Anda di halaman 1dari 8

Narcisismo: o corpo e suas vicissitudes Fernanda Pacheco Ferreira Jse Lane de Sales Regina Herzog Tendo como base

situaes clnicas nas quais o discurso do paciente aponta para um sofrimento diretamente relacionado a um mal estar corporal, o objetivo principal do presente trabalho explorar as repercusses que o conceito de narcisismo imprime sobre a concepo de corpo na trama freudiana. Apostamos que o estatuto que da emerge fornece maiores subsdios para a compreenso das modalidades de padecimento que se afastam do modelo da histeria, situao bastante comum em nossos atendimentos no NEPECC1. Antes de nos debruarmos sobre o corpo a partir da tica do narcisismo, importante percorreremos brevemente os caminhos que permitiram a Freud formular uma ideia inovadora de corpo. Ainda nos primrdios da psicanlise, Freud, investigando a etiologia da histeria, opera uma separao com o saber da medicina, segundo o qual o corpo estava firmemente atrelado e restrito anatomia e fisiologia. Sua escuta apurada permitiu perceber na raiz da converso histrica no uma causa orgnica, mas sim uma determinao psquica: um afeto, que fora separado de uma representao perigosa ao eu, se desloca para uma parte do corpo, dando origem ao sintoma (FREUD, 1894/1996). A partir da emerge uma concepo singular de corpo, na qual ele deixa de se constituir pura e simplesmente como organismo. Tal formulao gradativamente se complexifica, sem, no entanto, adquirir um estatuto nico e fechado; o que nos permite depreender da teoria em questo no um modelo unvoco, mas variados registros corporais. Dessa forma, seguindo a trilha j aberta por autores contemporneos, tais como Birman (2001, 2003), Fernandes (2003) e Viana (2004), destacaremos trs registros de corpo: o autoergeno, o narcsico e o irrepresentvel. Porm, cabe dizer que os recortes propostos de forma alguma correspondem a etapas evolutivas e nem mesmo possuem uma demarcao clara entre si, sendo muitas vezes possvel encontr-los coexistindo simultaneamente tanto do ponto de vista clnico quanto terico.
1

Ncleo de Estudos em Psicanlise e Clnica da Contemporaneidade, resultante de um acordo entre o Programa de Ps-Graduao em Teoria Psicanaltica da UFRJ (PPGTP-IP) e o Instituto de Psiquiatria (IPUB) da mesma universidade, coordenado pelos professores Teresa Pinheiro, Julio Verztman e Regina Herzog, que desenvolve projetos de pesquisa que conjuguem teoria e prtica clnica, privilegiando a construo de novos elementos tericos extrados diretamente da clnica (NEPECC, 2012).

A noo de corpo autoergeno tem lugar no pensamento de Freud a partir de 1905, momento em que a sexualidade infantil e o conceito de pulso so postulados. Nesse contexto o sexual no apenas atravessa o corpo, tal como aparecia nos textos iniciais sobre a histeria, mas o constitui. Ao assinalar que a sexualidade infantil est subordinada a vrias zonas ergenas disseminadas pelo corpo e enunciar que a pulso sexual se situa entre o psquico e o fsico e que tem no corpo a sua fonte (FREUD, 1905/1996), Freud indica que o corpo habitado e constitudo pelas pulses sexuais autoerticas. Nesta perspectiva, o corpo em 1905 marcado pelo princpio do prazer e pela pluralidade de zonas ergenas sem uma organizao definida e, como salienta Leclaire (1992), ignora qualquer processo articulado e unificante. Em 1914, a partir da formulao do narcisismo enquanto conceito, estabelecendo que o Eu tambm pode ser investido libidinalmente, surge uma nova forma de se pensar a corporeidade: o registro do corpo narcsico unificado. Neste, o corpo deixa de ser pura disperso autoertica e se unifica em torno de uma imagem antecipada pelos pais. De acordo com Birman (2003), esta imagem representativa do corpo, promove uma costura que perpassa as corporeidades autoerticas, permitindo que as diferentes partes, at ento desorganizadas, iniciem relaes entre si. E, ao final, o Eu narcsico passa a representar o corpo totalizado. Em 1923, como o novo modelo de aparelho psquico, no qual o Eu derivado das sensaes corporais, Freud (1923/1996) reitera e refora a tese subjacente ao registro do corpo narcsico, isto , que o corpo confere unidade ao Eu. O corpo a partir da ganha um papel preponderante na constituio subjetiva, a ponto de ser invivel falar da constituio egica sem fazer referncia a ele. Voltaremos a este registro um pouco mais adiante. Passemos agora para a noo de corpo que figura aps a formulao da pulso de morte. A partir do conceito de pulso de morte, que traz consigo a noo de uma fora pulsional disruptiva sem representao (FREUD, 1920/1996), o estatuto de corpo na psicanlise se expande para alm do autoerotismo e da unificao narcsica. O corpo passa a englobar tambm o que no passvel de simbolizao, dando origem ao que denominamos de registro do corpo irrepresentvel2.

