando estiver exercendo um cargo comissionado como interino, alm do outro cargo que j ocupa, salientando que no haver, neste caso, acumulao da remunerao. Se o servidor exerce cargo em comisso e seu chefe tambm, em situaes de substituio o interino no se enquadra nesta hiptese. O substituto (art. 38, da Lei 8.112/90) no ir titularizar o cargo em comisso, apenas ir, durante o perodo da substituio, exercer de forma cumulativa as atribuies da chefia. O servidor que ser substituto j , inclusive, previamente estabelecido. J na hiptese do art. 9, pargrafo nico, a situao outra. O servidor ir, interinamente, titularizar dois cargos em comisso. DICA - PODER DE POLCIA - O ciclo de polcia apresenta quatro etapas, nessa sequncia: 1. ordem; 2. consentimento; 3. fiscalizao; 4. sano. Duas dessas etapas podem existir ou no: consentimento e sano. Dessas, a nica fase que pode ser exercida por particulares a fase de fiscalizao, que o CESPE j chamou, inclusive, de pode de polcia fiscalizatrio. o que ocorre, p. ex., com o controle de trnsito por meio de mquinas e equipamentos eletrnicos mantidos por empresas privadas. 6

Dicas Alexandre Medeiros


DICA APROFUNDADA: CONTROLE - O controle jurisdicional dos atos administrativos abrange, ento, o exame da conformidade dos elementos vinculados dos atos administrativos com a lei (controle de legalidade stricto sensu) e da compatibilidade dos elementos discricionrios com os princpios constitucionalmente expressos (controle da legalidade lato sensu), ressalvado o exame do mrito da atividade administrativa, que envolve a anlise de oportunidade e convenincia do ato. (STJ) Inclusive, esse controle de legalidade lato sensu pode ser chamado de controle de legitimidade (quando analisado luz dos princpios da moralidade e interesse pblico), ou controle de juridicidade (legalidade em sentido amplssimo, quando se busca o respeito a lei e ao ordenamento como um todo). o que a doutrina chama de mutaes noo clssica de legalidade: 1 mutao - legitimidade; 2 mutao - constitucionalidade; 3 mutao juridicidade. DICA - BENS PBLICOS - Os bens pblicos dominicais ou, conforme a maioria da doutrina, dominiais fazem parte do patrimnio disponvel da Adm. Pblica; so desafetados e, por essa razo, passveis de alienao. Ex.: terras devolutas. No entanto, como todo bem pblico, possui requisitos legais especficos (mveis ou imveis) para eventual alienao. Requisitos constantes do art. 17, da Lei 8.666/83. DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS CONTROLE - A DISCRICIONARIEDADE administrativa NO impede o exame, pelo Poder Judicirio, do MOTIVO do ato, aplicando-se, no caso, a TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES. DICA: RGOS PBLICOS - rgos pblicos no tm personalidade jurdica. "Como partes das entidades que integram os rgos so meros instrumentos de ao dessas pessoas jurdicas, preordenados ao desempenho das funes que lhe forem atribudas pelas normas de sua constituio e funcionamento (FCC). DICA - RESP. CIVIL - "Segundo tendncia jurisprudencial mais recente no Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico : objetiva relativamente a terceiros usurios e no usurios do servio." (FCC) Desde 2009... O entendimento foi extrado de questo para o concurso da Magistratura do Trabalho, TRT 11 R, 2012. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: DESCONCENTRAO x DESCENTRALIZAO * des_CO_ncentrao ==> CO = Criao de O_rgos * des_CEN_tralizao ==> CEN = Criao de EN_tidades

Dicas Alexandre Medeiros


DICA APROFUNDADA - LEI 8.112/90: DEMISSO POR IMPROBIDADE - possvel a imposio da pena de demisso em mbito administrativo, independentemente de condenao em ao de improbidade administrativa, quando, em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, apurada prtica de ato de improbidade por servidor pblico, tendo em vista a jurisprudncia firmada no STJ no sentido de que a Lei 8.429/1992 no revogou a previso da Lei 8.112/1990 da penalidade de demisso de servidor pela prtica de ato de improbidade. Conforme o STJ, a Adm. Pbica pode demitir o servidor pela prtica de ato de improbidade administrativa, independentemente de prvia condenao judicial. Contudo, o STF no admite! preciso ficar atento ao comando da questo. Veja a afirmao considerada CERTA pelo CESPE, em 2012, para concurso de Promotor de Justia: "De acordo com entendimento do STF, da competncia privativa do Poder Judicirio a aplicao das sanes decorrentes de atos de improbidade administrativa. Verificada a prtica de tais atos, cabe autoridade administrativa apresentar representao ao MP para o ajuizamento da competente ao, e no a aplicao de pena de demisso." A resposta vai depender se a questo de acordo com o STJ ou STF.

DICA APROFUNDADA: IMPROBIDADE - STF x STJ "De acordo com entendimento do STF, da competncia privativa do Poder Judicirio a aplicao das sanes decorrentes de atos de improbidade administrativa. Verificada a prtica de tais atos, cabe autoridade administrativa apresentar representao ao MP para o ajuizamento da competente ao, e no a aplicao de pena de demisso." (CESPE/2012) " possvel a imposio da pena de demisso em mbito administrativo, independentemente de condenao em ao de improbidade administrativa, quando, em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, apurada prtica de ato de improbidade por servidor pblico, tendo em vista a jurisprudncia firmada no STJ no sentido de que a Lei 8.429/1992 no revogou a previso da Lei 8.112/1990 da penalidade de demisso de servidor pela prtica de ato de improbidade." (STJ/2012) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - AGNCIA REGULADORA - Caracteriza as agncias reguladoras federais o fato de ter mandado fixo e proteo contra o desligamento imotivado. (CESPE/2013) (Alm de ter um poder normativo especial, que no se confunde com o poder legislativo.) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - O foro competente para o julgamento de ao de indenizao por danos materiais contra empresa pblica federal a justia federal; contra uma sociedade de economia mista federal, justia estadual. 8

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - No h relao de subordinao hierrquica entre determinada autarquia e o rgo ou entidade estatal ao qual ela se vincula; h vinculao. (Tutela ou superviso ministerial; controle finalstico.) Princpio da tutela ou controle; no esquecer que se est falando sobre o controle da adm. pblica direta sobre a indireta. DICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (LEI 8.429/92) - O agente pblico que auferir vantagem patrimonial indevida em razo de consultoria prestada a pessoa fsica cujo interesse possa ser atingido por ao decorrente das atribuies daquele agente, no desempenho de suas atividades, incorre em ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - De acordo com a doutrina, o ato administrativo ser considerado perfeito, invlido e eficaz, quando, concludo o seu ciclo de formao, e no se conformando s exigncias normativas, ele produzir os efeitos que lhe seriam inerentes. (CESPE/2013) A diferena entre eficcia e exequibilidade no anotada por toda a doutrina. Celso Antnio Bandeira de Mello-CABM, p. ex., no faz essa distino, que registrada por Hely Lopes Meirelles-HLM. Normalmente, o estudo do ato administrativo em face dos planos de existncia, validade e eficcia do ato feito por autores que no diferenciam os termos, a exemplo de CABM. Sendo assim, um exemplo de ato perfeito, invlido e ineficaz aquele que passou por todas as etapas necessrias (ciclo) para a sua formao (ato perfeito), contudo em uma das fases deixou de observar alguma formalidade, ou foi produzido por uma autoridade incompetente (ato invlido), e est sujeito a homologao ou aprovao por uma autoridade superior para produzir os seus efeitos prprios (ato ineficaz). DICA - SERVIDOR PBLICO/REGIME DISCIPLINAR/CONTROLE JUDICIAL Conforme a jurisprudncia, o ato administrativo que impe sano disciplinar a servidor pblico vincula-se aos princpios da proporcionalidade, dignidade da pessoa humana e culpabilidade. Dessa forma, o controle jurisdicional desse ato amplo, no se limitando aos aspectos formais do procedimento sancionatrio. (CESPE/2013) DICA - AGENTE PBLICO - Os servidores ocupantes de cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, desde que no ocupem tambm cargo efetivo, submetem-se ao regime geral de previdncia social. (CESPE/2013) DICA - LICITAO - Em processo licitatrio, a adjudicao libera os licitantes vencidos dos encargos da licitao. (CESPE/2013)

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LICITAO - Comprovado o superfaturamento decorrente de dispensa ou inexigibilidade de licitao, o fornecedor ou prestador do servio contratado nessas condies responder SOLIDARIAMENTE com o agente pblico pelo dano causado Fazenda Pblica. DICA - LICITAO - Os crimes definidos na Lei 8.666/93 (Licitao e Contratos) so de ao penal pblica incondicionada, cabendo ao Ministrio Pblico promov-la. RESUMO: LICITAO - MODALIDADES (Lei 8.666/93) 1. Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. 2. Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. 3. Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. 4. Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. 5. Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao da avaliao. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - possvel a existncia, no plano Federal, de entidades da administrao indireta vinculadas aos Poderes Legislativo e Judicirio. Teoricamente, possvel a criao de entidades da Adm. Pblica indireta vinculadas aos demais poderes, alm do Poder Executivo, por fora da redao do art. 37, caput, da CF, quando fala em "administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes". DICA - PRINCPIO DA EFICINCIA - A possibilidade de reconsiderao por parte da autoridade que proferiu uma deciso objeto de recurso administrativo atende ao princpio da eficincia. 10

Dicas Alexandre Medeiros


PERGUNTA: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Paciente internada em UTI de hospital pblico municipal falece em razo da ocorrncia de interrupo do fornecimento de energia eltrica, decorrente de uma tempestade na regio, sendo que o referido hospital no possua geradores de emergncia. Em sua defesa, o Municpio alega que se trata de situao de fora maior, o que afasta a responsabilidade estatal. Responda: (A) a responsabilidade estatal na prestao de servios pblicos baseada na teoria do risco administrativo, afastando as causas excludentes de responsabilidade. (B) a responsabilidade estatal na prestao de servios pblicos baseada na teoria do risco integral, afastando as causas excludentes de responsabilidade. (C) no se trata de situao de fora maior, mas sim de fato de terceiro, que no enseja o afastamento da responsabilidade estatal. (D) por se tratar de morte natural, decorrente de molstia contrada antes da internao, o nexo causal no se encontra configurado, sendo desnecessrio recorrer excludente de fora maior. (E) a situao ocorrida est no horizonte de previsibilidade da atividade, ensejando a responsabilidade subjetiva da entidade municipal, que tinha o dever de evitar o evento danoso. Aluno: Por eliminao, "E". Hoje muito se discute se existiria ou no responsabilidade subjetiva do Estado por suas omisses. Inclusive, a doutrina e os Tribunais Superiores chegam a diferenciar as omisses genricas das omisses especficas. Se especfica (Estado como garante, ex.: situao do preso), incidir responsabilidade objetiva. Se genrica, como parecer ser o caso da questo em tela, incidir a responsabilidade subjetiva. Parece que esse o entendimento jurisprudencial atual. A letra A est errada porque a teoria do risco adm. admite a adoo de excludentes de responsabilidade (caso fortuito, fora maior e culpa exclusiva da vtima). ATENO: a culpa concorrente ou simultnea da vtima no exclui a responsabilidade do Estado, apenas a atenua. A letra B est errada porque se adota no Brasil a teoria do risco adm. A letra C est errada porque a hiptese no caracteriza nem fora maior, dada a previsibilidade da situao, nem fato de terceiro. A letra D est errada porque o nexo causal est presente entre a conduta do Estado e o dano (morte do paciente).

11

Dicas Alexandre Medeiros


A letra E est correta, visto que razovel exigir-se do hospital pblico (Estado) a existncia de geradores de emergncia, visto ser previsvel a falta de energia e, consequentemente, o surgimento de danos nos pacientes internados, em razo dela. Como a conduta do Estado se deu na modalidade omissiva (omisso genrica), a responsabilidade subjetiva. DICA - CONTROLE - TCU - A deciso do Tribunal de Contas da Unio que, dentro de suas atribuies constitucionais, julga ilegal a concesso de aposentadoria, negando-lhe o registro, possui carter impositivo e vinculante para a administrao. (CESPE/2013) DICA - PODER DE POLCIA - O objeto do poder de polcia administrativa todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou pr em risco a segurana nacional. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Se do atributo da executoriedade do ato administrativo resultar dano ao particular em razo de ilegitimidade ou abuso, o Estado estar obrigado a indenizar o lesado, uma vez configurados a conduta danosa, o dano e o nexo causal. (CESPE/2013) DICA - CONTROLE ADM. EXERCIDO PELO PODER JUDICIRIO - Os rgos administrativos do Poder Judicirio, no exerccio do controle administrativo, podem confirmar ou rever condutas internas, conforme aspectos de legalidade ou de convenincia e oportunidade. (CESPE/2013) DICA - CONTRATOS ADM. - Em virtude do princpio do formalismo, os contratos administrativos devem ser formalizados por meio de instrumento escrito, salvo os de pequenas compras para pronto pagamento, em que se admite contrato verbal com a administrao pblica. (CESPE/2013) DICA - LICITAO - INEXIGIBILIDADE - Considere que determinado rgo pblico pretenda contratar consagrado profissional do setor artstico. Nessa situao hipottica, a licitao ser inexigvel, desde que esta consagrao seja pela crtica especializada ou at mesmo pela opinio pblica, podendo a contratao ocorrer diretamente ou por meio de empresrio exclusivo. (CESPE/2013) DICA - LICITAO: INEXIGIBILIDADE - Considere que determinado rgo pblico pretenda contratar consagrado profissional do setor artstico. Nessa situao hipottica, a licitao ser inexigvel, desde que esta consagrao seja pela crtica especializada ou at mesmo pela opinio pblica, podendo a contratao ocorrer diretamente ou por meio de empresrio exclusivo. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - As entidades polticas so pessoas jurdicas de direito pblico interno, como a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios. J as entidades administrativas integram a administrao pblica, mas no tm autonomia poltica, como as autarquias e as fundaes pblicas. (CESPE/2013)

12

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ATO ADMINISTRATIVO - REVOGAO - Os atos administrativos do Poder Executivo no so passveis de revogao pelo Poder Judicirio. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - DISCRICIONARIEDADE/CONTROLE/TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES - "Os atos discricionrios praticados pela administrao pblica esto sujeitos ao controle pelo Poder Judicirio quanto legalidade formal e substancial, observada a vinculao da administrao aos motivos embasadores dos atos por ela praticados, os quais conferem a eles legitimidade e validade. (CESPE/2013) DICA - SERVIO PBLICO INTERRUPO - O STJ firmou a orientao de que ILEGTIMO o corte no fornecimento de servios pblicos essenciais quando: a) a inadimplncia do consumidor decorrer de dbitos pretritos; b) o dbito originar-se de suposta fraude no medidor de consumo de energia, apurada unilateralmente pela concessionria; e c) inexistente aviso prvio ao consumidor inadimplente. Em relao a dbitos pretritos, o STJ estabeleceu alguma margem de tempo? O STJ tem entendido que dbito atual o que diz respeito ao "ms de consumo", portanto qualquer dbito que no seja referente ao "ms de consumo" deve ser considerado pretrito. DICA APROFUNDADA: INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE: DESAPROPRIAO POR ZONA - No caso de valorizao geral extraordinria, pode o Estado valer-se da desapropriao por zona ou extensiva, prevista no art. 4 do Decreto-Lei 3.365/41. Havendo valorizao exorbitante de uma rea, pode o Estado inclu-la no plano de desapropriao e, com a revenda futura dos imveis ali abrangidos, socializar o benefcio a toda coletividade, evitando que apenas um ou alguns proprietrios venham a ser beneficiados com a extraordinria mais valia. Na hiptese de valorizao geral ordinria, dispe o Poder Pblico da contribuio de melhoria como instrumento legal apto a "diluir", entre os proprietrios beneficiados com a obra, o custo de sua realizao. (STJ) DICA - LICITAO - O procedimento do convite simplificado e pode ser realizado por servidor designado pela autoridade competente, dispensando-se a comisso de licitao. (CESPE) DICA - LICITAO - No processamento e julgamento de uma licitao, os envelopes com a documentao para habilitao e os que contm as propostas dos licitantes devem obrigatoriamente ser abertos em sesso pblica, da qual se lavrar uma ata em que sejam narrados os eventos, que dever ser assinada pelos licitantes presentes e pela comisso competente. (CESPE/2012) DICA - LEI 8.112/90 - O vencimento do servidor pblico pode ser inferior ao salrio mnimo.

