Anda di halaman 1dari 12

A abordagem do conceito como uma estrutura semitica

An approach of the concept as a semiotic structure

Carlos Xavier de AZEVEDO NETTO 1

RESUMO O presente trabalho parte da considerao de que qualquer prtica informacional possui uma estruturao que viabiliza a transferncia da informao e a sua efetivao enquanto conhecimento. E essa efetivao realiza-se a partir da estruturao e uso de conceitos. Considerando-se que essa estruturao se d no nvel discursivo de cada comunidade informacional, utiliza-se a noo de discurso fundada em Foucault (1996). Para discutir a troca de informao, utilizou-se dos aportes tericos de Dalhberg (1978a,1978b); para a teoria do conceito, de Cassirer (1977); Foucault (1992) e Gardin (1992), na discusso da representao. Assim, a conceituao e compartilhamento das representaes sociais fazem com que seja necessrio o entendimento do papel dos conceitos dentro da formao simblica e discursiva, em um processo de transferncia da informao em uma determinada comunidade. Para tanto, discute-se a formao e prtica do discurso, sob o ponto de vista da teoria semitica de Peirce (1977) e se prope a anlise da entidade conceito como estrutura semitica. Palavras-chave: formao de conceitos; semitica, representao; transferncia da informao.

ABSTRACT The present work uses the premise that all informational practice has a structure that makes possible the transference of the information and its effectiveness as knowledge. And such effectiveness is given from the structure and the use of concepts. Considering that the structure is given in a discursive level of each informational community, it is used the notion of speech established by Foucault (1996). To discuss the information exchange, it was used the theoretical subsidy of Dalhberg (1978a, 1978b), on the concept theory, Cassirer (1977), Foucault (1992) and Gardin (1992) in the representation discussion. Thus, the conceptualization and sharing of the social representations, make it necessary the understanding of the role of the concepts within the symbolic and discursive constitution, in a transference process of the information in a specific community. In such a way, it is discussed the constitution and practice of the speech, under the semiotics point of view of Pierce (1977) and an analysis of the entity concept is proposed as a semiotic structure. Keywords: concepts constitution; semiotics, representation; transfer of information.

Doutor em Cincia da Informao. Docente, Ncleo de Documentao e Informao Histrica Regional, Universidade Federal da Paraba. Cidade Universitria, Castelo Branco, 58059-900, Joo Pessoa, PB, Brasil. E-mail: <xaviernetto@pesquisador.cnpq.br>. Recebido em 7/5/2007 e aceito para publicao em 13/11/2007.

TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

CONCEITO E SEMITICA ARTIGO ARTIGO

47

INTRODUO Atualmente, duas temticas esto ganhando espao na discusso terica da insero social da informao, que so as formas de representao e transferncia da informao. Nesse sentido, toda e qualquer prtica informacional, quer seja no mbito das cincias, das artes ou mesmo do cotidiano, possui uma estruturao que viabiliza a transferncia da informao e a sua efetivao. Essa estruturao dse no nvel discursivo de cada comunidade informacional, estabelecendo suas normas e nexos de viabilizao do fluxo informacional. Para efetivao desse fluxo informacional faz-se necessrio que a informao passe por um processo de representao que seja passvel de significao, em processos que so discutidos por Cassirer (1977) e Gardin (1992). Para que essa troca de informao se torne efetiva, deve estar intimamente relacionada com os processos e instrumentos de representao que foram construdos para esse fim (Foucault, 1992/1996). Assim, a conceituao e compartilhamento das representaes sociais fazem com que seja necessrio o entendimento do papel dos conceitos dentro da formao discursiva e do processo de transferncia da informao em uma determinada comunidade. Para tanto, discute-se a formao e prtica do discurso, sob o ponto de vista da teoria semitica de Peirce (1977) e analisa-se a entidade conceito como estrutura semitica, por meio da equiparao entre os elementos constitutivos do conceito e os do signo, enquanto estruturas de representao.

que se distingue da simples prtica. O referido autor contrape as apreenses concretas (a manipulao prtica) e as tericas (a representao), argumentando:
O conhecimento inclui e pressupe a representao. A representao de um objeto um ato muito diferente de seu simples manuseio. [...] Para representarmos alguma coisa no basta manipul-la corretamente e utiliz-la com finalidades prticas. Precisamos ter uma concepo geral do objeto e consider-lo de ngulos diferentes, a fim de descobrir-lhe a relao com outros objetos; e localiz-lo determinando sua posio em um sistema geral.

A partir dessa tica, conclui-se que o conhecimento cientfico se d pelas representaes da realidade construdas com o objetivo de manipulao e interpretao dos dados. Essas formas de representao devem ser consideradas para se entender o que pode ser validado ou no. O processo de validao refere-se ao grau de verdade que possui, fornecido pela potncia de testabilidade internalizada em cada interpretao, como foi demonstrado e discutido por Popper (1972). A representao assume cada vez mais importncia dentro de crculos especializados de conhecimento. Essa faceta bem observada quando nos deparamos com duas formas de inovaes, as tecnolgicas e as de hbitos lingsticos, recentemente ocorridos, considerando-se que:
[...] as mais visveis so as inovaes tecnolgicas: todos ns temos conscincia das projees dos cientistas da informao, que predizem o fim dos documentos impressos e bibliotecas, consideradas caminhos anacrnicos de comunicao, em benefcio do sistema de processos de informao de conhecimento (KIPS), sob esta designao ou outra, fornecendo formas mais eficientes e custos mais baixos ao acesso ao conhecimento especializado (veja, por exemplo, Kilgour 1984). Um outro tipo de inovao, menos espetacular, mas muito mais radical, tem a ver com os nossos hbitos lingsticos. Podemos ainda observar, em um discurso de universo restrito, a apario de for-

CONCEITO COMO REPRESENTAO No discurso cientfico, os contedos variam de rea para rea, de disciplina para disciplina, mas, voltados busca do conhecimento, seu compartilhamento e disseminao esto presentes de maneira marcante, ato que se d na insero no contexto2 do espao/tempo. Essa questo trabalhada por Cassirer (1977, p.31), que entende que o homem um animal simblico, cuja ao no mundo se d nos vrtices do espao e do tempo, e cujo conhecimento de si mesmo e do mundo se d pela representao,

48

C.X. AZEVEDO NETTO

Entendendo como contexto o jogo de circunstncias scio-culturais que se do no mbito do espao e do tempo.

TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

Um outro princpio de excluso denominado de vontade de verdade, sendo considerado como:

Segundo Foucault (1992), a classificao iniciase sob um prisma cartesiano, em que a relao entre as coisas e suas representaes no so mais vistas como conseqncia nica da primeira, no mais como algo a priori, mas como um constructo. Instaura-se a o conceito de Estrutura, como ligao ntima na produo do significado, cujo fundamento a supremacia do olhar sobre os demais sentidos, instalando uma relao no-instrumental entre as coisas e os olhos. Buscando maior preciso e eficincia dos instrumentos de representao, procura-se eliminar os atritos entre a linguagem e a coisa a ser representada por meio da construo de uma relao a mais simtrica possvel entre descrio e objeto e da proposio de significado e representao que ela exprime, que se d pela estrutura. Tais deslocamentos, segundo Foucault (1992), ensejam a substituio progressiva entre Anatomia e classificao como mecanismo de representao e o surgimento do conceito de carter. O que confere valores designativos no tempo e no espao onde a designao ocorre, visando assegurar a articulao entre a designao certa e a derivao controlada. Os sistemas de representao que os discursos das cincias constroem mantm relao estrita com as construes discursivas desse mesmo pesquisador. Sua fundamentao estaria, portanto, inserida nos pressupostos apresentados por Foucault (1996), que afirma que a estrutura do discurso se d com base em procedimentos de excluso caracterizando-os de acordo com as formas de atuao especfica - que atuam no exterior dos discursos. O primeiro o princpio de interdio, que circunscreve o discurso a regies delimitadas e bloqueadas por instncias das mais diversas naturezas, ligando-o a questes de desejo e poder. O segundo princpio o da separao, em que o discurso tem uma atuao de separao entre os membros de um grupo: Era atravs de suas palavras que se reconhecia a loucura do louco; elas eram o lugar onde se exercia a separao [...]

[...] uma vontade de saber que impunha ao sujeito cognoscente (e de certa forma antes de qualquer experincia) certa posio, certo olhar, certa funo (ver, em vez de ler, verificar, em vez de comentar); uma vontade de saber que prescrevia (de um modo mais geral do que qualquer instrumento determinado) e o nvel tcnico do qual deveriam investir-se os conhecimentos para serem verificveis e teis. (Foucault, 1996, p.16) Ora, essa vontade de verdade, como os outros sistemas de excluso, apia-se sobre um suporte institucional: ao mesmo tempo reforada e reconduzida por todo um compacto conjunto de prticas como pedagogia, claro, como sistema de livros, da edio, das bibliotecas, como as sociedades de sbios, os laboratrios de hoje [...] pelo modo como o saber aplicado em uma sociedade, como valorizado, distribudo, repartido e de certo modo atribudo. (Foucault, 1996, p. 17)

Dentre os trs princpios de excluso identificados, o mais perene e que atinge maior amplitude o de vontade de verdade. Enquanto os princpios anteriores tiveram as suas ocorrncias delimitadas espacial e temporalmente, a vontade de verdade ultrapassa os limites do espao e do tempo. Isso porque tem sua base na organizao e institucionalizao dos saberes dentro de estruturas sociais distintas e especficas. Mas ao mesmo tempo, ela que se apresenta de forma mais dissimulada, deixando suas aes de excluso vinculadas a papis socialmente institucionalizados, agindo no exterior das formas discursivas, como conseqncia da prpria ao do discurso. Quanto aos procedimentos internos de excluso, tem-se em primeiro lugar o comentrio, como sendo o mecanismo em que os desnivelamentos de todos os discursos provocam duas instncias distintas. A primeira instncia de discursos refere-se aos fundamentais ou criadores, e a segunda queles que comentam os
TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

CONCEITO E SEMITICA

mas artificiais de expresses simblicas, como substitutas para expresses simblicas consideradas como naturais, apenas em virtude do fato de estarem proximamente relacionadas linguagem natural ou a uma outra (Gardin, 1992, p.100).

(Foucault, 1996, p.11). segundo esse princpio que se d a separao entre o verdadeiro e o falso, de acordo com as estruturas das palavras e com quem as pronuncia.

49

primeiros, resultando como produto desse deslocamento a possibilidade de criao de novos discursos significantes. Com referncia ao desnivelamento da resultante, ocorre que:
O desaparecimento radical deste desnivelamento no pode ser nunca seno um jogo, utopia ou angstia. Jogo, moda de Borges, de um comentrio que no ser outra coisa seno a reapario, palavra por palavra (mas desta vez solene e esperada), daquilo que ele comenta; jogo, ainda, de uma crtica que falaria at o infinito de uma obra que no existe. (Foucault, 1996, p. 23)

instrumentos; tudo isto constitui uma espcie de sistema annimo disposio de quem quer ou pode servir-se dele, sem que seu sentido ou sua validade estejam ligados a quem sucedeu ser seu inventor. Mas o princpio da disciplina se ope tambm ao do comentrio: em uma disciplina, diferentemente do comentrio, o que suposto no ponto de partida, no um sentido que precisa ser redescoberto, nem uma identidade que deve ser repetida; aquilo que requerido para a construo de novos enunciados (Foucault, 1996, p.30).

