Anda di halaman 1dari 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TCNOLGICO EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALCIO CSAR BRAZ

SISTEMAS DE INFORMAO:
Conceitos, Tipos e Empregabilidade

Macei 2011

ALCIO CSAR BRAZ

SISTEMAS DE INFORMAO
Conceitos, Variaes e Empregabilidade

Trabalho apresentado ao Curso Tecnolgico de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para as disciplinas: Fundamentos da Administrao da Informao, Fundamentos de Lgica e Matemtica Discreta, Organizao de Computadores, linguagens e Tcnicas de Programao I, Educao Distncia, Seminrio I. Professores: Thiago Nunes Bazoli, Eliane Maria O. Araman, Adriane A. Loper, Veronice de Freitas, Everson Matias de Morais.

Macei 2011

SUMRIO 1 INTRODUO ......................................................................................................... 3 2 DESENVOLVIMENTO CONCEITOS BSICOS....................................................4 2.1 SISTEMAS DE INFORMAO.............................................................................4 2.1.1DADO...................................................................................................................4 2.1.2 ARQUIVO............................................................................................................4 2.1.3 REGISTRO..........................................................................................................4 2.1.4 CAMPO...............................................................................................................4 2.1.5 INFORMAO....................................................................................................4 2.1.6 CONHECIMENTO...............................................................................................5 2.1.7 COMUNICAO.................................................................................................5 3 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO...............................................................5 3.1 SISTEMAS DE INFORMAO OPERACIONAL..................................................5 3.2 SISTEMAS DE INFORMAO GERENCIAL.......................................................5 3.3 SISTEMAS DE AUTOMAO DE ESCRITRIO.................................................5 3.4 SISTEMAS DE SUPORTE DECISO................................................................6 3.5 SISTEMAS DE INFORMAO ESTRATGICA...................................................6 3.6 SISTEMAS DE SUPORTE EXECUTIVO...............................................................6 3.7 SISTEMAS DE INFORMAO ESPECIALISTA...................................................6

4 CONCLUSO .......................................................................................................... 7 BIBLIOGRAFIA............................................................................................................8 ANEXOS......................................................................................................................9

1 INTRODUO

Desde os mais remotos tempos da nossa era a informao de suma importncia para a organizao das nossas decises e aes, com o advento da criao e evoluo dos computadores, esse fator tornou-se uma pea primordial para a tomada de decises, tanto no campo empresarial, quanto no campo individual. A rea que abrange os sistemas de informao evoluiu de forma extraordinria, chegando ao ponto de serem utilizados em todos os setores existentes nos dias de hoje. Atualmente, existem diversos fatores a serem analisados para implantao desses sistemas; tais como: a coleta e anlise dos dados que se fazem necessrios para gerar informaes, os meios de colet-los, devemos saber discernir quais so os dados que se fazem realmente necessrios serem levados em considerao, bem como as formas de trabalh-los para serem implementados no(s) sistema(s) e se as informaes resultantes dos mesmos atendem a finalidade a que o sistema se prope. .

2 DESENVOLVIMENTO: CONCEITOS BSICOS

2.1 SISTEMAS DE INFORMAO So sistemas sejam eles computadorizados ou no, que atravs de entradas de dados, processamento, armazenamento, transmisso de dados, e sada de informaes, geram meios para reduzir assim a incerteza na tomada de decises; os sistemas de informao abrangem no seu contexto: pessoas, mquinas e mtodos de coleta de dados, para sua criao e implantao. Tais sistemas so compostos por vrios fatores, tais como:

2.1.1 DADO: um conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada, ou seja, tudo que gerado no nosso dia-adia ou de uma determinada empresa um dado. (batista, 2006, p.20)

2.1.2 ARQUIVO: um arquivo um conjunto de registros e informaes armazenadas.

2.1.3

REGISTRO:

UM

CONJUNTO

CAMPOS

RELACIONADOS

ARMAZENADOS EM UM REGISTRO.

2.1.4 CAMPO: o conjunto de itens que um registro pode conter.

2.1.5 INFORMAO: um conjunto de dados agrupados com intuito de gerar conhecimento, reduzindo assim a incerteza na tomada de decises, atravs do feedback gerado com estudo das informaes coletadas e processadas.

2.1.6 CONHECIMENTO: o conjunto de informaes adquiridas para saber discorrer sobre determinado assunto, ou seja, atravs do conhecimento, podemos compartilhar informaes.

2.1.7 COMUNICAO: O meio de disseminar informaes, compartilhando conhecimento, para que haja comunicao se faz necessrio que haja o emissor e o receptor das informaes compartilhadas, os meios de disseminar tais informaes podem ser atravs de: redes, impressos, internet, intranet, extranet,etc.

3. TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

3.1. SISTEMAS DE INFORMAO OPERACIONAL: So sistemas que tratam das tarefas transacionais rotineiras de uma empresa, executando tarefas bsicas. Exemplos: Sistema de Folha de Pagamento, Sistema de Processamento de Pedidos, etc.

