Anda di halaman 1dari 51

Questes e Exerccios para a Disciplina de

Microeconomia I
2007/2008

Joo Sousa Andrade Ana Abrunhosa Rita Martins Jlio Gomes www4.fe.uc.pt/jasa

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

ndice

Apresentao ........................................................................................................... 5 1. Economia como Cincia ....................................................................................7 2. Procura e Oferta: Quantidades e Preos .....................................................13 3. Elasticidade da Procura e da Oferta .............................................................21 4. Escolha do Consumidor: da Teoria da Utilidade Teoria da Indiferena ............................................................................................................. 25 5. A Estrutura de Custos das Unidades de Produo .................................. 29 6. Mercados com Concorrncia Perfeita .......................................................... 35 7. Monoplio e Concorrncia Imperfeita ..........................................................41 9. Procura e Oferta de Inputs ............................................................................ 45 10. O Mercado de Trabalho ................................................................................ 47 11. Falhas de Mercado ........................................................................................ 49

C.P. - 3/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

Apresentao

Este caderno de exerccios destina-se a dar apoio ao estudo da disciplina de Microeconomia I, bem como ao funcionamento das aulas prticas. composto por um conjunto de questes e exerccios que procuram abarcar todos os captulos, constituindo, assim, um instrumento de trabalho cuja finalidade permitir ao estudante uma melhor compreenso das matrias leccionadas.

frequente gerar-se o sentimento de que todas estas questes e exerccios devem ser resolvidos nas aulas prticas. Mas isto seria verdadeiramente impraticvel. O estudante tem o dever de resolver os exerccios que lhe so propostos nas aulas prticas, bem como os que a no forem objecto de reflexo ou resolvidos. As horas de atendimento dos docentes podem ser utilizadas para esclarecimento de dvidas surgidas na resoluo, e respostas, dos exerccios e questes.

Cada ponto do programa que aqui consta acompanhado da identificao dos objectivos fundamentais a serem prosseguidos pelas questes e exerccios a eles referidos.

C.P. - 5/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

C.P. - 6/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

1. Economia como Cincia


Objecto e mtodo em economia. O problema central da escassez. Bens e necessidades. A fronteira de possibilidades de produo (FPP). Deslocamentos da curva: avanos tecnolgicos diversos; aumento do stock de capital; aumento da fora de trabalho. O dilema da escolha na produo. A FPP e os custos de oportunidade. A lei dos custos crescentes. Oposio vs. complementaridade entre mercado e planificao. Pensar como um economista. Economia positiva e normativa.

1. No objecto da economia qual o papel reservado para o enriquecimento da Nao?

2. Esclarea o significado de individualismo metodolgico.

3. Comente: O individualismo metodolgico afasta do estudo da economia as instituies!

4. Os economistas usam frequentemente o conceito de modelo. Sabe distinguir um modelo de uma teoria?

5. Na sua opinio para que o homo economicus seja til necessrio que expresse de forma mais realista o homem da economia?

6. Na sua opinio as leis em economia tm um carcter determinista ou devem ser encaradas como tendncias, como propenses?

7. Esclarea o significado de refutar uma lei em economia.

8. Discuta o problema da refutabilidade tendo em ateno a hiptese ceteris paribus.

9. Comente: a hiptese ceteris paribus um inveno dos economistas para imunizarem as suas teorias!.

C.P. - 7/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

10. Num modelo as variveis exgenas so mais importantes que as endgenas?

11. Nos modelos dos economistas as variveis exgenas no exercem influncia sobre as variveis endgenas?

12. Os modelos so caracterizados: a) pelas variveis endgenas; b) pelas variveis exgenas; c) pelas relaes entre as variveis endgenas e estas e as exgenas; d) por a) e b) e no c); e) por a), b) e c). Justifique a sua resposta.

13. Um modelo tem de reflectir de forma exclusiva uma teoria?

14. Comente a seguinte observao: Um bem econmico algo de material enquanto um servio no..

15. Comente a afirmao: Fumar uma necessidade..

16. Como define o conceito de escassez?

17. Comente a seguinte frase: Os automveis no so escassos pois circulam automveis em nmero excessivo. As vias de transporte, essas sim, so escassas!.

18. Porque motivo se apresentam aos economistas as escolhas alternativas como importantes?

19. D uma classificao de factores de produo. Pensa que nessa classificao a capacidade de organizao do factor trabalho, recursos naturais e capital deve ser includa?

C.P. - 8/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

20. Sabe o que procura representar a curva da fronteira das possibilidades de produo?

21. Suponha que numa economia se produzem dois bens: Roupa e Comida. A utilizao de todos os recursos disponveis durante uma semana, conduz, entre outras, s seguintes alternativas de produo: Alternativas Roupa Comida A 0 9 B 3 7 C 5 4 D 6 2 E 7 0 a) Represente num grfico aquelas possibilidades de produo (X: Roupa, Y: Comida). Como designa a curva que obteve? b) D exemplos de como possvel aumentar a produo de Roupa e Comida sem alterar a dotao de factores. c) Como se reflecte na curva que acabou de fazer o problema da escassez? d) Comente o facto de a produo efectiva ser de 3 unidades de Roupa e de 5 unidades de Comida. e) A curva da FPP representa combinaes mximas ou mdias de produo? f) De quanto decresce a produo de Roupa quando a produo de Comida passa de: (i) 2 unidades para 7; (ii) 2 unidades para 9? g) Suponha que em dado perodo a curva FPP registou um deslocamento para a direita. Imagine trs possveis deslocamentos. Quais as explicaes possveis para cada um destes casos? h) Suponha agora que o deslocamento no foi para a direita mas sim para a esquerda.

C.P. - 9/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

22. Suponha uma qualquer situao (um ponto) numa daquelas curvas. Como designa o custo de produo de mais uma unidade de Roupa em termos da quantidade de Comida que poderia ter sido obtida?

23. Indique qual o custo de oportunidade de uma unidade de Roupa nas situaes B e C?

24. Suponha que numa dada economia e em dado momento os custos de oportunidade de uma unidade de Roupa so constantes em termos de Comida. a) Represente graficamente a FPP nesta economia. b) Comente a hiptese aqui considerada de custos de oportunidade constantes.

25. Considere agora que em dado momento e numa dada economia aqueles custos de oportunidade so decrescentes. Responda s alneas a) e b) do exerccio acima.

