Anda di halaman 1dari 3

Perspectiva do Sacerdcio Aarnico

MII-2 Princpios do Sacerdcio O sacerdcio o poder e a autoridade de Deus; sempre existiu e continuar a existir para sempre (ver Alma 13:78; D&C 84:1718). Por meio do sacerdcio, Deus criou e governa os cus e a Terra. Por meio desse poder, Ele exalta Seus filhos obedientes, levando a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem (Moiss 1:39; ver tambm D&C 84:3538). Na mortalidade, o sacerdcio o poder e a autoridade que Deus d ao homem para agir em todas as coisas necessrias para a salvao dos filhos de Deus. As bnos do sacerdcio esto ao alcance de todos os que recebem o evangelho. O sacerdcio divide-se em duas partes: o Sacerdcio Aarnico e o Sacerdcio de Melquisedeque. O Sacerdcio Aarnico o sacerdcio menor, que um apndice do () Sacerdcio de Melquisedeque (ver D&C 107:1314). chamado de Sacerdcio Aarnico porque foi conferido a Aaro, o irmo de Moiss, e aos filhos de Aaro. O Sacerdcio Aarnico inclui as chaves da ministrao dos anjos, do evangelho do arrependimento, e do batismo por imerso para a remisso de pecados (ver D&C 13:1; 84:2627; 107:20). Os portadores do Sacerdcio Aarnico podem ser autorizados a ministrar as ordenanas exteriores do batismo e do sacramento (ver D&C 107:14). O bispo o presidente do Sacerdcio Aarnico na ala. Como parte dessa responsabilidade, ele administra os assuntos seculares, como o bem-estar e as finanas da ala (ver D&C 107:68). O Sacerdcio de Melquisedeque o sacerdcio maior. Ele est presente e operante sempre que a Igreja de Jesus Cristo est na Terra em sua plenitude. A princpio ele se chamava Santo Sacerdcio segundo a Ordem do Filho de Deus. Mas por respeito ou reverncia ao nome do Ser Supremo, a fim de se evitar a repetio frequente de seu nome, eles, a igreja na antiguidade, deram a esse sacerdcio o nome de Melquisedeque ou seja, Sacerdcio de Melquisedeque (D&C 107:34). Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote (D&C 107:2) que viveu na poca de Abrao. Ofcios e Deveres do Sacerdcio Aarnico Os ofcios do Sacerdcio Aarnico so dicono, mestre, sacerdote e bispo. Cada ofcio do sacerdcio tem direitos e responsabilidades de servio, inclusive a autoridade para administrar ordenanas do sacerdcio. As seguintes responsabilidades: Viver em retido e permanecer digno de exercer o sacerdcio. Dar um bom exemplo para os outros membros do qurum e da Igreja. Distribuir o sacramento (ver 20.4.3). Servir como ministro local [designado] para zelar pela igreja (D&C 84:111). Deve admoestar, explicar, exortar e ensinar e convidar todos a virem a Cristo (D&C 20:59). Estar com os membros e fortalec-los (D&C 20:53). Uma maneira de fazer isso servir como mestre familiar.

