Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF.

ALBERTO ANTUNES - HUPAA

SELEO RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SADE DA CRIANA E SADE DO ADULTO E DO IDOSO PARA O PERODO LETIVO DE 2013/2014 Prova de Conhecimentos Gerais e Especficos

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA


CADERNO DE QUESTES
INSTRUES GERAIS
1- Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. 2- Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao. - Ao ser autorizado o in cio da prova! verifique este Caderno de Questes cont"m #$ %cinquenta& questes do tipo ob'etivas com # %cinco& alternativas cada. Caso n!o ten"a #e$e%ido o &ate#ial $o##eto $o&uni'ue i&ediata&ente ao Fis$al( )- (oc) ter " * %tr)s *oras e trinta minutos& para responder as questes definidas. Faa a prova com tranquilidade! mas $ont#ole seu te&+o. Esse te&+o inclui a transcrio das respostas para a Fol*a de +espostas ,ficiais das questes ob'etivas. (oc) somente poder sair em definitivo do -ocal da .rova depois de decorridas 1" * %uma *ora e trinta minutos& de seu in cio. ,- Ao receber a Fol"a de Res+ostas de -uest.es /%0eti1as! confira seu no&e2 n&e#o do seu do$u&ento de identi3i$a4!o e a #ea 5#o3issional es$ol"ida. /0 Em *ip1tese al2uma ser concedida outra Fol"a de Res+ostas de -uest.es /%0eti1as. 30 .reenc*a a Fol"a de Res+ostas de -uest.es /%0eti1as utilizando caneta esfero2rfica de tinta azul ou preta. 4a Fol*a de +espostas! preenc*a completamente o c rculo correspondente 5 alternativa escol*ida! conforme modelo6

6- 7er atribu do o valor 8E+, 5 questo que conten*a na Fol*a de +espostas de Questes ,b'etivas6 dupla marcao! marcao rasurada ou emendada! no preenc*ida totalmente ou que no ten*a sido transcrita. 7- A correo da prova ob'etiva ser efetuada de forma eletr9nica e considerando0se apenas o contedo da Fol*a de +espostas. 1*- Caso a Comisso 'ul2ue uma questo como sendo nula! seus pontos sero atribu dos 5 todos os candidatos. 11- 4o ser permitida qualquer esp"cie de consulta. 12- Ao terminar a prova! devolva ao Fiscal de 7ala este Cade#no de -uest.es! 'untamente com a Fol"a de Res+ostas de -uest.es /%0eti1as e assine a 8ista de 5#esen4a. 1 - ,s : %tr)s& ltimos candidatos somente podero ausentar0se 'untos da sala de prova! ap1s assinatura da Ata de Encerramento. Boa Prova!

4mero do documento %+;! C4< etc.&6

Assinatura do%a& Candidato%a&6

=acei1>A-! : de fevereiro de ?$@:.


HOSPITAL UNIVERSITRIO PROF. ALBERTO ANTUNES

<A.AA>AFA-

Voc confia no resu !a"o!

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

CONHECIMENTOS GERAIS
1( So programas de sade criados nos Governos Lula e
Dilma, exceto: A) Rede Cegonha B) Farmcia Popular C) Estratgia Sade da Famlia D) Brasil Sorridente E) SAMU (Servio de Atendimento Mvel de Urgncia)

)( Uma abordagem crtica sobre as Fundaes Estatais na


Poltica de Sade, na concepo de GRANEMANN apud BRAVO e MENEZES (2011), considera: A) A implantao de modelos de gesto da sade mais eficientes e eficazes, que sigam as recomendaes do Banco Mundial, para aumentar a qualidade da gesto e racionalizar os gastos pblicos. B) um projeto de contrarreforma do Estado brasileiro no mbito das polticas sociais, que respondem aos direitos e demandas da fora de trabalho ocupada e excedente e incidem sobre as condies de vida gerais da populao. C) um brao fundamental das polticas privatizantes na sade, sendo exclusivas dos Governos Lula e Dilma, no sentido de viabilizar e impulsionar a acumulao de capital no pas. D) Seguindo a noo que as polticas sociais podem ser desenvolvidas nos moldes anlogos aos servios privados, as Fundaes Estatais dariam flexibilidade e autonomia gesto pblica, aumentando a eficincia das aes governamentais. E) A forma de contratao da fora de trabalho para as Fundaes Estatais ser a do regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), mudana importante para flexibilizar e dar agilidade as contrataes e demisses nos servios pblicos.