Cabe ressaltar que a denominao corpo irrepresentvel visa apenas marcar um registro bastante singular do corpo; de forma alguma defendemos a possibilidade de haver um corpo sem nenhuma representao.

Neste caracterstica marcante o fato do corpo ser alvo da intensidade e constncia da fora pulsional, podendo inclusive servir de via de descarga desta fora. Tal mecanismo parece estar em jogo nas doenas psicossomticas, nas somatizaes em geral e nos ataques de pnico. Alm disso, a partir de 1920 a construo da representao corporal deixa de estar na inteira dependncia da imagem. Nos artigos O Eu e o Isso e Inibies, sintomas e angstia, Freud aponta que a dor tambm pode funcionar como uma mediadora na ao de representao do prprio corpo. importante sublinhar que a alteridade imprescindvel na constituio dos trs registros corporais aqui descritos. No mbito do primeiro registro, no encontro com o outro que se ocupa da criana no incio da vida, em geral a me, lhe dispensando os cuidados bsicos, manipulando seu corpo, nomeando suas sensaes, enfim, lhe investindo libidinalmente, que as zonas ergenas se constituem e do origem ao corpo autoertico. Na concepo do corpo irrepresentvel o papel da alteridade ainda mais proeminente; de acordo com Birman (2001,2003), cabe ao outro acolher a descarga pulsional, transformando a exigncia de trabalho em satisfao, impedindo a eliminao pulsional completa e, consequentemente, a morte. J a funo do outro no estatuto do corpo narcsico unificado ser examinada em detalhes um pouco mais adiante. No momento, basta marcar que no pensamento freudiano o corpo, que antes de tudo pulsional, no est dado desde o incio, uma construo ancorada na relao com o outro, cujo processo tem incio antes mesmo do nascimento da criana. Cabe sinalizar ainda que a unificao corporal, indispensvel no processo constitutivo do corpo, no est previamente garantida. O perfil dos pacientes do NEPECC no nos deixa esquecer disso. Uma parcela significativa do grupo atendido evidencia quo precria e frgil pode ser esta unificao para alguns sujeitos independente de sua estrutura psquica e questo diagnstica. Neste ponto, uma pequena ilustrao clnica pode nos ser til. Z uma mulher de 47 anos, com diagnstico psiquitrico de fobia social 3 que se encontra em atendimento psicolgico no NEPECC h pouco mais de 1 ano. Apresentou como demanda para anlise sua timidez, que de to intensa comprometia

Entre os anos de 2008 e 2011, o NEPECC traou como perfil para sua amostra pessoas com o diagnstico psiquitrico de fobia social, visando entre outras coisas, atender sujeitos cuja queixa principal gira em torno do sofrimento na presena do olhar do outro.

vrios aspectos de sua vida, como falar na presena de mais de duas pessoas, realizar compras sozinha e estabelecer vnculos fora do ambiente familiar. Z diz que sente vergonha desde que se entende por gente, mas no sabe o motivo. Instigada a pensar a respeito, entre outras coisas, revela um enorme desconforto com relao a sua imagem corporal. Queixa-se de suas pernas tortas (sic) e de sua altura; relata que por conta disso, apesar de desejar, nunca usa saias ou vestidos e afirma com muita convico que nunca viu pernas to tortas quanto as suas. A sada encontrada foi se limitar a usar calas compridas e sempre usar salto alto, artifcios que no sanam seu mal-estar por completo, uma vez que ainda assim se sente desconfortvel e imagina que as pessoas possam rir e comentar de suas pernas e altura; por vezes chega a ter certeza que falam a seu respeito. Tentando encontrar a origem de seu sentimento, Z lembrou-se que sua prpria me tambm muito envergonhada, especialmente de seu colo e pescoo (considera que os ossos dessa regio so muito protuberantes). Tal sentimento to forte a ponto dela nunca ter usado roupas que revelem tais partes, nem mesmo no ambiente familiar em dias de intenso calor. Diante de casos como este, nos quais o ponto nodal do sofrimento psquico do analisando envolve a problemtica do corpo, para alm do que concerne sua configurao ergena (corpo autoergeno) e o atravessamento pelo excesso pulsional (corpo irrepresentvel), abarcando sobretudo questes relativas a sua unificao, apropriao e imagem, que percebemos que o exame cuidadoso das teorizaes acerca do narcisismo e da ideia de corpo que da emerge indispensvel. Voltemos ento ao ensaio de 1914. Neste, ao discorrer sobre a relao entre o narcisismo e o autoerotismo, Freud (1914/1996) acaba por abordar pela primeira vez de forma explicita a problemtica do nascimento do Eu. Ele deixa claro que se trata de uma construo, destacando a necessidade de uma nova ao psquica (p.84) neste processo, no qual o corpo disperso do autoerotismo cede lugar a um corpo unificado. A nosso ver, tal ao psquica est vinculada ao tratamento que os pais dirigem aos filhos, visto que so eles que atravs do investimento libidinal no corpo da criana viabilizam a construo do Eu. Em outro momento do texto, tentado embasar a ideia de um narcisismo primrio, Freud (1914/1996) aborda explicitamente a relao que as figuras parentais estabelecem com o infans, porm restringe-se aos pais afetuosos. O autor v nesta relao a reproduo do narcisismo dos prprios genitores, que enxergam o filho da mesma forma

