Anda di halaman 1dari 51

Digitalizao

Emanuence digital

ESDRAs
Antnio neves de Mesquita

ESBOO DO LIVRO DE ESDRAS CAPTULO I - PRIMRDIOS

CAPTULO II - ORIGENS OBSCURAS DE CIRO

CAPTULO III - O REGRESSO DOS EXILADOS A JERUSALM SOB A LIDERANA DE ZOROBABEL (1:1 - 6:22) 1. O Decreto de Ciro (1:1-3) 2. Os Que Regressaram de Babilnia (1:4-11) 3. O Rol dos Que Regressaram (2:1-70) 4. Comea a Construo do Templo (3:1-13) 5. As Obras So Embargadas (4:1-24; ver Nota) 6. Recomea a Construo (5:1 - 6:12) 7. Acaba-se e Dedica-se o Templo (6:13-22)

CAPITULO IV - ESDRAS REVIGORA A LEI DE MOISS (7:1-10:44) 1. A Vinda de Esdras a Jud (7:1-10) 2. A Carta de Artaxerxes (7:11-28) 3. Estatstica dos Exilados Que Voltaram (8:1-14) 4. O Problema dos Casamentos Mistos (9:1-15) 5. O Povo Une-se a Esdras na Sua Amargura (10:1-6) 6. Uma Grande Assemblia , Convocada (10:7-15) 7. Uma Grande Comisso Nomeada por Esdras (10: 16-44)

CAPTULO I - PRIMRDIOS

Antes de entrarmos em nosso estudo dos livros de Esdras e Neemias, pareceu-nos oportuno uma mirada na histria geral desta poca, para com isso, melhor podermos apreciar no apenas os livros ora em exame, mas os protagonistas persas que nesta quadra tiveram tanta relevncia. Se isso parecer suprfluo, seja o autor perdoado por desejar servir melhor; se for considerado bom e til, seja o benefcio creditado aos leitores, poucos, cremos, mas bons. Com a queda de Nnive, a arrogante capital do Imprio Assrio, em 606 ou 605 A. C., imprio que foi o terror dos povos fracos por mais de 200 anos, estava aberto o caminho para uma nova era, de mais liberdade e compreenso entre os povos vencidos e vencedores. Por anos vinham os povos oprimidos procurando livrar-se da Assria.

Estamos lembrados da embaixada babilnica que veio a Jerusalm, por ocasio da doena de Ezequias, para saber como ia, mas Isaas, vendo as coisas ao longe, no gostou da vinda do grupo mandado por Nabopolassar, reisete de Babilnia, sdito da Assria. A trama estava bem ordenada. Nabopolassar, de Babilnia, junto com Cixares, da Mdia, cercaram a valente cidade, que, depois de um cerco, caiu, com ela ruindo o mais famoso imprio em crueldades entre todos que conhecemos. Em 605 morre Nabopolassar e sobe ao trono de Babilnia, o grande Nabucodonozor, que haveria de destruir o Reino de Jud. Estava aberta a porta para uma outra era no muito melhor, porm menos sanguinria que a anterior. Tudo que atualmente se sabe da famosa capital assria, alm do que a Bblia nos ensina, devemo-lo Arqueologia, que j desenterrou os palcios de Senaqueribe, Tiglate-Pileser e Assurbanipal, o ltimo monarca, que, antes de cair com a sua cidade, colecionou tudo que havia da histria antiga de sua cidade e de outros povos (Veja Apndice III em Estudo sobre Reis). Hoje o estudante de histria e da Bblia pode

tomar conhecimento do que foram a grande capital e suas conquistas. Alguns dos seus relatos suplantam o que a Bblia diz, pois entram em detalhes que a mesma Bblia omite.

A subida ao trono de Babilnia, de Nabucodonozor, em 605 A. C., inaugurou, como dissemos antes, uma nova era, no to sanguinria como a anterior. Coube-lhe a ingrata tarefa de liquidar o rebelde Estado judaico, nas pessoas dos filhos de Josias, que, se tivessem tido mais juzo, teriam poupado a cidade e sua religio. A entrada de Fara Neco nesta quadra da Histria, quando Josias morreu no monte Megido, foi apenas um arranco da velha civilizao do Nilo para se impor e tentar contrabalanar as f oras orientais, que tambm surgiam, ameaando o Egito, como mais tarde se viu. Do

encontro das foras de Neco com a coligao Medo-Babilnica, demos informaes em nosso Estudo sobre Reis, pelo que nos sentimos dispensados de voltar a tratar do assunto. Se Neco venceu, como disse, o que Jeremias desmente, ou se venceram os medos e babilnios, como parece ser a verdade, assunto que escapa ao escopo destas simples notas. Neco, voltando da batalha de Carqueinis, passou em Jud e substituiu o filho de Josias, que o povo havia colocado no trono, por nome Jeoacaz, levando-o para o Egito, no sabemos a que ttulo, pois colocou no trono, como seu vassalo, a Eliaquim, cujo nome foi mudado para Jeoaquim. Isso tudo foi uma simples tentativa de mostrar que era rei poderoso, o que no valia muito perante as foras de Nabucodonozor. De fato, Nabucodonozor apareceu logo depois na Palestina, para acertar as contas com o cambaleante Estado judaico. Como nos informa Jeremias (38:14-28), se Zedequias

tivesse tido mais coragem e bom senso, ter-se-iam salvo a cidade e o povo; estas boas qualidades, porm, estavam ausentes naqueles dias trgicos. Finalmente a cidade foi tomada e o povo levado cativo para Babilnia, onde ficou por 67 anos ou, em algarismos redondos, 70, como tinha profetizado Jeremias (Jer. 25:11).

Agora s havia um grande governo no mundo oriental, Nabucodonozor, cujo brilho e poder bem nos retrata o profeta Daniel, dos primeiros cativos levados para a Caldia. Em 562 A. C. morre Nabucodonozor e sobe ao poder o filho, por nome EvilMerodaque, rei fraco que no soube manter as glrias conquistadas por seu pai. Neste

tempo estavam os judeus espalhados pelas provncias da Mdia e de Babilnia, muitos metidos em altos negcios com os seus irmos do, Egito, tendo fundado grandes emprios comerciais, bancos para troca de moedas, etc. Muitos dedicaram-se lavoura e prosperaram, porque no interessava ao governo oprimir esta gente laboriosa e inteligente, elementos teis ao Estado. Ezequiel e Daniel foram lderes judaicos desta triste poca, e os seus conselhos, que nem sempre eram aceitos, segundo a norma, valeram muito para manter o povo com o rosto virado para Jerusalm, aguardando o sinal verde, para voltarem. Com a morte de Evil-Merodaque em 560 A. C. sobe ao Poder Neriglissar, que tambm no foi capaz de continuar a manter o governo do ilustre Nabucodonozor. Daniel, que era o lder inconteste da poltica do tempo e tambm o intrprete dos interesses do seu povo, nem sequer cita estes dois monarcas.

