Anda di halaman 1dari 4

Nome: Maria Alexsandra Rodrigues Bezerra Mat.

: 07120055-3 Trabalho Acadmico P2

Recuperao Extrajudicial

At 2005 a lei brasileira no estimulava solues de mercado para a recuperao das empresas em estado crtico. Isso porque submetia falncia qualquer iniciativa do devedor no sentido de reunir seus credores para renegociao de suas dvidas. A lei falimentar atual mais sensata nesse ponto e autoriza que credores e devedor apresentem propostas de renegociao.

Ao prever e disciplinar o procedimento de recuperao extrajudicial, a Lei 11.101/2005 cria com a finalidade de introduzir no nosso sistema legal mecanismos que tendem a viabilizar a negociao de acordos de credores escolhidos pelo devedor. Esta uma novidade no regime falimentar, permitindo que o acordo de recuperao da empresa possa ocorrer fora do mbito judicial, formalizado em instrumento prprio. A recuperao extrajudicial uma ao judicial que tem por finalidade a homologao, por sentena, de acordo celebrado pelo devedor com determinadas espcies de credores. Sendo que, o instituto da recuperao extrajudicial possui duas modalidades diversas, facultativa e obrigatria.

Requisitos para homologao da recuperao extrajudicial

Para se ter direito homologao em juzo do plano de recuperao judicial, no suficientes os requisitos subjetivos contidos no artigo 161 da Lei 11.101/2005, no que se refere pessoa do devedor. Tambm h a necessidade do preenchimento de requisitos objetivos, que dizem respeito ao contedo do plano de recuperao acordado entre o devedor e os credores envolvidos.

Os requisitos dessa ordem so os seguintes:

a) No pode ser previsto o pagamento antecipado de nenhuma dvida: b) Todos credores sujeitos ao plano devem receber tratamento paritrio, vedado o favorecimento de alguns ou desfavorecimento apenas de parte deles; c) No pode abranger seno os crditos constitudos at a data do pedido de homologao; d) S pode contemplar a alienao de bem gravado ou a supresso ou substituio de garantia real se com a medida concordar expressamente o credor garantido; e) No pode estabelecer o afastamento de variao cambial nos crditos em moeda estrangeira sem contar com a anuncia expressa de respectivo credor. A anuncia do devedor e de todos os credores condio para a existncia, validade e eficcia do arrependimento porque o plano de recuperao extrajudicial deve ser sempre considerado em sua integralidade. Se faltar qualquer um de seus elementos, possvel que o objetivo pretendido a recuperao da empresa do devedor no seja alcanada. O credor que aderiu assume com o devedor as obrigaes que decorrerem do encontro de vontades nos termos do acordado por escrito entre eles. Se, de acordo essas obrigaes, o credor aderente no pode desvincular-se do plano sem a anuncia do devedor em crise, prevalece o acordo. O credor que adere ao plano no pode desistir dele, aps a distribuio do pedido de homologao judicial, a menos que os demais signatrios concordem.

Os credores na recuperao extrajudicial

So sujeitos que no podem renegociar os crditos que detm perante empresrio ou sociedade empresria por meio do instituto da recuperao extrajudicial. A renegociao se faz exclusivamente por regras prprias da disciplina legal do crdito em questo ou, quando inexistentes, pelas do direito das obrigaes. Os credores no englobados pela recuperao extrajudicial so:

a) Credores trabalhistas: Tanto os crditos derivados da relao empregatcia como os de acidente de trabalho no podem ser alterados por meio de recuperao extrajudicial. b) Os crditos tributrios: Em razo do regime de direito pblico disciplinar dessa categoria de crdito, a renegociao no plano da recuperao extrajudicial inadmissvel. c) O proprietrio fiducirio, arrendador mercantil, vendedor ou promitente vendedor de imvel por contrato irrevogvel e vendedor titular de reserva de domnio. No significa que eles no possam renegociar. Se esses credores considerarem do seu interesse, podem entabular negociaes com o devedor em crise, com o objetivo de contribuir para a superao desta. d) A instituio financeira credora por adiantamento ao exportador. No h hiptese em que seu crdito seja alterado contra a sua vontade, mesmo que a alterao fosse essencial superao da crise do devedor via homologao da recuperao extrajudicial. e) Os demais credores esto expostos aos efeitos da recuperao extrajudicial homologada. Se o plano tiver obtido a adeso da maioria, a extenso dos seus efeitos aos minoritrios renitentes a consequncia da homologao judicial.

Homologao facultativa e obrigatria

A lei contempla duas hipteses distintas de homologao em juzo do plano de recuperao extrajudicial. A primeira a facultativa, conforme o que dispe o artigo 162 da Lei de Falncias, que a homologao do plano que conta com a adeso da totalidade dos credores atingidos pelas medidas nele previstas. Quando todos os credores cujos crditos so alcanados pelo plano aderiram a ele, a homologao judicial no obrigatria para sua implementao. Se o plano ostenta a assinatura de todos os credores por ele atingidos, a homologao no condio para obriga-los. Eles j se encontram obrigados nos termos do plano por fora da adeso resultante da sua manifestao de vontade. O ato judicial no necessrio para que o crdito seja alterado em sua extenso ou condies. Ao requerer a homologao facultativa, o devedor deve instruir o pedido com a justificativa do pleito e o instrumento de recuperao extrajudicial assinado por todos os credores aderentes. A instruo , nesse caso, mais simples por que os efeitos da homologao tm menor chance.

A segunda hiptese de homologao de plano de recuperao extrajudicial, a obrigatria, o objeto do artigo 163 da Lei de Falncias. Trata-se da hiptese em que o devedor conseguiu obter a adeso de parte significativa de seus credores ao plano de recuperao, mas uma pequena minoria desses resiste a suportar suas consequncias. Neste caso, injusto que a oportunidade de reerguimento da empresa do devedor se perca em razo da recusa de adeso ao plano de recuperao extrajudicial, estendem-se os efeitos do plano aos minoritrios nele referidos, suprindo-se desse modo a necessidade de sua adeso voluntria. Para ser homologado com base no artigo 163, o plano de recuperao extrajudicial deve ostentar a assinatura de pelo menos 3/5 de todos os crditos de cada espcie por ele abrangidos. A instruo do pedido de homologao obrigatria, em vista do maior alcance dos efeitos desta, deve ser mais complexa. Alm da jusitificativa e do plano, deve o devedor apresentar em juzo o rol de documentos do artigo 163, 6, Lei 11.101/2005.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de falncia e de recuperao de empresa. 22. Ed. Ver. E atual. So Paulo: Saraiva, 2006. COELHO, Fbio Ulha. Curso de direito comercial. 11. Ed. So Paulo: Saraiva, v. 1, 2007 a. FIGUEIREDO, Antnio Carlos. Legislao Brasileira. So Paulo: Primeira Impresso, 2006.

Anda mungkin juga menyukai