que um dia j se imaginaram. Eles, conforme enfatiza Pinheiro (1995), inventam Sua Majestade o Beb (FREUD, 1914/1996, p. 97), atribuindo ao recm-nascido toda perfeio, desprezando suas deficincias e aspirando para ele uma vida sem dificuldades ou restries e plena de satisfao. Ao pressupor de sada a participao de pais afetuosos capazes de viabilizar a assuno de um sujeito percebemos que Freud aborda a constituio psquica considerando, sobretudo o campo da neurose. Desse modo, ficam margem de sua teorizao tanto os percalos dos processos de idealizao e identificao dos pais com o beb, quanto os efeitos de uma impossibilidade neste sentido. Piera Aulagnier4 nos traz importantes contribuies a respeito desta lacuna na trama freudiana. No artigo Nascimento de um corpo, origem de uma histria (1999) a autora citada aborda os movimentos constitutivos da psique e sua relao com o corpo, explorando a relao precoce entre o beb e o meio. Partindo do pressuposto de que o Eu (Je) s pode habitar ou investir em um corpo que possua uma histria, ela defende que a primeira verso dessa histria - forjada pelas figuras parentais - necessariamente contm um Eu antecipado, que, entre outras coisas, comporta uma imagem corporal tambm antecipada e fiel s iluses narcsicas dos pais. Em outro artigo, Aulagnier (1991) nos lembra que no imaginrio da me, desde as primeiras semanas, a criana que se desenvolve em seu tero, em geral, no representada pelo que ela na sua realidade inicial - um embrio5 -, mas pelo corpo imaginado (p.15), um corpo completo, unificado, dotado de vrios atributos e separado do corpo da me. Com efeito, sabemos que geralmente um filho se faz presente no pensamento dos pais muito antes de seu nascimento, j sendo imaginado e falado, inserindo-se assim em um contexto e histria familiar. Uma das grandes contribuies desta autora no que concerne participao dos pais na constituio subjetiva foi explorar o risco inerente antecipao do beb promovida por eles. Como ela destaca embora inevitvel, esta aposta contm o risco inerente de se criar e pr-investir uma imagem no amparada pela realidade, ou seja, o que fora imaginado pode no condizer com a realidade do recm-nascido.

Esta autora, a partir de sua atividade clnica com pacientes psicticos, influenciada pela teoria de Lacan e atenta s brechas da teoria freudiana criou uma teoria prpria, para pensar a constituio do psiquismo e especialmente a atividade de representao. Para maiores esclarecimentos ver seu livro: A violncia da Interpretao: do pictograma ao enunciado(1979). 5 Aulagnier (1991) se questiona, se tal como a morte, a representao do embrio humano, enquanto ponto original de vida do homem, no seria tambm impossvel.