Finalmente, em 555, sobe ao poder um rei famoso, mais por sua cultura do que mesmo por sua poltica: Nabonido, o Nabonaide dos documentos arqueolgicos. Este, mais interessado na cincia do que na poltica, pois considerado o pai da Arqueologia, dedicou-se de corpo e alma coleo de documentos antigos. Sua filha, a princesa BelShalti-Nannar, sacerdotisa do Templo de Marduque, colaborou com o pai na busca de documentos antigos. A antiga e famosa torre de Babel, arruinada pelos anos e pelo tempo, foi praticamente demolida, no anseio de serem encontrados documentos valiosos. Devemos ao ingls Woolley. grande arquelogo, a descoberta de um anexo ao templo onde a princesa oficiava, e que era um verdadeiro museu de antigidades, talvez o primeiro do mundo. Entre muitos outros documentos foi encontrado um cilindro de barro, com escrita por todos os lados, e que Woolley considera o primeiro catlogo do mundo antigo.

Enquanto Nabonido se entregava a estas pesquisas cientficas, o governo foi dado ao regente, Belsazar, ou melhor, Baltazar, que certa noite, deu um banquete aos seus grandes e s suas mulheres, bebendo todos nos vasos sagrados, trazidos de Jerusalm por Nabucodonozor. Foi quando a mo misteriosa apareceu escrevendo na caiadura da parede aquelas fatdicas palavras: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM, que interpretadas por Daniel (cap. 5) significavam que o reino tinha sido contado (terminado), ele pesado

na balana e achado em falta, e o reino seria dividido e entregue aos medos. Naquela mesma noite, os soldados persas entraram na fortaleza de Babilnia e mataram o rei, como tinha sido previsto por Daniel. Conta-se que Ciro, o conquistador, desviou o curso do Eufrates, que passava pelo centro da cidade, uma espcie de Capibaribe como o do Recife, e entrou pelo leito do rio a p enxuto. No houve batalha. Simplesmente a cidade foi ocupada por outras foras.

Jeremias e mesmo Isaas nos ensinam, que tanto Nabucodonozor como Ciro eram servos de Deus (Jer. 43:10; Is. 44:28 e segs.). Todos os homens so servos de Deus para executarem a Sua vontade, quando escolhidos para isso. , assim que se deve entender estas Escrituras e tantas outras, correspondentes. Com a vinda de Ciro, rei da Prsia, o mundo oriental, o chamado "Frtil Crescente", entrava na sua fase final. Daniel nos informa (5:31) que Dario, o Medo, tomou o poder com a idade de 62 anos. Nada nos diz de Ciro. Os crticos da histria da Bblia tiveram muito trabalho para deslindar tanto a presena de Baltazar no governo, como a de Dario, o Medo, pois nem um nem outro figura nos arquivos histricos daqueles dias. Quanto a Baltazar natural que isso acontecesse, pois no era o rei, mas um regente; no tocante a Dario, o Medo, a coisa assume outros aspectos, e por isso Daniel foi julgado como falso na histria por ele descrita. Depois, tudo se esclareceu. De fato, Ciro era o lder da conquista, mas a tomada de Babilnia no encerrava a conquista do imprio, e era necessrio ir adiante. Foi assim que tomou conta de Babilnia o aliado Dario at a volta de Ciro, que se deu em 536, justamente dois anos depois da queda de Babilnia, com quem Daniel passou a entender-se. Ficou assim perfeitamente esclarecida a histria e o profeta Daniel reconhecido como um historiador seguro. O captulo 6 de Daniel nos d um dos primeiros incidentes havidos entre ele e Dario, que era seu amigo e chefe, pois Daniel era o superintendente de todos os negcios do reino, o terceiro no curto reinado de Baltazar e o primeiro no reinado de Dario (Dan. 6:3).

Estamos agora prontos para entrar no estudo dos grandes personagens dos livros de Esdras e Neemias, que, a nosso ver, esto perfeitamente identificados com a histria dos judeus.

CAPTULO II - ORIGENS OBSCURAS DE CIRO

Ciro era neto de Astiages, rei da Mdia. Este Astages teve um sonho, como tantos que teve Nabucodonozor, e, chamados os adivinhos e astrlogos, estes lhe disseram que a interpretao era uma torrente de gua, que tinha visto e que inundava a sua cidade e toda a sia, significando um novo rei que dominaria tudo. Astages tinha uma filha, Mandan, e, como estivesse em tempo de casar, no a quis dar a outro medo, mas a um persa por nome Cambises, para que no tivesse o herdeiro qualquer pretenso ao trono. Depois do casamento da filha, teve outro sonho: era uma videira, nascida do ventre da filha, que cobria toda a sia. Chamados os intrpretes, disseram que o menino que ia nascer seria um poderoso rei, que dominaria tudo. Ento mandou chamar a filha, para que logo que nascesse o menino fosse morto. Nascido o infante, Astages chamou o seu corteso, por nome Harpago, e disse-lhe: "Toma o menino, leva-o e mata-o". Harpago no teve coragem de matar a criana, e Ciro continuou vivo. Quem contou esta histria foi Herdoto, o chamado Pai da Histria. Tanto o nascimento como a educao de Ciro esto envoltas em mistrio, nada se sabendo ao certo. A primeira vez que ele surge na Histria quando, em 550 A. C., tomou Ecbtana, capital do reino dos medos, tendo o seu av de exilar-se noutro pas. O que ele tanto temia no foi evitado. Ciro reuniu a Mdia ao reino dos persas, formando um s Estado, territrios atualmente ocupados pelos iraquianos e iraneanos. Contra esta coligao de povos se levantaram Creso, da Ldia, na sia Menor, a uns 80 quilmetros distante de Esmirna, Babilnia e Esparta. Ciro no perdeu tempo, e venceu Creso, o homem mais rico do mundo, e depois Sardes, a capital de Esparta. Era agora o senhor absoluto, desde a sia Menor at o Eufrates, pois nenhum povo de importncia restava, desde os tempos das guerras assrias e caldaicas. Babilnia era uma seduo. Nabucodonozor mesmo chegou a se envaidecer, dizendo: "No esta a grande Babilnia, que eu edifiquei para a casa real, com o meu grande

poder e para a glria da minha majestade?" (Daniel 4:30). Era de fato uma glria terrestre. Construda sobre as margens d Eufrates, com os seus jardins suspensos, reunindo as riquezas de tantos reis vencidos, era mesmo o que os arquelogos tentam dizer-nos, alm do que a Bblia nos ensina. Ciro sabia disso, e, naturalmente, depois de vencer outros reis, esperava poder vencer o rei de Babilnia, o nosso Nabonaide. O destino traado por Deus estava cooperando com os sonhos de Ciro. Na noite que Baltazar deu o seu banquete, j referido no Captulo anterior, Ciro entrou pacificamente em Babilnia, sem dar uri tiro, como se diria em linguagem moderna, assumindo o governo da cidade como prefeito Dario, o Medo, enquanto Ciro continuava as suas conquistas mais para leste.