26. Suponha a produo de dois bens A e B. Admita que estejamos numa situao de esgotamento de alguns recursos naturais e que a produo de A, ao contrrio do que acontece com B, dependente de recursos naturais. a) Represente a curva da FPP em momentos diferentes do tempo onde aquele esgotamento seja notrio. b) Em cada uma daquelas curvas analise o que aconteceu aos custos de oportunidade de produo do bem B.

27. Os valores da produo e do capital fsico de uma dada empresa so variveis stock ou fluxo? Justifique.

28. Classifique as seguintes variveis como fluxo ou stock: a) O salrio de um funcionrio pblico; b) O nmero de funcionrios da Faculdade de Economia; c) Os direitos de autor dos Beatles.

C.P. - 10/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

29. Suponha que representou num grfico a evoluo temporal de uma varivel stock (A) e de uma varivel fluxo (B). Tome dois pontos correspondentes a dois momentos de tempo diferentes e comente o significado de A e B entre esses dois pontos.

30. Como caracteriza em traos gerais o sistema econmico capitalista?

31. Conhece o significado genrico de equilbrio geral e ptimo individual quando se trata do capitalismo concorrencial?

32. Sabe o que se procura designar por intervencionismo estatal na economia? D alguns exemplos do intervencionismo estatal na economia portuguesa.

33. Quais as principais formas de propriedade dos meios de produo em economias socialistas?

34. Qual o papel reservado planificao em economias socialistas?

35. Na sua opinio o mercado desempenhava algum papel em economias socialistas?

36. Aponte algumas medidas gerais de reforma de que tenha conhecimento nos pases de economia planificada.

37. Distinga as formas de circulao da informao nas economias de sistema capitalista e socialista.

38. Como se faz a circulao de informao nas economias capitalistas actuais?

C.P. - 11/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

C.P. - 12/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

2.

Procura e Oferta: Quantidades e Preos

As curvas da procura individual e do mercado. Deslocamentos da curva da procura. Bens substitutos e bens complementares. Bens normais e bens inferiores. A curva da oferta. Deslocamentos da curva da oferta. O mercado e a determinao do preo. Preos mximos e mnimos.

39. Porque razo a curva da procura decrescente e no crescente?

40. Um dado agente econmico apresenta os seguintes desejos de compra, em face dos preos, de trs bens (A, B e C): A B C Preo Quant. Preo Quant. Preo Quant. 10 0 2 100 3.5 100 20 0 3 90 4 50 30 5 4 60 4.5 10 40 10 5 30 5 9 50 30 6 5 5.5 8 Represente graficamente, para cada bem, os planos de compra deste agente.

41. Considere uma economia com trs consumidores do bem A. Nessa economia a seguinte a relao entre preo e quantidade procurada desse bem A: Preo 10 9 7 6 5 4 3 Ag. X 10 25 40 50 60 80 100 Ag. Y 0 0 0 5 6 7 9 Ag. Z 0 2 4 6 9 12 16

Represente graficamente as curvas de procura individuais e da procura total.

C.P. - 13/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

42. Suponha uma dada relao entre o preo de um bem A e a quantidade procurada desse bem. Aponte alguns factores que levem a alterar aquela relao. Nesta altura a hiptese ceteris paribus diz-lhe alguma coisa?

43. Retome o exerccio 41 e suponha: a) o rendimento do agente X diminui 50%; b) o rendimento do agente Y aumentou 50%; c) a) e b) em conjunto. Represente graficamente as consequncias de a), b) e c).

44. Considere a representao seguinte da procura de um bem por parte de um indivduo.

Represente a nova curva da procura quando se registar: a) aumento do rendimento do indivduo; b) aumento do preo de mercado de todos os outros bens que consome; c) aumento da sua preferncia por um bem substituto de A; d) aumento do preo de um bem substituto de A.

C.P. - 14/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

45. Suponha dois bens A e B. Considere as seguintes relaes entre quantidades procuradas e preos. (a) (b) (c)

Classifique os bens A e B em cada um daqueles possveis casos [(a), (b) e (c)].

46. D exemplos de bens substitutos e bens complementares.

47. Distinga, dando pelo menos um exemplo, bem inferior de bem normal.

48. Suponha que o bem B complementar de A e que C um bem substituto de A. Quais as consequncias sobre as quantidades procuradas de A de: a) subida do preo do bem B? b) descida do preo do bem C?

49. Defina curva de oferta de um dado bem. Compare essa definio com a da curva da procura.

50. Em seu entender a curva da oferta de um bem traduz o comportamento dos agentes que pretendem vender tendo em conta as preferncias dos que pretendem comprar esse bem?

51. Porque razo a curva da oferta sempre crescente? No poder ser horizontal ou mesmo decrescente? Justifique a sua resposta.

C.P. - 15/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

52. A curva da oferta individual do bem X definida pelos valores apresentados na seguinte tabela: Preo de X 4 5 6 7 8 9 Quantidade Preo de Y oferecida 26 1 53 1 81 1 98 1 110 1 121 1

a) Represente graficamente a curva da oferta do bem X. b) Considere que Y o principal factor de produo do bem X. Quando duplica o preo de Y, as quantidades oferecidas do bem X diminuem para metade. Tendo em conta esta nova situao refaa a tabela anterior e represente a curva da oferta correspondente. c) Suponha que neste mercado existem 100 produtores com idnticas funes de custo. Construa uma tabela semelhante inicial com os pares de valores da funo oferta de mercado do bem X.

53. Considere um mercado de carne de vaca. Indique qual o impacto na oferta dos seguintes factos: a) o aparecimento da doena das vacas loucas; b) o aumento do nmero de estabelecimentos de venda de hambrgueres; c) a diminuio da populao dedicada actividade pecuria; d) o aumento dos preos dos seguros agrrios e pecurios; e) o surgimento de medicamentos que reduzem a mortalidade do gado; f) chuvas torrenciais que destroem o pasto na Argentina (1 produtor mundial de carne de vaca).

54. Quais as influncias na curva da oferta de um bem de: a) aumento dos custos de produo; b) avanos tecnolgicos na sua produo; c) acrscimo de impostos sobre a actividade de produo;

C.P. - 16/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

d) acrscimo da taxa do IVA; e) reduo substancial no nmero de empresas produtoras do bem.

55. Suponha que os seguintes preos e quantidades representam o comportamento de um dado agente quanto a um bem: 12 14 16 18 20 22 Preo 10 Quantidade 100 100 100 100 100 100 120 Trata-se da procura ou da oferta?