13

Dicas Alexandre Medeiros


O art. 40, pargrafo nico, da Lei 8.112/90, que estabelecia que "Nenhum servidor receber, a ttulo de vencimento, importncia inferior ao salrio-mnimo" foi revogado em 2008. Em seu lugar, acrescentou-se o 5, ao art. 41, que dispe: "Nenhum servidor receber remunerao inferior ao salrio mnimo". Ou seja, a partir de agora o vencimento pode ser inferior ao salrio mnimo; a remunerao no. A jurisprudncia do STF se alinha a essa orientao, inclusive j tendo sumulado o tema na SV 16, que diz: "Os artigos 7, IV, e 39, 3 (redao da EC 19/98), da Constituio, referem-se ao total da remunerao percebida pelo servidor pblico. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Todo ato discricionrio, precisa ser, em regra, motivado. administrativo, vinculado ou

DICA - CONTROLE - DISCRICIONARIEDADE - Atualmente, unnime o entendimento no sentido de que o poder discricionrio no absoluto. Nesse sentido, cresceram as possibilidades de o Poder Judicirio controlar os atos advindos desse tipo de poder. (CESPE) DICA APROFUNDADA: ESTABILIDADE - EMPREGADO PBLICO - O STF consignou que a estabilidade assegurada pelo art. 41 da CF, na sua redao original, estende-se aos empregados pblicos, admitidos por concurso pblico ANTES DA EC 19/98, pois "se refere genericamente a servidores". (STF) DICA - IMPROBIDADE - A LIA INCIDE SOBRE TERCEIROS - possibilidade de aplicao da Lei de Improbidade Administrativa - LIA (Lei 8.429/92) a terceiros, conforme previso do seu art. 3. (Caso do escritor Ziraldo) DICA APROFUNDADA: LEI 8.112/90 - PRAZO DO PAD - De acordo com jurisprudncia consolidada do STF e STJ, o prazo legal para trmino do processo administrativo disciplinar de 140 (cento e quarenta) dias. Contudo, SEGUNDO A LEI 8.112/90, o prazo mximo de concluso do PAD, admitindo-se eventual prorrogao, de 120 dias (art. 152, caput). O STF conta o prazo p/ o julgamento (20d) por fora: 120d + 20d = 140d E a inobservncia do prazo, em regra, no gera nulidade do processo, salvo havendo prejuzo para a defesa. Um tema correspondente foi cobrado na ltima prova da AGU/CESPE/2012. Vejamos: "(___) Conforme o disposto na Lei n. 8.112/1990, a instaurao de PAD interrompe a prescrio at a deciso final, a ser proferida pela autoridade

14

Dicas Alexandre Medeiros


competente; conforme entendimento do STF, no sendo o PAD concludo em cento e quarenta dias, o prazo prescricional volta a ser contado em sua integralidade". Gabarito: C Sendo assim, caso a questo no faa referncia ao STF, considere o texto da Lei 8.112/90: 60d + 60d = 120d. DVIDA: Tema - SERVIOS PBLICOS EXCLUSIVOS E NO-EXCLUSIVOS Qual o conceito de servios pblicos imprprios e servios pblicos no exclusivos? (Nas minhas anotaes, ambos esto como aqueles que podem ser prestados pelos particulares sem delegao do Estado.) RESPOSTA: Os conceitos de servio pblico prprio e imprprio encontram variaes na doutrina (Hely Lopes X Maria Sylvia). Conforme Maria Sylvia, os servios pblicos no-exclusivos podem ser prprios ou imprprios. "O poder pblico pode deixar que o particular exera livremente a atividade, lado a lado com a Administrao Pblica (caso do ensino, da ao sanitria e social), repartindo entre uns e outros a satisfao da mesma necessidade. Da a classificao dos servios pblicos em exclusivos e no exclusivos do Estado". "Na Constituio, encontram-se exemplos de servios pblicos exclusivos, como o servio postal e o correio areo nacional (art. 21, X), os servios de telecomunicaes (art. 21, XI), os de radiodifuso, energia eltrica, navegao area, transportes e demais indicados no artigo 21, XII, o servio de gs canalizado (art. 25, 2)". Ou seja, o servio exclusivo aquele que s pode ser executado pelo Estado, seja diretamente ou indiretamente, por meio de concesso ou permisso de servio pblico. Ele no pode ser prestado pelo particular livremente. "Outros servios pblicos podem ser executados pelo Estado ou pelo particular, neste ltimo caso mediante autorizao do poder pblico. Tal o caso dos servios previstos no ttulo VIII da Constituio, concernentes ordem social, abrangendo sade (arts. 196 e 199), previdncia social (art. 201, 8), assistncia social (art. 204) e educao (arts. 208 e 209)". Seriam os no-exclusivos. Eles podem ser prestados pelo particular sob o regime da livre iniciativa, independentemente de delegao estatal. "Com relao a esses servios no exclusivos do Estado, pode-se dizer que so considerados servios pblicos prprios, quando prestados pelo Estado; e podem ser considerados servios pblicos imprprios, quando prestados por particulares, porque, neste caso, ficam sujeitos autorizao e controle do Estado, com base em seu poder de polcia. So considerados servios pblicos porque atendem a necessidades coletivas; mas impropriamente pblicos porque falta um dos 15

Dicas Alexandre Medeiros


elementos do conceito de servio pblico, que a gesto, direta ou indireta, pelo Estado." Logo, segundo Maria Syvia, o servio pblico no-exclusivo imprprio ocorre exatamente quando ele prestado pelo particular sem delegao do Estado. Saliente-se, por fim, que Hely Lopes tem uma viso diferente sobre o tema. P/ ele, servio pblico prprio aquele que no admite delegao (concesso, permisso) a particulares, como segurana, polcia, higiene e sade pblicas; servio pblico imprprio, por sua vez, o que admite delegao, como transporte e telefonia. Hely Lopes no utiliza a classificao servios pblicos exclusivos e noexclusivos. DICA - AGENTE PBLICO - CONCURSO PBLICO - Em face do princpio da legalidade, pode a Administrao Pblica, enquanto no concludo e homologado o concurso pblico, alterar as condies do certame constantes do respectivo edital, para adapt-las nova legislao aplicvel espcie. (STF) DICA - AGENTE PBLICO - CONCURSO PBLICO - No h direito adquirido realizao do concurso. DICA - AGENTE PBLICO - MUDANA DO REGIME JURDICO - Observadas as garantias constitucionais, a elaborao de novos planos de carreira e a inovao no regime jurdico dos agentes administrativos esto sujeitas valorao de convenincia e oportunidade da administrao pblica, no possuindo o servidor a ela estatutariamente vinculado qualquer sorte de direito adquirido a enquadramento diverso daquele determinado legalmente, segundo os critrios discricionariamente normatizados. (CESPE/STF) Na prtica, significa que os direitos e vantagens previstos em lei, podem ser, por lei, suprimidos a qualquer momento, respeitados os direitos adquiridos. DICA - LICITAO - A modalidade licitatria concurso utilizada para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico; ela no se confunde com o procedimento de concurso pblico para o provimento de cargos efetivos e empregos pblicos. DICA - LEI 8.112/90 - Servidor do Poder Executivo pode ter exerccio em rgo da Unio, que no tenha quadro prprio de pessoal, desde que (1) haja autorizao expressa do Presidente da Repblica, (2) prazo certo e (3) fim determinado. DICA - LEI 8.112/90 - FORMAS DE PROVIMENTO - 1. Nomeao (originria); 2. promoo (derivada vertical); 3. readaptao (derivada horizontal); 4. reintegrao (derivada por reingresso); 5. reverso (derivada por reingresso); 6. readaptao (derivada por reingresso); 7 aproveitamento (derivada por reingresso). DICA - AGENTE PBLICO - Servidor no concursado, ocupante exclusivamente de cargo em comisso (de confiana) servidor estatutrio.

16

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LEI 8.112/90 - Servidor do Poder Executivo pode ter exerccio em rgo da Unio, que no tenha quadro prprio de pessoal, desde que (1) haja autorizao expressa do Presidente da Repblica, (2) prazo certo e (3) fim determinado. DICA - RESPONSABILIDADE - O Brasil adota, em regra, a responsabilidade objetiva, com base na teoria do risco administrativo, admitindo, como excludentes, o caso fortuito, a fora maior e a culpa exclusiva da vtima. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Conforme a doutrina, o nico atributo existente em todos os atos a presuno de legitimidade/legalidade e veracidade; os demais atributos (imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade) no existem em todos os atos administrativos. DICA APROFUNDADA: ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - possvel, na esfera federal, uma pessoa jurdica constituir-se na forma de sociedade annima tendo uma nica acionista. Isso mesmo, uma sociedade annima com um nico scio! DICA - CONTROLE - MANDADO DE SEGURANA - O termo inicial do prazo decadencial para impetrao de mandado de segurana na hiptese de supresso de valores referentes a horas extras supostamente incorporadas por servidor pblico a data em que a verba deixou de ser paga. (STJ) DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - A Unio contratou, mediante procedimento licitatrio, empresa para a construo de centro de pesquisa tecnolgica. No curso da execuo do contrato, constatou que seria necessria a modificao de algumas especificaes tcnicas, para melhor adequao aos seus objetivos. De acordo com as disposies da Lei no 8.666/93, a Unio poder alterar unilateralmente o contrato, reestabelecendo, por aditamento, o seu equilbrio econmico-financeiro quando ocorra aumento dos encargos do contratado. (FCC/2013) DICA - LICITAO - Sociedade de economia mista controlada pelo Estado, prestadora de servio pblico de transporte de passageiros, instaurou licitao, na modalidade concorrncia e do tipo menor preo, para aquisio de uma grande quantidade de trens, admitindo a participao dos licitantes em consrcios. Apenas 2 (dois) consrcios foram habilitados, porm apresentaram proposta de preo com valor global muito acima do estabelecido no oramento de referncia da Administrao. Diante de tal situao, de acordo com as disposies da Lei no 8.666/93, ambas as propostas devem ser desclassificadas, podendo ser fixado prazo de 8 (oito) dias teis para apresentao de novas propostas, escoimadas das causas de desclassificao. (FCC/2013) DICA - LICITAO - Declarado o vencedor em procedimento licitatrio na modalidade prego, de acordo com as disposies da Lei no 10.520/2002, os demais licitantes podero manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, apresentando as razes de recurso no prazo de 3 (trs) dias. (FCC/2013) DICA - PODER DE POLCIA ADMINISTRATIVA - O poder de polcia incide sobre bens, direitos e atividades, no sobre pessoas. Em regra, ele se dirige ao 17

Dicas Alexandre Medeiros


pblico externo (particulares), mas pode incidir, excepcionalmente, em face do pblico interno (Poder Pblico). Ex.: quando o Municpio exige do Estado-membro a obteno de um alvar para poder iniciar uma obra. O poder de polcia pode ser delegado a pessoas jurdicas de direito pblico (autarquias e fundaes). As bancas no tm admitido a delegao para pessoas jurdicas de direito privado ou particulares. Um outro exemplo poderia ser o caso das AGNCIAS REGULADORAS. Elas podem exercer o poder de polcia em relao ao Poder Pblico quando este exerce atividade econmica. Agncia Reguladora, no exerccio do poder de polcia, controlando a atuao do Poder Pblico, tambm reflete a incidncia desse poder ao pblico interno. Doutrinadores entendem ser possvel a delegao a pessoa jurdica de direito privado ou ao particular, pessoa fsica: Digenes Gasparini e Jos dos Santos Carvalho Filho entendem possvel a delegao a pessoa jurdica de direito privado desde que sejam preenchidos dois requisitos: 1. que a pessoa faa parte da Adm. Pblica; 2. que haja delegao legislativa. Celso Antnio entende que o poder de polcia administrativa no pode ser delegado a particulares, salvo, excepcionalmente, em situaes como a do capito de navio. DICA CONTROLE - MS x HD - O direito informao de interesse particular ou coletivo (art. 5, XXXIII, CF), que engloba o direito de obter certido, se negado pela Administrao, deve ser protegido pela via judicial ordinria ou pelo mandado de segurana, e no pelo habeas data. DICA QUENTE - A jurisprudncia do STJ entende que no se mostra razovel impedir o acesso ao servio pblico de um candidato detentor de conhecimentos em nvel mais elevado do que o exigido para o cargo em que fora devidamente aprovado mediante concurso. Sendo assim, se um Edital exige, por ex., curso Mdio Profissionalizante ou Mdio completo e o candidato possui nvel superior na rea especfica, ele tem o direito de exigir sua nomeao e de tomar posse no cargo respectivo. STJ, AgRg no REsp 1375017/CE, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 28/05/2013, DJe 04/06/2013. DICA LICITAO - Para a alienao de bens imveis deve ser utilizada, em regra, a modalidade licitatria concorrncia. Contudo, caso o imvel a ser alienado pela Administrao Pblica tenha sido adquirido por ela por meio de uma "dao em pagamento" ou um "procedimento judicial", poder utilizar a modalidade concorrncia ou leilo.