Um outro princpio identificado o da rarefao, complementar ao primeiro, e centrado na figura do autor, que desempenha o papel de unidade e origem das significaes. A relao entre esses dois princpios dada da seguinte forma:

O comentrio limitava o acaso do discurso pelo jogo de uma identidade que teria a forma da repetio e do mesmo. O princpio do autor limita esse mesmo acaso pelo jogo de identidade que tem a forma da individualidade e do eu. (Foucault, 1996, p. 29)

Em sua anlise do discurso, Foucault identifica um terceiro grupo de procedimentos de controle das estruturas discursivas, que se detm em tratar das condies de seu funcionamento, impondo aos indivduos que dele fazem uso certas regras, restringindo o acesso a ele, promovendo uma rarefao de seus indivduos falantes. Como figuras desses princpios esto a troca, a comunicao e o agrupamento, cuja interao formaliza uma determinada sucesso de situaes que podem ser chamadas ritual4. o ritual que define o conjunto de signos que devem acompanhar o discurso, nos quais reside a eficcia dos efeitos das palavras e os limites de seu valor de coero. Nesse conjunto que aparecem as sociedades de discurso (Foucault, 1996, p.39). Essas sociedades so definidas como as instncias de produo e conservao de discursos, que circulam em espaos fechados, distribudos de acordo com regras restritas, sem que haja o afastamento de seus detentores da distribuio. Um outro sistema que identificado o chamado de doutrinas, que primeira vista se opem s sociedade do discurso, j que, aparentemente, no excluiria os seus indivduos falantes. Esse sistema mais flexvel, no obstruindo a entrada dos falantes, ligandoos a certos enunciados de reciprocidade. Assim, a doutrina submete os sujeitos que falam ao discurso e ao grupo dos indivduos que falam:

50

No caso mais evidente das cincias, um outro princpio aparece, que o da disciplina. Esse princpio, tambm relativo e mvel, estabelece estado de de vir. Uma disciplina no a totalidade de proposies verdadeiras sobre algo, nem mesmo o conjunto de proposies aceita, e o que se aceita em certo horizonte terico, mas estar inscrita no verdadeiro (Canguilhem3 apud Foucault, 1996, p.34). O surgimento das disciplinas vai opor-se aos princpios do comentrio e do autor, isso porque:

C.X. AZEVEDO NETTO

[...] uma disciplina se define por um domnio de objetos, um conjunto de mtodos, um corpus de proposies consideradas verdadeiras, um jogo de regras e definies, de tcnicas e de
3 4

[...] a pertena doutrinria questiona ao mesmo tempo o enunciado e o sujeito que fala, e um atravs do outro. Questiona o sujeito que fala atravs e a partir do enunciado, como provam

CANGUILHEM, G. Connaissance de la Vie. 2ed. Paris, 1965. Que pode ser entendido como o conjunto de mecanismos que iro definir a qualificao dos indivduos que tero acesso ao discurso, conforme apresentado por Foucault (1996).

TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

os procedimentos de excluso e os mecanismos de rejeio que entram em jogo quando um sujeito que fala formula um ou vrios enunciados inassimilveis; a heresia e a ortodoxia no derivam de um exagero fantico dos mecanismos doutrinrios, eles lhes pertencem fundamentalmente. Mas, inversamente, a doutrina questiona os enunciados a partir dos sujeitos que falam, na medida em que a doutrina vale sempre como sinal, a manifestao e o instrumento de uma pertena prvia [...] (Foucault, 1996, p.42).

dem. A informao significa a colocao de alguns elementos ou partes - sejam eles materiais, ou no materiais - em alguma forma, em algum sistema classificado; significa a classificao de alguma coisa. Sob esta forma geral, a informao tambm a classificao de smbolos e de suas relaes, seja a organizao dos rgos e funes de um ser vivo ou a organizao de um sistema social qualquer ou de qualquer outra comunidade em geral (Zeman, 1970, p.156).

51
CONCEITO E SEMITICA

Assim, a estrutura discursiva implica a existncia de um sujeito fundante desse mesmo discurso, como considerado no aspecto simblico por Cassirer (1977). ele que funda os horizontes de significao de que o discurso, e seus mecanismos, dispem para sua constituio, e onde as proposies da cincia e os seus conjuntos dedutivos encontram sentidos, j que esse o sujeito que dispe os signos para a formao dos discursos. Ento o discurso nada mais do que um jogo de escritura, para os princpios de excluso externos, de leitura, para os internos, e de troca no terceiro tipo de princpios, considerando-se que essas trs facetas pem somente em jogo o signo, instaurando assim a ordem do significante. Os princpios de classificao e de representao assumem tal importncia na esfera desses discursos que, em seu momento inicial, chega-se a restringir os processos cientficos s atividades de representao e classificao do segmento do mundo real em que seus objetos eram constitudos. O destaque chega a tal ponto que, mesmo no momento embrionrio da noo moderna de cincia, a prpria classificao, enquanto uma forma de representao, aplicada aos prprios discursos cientficos, de modo a criar e delimitar suas fronteiras epistmicas (Mendona de Souza, [2000], p.94). Na tica da Cincia da Informao, a noo de representao muito aproximada da noo de classificao, visto que esses dois conceitos esto voltados para formas de organizao da informao e do conhecimento. Isso leva a uma relao muito estreita de um dos conceitos de informao com o conceito de representao.
possvel compreender a informao em geral como algo que colocado em forma, em or-

Nessa perspectiva, a classificao, enquanto meio de representao do conhecimento, pode ser considerada como um modelo, j que subentende a criao, ou a identificao, de estruturas que representam determinados segmentos da realidade, que podem ser chamadas de facetas (Vickery, 1960). Entendendo que o modelo:
[...] pode ser uma teoria, uma lei, uma hiptese ou uma idia estruturada. Pode ser uma funo, uma relao ou uma equao. Pode ser uma sntese de dados. [...], pode incluir tambm argumentos sobre o mundo real por meio de representaes no espao (para produzir modelos espaciais) ou no tempo (para produzir modelos histricos). [...] Assim, o modelo uma estruturao simplificada da realidade que supostamente apresenta, de forma generalizada, caractersticas ou relaes importantes. Os modelos so aproximaes altamente subjetivas, por no inclurem todas as observaes ou medidas associadas, mas so valiosos por obscurecerem detalhes acidentais e por permitirem o aparecimento dos aspectos fundamentais da realidade. Essa seletividade significa que os modelos tm graus variveis de probabilidade e amplitude limitada de condies sobre as quais se aplicam (Chorley; Haggett, 1975, p.3-4).

