Anda di halaman 1dari 27

FICHA TCNICA

2010. SENAR - Servio Nacional de Aprendizagem Rural - Administrao Central.Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei N 9.610). CNA Diretoria Executiva Senadora Ktia Abreu Presidente da CNA gide Meneguette (PR) 1 Vice-Presidente Pio Guerra Jnior (PE) Vice-Presidente de Secretaria Ademar Silva Jnior (MS) Vice-Presidente de Finanas Fbio de Salles Meirelles Filho (MG) Vice-Presidente Executivo Assuero Doca Veronez (AC) Vice-Presidente Diretor Carlos Rivaci Sperotto (RS) Vice-Presidente Diretor Dep. Fed. Homero Alves Pereira (MT) Vice-Presidente Diretor Jos Ramos Torres de Melo Filho (CE) Vice-Presidente Diretor Jlio da Silva Rocha Jnior (ES) Vice-Presidente Diretor Vice-Presidentes Almir Morais S (RR) lvaro Arthur Lopes de Almeida (AL) ngelo Crema Marzola Jnior (TO) Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha (PI) Carlos Fernandes Xavier (PA) Eduardo Silveira Sobral (SE) Muni Loureno Silva Jnior (AM) Fbio de Salles Meirelles (SP) Francisco Ferreira Cabral (RO) Joo Martins da Silva Jnior (BA) Jos Mrio Schreiner (GO) Jos Hilton Coelho de Sousa (MA) Jos Zeferino Pedrozo (SC) Jos lvares Vieira (RN) Luiz Irau Guimares Colares (AP) Mrio Antnio Pereira Borba (PB) Renato Simplcio Lopes (DF) Roberto Simes (MG) Rodolfo Tavares (RJ)

SENAR Conselho Deliberativo do SENAR Senadora Ktia Abreu Presidente Titular: Jlio da Silva Rocha Jnior Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Esprito Santo Suplente: Roberto Simes Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Minas Gerais Titular: Carlos Rivaci Sperotto Presidente da Federao da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul Suplente: gide Meneguette Presidente da Federao da Agricultura do Estado do Paran Titular: ngelo Crema Marzola Jnior Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Tocantins Suplente: Francisco Ferreira Cabral Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Rondnia Titular: Renato Simplcio Lopes Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Distrito Federal Suplente: Jos Mrio Schreiner Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria de Gois Titular: Raimundo Coelho de Souza Vice-Presidente da Federao da Agricultura e Pecuria do Estado do Maranho Suplente: Joo Martins da Silva Jnior Presidente da Federao da Agricultura do Estado e Pecuria do Estado da Bahia Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) Ministrio da Educao (MEC) Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento (MAPA) Agroindstria (CNI) Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) ______________________________________________ Secretrio Executivo do SENAR Daniel Klppel Carrara Chefe do Departamento de Educao Profissional e Promoo Social (DEPPS) do SENAR Andra Barbosa Alves

SUMRIO
Apresentao do programa ................................................................................... 02 Mdulo 01: O problema do abastecimento ............................................................. 08 Mdulo 02: Papel da agricultura na economia ........................................................ 25 Finalizao do curso .............................................................................................. 41

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Apresentao do programa
Capacitao da Escola do Pensamento Agropecurio Ol, Em nome do Sistema CNA/SENAR, a presidente da CNA, Ktia Abreu, preparou um pequeno texto para falar da sua satisfao em lanar este programa de capacitao, via internet, da Escola do Pensamento Agropecurio. Ol! Sou Ktia Abreu e com muito prazer que lhe apresento mais uma iniciativa do Sistema CNA/SENAR: A Escola do Pensamento Agropecurio. Um centro de conhecimento com a funo primordial de produzir e difundir novas ideias ligadas ao setor agropecurio. Este um programa de capacitao pela internet, extremamente prtico e abrangente. Todos podero acessar o contedo dos diversos cursos e as diversas ferramentas que sero postas em prtica, para garantir o debate e o aprendizado. Teremos blog, twitter, chat e tira-dvidas, garantindo o melhor para voc. Esta escola foi feita para todos que atuam no campo, mas tambm so bem-vindos todos que tenham interesse pela agropecuria e queiram participar dos seis cursos. Os seis cursos oferecidos pela Escola do Pensamento Agropecurio so os seguintes: Direito de Propriedade, Meio Ambiente, Pobreza Rural, Educao e Qualificao Profissional, Trabalho Decente e Abastecimento e Renda. Ns queremos promover a integrao entre os diversos segmentos da sociedade e a comunidade cientfica para que, juntos, possamos aprofundar debates e construir novos caminhos para o conhecimento. Acredito no conhecimento e sei que o setor agropecurio brasileiro a alavanca da economia do Pas. Somos o setor que representa um tero do PIB brasileiro, um tero dos empregos gerados e, em 2009, fomos responsveis por 42% de todas as exportaes do Brasil. Isso no pouco, temos que ter orgulho da agropecuria, ela de todos os brasileiros. Somos a maior potncia agrcola do mundo e podemos acabar com o maior mal da humanidade, a fome. Para isso, temos que buscar meios de garantir a produo, o respeito ao meio ambiente a segurana do trabalhador, a renda e o abastecimento. Combater as inseguranas jurdicas no campo e, principalmente, difundir a responsabilidade social da atividade agropecuria. Sejam bem-vindos Escola do Pensamento Agropecurio! Como diz Paulo Freire Educao no transforma o mundo, educao muda pessoas, pessoas transformam o mundo. Um abrao e bom trabalho a todos. Convidamos voc a conhecer um pouco mais sobre os cursos deste programa. Vamos seguir!

Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Tpico 01: Apresentao do programa


Capacitao da Escola do Pensamento Agropecurio Este programa de capacitao composto por 06 cursos: Curso Trabalho decente Pobreza rural Educao e qualificao profissional Abastecimento e renda Direito de propriedade Meio ambiente Tempo para realizar cada curso 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias 15 dias Carga-horria 8 horas 4 horas 6 horas 6 horas 6 horas 10 horas

Neste programa voc ir escolher o curso que mais lhe interessa e realizar sua matrcula. Assim que concluir, poder se matricular em um dos demais cursos e assim sucessivamente. Importante Voc dever seguir a sugesto do cronograma de estudos para realizar o curso com sucesso e receber o certificado. O curso tem durao de 15 dias. Voc ter acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este perodo para que possa estudar os contedos e realizar as atividades. Caso voc tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana poder concluir o curso em menos tempo. Por exemplo: se estudar em mdia 1 hora por dia, levar 15 dias para concluir, mas se tiver mais tempo terminar antes e poder realizar a matrcula em outro curso. Ao concluir o curso, voc poder imprimir o certificado que ficar disponvel no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ah! Para cada curso que concluir, voc ter direito a um certificado, que ser enviado, via correio, pelo Sistema CNA/SENAR. Observe na tabela acima a quantia de horas de cada curso.

Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Escola do Pensamento Agropecurio


Ento! Agora convidamos voc a conhecer um pouco mais sobre a Escola do Pensamento Agropecurio.

A Escola do Pensamento Agropecurio um centro de conhecimento que tem como funo primordial a produo e a difuso de pesquisas, estudos e diagnsticos, embasados na metodologia cientfica focada no desenvolvimento agropecurio. Sua estrutura se subdivide em trs pilares bsicos, a saber: Unidade de Produo: Nesta etapa a instituio abre espao para receber teses, organizar seminrios, apoiar alunos de mestrado e doutorado que estejam defendendo o Pensamento Agropecurio. Unidade de Formao: Ter um espao para formar novas linhas de pensamento por meio de cursos para estudantes universitrios e profissionais. Esta unidade prev, ainda, a formatao de cursos em parceria com redes de universidades que passam a ser parceiras, ao aderirem livremente a Escola de Pensamento Agropecurio. Nesta unidade de formao ser construdo um Banco de Dados em uma Rede Virtual de Formao. Unidade de Articulao: Processo de interao com Universidades, Associaes de Classes, Entidades Estudantis, Poder Judicirio e Poder Legislativo, com o objetivo de ampliar a rede de parceiros e difundir a linha de pensamento que a escola produz e defende. Os estudos e pesquisas sero frutos de demandas indicadas pelo Sistema CNA/SENAR, e os produtos gerados sero compartilhados com os demais membros do Sistema. A Escola do Pensamento Agropecurio pretende valer-se das melhores e mais democrticas modalidades de ensino, gesto e transferncia do conhecimento, usando sistemas informatizados de educao distncia e, tambm, in loco. Poder valer-se do Canal do Produtor, sites do Sistema CNA e do SENAR e salas da Incluso Digital Rural, alm de outros meios prioritariamente voltados ao produtor rural e populao do campo brasileiro. Para o Sistema CNA/SENAR, a Escola vai ser um referencial nacional em agropecuria, fornecendo embasamento cientfico ao debate que permeia o setor, valorizado pela cincia.

Assim que terminar de ler o texto acima, convidamos voc a conhecer o que estudar neste curso e o que o Sistema CNA/SENAR espera que voc aprenda ao conclu-lo. Vamos seguir!

Palavras da presidente da CNA


Ol, A presidente da CNA, Ktia Abreu preparou um pequeno texto para falar da sua satisfao em lanar este curso e, especialmente, por ter a sua companhia nos prximos dias para que, juntos, possamos criar uma nova era para a agricultura brasileira.

Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Ol! Neste curso, vamos tratar de mais um tema da Escola do Pensamento Agropecurio, Abastecimento e Renda. Quando o homem passou a cultivar o solo e a produzir o prprio alimento, deixou de ser caador e nmade. A partir da, as civilizaes comearam a prosperar, surgem a agricultura e a pecuria. A agropecuria essencial para o avano e manuteno da econmia brasileira, indispensvel para o sucesso da balana comercial. O setor rural produz mais do que o consumido no pas, permitindo assim, a venda de alimentos para todo o mundo, as exportaes agropecurias geram riquezas para o Brasil. Ns, produtores rurais somos os responsveis por um tero do PIB, o Produto Interno Bruto e por um tero dos empregos em nosso pas e, em 2009 fomos responsveis por 42% de todas as exportaes. Por isso, neste curso, voc vai saber mais sobre as relaes do setor rural com o mercado e sobre a poltica agrcula brasileira. Abastecimento, significa alimentos de alta qualidade em grande quantidade e preo baixo para a populao. Mas preciso garantir renda aos agricultores! Um abrao a todos e boa aula.

Lhe convidamos a conhecer um pouco mais sobre a Escola do Pensamento Agropecurio. Vamos seguir!

Informaes sobre o Curso


Ol! Neste curso que trata sobre Abastecimento Alimentar e Renda Agropecuria, voc ter a oportunidade de aprender ou relembrar no mdulo 1 que quando o homem passou cultivar alimentos e criar animais para a sua sobrevivncia, deixou de ser nmade. Conhecer ou relembrar sobre a importncia da Revoluo Verde, que surgiu no final da segunda guerra mundial como estratgia de se elevar a produo mundial de alimentos. Saber que na Agricultura Moderna a questo do Abastecimento est relacionada reduo da populao rural e ao aumento da produo e do consumo de alimentos. E, finalizando o mdulo 1, conhecer ou relembrar sobre o conceito de Elasticidade Renda, trazendo como exemplo a seleo de produtos de alguns pases. Bem! Neste mdulo ser tratado o papel da agricultura na economia; a Agricultura X Indstria falando do surgimento do agronegcio; a participao do agronegcio na formao do Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira; a importncia do agronegcio na gerao de divisas; a interferncia do governo no setor agropecurio e as polticas de abastecimento de renda.

Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Objetivo do curso Discutir alguns aspectos e fatores relacionados ao abastecimento e renda, tais como: o endividamento rural, o seguro agrcola, a liberao de crdito, a assistncia tcnica os fatores climticos e as mudanas nos planos de governo. Para que voc possa concretizar este objetivo, organizamos o curso em 02 mdulos: Mdulo 01: O problema do Abastecimento Mdulo 02: O papel da Agricultura na Economia O curso tem durao de 15 dias com carga horria de 06 horas. Voc ter acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante o perodo, para que possa estudar os contedos e realizar as atividades.

Plano de estudos
Para lhe ajudar, elaboramos um plano de estudo como sugesto, para voc organizar o seu tempo e estudo. Plano de estudos Mdulo Orientao das atividades Cronograma

Mdulo 01: O problema do abastecimento Mdulo 02: O papel da agricultura na economia Fechamento do curso e certificao
Chat

Durante o estudo do Mdulo 01, voc deve: Realizar a leitura dos contedos Fazer o desafio Participar do frum e chat Realizar as atividades Durante o estudo do Mdulo 02, voc deve: Realizar a leitura dos contedos Fazer o desafio Participar do frum e chat Realizar as atividades Perodo para voc finalizar as atividades pendentes e salvar em seu computador os materiais de seu interesse e o certificado.

1 ao 7 dia

8 ao 14 dia

15 dia

Fique atento! Seu tutor entrar em contato com voc para informar dia e horrio do chat e voc poder tirar suas dvidas.

Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Seu tutor
Como voc deve ter lido no mdulo de ambientao, neste curso voc ter apoio e orientao permanente de um tutor, especialista no assunto deste curso. Ele mandar e-mails, responder suas dvidas pela ferramenta Tira-dvidas e pela ferramenta Mensagens, e ir lhe convidar para discutir nas ferramentas Fruns e Chat. Enfim, ele ser seu Anjo da Guarda. Voc gostaria de conhec-lo? Convidamos a ler o que o seu tutor escreveu para voc.

Meu nome Deick Antunes, sou de Minas Gerais, e serei o tutor de vocs neste curso. Sou cientista Poltico e Socilogo, por formao acadmica, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. J atuei na tutoria do Sistema EaD, na coordenao de CRASs, como subsecretrio da Assistncia Social e assessor parlamentar. Como professor, gosto de aprender e compartilhar conhecimento, disseminar e agregar sabedoria, tanto popular quanto cientfica. Hoje sou consultor social de projetos, tenho articulao nos meios pblicos municipais, estaduais e nacionais com projetos sociais que auxiliam na mediao e efetivao das polticas pblicas na sociedade civil. E quando no estou trabalhando, aprecio a companhia da minha famlia e amigos, pois aprendi que a famlia e os amigos so a base fundamental da nossa felicidade. Portanto, creio ser isso que tenho a comentar, em princpio, acerca de minha pessoa e meu histrico profissional. Estou disposio para quaisquer esclarecimentos adicionais e aguardo vocs na ferramenta Tira-dvidas, nos chats e fruns. Sejam bem-vindos! timo curso! E que Deus abenoe a todos ns! Abraos, seu Tutor Deick Antunes.

Colegas do curso
Neste curso voc ter um estudo dinmico com vrias atividades, recursos e animaes, bem como contar com a companhia de dois colegas que percorrero todos os mdulos do curso com voc. Um deles um produtor rural chamado Davi, que j foi apresentado para aqueles que j realizaram um destes cursos: Trabalho Decente, Pobreza Rural e Educao e Qualificao. Davi dono de uma propriedade de mdio porte e tem como premissa dar condies dignas para seus trabalhadores; e uma delas o acesso educao e qualificao profissional. No transcorrer do curso, Davi conversa com a assistente social, chamada Elza. Eles j foram colegas dos trs cursos j mencionados e agora combinaram de fazer o 4 curso, para saberem sobre o Abastecimento Alimentar e Renda Agropecuria. Bem, eles iro interagir entre si e com voc no decorrer do curso, socializando suas experincias e alguns textos importantes sobre o tema que ser abordado. Ento, vamos conhec-lo! Bons estudos!
Apresentao do Curso

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

Visita ao escritrio de Elza


Davi foi visitar Elza em sua sala, vamos acompanhar a conversa entre eles? Vamos acompanhar a visita! Elza: Ol, Davi! Que bons ventos lhe trazem aqui? Davi: Ol, Elza! Que bom te encontrar. Eu vim at a cidade comprar alguns produtos para a minha propriedade e resolvi dar uma passada aqui, para saber se voc vai fazer o curso de abastecimento alimentar e renda agropecuria. Elza: Vou fazer, sim! Gostei muito dos outros cursos que j fizemos. Davi: Pois , eu tambm! Elza: Quero relembrar alguns temas j estudados e conhecer outros que so novos para mim. Davi: Ah, legal! Pelo que soube o curso est muito rico em informaes e atividades. Elza: Que timo! Vamos nos encontrar, ento, no Ambiente Virtual de Aprendizagem! Davi: Vou indo, pois tenho que levar os insumos para cuidar do plantio. Elza: At mais! Davi: At! Assim que terminar de acompanhar a conversa entre Davi e Elza, siga em frente!

Apresentao do mdulo
O problema do abastecimento Ol!! Boas vindas ao estudo do mdulo Abastecimento alimentar e renda agropecuria. Este mdulo inicia voltando no tempo relembrando quando o homem passou a cultivar alimentos e criar animais para a sua sobrevivncia, deixou de ser nmade. Tambm sero apresentados alguns aspectos da Revoluo Verde, que surgiu no final da segunda guerra mundial ampliando a capacidade de produo e abastecimento da agricultura. A Revoluo Verde significou a modernizao da agricultura, para atender o intenso processo de industrializao da poca, que gerou a reduo da populao rural e tambm o aumento de consumo de alimentos, em razo da melhoria da renda da populao. Por isso, at o trmino deste mdulo, voc dever ser capaz de:

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

10

Objetivos Compreender o conceito abastecimento alimentar. Entender o problema do abastecimento. Conhecer a revoluo verde. Entender a elasticidade renda. Agora que voc j conheceu o contedo que ser trabalhado neste mdulo e os objetivos de aprendizagem, leia no prximo tpico o desafio lanado para voc!

