Anda di halaman 1dari 1
TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO Inhouse services, uma filosofia de continuidade Texto: David

TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD

EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO

TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO Inhouse services, uma filosofia de continuidade Texto: David
  • Inhouse services, uma filosofia de continuidade

Texto: David Ferreira

Enquanto interveniente internacional no mundo do trabalho, a Randstad desempenha um papel crucial de intermediário entre clientes e candida- tos. Cumprir esta função envolve vários aspetos:

primeiro desenvolver carreiras, proporcionando os talentos certos aos clientes, ajudando-os a manter a agilidade, a flexibilidade e a competitivi- dade; depois, abrir caminho para mercados labo-

rais modernos em todas as áreas à escala nacional e internacional; finalmente, proporcionar um local de trabalho gratificante para os colaboradores. De uma forma genérica, o mercado laboral global sofre rápidas mudanças, levando as empresas a focarem-se na redução de riscos e tempos, en- quanto paralelamente melhoram a eficiência e a produtividade. Estas mudanças criam conflitos/ desafios, a dois níveis:

  • - Em ambientes extremamente dinâmicos, devido

à redução dos ciclos de vida de produtos e servi- ços, expansão para os mais variados mercados (mais competitivos, preço reduzidos…) e aumen- to da complexidade de processos (legislação, tec- nologias de informação, logística…).

Numa relação empá- tica e informal entre parceiros e candidatos, formamos uma equipa onde o foco é encontrar o candidato certo, com um serviço à medida das necessidades.

mesmo tempo de produtividade, o que implica a garantia da continuidade dos recursos, salvaguar- dando assim a qualidade do trabalho. Neste sentido, nasceu em 1997 na Randstad Holan- da a área de negócio Randstad Inhouse Services. O desafio seria o aconselhamento de empresas do sector da produção, de logística e de serviços so- bre como os recursos humanos podem ser geridos de forma a alcançar máxima produtividade, reten- ção, flexibilidade e qualidade. Esta solução visa uma investigação contínua para minimizar o custo com o trabalho e todos os custos indiretos associados, resultando numa redução de custos no processo produtivo. Na sua base está o gestor de processo, que iden- tifica as necessidades qualitativas e quantitativas de trabalho da empresa cliente, através de quatro análises: da função e do posto de trabalho, das ne- cessidades de produção, do mercado laboral e dos custos com o trabalho. Esta «radiografia» potencia o aconselhamento so- bre flexibilidade ideal, processo de planeamento

e métodos de trabalho. Desta forma, os custos in- diretos com o trabalho podem ser reduzidos pela implementação das medidas e dos processos su- geridos. O valor da potencial redução de custos é reportado aos clientes numa base mensal, através de indicadores de performance – poupança de 5% a 10% dos custos atuais de mão de obra). Os indicadores de performance definidos como ‘target’ com o cliente serão alvo de análise e melho- ria; por exemplo, taxa de satisfação de pedidos, ab- sentismo, ‘turn-over’ ou performance dos trabalha- dores – são alguns dos elementos diferenciadores do serviço generalista de trabalho temporário. Quanto à operacionalização do serviço, os proces- sos são geridos por uma equipa (especialistas de conta), desenvolvendo as atividades, os processos e as funções dentro das instalações do cliente. O especialista de conta prepara os recursos em
quantidade e qualidade ajustada às necessidades do cliente e acompanha diariamente no local os colaboradores, certificando-se da promoção de continuidade e gestão de carreira em diferentes empresas clientes na região da sua residência. Acreditamos que através desta solução (serviço «Randstad Inhouse»), em conjunto com os traba- lhadores e as empresas clientes, estamos a moldar o mundo do trabalho, garantindo que a continuida- de criará satisfação e aumentará a produtividade.

  • - Na otimização de processos e custos de opera-

ção, transformando custos fixos em custos variá- veis, reduzindo custos operacionais para se torna- rem competitivos em novos mercados ( processos ‘lean’ e altamente produtivos). Em suma, empresas com grande volume e escala necessitam simultaneamente de uma organização flexível e altamente produtiva, no que denomina- mos como «dilema da flexibilidade». Este dilema resulta do facto de nas empresas exis- tirem necessidades de flexibilidade laboral para fazer face a picos e quebras de produção e ao

TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO Inhouse services, uma filosofia de continuidade Texto: David

A Randstad, que tem meio século

de existência, é a segunda maior em- presa de recursos humanos a nível mundial (tem presença em mais de quatro dezenas de países). Com uma posição de destaque em Portugal, conta com cerca de 350 colaboradores que fazem a gestão de aproximada- mente 28 mil trabalhadores colocados diariamente nos clientes do conti- nente e das ilhas). Os seus serviços incluem recrutamento e seleção, tra- balho temporário, ‘contact centres’, ‘outsourcing’, consultoria de tecnolo- gias de informação (TI) e formação.

https://www.randstad.pt/

TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO Inhouse services, uma filosofia de continuidade Texto: David

134

TRABALHO TEMPORÁRIO – RANDSTAD EDIÇÃO COM O PATROCÍNIO Inhouse services, uma filosofia de continuidade Texto: David