2( Sobre o Controle Social, direito garantido na Constituio


Federal de 1988, correto afirmar que: A) Constitui-se como nico espao poltico de ao para o exerccio da participao popular e de democracia na relao com o Estado. B) A sociedade no pode compartilhar da construo das condies polticas para tomar e programar decises no mbito das polticas pblicas. C) A sociedade no est preparada para participar como protagonista das polticas pblicas. Nesse sentindo, as instncias de controle e participao social no passam de instncias formais, sem poder de deciso de fato. D) A participao e o controle social, por si s, mudam a realidade, tornando os usurios de sade verdadeiros protagonistas de suas histrias e escolhas. E) Os Conselhos de Sade so uma inovao na gesto e apontam para a democratizao da relao Estado-Sociedade a partir da insero de novos sujeitos sociais na construo da esfera pblica.

,( O acolhimento nas prticas de produo em sade se


constitui numa estratgia importante para o fortalecimento da Poltica Nacional de Humanizao da Sade. So premissas da prtica de acolhimento: I. O restabelecimento do princpio da universalidade do acesso no cotidiano dos servios e a responsabilizao das instncias pblicas pela sade do cidado. Isso deve ser implantado com a consequente constituio de vnculos solidrios entre os profissionais e a populao. II. O acolhimento est presente em todas as relaes humanas, expressando-se nas prticas cotidianas em sade. Nesse sentido, tem a potencialidade de resolver os problemas trazidos pelos usurios aos servios de sade, pois muitas vezes apenas a escuta efetiva da necessidade produz um efeito de conforto, reconhecimento e satisfao. III. Os processos de produo de sade, e acolhimento, dizem respeito, necessariamente, a um trabalho coletivo e cooperativo, entre sujeitos, e se fazem numa rede de relaes que exigem interao e dilogo permanentes. IV. A ideia de acolhimento nos servios de sade j acumula uma farta experincia em diversos servios de sade no SUS. Tal experincia bastante heterognea como o prprio SUS e tem acmulos positivos e negativos. V. O acolhimento na porta de entrada s ganha sentido se o entendemos como uma passagem para o acolhimento nos processos de produo de sade, o que implica na construo de alianas ticas com a produo da vida. Esto corretos os itens A) I e III, apenas. B) I, III, IV e V. C) I, II e V, apenas. D) III, IV e V, apenas. E) II, III e IV, apenas. 2

( O Programa mais Sade, conhecido como PAC Sade,


lanado pelo Governo Lula em 2007, apresenta quatro pilares estratgicos (BRAVO e MENEZES, 2011). I. Participao e Controle Social envolve aes governamentais para o fortalecimento e qualificao dos Conselhos de Sade e demais espaos de participao e controle popular nas diversas instncias de gerncia e operacionalizao do SUS. Implanta uma poltica permanente de qualificao dos conselheiros de sade. II. Gesto, Trabalho e Controle Social qualifica os profissionais e gestores, forma os recursos humanos para o Sistema nico de Sade (SUS) e garante instrumentos para o controle social e fiscalizao dos recursos. Neste item a proposta central a criao da Fundao Estatal de Direito Privado. III. Ampliao do Acesso com Qualidade reestrutura a rede, cria novos servios, amplia e integra a cobertura no SUS. IV. Desenvolvimento e Inovao em Sade trata a sade como um importante setor de desenvolvimento nacional, na produo, renda e emprego. Dadas as afirmaes acima, verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV. B) I, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III, apenas.

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

9( Assinale a opo incorreta.


A) O SUS um sistema porque formado por vrias instituies dos trs nveis do governo (Unio, Estados e Municpios) e pelo setor privado, com o qual so feitos contratos e convnios para a realizao de servios e aes, como se fosse um mesmo corpo. B) O SUS nico, porque tem a mesma filosofia de atuao em todo territrio nacional e organizado de acordo com a mesma lgica. C) O SUS integral. Isto quer dizer que as aes de sade devem estar centradas no indivduo, sempre respeitando a dignidade humana. D) Os principais instrumentos para exercer o controle social do SUS so os conselhos e as conferencias de sade, que tem poder de deciso. E) O SUS garante a equidade, pois deve oferecer os recursos de sade de acordo com as necessidades de cada um; dar mais para quem mais precisa.

