Anda di halaman 1dari 4

ESCOLA DE ENSINO FUND.

E MDIO TENENTE RGO BARROS DIRETORA: DEUSLIA NOQUEIRA PROFESSORES: FLIX IRAN LEONARDO POMPEU ALUNO(A): ___________________________________________ N_____ TURMA: 8A_ DATA: __/02/2011 SRIE: 8a Srie

TERMOLOGIA - CALORIMETRIA 1. CALORIMETRIA o ramo da Termologia que tem por objetivo o estudo do calor, suas formas e meios de propagao, sua medio e etc. 2. CALORIMETRIA Quando dois corpos a temperaturas diferentes so colocados em contato trmico, verifica-se que, aps certo tempo, ambos adquirem a mesma temperatura, denominada temperatura de equilbrio trmico. 4. ESTADOS FSICOS DA MATRIA Podemos encontrar uma substncia em trs fases distintas: slida, lquida e gasosa. Por exemplo, encontramos a gua na forma slida (gelo), na forma lquida (gua lquida) e na forma gasosa (vapor d'gua). a) ESTADO SLIDO No estado slido, as molculas encontram-se muito prximas, com uma forte interao entre elas, que lhes permite ligeiras movimentaes em torno de posies de equilbrio. Assim, devido a essas interaes, elas ocupam posies determinadas, formando uma estrutura regular denominada rede cristalina. O slido possui volume e forma definida. b) ESTADO LQUIDO No estado lquido, as molculas encontram-se mais afastadas umas das outras, porm existem entre elas foras apreciveis. No entanto, essas interaes so mais fracas que nos slidos, o que confere aos lquidos um comportamento totalmente diferente do comportamento dos slidos. A fraca interao entre as molculas permite a elas uma movimentao maior que nos slidos e explica o fato de o lquido possuir a forma do recipiente que o contm ou esparramar-se sobre um plano. c) ESTADO GASOSO No estado gasoso, a distncia entre as molculas muito grande quando comparada com suas dimenses. Por estarem muito afastadas umas das outras, a interao entre elas praticamente desprezvel, permitindo-lhes uma grande liberdade de movimentao. Devido grande distncia entre as molculas e interaes praticamente desprezveis, os gases possuem o volume e a forma do recipiente que os contm. Observao O 4o ESTADO DA MATRIA - PLASMA O plasma hoje identificvel como sendo o 4o estado da matria, representando 99,99% da matria visvel do Universo. Apesar de que, numa primeira vista, a existncia de plasma ser muito rara, podemos facilmente demonstrar que no o . Ou melhor, o fato que estamos acostumados a slidos,
1

Durante o processo transitrio, a agitao das partculas de A diminui, isto , a temperatura de A diminui. A agitao das partculas de B aumenta, isto , a temperatura de B aumenta. Nessas condies, podemos dizer que a energia de agitao (energia trmica) de A transfere-se para B. A energia trmica de A, ao fluir espontaneamente para B, recebe o nome de calor. Portanto:

evidente que, do exemplo, podemos afirmar que o calor flui espontaneamente dos corpos quentes para os corpos frios at que as temperaturas se igualem. 3. Sensaes Trmicas a) Quente: Quando recebemos calor. b) Frio: Quando perdemos calor.

www.estudefisica.com.br/etrb

lquidos e gases, estados bem raros e conhecidos da matria. A figura a seguir mostra vrios exemplos de plasmas. 5. MUDANAS DE ESTADO

c) CALEFAO a mudana do estado lquido para o estado gasoso, de forma extremamente rpida, que ocorre quando a temperatura muito maior que a temperatura de ebulio. 5. CALOR SENSVEL Quando levamos ao fogo um recipiente contendo gua, observamos que a temperatura da gua aumenta, pois ela recebe calor; mas, quando colocamos o recipiente contendo gua na geladeira, a sua temperatura diminui, pois ela perde calor. Quando o corpo cede ou recebe calor, variando apenas a sua temperatura, sem mudar o seu estado fsico, dizemos que ele recebeu ou cedeu calor sensvel.