No mbito da Cincia da Informao essa preocupao notada nos trabalhos de organizao do conhecimento (Dahlberg, 1978a, 1978b) e dos estudos de anlise de assuntos (Hrjland; Albrechtsen, 1995). Principalmente voltada para a representao do conhecimento e a elaborao de mecanismos de
TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

recuperao da informao, a questo da representao tambm est presente em toda a teoria da classificao e na elaborao de instrumentos de representao do conhecimento, tais como CDD, CDU ou PMEST. Considera-se, inicialmente, a representao como a forma como o homem se relaciona com o seu entorno. E essa forma, em si, como um processo que arbitrrio, individual e socialmente aceito, de seleo e atribuio de sentido e valor, a criaes mentais feitas a partir de coisas observadas no mundo real (Dodebei, 1997). Efetivando-se sob o prisma do observador do real e, tendo-se em mente o processo informacional, ela vista a partir tanto do produtor como do receptor da informao. Nesse mbito, para Jardim (1994, p.98), a representao representao social, e entendida como [...] as concepes, imagens, vises de mundo que os atores produzem e consomem no mbito de prticas sociais diversas em um tempo e espaos determinados. Em alguns estudos, a representao passa a ser vista dentro de um processo comunicacional. Sob esta perspectiva, o conceito:
[...] retomado por Dahlberg para representar a unidade de conhecimento padro em um sistema de transferncia de conhecimento. A gerao de um conceito obtida pelo processo de predicao de um objeto denominado referente [...] Assim, qualquer predicao sobre um referente fornece uma caracterstica do conceito daquele objeto. A soma total de predicaes possveis compor a soma total das caractersticas do conceito, determinando, assim, seu contedo (Dodebei, 1997, p.73).

verificvel, explcito, objetivo (Dodebei, 1997, p.73).

Como a construo do conhecimento se d por meio da representao, enquanto um modo de interao do ser simblico com o real, esta relao constri-se em trs loci distintos e consecutivos. Esses trs loci, ou momentos do conhecimento foram denominados por Gonzalez de Gmez (1993) como momento ontolgico, gnosiolgico e semitico, respectivamente. De acordo com a autora, o momento ontolgico se caracteriza pela intuio do intelecto, em uma relao interior e ontolgica, operando na intensidade qualitativa. J o momento gnosiolgico dado pela unidade orgnica do homem com o mundo, por meio da construo experimental e documentria da prova, por meio da representao, onde toda sua experincia organizada com base nessas representaes do real. Quanto ao momento semitico, que afirma que o solo onde se d a construo do conhecimento o signo, sabe-se que:
O passo das filosofias da conscincia s filosofias da linguagem e o conhecimento do signo do papel coadjuvante de instrumento a seu novo papel de lcus do conhecimento pareceriam suturar a fenda que a modernidade instalara entre o objeto e o sujeito. As novas premissas, que agregam no domnio do signo tanto as prticas heterolgicas dos mltiplos sujeitos quanto a diversidade dos campos de construo do objeto do conhecimento, alegram tambm os domnios da questo da representao do conhecimento (Gonzalez de Gomez, 1993, p.220).

52

Dessa forma, relaciona-se a formao de conceitos como um ato que socialmente aceito e que se d por meio e dentro de um processo de comunicao, conforme nos fala Peirce (1977), o que aproxima a idia de formao do conceito idia de semiose:
Os conceitos so, desta forma, entendidos como unidades de conhecimento. Do ponto de vista epistemolgico, o conceito pode ser analisado segundo aes mentais, ou seja a habilidade da mente em comparar algo novo com conhecimento adquirido. Esse tipo de conhecimento subjetivo necessita tornar-se acessvel e
TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

Para a questo do signo como representao e a representao como signo, pode-se dividir o ato da representao em dois tipos bsicos, de acordo com Santaella e Nth (1998): a representao mental - que abrange as representaes internas do dispositivo do processo informativo, quando h processos intrasubjetivos de pensamento e memria - e as representaes pblicas - que so externas ao dispositivo informativo e presas ocorrncia de processos intersubjetivos, em que as representaes de um sujeito afetam as de outro, por meio de modificaes em seus ambientes comuns. Assim, aproximando-se da definio de informao proposta por Belkin e Robertson (1976).

C.X. AZEVEDO NETTO

A insero da Histria como elemento desse processo passa a inserir o signo em sua dinmica e uso. O significado, ento, construdo a partir do uso que lhe conferido e do contexto de seu usurio. Com isso, observa-se o emprego da hermenutica na construo dos sentidos, como colocado por Gardin (1992). Desse modo, a representao no seria homogeneamente reduplicada, fator que lhe conferiria uma analogia com o conceito de Semiose Ilimitada6 (Eco, 1980, p.60), que ocorre na esfera do interpretante, podendo ser definida como a instncia onde se d a construo do significado.
5

[...] a reunio e compilao de enunciados verdadeiros a respeito de determinado objeto. Para fixar o resultado dessa compilao necessitamos de um instrumento. Este construdo pela palavra ou por qualquer signo que possa traduzir e fixar essa compilao. possvel definir, ento, o conceito como compilao de enunciados verdadeiros sobre determinado objeto, [...] (Dahlberg, 1978c, p.102).

