Anda di halaman 1dari 9

EVOLUO AT O NEOCONSTITUCIONALISMO

A Constituio presente em todos os Estados? Juliana Leo De Mello Carneiro1 Nelma Soares2

RESUMO Desde os primrdios, a busca pela dignidade humana existe. Nesta linha, o Constitucionalismo prev uma limitao de poder e uma liberdade do indivduo na sociedade. Assim, a histria permite evoluir at se chegar ao ponto ideal de uma comunidade. Nesse artigo, apresenta-se o conceito mais elaborado de constitucionalismo bem como sua evoluo, concretizao e a opinio quanto existncia ou no de uma Constituio nos Estados existentes.
Palavras - Chave: Constitucionalismo. Neoconstitucionalismo. Constituio.

CHANGES TO THE NEOCONSTITUCIONALISMO


The Constitution is present in all states?

ABSTRACT Since the beginning the search for human dignity exists. Therefore, the Constitution provides for a limitation of power and a freedom of the individual in society. The story can evolve until they reach the ideal point of a community. This article is - the more elaborate concept of constitutionalism, and its development, implementation and opinion on whether a constitution in the existing.
Words - Key: Constitucionalismo. Neoconstitucionalismo. Constitution.

Estudante de Direito da Faculdade Ansio Teixeira. Estudante de Direito da Faculdade Ansio Teixeira.

INTRODUO

O movimento denominado Constitucionalismo surge desde os hebreus e tem sua formalidade no final do sculo XVIII com as constituies escritas norte-americanas de 1787 e francesa de 1791. Sua caracterstica essencial reside na defesa de um Estado democrtico, contrrio s monarquias absolutistas que afirmavam the king can do no wrong.

Na perspectiva jurdica, o constitucionalismo traz luz a idia de um sistema normativo em que a Constituio deva ser escrita e elaborada para desempenhar o papel de lei fundamental do Estado. Sociologicamente, esse movimento defendeu a limitao do exerccio do poder estatal, fomentando as bases preliminares da democracia moderna, com condio de defesa da liberdade e do exerccio da cidadania. Complementado seu significado, Andr Ramos Tavares3 afirma:

Numa primeira acepo, emprega-se a referncia ao movimento poltico social com origens histricas bastante remotas que pretende, em especial, limitar o poder arbitrrio. Numa segunda acepo, identificado com a imposio de que haja cartas constitucionais escritas. Numa terceira acepo, para indicar propsitos latentes e atuais da funo e posio das constituies nas diversas sociedades. Numa quarta acepo o constitucionalismo reduzido evoluo histrico constitucional de um determinado Estado. Ainda em relao ao constitucionalismo, Alexandre de Moraes4 identifica dois traos marcantes desde sua origem formal: organizao do Estado e limitao do poder estatal, por meio da proviso de direitos e garantias fundamentais.

No percurso histrico da formao das sociedades, pode-se identificar, desde as mais incipientes civilizaes, a presena do constitucionalismo que, caracterizado de acordo com

TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo:Saraiva,2002. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. SoPaulo:Saraiva,2006.

seu tempo, pode ser dividido em quatro etapas: Perodo Antigo, Perodo Medieval, Perodo Moderno e Perodo Contemporneo. Na antiguidade, a civilizao hebraica (2000 a.C.), traz em sua organizao o germe do constitucionalismo, delimitando o poder poltico absoluto e arbitrrio ao poder limitado pelo divino, fomentado pelo aspecto bblico. Essa forma de limitao faz surgir a constituio material dos hebreus, formada por um conjunto de normas basicamente costumeiras, que j traava as delimitaes da forma de aquisio e de exerccio do poder poltico. Ainda na antiguidade, no perodo clssico (V a.C - IV a.C), encontram-se as cidades-estados gregas conhecidas pelo sucesso de sua democracia direta em que os lderes e liderados tinham igualdade e o poder poltico era distribudo democraticamente entre os cidados ativos.