6. CALOR LATENTE Quando levamos ao fogo um recipiente contendo gelo, observamos que o gelo se transforma em gua lquida medida que recebe calor da chama, e quando colocamos um recipiente contendo gua no congelador, observamos que ela se transforma em gelo (gua slida) medida que cede calor. Quando o corpo cede ou recebe calor, mudando seu estado fsico, mantendo a temperatura constante, dizemos que ele cedeu ou recebeu calor latente.

A vaporizao pode acontecer de trs formas: a) EVAPORAO a mudana do estado lquido para o estado de vapor temperatura ambiente. Esse processo lento e ocorre a qualquer temperatura ambiente, ou seja, mesmo nos dias mais frios de inverno. b) EBULIO a mudana do estado lquido para o estado de vapor, mudana rpida que ocorre temperatura constante, cujo valor determinado pela presso.

7. UNIDADE DE CALOR A quantidade de calor (Q), no Sistema Internacional de Unidades, medida em joule (J). Entretanto, por razes histricas, pode ser medida em caloria (cal). Essa unidade tambm chamada de pequena caloria. Biologistas e nutricionistas usam a grande caloria (Cal) ou quilocaloria (kcal). Uma quilocaloria igual a 1000 pequenas calorias. 1 Cal = 1000 cal = 1kcal Os Ingleses e norte-americanos usam a unidade trmica britnica, a British thermal unit, abreviada por Btu, que a quantidade de calor necessria para elevar de 1 grau Farenheit a temperatura de 1 libra de gua.
2

www.estudefisica.com.br/etrb

Observa-se ainda que a caloria obedece a seguinte relao com a unidade de energia no SI (o joule, J): 1 cal = 4,186 J 8. CAPACIDADE TRMICA (C)

10. CALOR ESPECFICO LATENTE (L) O calor especfico latente de mudana de estado, L, a quantidade de calor Q que um corpo, de massa m, recebe ou cede por unidade de massa, sem variar sua temperatura:

A unidade usual de calor especfico latente caloria por grama (cal/g) e no Sistema Internacional joule por quilograma (J/kg). EXERCCIOS A unidade de medida usual para capacidade trmica de um corpo a caloria por grau Celsius (cal/C) e, no Sistema Internacional, o joule por kelvin (J/K). 8. CALOR ESPECFICO SENSVEL (c) 1. Durante muito tempo acreditou-se que o calor era uma substncia que passava de um corpo para outro sob determinadas circunstncias. Hoje, entretanto, sabe-se que calor : a) Energia trmica; b) Trabalho; c) Energia em trnsito; d) Um fluido. 2. Dois corpos A e B com massas iguais e calores especficos diferentes, esto mesma temperatura. a) Se o calor especfico de A for maior que o calor especfico de B, B armazenar maior energia. b) Se o calor especfico de A for maior que o calor especfico de B, para baixar a temperatura dos corpos de 10 0C, A devera perder maior quantidade de calor. c) Se o calor especifico de A for maior que o calor especfico de B, A ceder calor mais rapidamente. d) Independente do calor especfico, os corpos armazenaro a mesma quantidade de calor 3. Para responder a esta questo, analise as afirmaes abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. O calor flui do corpo de maior quantidade de calor para o de menor quantidade de calor. II. Um corpo de calor especfico baixo se aquece rapidamente. III. Um corpo de calor especfico baixo um bom condutor de calor. a) Apenas I correta; b) Todas esto corretas; c) Todas esto incorretas: d) Apenas II e III esto corretas; 4. Dois corpos so postos em contato. O calor flui do corpo que tem: a) Maior quantidade de calor; b) Maior calor especfico; c) Menor calor especfico; d) Maior temperatura
3

A unidade de medida usual para calor especfico sensvel de uma substncia a caloria por grama e grau Celsius (cal /gC) e no Sistema Internacional de Unidade (SI) o joule por quilograma e Kelvin (J/kgK). 9. EQUAO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA Considerem um corpo de massa m, calor especfico sensvel c, inicialmente a uma temperatura T1. Esse corpo, ao receber uma quantidade de calor Q, tem sua temperatura elevada at T2.

