Anda di halaman 1dari 4

Capoeira Angola a tradio que se mantm

Quando a Regional surgiu, j existia uma tradio consolidada na capoeira, principalmente nas rodas de rua do Rio de Janeiro e da Bahia. Depoimentos obtidos junto aos velhos mestres da capoeira da Bahia lembram nomes important ssimos na hist!ria da luta, como "ra ra, #obrinha $erde, %na &reta, &iv', (ag), *amuel &reto, Daniel (oronha, +eraldo #hapeleiro, "otonho de ,ar), Juvenal, #anrio &ardo, -berr., /ivino, -nt'nio Diabo, Bilusca, #abelo Bom e outros. *o in0meras as cantigas 1ue lembram os nomes e as proe2as destes capoeiristas, mantendo3os vivos na mem!ria coletiva da capoeira.

Mestre Waldemar
4m capoeirista de grande desta1ue entre os 1ue de5endiam a escola tradicional 5oi ,estre 6aldemar da /iberdade, 5alecido em 7889. :m 78;9, ,estre 6aldemar j condu2ia a roda de capoeira 1ue viria a ser o mais importante ponto de encontro dos capoeiristas de *alvador, aos domingos, na /iberdade. <n5eli2mente, na sua velhice ,estre 6aldemar no teve o reconhecimento 1ue merecia, e no 5oram muitos os capoeiristas mais jovens 1ue tiveram a honra de conhec.3lo e ouvi3lo contar suas hist!rias. ,orreu na pobre2a, como outros capoeiristas c)lebres, como ,estre &astinha. -lguns dos 5re1=entadores das 5amosas rodas de capoeira tradicional de *alvador ainda do sua contribuio ao desenvolvimento desta arte3luta, ministrando cursos, palestras e, em alguns casos, apesar da avanada idade, ensinando capoeira regularmente em institui>es, principalmente em *alvador. #om o aparecimento de ,estre Bimba, iniciou3se a diviso do universo da capoeira em duas partes, em 1ue uns se voltaram para a preservao das tradi>es e outros procuraram desenvolver uma capoeira mais rpida e direcionada para o combate. #omo nos in5ormaram os velhos mestres da capoeira baiana, a expresso #apoeira -ngola ou #apoeira de -ngola somente surgiu ap!s a criao da Regional, com o objetivo de se estabelecer uma designao di5erente entre esta e a capoeira tradicional, j amplamente di5undida. -t) ento no se 5a2ia necessria ? di5erenciao, e o jogo se chamava simplesmente capoeira. *abemos 1ue o trabalho desenvolvido por ,estre Bimba mudou os rumos da capoeira, no entanto, muitos 5oram os capoeiristas 1ue se preocuparam em mostrar 1ue a -ngola no precisaria so5rer modi5ica>es t)cnicas, pois j continha elementos para uma e5ica2 de5esa pessoal.

$eja trailler do 5ilme - #apoeira <luminada 3 ,estre Bimba

Mestre Pastinha
-p!s o surgimento da Regional, portanto, iniciou3se uma polari2ao na capoeira baiana, opondo angoleiros e disc pulos de ,estre Bimba. - ciso 5icou mais intensa a partir da 5undao, em 78;7, do #entro :sportivo de #apoeira -ngola em *alvador, sob a liderana da1uele 1ue ) reconhecido como o mais importante representante desta escola, o ,estre &astinha @$icente Aerreira &astinha, 7BB8378B7C. % escritor Jorge -mado descreveu este capoeirista como Dum mulato pe1ueno, de assombrosa agilidade, de resist.ncia incomum. @...C %s adversrios sucedem3se, um jovem, outro jovem, mais outro jovem, disc pulos ou colegas de &astinha, e ele os vence a todos e jamais se cansa, jamais perde o 5'legoD @-mado,78EEFG98C "alve2 pelo 5ato da #apoeira Regional ter se expandido pelo Brasil, principalmente como uma modalidade de luta, passou3se a di5undir a id)ia de 1ue a -ngola no dispunha de recursos para o en5rentamento, a5irmando3se ainda 1ue as antigas rodas de capoeira, anteriores a ,estre Bimba, no apresentavam situa>es reais de combate. &or)m, os velhos mestres 5a2em 1uesto de a5irmar 1ue estes ocorriam de uma 5orma di5erente da atual, em 1ue os lutadores se valiam mais da agilidade e da mal cia 3 ou da DmandingaD, como se di2 na capoeira 3 do 1ue da 5ora propriamente dita. ,estre &astinha, em seu livro #apoeira -ngola, a5irma 1ue Dsem d0vida, a #apoeira -ngola se assemelha a uma graciosa dana onde a HgingaH maliciosa mostra a extraordinria 5lexibilidade dos capoeiristas. ,as, #apoeira -ngola ), antes de tudo, luta e luta violentaD @&astinha,78E;FGBC.

Capoeira informal
*endo uma prtica comum no cotidiano dos anos I9, a capoeira no exigia de seus praticantes nenhuma indumentria especial. % praticante entrava no jogo calado e com a roupa do dia3a3dia. (as rodas mais tradicionais, aos domingos, alguns dos capoeiristas mais destacados 5a2iam 1uesto de se apresentar trajando re5inados ternos de linho branco, como era comum at) meados deste s)culo. -l)m disso, ) importante observar 1ue tradicionalmente o ensino da antiga #apoeira -ngola ocorria de maneira vivencial, isto ), de 5orma espontJnea, sem 1ual1uer preocupao metodol!gica. %s mais novos aprendiam com os capoeiristas mais experimentados diretamente, com a participao na roda.