No Perodo Medieval, h a formao dos Estados absolutistas que tinha como princpio o fortalecimento do Estado, restringindo liberdades individuais, praticando o autoritarismo e at a violncia. Mesmo diante da influncia desse Estado centralizado h marcos do constitucionalismo visto o surgimento dos direitos individuais atravs da Carta Magna Inglesa, a qual a histria reconhece como o embrio do constitucionalismo moderno. Essa carta refere-se ao acordo firmado entre o Rei Joo Sem Terra e os bares, prescrevendo alguns direitos individuais destinados nobreza, faltando-lhe estender tais direitos a todos os cidados, no apenas a um estrato social.

Nessa fase do movimento constitucionalista no h participao da massa, mas os ecos desta conquista dos Bares junto ao monarca, conjugados com os ideais de uma sociedade fundada nos princpios liberais e iluminista, bem como inspirada nos postulados da liberdade, igualdade e fraternidade, fizeram com que os burgueses franceses vislumbrassem uma nova ordem poltica e social, fortalecendo decididamente o movimento do constitucionalismo.

O perodo Moderno surge com a ruptura da monarquia absolutista e a formao do Estado Liberal de Direito, tendo como essencial nessa fase a colocao do homem no centro do universo, isto , desfaz a explicao do mundo pelo vis teolgico. A partir da modernidade, h a secularizao do mundo e a Constituio reconhecida como um projeto racional de organizao da sociedade.

Nesse contexto, o constitucionalismo toma fora com a propagao das constituies escritas e rgidas, que se caracterizavam pela organizao do Estado e limitao do poder via declarao de direitos e garantias fundamentais. Tm-se como destaque as Constituies Norte Americana e Francesa, sendo esta a primeira constituio formalmente elaborada com as leis que regulamentavam a conduta e determinava a formao do poder, tendo em seu prembulo a Declarao Universal dos Direitos dos Homens e dos Cidados como um todo integrante de uma sociedade e com isso elege o povo como titular legtimo de poder.

Como afirma Kildare Gonalves Carvalho: a concepo de constitucionalismo se refere a um tipo de constituio, a escrita, embora se possa falar tambm em constituio no escrita na Inglaterra como antecedente das constituies escritas da segunda metade do sculo XVIII.5

Sobre o conceito de constituio moderna, Canotilho posiciona-se: uma ordenao sistemtica e racional da comunidade poltica atravs de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder poltico.6 Nesse sentido surge o chamado Estado Liberal, Estado de Direito ou Estado Constitucional.

Entretanto, esse Estado de Direito Liberal sofre profundas transformaes no ps 1 Guerra Mundial. Nesse perodo registra-se a ascenso do Estado no domnio econmico, poltico e social. Prega-se a necessidade de um Estado intervencionista, visto como nica forma de reordenar a nao diante do caos gerado pelo advento da guerra. O constitucionalismo liberal d lugar democracia social.

Assim, enfoca Dirley Cunha, a histria, portanto, testemunha a passagem do Estado liberal ao Estado social e consequentemente, a metamorfose da Constituio, de Constituio Garantida, Defensiva ou Liberal para Constituio Social, Dirigente, Programtica ou Constitutiva.7

5 6
7

CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. Belo Horizonte:Del Rey, 2001. CANOTILHO. Jos Joaquim. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimba:Almedina,2000.

JUNIOR, Dirley da Cunha. Curso de Direito Constitucional. Salvador: Podivm, 2008.

Observa-se, ento, a valorizao da vida privada, da concentrao de rendas e proteo do indivduo em contra ponto com a excluso social derivada do afastamento do Estado (direitos de primeira gerao) e, por isto, a volta do Estado para eliminar os abusos e limitar o poder econmico e social. Surge, destarte, a grande influncia da Constituio brasileira de 1934 que se baseia no Estado social de direito (direitos de segunda gerao). Esse importante contedo social estabelece normas e programas que o Estado deve cumprir a fim de que aes governamentais protejam os direitos humanos e propague para todas as naes a importncia e a necessidade de um constitucionalismo globalizado. Tem-se, dessa maneira, a Idade Contempornea baseada na proteo da fraternidade/solidariedade (direitos da terceira gerao) que visa o direito a paz, a autodeterminao, o desenvolvimento, o meio ambiente, qualidade de vida, conservao e utilizao do patrimnio histrico e cultural.