Essa expresso chamada de equao fundamental da calorimetria . Ela mede a quantidade de calor sensvel Q trocada por um corpo de massa m e calor especfico c , quando sua temperatura varia T.

www.estudefisica.com.br/etrb

5. Durante o tempo em que um corpo estiver sofrendo mudana de estado fsico: a) Ele no estar recebendo calor; b) Sua temperatura permanecer constante; c) Sua temperatura variar; d) Ele receber calor sensvel; e) Sua massa aumentar. 6. Um corpo de 500 g liberou 250 cal quando sua temperatura variou de 80 oC para 30 oC. O calor especfico desse corpo em cal/g.oC : a) 0,01 b) 0,02 c) 0,03 d) 0,04 e) 0,05 7. Um corpo de calor especfico igual a 0,27 cal/goC e com 100 gramas de massa encontrase a uma temperatura de 25 oC, quando imerso em meio litro de gua a 15 oC. A temperatura de equilbrio do sistema supostamente isolado , em oC: a) 14,2 b) 15 c) 15,51 d) 16,4 e) 16,83 8. Ao receber 10000 cal de calor, um corpo de 50 g apresenta uma variao de temperatura de 100 oC. Determine: a) A capacidade trmica do corpo; b) O calor especfico do corpo. 9. Uma determinada substncia tem calor especfico 0,6 cal/g oC. Um corpo constitudo pr essa substncia recebe 1200 cal, sofrendo uma variao de temperatura de 80 oC. Determine: a) A capacidade trmica do corpo. b) A massa do corpo. 10. Em um vaso adiabtico (isolante trmico) colocam-se 400 g de gua a 10 oC e 20 g de gua, a 100 oC. Determine a temperatura de equilbrio. 11. Num vaso adiabtico contendo 2000g de gua a 0 oC jogado um bloco de chumbo a 140 o C. Quando atingiram o equilbrio trmico, a temperatura do conjunto era de 5 oC. Determine a massa do bloco de chumbo admitindo que o seu calor especfico vale 0,2cal/g oC. 12. Toque um objeto metlico e um objeto plstico. a) Qual deles voc sente mais frio? b) Qual deles voc considera que est a uma temperatura menor? 13. Um aluno, estudando termologia, constata que uma amostra de 200 g de gua sofreu uma variao de temperatura igual a 45oC. Qual a quantidade de calor recebida pela gua?

14. L-se em um rtulo de certo alimento enlatado que 100 g deste alimento fornece 80 cal. Considerando a ingesto de 250 g deste alimento pr uma pessoa gordinha, perguntase: a) Qual a quantidade de energia que est pessoa adquiriu via ingesto deste alimento, considerando que houve uma absoro digestiva de 90%? b) Supondo que uma caminhada de 1 minuto gaste 36 caloria de energia, quanto esta pessoa ter que caminhar para consumir 50% da energia adquirida durante a ingesto do referido alimento? c) Qual a variao de temperatura que a energia contida em 400 g desse alimento poderia provocar em 2000 g de gua pura, caso essa energia pudesse ser utilizada para aquecer gua? 15. Refaa o exerccio anterior para o caso da ingesto de 500g desse alimento. 16. Nos dias de vero, ao final da tarde, gua do mar fica mais morna do que pela manh. Usando conceitos fsicos, como voc explicaria esse fato? 17. Mesmo recebendo calor do Sol durante todo o dia, por exemplo, nem o oceano e nem a atmosfera aumentam em excesso sua temperatura. Usando conceitos fsicos, justifique por que essa grande quantidade de calor recebida causa uma pequena elevao de temperatura no oceano e na atmosfera. 18. Complete adequadamente o texto a seguir: Quando uma substncia pura sofre mudana de estado fsico, o calor recebido por ela , e quando a denominado de mudana provocada pela absoro de calor provoca mudana na temperatura do corpo, tal calor passa a ser chamado de __________ .

www.estudefisica.com.br/etrb

Anda mungkin juga menyukai