56. Suponha que podemos classificar os comportamentos da procura e da oferta em dois grupos de agentes com as seguintes caractersticas: Quantidades Oferta A B 5 6 6 7 7 9 8 12 9 16 10 21

Preo 1 1.5 2 2.5 3 3.5

Procura A B 25 10 20 10 15 10 10 10 5 10 0 10

a) Construa a curva da procura e da oferta global. b) Qual o preo de equilbrio? c) Classifique o comportamento de oferta B, em termos de elasticidade, relativamente a A. d) Classifique o comportamento da procura A e B.

C.P. - 17/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

57. Suponha a seguinte representao do mercado para o bem A:

a) Comente as seguintes observaes: (i) ao preo de oito u.m. a oferta excede a procura e o preo aumenta; (ii) para preos superiores a 10 u.m. a oferta vai satisfazer a procura; (iii) ao preo de 15 u.m. no se vender nenhuma unidade de bem A porque a oferta superior procura. b) Se em dada altura o preo do bem A for de 5 u.m., acha que possvel que se venham a transaccionar 100 unidades ao preo de 10 u.m.?

58. Considere que o mercado de um dado bem est em equilbrio. Quais as consequncias nesse mercado de: a) um deslocamento da curva da oferta para a direita; b) um deslocamento da curva da procura para a direita; c) um deslocamento da curva da oferta para a esquerda; e) um deslocamento da curva da procura para a esquerda.

59. Suponha que podemos representar a procura e a oferta de um dado bem atravs das duas seguintes funes: Q = -13.P + 520 Q = 13.P - 130 a) Qual o preo de equilbrio e a quantidade transaccionada no mercado desse bem? b) Considere agora que devido a algumas alteraes de ordem econmica que afectaram o comportamento dos consumidores (aproveite para sugerir quais) a nova funo da procura do bem vem dada por:

C.P. - 18/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

Q = -13.P + 600 Qual o novo preo e quantidade de equilbrio?

60. Comente a seguinte observao: Um crescimento simultneo da oferta e da procura logicamente impossvel!.

61. Suponha que dado mercado pode ser representado pelas seguintes funes procura e oferta:

Qt = 12.Pt 1 130 Qt = -13.Pt + 520


Qual o preo de equilbrio nesse mercado? O equilbrio estvel nesse mercado? (Considere que em t=1 o preo de 30 u.m.).

62. Considere as seguintes funes:

Qt = 13 Pt 1 130 Qt = -13 P + 520

Qt = 13 Pt 1 130 Qt = -10 P + 520

a) Qual o preo de equilbrio compatvel com aquelas funes de oferta e procura? b) Suponha uma situao inicial de equilbrio e que o preo passou a ser igual a 30 u.m.. Discuta a existncia de estabilidade nesses dois mercados.

63. Suponha que o mercado de um produto agrcola pode ser representado pelas duas seguintes funes:

Q = -50 + 19 P Q = 150 - P
a) Qual o preo e a quantidade de equilbrio? b) Considere que o Governo fixou o preo mnimo daquele bem em 15 u.m.. Que razes podero ter levado o Governo a adoptar tal atitude? Quais as consequncias da fixao do preo a esse nvel?

C.P. - 19/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

c) Suponha que depois de fixao desse preo, devido reduo do preo relativo dos outros produtos agrcolas, a funo que traduz o novo comportamento da oferta a seguinte:

Q = 25P 50
Comente a nova situao no mercado do referido produto agrcola. Encontra algumas semelhanas com a realidade portuguesa e europeias? Quais?

64. Suponha que a Figura em baixo traduz a situao de um dado mercado.

O Governo procurando baixar o preo de mercado que era de 14 u.m., fixa um preo mximo de 10 u.m.. a) Quais as consequncias de tal medida, no imediato e no longo prazo? b) Acha possvel que se negoceie em mercado negro aquele bem ao preo de 18 u.m.? E de 30 u.m.? c) D exemplos de mercados em que por vezes esta actuao dos Governos existe.

C.P. - 20/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

3.

Elasticidade da Procura e da Oferta

Elasticidade preo da procura. Elasticidade cruzada: bens complementares e substitutos. Elasticidade rendimento. Elasticidade da oferta.

65. Defina elasticidade preo da procura e explique em que medida este conceito pode ser til para a tomada de deciso relativa ao preo de venda dos produtos.

66. Considere dois comportamentos da procura de um mesmo bem assim representados:

Q1 = 10 0.3P Q2 = 100 P 1.2


Qual o valor da elasticidade em cada uma das funes para P = 0.2; 1.2 e 3.

67. Suponha que a procura de um bem dada por

Qd =

aP b

Onde P o preo do bem, a e b so constantes positivas. a) Qual a quantidade procurada quando o preo : P = a; P = a/2; P = 0? b) Represente graficamente esta funo procura. c) Qual a elasticidade preo da procura quando P = a; P = a/2; P = 0? d) Mostre que quando a/2 < P < a a elasticidade preo da procura superior a um em valor absoluto. e) Mostre que quando 0 < P < a/2 a elasticidade preo da procura inferior a um em valor absoluto. f) Com base nos resultados obtidos, comente a seguinte afirmao: Se uma funo representada por uma curva com declive constante (isto , uma recta), ento essa funo tem elasticidade constante.

C.P. - 21/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

68. Em que casos ser maior a elasticidade preo da procura para os seguintes bens e servios: a) um livro de texto obrigatrio ou um livro de texto recomendado; b) a electricidade para uso domstico ou electricidade para uso industrial; c) viagens de comboio durante os dias teis ou no fim-de-semana; d) vinho de mesa ou vinho de qualidade; e) jornais dirios ou revistas cor-de-rosa; f) batata natural ou batata pr-cozinhada.

69. Traduza de forma analtica a Lei de King.

70. De entre as duas curvas de procura seguintes qual escolheria para representar a procura de produtos agrcolas em geral?

71. Considere as seguintes Figuras que traduzem diferentes situaes de mercado. Qual delas poder traduzir a Lei de King?

72. Explique o conceito de elasticidade rendimento da procura. Porque tende a elasticidade rendimento da procura de alimentos a ser baixa nos pases ricos?

C.P. - 22/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

D exemplos de bens e servios para os quais a procura apresenta uma elevada elasticidade rendimento nestes pases. Daria os mesmos exemplos no caso dos pases mais pobres?

73. Calcule a elasticidade da oferta considerando a curva da oferta P = 10 + 3Q para cada um dos seguintes casos: a) P = 25 e Q = 5; b) P = 40 e Q = 10; c) P = 70 e Q = 20.