18

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - SERVIDOR PBLICO - O servidor pblico cujo cnjuge foi aprovado em concurso de remoo tem o direito de requerer sua prpria remoo, como forma de manter a unidade familiar. (STJ) DICA LICITAO - Declarado o vencedor em procedimento licitatrio na modalidade prego, de acordo com as disposies da Lei no 10.520/2002, os demais licitantes podero manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, apresentando as razes de recurso no prazo de 3 (trs) dias. (FCC/2013) DICA LICITAO - Sociedade de economia mista controlada pelo Estado, prestadora de servio pblico de transporte de passageiros, instaurou licitao, na modalidade concorrncia e do tipo menor preo, para aquisio de uma grande quantidade de trens, admitindo a participao dos licitantes em consrcios. Apenas 2 (dois) consrcios foram habilitados, porm apresentaram proposta de preo com valor global muito acima do estabelecido no oramento de referncia da Administrao. Diante de tal situao, de acordo com as disposies da Lei no 8.666/93, ambas as propostas devem ser desclassificadas, podendo ser fixado prazo de 8 (oito) dias teis para apresentao de novas propostas, escoimadas das causas de desclassificao. (FCC/2013) DICA LICITAO - Nos processos licitatrios regulados pela Lei Federal no 8.666/93 absolutamente vedada a contratao direta por inexigibilidade de licitao, quando se tratar de servios de publicidade e divulgao. (FCC/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A jurisprudncia do STJ no sentido de que nas demandas propostas contra as empresas estatais prestadoras de servios pblicos, deve-se aplicar a prescrio quinquenal prevista no Decreto 20.910/32. DICA - PROCESSO ADMINISTRATIVO - O processo administrativo informado pelo "princpio da pluralidade de instncias", segundo o qual, diferentemente do ocorre no processo civil, possvel, em sede administrativa: a) alegar em instncia superior o que no foi arguido de incio; b) reexaminar a matria de fato; c) produzir novas provas. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - As autarquias possuem determinado grau de autonomia em face da administrao pblica direta, visto que detm personalidade jurdica prpria, bem como patrimnio e receitas prprios. (CESPE/2013) DICA - ADMINISTRAO PBLICA - No modelo de administrao pblica patrimonialista, os servidores pblicos possuem "status" de nobreza real, e os cargos funcionam como recompensas, o que contribui para a prtica de nepotismo. (CESPE/2013)

19

Dicas Alexandre Medeiros


DICA APROFUNDADA - ATO ADMINISTRATIVO: ATOS COMPLEXOS x ATOS COMPOSTOS 1. Ato complexo: um s ato, um ato nico, resultante da conjugao de duas ou mais vontades, emanadas por rgos distintos (singulares ou colegiados), que se fundem, se conjugam, se juntam, se renem. Ato composto: dois atos, um principal e o outro acessrio. O acessrio funciona como condio de eficcia, operatividade ou exequibilidade do ato principal. 2. Ato complexo: as vontades que se fundem esto situadas no mesmo patamar de importncia, so homogneas, p. ex, vontades emanadas de rgos independentes. Ato composto: uma vontade principal, a outra, acessria. A vontade acessria instrumental. 3. Ato complexo: no se fala em relao de acessoriedade entre as vontades. Ato composto: h relao de acessoriedade entre as vontades. 4. Ato complexo. Exemplos: (a) Decreto assinado pelo Presidente da Repblica e referendado pelo Ministro de Estado; (b) aposentadoria; (c) nomeao, pelo Presidente, de Ministro do STF/STJ, que depende da aprovao prvia do Senado (Jos dos Santos Carvalho Filho. Contra: Maria Sylvia Zanella Di Pietro). Ato composto. Exemplos: (a) atos que dependem de autorizao, aprovao, proposta, parecer, laudo tcnico, homologao, visto; (b) nomeao do Procurador Geral da Repblica, que depende da aprovao prvia do Senado (Maria Sylvia. Contra: Jos dos Santos Carvalho Filho); c) dispensa de licitao, quando depende de homologao pela autoridade superior. OBSERVAO: Celso Antnio no reconhece a categoria dos atos compostos. Para ele, a nomeao, procedida por autoridade de um dado rgo, que deve recair sobre pessoa cujo nome consta de lista trplice elaborada por outro rgo, exemplo de ato complexo.

DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Conforme a doutrina, o nico atributo que est presente em todos os atos administrativos, de qualquer categoria ou espcie, independentemente de norma legal que a estabelea, a presuno de legitimidade e veracidade.

20

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - DESAPROPRIAO - A desapropriao indireta consiste no fato administrativo por meio do qual o Estado se apropria de bem particular sem observncia dos requisitos legais necessrios para a desapropriao. (CESPE/2012) DICA - INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE - Constitui hiptese de desapropriao para fins de utilidade pblica a construo ou ampliao de distritos industriais, o que inclui o loteamento das reas necessrias instalao de indstrias e atividades correlatas, bem como a revenda ou locao dos respectivos lotes a empresas previamente qualificadas. (CESPE/2013) DICA - INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE - O Poder Legislativo pode tomar a iniciativa da desapropriao, cabendo, nesse caso, ao Executivo praticar os atos necessrios sua efetivao. (CESPE/2012) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - A falta de motivao de um ato, que fosse legalmente exigvel, caracteriza vcio de forma, e no de motivo. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Toda pessoa jurdica da administrao pblica indireta, embora no se subordine, vincula-se a determinado rgo da estrutura da administrao direta, estando, assim, sujeita chamada superviso ministerial. (CESPE/2013) DICA - SERVIOS PBLICOS: CLASSIFICAO - O servio pblico de iluminao urbana, por ser destinado a um nmero indeterminado de pessoas, classifica-se como servio coletivo. (CESPE/2013) ___________________________________________________________ DICA APROFUNDADA - ATO ADMINISTRATIVO - Voc sabe o que so os EFEITOS ATPICOS PRODRMICOS do ato administrativo? Os atos administrativos podem produzir efeitos tpicos (prprios) ou atpicos (imprprios). Os efeitos tpicos so aqueles que correspondem tipologia especfica do ato, como, p. ex, o desligamento do servidor pblico, no caso de uma demisso; a habilitao de algum ao exerccio de uma funo pblica, no caso do ato de nomeao; a suspenso das atividades, na hiptese da interdio de um estabelecimento. Assim, os efeitos tpicos decorrem do contedo especfico do ato. Diferentemente, os efeitos atpicos no resultam de seu contedo especfico. Os efeitos atpicos classificam-se: a) efeitos prodrmicos (ou preliminares); b) efeitos reflexos

21

Dicas Alexandre Medeiros


Efeitos prodrmicos so todos aqueles produzidos enquanto o ato administrativo se encontrar em uma situao de pendncia. Por exemplo, um ato administrativo que ainda no est produzindo seus efeitos prprios porque est dependendo (est na pendncia) de um evento futuro qualquer, para que comece a produzi-los. Sendo assim, o efeito produzido durante o perodo que intercorre desde a produo do ato at o desencadeamento de seus efeitos tpicos um efeito atpico preliminar ou prodrmico. Neste sentido, Celso Antnio Bandeira de Mello ilustra, como exemplo, o caso dos atos sujeitos a controle por parte de outro rgo. Enquanto no for emitido o ato de controle (ex: visto, homologao, aprovao), o ato principal est pendente, ou seja, no est produzindo seus efeitos tpicos, prprios. Sendo assim, a edio do ato principal gera, como efeito prodrmico, o dever-poder do rgo controlador emitir o ato de controle, como condio de eficcia do ato controlado. Em resumo, foi efeito atpico preliminar do ato controlado acarretar para o rgo controlador o dever-poder de emitir o ato de controle. Os efeitos reflexos, por sua vez, so aqueles que atingem terceiros no objetivados pelo ato, ou seja, pessoas que no fazem parte da relao jurdica estabelecida entre a administrao e o sujeito passivo do ato. Como exemplo, Celso Antnio Bandeira de Mello, citando Flvio Bauer Novelli, elenca a situao da resciso do contrato de locao do imvel desapropriado. Ou seja, perdido o imvel pelo proprietrio desapropriado (sujeito passivo do ato expropriatrio), o locatrio v rescindida a relao jurdica de locao que entretinha com o ex-proprietrio. O efeito tpico da desapropriao desconstituir a relao de domnio, a resciso do contrato de locao foi um mero efeito reflexo. Na doutrina, o tema tratado por Celso Antnio Bandeira de Mello e Digenes Gasparini. __________________________________________________________________ DICA - PODERES: PODER DE POLCIA - Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a coercibilidade indissocivel da autoexecutoriedade. O ato de policia s autoexecutrio porque dotado de fora coercitiva. DICA - PODERES - De acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o poder regulamentar uma das formas de expresso da competncia normativa da Administrao Pblica. Referido poder regulamentar, de acordo com a Constituio Federal, competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo, que tambm pode editar decretos autnomos, nos casos previstos. (FCC/2012) DICA - PODERES: PODER DE POLCIA - Considerando que sejam atributos do poder de polcia a discricionariedade, a coercibilidade e a autoexecutoriedade, da qual so desdobramentos a exigibilidade e a executoriedade, correto afirmar que o poder de polcia pode ser exercido por meio de atos vinculados ou de atos discricionrios, 22

Dicas Alexandre Medeiros


neste caso quando houver certa margem de apreciao deixada pela lei. (FCC/2012) PERGUNTA: RESPONSABILIDADE DO ESTADO - CESPE/2013 - "Considere que um particular, ao avanar o sinal vermelho do semforo, tenha colidido seu veculo contra veculo oficial pertencente a uma autarquia que trafegava na contramo. Nessa situao, o Estado dever ser integralmente responsabilizado pelo dano causado ao particular, dado que, no Brasil, se adota a teoria da responsabilidade objetiva e, de acordo com ela, a culpa concorrente no elide nem atenua a responsabilidade do Estado de indenizar." CERTO (C) ou ERRADO (E)? GABARITO: ERRADO. O Brasil adota, em regra, a responsabilidade objetiva com base na teoria do risco administrativo, que admite excludentes de responsabilidade: culpa exclusiva da vtima ou de terceiros; fora maior e caso fortuito. Logo, no caso da questo, culpa concorrente, no h excluso da responsabilidade do Estado, contudo ela funcionar como causa atenuante. ATENO: Alguns autores, como Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Celso Antnio Bandeira de Mello, no consideram o caso fortuito como causa excludente de responsabilidade do Estado.

PERGUNTA: CESPE/2013 - ATO ADMINISTRATIVO - "Suponha que determinada secretaria de Estado edite ato administrativo cujo contedo seja manifestamente discriminatrio. Nessa situao, podem os administrados recusar-se a cumpri-lo, independentemente de deciso judicial, dado que de ato ilegal no se originam direitos nem se criam obrigaes." CERTO (C) ou ERRADO (E)? GABARITO: ERRADO. Os atos administrativos gozam de presuno relativa ("juris tantum") de legitimidade e veracidade. Logo, at que eventualmente sejam anulados, iro produzir efeitos, no podendo ter o seu cumprimento recusado pelos administrados. DICA - "FATO ADMINISTRATIVO" X "ATO ADMINISTRATIVO" - A pavimentao de uma rua pela administrao pblica municipal representa um fato administrativo, atividade decorrente do exerccio da funo administrativa, que pode originar-se de um ato administrativo. (CESPE/2013) DICA - ADMINISTRAO PBLICA - Em sentido objetivo, a expresso administrao pblica denota a prpria atividade administrativa exercida pelo Estado. (CESPE/2013) DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - Segundo a Lei n. 8.666/1993, a resciso dos contratos administrativos pode ser judicial, amigvel ou determinada por ato unilateral da administrao, no sendo cabvel a resciso unilateral apenas no caso de o inadimplemento contratual ser da administrao pblica, ou seja, nas hipteses de resciso decorrente de culpa da administrao. (CESPE/2013) 23

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ADMINISTRAO PBLICA - Os conceitos de governo e administrao no se equiparam; o primeiro refere-se a uma atividade essencialmente poltica, ao passo que o segundo, a uma atividade eminentemente tcnica. (CESPE/2013) DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES - Um oficial de justia requereu concesso de frias para o ms de julho e o chefe da repartio indeferiu o pleito sob a alegao de falta de pessoal. Na semana seguinte, outro servidor da mesma repartio requereu o gozo de frias tambm para o ms de julho, pleito deferido pelo mesmo chefe. Nessa situao hipottica, o ato que deferiu as frias ao servidor est viciado, aplicando-se ao caso a teoria dos motivos determinantes. (CESPE/2013) DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES (2) Considere que um servidor pblico tenha sido removido de ofcio pela administrao pblica, com fundamento na alegao de excesso de servidores no setor em que atuava. Nessa situao, provando o servidor que, em realidade, faltavam funcionrios no setor em que trabalhava, o ato de remoo dever ser considerado invlido. (CESPE/2013) DICA - SERVIDOR PBLICO: GREVE X DESCONTO - De acordo com entendimento jurisprudencial, permitido o corte salarial dos servidores pblicos nos dias de paralisao do servio em razo de greve da categoria. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Ao contrrio da revogao, a anulao do ato administrativo pode ser feita tanto pela administrao como pelo Poder Judicirio. O efeito da anulao opera ex tunc e, via de regra, no gera dever de indenizar o particular prejudicado. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: ADMINISTRAO INDIRETA - As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, com totalidade de capital pblico, cuja criao depende de autorizao legislativa, e sua estruturao jurdica pode se dar em qualquer forma admitida em direito. (CESPE/2013) DICA - FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO - Considerada fonte secundria do direito administrativo, a jurisprudncia no tem fora cogente de uma norma criada pelo legislador, salvo no caso de smula vinculante, cujo cumprimento obrigatrio pela administrao pblica. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Pelo critrio do Poder Executivo, os atos administrativos praticados pelos Poderes Legislativo e Judicirio no seriam objetos de estudo do direito administrativo. (CESPE/2013) DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS - Todo ato administrativo espcie de ato jurdico. Sendo assim, para que um ato da Administrao Pblica seja considerado um ato administrativo, preciso que produza efeitos jurdicos. Caso o ato no produza efeitos jurdicos ele no poder ser qualificado como um "ato administrativo", mas apenas como um "ato da administrao".

24

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - PROCESSO ADMINISTRATIVO - inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. (Smula Vinculante n 21 - STF) DICA - CONTROLE - Nos processos perante o tribunal de contas da unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (Smula Vinculante n 3 - STF) DICA - SERVIDOR PBLICO - A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a constituio. (Smula Vinculante n 5 - STF)

DICA APROFUNDADA - SERVIO PBLICO - Segundo Hely Lopes Meirelles, "servio pblico prprio" aquele ligado diretamente aos fins estatais e, por essa razo, no admite delegao a particulares (ex: segurana pblica, sade pblica, educao pblica). Sendo assim, servios pblicos que admitem delegao (concesso, permisso ou autorizao), como, p. ex., telefonia e transporte coletivo, so considerados "servios pblicos imprprios". Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por sua vez, diverge desse postura, entendendo que "servio pblico prprio" aquele prestado pelo Estado, seja de forma direta ou indireta. Dessa forma, o servio de telefonia, p. ex, seria "imprprio" para Hely Lopes e "prprio" para Maria Sylvia. As bancas podem cobrar os dois entendimentos, portanto muito importante que o candidato verifique a melhor resposta no contexto dado pelo examinador.

DICA - PPP (Lei 11.079/04) 1. A parceria pblico-privada um contrato administrativo de concesso de servio pblico. 2. Tem como modalidades: a patrocinada e a administrativa. 3. O prazo mnimo e o mximo so, respectivamente, 5 anos e 35 anos. 4. O valor mnimo do contrato de R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais). 5. No pode ter por objeto nico: fornecimento de mo-de-obra; fornecimento e instalao de equipamento; execuo de obra pblica. DICA QUENTE - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Uma empresa estatal cujo capital majoritrio da Unio e o restante de uma pessoa jurdica de direito privado pertencente Administrao Pblica, como uma Sociedade de Economia Mista, qualifica-se como Empresa Pblica.