7( O acolhimento, como prtica de produo de sade, um


dispositivo importante para consolidao do SUS. Assinale a opo que no corresponde ao conceito de acolhimento. A) O acolhimento no campo da sade deve ser entendido como diretriz tica/esttica/poltica constitutiva dos modos de se produzir a sade e ferramenta tecnolgica de interveno na qualificao da escuta, construo de vnculo, garantia do acesso e resolutividade nos servios. B) O acolhimento pode ser visto como uma tecnologia do encontro, um regime de afetabilidade, portanto, como construo de redes de conversaes afirmadoras de relaes de potncia nos processos de produo de sade. C) O acolhimento possibilita que se analise o processo de trabalho em sade com foco nas relaes e pressupe a mudana na relao usurio-profissional mediante parmetros tcnicos, ticos, humanitrios e de solidariedade, levando o reconhecimento do usurio como sujeito do processo de produo da sade. D) O acolhimento ocorre prioritariamente no momento da triagem dos usurios, pressupondo o espao e o local onde se estabelece o encontro profissional-usurio. Assim pode ser entendido como uma etapa do processo de produo da sade, de reconhecimento do usurio como sujeito partcipe dessa produo. E) O acolhimento implica na elaborao de projetos teraputicos individuais e coletivos com equipes de referncia em ateno diria que sejam responsveis e gestoras desses projetos (horizontalizao por linhas de cuidados).

:( Uma agenda positiva para a sade numa perspectiva crtica


de fortalecimento do Projeto da Reforma Sanitria deveria apontar para: A) nfase exclusiva na Ateno Bsica, com fortalecimento da Estratgia Sade da Famlia, em detrimento dos outros nveis de ateno. B) Fortalecimento dos novos modelos de gesto, que defendem a parceria pblico-privada, como meio para melhoria da eficcia e eficincia da gesto pblica e aumento da oferta de servios de sade. C) Fortalecimento das polticas macroeconmicas como forma de buscar incremento financeiro para o SUS, ampliando o espao do mercado na sade, com responsabilidade social, de modo a aumentar a oferta de servios de sade. D) Implementao de uma poltica de recursos humanos que considere a admisso dos trabalhadores por concurso pblico, a isonomia salarial, a estabilidade no trabalho, os Planos de Cargos e Carreiras para o SUS e a qualificao profissional. E) Defesa do Servio Civil em Sade, como sada mais rpida e eficiente para resolver o problema de escassez de recursos humanos para o SUS, principalmente nas regies mais isoladas.

1*( Qual a opo abaixo corresponde a um indicador de


processo de trabalho para uso no monitoramento da ateno bsica na sade? A) Proporo de hipertensos hospitalizados por insuficincia cardaca. B) Proporo de tuberculosos que realizou exame de escarro. C) Proporo de famlias com lixo cu aberto. D) Proporo de famlias chefiadas por mulheres. E) Proporo de famlias comunitrios. com participao em grupos

11( O Governo Dilma mantm e aprofunda as caractersticas da


contrarreforma da Poltica de Sade iniciada nos Governos Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula. So marcas especficas do Projeto Privatista da Sade, hegemnico nesse perodo, segundo Bravo e Menezes (2011), exceto: A) Aprovao da PEC 29, garantindo um financiamento justo e solidrio da sade, com participao central do Governo Federal nos gastos com sade. B) A lgica macroeconmica de valorizao do capital financeiro e subordinao da poltica social mesma, encolhendo os direitos sociais e ampliando o espao do mercado. C) A falta de viabilizao da concepo de Seguridade Social. D) A desigualdade de acesso da populao aos servios de sade, pela no concretizao da universalidade. E) A precarizao dos servios pblicos e a no priorizao da ateno primria de sade.

6( Os indicadores de sade podem ser classificados em:


indicadores de estrutura, indicadores de processo e indicadores de resultado. Tendo em vista a afirmativa acima assinale a opo incorreta: A) Os indicadores de processo so aqueles que implicam das atividades relativas a utilizao dos recursos. B) Os indicadores de resultado consequncias da atividade do profissional. correspondem estabelecimento s ou

C) Os indicadores de estrutura podem ser entendidos como os recursos disponveis para serem utilizados. D) A satisfao dos usurios com o atendimento prestado pode ser entendido como indicador de resultado. E) A taxa de ocupao de uma UTI pode ser entendida como um indicador de estrutura.

