Anda di halaman 1dari 4

MdeMulher Sade Preveno e tratamento

Ser que estou grvida? Conhea os principais sintomas de gravidez


Algumas mulheres s percebem que esto grvidas quando a menstruao atrasa
Publicado em 08/02/2013 Por Marco Mesquita Contedo MDEMULHER

Tweet

E agora... ser que estou grvida? Foto: Getty Images

Nem sempre uma mulher percebe os sintomas de uma gravidez logo de primeira, afinal, alguns deles podem ser confundidos com outras condies hormonais. Para a maioria das mulheres, os sinais de uma gravidez s aparecem quando o vulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de a fertilizao ter acontecido. Outras, s percebem quando a menstruao no vem.

Melhores matrias do MdeMulher sobre gravidez

Principais sintomas da gravidez

Ser que estou grvida?

Plula do dia seguinte: quando tomar?

Compare sete tipo de anticoncepcionais

A plula serve s para evitar gravidez indesejada?

As principais causas da gravidez indesejada

Esclarea suas dvidas sobre o uso do anticoncepcional

Gravidez: confira solues para enjoos

Os principais sintomas de uma gravidez so: Atraso menstrual. Por que acontece? O organismo interrompe a menstruao a fim de preparar o tero para o feto. Inchao nos seios Por que acontece? O corpo passa a produzir hormnios que vo estimular a produo de leite. Clicas Por que acontecem? O tero est se adaptando para abrigar o embrio. Algumas mulheres ignoram o sintoma, j que ele pode ser associado menstruao. Nuseas e enjoos Por que acontecem? So relacionados s alteraes de olfato e paladar, que so comuns durante a gestao. Mas o enjoo pode variar de acordo com a mulher. Algumas sentem os sintomas logo no incio da gravidez, enquanto outras sentem aps o terceiro ms. Dores de cabea, tonturas e desmaios Por que acontecem? O fluxo sanguneo passa a ser mais intenso no perodo da gestao. A presso sangunea da mulher pode cair durante a gravidez, mas fique atenta, este no um sintoma frequente. Segundo o mdico Csar Eduardo Fernandes, graduado em medicina pela Faculdade de Cincias Mdicas da Santa Casa de So Paulo e presidente da SOGESP (Sociedade de Obstetrcia e Ginecologia do Estado de So Paulo), os sintomas so gradativos, e no acontecem simultaneamente. ''Os primeiros que aparecem so atraso menstrual e sensibilidade mamria, em seguida vem as clicas, parecidas com dores menstruais. Ao longo da gravidez, surgem os demais sintomas'', explica. Fique atenta: muito comum que as mulheres que ainda no tm certeza de que esto grvidas, confundam os primeiros sintomas com uma TPM. Em uma gravidez, os sintomas so mais fsicos, como enjoos e desmaios. Durante a TPM, os sinais so mais psicolgicos, como ansiedade e estresse. A ginecologista do Hospital das Clnicas de So Paulo, Mara Diegoli, alerta para o uso da plula do dia seguinte. ''Sabemos que nessa poca de Carnaval a garotada se empolga e acaba tendo relaes sem preservativos. Se isso acontecer, a primeira coisa que a mulher deve fazer ir uma farmcia e comprar a plula do dia seguinte'', conta.

A plula do dia seguinte tem efeito em at 72 horas, mas, claro, quanto mais voc demorar para tom-la, menores as chances de o efeito ser positivo. E caso voc esteja usando a plula diria, lembre-se de seguir a cartela risca. Teste de farmcia 100% seguro? ''No podemos dizer 100%, mas que os testes de farmcia passam dos 90% de chances de acerto, passam. a forma mais rpida para aquela mulher que no sabe se est grvida tirar a dvida'', explica Csar.

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/sera-estou-gravidaconheca-principais-sintomas-gravidez-733276.shtml

Anda mungkin juga menyukai