Anda di halaman 1dari 2

O TRIBUNAL DO JRI PASSO A PASSO

1 Passo: O que o Tribunal do Jri? O Tribunal do Jri o rgo do poder judicirio brasileiro em que sete jurados leigos, presididos por um juiz togado (concursado), decidem as causas que l es so apresentadas! 2 Passo: Quais as causas julgadas pelo Tribunal do Jri no Brasil? O Tribunal do Jri brasileiro possui compet"ncia para julgar apenas os c amados crimes dolosos contra a #ida! $rimes dolosos so aqueles em que o agente tem a inten%o de produzir um determinado resultado, ou em que o mesmo no se importa com a produ%o desse resultado! Os crimes dolosos contra a #ida que sero julgados pelo Jri so o omic&dio, o in'antic&dio, a instiga%o ou au(&lio ao suic&dio e o aborto! O julgamento de causas c&#eis, como uma cobran%a de d&#idas ou um pedido de indeniza%o, no de compet"ncia do Tribunal do Jri brasileiro! Toda#ia, nos )stados *nidos, por e(emplo, e(istem estados que adotam essa possibilidade! 3 Passo: Que par!icipa do julga en!o?

+articipam do julgamento pelo Tribunal do Jri, os jurados que 'ormam o $onsel o de -enten%a. o juiz/ presidente. o promotor de justi%a. o ad#ogado. o ru. o escri#o. policiais militares. 'uncionrios da justi%a! +odem participar ainda testemun as, espectadores, bem como a prpria #&tima! " Passo: Que s#o os jurados?

Os jurados so pessoas do po#o, leigos em matria jur&dica, escol idos para ser#ir nos julgamentos! 0ormalmente os Tribunais possuem uma lista de cidados que so #oluntrios para ser#ir como jurados! 1 cada sesso do Tribunal do Jri, #inte e um jurados so intimados para comparecer! 1 audi"ncia somente pode ter in&cio se pelo menos 23 jurados esti#erem presentes! $ Passo: O que o %onsel&o de 'en!en(a? O $onsel o de -enten%a composto por sete jurados! )sses jurados sero os respons#eis pelo julgamento do ru, por decidir o mrito da causa, por de'inir qual das partes est com a razo! 4os jurados intimados, con'orme j 'oi dito, pelo menos 23 de#em estar presentes para que a sesso seja instalada! 4os jurados presentes, 5 sero sorteados pelo juiz/presidente para compor o $onsel o de -enten%a, respons#el pela deciso 'inal! ) Passo: Os jurados pode ser rejei!ados?

-im! $ada parte pode rejeitar at 6 jurados sorteados sem a necessidade de e(ternar qualquer tipo de moti#a%o! -o as c amadas escusas absolutrias! Outras recusas de#ero ser moti#adas e demonstradas (e(emplo, a amizade &ntima do jurado com a #&tima)! * Passo: Qual a +un(#o do jui,-presiden!e? -o os jurados os respons#eis pelo julgamento nas causas de compet"ncia do Tribunal do Jri! 1o juiz/ presidente cabe conduzir o julgamento e resol#er e#entuais quest7es incidentalmente arg8idas pelas partes! 1ps a deciso dos jurados, o juiz/presidente quem la#ra a senten%a e, e#entualmente, aplica a pena! . Passo: Qual a +un(#o do pro o!or de jus!i(a? O promotor de justi%a o representante do 9inistrio +blico! : ele quem possui a titularidade da a%o penal, ou seja, ele quem possui o poder para acusar! Toda#ia, o promotor no possui a obriga%o de manter a acusa%o! -e durante a instru%o o mesmo se con#encer da inoc"ncia do ru, ele pode pedir a absol#i%o! ;sso porque mais que um rgo acusador, o 9inistrio +blico um rgo que possui a 'un%o institucional de zelar pela justi%a!

/0'12O 30 P0456 7 J0'1' 4585/04O

9 Passo: Qual a orde

dos a!os do processo?

)m primeiro lugar 'ormado o $onsel o de -enten%a! <ogo depois, o ru interrogado! )m seguida, o juiz/ presidente 'az um bre#e relatrio do processo e realiza a leitura de pe%as solicitadas por promotoria e de'esa! 1ps a leitura, so interrogadas as testemun as, e, e#entualmente, a prpria #&tima! +or 'im, #"m os debates orais, em que acusa%o e de'esa tero duas oras para le#antar em +lenrio todas as matrias de seu interesse! O debate oral o momento em que as partes podem aduzir e sustentar suas teses, no objeti#o de con#encer os jurados de que esto com a razo! =indos os debates, o juiz/presidente elabora os quesitos, que sero #otados pelos jurados! 1 tese que receber mais #otos dos jurados considerada a #encedora, decidindo/se, assim, o mrito da causa! 1: Passo: Que +ala pri eiro; acusa(#o ou de+esa?

1 acusa%o quem inicia os debates orais! <ogo aps, dada a pala#ra a de'esa! -e aps a sustenta%o de'ensi#a o promotor entender pela necessidade de complementar sua 'ala, l e ser concedida uma rplica por meia ora! $omo a de'esa sempre ter a 'aculdade de 'alar por ltimo, se a acusa%o utilizar da rplica, a de'esa poder se #aler da trplica, tambm de meia ora! 11 Passo: < per i!ida a produ(#o de pro=as surpresa? Todos estamos acostumados a acompan ar 'ilmes norte/americanos em que uma pro#a produzida e apresentada na ltima ora, como a c egada de uma testemun a muito sumida ou a descoberta da arma do crime at ento no encontrada! Toda#ia, essa realidade no se aplica ao procedimento do Tribunal do Jri brasileiro! 1 $onstitui%o =ederal em #igor no >rasil consagra o princ&pio do contraditrio! )m decorr"ncia desse princ&pio, tem/se que as partes possuem o direito de con ecer as pro#as que contra ela so produzidas, e at de impugnar essas pro#as! 4a& a proibi%o da c amada pro#a surpresa! 12 Passo: %o o s#o =o!ados os quesi!os? Os quesitos elaborados pelo juiz/presidente so #otados pelos jurados em uma sala secreta! $ada jurado recebe uma cdula contendo as pala#ras ?sim? e ?no?! 1 resposta dos jurados a cada quesito colocada dentro de uma urna, e, posteriormente, lida em #oz alta pelo juiz/presidente! 13 Passo: %o base e que =o!a os jurados?

+or serem leigos, o #oto dos jurados no precisa estar juridicamente embasado! -eu #oto se 'undamenta apenas em sua &ntima con#ic%o, no seu sentimento em rela%o ao que 'oi sustentado pelas partes em +lenrio! ;nclusi#e, os jurados no podem se comunicar sobre os 'atos sobre os quais #ersa o julgamento! *m o'icial de justi%a 'ica respons#el por 'azer essa #eri'ica%o! 1" Passo: O que u apar!e?

O aparte uma inter#en%o na sustenta%o da parte contrria! 0o constitui um direito da parte, mas uma 'aculdade da qual o detentor da pala#ra pode dispor! Ou seja, o aparte somente ser concedido se a acusa%o ou a de'esa, que esti#er com a pala#ra, permitir! 1$ Passo: Quan!o !e po dura u julga en!o?

O julgamento pode demorar de poucas oras a at alguns dias! -e 'or demorar mais de um dia, os jurados so ospedados pelo poder pblico em alojamentos ou estabelecimentos cong"neres! -ero sempre acompan ados por o'iciais de justi%a, respons#eis por 'iscalizar a incomunicabilidade dos jurados!

/0'12O 30 P0456 7 J0'1' 4585/04O

Anda mungkin juga menyukai