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

12( So indicadores do Pacto pela Sade, por municpio,


avaliados e monitorados trimestralmente: I. Proporo da populao cadastrada pela estratgia sade da famlia com carto de vacina em dia. II. Percentual de unidades de sade que desenvolvem aes no campo da atividade fsica. III. ndice de alimentao regular das bases de dados nacionais obrigatrias (SIA; SIH; CNES E SIAB). IV. Proporo da receita prpria aplicada em sade conforme previsto na regulamentao da EC 29/2000. Assim, verifica-se que A) I, II e III so verdadeiras. B) I, II, III e IV so verdadeiras. C) II, III e IV so verdadeiras. D) somente IV verdadeira E) somente I verdadeira.

1,( Qual a opo abaixo corresponde a um indicador de


resultados para uso no monitoramento da ateno bsica na sade? A) Proporo de hipertensos hospitalizados por acidente vascular cerebral. B) Proporo de tuberculosos que realizou exame de escarro. C) Proporo de famlias com lixo cu aberto. D) Proporo de famlias chefiadas por mulheres. E) Proporo de famlias comunitrios. com participao em grupos

19( Os termos Prevalncia e Incidncia so utilizados na


pesquisa epidemiolgica para apresentar resultados de frequncias de algum fenmeno. Assinale a opo incorreta acerca dos termos acima descritos: A) A prevalncia descreve o quantitativo de indivduos obesos em uma determinada comunidade aps a realizao de um estudo transversal. B) A prevalncia apresenta o nmero de casos existentes de uma determinada morbidade em um determinado momento. C) A incidncia e a prevalncia, apesar de apresentarem resultados de frequncias, no podem ser entendidas como o mesmo resultado em uma pesquisa. D) A incidncia apresenta os seus resultados por meio de medidas de tendncia central. E) A incidncia refere-se frequncia com que surgem os novos casos em um intervalo de tempo.

1 ( Observa-se que os espaos institucionais de controle social


Conselhos e Conferncias apesar de serem fruto de conquistas sociais, tm se tornado, muitas vezes, espaos de cooptao de lideranas e movimentos sociais, passando a ser controlados pelos gestores. Permanece o desafio de torn-los espaos de disputa para a efetivao do direito universal sade e para a defesa da sade pblica estatal (BRAVO e MENEZES, 2011). Para efetivao do Controle Social preciso, exceto: A) Fortalecer o Conselho Nacional de Sade (CNS) e garantir seu papel central e norteador da Poltica Nacional de Sade, reconhecendo a legitimidade do Ministro da Sade exercer a presidncia do Conselho. B) Fortalecer o Controle Social na Sade articulado com os movimentos sociais. Os conselhos precisam exigir dos gestores o cumprimento das decises das conferncias de sade e ampliar seus vnculos com os movimentos sociais. C) Ampliao da gesto participativa e da regulao externa e democrtica do servio pblico de sade, articulando com o Ministrio Pblico e outros rgos/instncias de representao popular, no vinculados diretamente sade. D) Articular os conselhos de sade com os conselhos das demais polticas sociais, formando uma agenda nica para enfrentamento da questo social. E) Incentivo criao de demais espaos de controle social como os Fruns de Sade nos estados e seus ncleos nos municpios.

1:( Dadas as afirmativas a seguir,


I. Os Conselhos de Sade so obrigatrios por lei nos trs nveis de governo e tm a tarefa de fiscalizar e definir diretrizes para a execuo das polticas de sade. II. Os Conselhos de Sade podem receber denncias sobre o atendimento precrio nos servios de sade, desvios de recursos e cobrana pela prestao de servios pblicos. III. Os Conselhos Municipais de sade, que funcionam junto s secretarias de sade, so autnomos e independentes. IV. Os Conselhos de Sade podem agir para corrigir um caso individual, solucionando de imediato a demora de uma consulta, exame ou cirurgia, fornecer medicamentos, reparar eventuais danos morais e materiais. V. Metade mais um dos conselheiros tem que representantes dos usurios dos servios de sade. verifica-se que est(o) correta(s) A) I e II, apenas. B) I, IV e V, apenas. C) I, II e V, apenas. D) III, IV e V, apenas. E) I, II e III, apenas. ser

