Anda di halaman 1dari 15

208 6.3.2.

Coisa n 5 - Nan

A dcada de 60 marcou a projeo de Nan, composio de forte acentuao afro-brasileira. A inspirao para o tema veio, segundo Moacir, em um momento de contemplao diante de um lago no Parque Guinle, no bairro das Laranjeiras, endereo do apartamento de Vinicius de Moraes, onde afirma ter composto Nan (Dep. MS 1992). quele tempo, o contato de Moacir Santos com o mundo espiritual afrobrasileiro se dava, principalmente, por intermdio de sua esposa Cleonice:

Uma coisa que Cleonice tinha ligao espiritual com Nan, a me dgua. Mas Nan no foi diretamente inspirada em Cleonice. No Rio de Janeiro, no Parque Guinle, foi onde me inspirei. (...) Um dia estava nos jardins do parque e me veio a idia para Nan. Intitulei dessa maneira porque me pareceu como algo assim, que desse a idia de alguma coisa sem muita experincia, Nan, duas slabas. Penso que sou muito espiritual, mas no era muito ligado nessas coisas. Cleonice muito espiritual, e ento uma amiga depois lhe disse: Enquanto Nan existir no cu, essa msica no vai deixar de ser tocada no mundo. Ento eu estou nessas guas, nas guas de Nan (risos) (Dep. MS 1992).

Diversos elementos do mito de Nan encontram eco na relao de Moacir Santos com sua prpria espiritualidade e com os procedimentos de construo de sua obra.

Juana ELBEIN DOS SANTOS (2002) informa que Nn Burk se manifesta nas sacerdotisas em danas de passos lentos e dignos. O vocbulo N, significando me, reconhecido em quase toda a frica. Na mitologia nag-iorub, sua relao com a terra mida est associada agricultura, fertilidade, aos gros. Uma de suas danas imita o ato de pilar. Precisa ser constantemente realimentada, recebendo os mortos que tornaro possvel o renascimento, a reencarnao. Alm da criao primordial, o orix Nan simboliza a incessncia, a permanncia, o retorno e a reintegrao. Moacir Santos afirmava, sempre que perguntado a respeito: Eu acredito em

209 reencarnao. A gente morre e daqui a pouco est nascendo de novo. Isso uma beleza! uma pena a gente morrer e no voltar de novo (Dep. MS 2005).

Segundo Reginaldo PRANDI (2007: 21), Nan a guardi do saber ancestral e participa com os outros orixs do panteo da Terra... Nan a dona da lama que existe no fundo dos lagos e com a qual foi modelado o ser humano. considerada o orix mais velho do panteo na Amrica. O metdico professor e maestro gostava de reafirmar a necessidade, para um compositor, de conhecer a fundo e a priori as regras musicais que o habilitaro a alar o seu prprio voo. Modelagem e regras, aspectos muito caros a Moacir Santos, inclusive por sua atuao pedaggica, esto sendo entendidas aqui com base em Paulo Costa Lima, que alude tanto perspectiva iluminista compor inventar uma msica de acordo com as regras da arte (Rousseau, 1768) quanto a um pensamento medieval a criao musical como uma atividade modeladora (Ornitopharcus, 1517) , para afirmar a agncia do criador: Nesta situao, o compositor aparece como agente de uma lei que ele prope mudar. Sem regras (sem lei), no haveria como mud-las... (LIMA, 1999, p. 59).

O misticismo de Moacir Santos encontrava eco nos princpios da teosofia (Dep. MS 2005), doutrina nascida na Europa no sculo XIX que estabelece analogias entre a esfera do esprito e o mundo externo, da natureza, propondo uma integrao entre cincia e espiritualidade, a conexo com o infinito, a formao de um ncleo de fraternidade universal20, a evoluo do esprito humano, em graus a serem conquistados, considerada a reencarnao como um estgio avanado dessa evoluo. Nos anos 50, Moacir Santos comeou a frequentar a Sociedade Teosfica Brasileira, na qual ele asseverou ter tido uma expanso considervel da sua conscincia, no que diz respeito
20

www.teosofia.com, acesso em 21 ago. 2008.

