Anda di halaman 1dari 4

Ponto e vrgula ( ; )

O ponto e vrgula indica uma pausa maior que a vrgula e menor que o ponto. Quanto melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o perodo no terminou. Emprega-se nos seguintes casos: - para separar oraes coordenadas no unidas por conjuno, que guardem relao entre si. Por E emplo! O rio est poludo; os peixes esto mortos. - para separar oraes coordenadas, quando pelo menos uma delas j" possui elementos separados por vrgula. Por E emplo! O resultado final foi o seguinte: dez professores votaram a favor do acordo ; nove, contra. - para separar itens de uma enumerao. Por E emplo! No parque de divers es, as crian!as encontram: brinquedos; bales; pipoca. - para alongar a pausa de conjunes adversativas (mas, por#m, contudo, todavia, entretanto, etc.) , su$stituindo, assim, a vrgula. Por E emplo! "ostaria de v#-lo $o%e; todavia, s& o verei aman$. - para separar oraes coordenadas adversativas quando a conjuno aparecer no meio da orao. Por E emplo! Esperava encontrar todos os produtos no supermercado ; obtive, porm, apenas alguns.

%ois-pontos ( ! )
O uso de dois-pontos marca uma sensvel suspenso da voz numa frase no concluda. Emprega-se, geralmente: - para anunciar a &ala de personagens nas 'ist(rias de &ico. Por E emplo! 'Ouvindo passos no corredor, a(ai)ei a voz ! Podemos avisar sua tia, no? *"raciliano +amos, - para anunciar uma citao. Por E emplo! -em diz o ditado! !gua mole em pedra dura, tanto bate at que "ura. .em(rando um poema de /incius de 0oraes ! #riste$a no tem "im, %elicidade sim. - para anunciar uma enumerao. Por E emplo! Os convidados da festa que %1 c$egaram so! &'lia, (enata, Paulo e )arcos. - antes de oraes apositivas. Por E emplo! 2& aceito com uma condi!o ! *rs ao cinema comigo. - para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.

E emplos! 0arcelo era assim mesmo! +o tolerava o"ensas. +esultado! ,orri muito, mas no alcancei o ladro. Em resumo! )ontei um neg-cio e .o/e estou rico. )$s.! os dois-pontos costumam ser usados na introduo de e emplos, notas ou o$servaes. *eja! Par+nimos so voc"$ulos di&erentes na signi&icao e parecidos na &orma. Exemplos: rati&icar,reti&icar, censo,senso, etc. Nota! a preposio "per", considerada arcaica, somente # usada na &rase -de per si - (. cada um por sua ve/, isoladamente). Observao! na linguagem coloquial pode-se aplicar o grau diminutivo a alguns adv#r$ios! cedin'o, mel'or/in'o, etc. - na invocao das correspond0ncias. Por E emplo! Pre$ados 0en.ores: 3onvidamos todos para a reunio deste m#s, que ser1 realizada dia 45 de %ul$o, no audit&rio da empresa. 6tenciosamente, 6 7ire!o

Virgula
Estando a ora!o em ordem direta *seus termos se sucedem na seguinte progresso: su%eito 8 ver(o 8 complementos do ver(o *o(%etos, 8 ad%unto adver(ial,, isto 9, sem invers es ou intercala! es, o uso da vrgula 9, de modo geral, desnecess1rio. 6ssim: :. No se usa vrgula: No se usa vrgula separando termos que, do ponto de vista sint1tico, ligam-se diretamente entre si: a, entre su%eito e predicado. ;odos os alunos da sala 2u%eito foram advertidos. predicado

(, entre o ver(o e seus o(%etos. O tra(al$o custou /.;.7.<. sacrifcio O.7. aos realizadores. O.<.

Entre nome e complemento nominal= entre nome e ad%unto adnominal.

