Anda di halaman 1dari 3

O que significa CEF ? CEF significa Cisco Express Forwarding.

um recurso desenvolvido pela Cisco para um melhor desempenho no encaminhamento de pacotes de roteamento. Existem 4 tipos de encaminhamento de pacotes / roteamento: 1- Process-switching 2- Fast-switching 3- CEF 4- MPLS Process-switching o mecanismo de encaminhamento de pacotes atravs da CPU do roteador. A CPU analisa o conteudo do pacote, verifica as informaes existentes na tabela de roteamento e encaminha o pacote. Esse processo consome muito recurso e tempo da CPU, e conforme a quantidade de dados inevitavelmente ocorrer atrasos e perda de informao. Todo pacote encaminhado para o roteador como destino final necessariamente ser analizado pelo processador. Ento surgiu a funo Fast-Switching, onde apenas o primero pacote de um fluxo processado na CPU e assim construido uma tabela cache com as informaes de roteamento. Todos os pacotes subsequentes sero ento encaminhados utilizando as informaes armazenadas na tabela cache. Com o Fast-switching os pacotes necessitam ser processado para se encontrar a rota e ento serem encaminhados, ( cache sob demanda). Como as redes de transito carregam muitos prefixos um metodo mais eficiente foi necessario, ento surgiu o Cisco Express Forwading. A tabela CEF construida atravs de um processo em background. Ela uma cpia da tabela de roteamento com excesso de algumas informaes como mtrica, protocolo, distancia administrativa, etc. A tabela tem uma estrutura em arvore para um eficiente mecanismo de pesquisa. Primeiramente temos a tabela roteamento cronstruida atravs de um protocolo (RIP, OSPF, BGP...), e apartir dessa tabela, antes que qualquer trafego necessite ser roteado, uma nova verso da tabela de roteamento criada em memoria, chamada de FIB (Forwading Information Base). O cache de ARP tambm usado para construir uma tabela de adjacencias, e assim temos informaes de Camada 2 e Camada 3 em memria, e no precisamos mais que nenhum pacote seja usado para que essa estrutura seja criada em cache. Todos pacotes so ento encaminhados muito mais rpidamente com as informaes em memria.

Portanto o CEF tem dois componentes principais - Tabela CEF - FIB (show ip cef summary) - Base de dados de Adjacencia (show adj detail ) Tabela CEF router# show ip cef summary IP Distributed CEF with switching (Table Version 4520)

216 routes, 0 unresolved routes (0 old, 0 new) 222 leaves, 168 nodes, 199344 bytes, 4739 inserts, 4517 invalidations 0 load sharing elements, 0 bytes, 0 references 2 CEF resets, 0 revisions of existing leaves refcounts: 36924 leaf, 36705 node

A primeira linha mostra a verso da tabela incrementada cada vez uma entrada inserida ou deletada. Segunda linha : routes o nmero de rotas na tabela FIB. unresolved routes o nmero de entradas que so no encontradas na tabela de adjacencia. old numero de entradas que no foram encontradas na tabela de adjacencia j algum tempo. Por exemplo, uma entrada foi adicionada na tabela, mas o cache de ARP expirou e no foi mais atualizado. new entradas que foram recentemente adicionadas na tabela. leaves numero de ramificaes na arvore. nodes numero total de elementos na arvore. bytes tamanho da rvore em bytes. Inserts numero de elementos adicionados na tabela. Invalidations numero de elementos removidos da rvore.

Base de dados de Adjacencia Contm informao do encaminhamento fsico/conectado do proximo hop. router#sho adj detail Linklayer info: informao de camada 2. Description: tamanho de MTU da interface, filas, etc. Um processo em background mantem e atualiza a tabela de adjacencia P2P e atualizaes ARPs.

Tipos de adjacencia: - Normal : cache - Especial : Drop, Glean, Null, Punt, Incomplete Cache: prefixos nexthop. Glean: adjacencia para subnets de redes diretamente conectados. (por exemplo lan com multiplos hosts). Host-route: se um pacote destinado para uma rede diretamente conectada, ento ARP ir instalar o tipo host-route (sob demanda). Links P2P atualiza automaticamente o host-route. Punt: Opes no suportadas em CEF, como exemplo opces do cabealho IP. Esses pacotes so enviados para serem processados em CPU. Drop: por exemplo, quendo uma pacote roteado para uma interface NULL. Incomplete: condio de error, por exemplo quando o link esta fora (down).

Configurao do CEF [no]ip cef [distributed] switch Comando de configuration Gobal pata habilitar o CEF. Com esse commando a tabela CEF sera construida e atualizada automaticamente. [no] ip route-cache cef Comando do nvel de Interface para habilitar CEF na Interface.

Determinao de problema Verifique a entrada CEF Use o commando show ip cef e sho ip cef detail para assegurar que a entrada CEF aponta corretamente para o proximo hop. Verifyique a entrada de adjacencia Useo comando show adjacency e show adjacency detail para assegurar que a entrada na base de adjacencia aponta corretamente para o proximo hop. Verifique o mode de operao da interface Verique que o CEF esta habilitado na iinterface; use o comando show ip interface e sh cef int para verificar. Verifique se os pacotes esto sendo tratados em CEF Existem alguns pacotes como exemplo pacotes com opes nos headers, que no so suportados no CEF. Use o comando show cef not-cef-switched para verificar se isso esta ocorrendo.

Comandos de debugging: router#debug ip cef table Nov 13 12:31:21.075: CEF-IP: Receive address 99.0.0.0/32 already exists Nov 13 12:31:21.075: CEF-IP: Receive address 99.255.255.255/32 already exists Nov 13 12:31:21.075: CEF-Table: Event up, 2.0.0.0/8 router#debug adjacency ADJ: add 16.2.0.2 (Ethernet0/0) via ARP for 01:21:15 ADJ: add 16.2.0.1 (Ethernet0/0) via ARP for 01:20:37

Mais informaes : http://www.cisco.com/en/US/tech/tk827/tk831/tk102/tsd_technology_support_subprotocol_home.html

Rodrigo Delgadinho Cisco Engineer CCIE R/S 20827

Anda mungkin juga menyukai