Desafio do mdulo
O problema do abastecimento No incio de cada mdulo voc ser convidado a realizar um desafio, o objetivo ajud-lo a verificar o que j conhece sobre o assunto a ser abordado em cada mdulo. Ento, vamos fazer o desafio deste mdulo? Desafio Voc sabe quando surgiu a agricultura? Voc conhece a Revoluo Verde? O que voc sabe sobre o abastecimento na agricultura moderna? Registre sua resposta no Ambiente Virtual de Aprendizagem e, no final da leitura deste mdulo, retorne para rev-las. Caso no saiba ou no tenha certeza, no se preocupe! Pois at o final deste mdulo voc ter acesso a essas informaes e muitas outras. Bom estudo!

O problema do abastecimento
Voc possivelmente j ouviu ou leu algum assunto a respeito do problema do abastecimento no mesmo? Vamos aprender mais um pouco!

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

11

Quando o homem aprendeu a cultivar o prprio alimento, deixou de ser nmade. Nessa poca surgiu o problema do abastecimento. Ao cultivar seus alimentos sujeitou-se aos riscos climticos e de doenas, inerentes produo agrcola e teve de conviver com o problema da escassez gerada pela sazonalidade da oferta de alimentos.

O homem comeou cultivar os prprios alimentos e, depois, domesticou animais. Nascia assim, h 12 mil anos, a agropecuria, cuja produo era realizada de forma rudimentar.

Inicialmente, foram habitadas as reas frteis de vales e de plancies. A agricultura era praticada s margens de grandes rios, como o Tigre e o Eufrates (atual Iraque), o Nilo (no Egito), o Yang-tse-Kiang (na China), o Ganges e o Indo (Na ndia), reas onde se desenvolveram as primeiras grandes civilizaes. O crescimento populacional e a queda da fertilidade do solo trouxeram um grande desafio ao homem. A produo de alimentos caa enquanto a populao crescia. Por volta do sculo XVII, no Continente Europeu, desenvolveu-se o sistema de rotao de culturas, integrando as atividades agrcola e pecuria, que foi chamado de Revoluo Agrcola. A Revoluo Agrcola um grande marco na histria da humanidade. A partir dela puderam ser gerados excedentes de produo, que possibilitaram o surgimento do comrcio, realizado inicialmente por meio de trocas chamadas escambos. Nos locais de comrcio, surgiram as primeiras cidades.

A preocupao com o abastecimento uma constante na histria da humanidade. Diversas teorias surgiram no pensamento econmico para tentar explicar, e at mesmo solucionar, a escassez de alimentos. Essa preocupao gerou revolues que propiciaram o crescimento econmico e o desenvolvimento de outros setores da economia, como a indstria e o comrcio.

Assim que estiver preparado para seguir em frente, convidamos voc a observar o prximo tpico, que trata sobre revoluo verde!

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

12

A Revoluo Verde
No tpico anterior voc estudou sobre o problema do abastecimento, que levou o homem buscar alternativas para sobrevivncia. Neste tpico voc vai conhecer a Revoluo Verde que promoveu a modernizao da agricultura criada com o objetivo de elevar a produo mundial de alimentos e assim combater a fome nos pases subdesenvolvidos. Para saber mais, acompanhe Elza e Davi numa conversa animada. Elza: Ol, Davi, tudo bem? Davi: Ol, Elza! Que prazer receber voc na minha casa! Elza: Davi, sempre que venho para estes lados e vejo as montanhas, as plantaes, volto no tempo e lembro quando eu era criana e ia para a escola. Davi: mesmo? De que voc lembra? Elza: Lembro da professora de histria contando que o sculo XIII marcou o incio da agricultura moderna, caracterizada pela mecanizao das operaes agrcolas e o uso de grandes inovaes, resultado do crescimento e fortalecimento da indstria nascente. Davi: Que interessante, Elza! Voc lembra dessas coisas? Lembro que estudei sobre isso tambm! Mas, no lembro de detalhes. Elza: Sim, Davi! Lembro tambm de como foram descobertas algumas tcnicas, como a pasteurizao, secagem, silagem e o congelamento de produtos agropecurios. Voc deve conhecer mais isso do que eu. Davi: Sim, eu uso algumas delas na minha propriedade. Elza: No prximo tpico deste mdulo, vamos aprender mais sobre essas tcnicas. Vamos conferir? Davi: Perfeito! Vamos l! Aps ler a conversa entre Elza e Davi, siga para o prximo tpico.

Tpico 01: A Revoluo Verde


No tpico anterior voc acompanhou a minha conversa com Davi sobre o incio da agricultura moderna que foi o marco da Revoluo Verde. E agora apresento para voc as tcnicas usadas na agricultura moderna. Vamos l!

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

13

Pasteurizao: Tcnica criada em 1864 por Louis Pasteur, que consiste na destruio de microrganismos patognicos dos alimentos, atravs do seu aquecimento a uma determinada temperatura, por um determinado tempo. Esta tcnica possibilitou o armazenamento e o transporte de alimentos, sem que eles entrassem em decomposio. Secagem: Reduo da umidade dos alimentos, preservando-se suas caractersticas, com o objetivo de

prolongar o seu armazenamento.

Ensilagem: uma tcnica de preservao de forragens por meio de fermentao anaerbica, aps o seu corte, picagem, compactao e vedao em silos. Congelamento: Mtodo de preservao de alimentos pela reduo da temperatura e congelamento da gua, de forma a reduzir as reaes qumicas e retardar o seu processo de decomposio. Vamos continuar o assunto no prximo tpico. Siga em frente!