210 aos mistrios da vida humana (VMS, 1997, p. 18), e desde ento dedicou-se aos estudos da Doutrina Secreta, de Helena Blavatsky. Origem, ancestralidade, vidas passadas e futuras, esoterismo, ocultismo e civilizaes perdidas foram temas de suas reflexes, algumas delas traduzidas em msica, a exemplo de Lemurianos, uma referncia ao continente perdido Lemria. Grande sucesso na ocasio de seu lanamento em 196221 e muito tocada nos crculos musicais cariocas de ento, Nan , ainda hoje, a mais executada de suas composies. Cerca de 150 gravaes foram feitas por artistas nacionais e internacionais, a ponto de o prprio compositor t-la considerado, ainda em vida, obra de domnio pblico (Dep. MS 2005). O tema de Nan foi divulgado anteriormente ao LP Coisas em outros lanamentos fonogrficos22 e integrou a trilha sonora do filme Ganga Zumba (1963), de Carlos Diegues, que tematiza a resistncia escravido histria negra no Brasil e seus lderes, em especial Zumbi, fundador do Quilombo de Palmares. Na trilha, Nan vocalizada a capella por Nara Leo, apesar de ter recebido inicialmente letra encomendada a Vinicius de Moraes. A letra foi rejeitada por Moacir, que no concordou com o tom sedutor da Nan de Vinicius. Posteriormente, foi encomendada a Mario Telles, que dessa forma tornou-se parceiro de Moacir em seu maior sucesso. No elenco de Ganga Zumba esto, entre outros, os atores Antonio Pitanga, Lea Garcia, Jorge Coutinho, Tereza Rachel e o compositor Cartola, em marcante coadjuvao. A trilha tem ainda a participao do grupo Filhos de Gandhi, o mais tradicional bloco de afox da Bahia.
Ainda no foi possvel precisar a informao, mas presume-se que a melodia principal de Nan tenha sido composta em fins da dcada de 50 ou incio da dcada de 60. A primeira gravao de Nan consta do LP Mario Telles (CBS / Columbia,1962), autor da letra (www.brazil-onguitar.de/opus/sideman/mario.html, acesso em 24 nov. 2009). 22 Gravaes de Nan anteriores a Coisas constam dos LPs Nara (Elenco, 1964), Wilson Simonal - A Nova Dimenso do Samba (LP Odeon, 1964 / CDs EMI, 1995/2004); Conjunto Som 4 (Continental, 1964 / CD Warner, 2002); Sergio Mendes & Bossa Rio - Voc ainda no ouviu nada! (Philips, 1964 / CD Dubas / Universal, 2002); Eumir Deodato - Samba, a nova concepo (1964 / CD Ubatuqui, 1998) (www.discosdobrasil.com.br, acesso em 24 nov. 2009).
21

211 No encarte do CD/compilao Ouro Negro de 2001, Moacir Santos afirma o gosto pela verso de Coisa n 5 - Nan, segundo ele, a original: Fico muito feliz de vocs terem gravado a verso original porque foi assim que ouvi e assim que fiz. uma grande procisso. A introduo da verso que consta em Coisas e Ouro Negro est esboada no referido caderno de apontamentos para as trilhas sonoras, sugerindo que a opo de integr-la melodia de Nan, tema principal de Ganga Zumba, foi posterior aos registros fonogrficos que antecederam composio da trilha deste filme, em 1963, e mesmo da melodia principal.

Ilustrao 28 Anotao para a trilha de Ganga Zumba, posteriormente introduo de Coisa n 5 - Nan. Caderno Pr-Coisas, c. 1960. Acervo MS

Alguns dos elementos musicais que conferem identidade obra de Moacir Santos se fazem presentes de forma inequvoca em Coisa n 5 - Nan, em

212 procedimentos conscientes na escolha de material sonoro: Eu gosto desse som, dessa combinao... Em vrias msicas eu apliquei esta combination, porque eu gosto!23.

A combinao sonora a que Moacir Santos se refere derivada do modo heptatnico (D E F F# G A C) presente no contorno meldico de Nan, e sugere a aproximao com a tipologia modalista tanto do blues aqui considerado a coluna vertebral do idioma do jazz quanto da msica tradicional da frica Negra, do Nordeste brasileiro e do Leste europeu.