1)( Qual opo abaixo lista uma meta para um municpio, a


partir de um indicador de monitoramento do eixo condies de sade da populao, linha de ao vigilncia em sade? A) Controle das doenas sexualmente transmissveis. B) Acompanhar e encerrar oportunamente 90% dos casos de notificao compulsria. C) Regular em 80% complexidade. E) os encaminhamentos para mdia

16( Assinale a opo em que todos os termos representem


formas de apresentao de indicadores de sade: A) Taxa, prevalncia, incidncia e ndices. B) Razo, proporo, adio e ndices. C) Prevalncia, mdias, ocorrncia e taxa. D) Prevalncia, incidncia, razo e adio. E) Incidncia, razo, ocorrncia e proporo. 4

D) Realizar busca ativa de 80% dos sintomticos respiratrios. Reduzir em 5% o numero de casos de gravidez na adolescncia.

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

17( So indicadores do Pacto pela Vida por municpio:


I. Nmero de unidades de sade com servio de notificao de violncia implantada. II. Proporo de municpios que notificam doenas/agravos relacionados ao trabalho da populao residente. III. Taxa de internao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fmur. IV. Indice de contratualizao das unidades conveniadas ao SUS nos estados e municpios. Assim, a opo correta : A) I, II e III so verdadeiras. B) Todas so verdadeiras C) II, III e IV so verdadeiras. D) Somente a I verdadeira. E) Somente a II verdadeira.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21( Em se tratando de funes bsicas da Comisso de
Farmcia e Teraputicas I. Realizar investigaes de Farmacovigilncia II. Propor poltica de dispensao da Instituio III. Fixar critrios para a obteno de medicamentos que no integram a lista de medicamentos essenciais da instituio IV. Elaborar e atualizar a lista de medicamentos essenciais da instituio V. Fomentar estudos de utilizao de medicamentos e utilizar seus resultados como subsdios para o desenvolvimento de suas outras funes Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III, IV e V. B) I, II, III e IV, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) III e IV, apenas. E) IV, apenas.

2*( A Pesquisa Epidemiolgica pode ser entendida como o


estudo da distribuio dos determinantes e condicionantes que influenciam nos padres de sade em populaes especficas. Neste sentido, pode-se atribuir como objetivo da pesquisa epidemiolgica: I. Descrever problemas de sade de uma determinada comunidade. II. Explicar as causas que determinam o estado de sade de uma populao. III. Fundamentar o Planejamento de aes em sade. IV. Executar as aes dos programas de sade. V. Fiscalizar a aplicao dos recursos destinados sade. Verifica-se que esto corretos apenas, A) I, II, III e IV. B) I, III, IV e V. C) I, II e V. D) II, III e IV. E) I, II e III.

22( Marque a alternativa falsa:


A) Uma vez que o farmacutico clnico trabalha lado a lado com mdicos e enfermeiros, importante estabelecer com estes profissionais uma relao de colaborao e no induzi-los a atitudes defensivas e antagonistas. B) A convico de que frmacos apresentam enorme potencial de ocasionar danos ao pacientes considerada indispensvel para viso gerencial que norteia a implementao de um programa de farmcia clnica hospitalar. C) Na prtica da farmcia clnica, a prescrio considerada parte de um processo complexo que inclui a avaliao do paciente, pesquisa, diagnstico e acompanhamento. D) No modelo especialista da Farmcia Clnica, os servios so prestados por farmacuticos clnicos descentralizados que trabalham durante todo o tempo na unidade de atendimento ao paciente; enquanto que no modelo generalista os servios clnicos so disponibilizados para todos os pacientes. E) Embora o sistema de distribuio de medicamentos por dose unitria seja considerado ideal para a implementao de programas de Farmcia Clnica, o sistema por dose individualizada e a distribuio coletiva podem ser utilizados, uma vez que tambm reduzem a incidncia de erros de medicao.

2 ( Dentre os objetivos da farmacovigilncia esto, exceto:


A) Identificao precoce de reaes adversas e interaes desconhecidas at o momento. B) Seleo e padronizao de medicamentos seguros no Sistema nico de Sade. C) Promoo do uso racional e seguro dos medicamentos. D) Identificao do aumento na frequncia de reaes adversas conhecidas. E) Avaliar riscos e benefcios dos medicamentos no mercado.

