Anda di halaman 1dari 3

LISTA DE EXERCCIOS DA UNIDADE 4 1. O que voc entende por empreendedorismo digital?

Quando falamos de meios digitais podemos destacar a Internet, celulares ou qualquer outro meio virtual de comunicao. Ao meu ver, o empreendedorismo digital uma maneira de enxergar uma oportunidade e possibilidade de negcio lucrativo no meio digital, desenvolver bem este negcio e obter lucro. 2. Descreva trs modelos de negcios voltados para a Internet. Pesquise em sites e d exemplos. Os principais modelos de negcios da Internet que tm se consolidado nos ltimos anos. So eles: Intermediao de negcios - o processo pelo qual se cria um novo intermediro eletrnico. Um site de leiles como o ebay (www.ebay.com) um intermediador. Esse modelo de negcios tem o objetivo de aproximar compradores e vendedores. As intermediaes podem ser feitas, principalmente, entre empresas (business-tobusiness); entre empresas e consumidores finais(business-to-consumer); ou entre pessoas (consumer-to-consumer). Comercializao de propaganda - responsvel pela imagem da empresa, e se restringe somente aos meios de comunicao como o rdio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mdias. A propaganda uma forma de vincular mensagens sobre produtos ou servios s diversas fatias de mercado. Mercado virtual - designa uma pgina na Internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos. Uma loja virtual deve oferecer informaes detalhadas e objetivas sobre o produto, uma vez que no possuem vendedores, e tambm ajudar o cliente a tomar a melhor deciso. 3. Quais so as vantagens/desvantagens de se ter um negcio digital? Andr Carvalho, diretor da CNTLog, aponta algumas vantagens e desvantagens na compra de produtos e servios pelo comrcio eletrnico. Vantagens - maior comodidade na compra do produto ou servio; - disponibilidade da loja estar aberta 24 horas por dia; - acesso a qualquer momento por meio de smartphones ou outros aparelhos com conexo internet;- facilidade nas pesquisas comparativas. Desvantagens - vulnerabilidade de hackers para dados de cartes e senhas bancrios, - compras incorretas em razo da despadronizao do tamanho de roupas, de calados e outros itens do vesturio; - possveis atrasos ou danificao do produto durante a entrega.!

4. Quais so os caminhos possveis para quem deseja empreender no mundo digital? Existem quatro caminhos possveis para quem deseja empreender no mundo digital. So eles: I. Escrever um plano de negcios e submet-lo para programas de fomento, recebendo, em caso de aprovao, auxlio necessrio para abrir o seu negcio; II. Criar o prottipo do sistema ou do modelo de negcio e buscar clientes potenciais. Com isso, procuram-se conselheiros e mentores que possam orientar nos prximos passos; III. Utilizar o conceito de customer development que auxilia o empreendedor a enxergar o seu produto e seu mercado sem desperdcio de recursos.

IV. Utilizar o conceito de a Lean Startup. Esse conceito parte do princpio que tanto o Problema (necessidade do cliente) quanto a Soluo (produto) so desconhecidos, e que a descoberta de ambos um processo iterativo que aglutina o desenvolvimento do produto com atividades de Customer Development, seja por investigao qualitativa (entrevistas, testes de usabilidade, etc.) ou por experimentao quantitativa com software em produo com clientes reais. 5. Nos projetos de empreendedorismo digital, o empreendedor precisa estar preparado para alterar o seu negcio e se adaptar s rpidas atualizaes do mundo digital. Caso contrrio, o seu projeto pode em pouco tempo acabar. Diga se essa afirmativa verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta. Verdadeira. Um bom empreendedor precisa que aceitar as mudanas, tem que se adaptar para que seu ambiente organizacional esteja equilibrado e funcionando adequadamente ao mercado atual. Alm de estar bem atualizado sobre as novas tendncias de mercado e novas tecnologias que podem ser implantadas em seu negcio. 6. Tomando como base nos planos de negcios das empresas Troco ou WebTour, desenvolva um plano de negcios simplificado ou melhore o plano de uma dessas empresas, acrescentando novos itens de anlise.

7. Entre os desafios apresentados para criar projetos de empreendedorismo digital encontramos a prpria natureza do ambiente digital. O empreendedor precisa entender as nuances e funcionamento desse ambiente, para conseguir elaborar planos de negcio que possam ser efetivamente implementados. Isso significa que importante para o empreendedor ter experincia com Internet e meios digitais. Diga se essa afirmativa verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta. Sim, necessrio ter o mnimo de conhecimento sobre a internet e de como ir funcionar seu negcio digital. Uma vez familiarizado com o meio digital o implantao de novas ideias e recursos no negcio ser evidente, aumentando seu pblico alvo e cliente o negcio ter mais rentabilidade e uma crescente evoluo. 8. Segundo os textos apresentados na unidade sobre Empreendedorismo Digital, os estudos de caso e estatsticas mostram que o plano de negcios, apesar de continuar importante, ainda deixado de lado por muitos dos empreendedores que comeam projetos em meios virtuais. Mas a grande maioria gostaria de criar os seus planos ou atualizar os existentes. Diga se essa afirmativa verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta. Afirmativa verdadeira. Simplesmente porque o plano de negcios descreve e planeja a viabilidade mercadolgica e financeira da empresa. Tambm apresenta a misso, a viso e os valores da empresa, bem como perfil do pblico-alvo, valor do investimento a ser realizado, localizao e layout da empresa, enquadramento tributrio, forma jurdica, expectativa de vendas, estudos de mercado (fornecedores, parceiros, concorrentes, entre outros), estratgias de divulgaes e metas de longo prazo. Com isso fica prtico o manuseio do negcio. 9. Entre os fenmenos que deram impulso ao empreendedorismo digital est a chamada cauda longa, que nada mais que uma relao entre o volume de vendas de um produto e o seu preo. Diga se essa afirmativa verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta.

Verdadeira. Cauda longa (do ingls long tail) um termo utilizado na Estatstica para identificar distribuies de dados como a curva de Pareto, onde o volume de dados classificado de forma decrescente. a relao entre a demanda e a quantidade de produtos. 10. Qual das opes abaixo melhor descreve o que o fenmeno conhecido como a Cauda Longa? Escolher uma resposta. a. Efeito estatstico mostrando em um grfico a relao entre a demanda e a quantidade de produtos. Com o grfico possvel identificar a existncia de mercados de nicho. b. Efeito estatstico mostrando em um grfico a relao entre a demanda e a quantidade de produtos. Com o grfico possvel identificar a existncia de mercados amplos. c. Efeito estatstico que mostra em um grfico em forma de barras o resultado das vendas de produtos pela demanda. d. Efeito estatstico que resulta na identificao do pblico que pode fazer parte de planos de negcios em intra-empreendedorismo. Referncias de pesquisa: 1 - Empreendedorismo digital - http://papodeblogueiros.com/! 2 - O que intermediao de negcios - http://www.readygo.com/! 3 - Marketing e Propaganda - http://www.administradores.com.br/! 4 - Livro Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso. Editora Gramma (30 de Maro de 2010) - http:// www.ecommerceschool.com.br/livro.htm! 5 - Vantagens e desvantagens do comrcio eletrnico - http://www.sebrae.com.br/! 6 - Os 10 mandamentos da boa administrao - http://www.sebraesp.com.br/! 7 - Long Tail Appreciation Society Documentrio estuda aplicaes prticas da teoria da Cauda Longa (legendado em portugus) - http://vimeo.com/21091707/!

Anda mungkin juga menyukai