Anda di halaman 1dari 12

Educa Mais Brasil GRADUAO

REGULAMENTO

2013

Regulamento do Programa EDUCA MAIS BRASIL

I DO PROGRAMA

Art. 1. - O Programa EDUCA MAIS BRASIL um programa de INCLUSO EDUCACIONAL e tem por objetivos:

I estimular o cadastramento de cidados brasileiros que atendam aos requisitos exigidos neste Regulamento para adeso ao programa de bolsa de estudos EDUCA MAIS BRASIL; II estimular o credenciamento de Instituies de Ensino de nvel superior, para a concesso de bolsas de estudos, em seus diversos cursos; III minimizar as desigualdades sociais mediante a promoo do programa de bolsas do EDUCA MAIS BRASIL;

IV - colaborar para o desenvolvimento scio-econmico em cada municpio em que o programa for implantado, mediante o aperfeioamento cultural e profissional dos cidados contemplados com o mesmo;

V - contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, mediante a concesso sistemtica das bolsas de estudo; e,

VI - atuar como uma instituio democrtica, respeitando os direitos determinados neste Regulamento. Art. 2.o O EDUCA MAIS BRASIL promover a captao de Instituies de Ensino de Nvel Superior - IES que tenha interesse em disponibilizar bolsas de estudos para cidados brasileiros que atendam aos requisitos exigidos neste Regulamento.

REGULAMENTO

Pargrafo nico - O EDUCA MAIS BRASIL gerido pelo Instituto Educar Brasil Programas Educacionais Ltda. - EDUCA MAIS BRASIL. Art. 3.o O credenciamento se dar mediante a assinatura pela Instituio de Ensino e o EDUCA MAIS BRASIL, do Contrato de Prestao de Servio para a captao, cadastramento, seleo e encaminhamento de candidatos para a concesso da bolsa.

Pargrafo Primeiro: Toda instituio credenciada disponibilizar ao EDUCA MAIS BRASIL, uma determinada quantidade de vagas, para determinados cursos, de forma a beneficiar candidatos que se inscreveram no site

www.educamaisbrasil.com.br e que para tanto devero atender aos requisitos deste Regulamento. As referidas disponibilidades de vagas e cursos podero sofrer alteraes durante cada perodo letivo, a critrio das IES.

Pargrafo Segundo: A bolsa de estudo vigorar com termo inicial na data em que o ALUNO BENEFICIADO passar a gozar do direito bolsa e ter como termo final a data de vencimento da ltima mensalidade do semestre letivo para o qual o ALUNO BENEFICIADO realizou a adeso ao programa.

Pargrafo Terceiro: O direito a bolsa ser renovado automaticamente, desde que o ALUNO BENEFICIADO cumpra com as obrigaes do regimento da IES e deste Regulamento, incluindo as renovaes peridicas.

Pargrafo Quarto: Caso seja verificada, aps a concesso da bolsa, que o candidato prestou alguma informao inverdica quando da sua inscrio no site www.educamaisbraasil.com.br, o mesmo perder o direito do beneficio que lhe fora concedido. Art. 4.o O EDUCA MAIS BRASIL disponibilizar em seu site as informaes pertinentes das Instituies de Ensino credenciadas para a concesso das bolsas de estudo.
Educa Mais Brasil 3

REGULAMENTO Pargrafo Primeiro: Durante cada perodo letivo o nmero de bolsas de estudos disponibilizado para captao do EDUCA MAIS BRASIL poder variar em virtude do credenciamento de novas instituies de ensino, do descredenciamento das existentes ou do aumento/reduo das bolsas disponibilizadas para os cursos.

Pargrafo Segundo: O endereo eletrnico do EDUCA MAIS BRASIL onde estaro disponibilizadas as informaes relacionadas ao programa, inclusive este Regulamento www.educamaisbrasil.com.br Art. 5.o O EDUCA MAIS BRASIL coordenar os processos de captao, inscrio, seleo, aprovao, contratao e renovao das bolsas de estudo concedidas pelas Instituies de Ensino credenciadas.

II - DA INSCRIO Art. 6. - O candidato dever inscrever-se, exclusivamente, pela internet no site www.educamaisbrasil.com.br .

Pargrafo Primeiro: No ato da inscrio o candidato dever: a) informar o curso para o qual deseja ser contemplado com a bolsa de estudo, podendo fazer mais de uma opo, se assim o desejar; b) preencher os dados pessoais e do questionrio scio econmico.

Pargrafo Segundo: A inscrio no programa de bolsas gerido pelo EDUCA MAIS BRASIL gratuita.

Pargrafo Terceiro: No ato da inscrio sero disponibilizados para o candidato o presente Regulamento e o Contrato da Bolsa de Estudos, os quais devero ser lidos para conhecimento das condies que regem o Programa EDUCA MAIS BRASIL, sendo obrigatrio o aceite das referidas condies para que possa participar do processo de seleo.