O que Isaas tinha dito (cap. 47:1) cumpriu-se: "Desce e assenta-te no p, virgem f ilha de Babilnia; assenta-te no cho, pois j no h trono, 6 f ilha dos caldeus, porque nunca, mais te chamars (a ti mesma) a mimosa e delicada." Babilnia estava vencida. Tinha cumprido a sua misso como Estado avassalador. Foi usada por Deus para castigar o seu povo rebelde, mas isso j estava pertencendo ao passado; a folha do livro fora virada. Agora era a vez de outro poder, mais alto, com misso diferente. Babilnia teve a misso de destruir; Ciro, babilnio, teve a misso de reconstruir. Nisso est certa a Escritura, que chama tanto a Nabucodonozor como a Ciro "servos" de Deus.

Ciro conta-nos, no seu cilindro de barro, j aludido, como conquistou a cidade. "Quando entrei pacificamente em Babilnia e, entre manifestaes de jbilo e alegria, estabeleci a residncia da minha soberania no palcio dos prncipes, Marduque (o principal deus babilnico), o gro senhor, inclinou para mim o grande corao dos babilnios, porque eu me preocupava em honr-lo diariamente. Minhas tropas numerosas percorriam

Babilnia pacificamente, e no permiti que os sumrios e acdios (os primitivos povos caldeus) fossem assustados por ningum. Interessei-me pelo interior de Babilnia e por todas as suas cidades. Libertei os habitantes de Babilnia do jugo que no lhes convinha. Melhorei as suas habitaes arruinadas, livrei-os do seu sofrimento. Eu sou Ciro, o rei da coletividade, o grande rei, poderoso rei de Babilnia, rei dos sumrios e dos acdios, rei dos quatro cantos do mundo.

Ciro gloriava-se de ser liberal, coisa que o mundo desconhecia. Era uma novidade para o tempo, e Ciro se gloriava disso, pois sabia que nenhum outro monarca jamais tinha feito tal coisa. Todos os povos, alm dos hebreus, foram libertados, para voltarem s suas terras, se desejassem, ou continuar em Babilnia, se gostassem. Quando lemos outras declaraes de Ciro, a respeito do Deus dos israelitas, parece-nos um crente falando. A verdade que ele respeitava todos os deuses e lhes prestava culto, como vemos com o deus de Babilnia, Marduque. Era uma outra faceta do seu feitio. Honrou todos os deuses dos siros, dos medos, dos babilnios e o Deus dos judeus. Esta palavra deve ser reconhecida como a expresso da verdade. Ele teria sido informado das diversas Escrituras a seu respeito e isso teria aumentado o seu respeito por Deus, mas s isso. Foi um crente como tantos outros, que conhecem a Deus, mas conhecem tambm a Mamom. Os diversos monarcas persas se mostraram to tolerantes e amigos dos judeus, que chegamos a julg-los bons crentes. Quem sabe se no o seriam? Nem todos os crentes esto nas igrejas, e muitos que l comparecem, no o so. Esse o mistrio da revelao, em que ns apenas somos crianas, mal tentando decifrar os primeiros sinais da escrita divina. De qualquer sorte, tanto Ciro como Nabucodonozor realizaram a obra de Deus, e isso o que nos cabe apreciar.

Nesta oportunidade, vale a pena abordar um outro assunto, de muita valia para a Histria, de modo geral. Nos tempos de Abrao, 2160 A. C., a civilizao caldaica era j uma mistura de povos, que os historiadores, uns com certa dvida, outros com segurana, como este autor, chamam de acdios e sumrios, que parece terem sido os conquistadores dos primitivos habitantes depois do dilvio. Abrao era, pois, acdio ou sumrio. Os caminhos seguidos por esta gente e sua ptria so, em grande parte, desconhecidos; todavia, o fato de agora, 2. 000 anos depois, ainda serem mencionados por Ciro representa qualquer coisa que admira o historiador. Parece que, entre muitos outros povos habitantes da Caldia, provindos de diversas origens, por efeito de conquistas, os sumrios e acdios ainda eram o elemento fundamental entre o povo. O pouco que se sabe dessa gente, nos tempos de Abrao, que era um povo laborioso, pacfico e progressista. Isso parece ser ainda uma das facetas do povo nos tempos de

Ciro, e este reconheceu o fato e prometeu que no os molestaria, mas antes melhoraria as condies de sua vida. Eis aqui uma, ironia da Histria: a Caldia deu-nos o nosso Abro, depois chamado Abrao, o patriarca do povo hebreu: agora devolve-nos os seus descendentes, para a continuao da sua histria. Como linda esta histria! Como d tantas voltas, para chegar ao caminho que Deus determinou!

NOTA ESPECIAL Antes de passarmos ao estudo do regresso dos exilados judeus sua terra, a sempre querida Jerusalm, este autor pede licena para registrar aqui uma nota particular sobre o grande Ciro, cuja vida poltica muito de perto interessa Histria, e particularmente histria dos judeus. Celebrando-se, nesta oportunidade, o aniversrio do Imprio Persa, 2.500 anos, transcrevemos para esta pgina a notcia publicada em jornais do Rio a respeito de Ciro, o homem que deu humanidade a primeira Carta dos Direitos do Homem.

Eis a noticia: "BANQUETE REAL COMEMORA 2.500 ANOS DE PRSIA "Perspolis, Ir - O X do Ir comemorou ontem os 2.500 anos de fundao de seu imprio com um banquete para reis e presidentes da metade do mundo, em meio a esplendores dignos das mil e uma noites. A ocasio era nica: os 2.500 anos da fundao da dinastia mais antiga da terra por Ciro, o Grande. E como foi Ciro quem deu ao mundo sua primeira carta de direitos humanos, o X achou que a festa era de toda a humanidade. O cenrio tambm era nico: uma plancie rida, junto s runas de Perspolis, onde artesos construram uma cidade de luxuosas tendas, completando o ambiente com piscinas, fontes e jardins de rosas.

Perspolis, fundada por Ciro, foi destruda por Alexandre Magno em 330 A. C., segundo os historiadores gregos, porque uma de suas cortess queria ver a cidade em chamas. O

banquete foi servido numa tenda de 75 metros de comprimento por 25 de largura, entre dossis de veludo vermelho, iluminado por 14 candelabros. cabeceira da mesa de 65 metros, sentados em seus tronos, estavam o X e a Imperatriz Farah Diba, que hoje completa 33 anos de idade. A mesa estava coberta por uma s toalha bordada a mo na Frana. Entre os convidados se encontravam um imperador, oito reis, cinco rainhas, dois prncipes herdeiros, dois prncipes, um gro-duque e 13 presidentes atualmente no poder. Tambm estavam no banquete o Prncipe Philip e a Princesa Anne da GrBretanha, o Vice-Presidente Spiro Agnew, dos Estados Unidos, e o Cardeal Maxilian von Furstenberg, representante do Papa (UPI) ".

