Anda di halaman 1dari 29

Psicopatologia Nosogrfica Prof.

Abner Alves Borges Faria

conscincia

orientao

Funes executivas

memria

sensopercepo

Um

processo de coordenao e de sntese da atividade psquica. a psicopatologia, estados de conscincia so entendidos como parte da globalidade da vida psquica num determinado momento, avaliados segundo o grau de contato que esta conscincia mantm com a realidade.

Para

Nvel de conscincia

Conscincia moral

Campo de conscincia

Nvel

de conscincia (dimenso neuropsicolgica): estado de viglia, despertar, lucidez. de conscincia (dimenso subjetiva): estar em contato com a realidade pessoal e social. moral ou tica (dimenso filosfica): cincia dos direitos, deveres e responsabilidades.

Campo

Conscincia

um fenmeno unitrio e que depende de vrias reas do sistema nervoso agindo em conjunto para a sua manifestao (assemblias neuronais).
ter alteraes "fisiolgicas" da conscincia, dentre elas, sono, sonho, hipnose e cansao.

Podemos

TENACIDADE:

Capacidade de fixar e manter a ateno concentrada a um conjunto de estmulos capacidade de desviar a ateno de um estmulo a outro.

VIGILNCIA:

Quanto a si mesmo (informar seus dados de identificao, nome, idade, nacionalidade, profisso, estado civil, etc.)

Ao mundo externo (tempo, espao, situao que se encontra, identificao de outras pessoas, etc.)

Quantitativas:

h variao do nvel de conscincia, ou seja, da claridade com que os fenmenos psquicos so vivenciados, o indivduo apresenta fala, pensamento e emoes que dificilmente podemos entender, confunde percepes, no consegue fixar sua ateno e geralmente est desorientado.

Lucidez
Sonolncia Torpor ou Obnubilao

Coma

um estado especial que ocorre de forma recorrente e cclica nos organismos superiores. H duas fases do sono:

Sono sincronizado (no REM)

Diminuio da atividade do sistema nervoso simptico e aumento de tnus do sistema nervoso parassimptico (diminuindo atividades de respirao e batimentos cardacos, diminuio da adrenalina, diminuio da presso arterial e de acar no sangue)
Ocorre em quatro estgios.

Durao total em uma noite: de 20 a 25% do tempo do sono. Instabilidade no sistema nervoso simptico, variaes da freqncia cardaca e respiratria, da presso arterial, do fluxo sanguneo. Padro de movimentos oculares rpidos e conjugados. Ocorrem erees penianas totais e parciais. Fase dos sonhos. Em 60 a 90% das vezes que o indivduo for desperto durante essa fase, relatar que estava sonhando.

As

fases no-REM e REM se repetem de forma cclica a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. quantidade de sono REM no ltimo tero da noite (das 4 s 7hs) e de sono no REM profundo (fase 4) no primeiro tero da noite. maioria das pessoas sonha vrias vezes durante uma noite, apenas no lembra.

Maior

Entorpecimento:

diminuio ou perda da lucidez e da viglia, portanto a ateno dificilmente se forma ou se mantm. Ocorre em situaes de febre, acidente vascular enceflico, traumatismo crnio enceflico, etc.

Obnubilao:

a diminuio da lucidez (como no entorpecimento) associado presena de um contedo anormal na conscincia. Geralmente acompanhado de distrbios sensoperceptivos e do pensamento, como ocorre por exemplo no delirium.

Coma

o estado mais grave de perda da conscincia e geralmente se acompanha de algum comprometimento neurolgico e/ou somtico grave. No estado comatoso a conscincia se acha profundamente alterada ou quase abolida. Os estados de coma so observados em todas as formas diretas ou indiretas de leso cerebral.

VARIAES

QUALITATIVAS NO CAMPO DA CONSCINCIA

So variaes de amplitude do campo de conscincia. Ex: Estado crepuscular, um estreitamento do campo da conscincia, o paciente parece ter perdido o elo com o mundo exterior, quase no fala e age como se estivesse psiquicamente ausente.

uma das sndromes mais freqentes na prtica clnica diria, principalmente em pacientes com doenas somticas (emergncias e enfermarias mdicas) e em idosos. Causas: infeces generalizadas, insuficincia respiratria, epilepsia, intoxicao por metais pesados, entre outras. Diz respeito ao vrios quadros com rebaixamento leve a moderada do nvel de conscincia, acompanhado de desorientao temporoespacial, dificuldade de concentrao, perplexidade, ansiedade em graus variveis, agitao ou lentificao psicomotora, discurso ilgico e s vezes com alucinaes visuais.