Tpico 02: A Revoluo Verde


Abaixo acompanhe o recado de Elza sobre Revoluo Verde. Voc sabia que a bioqumica passou a ser bem mais utilizada na adubao do solo e no uso que defensivos? E tambm na biotecnologia, que permitiu o aumento da produtividade das lavouras? Esse perodo foi marcado por um forte processo de urbanizao, necessrio para atender a demanda de mo-de-obra da indstria. Com o processo de urbanizao, os trabalhadores passaram a ter uma renda disponvel maior e a consumir mais alimentos. E foi tambm um perodo de guerras, onde a fome se alastrou no mundo, vitimando milhares de pessoas, em especial, nos pases ento chamados de subdesenvolvidos. No prximo tpico daremos continuidade Revoluo Verde. Acompanhe o dilogo de Elza e Davi.

Tpico 03: A Revoluo Verde


A seguir, acompanhe o recado de Elza sobre Revoluo Verde.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

14

Elza: Davi, lembro que estudei que, ao final da Segunda Guerra Mundial, os pases desenvolvidos conceberam a Revoluo Verde. Davi: Olha, tenho muita curiosidade de saber mais sobre isso da! Elza: Lembro que a Revoluo Verde foi concebida visando elevao da produo mundial de alimentos e, assim, combater a fome nos pases subdesenvolvidos. Davi: Ah, Entendi! Mas conte-me mais sobre essa revoluo. Elza: O primeiro pesquisador da Revoluo Verde foi Norman Burleng, que recebeu o Prmio Nobel em 1970. Davi: Hum... Que interessante! Elza: A Revoluo Verde se baseava em um pacote tecnolgico, amparado em novas tcnicas de cultivo, adubos, defensivos, sementes selecionadas e mecanizao. Davi: Eu fico maravilhado com a tecnologia! Quanta coisa magnfica o homem pode construir e contribuir com a melhoria das plantaes nas reas rurais. Elza: Pois . Se os desafios da produtividade at ento foram superados, o mesmo no se pode dizer com relao erradicao da fome. O programa da ONU para a Agricultura e Alimentao estima que de 1950 a 2000 a populao mundial cresceu de 2 bilhes e meio para 6 bilhes de pessoas. Dessa gente toda, cerca de 1 bilho de pessoas passam fome. Davi: Nossa!!! Um bilho de pessoas passando fome? Que coisa horrvel. Elza: Isso mesmo, Davi! Esta e outras estatsticas indicam que o desafio de erradicar a fome no se restringe produo de alimentos, mas passa tambm pelas condies de distribuio e acesso alimentao. Davi: Hum! Elza, fiquei curioso em saber mais sobre a Revoluo Verde. Elza: Ah, vamos estudar nos tpicos seguintes justamente sobre a Segunda Revoluo Verde! Vamos l! Voc ficou curioso como Davi para saber mais sobre a segunda Revoluo Verde? Ento acompanhe o prximo tpico! Mas, antes, vamos fazer uma pausa para uma atividade!

Atividade
Coloque em prtica a sua leitura, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar a atividade desse tpico.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

15

Assim que voc concluir a atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem, lhe convidamos a seguir para o prximo tpico.

A segunda Revoluo Verde


No tpico anterior voc estudou a primeira Revoluo Verde, criada para elevar a produo mundial de alimentos e, assim, combater a fome nos pases subdesenvolvidos. Agora voc vai conhecer a Segunda Revoluo Verde, que tambm surgiu com o objetivo de elevar a produo agropecuria. Voc sabia que a agropecuria uma atividade de sucessivas ondas tecnolgicas? Pois , no final do sculo XX as pesquisas avanaram com as descobertas da:

Biotecnologia o conjunto de conhecimentos que permite a utilizao de agentes biolgicos (organismos, clulas, organelas, molculas) para obter bens ou assegurar servios. a tecnologia baseada na biologia. Vem sendo utilizada na agricultura, pecuria, cincia dos alimentos e medicina. Engloba atividades que o homem vem desenvolvendo h milhares de anos, como a produo de alimentos fermentados (po, vinho, iogurte, cerveja, e outros). A biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informao gentica.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

16

Engenharia gentica (ou modificao gentica) a parte da cincia que se dedica a definir o processo de manipulao dos genes num organismo, em geral fora do processo normal reprodutivo deste. Na agropecuria so inmeros os usos da Engenharia Gentica e o seu produto mais conhecido so os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), mais comumente chamados de trnsgnicos. Em sentido mais amplo, Mecnica arte de lidar com as mquinas. Na agropecuria, alm das tarefas ligadas manuteno das mquinas (tratores, implementos e demais equipamentos mecnicos), realizadas por mecnicos devidamente capacitados, tambm tem importncia a Engenharia Mecnica, que a rea da engenharia que se dedica ao projeto das mquinas. H, ainda, um conjunto de conhecimentos relacionados com a utilizao das mquinas na agropecuria, conhecida como Mecanizao Agrcola. A Mecanizao Agrcola, fundamental durante a Revoluo Verde, tem como objetivo o uso adequado dos equipamentos e mquinas agrcolas, para a obteno de altas produtividades, com racionalizao de custos e preservao dos recursos naturais e do meio ambiente. Computao (ou Cincia da Computao) o estudo das rotinas de tarefas ou clculos que devem ser repetidos muitas vezes, sua implementao na forma de software (programas), para execuo em computadores. Hoje em dia, o computador uma ferramenta de trabalho quase que indispensvel. Est presente em vrios ramos da atividade humana. No campo, a computao (ou informatizao) faz parte de um rol de novas tecnologias voltadas para o aumento da produtividade e da viabilidade econmica das atividades agrcolas e pecurias. Os computadores esto cada dia mais presentes nas mquinas utilizadas na lavoura e nos clculos feitos no escritrio. Estas descobertas que permitiram que a agricultura chegasse ao seu estado atual. Essa onda de inovaes tecnolgicas chamada de Segunda Revoluo Verde e surgiu da necessidade de se aumentar a produo agropecuria para atender os desafios de usos no-convencionais da produo agrcola como, por exemplo, a produo de biocombustveis e reduzir a presso sobre o meio-ambiente. Acompanhe mais sobre a revoluo verde no prximo tpico. Vamos l!