A contemporaneidade traz consigo a nova ordem social globalizada que objetiva difundir o pensamento de proteo aos direitos humanos em esfera mundial. O mundo globalizado promove uma competio agressiva entre as naes, o que as leva a formarem grupos para se fortalecerem diante de um mercado cada vez mais competitivo. Nessa ordem, surge a necessidade de compartilharem entre si as mesmas normas sociais, econmicas e polticas para melhor fluir as transaes por elas efetuadas. Na ocorrncia de tal cogitao, h possibilidade de uma nica constituio, a exemplo do objetivo da Unio Europia, convergindo os ideais dos direitos humanos e a formao de uma nao nica.

Sobre as fases evolutivas do constitucionalismo, o renomado douto PortugusCanotilho defende a existncia de apenas dois tempos: Antigo e Moderno que, segundo ele:

fala-se em constitucionalismo moderno para designar o movimento poltico, social e cultural que, questiona nos planos filosficos, polticos e jurdicos os esquemas tradicionais de domnio poltico, sugerindo ao mesmo tempo, a inveno de uma forma de ordenao e fundamentao do poder poltico. O chamado Constitucionalismo antigo, isto , o conjunto de princpios escritos ou consuetudinrios aliceradores da

existncia de direitos estamentais perante o monarca e simultaneamente limitadores do seu poder.8

Desta forma, o constitucionalismo antigo, no escrito, visava organizao poltica e a limitao do poder estatal, o acesso a certos direitos fundamentais determinados para quem o prncipe permitisse visto que ele no sofria sano por escolher os beneficiados dentre todos os sditos e muito menos controle de constitucionalidade dos seus atos, visto que podia mudar a constituio por meios distintos dos acordados.

Enquanto que o Constitucionalismo moderno surge escrito, com os direitos fundamentais garantsticos, com poder limitado e moderado que s poder ser alterado por procedimentos especiais, com controle de constitucionalidade dos atos praticados pelo parlamento e assim assegura a Separao dos Poderes e a organizao poltico- social de uma comunidade.

At meados do sculo XX foram aceitas as idias distintas da diviso do constitucionalismo, mas vale acrescentar que hoje j se observa a idia de um constitucionalismo do futuro baseado na perspectiva de consolidar os valores de terceira dimenso que segundo Lenza apud Dromi deve estar influenciado at identificar-se com a verdade, a solidariedade, o consenso, a continuidade, a participao, a integrao e a universalidade. Trata-se do por vir .9

Nesse porvir o constituinte s poder prometer o que realmente ele poder fazer para no criar negativas apreenses; a dignidade da pessoa humana e justia social de igualdade devem prevalecer; o consenso da democracia se firma; d continuidade no que j se alcanou caso haja reforma; participao dos cidados e do Estado Democrtico; valorizar a tica, moral entre povos e por fim afastar a desumanizao dos direitos fundamentais internacionais.
8 CANOTILHO. Jos Joaquim. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimba:Almedina,2000.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. So Paulo: Saraiva, 2009.

NEOCONSTITUCIONALISMO

A partir do sculo XXI surge essa nova concepo em relao ao constitucionalismo. A supremacia material e o valor axiolgico so buscados para a eficcia da Constituio e com isso no s se preocupar ao limite do poderio poltico como tambm o de fincar a efetividade e a concretizao dos direitos fundamentais.

Surge ento o paradigma jurdico do Estado Constitucional de Direito em contra partida ao Estado Legislativo de Direito que somente a lei e a legalidade eram fontes do direito independentemente de terem sido impostas ou de serem justas ao regimento social. Esta nova teoria jurdica, ainda no consolidada, firma a supremacia da constituio que vincula e obriga a segui-la. Assim a prpria legalidade encontra-se submissa Constituio.