25

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Os atos da Administrao Pblica praticados sob o regime de direito privado NO gozam de presuno de legitimidade. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - As autarquias possuem determinado grau de autonomia em face da administrao pblica direta, visto que detm personalidade jurdica prpria, bem como patrimnio e receitas prprios. (CESPE/2013) DICA - AGENTE PBLICO - O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso (cargo de confiana), ou seja, no concursado, submete-se ao regime estatutrio, assim como os servidores efetivos.

MAIS UMA DICA QUE CAIU NA PROVA: "DICA APROFUNDADA - ATO ADMINISTRATIVO - Voc sabe o que so os EFEITOS ATPICOS PRODRMICOS do ato administrativo?" Para a nossa alegria, trs dias aps, o tema foi objeto da prova de Promotor de Justia do Esprito Santo. Veja a questo: "69. A autorizao dada ao Poder Pblico para ingressar em bem imvel, objeto de desapropriao, para realizar medies, em decorrncia da expedio do decreto expropriatrio, um (A) termo inicial que autoriza a produo de efeitos do ato aps evento futuro e certo. (B) elemento de mrito da relao jurdica principal. (C) efeito atpico prodrmico do ato administrativo. (D) efeito tpico do ato que desencadeia sua exequibilidade. (E) aspecto do ato administrativo que diz respeito convenincia de sua prtica." Gabarito: C

DICA - SERVIO PBLICO - Ao contrrio do poder de polcia, o servio pblico no representa limitao ou restrio imposta ao particular, sendo, portanto, uma atuao ampliativa da esfera de interesses do particular e uma prestao em favor deste, oferecendo-lhe utilidade e comodidade material. (VUNESP/2013) DICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - A Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal n. 8.429/92) cuida de reparar atos de improbidade praticados contra a administrao pblica por uma via especfica que no se confunde com a ao penal comum, nem com a ao que apura os crimes de responsabilidade das autoridades mencionadas na Constituio Federal. (VUNESP/2013) 26

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - PPP (PARCERIA PBLICO-PRIVADA) - Na concesso patrocinada, que constitui modalidade de concesso de servio pblico, instituda como forma de parceria pblico-privada, conjuga-se a tarifa paga pelos usurios e a contraprestao pecuniria da concedente (parceiro pblico) ao concessionrio (parceiro privado). DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: CLASSIFICAO - Quanto formao da vontade, os atos administrativos podem ser simples, complexos e compostos. Os regulamentos, portarias, resolues, circulares, instrues, deliberaes e regimentos so atos gerais, enquanto a nomeao, demisso, tombamento, servido administrativa, autorizao e licena so atos individuais. (MP/SC 2013) DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: CLASSIFICAO - Quanto formao da vontade, os atos administrativos podem ser simples, complexos e compostos. Os regulamentos, portarias, resolues, circulares, instrues, deliberaes e regimentos so atos gerais, enquanto a nomeao, demisso, tombamento, servido administrativa, autorizao e licena so atos individuais. (MP/SC 2013) DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINO - A cassao do ato administrativo modalidade de anulao que, embora legtimo na sua origem e formao, torna-se ilegal na sua execuo, como, por exemplo, na existncia de alvar de licena para construir, expedido legalmente, mas descumprido na execuo da obra licenciada. (MP/SC 2013) DICA - PODER DE POLCIA - As condies de validade do ato de polcia so as mesmas do ato administrativo comum, compreendendo a competncia, a finalidade e a forma, acrescidas da proporcionalidade da sano e da legalidade dos meios empregados pela Administrao. (MP/SC 2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - A imperatividade, atributo decorrente do poder extroverso, a qualidade pela qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua aquiescncia. (CESPE/2013) DICA - DIREITO ADMINISTRATIVO: CONCEITOS - De acordo com o critrio legalista, o direito administrativo compreende o conjunto de leis administrativas vigentes no pas, ao passo que, consoante o critrio das relaes jurdicas, abrange o conjunto de normas jurdicas que regulam as relaes entre a administrao pblica e os administrados. Essa ltima definio criticada por boa parte dos doutrinadores, que, embora no a considerem errada, julgam-na insuficiente para especificar esse ramo do direito, visto que esse tipo de relao entre administrao pblica e particulares, tambm se faz presente em outros ramos. (CESPE/2013) PERGUNTA: FUNES ESTATAIS - CERTO (C) ou ERRADO(E)? (___) De acordo com a doutrina majoritria, no existe exclusividade no exerccio das funes pelos poderes da Repblica. Assim, o Poder Executivo exerce funo jurisdicional quando julga seus agentes por irregularidades cometidas no exerccio do cargo. 27

Dicas Alexandre Medeiros


GABARITO: ERRADO. Amigos, o gabarito tem fundamento na lio de Jos dos Santos Carvalho Filho. Para o citado autor, o Poder Executivo no exerce funo jurisdicional, porque suas decises no tm fora definitiva, podendo ser revistas pelo Poder Judicirio. Neste sentido, diz Carvalho que: "Ao Poder Executivo incumbe precipuamente a funo administrativa, desempenha tambm funo atpica normativa, quando produz, por exemplo, normas gerais e abstratas atravs de seu poder regulamentar (art. 84, IV, CF), ou, ainda, quando edita medidas provisrias (art. 62, CF) ou leis delegadas (art. 68, CF). Quanto funo jurisdicional, o sistema constitucional ptrio vigente no deu margem a que pudesse ser exercida pelo Executivo. A funo jurisdicional tpica, assim considerada aquela por intermdio da qual conflitos de interesses so resolvidos com o cunho de definitividade (res judicata), praticamente monopolizada pelo Poder Judicirio, e s em casos excepcionais, como visto, e expressamente mencionados na Constituio, ela desempenhada pelo Legislativo". (CARVALHO FILHO, Jos dos Santos)

PERGUNTA: LEI 8.112/90 - CERTO (C) ou ERRADO (E)? (___) O servidor ser exonerado do cargo ou o ato de sua designao para funo de confiana ser tornado sem efeito, se ele no entrar em exerccio no prazo improrrogvel de quinze dias, contados da data da posse. Errado, art. 15, 2 da lei 8112/90: o servidor ser exonerado do cargo ou tornado sem efeito o ato de sua designao para funo de confiana, se no entrar em exerccio nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18 (O servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede). DICA - LICITAO - O princpio da adjudicao compulsria impede que a administrao, aps concludo o procedimento licitatrio, atribua seu objeto a outrem que no o legtimo vencedor. (CESPE/2013) DICA - LICITAO - A dispensa da licitao encerra relao "numerus clausus". (CESPE/2013) DICA LICITAO - No fere a igualdade entre os licitantes, nem tampouco a ampla competitividade entre eles, o condicionamento editalcio referente experincia prvia dos concorrentes no mbito do objeto licitado, a pretexto de demonstrao de qualificao tcnica. (CESPE/2013)

28

Dicas Alexandre Medeiros


DICA QUENTE - CONTRATO ADMINISTRATIVO - O poder de modificao unilateral do contrato administrativo constitui preceito de ordem pblica, no podendo a administrao renunciar faculdade de exerc-lo. (CESPE/2013) PERGUNTA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - CERTO (C) ou ERRADO(E)? (___) Contrato de colaborao aquele em que a administrao confere determinadas vantagens ou certos direitos ao particular, tal como no uso especial de bem pblico. firmado no interesse do particular, desde que no contrarie o interesse pblico.

JUSTIFIQUE: ATO ADMINISTRATIVO - Em conformidade com a jurisprudncia do STJ, o termo inicial do prazo decadencial de cinco anos para que a administrao pblica anule ato administrativo referente concesso de aposentadoria corresponde data da homologao da concesso pelo tribunal de contas (CESPE/2013). POR QU? FUNDAMENTAO: Considerando que, conforme entendimento consagrado do STF e STJ, a aposentadoria um ATO COMPLEXO, ento ela somente se aperfeioa com manifestao do TCU. Ou seja, antes do controle do TCU, o ato de aposentadoria ainda no completou totalmente o seu ciclo de formao, por essa razo o prazo decadencial de 5 anos para a Administrao Pblica anular seus atos, na forma do art. 54, da Lei 9.784/99, apenas comea a contar a partir da manifestao da Corte de Contas. DICA AFT 2013 - ATOS ADMINISTRATIVOS - Os atos normativos editados conjuntamente por diversos rgos da administrao federal, como as portarias conjuntas ou instrues normativas conjuntas da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria da Fazenda Nacional, so exemplos de ato administrativo complexo. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: AGNCIAS REGULADORAS: Caracteriza as agncias reguladoras federais o fato de ter mandato fixo e proteo contra o desligamento imotivado. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - AGNCIAS REGULADORAS: As agncias reguladoras consistem em mecanismos que ajustam o funcionamento da atividade econmica do pas como um todo. Foram criadas, assim, com a finalidade de ajustar, disciplinar e promover o funcionamento dos servios pblicos, objeto de concesso, permisso e autorizao, assegurando o funcionamento em condies de excelncia tanto para o fornecedor/produtor como principalmente para o consumidor/usurio. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: AGNCIAS REGULADORAS: Para exercer a disciplina e o controle administrativo sobre os atos e contratos relativos prestao de servio pblico especfico, a Unio pode criar, mediante lei federal, uma agncia reguladora, pessoa jurdica de direito pblico cujos dirigentes exercem 29

Dicas Alexandre Medeiros


mandatos fixos, somente podendo perd-los em caso de renncia, condenao transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar, entre outras hipteses fixadas na lei instituidora da entidade. (CESPE/2013) DICA - SERVIO PBLICO - A CF passou a prever, aps a reforma administrativa do Estado promovida pela Emenda Constitucional n. 19/1998, a gesto associada na prestao de servios pblicos mediante convnios de cooperao e consrcios pblicos. (CESPE/2013) DICA - PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL - PROCESSO ADMINISTRATIVO: No processo administrativo, a administrao pblica tem o poder- dever de produzir provas com o fim de atingir a verdade dos fatos, no devendo, por isso, ficar restrita ao que as partes demonstrarem no procedimento. Esse pressuposto, conforme a doutrina pertinente refere-se ao princpio da verdade material. (CESPE/2013) DICA AFT 2013 CONTROLE - O controle por vinculao tem carter externo, pois, nesse caso, o poder de fiscalizao e de reviso atribudo a uma pessoa e exercido sobre os atos praticados por pessoa diversa. (CESPE) O controle por vinculao corresponde ao princpio da tutela (ou controle), ou seja, o controle exercido pela Administrao Pblica direta sobre a indireta. Logo, um controle realizado por uma pessoa (U, E, DF, M) sobre os atos de outra pessoa (autarquia, fundao pblica, empresa pblica, sociedade de economia mista). Diferentemente, a autotutela tem um carter interno, porque diz respeito ao controle exercido por uma pessoa sobre os seus prprios atos. DICA AFT 2013 - PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL - PROCESSO ADMINISTRATIVO: No processo administrativo, a administrao pblica tem o poder- dever de produzir provas com o fim de atingir a verdade dos fatos, no devendo, por isso, ficar restrita ao que as partes demonstrarem no procedimento. Esse pressuposto, conforme a doutrina pertinente refere-se ao princpio da verdade material. (CESPE/2013) DICA - PROCESSO ADMINISTRATIVO RECURSOS - Os recursos administrativos so meios de controle dos atos da Administrao Pblica. Constituem fundamentos dos recursos administrativos: I - hierarquia orgnica; II - garantia do contraditrio; III - garantia da ampla defesa; IV - direito de petio. DICA - AGENTE PBLICO - Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, so inconstitucionais as normas estaduais de iniciativa do Poder Legislativo que previam a eleio na escolha de dirigentes de escolas pblicas (CESPE/2013). Conforme o STF, competncia privativa do Chefe do Poder Executivo o provimento de cargos em comisso (nomeao "ad nutum") de diretor de escola pblica.

30

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - AGENTE PBLICO - DIREITO NOMEAO: Conforme a atual jurisprudncia do STF, o candidato aprovado em concurso pblico dentro do nmero de vagas previstas no edital tem direito subjetivo nomeao, ressalvadas as situaes excepcionais devidamente motivadas e que possuam as caractersticas da supervenincia, da imprevisibilidade, da gravidade e da necessidade. (CESPE/2013) RESSALVAS de acordo com o STF: III. SITUAES EXCEPCIONAIS. NECESSIDADE DE MOTIVAO. CONTROLE PELO PODER JUDICIRIO. Quando se afirma que a Administrao Pblica tem a obrigao de nomear os aprovados dentro do nmero de vagas previsto no edital, deve-se levar em considerao a possibilidade de situaes excepcionalssimas que justifiquem solues diferenciadas, devidamente motivadas de acordo com o interesse pblico. No se pode ignorar que determinadas situaes excepcionais podem exigir a recusa da Administrao Pblica de nomear novos servidores. Para justificar o excepcionalssimo no cumprimento do dever de nomeao por parte da Administrao Pblica, necessrio que a situao justificadora seja dotada das seguintes caractersticas:

a) Supervenincia: os eventuais fatos ensejadores de uma situao excepcional devem ser necessariamente posteriores publicao do edital do certame pblico; b) Imprevisibilidade: a situao deve ser determinada por circunstncias extraordinrias, imprevisveis poca da publicao do edital; c) Gravidade: os acontecimentos extraordinrios e imprevisveis devem ser extremamente graves, implicando onerosidade excessiva, dificuldade ou mesmo impossibilidade de cumprimento efetivo das regras do edital; d) Necessidade: a soluo drstica e excepcional de no cumprimento do dever de nomeao deve ser extremamente necessria, de forma que a Administrao somente pode adotar tal medida quando absolutamente no existirem outros meios menos gravosos para lidar com a situao excepcional e imprevisvel. De toda forma, a recusa de nomear candidato aprovado dentro do nmero de vagas deve ser devidamente motivada e, dessa forma, passvel de controle pelo Poder Judicirio. (RE 598099, Relator: Min. GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 10/08/2011, REPERCUSSO GERAL - MRITO DJe-189 DIVULG 30-09-2011 PUBLIC 03-10-2011 EMENT VOL-02599-03 PP-00314) DICA AFT 2013 - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: DUPLA GARANTIA: A CF consagra DUPLA GARANTIA, uma em favor do particular, possibilitando-lhe ao indenizatria contra a pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado que preste servio pblico, e outra em prol do servidor, que somente responde

31

Dicas Alexandre Medeiros


administrativa e civilmente perante a pessoa jurdica a cujo quadro funcional se vincular. (CESPE/2013) DICA - INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE: DESAPROPRIAO INDIRETA - Prazo de PRESCRIO nas aes de desapropriao indireta de DEZ ANOS. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) decidiu que, aps a entrada em vigor do Cdigo Civil de 2002, de dez anos o prazo de prescrio aplicvel nas aes de desapropriao indireta. A Turma entendeu que incide nessas hipteses o mesmo prazo previsto para o usucapio extraordinrio por posse-trabalho, previsto no pargrafo nico do artigo 1.238 do Cdigo, observadas as regras de transio prevista no artigo 2.028 da Lei. DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS: ESPCIES 1. PROTOCOLO ADMINISTRATIVO: Ato administrativo negocial pelo qual o Poder Pblico acerta com o particular a realizao de determinado empreendimento ou a absteno de certa conduta, no interesse recproco da Administrao. 2. APOSTILAS: Atos enunciativos ou declaratrios de uma situao anterior criada por lei. Nesse caso, no cria um direito, mas reconhece a existncia de um direito criado por norma legal. Cuidado: Apostila no uma espcie de Regulamento. Regulamento uma espcie de ato normativo (geral e abstrato) e a apostila um ato enunciativo. Na esteira do entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a apostila seria um "mero ato administrativo", e no um "ato administrativo propriamente dito e puro", tendo em vista que no produz efeitos jurdicos imediatos.