3.2. SISTEMAS DE INFORMAO GERENCIAL: So sistemas que fornecem monitoramento dos dados oriundos dos sistemas de nveis operacionais, auxiliando a rea gerencial de determinada empresa ou organizao na tomada de decises no tocante a monitoramento, controle e tomada de decises. Exemplo: Sistema de Emisso de Relatrios de Produo e

Vendas. (Laudon e Laudon, Sistemas de Informaes Gerenciais, 5 Ed. p. 358, 359)

3.3. SISTEMAS DE AUTOMAO DE ESCRITRIO: So sistemas cuja finalidade fazer com que os trabalhadores tenham mais produtividade no que diz respeito s tarefas rotineiras de um escritrio. Exemplo: Microsoft Office, BrOffice, etc.

3.4. SISTEMAS DE SUPORTE DECISO: Ferramenta fundamental para a evoluo do processo de tomada de deciso, dentro desta nova realidade empresarial, pois as atividades empresariais e necessidades dos clientes esto em constantes mutaes, o que tornam as decises um fator de suma importncia. Os Sistemas de Apoio a Decises devem acompanhar esta tendncia, sendo flexveis e adaptveis no meio onde ela se encontra.Os Sistemas de apoio deciso (SAD) auxiliam o executivo em todas as fases de tomada de deciso, principalmente, nas etapas de desenvolvimento, comparao e classificao dos riscos, alm de fornecer subsdios para a escolha de uma boa alternativa.

3.5. SISTEMAS DE INFORMAO ESTRATGICA: So sistemas que fornecem dados oriundos dos sistemas de nveis gerenciais, auxiliando a rea gerencial de determinada empresa ou organizao na tomada de decises no tocante a monitoramento, controle e tomada de decises.

3.6. SISTEMAS DE SUPORTE EXECUTIVO: So sistemas que do suporte ao desenvolvimento de planejamento estratgico de uma organizao.

3.7. SISTEMAS DE INFORMAO ESPECIALISTA: Um Sistema Especialista um grupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma deciso em uma rea, domnio ou disciplina (Stair,1998).

4 CONCLUSO Conclu-se ento, a partir de todos os fatos expostos aqui, que a Tecnologia da Informao e suas vertentes tornaram-se algo to imprescindvel para as organizaes e empresas na atualidade, devido ao advento da globalizao da economia e do aumento da competitividade advinda desta globalizao. As organizaes que quiserem sobreviver e se manter no atual mercado deveram estruturar suas bases por meio da implementao de recursos tecnolgicos, adequando-os sua realidade e por meio de treinamentos, qualificando seus funcionrios para o uso todos os benefcios que a Tecnologia da Informao vem oferecer, no esquecendo tambm os benefcios que tais ferramentas traro ao usurio final de seus produtos, citando como exemplo: Compras Via Web, Suporte Via Chat e Extranet, acompanhamento de entrega de produtos, alm de muitos outros. por esses e outros tantos motivos que os Sistemas Informatizados s vm a facilitar o desenvolvimento das organizaes, que dentro de mais alguns anos no sobreviveram sem os recursos tecnolgicos que se fazem to presentes na atualidade, alem do mais, o profissional de TI pea chave em toda e qualquer organizao, pois ele que faz todos os estudos necessrios para viabilizar a informatizao de uma empresa ou organizao, adequando-a atravs dos meios que se fizerem necessrios nova atualidade na qual vivemos.

BIBLIOGRAFIA LAUDON E LAUDON, Nome do autor. Sistemas De Informaes Gerenciais: Administrando A Empresa Digital. 5 Edio. So Paulo: Ed. Pearson Education, 2004. SANTANA, Denise Dias de; PERINI, Luis Claudio. Fundamentos da Administrao da Informao: Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, So Paulo: Ed. Pearson Education, 2009.

ANEXOS

MARKETING
REAS FIM

PRODUO

Fig. 1 - Os Tipos e Nveis existentes em Sistemas de Informao. Fonte: http://pradigital-francisca.wikispaces.com/Sistema+de+Informa%C3%A7%C3%A3o+da+Empresa+(Isabel+Fusco) EMPRESA

ADMINISTRAO FINANCEIRA

GESTO EMPRESARIAL
REAS MEIO

ADMINISTRAO DE MATERIAIS
ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAO DE SERVIOS

Fig. 1 - reas Funcionais Bsicas de uma Empresa.

10

Fig. 2 - Exemplo de Nveis Funcionais de Uma Organizao.

Fig. 3 - Exemplo de funcionamento de um Sistema ERP ou SIGE (Sistemas de informaes que integram todos os dados e processos de uma organizao em um nico sistema) e suas reas de abrangncia. Fonte: http://sistemaerpgestao.blogspot.com/

Anda mungkin juga menyukai