Ao estudarmos os efeitos do Decreto de Ciro dando liberdade a todos os cativos, conforme nos informam Esdras e Neemias, parece-nos ser de bom alvitre esta humilde homenagem a um dos maiores vultos da Histria, mas muito pouco conhecido. Ele foi declarado servo de Deus, pastor (Is. 44:28-45:1), 200 anos antes de nascer. Junto ao seu tmulo em Passrgada, perto de Perspolis, foi celebrado o grande banquete.

CAPTULO III - O REGRESSO DOS EXILADOS A JERUSALM SOB A LIDERANA DE ZOROBABEL (Esd. 1:1-6:22) 1. O Decreto de Ciro (1:1.3)

Jeremias tinha prometido que depois de 70 anos (Jer. 25:11), os cativos voltariam sua terra. Acredita-se que durante estes anos os profetas Ezequiel e Daniel no teriam esquecido esta promessa e procuraram manter o corao do povo na esperana da volta. Diz-nos o texto que o Senhor despertou o esprito de Ciro, rei da Prsia, o qual fez passar prego por todo o seu reino, como tambm por escrito, dizendo: "Assim diz Ciro, rei da Prsia: O Senhor Deus dos cus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalm, que em Jud. Quem h entre vs de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalm, que em Jud, e edifique a casa do SENHOR Deus de Israel; ele o Deus que habita em Jerusalm" (Esd. 1:2,3).

Estava feita a proclamao e publicado o decreto em todas as provncias do grande imprio. Pela linguagem, parece mesmo um hebreu falando, ou um crente, como

diramos ns, a verdade, porm, que ele tambm atribua a Marduque a conquista de Babilnia. Era um reinante que acendia velas a todos os santos. Assim mesmo, demoslhe o crdito de liberal, que merece, e o respeito que revelou para com o nosso Deus. Estamos agora em 538, data da conquista de Babilnia. Se o decreto foi publicado logo aps a conquista, o que no parece ser o caso, ento data de 536, quando ele assumiu sozinho os destinos do grande imprio, depois da morte de Dario, o Medo. Por todo o vasto imprio soou a nota da volta a Jerusalm querida. Muitos no poderiam mesmo voltar, porque estavam envolvidos em grandes negcios, que no poderiam abandonar, mas ajudariam, como o fizeram, os que subissem. Acredita-se que os judeus lhe teriam mostrado as Escrituras, em que ele era mencionado por nome (Is. 44:28 e Jer. 25:11), o

que teria contribudo para, acelerar o decreto. Isso, entretanto, pura possibilidade, pois no existe qualquer documento que autorize tal suposio. Isso tampouco importa, pois Ciro libertou todos os povos que se encontravam cativos em Babilnia; entretanto, somos de parecer que s os judeus teriam voltado, porque os outros no tinham razes destes para voltarem s suas terras de origem. Podemos imaginar, 96 imaginar, o que teria acontecido por todo o mundo persa. Os judeus tomam conhecimento de que no s poderiam voltar, mas iriam reconstruir o seu templo e a sua cidade, contando com o apoio do governo central para essa empresa. Deveria ser um dia igual ao de Ester 9.

LIDERANA DE ZOROBABEL (Esd. 1:1-6:22) 2. Os Que Regressaram de Babilnia (1:1-11)

Ciro, no seu cilindro, declara que devolveu todos os deuses aos seus povos, mas como os judeus no tinham dolos, ento todos os pertences do Deus de Israel seriam naturalmente entregues, como foram. Todos ento marchariam rumo a Jerusalm, levando as suas riquezas adquiridas na terra do cativeiro, bem como as coisas do templo de Deus. O verso 6 indica que todos se sentiram movidos pela nova e, os que no subiram, ajudaram os que regressaram. Seria um rebolio maior do que aquele quando vieram para o cativeiro. Geralmente se atribui a Zorobabel a chefia da primeira vinda dos cativos; no entanto, o verso diz que todos os vasos foram contados e entregues a Sesbazar, que o I Esdras chama de Sanabassar. Quem era este Sanabassar ou Sesbazar? H diversas opinies: uns entendem, fosse outro nome de Zorobabel; mas luz de Esdras 5:14 parece que no porque este Sesbazar era o governador, e Zorobabel ainda existia. Pensam outros que seria Senazar, filho do rei Joaquim (I Crn. 3:18); talvez Sesbazar morresse pouco depois, e Zorobabel, homem de ao e altamente credenciado diante dos judeus, ilustre sacerdote de famlia real, teria tomado o lugar, assim se identificando com todos os pormenores da volta dos cativos. Ainda outros pensam, era um alto funcionrio do governo persa e que, ao morrer ou voltar a Babilnia, teria sido sucedido por Zorobabel. O verso oito diz que Sesbazar era prncipe de Jud. Seria ele uma espcie de superintendente dos servios gerais, com a incumbncia de colocar os judeus nas suas terras e nas suas casas, enquanto Zorobabel seria um oficial secundrio. Zorobabel mencionado em Mat. 1:12, enquanto Sesbazar desaparece do cenrio pouco depois. No tem muita valia saber quem era ou quem no era; o certo que foi a ele que Ciro entregou todos os vasos, do santurio, depois de passarem pela mo do tesoureiro Mitredate. As peas eram em nmero de cinco mil e quatrocentas, todas entregues na mo de Sesbazar (v. 11). Algumas eram bastante pesadas, e outras, no. De qualquer

modo seria uma carga grande,. a ser transportada nas costas de camelos e burricos trazidos do cativeiro pelos cativos.

3. O Rol dos Que Regressaram (2:1,70)

H muita discusso a respeito das listas dos que regressaram. Neemias repete a lista com algumas variantes'(Neem. 7:6-73). I Esdras tambm oferece uma lista diferente (5:4-6). O comentador L. W. Batten pensa que havia uma lista oficial de todos que vieram de babilnia at o tempo de Esdras; e outros acham ser a lista que foi dada a Tatenai, quando este pediu os nomes dos que estavam construindo o Templo (Esd. 5). No adianta especular muito a respeito de listas e sobre qual seria a exata. Aceitamos o que o texto nos oferece. J sabemos que o hebraico no usava algarismos, e, sim, letras, e estas ofereciam a possibilidade de erros nas cpias.