53
CONCEITO E SEMITICA

Os Componentes dos Conceitos


Para o entendimento dessa relao faz-se necessria a identificao, anlise e crtica desses processos de construo do conhecimento de uma determinada rea. A identificao e anlise desse processo so fundamentais, de acordo com Dahlberg (1978a, 1978b), para a anlise de conceitos, e em Hjrland e Albrechtsen (1995), para a anlise de domnio. Assim, a construo dessas representaes tambm levar em conta o que so consideradas informao central, informao marginal e pseudoInformao, como foi discutido por Jaenecke (1994), sobre o conhecimento. As representaes aqui consideradas so aquelas denominadas de conceitos, enquanto unidade de conhecimento (Dalhberg, 1978a). Todo conceito referido por um objeto - quer ele seja individual, quer ele seja geral, conforme Dahlberg (1978c) -, e que teria como paralelo a noo de tipo7, oriunda da Arqueologia. De acordo com a teoria dos conceitos, definida por Dahlberg (1978c), a construo de conceitos deve possuir uma lgica interna que permita depreender a sua unidade representacional. Para tanto, os conceitos devem ser construdos, em funo de sua preciso, a partir de enunciados aceitos como verdadeiros. Definindo a formao de conceitos como:

Os conceitos estabelecem uma srie de relaes entre si que podem ser divididas como: relaes lgicas, hierrquicas, partitivas, de oposio e funcionais (Dahlberg, 1978c). Por relao lgica entende-se a posse de caractersticas comuns que so logicamente possveis. Como relaes hierrquicas, aquelas que so estabelecidas entre dois ou mais conceitos, em uma ordenao hierrquica, como o caso dos conceitos de fase e tradio. Por relaes partitivas, quando um dos conceitos envolvido na relao representa parte de outro. Para a relao de oposio entre conceitos, ocorre a negao de um pelo outro. E no que toca s relaes funcionais, esta estabelecida pela valncia semntica do verbo identificado em cada conceito, que se interliga funo original de um dos conceitos, que pode ser entendido como forma de ao implcita em cada conceito relacionado em um mesmo evento. Os conceitos, assim entendidos, possuem propriedades que os tornam entidades definveis, identificadas como: fonte de saber, rgida definio, mantm muitas conexes, constituio muito especfica, pertencente a uma certa categoria, etc. (Dahlberg, 1978b. p.15). Para isso, verifica-se o potencial de inteno e de extenso de um conceito. Para o entendimento desse potencial, possvel dizer que:
A inteno do conceito a soma total de suas caractersticas. tambm a soma total dos respectivos conceitos genricos e das diferenas especficas ou caractersticas especificadoras. Na representao da inteno do conceito

Processo de representao/classificao propiciar a relao taxonomia/mathsis. Entendendo-se que a mathsis no poder ser considerada como uma matriz, um molde, mas antes o princpio de representao que norteia a construo dos conceitos. Ela est em uma esfera paradigmtica (Foucault, 1992). Conforme dito anteriormente por Dodebei (1997), esse processo de Semiose Ilimitada pode ser aqui entendido como um processo semelhante, se no fundante, daquele de formao dos conceitos. Grupo de caractersticas comuns que distinguem determinados artefatos, ou seus restos, de outros semelhantes [...] O conceito de tipo pode ser estendido a conjuntos culturais como um todo, tornando-se sinnimo de Configurao Cultural. (Mendona de Souza, 1997, p.123).

TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

numa definio nem todos os conceitos genricos necessitam ser mencionados. (Dahlberg, 1978c, p.105)

E:
A extenso do conceito pode ser entendida como a soma total dos conceitos mais especficos que possui. Pode ser tambm entendida como a soma dos conceitos para os quais a inteno verdadeira, ou seja, a classe dos conceitos de tais objetos dos quais se pode afirmar que possuem aquelas caractersticas em comum que se encontram na inteno do mesmo conceito. (Dahlberg, 1978c, p.105)

que localizam o conceito em certo tempo e espao. Na elaborao do discurso, deve-se propiciar a aglutinao das caractersticas essenciais com as acidentais, por considerar-se que somente assim que se pode chegar essncia dos conceitos gerais. No processo de transferncia da informao, o papel dos conceitos est intimamente ligado recuperao da informao. Nesse sistema, a classificao e organizao so baseadas quando se considera que a formao dos conceitos se d como as formas organizacionais similares aos mecanismos ou operaes mentais, como apontado por Farradane (Datta, 1977). E com base em Datta (1977, p.17) estabelece uma tipologia de conceitos, onde:
Os quatro tipos bsicos de conceitos, denominados por Guilford, de figurativo, simblico, semntico e comportamental, so explicados da seguinte maneira: conceitos figurativos so os que derivam dos dados perceptivos, isto exteriorizao de objetos e entidades; conceitos simblicos so aqueles que simbolizam coisas, por exemplo, nmero de palavras; conceitos semnticos so aqueles que expressam significados e noes dinmicas; conceitos comportamentais denotam sentimentos e emoes.

Como as naturezas dos conceitos so definidas pelos campos de conhecimento a que esto relacionadas, so muito variadas. Para a definio e anlise do que seriam estes conceitos, recorreu-se a Dahlberg (1978a, p. 17) que considera que:
[...] a verificao de caractersticas chamada de anlise de conceitos. Anlise de conceitos possvel de ser considerada como a representao do entendimento dos fatos sobre um assunto, o item de referncia. Essa uma coisa absolutamente vital para a estruturao do conhecimento humano. Ns podemos definir conceito cientfico como a unidade de conhecimento que sintetiza as caractersticas da declarao do item de referncia atravs do termo ou nome, o conceito cientfico geral como o conceito cientfico qualquer que sintetiza a caracterstica necessria nica, o conceito cientfico individual como um conceito cientfico qualquer que sintetize as caractersticas necessrias e acidentais.