PERGUNTA: ATOS ADMINISTRATIVOS - CERTO (C) OU ERRADO (E)? (____) Os atos de conhecimento, opinio, juzo ou valor, embora praticados no exerccio da funo administrativa, no so considerados atos da administrao, por no produzirem efeitos jurdicos. RESPOSTA: ERRADO. Os atos de conhecimento, opinio, juzo ou valor no so "atos administrativos propriamente ditos", tendo em vista no produzirem efeitos jurdicos. Enquadram-se, dessa forma, sob o gnero "atos da administrao", que abrange, alm dos atos administrativos, os atos privados, atos materiais (fatos administrativos) e os atos polticos ou de governo.

DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Conforme o art. 2, da Lei 11.101/05 (Lei de Falncia), as empresas pblicas e sociedades de economia mista no esto sujeitas ao regime de falncia.

32

Dicas Alexandre Medeiros


PERGUNTA: ATOS ADMINISTRATIVOS - Permissionrio de cantina localizada em estdio municipal obteve autorizao do Municpio para venda de bebidas alcolicas no seu estabelecimento. Todavia, sobreveio lei estadual proibindo a venda e o consumo de bebidas alcolicas nos estdios de futebol localizados em territrio estadual. Dessa nova circunstncia decorrer a a) anulao da autorizao. b) revogao da autorizao. c) superao da autorizao. d) caducidade da autorizao. e) cassao da autorizao. __________________________________________________________________ ATUALIZAO LEGISLATIVA: LEI 12.846/13 Vale conferir a recente Lei 12.846, de 01/08/2013, publicada no DOU de 02/08/2013, que "Dispe sobre a responsabilizao administrativa e civil de pessoas jurdicas pela prtica de atos contra a administrao pblica, nacional ou estrangeira, e d outras providncias". __________________________________________________________________ DICA CONTROLE - Compete ao TCU, ao auxiliar o Congresso Nacional no exerccio do controle externo, julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas dos que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio, bem como aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, entre as quais se inclui multa proporcional ao dano causado ao errio. (CESPE/2013) DICA LICITAO - O Poder Judicirio, aps o incio de procedimento licitatrio seu, destinado aquisio de computadores, poder revogar os atos administrativos praticados, se entender ser conveniente e oportuno, no momento, no comprar tais bens. (CESPE/2013) Amigos, a afirmao tem por fundamento o art. 49, caput, da Lei 8.666/93: "Art. 49. A autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta (...)". DICA PRINCPIOS - O princpio da IMPESSOALIDADE, referido na Constituio Federal de 1988, nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal

33

Dicas Alexandre Medeiros


unicamente aquele que a norma de direito indica como objetivo do ato, de forma impessoal. (CESPE/2013) a afirmao cpia da lio de Hely Lopes Meirelles. Sendo assim, com muito mais segurana, ela dever ser considerada certa em uma prova da FCC, que costuma seguir esse autor. Veja o que disse Hely Lopes: "O princpio da impessoalidade, referido na Constituio de 1988 (art. 37, caput), nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente aquele que a norma De direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal." (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, Ed. Malheiros) Mas ATENO: a finalidade um aspecto do princpio da impessoalidade. A isonomia ou igualdade outro. Logo, a afirmao de que "o princpio da impessoalidade pode significar finalidade ou igualdade", conforme j caiu em prova, deve ser considerada correta tambm. DICA - PROCESSO ADMINISTRATIVO: PRINCPIO DA OFICIALIDADE - De acordo com o princpio da oficialidade, a administrao pblica pode instaurar processo administrativo, mesmo que no haja provocao do administrado, e o rgo responsvel pode determinar, por si mesmo, a realizao de atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso, independentemente de haver interesse ou desinteresse das partes no processo. (CESPE/2013) DICA - SERVIDOR: DIREITO DE GREVE - O direito dos servidores pblicos greve garantido na CF nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Com relao greve no servio pblico, o STF tem decidido aplicar a legislao existente para o setor privado aos servidores pblicos. Entretanto, em razo da ndole de suas atividades pblicas, o STF decidiu pela inaplicabilidade do direito de greve a certos servidores, como os que exercem atividades relacionadas manuteno da ordem pblica, segurana pblica e administrao da justia. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A descentralizao administrativa a distribuio de competncias de uma pessoa jurdica para outra. (CESPE/2013) DICA LICITAO - Ateno, para participar de uma licitao na modalidade TOMADA DE PREOS (art. 22, 2, L. 8.666/93) o interessado deve estar, obrigatoriamente, CADASTRADO. O que ele no precisa estar, necessariamente, previamente cadastrado, porque pode preencher todas as condies para o cadastramento aps a sada do edital, desde que o faa at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. DICA - AGENTE PBLICO - CONCURSO PBLICO - A exigncia de provimento dos cargos pblicos mediante concurso pblico comporta excees, a exemplo dos cargos em comisso (CF, art. 37, incs. II e V) e da nomeao dos membros dos

34

Dicas Alexandre Medeiros


Tribunais (CF, arts. 73, 2, 94, 101, 104, pargrafo nico, II, 107, 111-A, 119, II, 120, III, e 123). DICA FCC - LEI 8.112/90 - Gertrudes servidora pblica do TRT da 12 R e, no exerccio de seu cargo, ope resistncia injustificada ao andamento de um processo. Aps regular processo administrativo, Gertrudes punida no ano de 2012 com pena de advertncia. Neste ano de 2012, a referida funcionria pratica nova falta funcional e novamente ope resistncia injustificada ao andamento de alguns processos. Neste caso, de acordo com a Lei n 8.112/90, Gertrudes, aps regular processo administrativo, ser apenada com: suspenso, que no poder exceder 90 dias. (FCC/2013) DICA QUENTE - CONTRATO ADMINISTRATIVO: RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO PBLICA POR ENCARGOS DA EMPRESA CONTRATADA - Conforme entendimento do STF, no que se refere aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais, a administrao isenta de qualquer responsabilidade pela inadimplncia do contratado, sendo possvel, entretanto, que responda pelos dbitos trabalhistas e previdencirios devidos pela empresa contratada aos seus empregados, se evidenciada conduta culposa na fiscalizao do contrato. (CESPE/2013) DICA QUENTE - LICITAO: INEXIGIBILIDADE - possvel a contratao direta de empresa de consultoria, por inexigibilidade de licitao, ainda que haja vrias empresas que prestem o mesmo servio, desde que a empresa a ser contratada possua reconhecida idoneidade e o objeto da contratao seja singular. (CESPE/2013) DICA IMPROBIDADE - imprescritvel o dever de ressarcir o errio em funo de condenao de agente pblico por ato de improbidade administrativa decorrente de aquisio de bem por preo superior ao de mercado, havendo possibilidade de prescrio de outras penalidades porventura cumulativas. (CESPE/2013) DICA IMPROBIDADE - Conforme a Lei de Improbidade Administrativa, uma reportagem da imprensa no considerada adequada como representao autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar enriquecimento ilcito de agente pblico, decorrente de vendas irregulares de tmulos em cemitrio pblico. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Considere que determinado cidado tenha requerido administrativamente licena para exercer sua profisso, que regulamentada em lei. Tendo sido comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais, a licena foi-lhe concedida. Nessa situao, correto afirmar que esse ato administrativo de concesso considerado vinculado e irrevogvel, por razes de convenincia e oportunidade da administrao pblica. (CESPE/2013)

35

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - No necessria a autorizao legislativa para a criao de empresa pblica subsidiria se houver previso para esse fim na prpria lei que instituiu a empresa matriz. (CESPE/2013) DICA - AGENTE PBLICO - A extino de cargo pblico preenchido somente pode ser efetivada mediante lei. No entanto, nos casos de cargo vago, essa extino pode ser efetivada mediante decreto autnomo. (CESPE/2013) DICA - PODERES ADMINISTRATIVOS - O ato de aplicao de penalidade dever ser sempre motivado. (CESPE/2013) DICA - LEI 8.112/90 - De acordo com a Lei 8.112/90, a licena para o servio militar NO suspende o estgio probatrio. As licenas por motivo de doena em pessoa da famlia, afastamento do cnjuge e para atividade poltica suspendem. DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Os ministrios e as secretarias de Estado so considerados, quanto estrutura, rgos pblicos compostos. (CESPE/2013) DICA LICITAO - O prego, modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns, independentemente do valor estimado da contratao, aplica-se tanto aos rgos da administrao direta quanto s entidades integrantes da administrao indireta, inclusive aos fundos especiais. (CESPE/2013) DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - A mutabilidade que caracteriza o contrato administrativo se expressa no aspecto QUANTITATIVO com limitaes percentuais para acrscimos e supresses de obras, servios ou compras, percentuais que no se aplicam quando se trata de anlise de viabilidade de alterao QUALITATIVA. (FCC/2013) DICA - AGENTE PBLICO - O leiloeiro, no exerccio da atividade que lhe delegada pelo Estado, est sujeito responsabilidade civil objetiva e ao mandado de segurana. (CESPE/2013) DICA PODERES - Os atos de polcia administrativa esto sujeitos apreciao do Poder Judicirio, no que se refere legalidade de sua edio e execuo. (CESPE/2013) DICA LICITAO - A inexigibilidade de licitao ocorre SEMPRE que houver impossibilidade jurdica de competio. (CESPE/2013) DICA QUENTE RESPONSABILIDADE - Se um professor concursado de uma escola pblica tiver levado um tiro de um aluno dentro de sala de aula, a responsabilidade do Estado pelos danos causados ao professor seria OBJETIVA. (CESPE/2013) DICA RESPONSABILIDADE - A responsabilidade objetiva do Estado no se aplica aos atos de juzes, salvo nos casos expressamente previstos na lei. (CESPE/2013)

36

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - As autarquias integram a Administrao indireta. So pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei, com capacidade de autoadministrao, mas sujeitas ao poder de tutela do ente que as criou. (FCC/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Pode-se conceituar os atos administrativos como manifestaes de vontade do Estado, as quais so dotadas de alguns atributos. Dentre eles, destaca-se a PRESUNO DE LEGITIMIDADE E VERACIDADE, que consiste na presuno de que o ato praticado est conforme a lei e de que os fatos atestados pela Administrao so verdadeiros, admitindo, no entanto, prova em contrrio. (FCC/2013) Tanto a presuno de legitimidade, como tambm a de veracidade, so relativas! DICA - SERVIDOR PBLICO - Determinado servidor pblico foi demitido aps regular processo administrativo, no qual foi devidamente assegurada sua ampla defesa. Pretendendo invalidar essa deciso, que entende ter incorrido em equivocada interpretao dos fatos, poder ajuizar ao judicial pleiteando sua REINTEGRAO ao cargo, cumulando pedido de ressarcimento de todas as vantagens. (FCC/2013) Pela CF/88 s est previsto por deciso judicial, mas pela lei 8112/90 a invalidao pode ocorrer pela deciso judicial e administrativa... (Reintegrao) DICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - Determinado funcionrio de uma concessionria de servio pblico valeu-se de sua posio e do auxlio de servidor pblico para se locupletar ilicitamente de numerrio transferido pelo poder concedente. Considerando que a conduta praticada possa ser enquadrada na Lei no 8.429/92, o funcionrio poder ser responsabilizado, tendo em vista que a lei de improbidade admite que o terceiro, no servidor pblico, seja considerado sujeito ativo. (FCC/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A sociedade de economia mista composta por capital pblico e privado, devendo o poder pblico participar da gesto da mesma, observando-se a condio de acionista majoritrio. (FCC/2013) DICA QUENTE - CONTROLE DE MRITO PELO PODER LEGISLATIVO - A fiscalizao exercida pelo LEGISLATIVO est expressamente delimitada pela Constituio Federal brasileira, incluindo o CONTROLE POLTICO, que abrange anlise de MRITO, em algum grau e medida. (FCC/2013) DICA - LICITAO - Obra, servio ou compra de GRANDE VULTO quando o valor superior a R$ 37.500.000,00 (trinta e sete milhes e quinhentos mil reais). DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - Nos termos da Lei 8.666/93, CONTRATANTE o rgo ou entidade signatria do instrumento contratual; CONTRATADO a pessoa fsica ou jurdica signatria de contrato com a Administrao Pblica. Exemplo: O Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Sade, contratou a

37

Dicas Alexandre Medeiros


empresa Cirurgia Ltda. para o fornecimento de equipamentos cirrgicos. Neste caso, a Secretaria a contratante e a empresa a contratada. DICA - LICITAO - Determinado rgo pblico pretende restaurar obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, compatveis com suas finalidades. Na hiptese narrada, a licitao : dispensvel. (FCC/2013) DICA IMPROBIDADE - Carlos, servidor pblico, est sendo processado por improbidade administrativa, sob o argumento de ter adquirido, no exerccio do cargo, bens cujo valor seja desproporcional sua renda. J Felcio, tambm servidor pblico (Auditor Fiscal do Tesouro Nacional), est respondendo ao de improbidade administrativa por ter concedido benefcio fiscal sem a observncia das formalidades legais aplicveis espcie. Os atos de improbidade em questo esto previstos, respectivamente, na Lei n 8.429/92 como atos que: importam enriquecimento ilcito e causam prejuzo ao errio. (FCC/2013) DICA LICITAO - Nos termos da Lei n 8.666/93, a publicao resumida do instrumento do contrato administrativo ou de seus aditamentos na imprensa oficial condio indispensvel para sua eficcia e ser providenciada pela Administrao at o: quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - Nos termos da Lei n 8.112/90, no que concerne ao tema penalidades" correto afirmar: o cancelamento da penalidade no surtir efeitos retroativos. (FCC/2013) No confundir CANCELAMENTO de pena com ANULAO de pena. A anulao tem efeitos retroativos, o cancelamento no. O cancelamento consiste apenas no cancelamento do registro da pena no caso do servidor que depois de um determinado tempo no cometeu nova infrao. O tema regulado no art. 131, da Lei 8.112/90: "Art. 131. As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Pargrafo nico. retroativos." O cancelamento da penalidade no surtir efeitos

DICA IMPROBIDADE - O Prefeito de determinado Municpio utilizou-se de veculo e motorista pertencentes Prefeitura para transport-lo at sua casa de veraneio situada no litoral do Estado de Santa Catarina. Em razo do exposto, foi condenado por ato de improbidade administrativa. Nos termos da Lei n 8.429/92, o ato em questo: caracteriza-se como ato mprobo que importa enriquecimento ilcito. (FCC/2013)

38

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LEI 8.112/90 - Bento, servidor pblico federal, foi convocado para o servio militar. Em razo de tal fato, foi concedida licena de seu cargo pblico. Concludo o servio militar, Bento ter alguns dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. Nos termos da Lei n 8.112/90, o prazo a que se refere o enunciado , em dias, de at: 30. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 - Nos termos da Lei n 9.784/99, o administrado que detm a condio de interessado em determinado processo administrativo tem direito a: cincia da tramitao do processo, vista dos autos, obteno de cpias de documentos nele contido e conhecimento das decises proferidas. (FCC/2013) DICA/QUESTO FCC/2013 - LICITAO: SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS-SRP: Sobre o SRP, estabelece a Lei 8.666/93 que:
"Art. 15. As compras, sempre que possvel, devero: (...) II - ser processadas atravs de sistema de registro de preos; (...) 1 O registro de preos ser precedido de ampla pesquisa de mercado. 2 Os preos registrados sero publicados trimestralmente para orientao da Administrao, na imprensa oficial. 3 O sistema de registro de preos ser regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condies: I - seleo feita mediante concorrncia; II - estipulao prvia do sistema de controle e atualizao dos preos registrados; III - validade do registro no superior a um ano. 4 A existncia de preos registrados no obriga a Administrao a firmar as contrataes que deles podero advir, ficando-lhe facultada a utilizao de outros meios, respeitada a legislao relativa s licitaes, sendo assegurado ao beneficirio do registro preferncia em igualdade de condies. 5 O sistema de controle originado no quadro geral de preos, quando possvel, dever ser informatizado. 6 Qualquer cidado parte legtima para impugnar preo constante do quadro geral em razo de incompatibilidade desse com o preo vigente no mercado. (...)"