Figura musical 6 - Modo heptatnico de Nan

Em uma de suas anlises sobre Nan, o prprio compositor estabelece as conexes culturais entre os distintos universos musicais:

Para mim, Nan um blues, o meu blue, completamente. Mas bem diferente, a atmosfera, o aspecto, o blues tem um nmero de compassos, outra coisa (eu digo, a medida), tem bastante coisa a que diferente do blues. Sim, completamente diferente, a coisa brasileira, outro vocabulrio (Dep. MS 1996).

interessante notar, em Coisa n 5, mais uma vez, a mediao que Moacir Santos faz entre os sistemas de composio. A melodia, predominantemente modal, sustentada por uma harmonia mista, estabelecida tanto pela organizao das dissonncias nos acordes segundo os critrios da harmonia acstica quanto pelo uso de
23 Informao extrada da audio do solfejo de Moacir Santos no Dep. MS 2005 e da entrevista ao jornalista Bruce Gilman, gravada em mini K-7, realizada em Pasadena, em 27 de abril de 1996, cedida pelo jornalista exclusivamente para esta pesquisa, doravante Dep. MS 1996.

213 cadncias modais ou tonais. O plano rtmico todo estruturado na perspectiva polirrtmica, justapondo agrupamentos binrios a ternrios, de forma a construir uma ideia de instabilidade, como visto, uma das caractersticas do mundo sonoro afroocidental. A introduo de Coisa n 5 expe o polo sonoro fundado na nota r sobreposta por sua quinta justa superior (l) tocada pelos instrumentos graves da orquestra (saxofone bartono, trombone baixo e contrabaixo). A alternncia entre as teras menores e maiores (f e f#) anunciada melodicamente pela flauta e pelos saxofones alto e tenor, a partir do compasso 3.

Exemplo 48 [faixa 33] Coisa n 5, comp. 1 a 6: polo em r, alternncia entre teras menores e maiores

No compasso 10, ouve-se o contraponto tocado pela trompa e pelo trombone tenor, que, organizado em dois agrupamentos ternrios, enfatiza a polirritmia. Observese nesse contraponto a entonao conseguida pelo uso de fragmento do modo heptatnico escolhido, com as notas d-r-f-l. As frases desse contraponto so

214 finalizadas com o intervalo de tera menor descendente (d-l, comp. 13 e 14) e do intervalo de segunda maior ascendente (d-r, comp. 17 e 18). O musiclogo ganense Kwabena Nketia, analisando a estrutura meldica vocal da frica Subsaariana, explica uma outra caracterstica desse universo musical, observvel em Coisa n 5: O exame de frases e seus finais mostra que aproximadamente toda nota da escala pode ocorrer como um final num contexto especfico (NKETIA, 1970, p.154)24.

Exemplo 49 [faixa 34] Coisa n 5, comp. 10 a 18: contraponto melorrtmico (trompa e trombone), com fragmento do modo heptatnico (d - r - f - l)

Examination of phrases and their endings shows that nearly every note of the scale may occur as an ending in a specific context.

24

215

Os compassos 20 e 21 mostram a combinao dos Ritmos MS 1 e 2, conduzidos pela caixa-clara, introduzindo os quatro compassos 22 a 25 que apresentam os acordes sobre os quais ser exposta a melodia, derivados do modo.

Exemplo 50 [faixa 35] Coisa n 5, comp. 20 e 21: combinao de Ritmos MS 1 e 2

216

Exemplo 51 [faixa 36] Coisa n 5, comp. 22 a 25: introduo para o tema, acordes de nona aumentada e de dominante

Ao ouvir-se a melodia, a partir do compasso 26, verifica-se que o intervalo de stima maior no contorno meldico f e f# descendente , como derivao do intervalo de segunda menor, encontra equivalncia, no plano harmnico, ao acorde de nona aumentada (D7#9), em que se ouvem simultaneamente as teras maior e menor, em um jogo sonoro ambivalente semelhante ao percebido em Coisa n 2.