Educa Mais Brasil

REGULAMENTO III DA SELEO

Art. 7. - A seleo ser realizada em periodicidade definida pelo regime acadmico da instituio de ensino conveniada. Art. 8. Somente estaro aptos a participar da seleo deste programa os candidatos que no esto cursando o ensino superior h pelo menos 06 (seis) meses da data da assinatura do contrato de bolsas de estudo e que nunca estiveram matriculados na instituio para a qual est sendo pleiteada a bolsa.

Art. 9. - A seleo ser realizada pelo EDUCA MAIS BRASIL, que estar avaliando os dados scio-econmicos do candidato e o desempenho no ENEM.

Pargrafo Primeiro: A avaliao scio-econmica do candidato se dar pela anlise do questionrio preenchido no ato inscrio.

Pargrafo Segundo: No caber recurso sobre a deciso do EDUCA MAIS BRASIL.

Pargrafo Terceiro: Caso seja verificado pela IES ou pelo EDUCA MAIS BRASIL que o candidato prestou informao inverdica que implique em desconformidade ao regulamento do Programa Educa Mais Brasil: a) ele ser automaticamente desclassificado do processo, se ainda no foi efetivada a matrcula; b) em caso de matricula j efetivada, o beneficio ser cancelado

automaticamente e de pleno direito, alm da obrigatoriedade de reembolsar a IES todos os valores que foram alcanados pelo benefcio da bolsa de estudos durante o perodo em que vez uso indevido do beneficio.

Pargrafo Quarto: Nos casos de denuncia, ou oriunda de motivao prpria do EDUCA MAIS BRASIL, que implique em averiguar a veracidade das informaes prestadas pelo candidato, este autoriza desde o momento em que realiza a inscricao, sem necessidade de previa comunicao, que o EDUCA MAIS BRASIL
Educa Mais Brasil 5

REGULAMENTO encaminhe a sua residncia, para verificao in loco, um Assistente Social para validao das informaes prestadas. A negativa de aceitao de tal visita, ensejar na resciso imediata do beneficio. IV DA APROVAO Art. 10 Os candidatos aprovados, tomando-se como referencia as informaes que foram prestadas no ato da inscrio e com base no quanto for estabelecido neste Regulamento sero comunicados pelo EDUCA MAIS BRASIL, quando podero optar pela adeso ou no da bolsa que lhe ser concedida em conformidade com a opo feita.

Art. 11 - O candidato que optar por aderir ao EDUCA MAIS BRASIL, para ter direito bolsa de estudo dever ser aprovado no processo seletivo da Instituio de Ensino que concedeu a bolsa, respeitando para tanto as diretrizes estabelecidas no edital de convocao da mesma, incluindo o perodo de matricula.

Pargrafo Primeiro - O candidato dever certificar-se junto a IES, antes da adeso ao programa, se ocorreu alguma alterao no valor da mensalidade do curso para a qual foi aprovado, pois a beneficio incidir sobre o valor da mensalidade padro no ato da matrcula do candidato.

Pargrafo Segundo - O candidato que no efetivar a matrcula na Instituio de Ensino, dentro do prazo estabelecido no Edital de Convocao da mesma e dentro do prazo de validade de inicio do uso do beneficio, perder o direito de receber a bolsa de estudo.

Art. 12 - O nmero de candidatos aprovados pelo EDUCA MAIS BRASIL ser superior ao nmero de vagas disponibilizadas pelas respectivas Instituies de ensino conveniadas.

Educa Mais Brasil

REGULAMENTO Pargrafo Primeiro: Sendo o nmero de candidatos aprovados pelo EDUCA MAIS BRASIL e aprovados no processo seletivo da IES superior ao nmero de vagas disponibilizada para a concesso da bolsa de estudos, sero beneficiados aqueles candidatos que primeiro efetivarem sua matricula junto IES.

Pargrafo Segundo: A bolsa de estudo concedida pessoal e intransfervel, tendo sua validade de contratao restrita ao perodo letivo estabelecido pelo EDUCA MAIS BRASIL.

Art. 13 - O candidato aprovado no ter direito a receber nenhum outro benefcio da IES, tais como desconto para pagamento no vencimento ou qualquer outro tipo de convenio ou medida que implique em reduo do valor da mensalidade, bem como qualquer beneficio de ente governamental ou instituio financeira, incluindo linhas de financiamento estudantil, Crdito Educativo ou FIES.

Paragrafo Primeiro: Optando o candidato por qualquer outro beneficio que no seja a bolsa do EDUCA MAIS BRASIL ou pelo financiamento disponibilizado pela IES, a bolsa de estudo ser automaticamente cancelada.

