Anda di halaman 1dari 7

AS ATIVIDADES DA MANUTENO COMO FERRAMENTA DE EFICINCIA ENERGTICA

Jos Antnio Bento de Andrade (1) Gilson Brito Alves Lima (2) Mrcio Zamboti Fortes (3)

RESUMO Nos dias atuais a busca por oportunidades de reduo de custos operacionais nas indstrias ponto focal para gestores e administradores. As equipes que trabalham nas reas de manuteno e operao so solicitadas a apresentar periodicamente oportunidades de melhorias em suas plantas que possam levar com pequeno investimento a identificao de cortes de custos e aumento de eficincias operacionais que gerem um maior retorno para os acionistas. Este artigo apresenta uma metodologia de gesto da manuteno direcionada para a eficincia energtica e alguns exemplos de oportunidades que podem ser aplicados na maioria dos parques fabris com pequenas aes de manuteno que podem ser aderentes aos novos planos de manuteno baseados em eficincia energticas. Estas aes sero desenvolvidas atravs de um trip de sustentao: - Treinamento visando o aprimoramento tcnico e conscientizao para a eficincia energtica; - Ao e monitoramento para a confeco de planos de manuteno aderentes a eficincia energtica, implantao e acompanhamento dos mesmos; - Controle de gesto objetivando visualizao clara dos resultados e se for o caso, melhoria das aes.

Palavras-chave: Manuteno, Eficincia energtica, Consumo, Custo.

(1) (2) (3)

Universidade Federal Fluminense, Mestrando em Sistemas de Gesto. Universidade Federal Fluminense, Professor do Depto de Eng. Produo Universidade Federal Fluminense, Professor do Depto de Eng. Eltrica

1 Introduo A justificativa para termos as atividades da manuteno como ferrramenta de eficincia energtica dada por Stroker (2003) quando ele diz que O Custo real de um equipamento definido como o total dos investimentos iniciais mais os custos operacionais, que incluem os custos de energia e de manuteno. Baseando-se neste conceito, este artigo apresenta exemplos de reduo dos custos, atravs execuo de trabalhos de manuteno, tais como limpeza de luminrias, retiradas de vazamentos em tubulaes de ar comprimido, modernizao de motores eltricos e instalaes, substituio de equipamentos menos eficientes por equipamentos energeticamente mais eficientes, como motores e lmpadas. Seguindo modelos de gesto comprovadamente eficazes como NYC (2010) de Operaes de Eficincia Energtica e Manuteno, que destaca trs objetivos chaves: 1) Reparar, manter e operar os equipamentos existentes to eficientemente quanto possivel; 2) Aumentar o treinamento e divulgar aes de eficincia energtica as equipes para melhorar performance; 3) Apresentar transparncia e reponsabilidade a superviso nos processos de gesto energtica. Reconhecidamente, o apoio de softwares para a gesto energtica uma importante ferramenta de suporte. Em Bayer (2006) apresentam-se comentrios sobre modelos avaliados e os tempos de suporte as solicitaes do usuario. necessario ateno na escolha do software de manuteno e a interface com o usurio seja amigvel, que os relatrios apresentem dados realmente avaliados pelo grupo gestor e que o tempo de resposta a solicitaes no prejudique a ao operacional, devido ao grande numero de operaes que a equipe de planejamento e programao de manuteno atua sobre o software. Outro exemplo de suporte operacional de ferramentas computacionais para apoio a gesto energtica e apresentada em Lee (2011), onde uma micro rede gerenciada por software de gesto energtica que monitora entre outros consumos energticos em resfriadores, acompanha o consumo de energia e o uso correto de lmpadas, reportando por relatrios dedicados os resultados da gesto. importante tambm quando da anlise de uma empresa conhecer o seu posicionamento junto ao mercado e quanto tecnologia. Em Mills (2008), apresentam-se os dados do grfico I, caracterizando o custo anual de energia por metro quadrado em instalaes consideradas de alta tecnologia, neste mesmo trabalho apresentam-se dados comparativos entre uma construo tpica e uma de alta tecnologia.

2) Apresentao de oportunidades da manuteno em eficientizao energtica So definidos nos diversos foruns (revistas, jornais, congressos e etc) exemplos de eficientizao energtica, mas no necessariamente destacando a ao de gesto de manuteno, como veremos em trs areas de alto consumo energtico, como ar comprimido, motores e iluminao. 2.1) Vazamento de ar: Nos dias de hoje o ar comprimido utilizado em quase a totalidade das indstrias, sendo atualmente uma parte vital do seu processo de produo, com o seu uso mais frequente em automao de processos, instrumentao, ferramentas e diversos equipamentos de transporte e movimentao. Segundo Nogueira (2006), uma das vantagens do emprego do ar comprimido que o mesmo pode ser armazenado e conduzido ao local de utilizao sem necessitar de isolamento trmico, como o caso do vapor. Como principal desvantagem aponta-se o maior consumo de energia eltrica na produo de um determinado trabalho util, o que no impede o seu uso face s vantagens que oferece. Em razo disso, a correta utilizao do ar comprimido e a operao eficiente e econmica dos compressores, que o elemento principal desses sistemas, so de extrema importancia. Conforme afirma Nogueira (2006), a reduo da vazo mssica em um sistema de ar comprimido implica diretamente em reduo da potncia consumida. A reduo dessa vazo pode ser alcanada diminuindo-se a vazo perdida pelos vazamentos. Essa medida traz bons resultados e exige, na maioria das vezes, medidas de caratr operacional e pequenos investimentos.