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

2)( Considerando os parmetros de Gesto de Estoques


I. O tempo de durao do estoque aquele que se determina como ideal para a gesto dos estoques, e obtido pela soma do tempo de compra mais o tempo de espera. II. A unidade de tempo utilizada para os clculos dia. III. O problema em se exceder o estoque mximo ser o da impossibilidade para o armazenamento em condies tcnicas adequadas. IV. O tempo de consumo (tc) deve idealmente basear-se na classificao ABC. Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV B) I apenas C) IV apenas D) III apenas E) II e IV apenas

2:( Marque a alternativa correta


A) A biotica, por ser normativa, possui papel de polcia, uma vez que fornece as bases tericas para imputao de responsabilidades aos profissionais de sade que violam o cdigo de tica da profisso. B) A Biotica inicialmente se centrou em torna de quatro grandes princpios: o da autonomia, o da justia, o da beneficncia e o da no maleficincia. C) A biotica diz respeito somente s situaes emergentes proporcionadas por avanos como aqueles alcanados no campo da engenharia gentica, no colocando em discusso situaes tais como a universalidade do acesso aos recursos de sade. D) A Resoluo n 196/96 do Conselho Nacional de Sade define a tica em pesquisa e estimula a criao de comites de tica em pesquisa. E) O termo biotica um neologismo, criado pelo filsofo Heidger, que foi difundido graas a seu livro Biotica, uma ponte para a sade futura.
o

2,( Considerando as Infraes e Sanes ticas do Cdigo de


tica da Profisso Farmacutica I. As infraes ticas classificam-se em leves, graves e gravssimas. II. A confisso espontnea da infrao uma circunstncia agravante III. As penas so de: advertncia, multa e eliminao. IV. A verificao de dolo uma circunstncia agravante Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV B) II, III e IV apenas C) III e IV apenas D) I e IV apenas E) II e V apenas

26( Para realizar a programao de medicamentos para uma


dada populao, utilizando-se de critrios epidemiolgicos, o farmacutico deve usar como indicar: I. Taxa de Prevalncia das doenas que acometem a populao. II. Taxa de incidncia das doenas populao. que acometem a

III. Proporo da populao segundo faixa etria e sexo. IV. Taxa de mortalidade por grupo de causas bsicas Verifica-se que est(o) correta(s) A) I e II, apenas. B) I, II, III e IV . C) I, apenas. D) I, III e IV , apenas. E) II, III e IV, apenas.

29( Em se tratando da Seleo de Medicamentos


I. A Relao Nacional de Medicamentos Essenciais, as Relaes Estaduais de Medicamentos Essenciais e o Formulrio Nacional devem ser os documentos mestres no processo de seleo de medicamentos de uma unidade de sade. II. O trabalho da seleo de medicamentos compete exclusivamente ao farmacutico e constitui-se em uma de suas contribuies equipe de sade. III. Para que o processo de seleo possa ser efetivado completamente, deve-se elaborar o Formulrio Teraputico, contemplando as informaes tcnicas cientficas mais importantes e atualizadas sobre cada um dos medicamentos selecionados. IV. A seleo de medicamentos pode uniformizar condutas teraputicas, baseadas em evidncias cientficas, tornando impessoais as decises na escolha dos medicamentos utilizados. Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II, III e IV. B) I, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III, apenas.

27( Identifique as fases ADME (Absoro, Distribuio,


Metabolismo, e Excreo) que cada uma das formulaes farmacuticas ilustradas a seguir pelas curvas A e B possui.

A) Ambas A e B (ADME) B) A (ADME) e B (DME) C) A (AD) e B (ME) D) A (DME) e B (ADME) E) A (ME) e B (AD) 6

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

*( A dexametasona corticosteroide que pode ser encontrado


em diversas apresentaes para diferentes vias. Uma delas a preparao injetvel, em caixa com 1 frasco-ampola de 2,5 mL, no qual cada mL contm 4 mg de dexametasona cido fosfrico (igual a 3,33 mg de dexametasona). Sua posologia inicial, usualmente utilizada, pode variar de 0,5 a 20 mg por dia, dependendo da doena especfica a ser tratada. Geralmente, a faixa posolgica parenteral um tero ou a metade da dose oral, dada a cada 12 horas. Sabendo-se que um paciente com 65 kg fazia uso de comprimidos de dexametasona na dose de 4 mg por dia, calcule o volume da soluo que deve ser administrado por dia na maior dose usualmente utilizada. A) 0,5 mL B) 0,8 mL C) 1,0 mL D) 1,2 mL E) 2,5 mL

)( So considerados eventos adversos, exceto:


A) Interaes medicamentosas. B) Intoxicaes relacionadas a medicamentos. C) Uso abusivo de medicamentos. D) Erros de medicao. E) Uso de medicamentos proscritos.