Este Eu antecipado precisar se abrir para acolher o corpo real do beb, unindo-se a ele. Assim, as respostas emitidas pela me ao infans pouco a pouco precisam abarcar tambm as manifestaes singulares e imprevistas de seu corpo. Aulagnier (1999) sublinha que s atravs do corpo que o Eu antecipado pode ser absorvido dentro da realidade singular de cada criana. o apoio na realidade do corpo do filho que permite a me tanto preservar o investimento no representante psquico antecipado, quanto investir no beb real. Duplo investimento que possibilita a criana permanecer inserida em uma histria, e ter tambm sua singularidade reconhecida. Contudo, esse processo, por estar na dependncia da prpria constituio subjetiva da me, no garantido, e em algumas situaes ele pode no ocorrer de forma satisfatria (AULAGNIER, 1999). Nesse sentido, diante da no ancoragem ou da falha de ancoragem entre a imagem ficcional anterior criana e o corpo que o infans apresenta ao nascer, Aulagnier (1999) assinala que uma das possibilidades a idealizao parcial. Nesta, a me s capaz de acolher e responder os gestos e atitudes do beb que confirmem a sua representao antecipada, j aquilo que se afasta desta antecipao desvalorizado ou negado. Dessa forma, o que da ordem do espontneo no visto. Este comportamento materno pode gerar no sujeito uma dificuldade em relao aos prprios testemunhos sensoriais, uma incerteza mutilante tocante conformidade entre si prprio e a imagem dele reenviada pelo espelho (p.40). Segundo a autora, esta insegurana com relao s prprias percepes corporais a base, por exemplo, de certas certezas delirantes que envolvem o corpo, to comum em esquizofrnicos. As pesquisas desenvolvidas pelo NEPECC apontam que problemas dessa ordem podem se fazer presentes no s em pacientes psicticos. Uma parcela significativa de nossos pacientes, alm da dificuldade de nomear e perceber as prprias sensaes corporais, possui tambm uma autoimagem frgil, vacilante, sobretudo no que se refere unificao corporal (PINHEIRO e et. al, 2006). Retomando a vinheta clnica exposta anteriormente, uma interrogao, que se desdobra em vrias outras, se impe: qual foi o investimento dos genitores sobre Z? Temos conhecimento que Z nasceu com complicaes respiratrias graves, tendo sido inclusive desenganada pelos mdicos (sic). Diante de uma sade to frgil, ser que foi possvel a seus pais desprezarem suas deficincias e depositarem nela toda a perfeio narcsica? Ou seja, ser que em algum momento ela foi Sua Majestade o Beb? Em que medida este corpo frgil encontrou espao para ser acolhido em sua

singularidade e espontaneidade? Que atributos seus pais lhe forneceram? Ser que este corpo em algum momento envergonhou uma me que parece ela prpria possuir uma constituio corporal narcsica bastante fragilizada? Como ainda sabemos muito pouco sobre as vivncias precoces de Z, no momento, no temos respostas para as perguntas lanadas, temos apenas a aposta que tais questionamentos possam auxiliar no s na conduo deste caso, mas de vrios outros onde um sofrimento relativo constituio corporal parece estar em jogo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AULAGNIER, P. (1979).A violncia da Interpretao: do pictograma ao enunciado. Rio de Janeiro: Imago. AULAGNIER, P. (1991). Observaes sobre a estrutura psictica. In: KATZ, C. S. (Org.). Psicose uma leitura psicanaltica. 2 Ed. So Paulo: Escuta.

AULAGNIER, P. (1999). Nascimento de um corpo, origem de uma histria. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, II, 3, 9-45. BIRMAN, J. (2001). O corpo, o afeto e a intensidade em psicanlise. In: ______ Malestar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. BIRMAN, J. (2003). Corpos formas de subjetivao em psicanlise. Comunicao proferida no Segundo Encontro Mundial dos Estados Gerais da psicanlise no Rio de Janeiro. Disponvel em www.estadosgerais.org/mundial_rj/port/trabalhos/3_Birman_38020903_port.htm.
Acessado em abril de 2010.

FERNANDES, M. H (2003). Corpo - coleo clnica psicanaltica. So Paulo: Casa do Psiclogo. FREUD, Sigmund (1996). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Os volumes abaixo relacionados se referem a esta edio. ________. (1894) As neuropsicoses de defesa. Vol. III. ________. (1905) Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade, Vol. VII. ________. (1914) Sobre o narcisismo: uma introduo. Vol. XIV. ________. (1920) Alm do princpio de prazer. Vol. XVIII. ________. (1923) O ego e o id. Vol. XIX. ________. (1926) Inibio, sintoma e angstia. Vol. XX.

LECLAIRE, S. (1992). Sobre a funo da me: algumas questes a respeito do corpo ergeno. In: ______ O corpo ergeno. So Paulo: Escuta NEPECC (2012). Site: http://www.psicologia.ufrj.br/nepecc/ acessado em agosto de 2012. PINHEIRO, M. T. (1995). Algumas consideraes sobre o narcisismo, as instncias ideais e a melancolia. In: Caderno de Psicanlise, vol. 12, n. 15. Rio de Janeiro, S.P.C.R.J. PINHEIRO, M.T; VERZTMAN, J.; VENTURINI, C. VIANA, D.; CANOSA, L., CARAVELLI (2006). Patologias narcsicas e doenas auto-imunes: algumas consideraes sobre o corpo na clinica. In: Psicologia Clnica. Rio de Janeiro, vol. 18, n.1, p.193-204. VIANA, D. A. (2004). Figuraes da corporeidade: por uma concepo psicanaltica do corpo pelas bordas da pulso. Dissertao de mestrado apresentada no programa de Ps-graduao em Teoria Psicanaltica do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Anda mungkin juga menyukai