54 Os conceitos cientficos possuem dois tipos bsicos de caractersticas na sua constituio: as essenciais e as acidentais. As caractersticas essenciais so aquelas que definem os conceitos gerais, que incorporam as essncias constitutivas, onde se obtm a substncia e a estrutura do conceito, e as essncias consecutivas, onde se obtm as propriedades do que se est representando. As caractersticas acidentais so aquelas que definem os conceitos individuais, incorporando aquelas caractersticas gerais, tais como, forma, cor, textura ou outras, e as individualizantes,
TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

Para a efetiva transferncia da informao, h necessidade de uma organizao e classificao dos conceitos em unidades que possibilitam a interlocuo entre membros de uma mesma comunidade discursiva. Esses conceitos podem ser entendidos como foi explicitado por Datta (1977, p.18), para quem os conceitos so definidos por padres mentais representados simbolicamente por palavras simples ou compostas, e as expresses das relaes entre elas. E como so definidos os conceitos? O que essa definio? A definio pode ser encarada como a linha de limite, onde se d a explanao do sentido de um conceito, com base nos seus objetos de referncia, sendo indispensveis na elaborao e comunicao dos discursos cientficos e tambm como elementos para o crescimento de uma rea do conhecimento. As definies so realizadas a partir de observaes sobre o objeto, procurando extrair dele atributos, caractersticas que o faam de modelo de todo um conjunto de objetos,

C.X. AZEVEDO NETTO

Fazer uma definio equivale a estabelecer uma equao de sentido, sendo que, de um lado ( esquerda) encontramos aquilo que deve ser definido (o definiendum) e do outro ( direita) aquilo pelo qual alguma coisa definida (o definiens). (Dahlberg, 1978a, p.106)

O principal instrumento de representao adotado no processo de comunicao cientfica, nos mais diferentes campos, so os conceitos formulados para dar conta dos estudos do fenmeno. O foco principal do mtodo, aqui adotado, est centrado na anlise de conceitos. Como conceito, considera-se a definio de Dahlberg (1978a, p.5): [...] unidade do conhecimento, compreendendo afirmaes verdadeiras sobre um dado item de referncia, representado por uma forma verbal. Dahlberg (1978a, p.5) disseca sua definio, identificando seus trs componentes principais, que so:
[...] (2) afirmao verdadeira o componente de um conceito que expressa um atributo do seu item de referncia. (3) item de referncia o componente de um conceito para qual sua afirmao verdadeira e sua forma verbal esto diretamente relacionadas, sendo assim o seu referente. (4) forma verbal (termo/nome) de um conceito o componente que resume convenientemente ou sintetiza e representa um conceito com o propsito de designar um conceito de comunicao.

Nesse prisma deve-se observar que conceito e signo se assemelham principalmente pelo processo de significao. Essa aproximao revela-se quando os conceitos so observados em seu contexto especfico, ou seja, no cotidiano de sua prtica, que se d na esfera da construo dos discursos, onde se permite a permeabilidade e mutabilidade dos conceitos, enquanto formas fsicas, e a relativizao (Da Matta, 2000) da sua significao. Isso se d porque o discurso um evento material, mesmo no sendo da ordem dos corpos, consistindo, antes, na relao, ao, sobreposio, atuao, frico e escolha de elementos da esfera material, que se produz como efeito e em uma distribuio material. Mas essa situao do discurso, e sua representao, no esto isentas da introduo em sua raiz do acaso e da descontinuidade. Para minimizar esse perigo, adota-se a prtica sugerida por Foucault (1992), de dispor a anlise em dois conjuntos, o conjunto crtico e o conjunto genealgico. Entendemos como conjunto crtico aquele que:
[...] pe em prtica o princpio da inverso: procura cercar as formas de excluso, da limitao, da apropriao [...] mostrar como se formaram, para responder as necessidades, como se modificam e se deslocaram, que fora exerceram efetivamente, em que medidas foram contornadas (Foucault, 1992, p.60).

A primeira definio do componente do conceito, a afirmao verdadeira d-se pela inteno de definirse uma unidade de representao. No caso dos itens de referncia podem ser entendidos como os atributos considerados como referncia de um determinado objeto, j que o determinam as caractersticas que sero consideradas para a representao. Para o componente de chamado de forma verbal, pode ser substitudo pela expresso termo, como a expresso verbal daquilo que se quer representar. Quanto representao grfica dos componentes de um conceito, observa-se que se

Quanto ao conjunto genealgico, seria entendido como aquele que:


[...] pe em prtica os trs outros princpios: como se formaram, atravs, apesar, ou com apoio desses sistemas de coero, sries de discursos; qual foi a norma especfica de cada
TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

CONCEITO E SEMITICA

teoricamente pertencentes mesma classe, expressas de forma discursiva. Assim:

aproxima em muito do tringulo semitico. Os componentes: afirmao verdadeira , ou seu equivalente, item de referncia, ou equivalente, e termo apresentam analogias com signo-interpretante, signoobjeto e signo-veculo. No se deve esquecer, entretanto, que dentro desse modelo de formao de conceitos h a questo do universo dos itens e do universo do discurso, sendo o primeiro a base para a formao dos conceitos, e o segundo para a sua aplicao. Ento, para uma categorizao apropriada dos conceitos, deve-se seguir uma categorizao, a priori, do referente.

55

uma e quais foram suas condies de apario, de crescimento, de variao (Foucault, 1992, p.60).

cada conceito possui, e quais os problemas que essas construes podem acarretar, tanto para o especialista em particular, quanto para interlocutores afeitos ao fenmeno, mas de outras especialidades.