Veja recente questo da FCC sobre o tema: (FCC-TRT 12 -SC- ANALISTA JUDICIRIO - REA JUDICIRIA -2013) Acerca do sistema de registro de preos, previsto na Lei n 8.666/93, considere:

39

Dicas Alexandre Medeiros


I. O registro de preos ser precedido de ampla pesquisa de mercado. II. Os preos registrados sero publicados trimestralmente para orientao da Administrao, na imprensa oficial. III. O sistema de registro de preos ser regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas, dentre outras condies, a validade do registro no superior a cinco anos. Est correto o que consta APENAS em (A) II. (B) I. (C) I e II. (D) II e III. (E) III. ____________________ Gabarito: C

DICA - LEI 9.784/99 - Nos termos da Lei n 9.784/99, o administrado que detm a condio de interessado em determinado processo administrativo tem direito a: cincia da tramitao do processo, vista dos autos, obteno de cpias de documentos nele contido e conhecimento das decises proferidas. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 - A Lei n 9.784/99, que trata dos processos administrativos no mbito da Administrao Pblica Federal, traz princpios a serem obedecidos pela Administrao Pblica. A mesma lei tambm prev os critrios que sero observados nos processos administrativos, entre eles, a adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Referido critrio refere-se ao princpio da: proporcionalidade. (FCC/2013) DICAS (republicada) - LEI 8.112/90 - Segundo a Lei n 8.112/90, especificamente no que concerne ao regime jurdico dos servidores pblicos da Unio: 1. A posse, em regra, ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. 2. No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. 3. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos previstos em lei. 4. Para as pessoas portadoras de deficincia sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso pblico para provimento de cargo com atribuies compatveis com a 40

Dicas Alexandre Medeiros


deficincia de que so portadoras. 5. S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao (FCC/2013). DICA - LICITAO - O almoxarifado de uma determinada entidade pblica comunicou autoridade superior do rgo a necessidade de aquisio de materiais de escritrio, tais como canetas, lpis e papel, e, depois de autorizada a contratao, o procedimento foi encaminhado ao setor de contrataes do rgo, para a realizao de licitao. Se, depois de realizada pesquisa de preos de mercado, verificar-se que o valor da contratao inferior a R$ 8.000,00, a administrao poder dispensar a licitao e celebrar um contrato diretamente com o fornecedor de sua escolha. (CESPE/2013) DICA - CONCESSO DE SERVIO PBLICO - A concessionria tem o dever de prestar aos usurios o servio adequado, entendido como aquele que satisfaz as condies de segurana, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas, estando de acordo com as condies estabelecidas em legislao. (CESPE/2013) DICA APROFUNDADA - RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO POR OMISSO - No interior de determinada cela de cadeia pblica do Estado "X", o detento Joo cometeu suicdio. Diante da situao narrada, tendo em vista a jurisprudncia recente do STF, correto afirmar que essa situao configura hiptese de conduta omissiva, que enseja a responsabilidade objetiva, tendo em vista o dever estatal de preservar a integridade fsica do preso. (FGV/2012) CESPE ATENO: ENTENDIMENTO DA BANCA SOBRE ASSUNTO POLMICO: NATUREZA CONTRATUAL DA PERMISSO DE SERVIO PBLICO - O CESPE, em 2012, no julgamento dos recursos contra um determinado gabarito, afirmou que: "o gabarito se equivoca ao afirmar que a permisso de servios pblicos ato unilateral. A Lei n 8.987/1995, ao se referir permisso de servios pblicos, conferiu-lhe natureza jurdica contratual, considerando-a como contrato de adeso." Logo, para o CESPE, a permisso de servio pblico no um ato unilateral, mas um contrato. CESPE ATENO: ENTENDIMENTO DA BANCA SOBRE ASSUNTO POLMICO: CRIAO, POR LEI, DAS FUNDAES PBLICAS DE DIREITO PBLICO - De acordo com o CESPE/2012, "As autarquias e fundaes de direito pblico so, de fato, criadas por lei especfica. No entanto, no que diz respeito s empresas pblicas, sociedades de economia mista e s fundaes de direito privado, a lei no cria a entidade, mas apenas autoriza a criao". Registre-se que, de acordo com a CF, art. 37, XIX, "somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao".

41

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - CONTROLE - O Poder Judicirio, no exerccio da atividade administrativa, pode exercer controle administrativo, inclusive para revogar seus prprios atos administrativos. (CESPE/2013) DICA - CONTROLE E ATO ADMINISTRATIVO - Do ato administrativo que contrariar a SMULA VINCULANTE aplicvel espcie ou que indevidamente a aplicar, caber RECLAMAO ao STF que, julgando-a procedente, ANULAR o ato administrativo e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso. DICA - CONCESSO DE SERVIO PBLICO - A concessionria tem o dever de prestar aos usurios o servio adequado, entendido como aquele que satisfaz as condies de segurana, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas, estando de acordo com as condies estabelecidas em legislao. (CESPE/2013) DICA - CONTROLE/MANDADO DE SEGURANA - O mandado de segurana uma das mais importantes aes judiciais de controle dos atos da administrao pblica. Quando o ato for praticado por autoridade no exerccio de competncia delegada, o mandado de segurana caber contra a autoridade delegada. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - H presuno imediata de legalidade de todo ato administrativo editado por autoridade pblica competente. (CESPE/2013) DICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - Conforme entendimento recente do STJ, possvel a decretao de indisponibilidade e sequestro de bens antes mesmo do recebimento da petio inicial da ao civil pblica destinada a apurar a prtica de ato de improbidade administrativa. (CESPE/2013/STJ) DICA - CONCURSO PBLICO: DIREITO NOMEAO - Segundo entendimento firmado pelo STJ, o candidato aprovado fora das vagas previstas originariamente no edital, mas classificado at o limite das vagas surgidas durante o prazo de validade do concurso, possui direito lquido e certo nomeao se o edital dispuser que sero providas, alm das vagas oferecidas, as outras que vierem a existir durante a validade do certame. (CESPE/2013/STJ) DICA - LEI 8.112/90 - Segundo entendimento do STJ, o servidor pblico federal tem direito de ser removido a pedido, independentemente do interesse da administrao, para acompanhar o seu cnjuge empregado de empresa pblica federal que tenha sido deslocado para outra localidade no interesse da administrao. (CESPE/2013) PERGUNTA - "O motivo do ato administrativo no se confunde com a motivao estabelecida pela autoridade administrativa. A motivao a exposio dos motivos e integra a formalizao do ato. O motivo a situao subjetiva e psicolgica que corresponde vontade do agente pblico." CERTO (C) ou ERRADO (E)?

42

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ATO ADMINISTRATIVO/DISCRICIONARIEDADE E VINCULAO - Ato vinculado aquele analisado apenas sob o aspecto da legalidade; o ato discricionrio, por sua vez, analisado sob o aspecto no s da legalidade, mas tambm do mrito. (CESPE/2013) possvel, tambm, o controle em face do elemento motivo de um ato discricionrio, para verificar a sua existncia, com base na teoria dos motivos determinantes. O controle a, no entanto, no ser de mrito, mas de legalidade. DICA - PRESCRIO ADMINISTRATIVA/ATO ADMINISTRATIVO - O fundamento da prescrio administrativa reside no princpio da conservao dos valores jurdicos j concretizados, visando impedir, em razo do decurso do prazo legalmente fixado, o exerccio da autotutela por parte da administrao pblica. (CESPE/2013) DICA - PRINCPIO DA MORALIDADE - O princpio da moralidade administrativa torna jurdica a exigncia de atuao tica dos agentes pblicos e possibilita a invalidao dos atos administrativos. (CESPE/2013) DICA PRINCPIOS - As restries impostas atividade administrativa que decorrem do fato de ser a administrao pblica mera gestora de bens e de interesses pblicos derivam do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, que um dos pilares do regime jurdico-administrativo. (CESPE/2013) PERGUNTA: SERVIO PBLICO - "O Servio Pblico se define como atividade material atribuda por lei ao Estado, que a exerce diretamente ou a delega a outrem, com o objetivo de atender necessidades individuais, regida total ou parcialmente pelo Direito Privado." CERTO(C) ou ERRADO (E)? GABARITO: ERRADO. A afirmao foi uma cpia mal feita da conceito de servio pblico fornecido por Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Segunda a Mestra, servio pblico : "toda atividade material que a lei atribui ao estado para que a exera diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente s necessidades coletivas, sob regime jurdico total ou parcialmente pblico". Sendo assim, a questo da prova apresentou duas incorrees: 1. O servio pblico no visa atender, em um primeiro plano, necessidades individuais, mas coletivas; 2. O servio pblico no submetido a um regime jurdico de direito privado, mas pblico ou parcialmente pblico. DICA QUENTE LICITAO - As empresas estatais exploradoras de atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios podem dispor de procedimentos prprios para suas licitaes, mas no so dispensadas de observar os princpios da licitao. (CESPE/2013)

43

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - CONTROLE/ORGANIZAO ADMINISTRATIVA/RECURSO HIERRQUICO IMPRPRIO - Considere que determinado particular, inconformado com deciso exarada pelo presidente de uma autarquia federal, tenha dirigido recurso ao ministro de Estado responsvel pela pasta a que se encontra vinculada a autarquia. Nessa situao, o recurso interposto classificado como hierrquico imprprio, dada a relao de vinculao, e no de subordinao hierrquica, mantida entre o rgo controlado e o controlador. (CESPE/2013) __________________________________________________________________ ATUALIZAO LEGISLATIVA (30/10/2013) - ATENO! 1) LICITAO (LEI 8.666/93) - A Lei 12.873, de 24/10/13, publicada no DOU de 25/10/13, resultante da converso da MPV 619/13, conforme j havia postado aqui na pgina, criou mais uma hiptese de LICITAO DISPENSVEL, inserindo o inc. XXXIII ao rol do art. 24. Veja: "Art. 24. dispensvel a licitao: (...) XXXIII - na contratao de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementao de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso gua para consumo humano e produo de alimentos, para beneficiar as famlias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de gua." 2) DESAPROPRIAO (DEC.-LEI 3.365/41) - A mesma lei citada no item anterior, Lei 12.873, de 24/10/13, alterou o antigo Decreto-Lei 3.365/41 (Lei Geral da Desapropriao), acrescentado o pargrafo nico, ao texto do art. 4, conforme segue abaixo: "Art. 4 ... Pargrafo nico. Quando a desapropriao destinar-se urbanizao ou reurbanizao realizada mediante concesso ou parceria pblico-privada, o edital de licitao poder prever que a receita decorrente da revenda ou utilizao imobiliria integre projeto associado por conta e risco do concessionrio, garantido ao poder concedente no mnimo o ressarcimento dos desembolsos com indenizaes, quando estas ficarem sob sua responsabilidade." (Includo pela Lei n 12.873, de 2013) 3) SERVIOS PBLICOS - A Lei 12.869/13, 15/10/2013, DOU de 16/10/2013, definiu a natureza jurdica da ATIVIDADE LOTRICA como SERVIO PBLICO, ao possibilitar a sua sujeio ao regime de PERMISSO de servio pblico (PERMISSO LOTRICA), sendo a Caixa Econmica FederalCEF a outorgante dos servios lotricos, nos moldes do art. 2. Veja: "Art. 2 Para os fins desta Lei, considera-se:

44

Dicas Alexandre Medeiros


I - PERMISSO LOTRICA: a outorga, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos feita pelo poder outorgante pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, para comercializar todas as loterias federais e os produtos autorizados, bem como para atuar na prestao de servios delegados pela outorgante, nos termos e condies definidos pela legislao e normas reguladoras vigentes; II - OUTORGANTE DE SERVIOS LOTRICOS: a Caixa Econmica Federal (CEF) na forma da lei." __________________________________________________________________ DICA - PODER DE POLCIA ADMINISTRATIVA - No Cdigo Tributrio Nacional, apresentada a definio legal de poder de polcia, cujo exerccio constitui um dos fatos geradores da taxa. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: AUTARQUIA - Um dos requisitos necessrios qualificao de uma autarquia ou fundao pblica como agncia executiva a celebrao de contrato de gesto com o respectivo ministrio supervisor ao qual se acha vinculada. (CESPE/2013) DICA DESAPROPRIAO - Considera-se desapropriao indireta aquela pela qual o Estado se apropria de bem particular sem observncia dos requisitos que compem o procedimento expropriatrio, como o ato declaratrio e a indenizao prvia. (CESPE/2013) DICA CONTROLE - O controle administrativo emana do prprio sistema normativo e guarda sintonia com a natureza da atividade administrativa. (CESPE/2013) DICA LICITAO - Caso sejam constatadas irregularidades em edital de licitao para aquisio de equipamentos de informtica, publicado por determinado ministrio, qualquer cidado poder impugnar o referido edital. (CESPE/2013) DICA - AGENTE PBLICO - IMPRESCRITIBILIDADE DAS AES DE RESSARCIMENTO - As aes de ressarcimento decorrentes de ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio sero imprescritveis. (CESPE/2013) DICAS - TICA DO SERVIDOR PBLICO FEDERAL (DECRETO 1.171/94) - 1. A negativa de tornar pblico um ato administrativo enseja comprometimento tico contra o bem comum, por parte do servidor responsvel pela omisso, exceto nos casos justificveis que envolvam segurana nacional, investigao policial ou interesse superior do Estado e da administrao pblica. 2. O servidor no deve obedincia absoluta aos superiores hierrquicos, cabendo-lhe negar a prtica de atos que visem beneficiar terceiros com favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou antiticas. 3. O servidor no exerccio de suas funes pblicas dever preocupar-se com valores de natureza tica como legalidade, justia, convenincia e honestidade. (CESPE/2013) 45