1) Os Companheiros de Zorobabel (2:1,2) Zorobabel, filho de Sealtiel, , noutros passos, filho de Pedaas (I Crn. 3:19). Pensa-se que, se Sealtiel no teve filhos, Pedaas foi seu irmo, que contraiu casamento de Levirato com a viva. Entre os companheiros de Zorobabel, o lder da caravana. encontra-se o Mardoqueu, clebre na luta contra Ham, talvez outro do mesmo nome, porque o Mardoqueu do livro de Ester viveu no tempo de Xerxes I, em 486 A. C. e ns estamos agora em 536 ou 38, havendo uma diferena de 32 ou 34 anos. Poder ser o mesmo, no caso de ter sido jovem quando ocorreram os acontecimentos relatados no livro de Ester. Jesua ou Josu o sumo sacerdote que colaborou grandemente com Zorobabel na obra de reconstruo da cidade (Ver Neem. 2). Antes de passarmos a apreciar as diversas listas que nos so oferecidas, seria bom pensarmos no custo da volta a Jerusalm, nas dificuldades da viagem etc. Ao todo, eram 42.360 pessoas, com os seus pertences domsticos e mais os utenslios do Templo. A viagem, seguindo o curso do rio Eufrates, num percurso de 1.300 quilmetros, atravs de imensos nevoeiros de areia e sujeitos a serem assaltados, mesmo que fossem protegidos pelas foras reais mandadas por Ciro, era perigosssima. Teriam passado pelo lugar onde estivera Mari, a famosa cidade do rei Mari, rumo a Ar e Damasco, para entrarem em Cana pelo norte, e depois

subirem a Jerusalm. Uma viagem de cinco meses, o tempo que Esdras gastou de Babilnia a Jerusalm (Esd. 7:8,9). 'Tomemos conhecimento de que, alm da multido propriamente judaica, havia 7.336 servos. Os seus cavalos eram 736, os mulos 245, os camelos 435, os jumentos 6 8720. A caminhada era a que 1.400 anos antes Abrao empreendera, sem saber para onde ia. Agora os seus descendentes, em nmero Esta volta no foi mero

consideravelmente maior, palmilhavam a mesma trilha.

acontecimento: foi a manuteno da velha tradio, com as suas antigas idias e opinies e os seus princpios, que continuam a governar o mundo de hoje. Se no voltassem, terse-ia perdido todo um patrimnio que a humanidade no poderia dispensar. Era a civilizao que retomava; era a riqueza de normas e princpios doutrinrios que reviviam. Quaisquer que sejam os nossos pontos de vista quanto ao judasmo, temos de reconhecer que esta gente constitui um patrimnio da humanidade. O seu Pentateuco, com as leis sobre moral e religio, jurisprudncia e economia, higiene e maneiras de conduzir uma sociedade com elevado nvel moral e religioso, um repositrio de inegvel valor para a humanidade. Se o povo no voltasse, e se perdesse, como sucedeu a seus irmos do norte, o mundo teria perdido, talvez, a maior de todas as riquezas morais e espirituais que qualquer povo j pde oferecer. Portanto, esta volta, a nosso ver, era mais do que o retorno de um povo ao seu territrio; era o regresso dos princpios e normas que tm regido a humanidade nos ltimos dois milnios. Basta que se reconhea ser o povo eleito de Deus, ao qual Deus mesmo confiara as regras seguras da felicidade para qualquer povo. : assim que ns pensamos dos judeus, no como judeus, mas como povo a quem Deus escolheu e por seu intermdio deu humanidade os princpios bsicos do convvio humano. No h povo civilizado, pelo menos ocidental, que no deva a esta gente sua valiosa contribuio.

2) As Famlias ou Cls entre o povo (2:3-19) J apreciamos ligeiramente o verso 2. Essa lista representa os chefes de cls regionais, antigos chefes, possivelmente muitos que f oram assim constitudos por Davi, na organizao do povo, com os seus chefes frente. Entre outros muitos, aparece Paate-,Moabe, um antepassado de chefe que teria sido governador daquela regio quando esteve sob o domnio de Israel. Ter-se-la destacado de tal maneira que passou

Histria como um chefe. Isso no quer dizer que fosse propriamente moabita, mas chefe em Moabe. Todos os demais so filhos de chefes regionais.

3) Colocao do Povo em Regies (2:20-35) Os filhos de Gibar, os filhos de Belm, de Anatote, de Betel, etc., at os filhos de Jeric. No podemos e no seria interessante a este Estudo voltarmos a falar destes lugares, todos, ou a maioria, bem familiares aos leitores dos livros histricos do Velho Testamento. Na seo precedente, vemos como certos homens se destacaram entre seus irmos, legando o seu nome posteridade; nesta seo, vemos como cada localidade deu os seus vares ilustres para o servio da nao. Se tal organizao existisse no tempo, cham-lo-amos os profetas locais.

4) Lista dos Sacerdotes (2:36-39) Poderamos voltar a examinar as genealogias de I Crn. 2:3-35, e l encontraramos alguns chefes da casa de Levi que ainda aparecem nesta relao. Jesua (36), Cadmiel e tantos outros, atravs dos tempos, servindo ao Senhor e mantendo os seus nomes por geraes. A vida moderna dilui as famlias, e, quando se chega segunda ou terceira gerao, j o nome do ancestral desapareceu. No era assim em Israel. 5) As Divises dos Levitas (2:40-42)

Apenas 341 levitas regressaram a Jud, quando o nmero deveria ser de milhares; mas o fato de estarem com as suas vidas plantadas nos negcios da terra do cativeiro reteve-os l. Mais tarde, quando Esdras voltou com o seu grupo, teve de fazer uma campanha para aliciar mais levitas para o acompanharem (8:1520). Dos sacerdotes vieram muitos, pois se contam 4.289. Entre estes encontram-se os cantores, filhos de Asafe, 128, e os filhos dos porteiros do Templo, 139. 6) Os Servidores do Templo (2:43-54)

So apelidados de netinitas, embora no se saiba bem o que significa. Talvez fossem elementos recrutados entre os gibeonitas e que vieram a ser o que chamaramos de zeladores do Templo. Eram servidores de multa importncia e por isso vm aqui

devidamente catalogados de acordo com suas famlias. Era um Posto hereditrio e de grande responsabilidade, sendo-lhes muita vez confiado o tesouro do Templo, no que concernia ao sustento dos sacerdotes. Eram zeladores fiis. 7) Os Servidores de Salomo (2:55-58)

H um pouco de obscuridade quanto a esta designao, e eles so mencionados em diversos passos (Ver I Reis 9:21) e que deveriam representar os cananeus, que no foram de todo assimilados e foram usados por Salomo em servios caseiros, como rachadores de lenha, puxadores de gua, etc. Eles ficaram sendo conhecidos como os "servos de Salomo". Depois de tantos sculos, ainda aparecem aqui devidamente catalogados em nmero de 392, sendo que o verso 58 j inclui os zeladores do Templo, o que talvez coubesse a alguns deles.

8) Os "Sem Ptria" (2:59-63) Muitos no puderam provar a sua identidade judaica, no tinham o que ns chamaramos "certido de batismo ou registro civil", e no foram includos no rol dos verdadeiros israelitas. Isto, at que provassem a sua identidade. Vemos, assim, que no de agora que se exige a identidade da pessoa, seu nome, o de seus pais, etc. Entre os tais havia um Barsila, nome muito familiar e muito querido, pois foi o ancestral deste personagem que cuidou de Davi na sua fuga de Absalo (II Sam. 17:27; 19:32-39; I Reis 2:7). Esses, que eram sacerdotes, ficaram de quarentena at que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim, quando ento seriam consagrados ao servio do Templo. O Urim e Tumim eram duas pedras colocadas no peitoral do sumo sacerdote, um meio de comunicao com Deus (Ver x. 28:30-37; I Sam. 28:9). Poucas vezes, no decurso da histria, se ouve falar destas pedras. Parece certo que se perderam nas muitas lutas em que os hebreus se envolveram, ou, se existiam quando da deportao, se perderam ento; o que parece certo que j no os possuam mais nesta poca. No possuindo

mais estas pedras divinatrias, teriam de esperar que Deus fizesse a proviso por outros meios, e ento tais servidores seriam aproveitados no servio. Deve ser isso o que significa esperar "que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim".