217

Exemplo 52 [faixa 37] Coisa n 5: organizao das dissonncias e consonncias do acorde de nona aumentada

O acorde que a ele se sucede, com nona bemol e dcima terceira (A7b913), contm, pela organizao de suas vozes, uma dissonncia branda (A/G em posio de stima menor), um intervalo vago (o trtono G/C#), uma consonncia perfeita (C#/F#, em posio de quarta justa), duas dissonncias agudas (A/Bb em posio de nona menor e G/F#, em posio de stima maior), e trs consonncias imperfeitas (A/C#, em posio de tera maior; A/Fa#, em posio de dcima terceira e C#/Bb, em posio de sexta maior). Isolando-se as fundamentais de D7#9 e A7b913, tem-se a mesma relao intervalar entre os dois acordes, tocados pela guitarra, um funcionando como bordadura superior de semitom do outro.

Exemplo 53 [faixa 38] Coisa n 5: organizao das dissonncias e consonncias do acorde de stima da dominante com nona bemol e dcima terceira

218 Aps uma passagem pelo quarto grau no compasso 29 (G7(9-13) e G7 (b13#9)), os compassos que se sucedem, 30 a 33, afirmam a entonao modal, tanto na cadncia harmnica dada pela relao de segunda maior (D-C-D), exatamente a mesma j ouvida no contraponto da introduo (compassos 10 a 20), quanto na finalizao meldica em um ponto diferente do modo heptatnico, desta vez na tera maior (f#).

Exemplo 54 [faixa 39] Coisa n 5, comp. 26 a 33: entonao modal na finalizao das frases e na cadncia em destaque

219 Os compassos 34 a 37 so basicamente tonais, tanto pelo tipo de caminho harmnico quanto pela ideia de momento contrastante com a melodia inicial. Considerando-se a totalidade da melodia, percebe-se, neste rpido momento, a tendncia a um repouso sonoro, ao aconchego no quarto grau (Gm7), logo movimentado pela transposio ao terceiro grau (Fm7), seguido de cadncia do tipo sub V (Bbsus4, A7b5), resolvendo novamente no primeiro grau modal r, no compasso 38.

Melodicamente, a volta ao mundo modal obtida com o trtono (mi bemol - l), presente no acorde de quinta diminuta com stima (comp. 37). Um pequeno jogo rtmico neste compasso antecipa o acorde A7b5, enfatiza a quinta diminuta (mi bemol) no contrabaixo e dilui a audio de sua tera maior (d#), de maneira a deixar transparecer a nota meldica d natural pertencente ao modo heptatnico da melodia inicial, que retorna em seguida.

220

Exemplo 55 [faixa 40] Coisa n 5, comp. 34 a 37: momento tonal, finalizao meldica diferenciada, volta melodia atravs do trtono

Aps a apresentao temtica de Coisa n 5, Moacir Santos se utiliza novamente de procedimento variacional, construindo um doble apresentado pelo dilogo entre a flauta e o saxofone bartono (comp. 42 a 58). A introduo de notas de passagem e apogiaturas em semicolcheias na melodia intensifica sua atividade rtmica.

221

222

Exemplo 56 [faixa 41] Coisa n 5, comp. 42 a 58: variao pelo doble na flauta e no saxofone bartono

Uma modulao brusca, sem preparao de nenhum tipo, transpe a pea integralmente para mi bemol, no por acaso uma segunda menor acima, o intervalo gerador das dissonncias em Coisa n 5, sem retorno ao polo inicial, r.

6.3.3. Bluishmen

Bluishmen so os negros que, de to retintos, chegam a ser azulados. Esses so de uma tribo africana que fica na costa, na mesma direo do Cear. Deve ter sido o mesmo lugar, na poca em que os continentes eram uma coisa s. A paisagem a mesma, praias, coqueiros, palmeiras... (Moacir Santos, encarte do CD Ouro Negro, 2001).

A interpenetrao da sonoridade tonal em meio ao fluxo modal de toda esta partitura pode, mais uma vez, ser vista como a explorao de um territrio em que se estabelece um dilogo entre culturas musicais. Esse dilogo pode ser estendido ao nvel da apreciao esttica entre msica erudita e msica popular: no discurso de Bluishmen, ouvem-se referncias geografia melorrtmica popular do Nordeste

Anda mungkin juga menyukai