Pode ser observado em pacientes toxi-infecciosos, com outras intoxicaes crnicas, sndrome de abstinncia a substncias e com enfermidades cerebrais orgnicas. Suas principais caractersticas so: obnubilao da conscincia, desorientao e alucinaes. O doente manifesta esse estado onrico angustioso gritando, movimentando-se, debatendo-se na cama e apresentando, s vezes, sudorese profunda. A percepo do mundo exterior costuma estar completamente deformada pelas iluses. As reaes afetivas so vivas e adequadas ao contedo da conscincia, notando-se angstia, ansiedade, medo ou, por outro lado, satisfao alegria desmedida e euforia.

Estados Onirides Imaginativos


O

sonho vivido atravs da imaginao do sonhador, o qual o v em seu mundo, em seu corpo e em seu esprito, no espao vivo de sua realidade. Usado para explicar casos de mediunidade, vises, etc.

Polarizao da Conscincia
Pode

ser encontrada nos estados hipnticos, onde toda conscincia permanece focalizada na palavra do hipnotizador.

Neste estado o paciente parece estar totalmente voltado para dentro. Perambula como que ausente psiquicamente, automtico e sem objetivos claramente definidos. Entre as patologias que comumente proporcionam o Estado Crepuscular a Epilepsia tem lugar destacado. Os Estados Crepusculares costumam desaparecer rapidamente, mas, em alguns casos, podem durar muitos dias. Apresentam-se e terminam de modo sbito, acompanhando-se de amnsia em relao s vivncias.

Transe: se assemelha a sonhar acordado, mas com a presena de atividade motora automtica e estereotipada. Ocorre em contextos religiosos. Experincia de quase-morte (EQM)

Verificado em situaes crticas de ameaa grave a vida, como parada cardaca, hipxia grave, isquemias, acidentes graves, etc. Caractersticas mais freqentes: sensao de paz (87%), de estar fora do prprio corpo (80%), de estar rodeado por uma luz intensa (78%), de estar em outro mundo (75%), sensaes de unio csmica (67%), de ter atingido um ponto de noretorno (67%), de alegria intensa (64%), de compreenso imediata (60%) e de contato com uma entidade mstica (55%).

ESTADO DE XTASE

Estado mental transitrio, no qual o indivduo perde todo contato com o mundo sensvel e experimenta um profundo sentimento de beatitude ou de graa, por encontrar-se absorvido na contemplao mstica e/ou espiritual.

TRANSITIVISMO

o fenmeno onde o enfermo sente-se transformado em outra pessoa, como se fosse uma despersonalizao. Na maioria das vezes prenuncia o desenvolvimento de uma psicose ou ocorre na vigncia de uma leso dos hemisfrios cerebrais.

POSSESSO O fenmeno da possesso tem carter universal e a psicopatologia tenta explic-lo em termos de sugesto ou auto-sugesto ou como resultado de desdobramentos do eu.

LICANTROPIA
Podem ser observados tambm os casos de delrio de possesso por animais, dos quais os mais clebres so as possesses por lobos, neste caso chamado de Licantropia (Lobisomem).

Durante a maior parte do sculo XX, o campo dos cuidados sade mental subestimou e freqentemente desqualificou as crenas e prticas religiosas dos pacientes. A partir da dcada de 1990, constatou-se que a vasta maioria das pesquisas em populaes saudveis sugere que as crenas e prticas religiosas esto associadas com maior bemestar, melhor sade mental e um enfrentamento mais exitoso de situaes estressantes.

I Ausncia de sofrimento psicolgico II Ausncia de prejuzos sociais e ocupacionais III A experincia tem durao curta e ocorre episodicamente IV Existe uma atitude crtica sobre a realidade objetiva da experincia V Existe compatibilidade da experincia com algum grupo cultural ou religioso VI Ausncia de comorbidades VII A experincia controlada VIII A experincia gera crescimento pessoal IX A experincia voltada para os outros

Anda mungkin juga menyukai