9) Os Totais Relacionados (2:64-67) No item 1 demos informaes sobre estes totais, que no conferem com a lista de Esdras, Neemias e nem mesmo com I Esdras, mas, de modo geral, o nmero de 42.360 confere. O que h a notar a catalogao desta gente, primeiro por ancestrais, depois por famlias e ento por funes, etc. Quem quer que tenha tido a incumbncia de fazer esta catalogao deve ter sido um perito em organizao. Alis, os hebreus deram ao mundo muitas lies de ordem administrativa que no se encontram em outros povos antigos. Na histria do Egito no h nada que se parea com esta ordem de fatos, tanto que os egiptologistas lutaram at que conseguiram pr em ordem a lista dos prprios faras. Isto de ver, pois se tratava de coisas de Deus e era urgente que fossem usados todos os meios de cautela. Deus mesmo deu a ordenao. Quando estudamos as genealogias em I Crn. 2, vimos como estavam catalogados os ancestrais dos primitivos hebreus, mesmo que para ns seja difcil determinar com segurana estas relaes de cls. Lutamos para encadear algumas genealogias, e no conseguimos a perfeio, isso, porm, no milita contra o fato de que os hebreus foram meticulosos nesta matria.

10) Ofertas para o Servio (68-70) Estava no programa a construo do Templo, ordem expressa de Ciro. Chegando ali, alguns estariam sem nada, mas muitos teriam enriquecido na terra do cativeiro, como j notamos diversas vezes, pois foi nesta poca que os hebreus criaram grandes empresas comerciais com ramificaes no Egito, entre seus compatriotas, bancos comerciais etc. Esta gente veio voluntariamente, ao que parece, trazer vestes para os sacerdotes, dinheiro e outros valores. J agora estavam todos devidamente alojados em suas casas, cidades e vilas. No somos informados de como voltaram a ocupar as suas terras e suas casas, que durante os 70 anos teriam passado a outras mos, embora se admita que os que ficaram no seriam tantos que bastassem para ocupar todos os lugares das regies.

assim que o verso 70 nos informa que os sacerdotes, levitas e servidores j estavam alojados em suas casas, nas suas cidades. Com que prazer esta gente no estava voltando a morar em suas casas, a tomar conta das suas vinhas e de suas oliveiras, e a comer as roms, os figos e tantas outras frutas do lugar. Quando este autor visitou Jerusalm e viu, na porta de uma casa, uma cesta com tmaras, ficou to tocado que imediatamente comprou um quilo e comeu no meio da rua frescas, tiradas da tamareira. Lembrou-se dos hebreus que voltaram sua terra, para comer tanta coisa que haviam perdido, por falta de religio e temor de Deus.

4. Comea a Construo do Templo (3:1-13)

Esta era a principal tarefa, segundo as determinaes de Ciro, e os desejos dos que voltavam do cativeiro. A cidade estava devastada, as casas arruinadas, mas aos poucos seriam restauradas e a cidade voltaria a ter a sua forma antiga de cidade movimentada. Era necessrio comear a obra. 1) Levanta-se o Altar (3:1-3) Como sabemos, muitos ficaram na terra, no seguindo o destino dos seus irmos cativos. Outros fugiram para o Egito, onde prosperaram, mesmo contra as profecias de Jeremias (42:17). Os que ficaram na terra no teriam abandonado de todo o santo lugar, e ali sacrificariam os seus animais. Temos at de admitir isso. Todavia, agora era o tempo de restaurar a normalidade dos servios, que estariam muito fora de ordem (Jer. 41:5). No ms stimo, depois da volta, estando j o povo nas suas casas e vilas, juntaramse todos, como se fora um s homem, e, sob a direo de Jesua (Jesus ou Josu), com seus irmos sacerdotes e Zorobabel, edificaram o altar do Deus de Israel, e sobre ele ofereceram holocaustos e sacrifcios, mesmo sob o terror do povo de outras terras, isto , o medo dos vizinhos, que no tinham gostado da volta desta gente.

2) Celebra-se a Festa dos TABERNCULOS (3:4-7) Esta festa seguia sempre a Pscoa, ocorrendo no primeiro ms do ano, o ms de Abibe, e estavam no stimo ms. Ainda no estavam lanados os fundamentos do novo templo (v. 6), mas j havia um bom comeo, que era o incio dos sacrifcios, a base fundamental da religio de Jeov. O povo veio e trouxe dinheiro para os carpinteiros, pedreiros e outros serventurios, e ao mesmo tempo comida, azeite e vinho, para os trios tirarem no Lbano madeira para construo. Sempre os mesmos amigos, desde os tempos de Davi, cooperando com os seus vizinhos hebreus na construo do Templo. Para tanto, Ciro tinha dado ordens a todos os povos daqum do Eufrates, para ajudarem em tudo aos hebreus, que voltavam sua terra para construir o seu templo e a sua

cidade. Admiramos esta gente. Todos os povos, mesmo os que no haviam sido desterrados de suas terras, estavam agora sob o domnio dos persas. Assim, sidnios, tirenses, filisteus e todos que restaram das guerras destruidoras dos assrios, eram agora sditos do governo persa, porque este herdara os domnios de Nabudocodonozor, que teria estendido o seu poderio a toda essa gente. O Egito ficou de fora, mas foi arrasado no tempo de Cambises, filho de Ciro, e mais tarde foi totalmente submetido. Apenas com a imaginao podemos ver o que estaria acontecendo nas montanhas de Jud. Um povo que no seria to pobre, porque os judeus sempre foram laboriosos e no exlio muitos enriqueceram e voltaram trazendo as suas fazendas que poderiam transportar, e o que no pudessem trazer teria sido passado a seus irmos que ficaram, agora dispostos a refazer os estragos causados por sua rebeldia. Temos a idia de que esta gente que voltava estaria mais bem fornida de bens do que a maioria que tinha ficado. Tudo agora estava a servio do culto.