:mbora j em 78IG tenha sido 5undada por ,estre Bimba a primeira academia de capoeira, no :ngenho $elho de Brotas em *alvador, o aprendi2ado in5ormal desta arte3 luta nas ruas das cidades brasileiras predominou at) meados da d)cada de K9.

Toque de Angola
-tualmente, a maioria dos capoeiristas re5ere3se ? -ngola como uma das 5ormas de se jogar a capoeira, no propriamente como um estilo metodi2ado de capoeira. &ara os no iniciados nesta luta, ) importante lembrar 1ue a velocidade e outras caracter sticas do jogo da capoeira esto diretamente relacionados com o tipo de Dto1ueD executado pelo berimbau. :ntre vrios outros, existe a1uele denominado to1ue de -ngola, 1ue tem a caracter stica de ser lento e compassado. Dessa 5orma, Djogar -ngolaD consiste atualmente, na maioria dos casos, em jogar capoeira ao som do to1ue de -ngola.

Equilbrio e Fle ibidade


Dessa 5orma, a maioria das academias e associa>es de capoeira do Brasil, ao reali2arem suas rodas, tem o hbito de dedicar algum tempo ao jogo de -ngola, 1ue nem sempre corresponde ?1uilo 1ue os antigos capoeiristas denominavam #apoeira -ngola. -tualmente, o jogo de -ngola caracteri2a3se por uma grande utili2ao das mos como apoio no cho, e pela execuo de golpes de pouca e5ici.ncia combativa, mais baixos e mais lentos, reali2ados com um maior e5eito est)tico pela explorao do e1uil brio e da 5lexibilidade do capoeirista. De 5ato, seria tare5a muito di5 cil reprodu2ir detalhadamente as movimenta>es e os rituais da antiga capoeira, mesmo por1ue ela como 1ual1uer instituio cultural, tem so5rido modi5ica>es ao longo de sua hist!ria. (o entanto, estamos vivendo, h alguns anos, uma intensa preocupao de recuperao do saber ancestral da capoeira, atrav)s do contato com os velhos mestres.

!a"es hist#ri$as
:ste 5ato demonstra uma saudvel preocupao da comunidade da capoeira com a preservao de suas ra 2es hist!ricas. -5inal, se recordarmos 1ue a capoeira, como arte3 luta 1ue ), engloba um universo muito mais amplo 1ue simplesmente as t)cnicas de luta, veremos a 1uantidade de in5orma>es 1ue podem ser obtidas junto aos antigos capoeiristas, 1ue vivenciaram in0meras situa>es interessantes ao longo de muitos anos de prtica e ensino da arte3luta. -creditamos 1ue algumas das mais relevantes caracter sticas da -ngola a serem recuperadas para os dias de hoje soF aC a continuidade de jogo, em 1ue os capoeiristas procuram explorar ao mximo a movimentao evitando interrup>es na dinJmica do jogoL bC a importJncia das es1uivas, 5undamentais na -ngola, em 1ue o capoeirista evita

ao mximo o blo1ueio dos movimentos do adversrio, procurando trabalhar dentro dos golpes, aproveitando3se dos dese1uil brios e 5alhas na guarda do outroL cC a capacidade de improvisao, t pica dos angoleiros, 1ue sabiam 1ue os golpes e outras t)cnicas treinadas no dia3a3dia so um ponto de partida para a luta, mas precisam sempre ser moldadas rpida e criativamente ? situao do momentoL dC a valori2ao do ritual, 1ue cont)m um enorme universo de in5orma>es sobre o passado de nossa arte3luta e consiste em um grande patrim'nio cultural. - antiga capoeira marcava3se por um grande respeito aos rituais tradicionais, di5erentemente do 1ue ocorre nos dias de hoje. -tualmente, so raras as academias 1ue adotam a denominao de -ngola ou Regional para a capoeira 1ue ) ali praticada. :, entre as 1ue se identi5icam como #apoeira Regional, poucas demonstram e5etivamente relao direta com o trabalho desenvolvido por ,estre Bimba. (a verdade, os mestres e pro5essores de capoeira a5irmam jogar e ensinar uma 5orma mista, 1ue concilia elementos da -ngola tradicional com as inova>es introdu2idas por ,estre Bimba. Delimitar a separao entre essas duas escolas da capoeira ) algo muito di5 cil hoje em dia, e h muitos anos sabe3se 1ue a tend.ncia ) 1ue a capoeira incorpore as caracter sticas dessas duas escolas. (o entanto, ) 5undamental 1ue os capoeiristas conheam a sua hist!ria, para 1ue possam desenvolver sua luta de maneira consciente. - #apoeira -ngola e a #apoeira Regional esto 5ortemente impregnadas de conte0do hist!rico, e no se excluem. #ompletam3se e 5a2em parte de um mesmo universo cultural.

Coment%rio&
-rtigo de /ui2 Renato $ieira, publicado na Revista #ombat*port, n. G7, set. 788;. @"amb)m publicado no Jornal da #apoeira, *o &aulo, n. G, 788E e no Jornal ,u2en2a, #uritiba, n. 7;, jul. 788E

Anda mungkin juga menyukai