74. Diga, justificando, se a elasticidade da oferta de mercado maior ou menor do que 1 para as seguintes situaes: a) As empresas no encontram trabalhadores para aumentar a sua produo; b) Saem empresas do mercado; c) A produo utiliza matria prima muito escassa; d) Existem milhares de empresas que oferecem o mesmo produto.

75. Discuta se as seguintes afirmaes so verdadeiras ou falsas: a) Se a quantidade procurada de um bem no se altera quando o preo de outro bem varia, a elasticidade cruzada da procura entre esses dois bens igual a 1.; b) Se a procura de determinado bem inelstica, ento se o preo desse bem aumentar a despesa do consumidor com o mesmo diminui.; c) O leo e o azeite, a manteiga e a margarina, o ch e o caf, so considerados bens substitutos. Isto significa que a elasticidade (preo da procura) cruzada deve ser positiva.; d) Os bens de primeira necessidade tm procura mais rgida do que os bens suprfluos. Isso significa que quando o rendimento aumenta, sobe o consumo de bens suprfluos, e desce o peso na despesa dos bens de primeira necessidade.;

C.P. - 23/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

e) Se um bem inferior, isto significa que a sua elasticidade preo da procura negativa..

76. Discuta se as seguintes afirmaes so verdadeiras ou falsas, em relao elasticidade rendimento: a) Se algum gasta sempre a mesma proporo de rendimento num determinado bem, ento a elasticidade rendimento da procura desse bem nula.; b) Quando h uma recesso econmica os bens onde mais se sente o seu impacto so os que apresentam uma elasticidade rendimento maior.; c) Um bem normal se a sua elasticidade rendimento da procura negativa.; d) O leite um bem necessrio, logo a sua elasticidade rendimento menor do que um..

77. Identifique as principais determinantes da elasticidade preo da procura e da oferta.

78. Represente um mercado por uma funo da procura e uma funo da oferta com elasticidades constantes.

C.P. - 24/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

4.

Escolha do Consumidor:

da Teoria da Utilidade Teoria da Indiferena


A utilidade total e a utilidade marginal. Utilidade marginal decrescente e satisfao mxima. Da utilidade marginal ao comportamento de procura. O excedente do consumidor. As preferncias do consumidor: a curva de indiferena e a taxa marginal de substituio. Escolhas do consumidor: a restrio oramental e o equilbrio do consumidor. Respostas do consumidor a variaes do preo e do rendimento.

79. Suponha que as utilidades totais associadas ao consumo de 1, 2, 3 e 4 unidades do bem A so respectivamente 10, 14.5, 18 e 21. Quais os valores atribudos s correspondentes utilidades marginais?

80. A utilidade total atribuda ao consumo de 5 unidades de um bem A de 21 e a utilidade atribuda a cada nova unidade que consome sucessivamente de 2.4, 2.3, 2.1, 1.9, 1.7 e -2.4. Faa o grfico com a curva da utilidade total e comente-o. A partir da curva da utilidade total esclarea o significado de utilidade marginal.

81. Utilizando o conceito de utilidade marginal explique porque razo a curva da procura decrescente e no crescente?

C.P. - 25/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

82. Suponha que o quadro seguinte caracteriza o comportamento de um dado agente quanto ao consumo de dois bens, A e B. Utilidade Total Utilidade Marginal N. A B A B 1 70 70 100 2 135 95 3 195 90 4 250 82 5 300 442 75 6 507 45 7 562 40 8 607 35 9 639 30 10 659 20 11 664 10 12 ----2 ---a) Preencha as restantes casas do quadro apresentado. b) Suponha que o preo de A de 1 u.m. e o de B de 2 u.m.. (i) o agente em questo seria racional ao escolher: (i.1). 3 unidades de A e 4 unidades de B? (i.2) 4 unidades de A e 5 unidades de B? (i.3) 3 unidades de A e 3 unidades de B? (i.4) 5 unidades de A e 5 unidades de B? (i.5) 9 unidades de A e 8 unidades de B? (ii) Nos casos afirmativos indique tambm o montante da despesa respectiva. c) Suponha agora que o preo de A era de 2 u.m. e o de B de 3 u.m.. (i) Quais as quantidades de A e de B que deixariam satisfeito o agente se apenas se tratasse de consumir estes dois bens? Diga tambm qual o valor da utilidade total associado a esse(s) montante(s). (ii) Se o seu oramento fosse de 75 u.m. qual a situao de ptimo do consumidor?

C.P. - 26/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

83. Considere a seguinte curva da procura de um bem por parte de um agente econmico:

Quando o preo de mercado do bem passa de 2 u.m para 3 u.m.: a) A utilidade total que o agente retira das compras deste bem aumenta ou diminui? b) E a utilidade marginal? Porqu? c) Se pensssemos em termos, no do agente aqui tomado, mas do mercado, que se lhe oferecia dizer sobre o excedente do consumidor?

84. Suponha que o seu gosto pelo desporto o leva a alugar o espao de um ginsio para jogar futebol (andebol, basquetebol, ou outro desporto). Admita que a sua procura em termos de horas mensais pode ser representada por duas funes que se referem ao Pavilho dos Olivais e ao Pavilho Universitrio e que mora prximo da Praa da Repblica. a) Diga a que Pavilho se referem as seguintes hipteses: (H1) P=20-0,5 Q (H2) P=15-0,5 Q b) Qual o excedente do consumidor se o preo por hora de aluguer mensal for de 10? c) Ao ser introduzida uma mensalidade para uso do ginsio qual o seu valor mximo no caso do uso de 16 horas mensais?

C.P. - 27/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

85. Represente num grfico uma curva de preferncia de um dado agente por dois bens, A e B. Represente ainda uma curva de restrio oramental que conduza verificao de equilbrio do referido agente. a) Suponha agora que o rendimento do agente aumentou 20%. b) Suponha por outro lado que o preo de A duplicou (no considere a hiptese avanada em a)).

86. Um agente econmico ordenou da seguinte maneira as suas preferncias e indiferena quanto ao consumo de dois bens A e B. Preferncia 1 Preferncia 2 A B A B 50 10 60 20 30 20 50 30 25 30 30 45 10 50 20 55 5 70 15 60 a) Como designa as curvas que traduzem aquele comportamento? b) Suponha que o preo de A de 10 u.m. e o de B de 20 u.m.. Suponha ainda que o rendimento do agente de 1100 u.m.. A escolha de 10 unidades de A e de 50 de B racional? Porqu? c) Exponha graficamente as consequncias das seguintes alteraes sobre a procura de A e de B: (i) Aumento do rendimento em 20%; (ii) Duplicao do preo de A; (iii) Reduo para metade do preo de A e de B.