Paragrafo Segundo: Caso a IES, por mera liberalidade, permita que o candidato beneficiado acumule benefcios, a bolsa do EDUCA MAIS BRASIL ser mantida e todas as obrigaes decorrentes deste Regulamento sero devidas, incluindo a obrigao do pagamento das Taxas de Adeso e Administrativa.

Art. 14 - Verificando-se a posteriori que o candidato utilizou-se da cumulao de benefcios em proveito prprio, ser o mesmo compelido a reembolsar Instituio de Ensino de todos os valores da bolsa recebida indevidamente, de uma s vez, at 05 (cinco) dias uteis aps a notificao.

V DA CONTRATAO DA BOLSA DE ESTUDO Art. 15 - O candidato aprovado que optou por aderir ao programa dever pagar a Taxa de Adeso ao programa EDUCA MAIS BRASIL.
Educa Mais Brasil 7

REGULAMENTO

Pargrafo Primeiro: Aps aprovao no processo seletivo da IES, pagamento da Taxa de Adeso e recebimento da Carta de Aprovao que ser encaminhada pelo EDUCA MAIS BRASIL, o candidato beneficiado dever dirigir-se a Instituio de Ensino concedente da bolsa a fim de efetivar a matrcula em conformidade com as normas estabelecidas pela mesma.

Pargrafo Segundo: A matrcula com beneficio est condicionada a existncia de vagas na IES no ato da matrcula do candidato contratado.

Pargrafo Terceiro: A no entrega da Carta de Aprovao e a Cpia de quitao da Taxa de Adeso na Instituio de Ensino no ato da matricula, ou o no pagamento da Taxa de Adeso at a data de vencimento do boleto, ser considerado como desistncia, no sendo possvel a concesso da bolsa de estudo, a qual ser disponibilizada para o candidato subseqente.

Pargrafo Quarto: Mesmo que o candidato consiga efetuar o pagamento da Taxa de Adeso aps a data de vencimento constante no boleto bancrio, ainda assim ser considerado como candidato desistente.

Pargrafo Quinto: Caso o Regimento da IES, para a qual o candidato est aderindo ao EDUCA MAIS BRASIL, permita a matricula em quantidade de disciplinas inferior quantidade das disciplinas constantes da matriz curricular, o candidato somente poder fazer uso do beneficio do EDUCA MAIS BRASIL, se realizar a matricula no mnimo de disciplinas/crditos estabelecido pela IES, para cada perodo letivo, podendo a critrio da IES, representar a totalidade das disciplinas.

VI DA RENOVAO DA BOLSA DE ESTUDO

Art. 16 - A renovao do Contrato de Bolsa de Estudo se dar semestralmente, at a concluso do curso em que o aluno beneficiado estiver matriculado ou
Educa Mais Brasil 8

REGULAMENTO quando da resciso do Contrato de Bolsa de Estudo, conforme estabelecido neste Regulamento e mediante o pagamento da correspondente Taxa Administrativa.

Art. 17 - O no pagamento da Taxa Administrativa implicar na resciso do Contrato de Bolsa de Estudo e a conseqente perda da bolsa de estudo.

VII - DAS OBRIGAES DAS PARTES Art. 18 Cabe Instituio de Ensino: a) Oferecer servios com os mesmos padres de qualidade que os prestados a todos os demais alunos matriculados na Instituio. b) Garantir a renovao automtica dos Alunos Beneficiados que atendam aos requisitos mnimos de aproveitamento acadmico, as exigncias do Regimento Geral da IES e do Regulamento do programa EDUCA MAIS BRASIL. c) Suspender o benefcio da Bolsa de Estudo do Aluno Beneficiado que esteja inadimplente com o INSTITUTO EDUCAR. Art. 19 Cabe ao EDUCA MAIS BRASIL: a) realizar toda a divulgao do programa de bolsas de estudo objeto deste instrumento, objetivando formar uma base de candidatos para seleo e preenchimento das vagas disponibilizadas pela IES; b) disponibilizar o canal atravs do qual o candidato realizar a inscrio para a solicitao da bolsa de estudos; c) contatar os candidatos selecionados, orientando-os a dirigirem-se IES, a fim de efetivarem a sua matricula, de acordo com as exigncias da mesma; d) informar IES os Alunos Beneficiados que esto inadimplentes para que seja providenciada a suspenso do beneficio da Bolsa de Estudos dos mesmos; e) suspender o benefcio da Bolsa de Estudo do Aluno Beneficiado que esteja inadimplente com a IES.