,( Devem ser notificados ao sistema de farmacovigilncia.


I. Reaes adversas. II. Prticas de uso off label de medicamentos. III. Ineficcia teraputica. IV. Defeitos na qualidade nos medicamentos. Verifica-se que est(o) correta(s) A) I, II e IV. B) I, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. E) I, II e IV apenas.

1( Dentre os mtodos utilizados em farmacovigilncia


destaca-se a notificao voluntria de reaes adversas a medicamentos, sobre esse mtodo correto afirmar: A) um sistema de amplitude nacional ou regional para a notificao de suspeita de reaes adversas a medicamentos. B) A notificao por definio o relato de um caso relativo a um paciente com um evento mdico adverso causado por medicamentos. C) Na notificao de reaes adversas deve-se informar o medicamento suspeito segundo DCB ou DCI. D) A notificao de suspeita de desvio de qualidade no faz parte do escopo da farmacovigilncia. E) A notificao de reaes adversas durante pesquisas clnicas devem ser informadas ao sistema de farmacovigilncia.

9( Os estudos ps-comercializao, ou fase IV so importantes


para aperfeioar o uso dos medicamentos. Dentre as alternativas abaixo, podem ser classificados como estudos fase IV, exceto: A) Estudos de coorte. B) Notificao em farmacovigilncia. C) Estudos de segurana de medicamentos. D) Estudos caso-controle. E) Estudos dose-resposta.

:( Classifique as seguintes formas farmacuticas por ordem


decrescente de biodisponibilidade: comprimido; soluo; efervescente; comprimido revestido. A) soluo > efervescente > comprimido > comprimido revestido B) efervescente > soluo> comprimido > comprimido revestido C) comprimido revestido > comprimido > efervescente > soluo D) comprimido revestido efervescente E) > comprimido > soluo >

2( Conjunto de notificaes sobre uma possvel relao


causal entre um evento adverso a um medicamento, at ento desconhecida ou documentada de modo incompleto, sendo necessrio mais de uma notificao, dependendo da severidade do evento e da qualidade da informao. Essa a definio de: A) Farmacovigilncia. B) Sinal. C) Evento Adverso. D) Cluster. E) Coorte.

soluo > comprimido > efervescente > comprimido revestido

6( Aps o fracionamento, o farmacutico deve acondicionar a


embalagem primria fracionada em embalagem secundria para fracionados, adequada manuteno de suas caractersticas especficas, na qual deve conter rtulo referente ao medicamento fracionado. Esse trecho faz referncia a que legislao? A) RDC n. 135 de 18 de maio de 2005. B) Lei federal n. 6.360 de 23 de setembro de 1973. C) RDC n. 200 de 21 de setembro de 2004. D) Lei n. 8.142 de 28 de dezembro de 1990. E) RDC n. 67 de 08 de outubro de 2007.

( O xarope uma preparao farmacutica que contm


grande quantidade de acar, o qual desempenha as seguintes funes: A) emulsificante e edulcorante B) edulcorante e conservante C) antioxidante e veculo D) estabilizante e suspensor E) suspensor e veculo

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

7( Calcule o volume de uma soluo IM (4 mg/mL) que deve


ser administrado a um paciente de 60 Kg, sabendo-se que a dose intramuscular (IM) do frmaco de 0,05 mg/Kg at o mximo de 4 mg. A) 0,55 mL B) 0,65 mL C) 0,75 mL D) 0,85 mL E) 0,95 mL

))( As diferentes definies de Farmcia Clnica tm vrios


aspectos em comum, menos: A) A educao e o treinamento especializados. B) A utilizao do medicamento como um instrumento em benefcio do paciente. C) O carter multiprofissional da Farmcia Clnica. D) A percepo do paciente como objeto principal das atividades do farmacutico. E) O pressuposto de que o farmacutico garanta resultados clinicamente apropriados.