C.P. - 28/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

5. A Estrutura de Custos das Unidades de Produo Custos das unidades de produo no curto prazo. Comportamento dos custos mdios e marginais. Custos das unidades de produo no longo prazo. Custos de oportunidade nas decises das empresas.

87. Suponha as seguintes combinaes de factores X e Y para a produo de um dado bem Z: A (Qz=10) X Y 10 150 20 77 30 40 40 15 50 5 60 1 B (Qz=15) X Y 10 200 20 90 30 50 40 20 50 10 60 5 C (Qz=20) X Y 10 250 20 120 30 75 40 30 50 15 60 10

I II III IV V VI

Suponha tambm que o preo de X de 2 u.m. e o de Y de 3 u.m.. a) Supondo que essa unidade de produo deseja produzir 15 unidades (u.) de Z. Produzir Z com a utilizao de 40 u. de X e 20 u. de Y racional? Porqu? (Compare com BV e BVI); b) Suponha agora que a unidade de produo tem um oramento de 145 u.m.. De entre as seguintes combinaes (BIV), (AIV) ou (CV), qual escolheria? c) Considere agora uma reduo do preo do bem Y de 3 u.m. para 1 u.m.. Qual a combinao mais favorvel para produzir 15 u. de Z? Que alteraes se registaram na produo como resultado daquela mudana de preo? d) Situe-se na combinao B (30 de X e 50 de Y). Calcule a taxa marginal de substituio. Interprete os resultados que obteve.

C.P. - 29/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

88. Numa dada unidade de produo, se mantivermos constante o consumo de todos os factores de produo excepo do factor V, obtemos os seguintes valores (coluna Hip. A) para a produo do bem Z: Cons V 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Produo Produo Hip. A Hip. B 10 8 30 27 60 60 100 110 150 170 170 260 180 360 185 410 190 440 192.5 460 193 470 193.1 475 193 470 185 450

a) Represente a funo de produo em causa (produto total) (Hip. A); b) Calcule o produto mdio do factor V e o seu produto marginal (Hip. A); c) Suponha que o consumo de outros factores aumentou e em seguida manteve-se constante, e que a coluna Hip. B resume agora os novos valores da produo. Faa o mesmo que em b) para esta nova situao; d) Suponha que se situa em Hip. A, produzindo 100 unidades de Z. Suponha que agora passou a consumir 5 unidades de V e a produzir 170 unidades de Z. Como identifica a lei dos rendimentos decrescentes? e) Faa o mesmo que em d) mas partindo da produo de 190 unidades de Z e passando do consumo de 9 unidades de V para 10 unidades com o aumento da produo para 460 unidades de Z.

89. Suponha a seguinte relao entre um factor de produo (varivel) X e o output a que d origem (Y): Y(1)= 53 - 1.17 X2 + 25.7 X a) Represente aquela funo de X=0 a X=15.

C.P. - 30/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

b) Obtenha a frmula do produto mdio de X e tambm do produto marginal deste factor. c) Suponha que o consumo de outros factores de produo aumentou e que aquela relao entre Y e X vem agora: Y(2) = 55 - 1.3 X2 + 28 X como explicita agora a lei dos rendimentos decrescentes?

90. Considere a seguinte funo de produo Y = 20 (K0.5L0.5) e que o valor do capital 100. a) Calcule o produto total para os seguintes valores do input trabalho: 1, 5, 10, 20, 40, 50, 80, 100, 150 e 200. b) Calcule o produto mdio e o produto marginal para cada um desses nveis de produo.

91. Apresente uma definio de custos fixos e de custos variveis.

92. Comente a seguinte afirmao: Os encargos de uma empresa com um emprstimo obrigacionista no fazem parte dos custos fixos porque deixariam de ser pagos no caso de a empresa falir!.

93. Diga se fazem parte dos custos fixos ou dos custos variveis, o pagamento: a) dos vencimentos do quadros superiores administrativos; b) das horas extraordinrias dos operrios; c) do seguro contra incndio das instalaes fabris; d) das matrias-primas importadas legalmente; e) das matrias-primas compradas no mercado negro.

94. Explique a lei dos rendimentos decrescentes e quais as suas implicaes para o formato das curvas de custo de curto prazo.

C.P. - 31/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

95. Tenha em conta o seguinte quadro: Quantidade 0 1 2 3 4 5 6 Custo Fixo (CF) 55 55 55 55 55 55 55 Custo Varivel (CV) 0 30 55 75 105 155 225 a) Determine o custo total. b) Faa a representao grfica do custo fixo e do custo total. c) Determine o custo fixo mdio, o custo varivel mdio e o custo mdio. d) Faa a representao grfica das curvas do CFM, CVM e do CM. e) Determine o custo marginal (Cmg) e faa a representao grfica. f) Relacione as curvas em U do Cmg com os rendimentos decrescentes. g) Explique a relao entre o CM e o Cmg.

96. Suponha as seguintes informaes sobre os custos da produo do bem A: Produto Custo Total Custo Mdio 0 1000 2 1200 600 4 1400 350 6 1600 8 1800 10 2010 12 2230 14 2490 16 2810 175.625 18 3250 20 4050 a) Preencha o quadro acima. b) Qual o montante dos custos fixos ali considerados? c) Compare o comportamento dos custos fixos mdios com o comportamento dos custos variveis mdios. d) A curva dos custos mdios sempre crescente ou sempre decrescente? Justifique a sua resposta. e) Para o produto at 10 unidades o custo varivel mdio o mesmo que o custo marginal? Em seu entender isso deve-se ao facto de o custo varivel mdio ser constante at esse nvel de produo? C T Custo Marginal 200 200 200 100 100 100

220

C.P. - 32/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

f) Faa a representao grfica do custo marginal, do custo mdio e do custo varivel mdio. Comente o grfico obtido.

97. Os custos que acabmos de estudar so custos de curto prazo ou de longo prazo?

98. Em geral, as instalaes e o restante equipamento das unidades de produo so considerados constantes ou variveis por forma a responderem procura?

99. Quando as unidades de produo procuram maximizar o lucro escolhendo para tal a dimenso das instalaes e o equipamento apropriado, estamos na situao de curto ou de longo prazo?

100. Na construo da curva do custo mdio de longo prazo supomos que a empresa conhece o custo mdio mais baixo de cada nvel do produto associado a diferentes dimenses da produo, e independentemente das variaes futuras da sua prpria dimenso e de alteraes futuras nos preos dos inputs. Faa um grfico representando esta nova curva e a curva de curto prazo. Comente o comportamento das curvas presentes nesse grfico.