A Constituio que promove a dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais, a reduo das desigualdades sociais e a obrigao do Estado de prestar servios nas reas de educao e sade.

Afirma Dirley Cunha: A partir da compreenso da Constituio como norma jurdica fundamental, dotada de supremacia, da incorporao dos textos constitucionais

contemporneos de valores e opes polticas fundamentais; notadamente associados a promoo da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais e do bem estar social, assim como de diversos temas do direito infraconstitucional realizao e concretizao dos programas constitucionais necessrios a garantir as condies mnimas e dignas das pessoas.10

Assim todas as aes do governo esto subordinadas ao novo Direito Constitucional que levou tambm a reaproximao do Direito com ramos at ento esquecidos e estudados por poucos como: tica, moral e justia.

10

JUNIOR, Dirley da Cunha. Curso de Direito Constitucional. Salvador: Podivm, 2008.

Esses valores histricos, filosficos e tericos integram o constitucionalismo fraternal, de solidariedade e social e geram os valores de um Estado Democrtico Social de Direito com inovaes nas interpretaes, da justia distributiva princpios e regras unidas, ou seja, os valores normativos se baseiam nos valores axiolgicos A Constituio conforme Pedro Lenza como valor em si.

CONSIDERAES FINAIS

Numa concepo ampla do conceito de Constituio, pode-se afirmar que todo Estado, mesmo nas formas mais incipientes de organizao estatal, possui uma constituio, a qual visa organizar uma sociedade e um Estado. O que ocorre que pode existir Estado sem Constituio formal, isto , algumas naes no possuem um texto escrito ou normas escritas, prevalecendo o conjunto de normas costumeiras que regulamentam todas as relaes sociais. Contudo, pode-se afirmar nunca existiu um Estado sem Constituio, analisando sob o aspecto material. Posto que toda sociedade politicamente organizada, possui uma estrutura mnima, um conjunto de regras fundamentais relativas sua estrutura e organizao a que poderia chamar de Constituio desse Estado.

O constitucionalismo, pensado hodiernamente, consolida-se a partir das constituies escritas, elaboradas de forma racional, o qual sistematizou e organizou a estrutura de poder do Estado, mantendo em sua essncia, a delimitao da atuao pblica, mediante a separao dos poderes, assegurando ampla defesa aos direitos dos cidados e impondo o exerccio, no plano poltico, do chamado governo das leis e no dos homens.

Um exemplo dessas transformaes registra-se na prpria Carta Magna do Brasil, elaborada em 1988, a qual traz exemplos significativos que consolidaram novas estruturas e bases referentes dignidade da pessoa humana (art.1,III); aos objetivos de reduzir as desigualdades sociais e erradicao da pobreza (art.3), bem como discorreu, em seu art.5 acerca dos direitos e garantias fundamentais dos cidados, plenamente assegurados pelo texto constitucional.

Esse novo texto constitucional brasileiro trouxe grandes esperanas na construo de um pas democrtico e de uma sociedade mais justa e igualitria. Porm, no basta apenas a positivao das idias em textos constitucionais, to pouco conferir-lhe fora normativa, fazse imprescindvel concretizar tais ideais no plano social para que o seja digno de sua populao.

REFERNCIAS

CANOTILHO.

Jos

Joaquim.

Direito

Constitucional

Teoria

da

Constituio.

Coimba:Almedina,2000. CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. Belo Horizonte:Del Rey, 2001. JUNIOR, Dirley da Cunha. Curso de Direito Constitucional. Salvador: Podivm, 2009. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. SoPaulo:Saraiva,2006. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. So Paulo: Saraiva, 2009. PORTO, Noemia. Temas relevantes de Direito Constitucional.Braslia:Fortium,2005. TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo:Saraiva,2002.

Anda mungkin juga menyukai