Educa Mais Brasil

REGULAMENTO Art. 20 Cabe ao Aluno Beneficiado: I) realizar e ser aprovado no processo seletivo da IES (vestibular, anlise

documental etc.) II) assinar o contrato de prestao de servio educacional junto IES; III) assinar e entregar na IES a Carta de Aprovao da bolsa de estudos enviada pelo EDUCA MAIS BRASIL, bem como, a copia do comprovante de pagamento da Taxa de Adeso do EDUCA MAIS BRASIL; IV) manter-se matriculado no curso para o qual foi aprovado, no sendo possvel permanecer com o beneficio se: (i) (ii) trancar ou desistir da matrcula; rescindir o Contrato de Prestao de Servios Educacionais firmado com a IES em qualquer hiptese; (iii) (iv) solicitar a transferncia para outra Instituio de Ensino Superior; solicitar transferncia de turno ou curso ainda que na mesma IES.

V) manter boa conduta disciplinar, sendo-lhe vedada a prtica de qualquer ato contrrio lei ou ao Regimento Interno da IES, de forma que qualquer infrao disciplinar ou legal ou ainda no atender aos requisitos mnimos de aproveitamento acadmico determinado pela IES implicar na resciso

automtica e de pleno direito deste Contrato; VI) proceder, na forma do regulamento do Programa de Bolsas de Estudos e na forma indicada pelo EDUCA MAIS BRASIL, a renovao do presente Contrato, sob pena de sua resciso automtica e de pleno direito; VII) efetuar o pagamento das mensalidades/semestralidades/anualidades

escolares rigorosamente em dia, sendo que o atraso de qualquer parcela, simultneas ou no, implicar nos meses em que o Aluno Beneficiado no vier a pagar sua obrigao no vencimento, ao pagamento de multa por descumprimento contratual no valor equivalente bolsa que lhe seria concedida; e, VIII) manter os seus dados cadastrais sempre atualizados.

Educa Mais Brasil

10

REGULAMENTO VIII DOS PAGAMENTOS DAS TAXAS DE ADESO E ADMINISTRATIVA Art. 21 - O Aluno Beneficiado se obriga a pagar, a ttulo de Taxa de Adeso, ao EDUCA MAIS BRASIL o valor a ser informado quando da sua aprovao para a bolsa de estudos.

Art. 22 - Como condio para a manuteno de sua bolsa de estudos junto IES, o ALUNO BENEFICIADO pagar ao EDUCA MAIS BRASIL, Taxa

Administrativa, a cada perodo de seis meses, o que far anteriormente ao inicio de cada perodo a ser renovado.

Pargrafo nico: O no pagamento da Taxa Administrativa pelo Aluno Beneficiado na data de seu vencimento importar na perda do direito bolsa que lhe foi concedida. IX DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 23 - Vindo a IES a no ofertar o curso ou no caso de no existir mais disponibilidade de vaga para o semestre em que o Candidato pretendeu aderir ao programa de bolsa de estudos, e no ocorrendo o remanejamento para outro curso, ou ainda, no caso de reprovao no processo seletivo da IES, o Contrato de Bolsa de Estudo ser automaticamente rescindido de pleno direito, estando o INSTITUTO EDUCAR e a Instituio de Ensino isentas de qualquer

responsabilidade para com o Aluno Beneficiado, seno a devoluo pelo INSTITUTO EDUCAR, em favor do Aluno Beneficiado, da Taxa de Adeso efetivamente paga pelo mesmo.

Pargrafo nico: Nestes casos o ALUNO BENEFICIADO dever solicitar o reembolso em at 15 (quinze) dias aps a comunicao da IES. Tal solicitao dever ser feita diretamente no portal do aluno, onde devero constar o motivo da solicitao do reembolso e os dados bancrios para a efetivao da referida solicitao.

Educa Mais Brasil

11

REGULAMENTO Art. 24 - Vindo o ALUNO BENEFICIADO a desistir do curso para o qual se cadastrou, at 15 (quinze) dias aps o pagamento da Taxa de Adeso, e no efetivar a sua matricula na IES, o EDUCA MAIS BRASIL compromete-se a restituir a quantia equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor da Taxa de Adeso eventualmente paga pelo ALUNO BENEFICIADO. Tal solicitao dever ser feita diretamente no portal do aluno, onde devero constar o motivo da solicitao do reembolso e os dados bancrios para a efetivao da referida solicitao.

Art. 25 - Caso a IES reduza o valor da mensalidade do curso, o percentual da bolsa ser reduzido na mesma proporo da reduo da mensalidade.

Art. 26 - A IES a nica responsvel pelas informaes que prestar ao INSTITUTO EDUCAR acerca dos valores de mensalidades, percentuais e nmero de vagas disponibilizadas para Bolsas de Estudos includas no Programa do EDUCA MAIS BRASIL.

Art. 27 - O INSTITUTO EDUCAR est isento de qualquer responsabilidade caso a IES preste informaes inverdicas ou proceda a cobrana indevida de mensalidades que deveriam estar includas no Programa EDUCA MAIS BRASIL.

Educa Mais Brasil

12

Anda mungkin juga menyukai