101. Na construo daquela curva de longo prazo podemos supor que a empresa desconhece a curva do custo mdio associado s diversas dimenses que ela prpria poder tomar?

102. Se estivermos num perodo de forte crescimento dos preos com (a) alteraes dos preos relativos, (b) ausncia de alteraes de preos relativos, pode construir a curva dos custos de longo prazo? Comente a sua resposta em (a) e (b).

103. Na curva dos custos mdios de longo prazo procure identificar a zona de rendimentos de escala crescentes com a zona de rendimentos de escala decrescentes.

C.P. - 33/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

104. As curvas de oferta de curto prazo so idnticas s curvas de oferta de longo prazo?

105. Comente a afirmao: As despesas com a promoo publicitria de um bem no fazem parte do custo total desse bem!.

106. Porque razo os custos de oportunidade devem ser tomados em considerao no estudo dos custos das empresas. Procure dar um exemplo.

C.P. - 34/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

6. Mercados com Concorrncia Perfeita


Condies de concorrncia perfeita. A procura e o rendimento para a empresa em concorrncia perfeita. Equilbrio de curto prazo. Equilbrio de longo prazo.

107. Comente: Numa economia de mercado apenas os vendedores so livres de actuar, os compradores so obrigados a consumir o que est disponvel..

108. Defina mercado de concorrncia pura e perfeita.

109. Descreva como a tripla questo de O Qu, Como, e Para Quem, solucionada num mercado de concorrncia pura e perfeita.

110. Porque forma circulam as informaes acerca das preferncias dos consumidores e dos produtores? Justifique.

111. As informaes que circulam no poderiam mais facilmente ser registadas em potentes computadores ao dispor de todos? Comente ainda a afirmao: A informao passaria a circular de forma mais eficaz deste modo! Apenas teramos de escolher o gabinete do procurador da informao!.

112. No mercado de concorrncia pura e perfeita o preo de 1 Kg de batatas pode ser superior ao salrio horrio de um Secretrio de Estado da Cultura?

113. Suponha que na produo de um bem existe um nmero reduzido de produtores. De que forma a tripla questo atrs referida poder ser afectada?

114. Num mercado de concorrncia pura e perfeita uma unidade de produo escolhe a quantidade de produto a vender e os inputs necessrios, ou apenas estes ltimos? Ou no escolhe nada daquilo porque apenas pode escolher o preo?

C.P. - 35/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

115. Suponha que o mercado do bem A um mercado de concorrncia pura e perfeita e que nele actuam 100 unidades de produo. O custo total de cada uma dessas unidades dado por: CT (Q) = 1 + 0.5(0.2Q-1)3 + 0.05Q onde Q a quantidade produzida por cada unidade. A funo procura do bem A dada por: Qd = 20000 (0.7-P) a) Determine a expresso para a funo custo mdio de cada unidade de produo. b) Determine a expresso para a funo custo marginal de cada unidade de produo. c) Determine a expresso para a funo oferta de cada unidade de produo. d) Determine a expresso para a funo oferta do bem A. e) Determine o preo e a quantidade de equilbrio neste mercado. f) Suponha que todas as unidades de produo produzem a mesma quantidade. Calcule o lucro de cada uma dessas unidades de produo.

116. Preencha as casas em branco no Quadro em baixo: CT CM Cmg Quantidade CFT CVT 10 100 ... 161 ... ... 15 ... ... 212.5 ... ... 20 ... ... 260 ... ... 25 ... ... 312.5 ... ... 30 ... ... 420 ... ... 35 ... ... 595 ... ... 40 ... ... 960 ... ... CFT: custos fixos totais; CVT: custos variveis totais; CT: custos totais; CM: custos mdios; Cmg: custos marginais. a) Suponha que o preo do bem de 10.5 u.m.. Construa mais duas colunas com as receitas totais e com os lucros. Faa o mesmo para o preo de 35 u.m.. b) Represente num grfico os lucros associados s diferentes quantidades para cada um daqueles preos. Comente os resultados obtidos.

C.P. - 36/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

c) Suponha que o preo passa de 12.5 u.m. para 21.5 u.m.. Comente a actuao do produtor face a esta variao de preo. d) Suponha agora que o preo de 9 u.m.. Qual a actuao do produtor? e) Em face do resultado obtido na questo anterior, comente a seguinte afirmao: O objectivo do produtor a obteno do lucro mximo..

117. Considere os seguintes dados relativos actividade de uma unidade de produo num mercado de concorrncia pura e perfeita, em que Q a quantidade produzida do bem X e V a quantidade do factor de produo V necessria produo dessa quantidade: Q V 0 0 1 10 2 18 3 25 4 30 5 33 6 38 7 45 8 55 9 70 10 90

Suponha que os custos fixos so 22 u.m. e que o preo do factor V 10 u.m.. a) Calcule o produto marginal do factor V, o custo varivel, o custo total, o custo marginal, o custo varivel mdio e o custo mdio. b) Faa dois grficos, um com o produto marginal e o outro com o custo marginal. Qual a relao entre os valores do produto marginal e do custo marginal? (Sugesto: multiplique o produto marginal pelo custo marginal) c) Construa um grfico com as curvas do custo marginal, do custo mdio e do custo varivel mdio desta unidade de produo. d) A que preo est esta unidade de produo no seu limiar de encerramento? Justifique. e) A que preo est esta unidade de produo no seu limiar de rentabilidade? Justifique. f) Determine a quantidade do bem X oferecida por esta unidade de produo aos seguintes preos: 30; 50; 65; 71; 101; 151; 201. g) Represente graficamente a curva da oferta desta unidade de produo. Qual a relao entre esta curva e a curva de custo marginal?

C.P. - 37/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

118. Considere a seguinte situao de custos:

Qual a situao correspondente ao equilbrio de longo prazo (co,Qo) ou (c1,Q1)? Alguma daquelas situaes corresponde ao equilbrio de curto prazo? Justifique as suas respostas.

119. Considere duas unidades de produo, A e B, cujos custos esto representados nas Figuras em baixo.

Comente a situao das unidades de produo A e B do ponto de vista da dimenso quando o preo de mercado de: a) P0 b) P1.