As oportunidades de economia de energia, em sistemas de ar comprimido so grandes, pois existem medidas de controle de vazamentos de ar que justifiquem a ao da manuteno, segundo Cavalcanti (2011).
I. II. III. IV. V. Um vazamento consome o dobro de potncia que uma ferramenta com igual consumo instantneo; Originam quedas de presso que tendem a ser compensados aumentando-se a gerao; Seu controle peridico conduz a economias considerveis; Com facilidade atingem mais de 20% do consumo; Separadores de liquidos, conexes de mangueiras, mangueiras, vlvulas podem ser as causas mais frequentes.

As perdas de energia em vazamentos de ar foram tabeladas, conforme abaixo:

Tabela I Perdas de Energia em vazamentos de ar


Dimetro (mm) 0,5 1 2 3 Perda em (l/s) a 7 bar man. Consumo correspondente ao ar perdido em uma hora (kWh) 0,33 0,1 1,31 0,4 5,19 1,6 11,6 3,6

Fonte: Cavalcanti (2011) Analisando apenas um vazamento de cerca de 3 mm, verificamos um consumo de 3,6 KWh, o que multiplicado pelos diversos vazamentos existentes em uma instalao industrial, chega-se aos mais de 20% de consumo citado acima. 2.2) Motores de induo Devido a grande quantidade de motores de induo nas indstrias, cerca de 55% do consumo eltrico devido a estes equipamentos, portanto deve-se observar a sua instalao, como tambm a sua operao, pois pode-se ter grandes economias de energia com pequenas aes de manuteno.
Como mediadas operativas com custo de implantao praticamente nulas, pode-se citar a verificao das condies dos acoplamentos, ajustando alinhamentos e eliminando possveis folgas que do origem a vibraes indesejveis e elevao de temperatura. O acoplamento direto o mais eficiente, porm se mal alinhado, no s produz um aumento de perdas, como, tambm, reduz a vida til dos mancais. Acoplamentos com redues tambem so comuns, mas podem introduzir perdas de at 30%. Isto acontece devido, principalmente, ao atrito entre engrenagens, ventilao e pela viscosidade do fluido lubrificante (Bortoni, 2006).

Com base neste autor pode-se afirmar que pequenas aes rotineiras da rea de manuteno inseridas no plano de manuteno dos equipamentos, tais como verificao dos acoplamentos, alinhamento, folgas, nivel do lubrificante, tipo do lubrificante, limpeza das mquinas e verificao de aquecimentos anormais, podem trazer o consumo de energia dos motores a nveis de referncia aceitveis.

A limpeza e lubrificao dos mancais so de suma importncia, Neste sentido pde-se verificar que o acmulo de poeira e falta de lubrificao podem aumentar as perdas por atrito e ventilao em quase 50%, reduzindo o rendimento de um motor em at dois pontos percentuais (Bortoni, 2006).

Portanto, pode-se dizer que um plano de manuteno consistente de motores e sendo executado regularmente, reduz o consumo de energia. 2.3) Iluminao A iluminao artificial um dos maiores consumidores de energia eltrica, pois esta presente em todos os lugares, desde as nossas casas, todos os tipos de comrcio, servios e indstrias. Porem a sua manuteno se limita na maioria das vezes a simples substituio das lmpadas e reatores danificados. Entretanto a ao da manuteno vai alm, para efeitos de eficincia energtica.
importante desenvolver uma manuteno peridica visando limpeza destes sistemas de iluminao. Com o passar do tempo, a poeira vai se acumulando na luminria e, consequentemente, reduzindo a intensidade de fluxo luminoso, fazendo com que a luz ambiente diminua. Se isto ocorre na instalao, a empresa est utilizando a energia eltrica para aquecer a poeira, no para iluminar. Na prtica, pode-se afirmar que com a manuteno inadequada das luminrias perde-se cerca de 20% de luz no ambiente (Yamachita, 2006).