Certificar-se que no haja iniquidade na igreja nem aspereza entre uns e outros nem mentiras, maledicncias ou calnias (D&C 20:54). Pregar, ensinar, explicar, exortar () e visitar a casa de todos os membros, exortando-os a orarem em voz alta e em segredo e a cumprirem todas as obrigaes familiares (D&C 20:4647). Administrar o sacramento oficiando na mesa do sacramento. Propsitos do Sacerdcio Aarnico Os rapazes esto em uma fase de preparao e crescimento espiritual individual. Portanto, os pais, o bispado e outros lderes do Sacerdcio Aarnico ajudam cada rapaz a: 1. Converter-se ao evangelho de Jesus Cristo e seguir seus ensinamentos. 2. Servir fielmente em chamados do sacerdcio e cumprir as responsabilidades de seu ofcio no sacerdcio. 3. Prestar servio significativo. 4. Preparar-se e viver de modo a ser digno de receber o Sacerdcio de Melquisedeque e as ordenanas do templo. 5. Preparar-se para servir em uma misso de tempo integral honrosamente. 6. Adquirir o mximo de instruo possvel. 7. Preparar-se para tornar-se um digno pai e marido. 8. Respeitar devidamente as mulheres, moas e crianas. Os pais e os lderes ajudam os rapazes a cumprirem esses objetivos por meio das noites familiares, do estudo das escrituras em famlia, das reunies, atividades e entrevistas, incentivando-os a participar do programa Dever para com Deus (ver 8.12). Ser Dignos de usar o Sacerdocio. Cumpri sua responsabilidade: Pessoais, familiar, espiritual, servir misso, casar no templo,ser bom pai e marido, futuro lder na igreja. Papel dos Pais e dos Lderes da Igreja Os pais so os principais responsveis pelo bem-estar espiritual e fsico dos filhos (ver D&C 68:2528). O bispado e outros lderes do Sacerdcio Aarnico apoiam, mas no substituem os pais nessa responsabilidade. Eles oferecem apoio da seguinte maneira: Auxiliam os pais a ajudar os filhos a prepararem-se para as ordenaes ao sacerdcio, a investidura no templo, o servio missionrio de tempo integral, o casamento no templo e a paternidade. Incentivam a comunicao entre os rapazes e seus pais. Asseguram-se de que as atividades do qurum e outros eventos dos jovens no sobrecarreguem as famlias nem entrem em conflito com as atividades familiares. Os lderes devem ter ainda mais sensibilidade com os rapazes que no tm forte apoio no lar para viver o evangelho.

Thomas S. Monson, [Vinde], Filhos do Senhor, A Liahona,maio de 2013, p. 66 Segundo item em nossa frmula, planejem a vida com propsito.

Talvez nenhuma outra gerao de jovens tenha se deparado com decises to abrangentes quanto a juventude de hoje. preciso preparao para os estudos, para a misso e para o casamento. Para alguns, o servio militar est includo. A preparao para a misso comea bem cedo. Alm da preparao espiritual, os pais sbios proveem meios para que o jovem filho possa comear desde a infncia a fazer seu fundo missionrio pessoal. Ele bem pode ser incentivado, no transcorrer dos anos, a estudar um idioma estrangeiro, para que, se necessrio, suas habilidades lingusticas possam ser utilizadas. Um dia chegar o glorioso momento em que o bispo e o presidente da estaca vo convidar o rapaz para uma conversa. A dignidade ser avaliada, a recomendao missionria ser preenchida. Exercer a Autoridade do Sacerdcio em Retido O sacerdcio deve ser usado para abenoar a vida de outras pessoas. Os lderes eficazes do sacerdcio presidem com amor e bondade. No procuram impor sua vontade aos outros. Em vez disso, aconselham-se com outras pessoas e procuram chegar a um consenso por meio de revelao. O Senhor disse que o poder do sacerdcio no pode ser usado a no ser com retido (ver D&C 121:36). A maneira certa de utilizar o sacerdcio por meio de persuaso, longanimidade, brandura, mansido, amor sincero e bondade (ver D&C 121:36, 4142). Se um homem tenta fazer mau uso do poder do sacerdcio, os cus se afastam; o Esprito do Senhor se magoa e, quando se afasta, amm para o sacerdcio ou a autoridade desse homem (D&C 121:37).

Magnificar os Chamados do Sacerdcio Os portadores do sacerdcio magnificam seu chamado quando ministram em seu prprio lar e a outros santos e quando cumprem conscienciosamente as responsabilidades que lhes foram dadas. O Senhor aconselhou: Todo homem aprenda seu dever e a agir no ofcio para o qual for designado com toda diligncia (D&C 107:99). Os portadores do sacerdcio magnificam seu chamado quando servem com diligncia, ensinam com f e testemunho e elevam, fortalecem e promovem as convices referentes retido na vida daqueles por quem so responsveis.

Anda mungkin juga menyukai