Anda di halaman 1dari 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO ACADMICO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS CURSO TCNICO EM MECNICA INDUSTRIAL Disciplina:

Gesto da Qualidade Turma: MEC 2 Na Grupo: B

Nome: Elaine Rodrigues de Souza Nome: Rozendo Gonalves Coelho Filho Nome: Vitor Hugo Ferreira Professor: Euclides Data: 10/06/2013

N: 05 N: 19 N: 25

Exerccio sobre motivao, mobilizao e liderana

1. Conceitue Motivao e Mobilizao. A motivao um desejo que o individuo tem gerado pela necessidade de alcanar um determinado objetivo, ou seja, a motivao um desejo interno que o indivduo deve buscar diariamente dentro de si mesmo. A busca por crescimento profissional, por exemplo, pode motivar uma pessoa. A mobilizao pode ser conceituada como sendo um conjunto de fatores externos que o empregador oferece ao funcionrio, estimulandoo a obter satisfao. Esse estmulo pode ser dado em forma de compensao financeira ou pelo reconhecimento de um trabalho bem desenvolvimento.

2. Segundo Maslow o comportamento humano normalmente determinado pela necessidade mais intensa. Assim pensando, resuma com o grupo as necessidades fisiolgicas que constituem a base da pirmide de Maslow. De acordo com Maslow, a motivao de um indivduo pode ser divida em cinco categorias ou necessidades. Baseando- se na pirmide, possvel afirmar que o ser humano movido a esforos, desafios e necessidade de autorrealizao. As caractersticas fisiolgicas tais como comer, beber, dormir e respirar constituem a base da pirmide de Maslow e quando no satisfeitas, predominam negativamente no comportamento e nos pensamentos do indivduo.

2 3. O pesquisador Herzberg avanou nos estudos de Maslow e comentou que os fatores higinicos (fisiolgicos e de segurana, segundo Maslow) se no forem satisfeitos, geram insatisfao, ao passo que satisfeitos no geram satisfao. Como o grupo interpreta esta afirmao? Com essa afirmao, Herzberg quis dizer que os fatores higinicos agradam, mas no so suficientes para motivar uma pessoa. Tais necessidades (salrio, alimentao, vesturio, sade, segurana do emprego e da famlia) so mnimas e essenciais. Sem elas o indivduo no encontra motivao para buscar novos objetivos. Logo, gerada uma insatisfao por parte do colaborador.

4. Para o pesquisador Herzberg os fatores motivacionais so aqueles que Maslow identificou como sendo os fatores afetivos- sociais. Compare os dois pensadores e indique duas divergncias em relao motivao humana para o trabalho. Maslow associa a motivao a fatores externos, como por exemplo, as relaes sentimentais humanas e a influencia do ambiente sobre elas. Herzberg vai mais alm e diz que a motivao interna, no dependendo exclusivamente do ambiente.

5. Faa um quadro comparativo das diferenas entre lder e chefe.

Chefe Tende a oprimir Outorga tarefas Desperta temor nos seus comandados Utiliza pessoas como recursos

Lder Tende a motivar Inclui- se na execuo de tarefas Desperta admirao e respeito dos seus colaboradores Utiliza pessoas como parceiras

6. O que o grupo entende por liderana autocrtica e liderana situacional? Liderana situacional aquela na qual o lder sabe agir de acordo com a situao atual. Se a empresa est em uma situao crtica, ele sabe apaziguar os nimos e motivar os funcionrios para que os mesmos reajam positivamente. Mas se est em uma fase de xito, ele sabe controlar a euforia da equipe. Na liderana autocrtica, o lder dominador e apenas ele fixa as diretrizes, sem qualquer participao do grupo. As atribuies de tarefas so distribudas de forma autoritria. .

3 7. Destaque com o grupo trs atributos fundamentais de um lder. Um bom lder deve saber lidar com situaes adversas. Alm disso, o lder ideal precisa ter esprito de equipe. No deve procurar heris e nem viles, a vitria e o fracasso devem ser de todos no grupo. Um bom lder tambm precisa ter viso de grupo e bom senso, para extrair as melhores qualidades de seus colaboradores e sanar as deficincias dos mesmos.

Anda mungkin juga menyukai