Portanto o seu conjunto crtico fundamentar-se no grau de permeabilidade que as unidades de representao possuam. Esse grau de permeabilidade ser observado a partir do conjunto de paradigmas classificatrios e de representao que as diferentes abordagens de pesquisa, de um determinado campo, elegem como mais adequadas a determinados tipos de manifestaes, e como dirigem a construo desses processos de representao da informao recuperada. Com o conjunto crtico definido, a etapa seguinte consiste na identificao do conjunto genealgico, por meio de seus principais autores, considerando como atributos dessa identificao o tipo de literatura produzida, a literatura de cunho interpretativo e a sinttica, ou seja, que o conhecimento produzido por esses autores esteja includo no conhecimento central da rea, principalmente; e o conhecimento perifrico, como atributo alternativo (conforme foi definido e discutido por Jaenecke (1994)). Nas anlises de domnio e de assunto, espera-se chegar at a mathsis de representao de cada linha metodolgica identificada. A identificao da mathsis de representao de fundamental importncia para se estabelecer o nexo de construo de cada sistema de representao de uma dada especialidade ou temtica de um campo. Nessa tnica, a mathsis alcanaria um status de princpio ontolgico do sistema de representao, estabelecendo a relao desses princpios com as formas de interpretao. Tal relao visaria confrontao dos autores, e seus respectivos contextos, com os fundamentos de cada uma dessas linhas, verificando a sua coerncia e adequao. Essa confrontao se dar pela justaposio da mathsis representacional de cada autor com os termos utilizados e com os itens de referncia. A determinao das mathsis de cada um dos conceitos efetua-se pela identificao dos principais atributos de referncia que os compem e definem, localizados dentro do conjunto de atributos definidores. E a partir da anlise comparativa desses escopos definidores que se efetiva a compreenso do poder de representao e de transferncia de informao que
TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

A Semitica e o Conceito
Como considerao que possam ser apresentadas neste trabalho, optou-se pela proposio de uma srie de instrumentos tericos que possam configurar uma metodologia para abordagem e estudo dos conceitos, por meio da exposio da relao entre os componentes do fenmeno conceito e o signo da teoria semitica. Para o embasamento metodolgico de um estudo que pretenda abordar a questo da anlise dos conceitos, um dos pilares a teoria semitica, elaborada por Peirce (1985), que estabelece a tricotomia do signo, e a figura mais importante, para o presente caso, o interpretante, que visto como a instncia onde h a construo do significado, da recuperao da Informao. E esse significado, ou informao, somente alcanado pelo processo de semiose ilimitada (Eco, 1980, p.60), uma vez que:

[...] ela nos mostra como a significao (e a comunicao), por meio de deslocamentos contnuos que referem um signo a outros signos ou a outras cadeias de signos, circunscreve as unidades culturais de modo assinttico, sem conseguir jamais toc-las diretamente, mas tornando-as acessveis atravs de outras unidades culturais. Desse modo, uma unidade cultural nunca precisa ser substituda por algo que no seja uma entidade semitica [...] A semiose explica-se por si s. Essa contnua circularidade a condio normal da significao e isto que permite o uso comunicativo dos signos para referir-se s coisas.

56

O outro pilar sobre o qual se assenta essa proposta metodolgica voltada ao entendimento dos mecanismos de representao e transferncia da informao a anlise do discurso como apresentada por Foucault (1996), que retoma o discurso em sua caracterstica de acontecimento, quebrando, assim, a supremacia e ateno do significante. O primeiro

C.X. AZEVEDO NETTO

Outro princpio a ser considerado no discurso o da descontinuidade (Foucault, 1996, p.52), que se prende ao carter fragmentrio do discurso. Isso se deve ao fato de que, mesmo ocorrendo a rarefao dos discursos, eles, realmente, constituem-se em prticas descontnuas, que podem se entrecruzar, se excluir ou mesmo se ignorar. Quanto ao princpio da especificidade (Foucault, 1996, p.53), visa relativizar o jogo de significaes do discurso, uma vez que este considerado uma imposio que se coloca s coisas do mundo. O mundo se apresenta aos sentidos em forma de uma prtica de constante adequao e modelagem, e nesta prtica e imposio que o discurso encontra os princpios de sua regularidade. E dentro desta regularidade, de acordo com condies especficas, d-se a sua originalidade. O quarto princpio citado pelo autor o da exterioridade (Foucault, 1996, p.53), como a faceta do discurso de se reconstruir na esfera exterior do sujeito. A partir da sua exposio, o discurso passa por condies externas de possibilidade de formao da significao. Essa possibilidade dada na interao do discurso com os interpretantes de seus interlocutores. Esses quatro princpios permitem ao discurso ter um modo regulador para sua anlise, entrevendo do acontecimento criao, da srie unidade, da regularidade originalidade e da condio de possibilidade potncia de significao. Com isso se d o aporte histrico para a anlise do discurso, j que a anlise da histria se d em nveis a serem decapados, das camadas mais superficiais at as mais profundas do discurso, uma escavao arqueolgica do discurso. Definindo assim a srie da qual esse discurso faz parte, estabelecendo as regularidades e inovaes dos fenmenos e os limites de sua probabilidade emergencial, configuram-se as condies das quais o discurso depende para ocorrer, aproximando-se de uma histria viva. Os princpios de formao do discurso