120. Suponha um mercado de concorrncia pura e perfeita e uma dada unidade de produo. Para esta unidade de produo considere a seguinte funo de custos variveis:

C.P. - 38/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

CV = 0.005.Q 2 + 0.2.Q
e suponha ainda que os custos fixos so de montante igual a 8 u.m.. a) Deduza a funo de custos mdios e procure representar graficamente tal funo. b) Faa o mesmo que em a) para os custos marginais. c) Determine o valor da produo correspondente ao equilbrio de longo prazo. d) Suponha que o preo de mercado de 5 u.m.. Qual a oferta da unidade de produo? Qual o lucro por unidade produzida?

121. Para si, o estudo dos mercados de concorrncia pura e perfeita importante porque a realidade dos mercados corresponde a essa situao?

122. Comente: O equilbrio de longo prazo sempre atingido desde que a liberdade de produzir dado bem seja limitada, seno nunca poder ser atingido.

C.P. - 39/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

C.P. - 40/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

7. Monoplio e Concorrncia Imperfeita


Custos e rendimento do monopolista. O equilbrio de curto prazo. A perda de eficincia face concorrncia perfeita. O equilbrio de longo prazo. Concorrncia monopolstica. Oligoplio.

123. Quais as diferenas entre mercado de concorrncia pura e perfeita e a situao de monoplio: a) do ponto de vista dos compradores? b) do ponto de vista dos produtores?

124. Que significado atribui expresso monoplio natural?

125. Aponte algumas das razes para a existncia de monoplios.

126. Considere que uma dada unidade de produo apresenta os seus custos (totais) definidos pela seguinte funo:

C = 6 + 0.06 Q 2 + 0.3.Q
e que a curva da procura do seu bem vem dada por:

P = 10 0.2 Q
a) Caracterize a situao de mercado onde actua esta unidade de produo. b) Obtenha a funo de custos marginais e a funo de receitas marginais. c) Determine a quantidade a produzir. d) Determine o preo de mercado e o lucro por unidade produzida. e) Calcule o preo correspondente aos custos marginais da produo. f) Determine o volume de produo, o preo de venda e o sobrelucro unitrio correspondentes s seguintes estratgias de produo: (i) Gesto ao custo marginal; (ii) Maximizao das vendas; (iii) Gesto equilibrada do monoplio.

C.P. - 41/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

127. Suponhamos uma unidade de produo com o seguinte comportamento de custos:

C = 0.01 + 0.00035 Q 2 + 0.32 Q


A sua localizao nos pases A, B ou C, depender do lucro por unidade a produzir. Admitamos os seguintes comportamentos dos consumidores naqueles pases:

A : P = 3000 Q B : P = 1000 Q C : P = 1200 Q


a) Qual o lucro por unidade produzida em cada um daqueles pases? b) Qual o mercado escolhido? c) Quais os preos que caracterizam cada um daqueles mercados? Justifique as diferenas entre aqueles preos.

128. Suponha que duas unidades de produo (de bens quase substitutos) apresentam o mesmo comportamento de custos:

C A / B = 15 + 0.025 Q 2 + 0.4 Q
e que defrontam os seguintes comportamentos dos seus consumidores:

PA = 15 0.15 Q PB = 15 0.1 Q
a) Em que tipo de mercado actuam? b) Qual a produo de uma e outra unidade de produo e os preos que praticam? c) Por diversos motivos (quais?) o comportamento dos consumidores do bem produzido pela segunda unidade de produo passou a ser o seguinte:

P 'B = 10 0.1 Q
(i) Qual a nova produo desta unidade de produo? (ii) Que preo passou a praticar? (iii) Os seus lucros unitrios aumentaram ou diminuram?

C.P. - 42/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

129. a) Em sua opinio uma unidade de produo, num mercado de concorrncia pura e perfeita, tem interesse na diferenciao do seu produto? b) Como acha que poder consegui-lo? c) Descreva graficamente as duas situaes, de no diferenciao e de diferenciao.

130. Quais as diferenas que em seu entender existem entre a situao discutida acima e a de monoplio puro?

131. Que entende por oligoplio? Distinga oligoplio de concorrncia monopolstica.

132. Considere as seguintes matrizes de resultados quando duas empresas, A e X, interagem. Cada uma delas pode adoptar uma estratgia agressiva ou passiva. Apresentam-se abaixo trs jogos, em que o primeiro resultado para cada par de estratgias para A e o segundo para X . Em cada jogo procure identificar: a) a estratgia dominante para cada jogador; b) o equilbrio de Nash; c) o equilbrio cooperativo. (i) Escolha de X Agressiva Passiva 100.100 150.150 50.150 175.175 (ii) Escolha de X Agressiva Passiva 100.75 160.60 50.60 110.180 (iii) Escolha de X Agressiva Passiva 250.110 320.120 130.160 300.240

Escolha de A

Agressiva Passiva

Escolha de A

Agressiva Passiva

Escolha de A

Agressiva Passiva

C.P. - 43/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

133. Quais as explicaes avanadas para justificar uma curva de oferta num mercado oligopolista do seguinte tipo:

C.P. - 44/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

9. Procura e Oferta de Inputs


A procura de inputs no longo e no curto prazo. A oferta de inputs. O mercado de inputs. A renda econmica.

134. Uma empresa produtora de mquinas de cortar relva tem uma fbrica e maquinaria, podendo variar o nmero de trabalhadores que contrata. Os dados seguintes so relativos ao nmero total de mquinas de cortar relva produzidas por semana (Q), com recurso contratao entre 7 a 16 trabalhadores. Trabalhadores por semana 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Mquinas produzidas por semana 99 110 120 129 137 144 150 155 159 162

a) Calcule o produto marginal (fsico) para um nmero de trabalhadores entre 8 a 16. b) Calcule o rendimento marginal de cada trabalhador se as mquinas de cortar relva forem vendidas a 100 cada. c) Quantos trabalhadores desejar a empresa contratar se pretender maximizar os seus lucros e o salrio for de 500 por semana?

135. Considere novamente a tabela do exerccio anterior e que a empresa enfrenta a seguinte curva de procura dos seus produtos: P = 400 Q (sendo, portanto, a curva do rendimento marginal Rmg = 400 2Q) Se a empresa conseguir contratar trabalhadores a 500 por semana, quantos trabalhadores sero contratados?

C.P. - 45/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

136. Se a empresa for confrontada com a seguinte curva de procura de trabalho W = 300 + 20 N com W a representar o salrio semanal e N o nmero de trabalhadores contratados por semana, e as condies da procura forem as expressas na questo anterior, quanto trabalhadores sero contratados?