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - AGENTE PBLICO - IMPRESCRITIBILIDADE DAS AES DE RESSARCIMENTO - As aes de ressarcimento decorrentes de ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio sero imprescritveis. (CESPE/2013) DICAS - TICA DO SERVIDOR PBLICO FEDERAL (DECRETO 1.171/94) - 1. De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, a penalidade aplicvel pela comisso de tica a CENSURA tica, que deve ser informada aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores para instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. 2. Ser considerado servidor pblico, para fins de apurao de comprometimento tico, entre outros, aquele que, por fora de ato jurdico, preste servios de natureza temporria e gratuita a um determinado Ministrio do Estado. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Caso no seja decretada a invalidade do ato administrativo pela administrao pblica ou pelo Poder Judicirio, o ato invlido produzir normalmente seus efeitos, como se fosse plenamente vlido. (CESPE/2013) DICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - Se um agente pblico, que tiver enriquecido ilicitamente, vier a falecer no decorrer de um processo administrativo relativo a ato de improbidade contra a administrao pblica, os sucessores desse agente passaro a responder pela atitude praticada por ele, mas a responsabilidade ser limitada ao quinho no valor da herana. (CESPE/2013) DICA QUENTE - RESPONSABILIDADE DO ESTADO - DETRAN NO RESPONDE POR VECULO FURTADO - Considere que um particular tenha adquirido um veculo devidamente registrado no DETRAN e que, em determinada ocasio, o veculo tenha sido furtado. Considere ainda que, em uma blitz policial, esse mesmo veculo tenha sido apreendido por ter sido objeto de furto. Nessa situao, NO fica configurada a responsabilidade civil objetiva do Estado pelos danos causados ao particular. Neste sentido, o STJ j decidiu que "No pode o DETRAN ser responsvel por ato criminoso de terceiro ou pela culpa dos prprios compradores. O comprador que perde o bem por ato administrativo da autoridade policial, na busca e apreenso de veiculo furtado, pode promover ao de indenizao contra o vendedor" (REsp 493.318/SC, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 05/06/2003, DJ 23/06/2003, p. 267). DICA - RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Considere que um detento tenha sido assassinado dentro do presdio por seus colegas de carceragem, em razo de um acerto de contas entre eles. Nessa situao, fica caracterizada a RESPONSABILIDADE OBJETIVA do Estado. DICA - LEI 8.112/90 - Se um servidor estiver respondendo a um processo administrativo disciplinar e estiver sujeito a uma diversidade de sanes, o

46

Dicas Alexandre Medeiros


julgamento caber autoridade competente para impor a pena mais grave. (CESPE/2013) DICA QUENTE - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: INDISPONIBILIDADE DE BENS - De acordo com a jurisprudncia do STJ, estando presente o "fumus boni iuris", no que concerne configurao do ato de improbidade e sua autoria, dispensa-se, para que seja decretada a indisponibilidade de bens, a demonstrao do risco de dano. DICA - BENS PBLICOS - Os terrenos dos cemitrios municipais so bens pblicos de uso especial, razo pela qual no podem ser alienados, mas simplesmente concedidos aos particulares para as sepulturas, na forma do respectivo regulamento local. (CESPE) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - MAIS UMA SOBRE "ATO COMPLEXO" - O ato administrativo complexo, como, por exemplo, a investidura em cargo ou emprego pblico, forma-se pela conjugao de vontades de mais de um rgo administrativo. (CESPE) DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO: MUTABILIDADE - A mutabilidade que caracteriza o contrato administrativo, se expressa no aspecto quantitativo com limitaes percentuais para acrscimos e supresses de obras, servios ou compras, percentuais que no se aplicam quando se trata de anlise de viabilidade de alterao qualitativa. (FCC/2013) Traduzindo: o poder de alterao unilateral dos contratos administrativos est regulado no art. 65, I, da Lei 8.666/93. So duas possibilidades: alterao qualitativa (alnea "a") e quantitativa (alnea "b"). A alterao quantitativa se submete a limites percentuais (art. 65, 1) que no se aplicam quando o caso for de alterao qualitativa. DICA - SERVIOS PBLICOS: CONTINUIDADE - O princpio da continuidade dos servios pblicos fundamenta a atribuio de prerrogativas Administrao, incluindo, dentre outras, a possibilidade de alterao contratual, encampao e uso compulsrio de bens da contratada vinculados prestao do servio. (FCC/2013) DICA - RGOS PBLICOS - Em regra, o rgo no tem capacidade processual, ou seja, no pode figurar em quaisquer dos polos de uma relao processual. (CESPE/2013) Excees: Segundo parte da doutrina, os rgos pblicos independentes podem ter capacidade processual ativa, caso estejam defendendo as suas competncias institucionais /constitucionais. o que se chama de "personalidade judiciria". Para outra corrente doutrinria, possvel que os rgos autnomos tambm tenham essa capacidade.

47

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - PRINCPIO DA LEGALIDADE - Em consequncia do princpio da legalidade pode-se concluir que, havendo discordncia entre determinada conduta e a lei, dever a conduta ser corrigida para eliminar-se a ilicitude. (CESPE/2013) A correo da ilicitude pode ocorrer por meio de uma anulao ou de uma convalidao. DICA - PRINCPIOS/NEPOTISMO - A vedao da prtica do nepotismo no mbito da administrao direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios est relacionada aos princpios da moralidade e da impessoalidade administrativa. (CESPE/2013) PERGUNTA: ATOS ADMINISTRATIVOS - Atos praticados por concessionrias e permissionrias de servios pblicos, ainda que regidos pelo direito pblico, no podem ser qualificados como atos administrativos. CERTO (C) ou ERRADO (E)? GABARITO: ERRADO. Conforme ensinam Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Celso Antnio Bandeira da Mello, o ato administrativo constitui uma declarao do Estado ou de quem lhe faa s vezes, a exemplo das concessionrias ou permissionrias de servio pblico. DICA - CONTROLE DA ADMINISTRAO - Existem formas jurdicas de controle, como o caso do controle judicial dos atos da administrao, e formas administrativas de controle, como o caso do pedido de certa comunidade prefeitura de sua cidade para o asfaltamento das vias pblicas de trnsito. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: AUTARQUIAS - As autarquias so consideradas fazenda pblica, razo pela qual, nos processos judiciais em que sejam partes, elas tm os mesmos prazos que a fazenda pblica para contestar e recorrer. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA/CONTROLE - Toda pessoa integrante da administrao indireta submetida a controle pela administrao direta do ente a que seja vinculada, a exemplo das escolas e universidades, que, pela natureza de sua funo, ficam sob o controle do Ministrio da Educao. (CESPE/2013) __________________________________________________________________ ATENO: 23/10/2013 - VAI CAIR NA PROVA - STJ realinha sua jurisprudncia ao entendimento do STF - Surgimento de vagas NO garante nomeao de aprovados em cadastro de reserva. A Primeira Seo do Superior Tribunal de Justia (STJ) definiu que o surgimento de vagas no servio pblico no obriga a administrao a nomear candidatos aprovados em cadastro de reserva. Com a deciso, tomada no julgamento de mandado de segurana, o STJ realinhou sua jurisprudncia ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), para o qual s os aprovados dentro do nmero de vagas do edital que tm direito certo nomeao. (MS 17886) 48

Dicas Alexandre Medeiros


DICA QUENTE - PODER DE POLCIA: (NO) DELEGAO A PARTICULARES - Como o poder de polcia da administrao se funda no poder de imprio do Estado, o seu exerccio NO passvel de delegao a particulares, regra que, todavia, no se estende s denominadas atividades de apoio, para as quais admitida a delegao. (CESPE/2013) Como ensina Celso Antnio Bandeira de Mello, no devemos confundir o poder de polcia propriamente dito com a prtica de atos materiais prvios ou posteriores a ele. Os atos de fiscalizao (atos materiais prvios, como p. ex., aqueles realizados pelas empresas de tecnologia que tiram fotos de infraes de trnsito) podem ser objeto de delegao a particulares, o que o CESPE j chamou de "poder de polcia fiscalizatrio". DICA - TERCEIRO SETOR: OSCIP (LEI 9.790/99) - O poder pblico dever outorgar o ttulo de OSCIP s entidades que preencherem os requisitos exigidos pela legislao de regncia para o recebimento da qualificao, em deciso de natureza vinculada. (CESPE/2013) DICA - AGENTE PBLICO - Os ilcitos disciplinares ou de improbidade administrativa prescrevem nos prazos estabelecidos nas respectivas leis, contudo as AES DE RESSARCIMENTO so IMPRESCRITVEIS. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Existem atos administrativos produzidos por agentes de entidades que no integram a estrutura da administrao pblica, mas que nem por isso deixam de qualificar-se como tais, como no caso de certos atos praticados por concessionrios e permissionrios de servios pblicos, quando regidos pelo direito pblico. (CESPE/2013) DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - As clusulas exorbitantes existem implicitamente no contrato administrativo propriamente dito, ainda que no expressamente previstas. (CESPE/2013) DICA - LEI 8.112/90: SERVIDOR QUE TRABALHA EM REGIME DE PLANTO TEM DIREITO A ADICIONAL NOTURNO? R: SIM. Segundo o STJ, o servidor pblico federal, mesmo aquele que labora em regime de planto, faz jus ao adicional noturno quando prestar servio entre 22h e 5h da manh do dia seguinte, nos termos do art. 75 da Lei 8.112/90, que no estabelece qualquer restrio. O tema foi objeto de recente questo CESPE/2013: "Conforme deciso recente do STJ, o adicional noturno previsto na Lei n. 8.112/1990 ser devido ao servidor pblico federal que preste servio em horrio compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte. Entretanto, esse adicional no ser devido se o servio for prestado em regime de planto." Gabarito: ERRADO.

49

Dicas Alexandre Medeiros


DICA QUENTE - VAI CAIR NA PROVA - MUDANA DE ENTENDIMENTO DO STJ: IMPROBIDADE - AUSNCIA DE FORO PRIVILEGIADO - "A ao de improbidade administrativa deve ser processada e julgada nas instncias ordinrias, ainda que proposta contra agente poltico que tenha foro privilegiado no mbito penal e nos crimes de responsabilidade." (STJ, AgRg na Rcl 12.514/MT, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, CORTE ESPECIAL, julgado em 16/09/2013, DJe 26/09/2013) DICA - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: AO DE REGRESSO - A ao de regresso deve ser ajuizada pelo Estado contra o agente causador do dano e, na sua falta, contra seus herdeiros ou sucessores, podendo ser intentada, tambm, mesmo aps a exonerao, demisso, disponibilidade ou aposentadoria do agente responsvel de seu cargo, emprego ou funo. (CESPE/2013) DICA - CONCURSO PBLICO: DIREITO NOMEAO - Ainda que o concurso seja convocado para compor cadastro de reserva, o primeiro colocado tem direito subjetivo nomeao, no prazo de validade. (CESPE/2013/STF) DICA - LEI 8.112/90 - So formas de provimento: 1. nomeao; 2. promoo; 3. readaptao; 4. reintegrao; 5. reconduo; 6. reverso; 7. aproveitamento. - NOMEAO: nica forma ORIGINRIA de provimento. Todas as demais so derivadas. - PROMOO: derivada vertical. - READAPTAO: derivada horizontal - REINTEGRAO: derivada por reingresso - RECONDUO: derivada por reingresso - REVERSO: derivada por reingresso - APROVEITAMENTO: derivada por reingresso ATENO: (1) A PROMOO e a READAPTAO so formas simultneas ou concomitantes de provimento e vacncia. (2) No so mais admitidas as formas TRANSFERNCIA. So INCONSTITUCIONAIS. de provimento ASCENSO e

DICA LICITAO - Em se tratando de licitao DISPENSADA, a administrao estar, por fora da lei, impedida de realizar a licitao. Contudo, nas hipteses em que a licitao for por lei DISPENSVEL, a administrao pblica NO ser impedida de realizar o certame. 50

Dicas Alexandre Medeiros


DICA LICITAO - A concorrncia ser obrigatria quando a administrao objetivar a contratao de obras e servios de engenharia cujo valor previsto seja superior a R$ 1.500.000,00. Alm disso, relativamente ao valor, a concorrncia, ainda que no seja a modalidade de licitao mais adequada para a contratao de determinados servios e obras, poder ser utilizada em qualquer caso de contratao, segundo ditames legais. DICA - CONTRATO ADMINISTRATIVO - Nos contratos com a administrao pblica regidos pelo direito privado, dadas a essncia e a natureza do contrato, a supremacia do interesse pblico deixada de lado na medida em que o Estado atua como mero particular, em condies de igualdade com a outra parte. (CESPE/2013) Importante: NO se aplica apenas nos casos de S.E.M e Empresas Pblicas Contratos regidos pelo direito privado podem ser celebrados por todas as entidades da Adm. Pblica, e no apenas pelas empresas estatais. So exemplos de contratos da Adm. Pblica regidos pelo direito privado: contrato de seguro, financiamento, locao em que o Poder Pblico seja o locatrio (art. 62, 3, da Lei 8.666/93). DICA - AGENTE PBLICO/PAD - Se um servidor pblico, em procedimento administrativo disciplinar instaurado pela autoridade competente, para apurar denncia de cometimento de ilegalidade no desempenho de suas funes, optar por exercer sua impugnao apenas com suas prprias justificativas, por meio de autodefesa, a ausncia de defesa tcnica por meio de advogado, nesse caso, no afrontar o postulado constitucional da ampla defesa.

PERGUNTA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - CERTO(C) ou ERRADO(E)? (___) Tm legitimidade para interpor recurso administrativo, no tocante a direitos e interesses coletivos, as associaes representativas, as organizaes e os cidados. GABARITO: (E). Os cidados em geral, por fora do art. 58, inc. IV, da Lei 9.785/99, apenas tm legitimidade recursal em se tratando de direitos ou interesses difusos, coletivos no.
Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos .

51

Dicas Alexandre Medeiros


DICA LICITAO - Caso, em licitao promovida por uma autarquia federal para a aquisio de softwares de processamento de dados, nenhuma proposta seja apresentada e a licitao no possa ser repetida sem prejuzo para a administrao, ser admitida a contratao direta. (CESPE/2013) Art. 24, inciso V da Lei 8.666/93.

PERGUNTAS - (1) ABUSO DE PODER; (2) ATO ADMINISTRATIVO - CERTO(C) ou ERRADO(E)? (1) Caracterizar abuso de poder, na modalidade desvio de poder, a conduta do policial militar que, para conter um manifestante, lhe desfira desnecessariamente murros e chutes. (2) A demolio de obra acabada ou em andamento, a destruio de bens imprprios ao consumo e a cobrana de multas so exemplos de atos autoexecutveis. GABARITO: 1. (E). Comentrio: O caso de excesso de poder. 2. (E). Comentrio: A cobrana de multa no goza da autoexecutoriedade, porque depende de ao judicial.