>. ?sa-se a vrgula: @ara marcar intercala!o: a, do ad%unto adver(ial: O caf9, em ra/o da sua a$und1ncia, vem caindo de pre!o. (, da con%un!o: Os cerrados so secos e 1ridos. Esto produzindo, t odavia, altas quantidades de alimentos. c, das e)press es e)plicativas ou corretivas: 6s indAstrias no querem a(rir mo de suas vantagens, isto #, no querem a(rir mo dos lucros altos. @ara marcar inverso: a, do ad%unto adver(ial *colocado no incio da ora!o,: %epois das sete 'oras, todo o com9rcio est1 de portas fec$adas. (, dos o(%etos pleon1sticos antepostos ao ver(o: 2os pesquisadores, no l$es destinaram ver(a alguma.

c, do nome de lugar anteposto s datas: 3eci&e, :B de maio de :CD>. ?sa-se vrgula para separar entre si elementos coordenados *dispostos em enumera!o,: Era um garoto de 45 anos, alto, magro. 6 ventania levou "rvores, e tel'ados, e pontes, e animais . ?sa-se a vrgula para marcar elipse *omisso, do ver(o: N&s queremos comer pizza= e voc#s, c$urrasco. ?sa-se a vrgula para isolar: - o aposto: 2o @aulo, considerada a metr(pole $rasileira, possui um trEnsito ca&tico. - o vocativo: Ora, 6'iago, no diga (o(agem.
o Perodo Composto por Coordenao .

Quanto classificao das oraes coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindticas e Coordenadas Sindticas.

Coordenadas Assindticas So oraes coordenadas entre si e que no so ligadas atravs de nenhum conectivo. Esto apenas ustapostas.

Coordenadas Sindticas !o contr"rio da anterior, so oraes coordenadas entre si, mas que so ligadas atravs de uma con uno coordenativa. Esse car"ter vai tra#er para esse tipo de orao uma classificao:

!s oraes coordenadas sindticas so classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas .

$e amos e%emplos de cada uma delas:

Oraes Coordenadas Sindticas Aditivas: e, nem, no s mas tambm, no s como, assim como .

& 'o s( cantei como tam)m dancei. & 'em comprei o protetor solar, nem fui praia. & *omprei o protetor solar e fui praia.

Oraes Coordenadas Sindticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porm, no entanto, ainda, assim, seno .

& +iquei muito cansada, contudo me diverti )astante. & !inda que a noite aca)asse, n(s continuar,amos danando. & 'o comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui praia.

Oraes Coordenadas Sindticas Alternativas: ou ou; oraora; querquer; sejaseja.

& -u uso o protetor solar, ou uso o (leo )ron#eador. & -ra sei que carreira seguir, ora penso em v"rias carreiras diferentes. & Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.

Oraes Coordenadas Sindticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente .

& .assei no vesti)ular, portanto irei comemorar. & *onclui o meu pro eto, logo posso descansar. & /omou muito sol, consequentemente ficou adoentada.

Oraes Coordenadas Sindticas Explicativas: isto , ou seja, a saber, na verdade, pois.

& S( passei na prova porque me esforcei por muito tempo. & S( fiquei triste por voc0 no ter via ado comigo. & 'o fui praia pois queria descansar durante o 1omingo.

Aditivas so aquelas que do uma ideia de soma. Constitudas pelas conjunes e, nem, mas, tambm. Eu osto de estuda! e b!inca!.

Adve!sativas e"p!imem uma ideia adve!sa, cont!#!ia, oposta. As conjunes que as !ep!esentam so$ mas, po!m, contudo, no entanto, ent!etanto, todavia. Estudei bastante, po!m no obtive bom !esultado. Alte!nativas do uma ideia de alte!n%ncia. &o !ep!esentadas pelas conjunes ou...ou, o!a...o!a. 'u estuda, ou t!abal(a. Conclusivas e"p!essam uma ideia de concluso. As conjunes que as !ep!esentam so$ lo o, po!tanto, pois, po! isso. Estudei bastante, po! isso obtive boa nota na avaliao. E"plicativas con)e!em uma ideia de e"plicao. As conjunes que !ep!esentam essa modalidade so$ po!que, pois, que e po!quanto.

Anda mungkin juga menyukai