)*( Um paciente estava utilizando um medicamento oral na dose


de 10 mg uma vez ao dia. Sabendo que a biodisponibilidade oral deste de 50% e que a biodisponibilidade transdrmica do mesmo de 60%. Quanto de pomada (0,5%, bisnaga com 100 g) o paciente deve usar para manter a mesma dose? A) 8,33 g. B) 1,00 g. C) 1,20 g. D) 1,67 g. E) 2,00 g.

),( Conforme legislao pertinente, a Comisso de Controle de


Infeco Hospitalar (CCIH) define como a concentrao na qual o lcool utilizado como antissptico hospitalar: A) 20% B) 25% C) 40% D) 70% E) 96%

)9( Um mdico prescreve 10000 UI de heparina, que


corresponde a: (Dado: Cada frasco-ampola contm 5 mL de soluo de heparina 5 000 UI/ mL) A) 1 mL de heparina. B) 2 mL de heparina. C) 3 mL de heparina. D) 4 mL de heparina. E) 5 mL de heparina.

)1( No preparo de uma soluo otolgica de um antibitico a 1%


deve ser usado um conservante a 0,1%. Considerando o preparo de 10 mL dessa soluo, qual deve ser o volume a ser adicionado do conservante? A) 0,0001 mL B) 0,001 mL C) 0,01 mL D) 0,1 mL E) 1 mL

)2( Assinale a alternativa que no corresponde a um dos


princpios do SUS (Sistema nico de Sade): A) Universalidade B) Promoo de Sade C) Equidade D) Controle Social E) Integralidade

):( Uma diluio geomtrica 1:10 ou 10% significa:


A) 1 g do frmaco para 10 g do diluente/excipiente. B) 1 g do frmaco para 9 g do diluente/excipiente. C) 10g do frmaco para 1 g do diluente/excipiente. D) 9 g do frmaco para 1 g do diluente/excipiente. E) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

)6( A viabilidade de um servio de farmacocintica clnica


depende dos seguintes fatores: I. Mtodos laboratoriais precisos e exatos para a quantificao dos frmacos nas amostras. II. Planejamento do tempo de coleta das amostras de sangue dos pacientes. III. Visitas clnicas em conjunto com a equipe multiprofissional. IV. Do preparo das doses unitrias para a correta administrao dos frmacos. V. Interpretao dos resultados por parte do farmacutico. Esto corretas: A) I, III e V B) I, III, IV e V C) I, II e V D) II, IV e V E) II, III e V

) ( Entre as atividades clnicas prticas exercidas por


farmacuticos no mbito de programas de Farmcia Clnica esto: I. Gerenciamento de farmacoterapias especficas, tais como terapia heparnica, nutrio parenteral etc. II. Atividades de Farmacovigilncia. III. Interpretao, questionamento e validao de prescries mdicas. IV. Entrevistas de pacientes. V. Superviso da distribuio de medicamentos. Esto corretas: A) Todas as alternativas B) II, III e IV C) II, III e V D) I, II, III e IV E) III e IV apenas

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Residncia HUPAA 2013.1

03 FEV 2013

)7( So considerados servios farmacuticos clnicos de Classe I:


I. Centro de Informao sobre Medicamentos. II. Atividades na Comisso de Farmcia e Teraputica. III. Registro de Reaes Adversas a Medicamentos. IV. Aconselhamento de alta hospitalar. V. Obteno de histrico medicamentoso. Esto corretas: A) Todas as alternativas B) I e III apenas C) II e III apenas D) I, II, III e V E) II e V apenas

,*( So objetivos da educao em Farmcia Clnica:


I. Desenvolver no estudante habilidades para consultar e analisar criticamente a literatura tcnico-cienttifica e elaborar os seus prprios protocolos de atendimento. II. Desenvolver no estudante habilidades facilitadoras de interao efetiva com o paciente e com outros profissionais da rea da sade. III. Capacitar o estudante para integrar os conhecimentos adquiridos e aplic-los na resoluo de problemas. IV. Transmitir ao estudante as aplicaes clnicas dos princpios e conceitos farmacolgicos e farmacotcnicos. V. Auxiliar o estudante a obter conhecimento sobre os mtodos gerais de diagnstico e de ateno ao paciente, mesmo quando no h uso da farmacoterapia. Esto corretas: A) II, III e IV B) I, II, III e IV C) II, III, IV e V D) Todas as alternativas E) I, II e V

Sade do Adulto e do Idoso FARMCIA

Anda mungkin juga menyukai