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

17

Est tranquilo at aqui? Podemos prosseguir? Caso voc tenha alguma dvida, entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dvidas, ele sentir grande satisfao em conversar com voc.

Tpico 01: A segunda Revoluo Verde


Continuando a nossa conversa sobre a Segunda Revoluo Verde, no tpico anterior voc viu que agropecuria uma atividade de sucessivas ondas tecnolgicas. Neste tpico ser abordado o mapeamento gentico, as pesquisas na rea de biotecnologia, agroenergia e a taxa de crescimento da populao rural e urbana. Pergunta Voc j ouviu falar em mapeamento gentico, biotecnologia, nanotecnologia e cincia da informao? O mapeamento gentico: o mapa dos cromossomos indica a localizao dos genes. A construo de mapas genticos contribui para o melhoramento de cultivares, acelerando o desenvolvimento de novas variedades de sementes, por exemplo. O mapeamento gentico, a biotecnologia, a nanotecnologia, e a cincia da informao traam os caminhos da nova agricultura que ter usos diversos como o complemento ao petrleo na matriz energtica e o uso na indstria de plsticos e sucedneos. O prximo tpico voc vai encontrar mais informaes sobre esse tema. Vamos seguir!

Tpico 02: A segunda Revoluo Verde


Voc sabia que as pesquisas na rea de biotecnologia buscam no somente reduzir os custos inerentes ao manejo das lavouras, mas tambm incorporar benefcios para o consumidor? isso mesmo! E os alimentos enriquecidos para atender as necessidades nutricionais e tambm os destinados a produo de energia j so realidade. Pergunta Voc sabe qual outro benefcio da biotecnologia? Outro benefcio o aumento da produo, que se traduz para o consumidor na queda dos preos dos alimentos. Mesmo com produtividades superando recordes a cada safra, o uso de produtos agropecurios para a produo de energia (a chamada agroenergia) tem dividido a comunidade cientfica.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

18

A recente elevao dos preos dos alimentos despertou diversas ondas contrrias ao uso diverso da produo agrcola e novamente ps em debate a questo da fome no mundo. De acordo com a FAO, o mundo precisar produzir 70% a mais de alimentos at 2050 para alimentar uma populao projetada em 9 bilhes de pessoas. No prximo tpico voc vai acompanhar um grfico que retrata a taxa de crescimento da Populao Rural e Urbana. Vamos l!

Tpico 03: A segunda Revoluo Verde


Conforme mencionado no tpico anterior, veja o grfico a seguir que retrata a taxa de crescimento da Populao Rural e Urbana.

Taxa de crescimento da populao rural Taxa de crescimento da populao urbana

No grfico apresentado possvel perceber que as taxas de crescimento da populao mundial, tanto da urbana como da rural vem caindo desde os anos 60. Mas, importante observar que a taxa da populao rural, que era significativamente menor que a da urbana, dever tornar-se negativa a partir da atual dcada. A demanda global por cereais destinados alimentao humana e animal dever subir para 3 bilhes de toneladas at 2050. E mais, ainda ser necessrio para atender indstria de biocombustveis. Isso significa uma elevao de quase 1 bilho de toneladas, j que a produo de cereais no mundo hoje soma cerca de 2,1 bilhes de toneladas. A demanda mundial de carnes dever atingir 470 milhes de toneladas. Se essa projeo se confirmar, devero ser produzidas mais 200 milhes de toneladas para atender esse consumo.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

19

A FAO estima que nos prximos 40 anos a rea destinada produo de alimentos dever ser ampliada em 120 milhes de hectares. Se isso no ocorrer, 5% da populao mundial ficaro sem alimentos. Mas, como mostra o grfico, todo esse aumento de produo dever ser obtido por cada vez menos pessoas. Por isso, alm de ampliar as reas de plantio, ser necessrio aumentar a produtividade e a eficincia na produo. Acompanhe, no prximo tpico, Elza e Davi dando continuidade conversa sobre a Segunda Revoluo Verde. Vamos l?

Tpico 04: A segunda revoluo verde


Davi ficou to curioso para saber mais sobre a Segunda Revoluo Verde que realizou mais pesquisas sobre esse tema! O que ser que descobriu? Davi: Depois da nossa conversa e da leitura sobre a Primeira e a Segunda Revoluo Verde pesquisei mais sobre o assunto. Elza: , Davi? Que bom! Conte qual foi o resultado da sua pesquisa! Davi: Fiquei sabendo que em 1798 o economista Thomas Robert Malthus alertou que o crescimento da populao sempre superior a produo de alimentos. Elza: Sim, Davi, isso mesmo! Essa alerta serviu de base para a defesa de diversos programas de controle de natalidade. Davi: Aprendi tambm que Malthus no considerou os avanos que a tecnologia poderia trazer a produo de alimentos. Elza: Isso mesmo! Por isso, Willian Godwin criticou Malthus. Pois ele apostava na capacidade humana de produzir novos conhecimentos. Davi: Nessa pesquisa tambm Encontrei na Declarao Universal dos Direitos Humanos, encontrei o Art. 25. Voc conhece? Elza: Sim, diz que toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar seu bemestar e de sua famlia, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos. Davi: Esse artigo muito interessante! Vamos passar para o prximo tpico que vai tratar sobre o abastecimento na Agricultura Moderna? Elza: Sim, vamos! Mas antes vamos fazer uma atividade! Est tranquilo at aqui? Podemos prosseguir? Caso voc tenha alguma dvida, entre em contato com o seu tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem pela ferramenta Tira-dvidas, ele sentir grande satisfao em conversar com voc. Agora vamos fazer uma pausa para uma atividade!

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

20

Atividade
Agora convidamos voc a verificar o que aprendeu at o momento. Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar a atividade desse tpico.

Se voc concluir a atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem, lhe convidamos a seguir para o prximo tpico.