137. Explique como que a procura de inputs se relaciona com a procura dos respectivos outputs.

138. O que que determina a elasticidade da procura de um input para uma utilizao especfica e para uma utilizao geral?

139. O preo elevado dos quartos de hotel na zona central de Londres determinado pela grande procura ou pela escassez de terreno no qual esses hotis podem ser construdos (ou por algum outro factor)?

140. Ordene as seguintes ocupaes em termos do peso provvel de renda econmica (comparativamente aos ganhos de transferncia/preo de reserva) nos respectivos salrios mdios: a) estrelas pop; b) futebolistas; c) taxistas; d) consultores informticos; e) professores universitrios; f) lojistas; g) mdicos.

141. Quais as implicaes para os mercados de inputs do aumento da procura dos seguintes produtos: a) telefones mveis; b) voos de baixo custo; c) vegetais biolgicos.

C.P. - 46/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

10. O Mercado de Trabalho


Diferenciais de salrios. Heterogeneidade. Incentivos. Custos de superviso.

142. Recorrendo aos dados do exerccio 134 e curva de oferta de trabalho do exerccio 136, calcule quantos trabalhadores devero ser contratados e qual o salrio que dever ser pago se a empresa contratante for um monopsonista que procura maximizar o lucro.

143. Que resposta daria questo anterior se o monopsonista pudesse discriminar o preo do factor trabalho, de forma a pagar a cada trabalhador o valor mnimo ao qual est disposto a trabalhar?

144. Que resposta daria questo 142 se um sindicato fosse capaz de impor um salrio para todos os trabalhadores de 500 por semana?

145. Porque que se verificam diferenciais de salrios nas diferentes ocupaes, mesmo em equilbrio?

146. Quais so as principais diferenas entre o mercado de trabalho e os mercados de bens homogneos (commodities)?

147. Como que o salrio de eficincia ajuda a resolver os problemas de recrutamento, monitorizao e de reteno?

148. Como se manifesta o problema principal-agente nas relaes de emprego, e que medidas existem para melhorar este problema?

149. Como que a informao assimtrica afecta as decises de contratao de trabalhadores, e que papel deve a sinalizao ter neste processo?

C.P. - 47/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

150. Em que difere um mercado de trabalho interno comparativamente aos mercados de produtos estudados em captulos anteriores?

C.P. - 48/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

11. Falhas de Mercado


O papel do Estado. Bens colectivos. Externalidades.

151. Aponte duas razes, relevantes do ponto de vista econmico, para que o Estado intervenha na economia.

152. A imposio em Londres, no Sculo XIX, de construir paredes separadoras das casas em pedra, e no em madeira, parece-lhe uma intromisso indevida do Estado na liberdade individual?

153. Diz-se, por vezes, que o Estado tambm intervm na economia devido instabilidade das economias. Que se pretende caracterizar com esse conceito de estabilidade?

154. Defina bens colectivos e d exemplos. Porque que os mercados no conseguem assegurar o fornecimento deste tipo de bens?

155. Analise os seguintes bens e servios de acordo com as suas caractersticas de exclusividade e rivalidade: a) um clube desportivo; b) um filme de cinema emitido por um canal de televiso gratuito; c) um filme de cinema emitido por um canal de televiso pago; d) a viagem de comboio de Amadora a Lisboa em hora de ponta; e) a viagem de comboio de Amadora a Lisboa s trs da manh numa tera-feira; f) a segurana privada de uma empresa; g) um amanhecer nas cataratas do Niagara; h) uma cidade, como vora, patrimnio da Humanidade; i) um rio em que se podem fazer desportos; j) os jogos da seleco portuguesa de futebol, que no passam na televiso.

C.P. - 49/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

156. Tendo em conta o que respondeu na questo anterior, o que pode dizer sobre a oferta desses bens e servios? Deve o Estado intervir, ou deve deixarse iniciativa privada?

157. Aponte dois exemplos de externalidades e d exemplos de como os custos e proveitos privados se podero aproximar dos custos e proveitos sociais.

158. D exemplos de economias externas. Comente os exemplos que deu.

159. Diga se so verdadeiras ou falsas as seguintes observaes, justificando a sua resposta. a) Os automveis so agentes poluidores, ou seja, geradores de externalidades negativas. Uma forma de as internalizar poderia ser obrigar os seus proprietrios a contribuir para a construo e manuteno de zonas verdes nas grandes cidades.; b) As campanhas gratuitas de vacinao contra a gripe podem considerar-se um exemplo de uma externalidade negativa. c) Um bem colectivo deve ser consumido em maior medida pelos agentes que valorizam marginalmente mais o bem referido.; d) As externalidades positivas fazem com que os mercados produzam um quantidade menor do que a socialmente desejvel.; e) O custo social da poluio provocada por uma fbrica de cimento igual diferena entre o custo social e o custo privado.

160. Uma empresa a nica fornecedora de certo produto. O preo unitrio de mercado desse produto de 20 e a oferta da empresa dada por: P = 0.4 Q a) Qual a quantidade produzida pela empresa? b) Um estudo do Governo demonstra que o processo de produo contamina o ar. Estima-se que o custo social de produo : P = 0.5 Q Supondo que o preo de mercado se mantm: (i)qual o nvel de produo socialmente ptimo;

C.P. - 50/51

Microeconomia I (2007/2008) - Caderno Prtico

(ii)que imposto deveria o Governo fixar para que se pudesse alcanar esse ptimo.

161. Considere que o mercado de determinado bem colectivo constitudo por 10 consumidores, sendo a disposio individual a pagar por esse bem representada por P = 12 0.2 Q a) Qual o preo mximo que cada consumidor est disposta a pagar por 30 unidades desse bem? b) Se a oferta do bem se representasse por P=2Q Qual seria a dotao ptima desse bem?

162. Considere que a funo de custos totais da rede de transportes terrestre nacional representada por: CT = 5 Q2 + 50 Q + 1400 Esta indstria contamina o ar nada pagando por isso. Sabendo que a procura da rede de transportes dada pela seguinte funo P = 150 Q a) Qual o preo dos bilhetes e a quantidade de equilbrio nesse mercado? b) Est o custo social includo no preo do bilhetes, calculado anteriormente?

163. As funes de procura de um bem colectivo que consumido por dois indivduos so QD = 40 2PA QD = 30 (PB/2) a) Determine a funo de procura conjunta do bem colectivo; b) Determine o preo (ou o valor social) de cada unidade do bem, considerando que a proviso ptima desse bem de 10 unidade; c) Determine o preo mximo que cada indivduo estaria disposto a pagar por esta quantidade

C.P. - 51/51

Anda mungkin juga menyukai