Dessa forma, pode-se observar a necessidade da incluso da limpeza peridica das lmpadas e luminrias nos planos de manuteno com base no tempo (meses) ou com base em inspees de verificao do fluxo luminoso, que pode ser medido com um luximetro, at que seja atingido um valor minimo de iluminamento que dispara, atravs do sistema de manuteno, a ao de limpeza das lmpadas e luminrias, conforme tabela II:

Tabela II Fatores de manuteno


Perodo de uso sem limpeza (meses) 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 Ambiente limpo 1,00 0,97 0,95 0,93 0,92 0,91 0,90 0,89 0,88 0,87 0,86 Ambiente mdio 1,00 0,92 0,87 0,85 0,82 0,80 0,78 0,77 0,76 0,75 0,74 Ambiente sujo 1,00 0,85 0,76 0,70 0,66 0,63 0,61 0,59 0,57 0,56 0,54

Fonte: Yamachita, Haddad e Dias (2006)

3) Concluso Com pequenas aes de manuteno, tais como limpeza, lubrificao, alinhamento de motores e cargas, obtidos atravs de um plano de manuteno consistente e baseado no rendimento, na eficincia dos equipamentos e instalaes, evitamos grandes desperdcios de energia e com isso colaboramos para a reduo dos custos operacionais. A partir das aes descritas neste artigo, inicia-se a implantao de um sistema de gesto da manuteno centrada em eficincia energtica. Outras aes mais complexas que necessitam de equipamentos e/ou ferramentas de maior custo podem fazer parte de uma segunda etapa de aes de eficientizao energtica com o apoio da manuteno, como: - Uso de ultra-som para identificao de vazamentos em sistemas de vapor; - Termografia para uso em sistemas diversos como mau contato em equipamentos e avaliao de perdas por efeito joule como apresentado em Fortes e outros (2011); - Uso de qualimetros para identificar caractersticas de m qualidade de energia e em sequncia adequar solues para melhoria da qualidade como filtros ativos, etc. Um exemplo desta aplicao apresentado em Fortes e outros (2011); - Monitoramento de reativos com medies on-line e a insero automtica de banco de capacitores, reduzindo o desperdcio de energia com reativos e consequentemente aquecimento de condutores; - Uso de ferramentas de manuteno preditiva, que iro acompanhar as condies operacionais de equipamentos, predizendo o momento de falha de um sistema e evitando custos altos com reparos, e compra de peas de reposio em emergncia; - Em sistemas de bombeamento, a utilizao de tcnicas de identificao de melhores pontos de operao, reduzindo o consumo e garantindo performance operacional. Uma exemplificao desta tcnica esta apresentado em Fortes e outros (2012).

4) Referncias STROKER, J. J. Whats the real cost of higher efficiency?. IEEE industry appications magazine, 2003. p. 32-37. 2003. NYC. Energy efficiency operations & maintenance plan. 2010, New York, p. 117, august 25. 2010. BAYER, R.: MILEWSKI, A. E. Improving software maintenance efficiency with behavior-based in cognitive models. In IEEE international conference on systens, man and cybernetics. 2008. p. 3353-3358. 2008. LEE, P. K.; LAI, L. L.; CHAN, S.W. A pratical approach of energy efficiency management reporting systems in micro-grid. IEEE, 2011. p. 1-5, 2011.

MILLS, E. et al. The business case for energy management in higt-tech industries. Journal of energy efficiency, 2008, p. 5-20, 2008. NOGUEIRA, F. J. H. Compressores e ar comprimido. In: MARQUES, M. C. S.; HADDAD, J.; MARTINS, A. R. S.; (Coord.). CONSERVAO DE ENERGIA. 3 edio. Itajub, MG: FUPAI, 2006. p. 439-473. CAVALCANTI, E. S. C. Oportunidades para a reduo do consumo de energia em sistemas de ar comprimido industriais. In: 7 Congresso Nacional de Excelncia em Gesto, 2011. BORTONI, E. C.; SANTOS, A. H. M. Acionamentos com motores de induo trifsicos. In: MARQUES, M. C. S.; HADDAD, J.; MARTINS, A. R. S.; (Coord.). CONSERVAO DE ENERGIA. 3 edio. Itajub, MG: FUPAI, 2006. p. 397435. YAMACHITA, R. A.; HADDAD, J.; DIAS, M. V. X. Iluminao. In: MARQUES, M. C. S.; HADDAD, J.; MARTINS, A. R. S.; (Coord.). CONSERVAO DE ENERGIA. 3 edio. Itajub, MG: FUPAI, 2006. p. 213-246. Fortes, M.Z.; Albuquerque, C.J.M.; Souza, M.P.; Aes Preditivas na Manuteno Termografia: Uma vizualizao de oportunidades de ganhos energticos. In: IV CBEE Congresso Brasileiro de Eficiencia Energtica, 2011. Fortes, M.Z.; Santos, T.L.; Entringer, E. S.; Avaliao dos Espectros Harmnicos em Sistemas de Iluminao disponveis no Mercado. In: IX CBQEE- Conferncia Brasileira de Qualidade da Energia Eltrica, 2011 Fortes, M.Z.; Tavares, G.M.; Rigueira, A.S.; Antunes, V.S.F; Pereira, L.F.; Eficincia Energtica com ajuste do ponto de operao de bombas centrifugas. In: 27 Congresso Brasileiro de Manutenao TT-015, 2012.

Anda mungkin juga menyukai