O abastecimento na agricultura moderna


Voc sabia que nas ltimas dcadas os pases do continente europeu e dos EUA passaram por um forte processo de urbanizao? Nas ltimas dcadas os pases do continente Europeu e dos EUA passaram por um forte processo de urbanizao. Nesta dcada, esse mesmo movimento pode ser percebido nos pases Asiticos, em especial a China, e na ndia. Esse processo, alm da reduo da populao rural, traz alteraes nos padres de consumo da sociedade. Os hbitos vo se modernizando. Ao mudar para as grandes cidades, o cidado passa a ter que adquirir a totalidade dos alimentos que consome. Isso significa, que a demanda por alimentos tende a crescer. Por outro lado, credita-se maior responsabilidade aos que permaneceram no campo. Alm das alteraes dos espaos ocupados, outro grande reflexo do processo de urbanizao o da renda percebida. Na maioria das situaes, o trabalho urbano enseja em uma renda familiar maior, o que tambm reflete no aumento do consumo dos alimentos. Para essa situao, um conceito abrangente e que cada vez mais tem conquistado espao no meio acadmico e nas polticas pblicas, o de food security. Segundo este conceito, a segurana alimentar estabelecida quando a produo de alimentos equivale ao seu consumo. A segurana alimentar, sob esse enfoque, tange, portanto, a uma varivel quantitativa. Alimentos suficientes para todos. Adotando-se esse conceito, a segurana alimentar pode ser obtida por meio do aumento mdio da renda da populao (famlias ganhando mais), seja em funo da elevao do nvel de atividade econmica (pas crescendo) e alteraes na matriz de produo do pas (novas mquinas e insumos), seja em funo de polticas assistenciais que favorecem o consumo, a exemplo da transferncia de renda por programas como o Bolsa Famlia e Aposentadorias.
Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

21

Para saber mais sobre o abastecimento na agricultura moderna, acompanhe o prximo tpico!

Tpico 01: O abastecimento na agricultura moderna


No tpico anterior, foi possvel perceber que com o aumento da populao urbana, o consumo de alimentos tende a crescer mais, atribuindo maior responsabilidade para os produtores rurais que ficam no campo. A oferta de alimentos suficientes para atender a demanda da populao tem sido objeto de estudo no meio acadmico. Como a oferta da produo agrcola sazonal, est sujeita a variaes de preos durante o ano. A escassez da oferta ocasiona a elevao dos preos, que resulta na elevao dos gastos com alimentos por parte do consumidor e na presso inflacionria na economia do pas. Por isso, preciso manter o crescimento da oferta de alimentos compatvel com o crescimento da populao. Neste tpico ser abordada a questo do abastecimento na agricultura moderna no Brasil. No Brasil o abastecimento na agricultura moderna bastante discutido tendo em vista que, apesar de ter alcanado um nvel de produo superior ao seu consumo, a limitao da renda dificulta o acesso alimentao e nutrio em parcela significativa da populao. Atualmente, cerca de 70% da produo de alimentos so consumidas no mercado interno brasileiro e o restante, 30%, exportado para outros pases. O programa Bolsa Famlia um exemplo de poltica distributiva de renda com o objetivo facilitar o acesso aos alimentos por pessoas em situao de extrema pobreza. Outra forma de garantir a oferta de alimentos a importao, quando h escassez ou dificuldades de produo de alimentos, gerada por falta de aptido agrcola para a produo, por perdas por catstrofes climticas ou por doenas de difcil controle. Do contrrio, as importaes diminuem os incentivos para a produo no mercado interno, como ser visto adiante. A poltica pblica de abastecimento poder, tambm, ser pautada no incentivo a produo, por meio de subvenes, apoio financeiro e econmico concedidas aos produtores rurais, que beneficiam indiretamente a sociedade, por meio de preos baixos. Isso porque, ao manter os preos agrcolas em patamares atraentes aos agricultores, a tendncia de manter ou elevar a produo, reduzindo a volatilidade da oferta, aumentos e redues na produo, caracterstica marcante da produo agrcola. Essa poltica foi bastante evidente no Brasil nas dcadas de 1970 at meados de 1980, quando o Brasil passou de importador para exportador de alimentos. A destinao de recursos para pesquisa e extenso rural, crdito rural subvencionado, incentivo para a abertura de fronteiras agrcolas, substituio de cobertura vegetal nativa por plantios e produo de alimentos, foram os fatores que garantiram que o Pas alcanasse esse posto. A opo pela segurana alimentar adotada pelos pases desenvolvidos gerou perodos prsperos e de forte crescimento econmico. Ao buscar a autosuficincia na produo, geraram-se excedentes exportveis. No Brasil, ao elevar a produo agrcola, garantiu-se sucessivos supervits na balana comercial. S produzir alimentos em abundncia faz os preos carem para a populao.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

22

No prximo tpico voc ter a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre este assunto.

Tpico 02: O abastecimento na agricultura moderna


No tpico anterior voc ficou sabendo que no Brasil bastante discutido o abastecimento na agricultura moderna. E que o programa Bolsa Famlia um exemplo de poltica distributiva de renda para facilitar o acesso alimentao. Soube, tambm, que uma forma de garantir a oferta de alimentos quando houver escassez ou dificuldade na produo agrcola a importao, temporariamente ou no. J neste tpico voc ver que alm da quantidade consumida de alimentos, a poltica pblica tambm se preocupa com a qualidade dos alimentos consumidos. Alm da quantidade consumida de alimentos, a poltica pblica tambm se preocupa com a qualidade dos alimentos consumidos. Esse fator qualitativo da segurana alimentar chamado de food safety e est relacionado qualidade do alimento consumido. No basta o alimento apresentar-se de forma vistosa aos olhos do consumidor. preciso garantir que ele est livre de resduos e elementos que prejudiquem ou causem danos sua sade. As questes que envolvem a qualidade do alimento so bastante complexas, j que envolvem diferenas culturais, multidisciplinaridades, diferentes pontos de vista entre comprador e vendedor, e tecnologias de produo e processamento (industrializao). As normas de qualidade de alimentos so reguladas e fiscalizadas pelo poder pblico em todas as suas esferas. Internacionalmente o Codex Alimentarius, coordenado por uma Comisso criada em 1963 pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao (FAO) e pela Organizao Mundial de Sade (OMS), estabelece critrios e recomendaes para a produo de alimentos e segurana alimentar. Os objetivos do Codex Alimentarius so a proteo da sade dos consumidores e a segurana no comrcio internacional de alimentos. Alm dessas normas, o setor privado tem estabelecido seus prprios acordos e protocolos. Essas normas privadas visam ao atendimento de mercados exigentes e competitivos, porm, resultam em alteraes significativas nos processos de produo. Dada a complexidade, o setor privado busca a coordenao para o estabelecimento da qualidade de forma sistmica, isto , da produo at o consumidor final.