3) Lanam-se os Fundamentos do Novo Templo (3:8-13) No segundo ano, depois da volta (v. 8), 536 A. C., Zorobabel toma a dianteira sob a direo de Deus, por certo. No mais Sesbazar que toma a frente da obra, mas Zorobabel, o lder inconteste da nova caminhada. Logo se apresentaram alguns lderes de quatro famlias de levitas, para tomarem a frente dos trabalhos: Jesua, Cadmiel, Hodavias e Henadade. Os levitas de vinte anos para cima eram os diretores da obra, sob a chefia dos Quatro Grandes aqui referidos. Ao serem lanados os fundamentos ou, como ns diramos, a pedra fundamental, os sacerdotes, paramentados, com as trombetas, e os filhos de Asafe, com cmbalos e outros instrumentos, conforme a ordem de Davi, cantavam alternadamente uma espcie de coral duplo, em estilo alternado, ou poderiam ser as diversas vozes cantando alternadamente. Seria uma coisa que Jerusalm no tinha visto durante uma gerao. O salmo que cantaram no est registrado, mas poderia ser um dos do grupo 104: a 107. Parece que foi o 107, pois ele fala bem do que seriam aqueles dias. Deus os congregou do norte e do mar, do Oriente e do Ocidente (107:3). De todos os arredores de Jerusalm vieram israelitas; tanto os que tinham voltado do cativeiro, como seus irmos que ficaram. Uma multido de mais de 500.000 estariam ali rodeando os homens que abriam os alicerces. Nem tudo era alegria,

entretanto. Os mais velhos, que tinham visto a grandiosidade do primeiro templo e contemplavam este, de propores reduzidas, choravam; e os gritos de alegria de uns e o choro de outros misturaram-se no ar de Jud. Nunca antes tal espetculo teria sido visto e observado naquele local. O Templo agora iniciado e que seria inaugurado cinco anos depois, no seria de fato o Templo do tempo de Jesus. Herodes, pouco depois de tomar conta da Judia como rei, em nome dos romanos, e para agradar aos mesmos judeus, iniciou uma srie de obras que estavam ainda em andamento no tempo de Jesus (Joo 2:20), depois de 46 anos de construo. Todavia, nem o Templo de Salomo teve tanta glria como este, o chamado terceiro templo. Estavam postos os alicerces, e as obras continuaram intermitentemente, como veremos no prximo pargrafo.

5. As Obras so Embargadas (4:1-24)

Depois de alguns meses de trabalho na construo, houve uma parada quase total. Os vizinhos dos judeus, que no eram da linhagem de Jac, pediram para cooperar na construo (Esd. 4:1, 2). A resposta foi: Nada tendes conosco na edificao da casa do Senhor nosso Deus: ns mesmos, sozinhos a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou Ciro, rei da Prsia (Esd. 4:3). Os que desejavam ajudar na construo eram os povos que os reis da Assria tinham trazido para a Palestina e ali se tinham misturado com os restantes israelitas. Eram, portanto, mestios, e os judeus no queriam nada com esta gente. Podem ser censurados, mas o seu ponto de vista era vlido. Ento as gentes da terra desanimaram o povo de Jud, inquietando-o no edificar (Esd. 4:4).

Admite-se que, alm dos mestios, povos de outras terras Errados com os judeus, alguns que no foram levados para o cativeiro, tambm queriam cooperar. Possivelmente era gente que no se teria corrompido com os dolos dos outros povos, porque na celebrao da Pscoa por Josias. muitos do norte vieram e tomaram, parte na festa (II Crn. 35: 17,18). Agora estariam desligados da nacionalidade, sem registros legais, e no podiam ser considerados limpos. Criara-se um srio problema em Jud. Os recm-vndos do cativeiro seriam em grande maioria, e poderiam dominar qualquer tentativa de revide; assim lanaram mo da intriga, arma terrvel. Essa gente veio a ser mais tarde conhecida por samaritanos, que ainda no tempo de Jesus viviam separados da comunidade judaica.

1) A Intriga Armada (Esd. 4:5-10)

Associaram a sua intriga diversos povos, chamados arquevitas, afarsitas, babilnios, susanquitas, elamitas e outros, que o grande Asnapar havia transportado para a Palestina. Asnapar deve ser Assurbanipal, o ltimo grande guerreiro assrio. Os arquevitas, talvez de Ereque, e os susanquitas, deveriam ser povos de Sus, na Babilnia. Como se v, estavam na Palestina povos trazidos de Babilnia e outros lugares, enquanto os israelitas do norte tinham sido levados para estes mesmos lugares. Esta gente, no princpio do reinado de Assuero, alugou alguns chefes, tais como Ruem, o comandante das tropas de ocupao; Sinai, o escrivo, e outros dos seus companheiros, e escreveram uma carta ao rei da Prsia, alegando que, se esta gente edificasse o Templo e restaurasse os muros da cidade, jamais pagaria os impostos e pedgios, o que traria grande dano ao tesouro real. Pediam ento que se desse busca aos arquivos de Babilnia, para se verificar quem, nos tempos antigos dos reis de Jud, fora poderoso; e mais: se esta gente se estabelecesse e fortificasse, seria um perigo para o Estado Persa. Esta busca foi feita nos arquivos reais, confirmada a denncia, e ordens severas foram dadas para que aqueles homens parassem o trabalho (Esd. 4:21). Esta carta foi escrita em aramaico, a lngua corrente entre os povos do Oriente, e encontra-se registrada no texto sagrado nesse idioma. Depois de lida a resposta da carta enviada por Artaxerxes, Ruem, Sinai, o escrivo, e seus companheiros foram apressadamente a Jerusalm, de mo armada, e foraram a parar a obra. Cessou, pois, a obra da casa de Deus, a qual est em Jerusalm, e isso at ao ano segundo do reinado de Dario (Dario I, Histaspes), rei da Prsia.

2) Quem eram o Assuero e o Artaxerxes mencionados nessa carta? Estamos nessa altura da Histria em 529 A. C., sete anos depois do inicio da construo. Ciro tinha morrido em 530 A. C., depois de uma expedio ao leste asitico, subindo ao poder o seu filho Cambises, que fez a guerra contra o Egito, estendendo os seus domnios por todo o mundo oriental. A carta aqui referida foi escrita no princpio do reino de Assuero, que, na resposta, se chama a si mesmo Artaxerxes (Esd. 4:23). Ora, o Assuero que se conhece o marido de Ester (Ester 1:1) e que subiu ao poder em 486 A. C., 43 anos mais tarde. Logo, este Assuero, marido de Ester, no pode ser o Assuero mencionado em Esdras 4:6. Infelizmente, de todos os comentrios que consultamos, nenhum resolve este problema, e ns estamos convencidos de que o Assuero de Esdras

no o Assuero, marido de Ester, pois ainda nem teria nascido. Havia ento outro Assuero? Quem seria ele? Por que a Histria ignora qualquer outro e este, que se conhece, s mencionado no livro de Ester, sendo totalmente ignorado na histria profana?