Vrios so os processos de representao disponveis para a informao cientfica dos mais diversos campos, indo desde as colocaes tericas acerca da representao do conhecimento at as formas mais pragmticas de classificao usadas por cada disciplina. No caso da teoria de representao, um dos fundamentos usados o de Foucault (1992), que observa a dicotomia entre o objeto de representao (no caso a informao) e as representaes em si desses objetos (no caso, os seus signos), sem negligenciar o fator tradio, e a mathsis da representao. O estudo dos conceitos fundamenta-se principalmente na identificao e recuperao da literatura produzida, referente a cada disciplina especfica. A coleta de material dentro da literatura dse de modo a coletar as unidades de representao de acordo com a sua identificao, procurando dar conta de um largo perodo de tempo, tendo como base os principais autores especialistas e que constroem as unidades de representao, desde os mais clssicos e conhecidos nos escopos de cada campo do conhecimento. Essa unio entre autores clssicos com outros menos conhecidos propicia uma maior amplitude no tratamento e definio da dinmica dos conceitos, j que a literatura considerada para a coleta dos conceitos aquela composta pelos trabalhos e estudos que apresentem definies de conceitos utilizados. Com a identificao e seleo dos tipos de fontes, o passo seguinte a identificao das estruturas tericoconceituais que ordenem os processos metodolgicos elaborados em cada uma das linhas de pesquisa em uma dada disciplina particular. Essa identificao tem como objetivo construir o quadro do fundamento ideolgico de cada segmento da comunidade cientfica, de forma a apresentar o contexto de desenvolvimento do campo especfico e sua relao com o que ocorre nas estruturas tericas maiores - como, por exemplo, o estruturalismo, materialismo histrico, etc., para o caso das cincias humanas e sociais por meio dos paradigmas8 formadores desse pensamento.

Esses paradigmas, basicamente, so definidos pelo processo histrico de formao de uma especialidade dentro de um campo cientfico.

TransInformao, Campinas, 20(1): 47-58, jan./abr., 2008

CONCEITO E SEMITICA

princpio observado por Foucault o da inverso (1996, p.51), que a instncia onde se pode reconhecer a fonte dos discursos, de sua expanso e de sua continuidade, identificando um jogo negativo que recorta e, dessa forma, promove a rarefao do discurso.

tambm so aqueles que atuam nos mecanismos de representao, j que a gnese do discurso se aproxima em muito das formas de representao das cincias, em especial as humanas e sociais, lcus de origem e desenvolvimento.

57

Com o quadro terico estruturado, passa-se a tratar exclusivamente dos conceitos que so usados pela comunidade que aborda uma determinada temtica, em uma especialidade determinada. Para tanto, identificamse os eixos formadores dessas linhas de pesquisa,

principalmente no tocante sua representao. Com essa identificao feita, o que se busca a relao entre estas linhas e os processos de representao da informao, o modo como so utilizados e a relevncia9 de tais princpios para a interpretao do fenmeno.

REFERNCIAS
BELKIN, N.J.; ROBERTSON, S.E. Information science and the phenomenon of information. Journal of the American Society for Information Science, p. 197-204, 1976. CASSIRER, E. Antropologia filosfica. 2.ed. Traduo de Vicente Flix Queiroz. So Paulo: Mestre Jou, 1977. CHORLEY, R.J.; HAGGETT, P . Modelos fsicos e de informao em geografia. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1975. 260p. DAHLBERG, I. A Referent: oriented, analytical concept theory for interconcept. Internacional Classifications, v.5, n.3, p.142-151, 1978a. DAHLBERG, I. Ontical structure and universal classifications. Bangalore: Sarada Ranganathan Endowment for Library Science, 1978b. 64p. DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Cincia da Informao, v.7, n.2, p.101-107, 1978c. DA MATTA, R. Relativizando: uma introduo Antropologia Social. 6.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. DATTA, S. A organizao de conceitos para a recuperao da informao. Cincia da Informao, v.6, n.1, p.17-28, 1977. DODEBEI, V.L.D.L.M. O sentido e o significado do documento para a memria social. 1997. 173f. Tese (Doutorado em Cincia da Informao) IBICT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. ECO, U. Tratado geral de semitica. So Paulo: Perspectiva, 1980. (Coleo Estudos). FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. 6.ed. Traduo de Salimas T. Muchail. So Paulo: Martins Fontes, 1992. 407p. GONZALZ DE GOMEZ, M.N. A Representao do conhecimento e o conhecimento da representao: algumas questes epistemolgicas. Cincia da Informao, v.22, n.3, p.217-222, 1993. HRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in information science: domain analysis. Journal of the American Society of Information Science, v. 46, n.6, p.400-425, 1995. JAENECKE, P . To what end knowledge? Knowledge Organization, v.21, n.1, p.3-11, 1994. JARDIM, J.M. Cartografia de uma ordem imaginria: uma anlise do sistema nacional de arquivos. 1994. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) - IBICT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994. MENDONA DE SOUZA, A.A.C. Classificao, classificaes: um estudo de tentativa, erro, arbitrariedade e sucesso, na produo do conhecimento cientfico. Rio de Janeiro, PPGCI/IBICT/ UFRJ, [2000]. MENDONA DE SOUZA, A.A.C. Dicionrio de arqueologia. Rio de Janeiro, ADESA, 1997. PEIRCE, C.S. Semitica. So Paulo: Perspectiva, 1977. (Coleo Estudos, n.46). PEIRCE, C.S. Semitica e filosofia: textos escolhido de Charles Sanders Peirce. 4.ed. So Paulo: Cultrix, 1985. POPPER, K.R. Conjecturas e refutaes: o processo do conhecimento cientfico. Traduo de Srgio Bath. 4.ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1972. SANTAELLA, L.; NTH, W. Imagem: cognio, semitica, mdia, So Paulo: Iluminuras, 1998. VICKERY, B.C. Faceted classification: a guide to construction and use of special schemes. London: Aslib, 1960. ZEMAN, J. O significado filosfico da noo de informao. In: ZEMAN, J. O conceito de informao na cincia contempornea: Colquios Filosficos Internacionais de Royaumont. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1970. p.154-179.

58

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 2.ed. Traduo de Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Loyola, 1996. 79p. GARDIN, J.C. Semiotic trends in archaeology, In: GARDIN, J.C. Representations in archaeology, Bloomington: University of Indiana, 1992. p.87-104.

C.X. AZEVEDO NETTO

Como foi discutido e entendido por Saracevic (1970).

TransInformao, Campinas, 20(1): p. 47-58, jan./abr., 2008

Anda mungkin juga menyukai