Continue a leitura sobre abastecimento na agricultura moderna no prximo tpico e conhea alguns aspectos de anlise pelos quais o produto passa.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

23

Tpico 03: O abastecimento na agricultura moderna


No tpico anterior voc acompanhou alguns aspectos importantes de anlise dos produtos at chegar ao consumidor. Ficou sabendo que as questes que envolvem a qualidade do alimento so bastante complexas. E que as normas de qualidade de alimentos so reguladas e fiscalizadas pelo poder pblico em todas as suas esferas. Neste tpico voc saber que as escolhas do consumidor vo alm da quantidade, variedade ou preos. Acompanhe! Pergunta Voc sabia que as mudanas nos padres de consumo, o aumento da renda e do acesso informao interferem no estabelecimento e na caracterizao dos produtos a serem comercializados? Pois , assim segmenta-se o mercado de alimentos, como o mercado de convencionais, de transgnicos, de orgnicos, certificados ou no. Sob esse mesmo aspecto, as escolhas do consumidor no se pautam somente na quantidade, variedade ou preos. So realizadas considerando-se tambm os aspectos intrnsecos de qualidade, nutrio, segurana e aspectos sociais e ambientais. Essas restries no se limitam comercializao entre produtores e agroindstria. No comrcio internacional, diversos pases estabelecem barreiras, impondo restries ou proibindo a entrada de determinados alimentos que no atendam os critrios por eles estabelecidos. Reflexo Hum....s vezes no nos damos conta quanta coisa vista, analisada at o produto chegar ao consumidor no mesmo? Est tranquilo at aqui? Podemos prosseguir? Caso voc tenha alguma dvida, entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dvidas, ele sentir grande satisfao em conversar com voc! Aps leitura sobre o abastecimento na agricultura moderna, acompanhe no prximo tpico a concluso deste mdulo.

Concluso do mdulo
Estamos concluindo primeiro mdulo deste curso. Nele voc teve a oportunidade de relembrar quando o homem comeou a cultivar alimentos e criar animais para a sua sobrevivncia, surgindo assim a agricultura. Voc tambm conheceu ou relembrou, a Primeira e Segunda Revoluo Verde, que surgiram no final da segunda Guerra Mundial com o objetivo de elevar a produo mundial de alimentos. A primeira Revoluo Verde foi marcada pelo forte crescimento da urbanizao para atender a demanda de mo-de-obra da indstria. Com o processo de urbanizao, elevou-se a renda mdia das famlias e, como conseqncia, aumentou-se o consumo de alimento. A Revoluo Verde teve como um de seus principais expoentes o pesquisador Norman Bourlang, que recebeu prmio Nobel em 1970.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Curso 04 - Abastecimento e Renda

24

J na Segunda Revoluo Verde ocorreram sucessivas ondas tecnolgicas, avanando com as descobertas da biotecnologia, engenharia gentica, mecnica e computao que permitiram que a agricultura chegasse ao seu estgio atual. J o tema abastecimento na agricultura moderna abordou a reduo da populao rural, o aumento da renda da populao urbana e as alteraes nos padres de consumo da sociedade. A partir disso o conceito de segurana alimentar ganhou espaos nas polticas pblicas e meios acadmicos. Ah! Nossa conversa continua no prximo mdulo, onde trataremos sobre um assunto de suma importncia que o O papel da agricultura na economia. Aguardamos voc l! At l!

Saiba mais
PINAZZA, L. A.;ALIMANDRO, R. Reestruturao no Agribusiness Brasileiro. Rio de Janeiro. ABAG/FGV. 1999

Atividade final do mdulo


Lembre-se, voc deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar essa atividade. 1. Assinale as alternativas corretas. a. ( ) Por volta do sculo XVII, no Continente Africano, desenvolveu-se o sistema de rotao de culturas integrando as atividades industriais e pecuria, que foi chamado de revoluo urbana. b. ( ) A FAO estima que em cinquenta anos (de 1950 a 2000) a populao cresceu de 2,5 bilhes de habitantes no mundo para 6 bilhes, sendo que cerca de 1 bilho de pessoas em situao de fome. c. ( ) O mapeamento gentico, a biotecnologia, a nanotecnologia e a cincia da informao traam os caminhos da nova agricultura que ter usos diversos como o complemento ao petrleo na matriz energtica e o uso na indstria de plsticos e sucedneos. d. ( ) A opo pela segurana alimentar adotada pelos pases desenvolvidos gerou perodos prsperos e de forte crescimento econmico. No Brasil, ao elevar a produo agrcola, garantiu-se sucessivos supervits na balana comercial. e. ( ) Nacionalmente o Codex Alimentarius no estabelece critrios para anlise e limites de resduos aceitveis nos alimentos. f. ( ) Os produtos alimentares geralmente tm elasticidade menor que 5. As oscilaes no diferenciam nos produto e em cada pas, sem considerar a cultura da sociedade e seus hbitos alimentares.

Mdulo 01 - O problema do Abastecimento

Anda mungkin juga menyukai