DICA - AGENTE PBLICO - Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, o regime celetista incompatvel com as funes de natureza pblica exercidas pelos servidores das agncias reguladoras. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO COMPOSTO - O auto de infrao expedido por fiscal e aprovado por sua chefia constitui exemplo de ato composto, e no complexo. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - O poder de revogao de ato administrativo por parte da administrao pblica no ilimitado, pois existem situaes jurdicas que no rendem ensejo revogao. (CESPE/2013) DICA - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: DANO CAUSADO POR MULTIDES (DANO MULTITUDINRIO) - Para que haja responsabilidade civil do Estado em caso de depredao por multides, necessrio comprovar a culpa da administrao. (CESPE/2013) O Estado pode responder por dano causado por multides? Sim, possvel a sua responsabilizao, mas apenas diante da comprovao de culpa (responsabilidade subjetiva), conforme explicitado na DICA, tema de prova do CESPE esse ano:

52

Dicas Alexandre Medeiros


"Para que haja responsabilidade civil do Estado em caso de depredao por multides, necessrio comprovar a culpa da administrao". Portanto, de acordo com o entendimento amplamente majoritrio, preciso nesse caso que se configure uma OMISSO CULPOSA, ento uma "omisso pura e simples" no suficiente para ensejar a responsabilizao estatal. "Respondendo indagao proposta, entendemos que o Estado responde pelos danos causados por atos de multido com base na responsabilidade subjetiva, pois a omisso estatal, caso comprovada, especfica e deliberada, no causa do dano, mas condio de sua configurao. Explica-se. A omisso estatal, em si, no gera danos, mas pode proporcionar o ambiente favorvel sua ocorrncia. No tema em anlise, os danos so causados por terceiros (a multido), e no pela conduta de servidores estatais (agentes de segurana pblica). Ocorre que em determinados casos, se tivesse havido interveno dos rgos competentes, o dano poderia ter sido completamente evitado ou, quando menos, atenuado. Da a aplicao da responsabilidade subjetiva." - ConJur

DICA - PODER DE POLCIA E INTERVENO - A limitao administrativa, mesmo que advinda de normas gerais e abstratas, decorre do poder de polcia propriamente dito. (CESPE/2013) DICA - CONTROLE ADMINISTRATIVO - De acordo com a CF, o Poder Executivo, o Legislativo e o Judicirio devem manter, de forma integrada, um sistema de controle interno com a finalidade de comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. (CESPE/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Nos atos discricionrios o agente tem o poder de valorar os fatores constitutivos do motivo e do objeto, apreciando a convenincia e a oportunidade da conduta. Essa valorao reflete o que modernamente denominase reserva do possvel, ou seja, o conjunto de elementos que viabilizam ou no determinada ao governamental. DICA - PODER REGULAMENTAR - Dentre os poderes afetos Administrao Pblica, destaca-se o poder regulamentar, que a prerrogativa que lhe conferida para complementar as leis e permitir a sua efetiva aplicao, no se inserindo dentro dela a aptido para alterar a lei sob o pretexto de estar regulamentando-a, pois, caso assim o faa, estar invadindo a competncia do Poder Legislativo, o que configura abuso de poder regulamentar, podendo o Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo Federal que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. dentro do poder regulamentar que temos os Decretos Autnomos, aqueles que podem ser delegados ao PGR, AGU e ao Ministro de Estado, conforme art. 84, pargrafo nico, da CF.

53

Dicas Alexandre Medeiros


PERGUNTA - PODER DE POLCIA - A ordem jurdica brasileira conceitua o poder de polcia como sendo a atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica ou absteno de ato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos, considerando-se o seu exerccio regular quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. CERTO (C) ou ERRADO (E)? GABARITO: ERRADO. O erro encontra-se em regula a prtica ou absteno de ato. Nesse sentido, estabelece o art. 78, caput e pargrafo nico, do CTN, que:
"Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula A PRTICA DE ATO OU ABSTENO DE FATO, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder."

PERGUNTA: IMPROBIDADE - Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilcito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade perante a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com no mnimo cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sujeitando o infrator perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos. CERTO (C) ou ERRADO (E)?

54

Dicas Alexandre Medeiros


GABARITO: ERRADO. A afirmao estaria correta se tivesse feito referncia "entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com MAIS de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual" (Art. 1, caput, Lei 8.429/92), e no "no mnimo cinquenta por cento", como afirmou. A questo foi cobrada esse ano em prova para a Magistratura do Trabalho. Se tiver recebendo menos de 50% da receita anual dos cofres pblicos, o agente poder ser punido por cometer a improbidade administrativa, contudo a punio ser aplicada somente na modalidade patrimonial. Neste caso no ser punido com a suspenso dos direitos polticos ou perda da funo pblica como afirma a questo. Dvida de aluna: A fica a pergunta: se a Adm. Pblica tiver concorrido com exatos 50% do capital formador da entidade? No cai em nenhuma hiptese da lei de improbidade administrativa? R = a anlise feita pela doutrina especializada. Considerando que a norma tem natureza punitiva, ento a interpretao, conforme as regras de hermenutica, deve ser restritiva. Sendo assim, como a lei incorreu em omisso, a situao deve ser enquadrada na hiptese menos severa para o ru, ou seja, o pargrafo nico, do art. 1, tendo em vista a limitao, neste caso, sano patrimonial a ser aplicada contra o agente.

DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Na hiptese de o ato praticado ser discricionrio, em que pese o agente pblico competente poder exerc-lo segundo critrios de convenincia e oportunidade, a exigncia de lei possibilitando-lhe a realizao desse juzo de valor medida que se impe. (CESPE/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Para a criao de autarquia, a Constituio Federal de 1988 estabelece apenas a necessidade de edio de lei ordinria especfica. (CESPE/2013) DICA - SERVIDOR PBLICO: DESVIO DE FUNO - Na hiptese de servidor pblico passar a exercer atribuies diversas daquelas que correspondem s do cargo para o qual foi nomeado e empossado por determinao superior, caso seja reconhecido o desvio de funo, ser-lhe-o devidas as diferenas salariais decorrentes. (CESPE/2013) DICA - LEI 8.112/90 - No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. (FCC/2013) No confundam a previso do art. 37, IV, da CF (pode abrir novo concurso), com a do art. 12, 2, da Lei 8.112/90 (no pode abrir novo concurso).

55

Dicas Alexandre Medeiros


A CF no obriga que as Administraes permitam a abertura de novo concurso, o que ela determina que, sendo aberto um novo concurso, os candidatos aprovados no concurso anterior sejam chamados com prioridade. Apenas isso. Quem vai dizer se poder ou no ser aberto um novo concurso, dentro da vigncia de um anterior, cada entidade governamental dentro de sua autonomia poltica. Sendo assim, em relao Fazenda Pblica Federal (Unio, Autarquias e Fundaes Pblicas federais), a Lei 8.112/90 j determinou a vedao de abertura de um novo concurso. Mas ATENO: se todos os candidatos aprovados j foram chamados, evidentemente, poder ser aberto um novo concurso mesmo na vigncia do anterior. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Pode-se conceituar os atos administrativos como manifestaes de vontade do Estado, as quais so dotadas de alguns atributos. Dentre eles, destaca-se a PRESUNO DE LEGITIMIDADE E VERACIDADE, que consiste na presuno de que o ato praticado est conforme a lei e de que os fatos atestados pela Administrao so verdadeiros, admitindo, no entanto, prova em contrrio. (FCC/2013) PRESUNO RELATIVA = JURIS TANTUM DICA - ATOS ADMINISTRATIVOS/PODERES - Se determinada lei prev diversas penalidades administrativas para uma infrao e indica o processo de apurao dessa infrao. Neste caso, a APLICAO DA PENALIDADE e o PROCESSO PARA VERIFICAO DA INFRAO so atos administrativos DISCRICIONRIO e VINCULADO, respectivamente. DVIDAS: 1 - No, no exclusivo do poder de polcia. O mesmo ocorre em relao ao poder disciplinar. 2 - Quando a Adm. Pblica pune uma concessionria qual o poder? R: poder disciplinar, tendo em vista que a concessionria uma pessoa particular, mas que tem um vnculo especfico com a Adm. Pblica, decorrente do contrato de concesso, de forma que ela est sujeita disciplina interna administrativa. DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. (FCC/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - Presuno de legitimidade diz respeito conformidade do ato com a lei, presumindo-se, at prova em contrrio, que o ato foi emitido com observncia da lei. (FCC/2013) DICA - ATO ADMINISTRATIVO - O atributo da executoriedade permite Administrao o emprego de meios de coero para fazer cumprir o ato administrativo. (FCC/2013) OBS. Somente o poder de polcia possui esse atributo; o poder disciplinar no possui. 56

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - ATO ADMINISTRATIVO - A tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados resultados. (FCC/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA: EMPRESAS ESTATAIS - As empresas estatais submetem-se ao regime jurdico tpico das empresas privadas, aplicandose a elas, no entanto, algumas normas de direito pblico, como submisso regra do concurso pblico para contratao de servidores pblicos. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - Segundo a Lei no 9.784/99, que trata do Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros. O comparecimento consulta pblica: no confere, por si, a condio de interessado do processo, MAS CONFERE o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - De acordo com a Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal: vedada a cobrana de despesas processuais, salvo as previstas em lei. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - Segundo a Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, a aplicao retroativa de nova interpretao e a cobrana de despesas processuais so, respectivamente: vedada e admitida em situaes excepcionais previstas em lei. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - Nos termos da Lei no 9.784/99, o administrado que detm a condio de interessado em determinado processo administrativo tem direito a: cincia da tramitao do processo, vista dos autos, obteno de cpias de documentos nele contido e conhecimento das decises proferidas. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - A Lei no 9.784/99, que trata dos processos administrativos no mbito da Administrao Pblica Federal, traz princpios a serem obedecidos pela Administrao Pblica. A mesma lei tambm prev os critrios que sero observados nos processos administrativos, entre eles, a adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Referido critrio refere-se ao princpio da: Proporcionalidade. (FCC/2013) DICA FCC - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - De acordo com a Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da

57

Dicas Alexandre Medeiros


Administrao Pblica Federal: vedada a cobrana de despesas processuais, salvo as previstas em lei. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - As normas sobre processo administrativo postas na Lei no 9.784/99 aplicam-se aos: rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio da Unio, no que se referir ao desempenho de funes administrativas atpicas. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - No curso de processo administrativo, a autoridade responsvel pela conduo do mesmo deixou de dar-lhe regular andamento. O interessado, com o objetivo de entender as razes da paralisao, solicitou cpia dos principais documentos integrantes dos autos. De acordo com as disposies da Lei no 9.784/99: o interessado pode formular alegaes e apresentar documentos, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. (FCC/2013) DICA - LEI 9.784/99 (PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL) - Em processo administrativo, tendo por objeto reconhecimento de pretenso de administrado em face de rgo da Administrao pblica federal, foi proferida deciso negando o pleito. O interessado apresentou recurso, tempestivamente, porm o fez perante autoridade incompetente. De acordo com as disposies da Lei no 9.784/99, o recurso: no ser conhecido, sendo indicado ao recorrente a autoridade competente e devolvido o prazo para apresentar o recurso. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - Representam condutas do servidor que correspondem, respectivamente, a um DEVER e a uma PROIBIO expressamente previstos na Lei no 8.112/90: representar contra abuso de poder e participar de gerncia de sociedade privada comercial. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - De acordo com a Constituio Federal, a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico. Tal comando constitucional traz como consequncia a antijuridicidade do provimento de cargo pblico mediante: transposio. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - A acumulao da percepo de vencimentos de cargo pblico efetivo com proventos de inatividade, nos termos da Lei no 8.112/90, : permitida, desde que se esteja diante de hiptese de remuneraes que tambm fossem cumulveis durante o perodo de atividade. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - Determinado servidor pblico foi demitido aps regular processo administrativo, no qual foi devidamente assegurada sua ampla defesa. Pretendendo invalidar essa deciso, que entende ter incorrido em equivocada interpretao dos fatos, poder: ajuizar ao judicial pleiteando sua reintegrao ao cargo, cumulando pedido de ressarcimento de todas as vantagens. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - Nos termos da Lei no 8.112/90, as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior: podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. (FCC/2013) 58

Dicas Alexandre Medeiros


DICA - LEI 8.112/90 - Nos termos da Lei no 8.112/90, o servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por: semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. (FCC/2013) DICA - LEI 8.112/90 - Paulo, servidor pblico ocupante de cargo efetivo e exercendo funo comissionada de Chefia, retirou, sem autorizao da autoridade responsvel, documento interno da repartio em que atua. De acordo com o regime disciplinar previsto na Lei no 8.112/90, a conduta de Paulo enseja a aplicao de pena de: advertncia. (FCC/2013) DICA - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A respeito das entidades integrantes da Administrao indireta correto afirmar que: as empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica submetem- se ao regime tributrio prprio das empresas privadas. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - As autarquias integram a Administrao indireta. So pessoas: jurdicas de direito pblico, criadas por lei, com capacidade de autoadministrao, mas sujeitas ao poder de tutela do ente que as criou. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - As empresas estatais submetem-se ao regime jurdico tpico das empresas privadas, aplicandose a elas, no entanto, algumas normas de direito pblico, como: submisso regra do concurso pblico para contratao de servidores pblicos. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) 0 ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Distinguem-se as autarquias das sociedades de economia mista que exploram atividade econmica, dentre outras caractersticas, em funo de: serem criadas por lei, bem como em funo de seu regime jurdico de direito pblico. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ADMINISTRAO PBLICA - A Emenda Constitucional n. 19, de 1998, instituiu a possibilidade de ampliao da autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta mediante: contrato de gesto, firmado entre os administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - A criao de empresas estatais e de autarquias expresso de: descentralizao, na medida em que permite a transferncia da titularidade de servios estatais para outros entes, ainda que no integrem a Administrao direta do Estado. (FCC/2013) 1. Descentralizao por outorga, servio, funcional ou tcnica: TITULARIDADE + EXECUO/PRESTAO. 2. Descentralizao apenas. por delegao ou colaborao: EXECUO/PRESTAO,

59

Dicas Alexandre Medeiros


REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - caracterstica do regime jurdico das entidades da Administrao Indireta: a ausncia de subordinao hierrquica entre as pessoas administrativas descentralizadas e os rgos da Administrao Direta responsveis pela sua superviso. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - Em relao s empresas estatais, correto afirmar que: se submetem ao regime jurdico tpico das empresas privadas, com derrogaes por normas de direito pblico. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - No que se refere organizao administrativa, correto afirmar que: As empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, no obstante sua instituio seja autorizada por lei especfica. (FCC/2013) REVISO - TRT 5R (BA) - ORGANIZAO ADMINISTRATIVA - O Estado da Bahia pretende instituir pessoa jurdica e a ela atribuir a titularidade e a execuo de um determinado servio pblico, que de sua exclusiva titularidade. Pretende, ainda, atribuir referida pessoa personalidade jurdica de natureza pblica, com igual capacidade e dotada de todos os privilgios e prerrogativas suas. Para tanto, dever: criar autarquia estadual, por meio de lei especfica. (FCC/2013)

60

Anda mungkin juga menyukai