Deve ficar bem entendido que a ordem para parar as obras foi dada em 529 A. C., oito anos antes de Dario 1, que subiu ao poder em 521, e 43 anos antes de Xerxes, marido de Ester, o conhecido Assuero, subir ao poder. Devemos, pois, procurar saber quem seria o Assuero de Esdras 4:6, tambm chamado Artaxerxes (4:11 e 23). Josefo admite que o Assuero aqui referido era o Cambises, filho de Ciro, e o imediato predecessor de Dario I, o Hitaspis, em cujo reinado foi o Templo completado e inaugurado (Esd. 6:1-18). Poderia tambm ser Gautama, o Usurpador, que reinou apenas oito meses, por morte de Cambises, em 522 A. C., mas no h multa probabilidade.

O nome Assuero no era comum e no consta dos arquivos persas, apenas mencionado em Ester. O Dicionrio Bblico que usamos ensina que Assuero era um ttulo equivalente a Senhor, que alguns reis usavam, como o pai de Dario, o medo, Astages, av de Ciro, conquistador de Babilnia (Dan. 9:1). Aceitando, pois, o testemunho de Josefo, que deveria saber um pouco da histria antiga, de que o Assuero de Esdras era Cambises (Historical Digest, p. 31) e no o Assuero de Ester, podemos, assim, concatenar a histria de um modo lgico e formal.

Resta saber quem era o Artaxerxes de Esdras 4:11,23. O nico Artaxerxes que a Histria registra o Artaxerxes Longimano do tempo de Neemias (2:1) e o mesmo que deu ordem a Esdras de vir a Jerusalm reconstruir os muros da cidade (Esd. 8:1). Muitos

comentadores, para contornarem a dificuldade da paralisao das obras do Templo em 529, alegam que a ordem de parar tais obras foi a dos muros, o que no certo, porque Neemias veio com permisso de Artaxerxes para reconstruir os muros e em 52 dias os acabou. certo que houve tambm oposio, mas sem efeito. Devemos fazer a distino entre a parada das obras do Templo e a construo ou reconstruo dos muros.

Notamos mais que a carta de Dislo, Metredate e Tabeel (Tobias) (Esd. 4:7) foi dirigida a Assuero, tambm chamado Artaxerxes, pois a resposta veio de Artaxerxes mesmo. O Artaxerxes que conhecemos e acima referido, reinou de 464-424 e era filho de Xerxes, marido de Ester. Ora, entre a parada das obras do Templo, no reino de Artaxerxes, e Artaxerxes I, em 464, medeia apenas o longo tempo de 55 anos, quando o Artaxerxes da Histria ainda no teria nascido. Neemias veio a Jerusalm reconstruir os muros no 209 ano de Artaxerxes (Neem. 2:1), ou seja, 75 anos depois do incidente causado por Dislo, Metredate e os demais. No convm confundir a construo do Templo com a

reconstruo dos muros, como fazem muitos comentadores.

Resta saber, pois, quem seria o Artaxerxes de Esdras 4:11,23. Se no era o do tempo de Neemias, como acabamos de ver, e nenhum outro Artaxerxes mencionado na Histria, quem seria? No temos elementos para fazer afirmaes em base histrica, mas

louvamo-nos no dicionrio que usamos, Historical Digest, que diz que o nome de Artaxerxes, usado por diversos monarcas persas, era tambm um ttulo. O nome vem do grego e significa GRANDE REI. Temos ento as seguintes concluses:

1) O Assuero de Esdras 4:8 era Cambises, que usava o ttulo nobilirquico comum a seus antepassados, Astages, por exemplo, pai de Dario, o Medo (Dan. 9:1). 2) O Artaxerxes de Esdras 4:11,23 deve ser o mesmo Cambises, vaidoso, que se considerava o GRANDE REI, pois o Artaxerxes da Histria subiu ao trono da Prsia em 464 A. C., muitos anos depois deste incidente. Oferecemos estes dados histricos, depois de muito estudo e consultas a dicionrios e enciclopdias, e estamos certos dessas afirmativas que, infelizmente, contradizem a maioria dos comentadores.

6. Recomea a Construo (5:1-6:12)

1) As Obras Continuam em Ritmo Vagaroso (5:16) Dois anos antes de Dario Histaspes, o animador da construo do templo, subir ao poder, Deus levantou dois profetas, Ageu e Zacarias (Ageu 1:1; Ac. 1:1), para o fim de animar o povo na construo das obras. No apenas este fato. O texto sagrado tambm nos informa que os olhos de Deus estavam sobre os ancios dos judeus, de maneira que no foram obrigados a parar, at que o assunto chegasse a Dario e viesse a resposta (5:5; 6:14). Na resposta da carta dirigida a Assuero ou Artaxerxes, tambm veio a ressalva de que as obras poderiam continuar sob a sua ordem (4:21). Temos ento que as obras foram paradas, de modo geral, embora mesmo vagarosamente, sem alarde, continuaram at o segundo ano de Dario Histaspes (4:24).

2) Nova Consulta Feita ao Rei Persa (5:17) Correram os anos entre 529-521 A. C., ou seja, oito anos, quando a situao poltica na Prsia mudou, com o desaparecimento de Cambises em 522 A. C., sendo o governador daqum do Eufrates, Tatenai, junto com Setar-Bozenai e seus companheiros, os afarsequitas (5:6). Resolveram estes consultar o novo rei sobre o problema da construo do templo dos judeus, problema que estaria criando embaraos boa ordem da administrao desta banda do Eufrates, pois, por um lado havia a proibio da continuao das obras, mas por outro, e com o favor de Deus, as obras estavam andando. Isso era uma desmoralizao para o governo. Qualquer ao contra os judeus seria contraproducente, porque eram muitos em nmero e no seria interessante usar a fora contra eles, mesmo porque isso era contrrio aos princpios e normas persas. Alm disso, havia um decreto antigo que dava a esta gente o direito de construir o seu Templo, e isso era sabido das autoridades. A ordem recente de Cambises, Assuero, de parar as obras era contrria ao decreto de Ciro, que havia morrido poucos anos antes. Assim pareceu

de bom alvitre ao governador consular o novo rei da Prsia sobre o negcio. Admiramos esta norma do governador, que estava dentro dos princpios gerais da Prsia de no oprimir ou molestar os povos que haviam sido libertos. Na carta, o governador alega que tinha ido a Jerusalm (5:8) examinar o assunto da construo, pedindo os nomes dos que estavam trabalhando na obra, oficialmente embargada, tendo este declarado que eram servos do Deus dos cus, e que, por outro lado, tinham tido ordem de Ciro, rei de Babilnia (5:13), para construrem o Templo, e que at os utenslios levados por Nabucodonozor tinham sido devolvidos por Ciro, o que se poderia provar, se fosse o caso. Nesta ordem de Ciro estava at includo o nome de Sesbazar, nomeado governador do Estado judeu, o que tambm poderia ser provado. Noutras palavras, havia um decreto anulando outro decreto, um rei contra outro rei, sendo este o fundador do Imprio Persa. Pedia o governador que fosse dada busca nos arquivos reais, para verificar se o alegado pelos ancios dos judeus era verdade. timo proceder, e legal.

3) Dario Manda Investigar o Problema (6:1-12) Estamos agora em 522 A. C. Um novo governo em Babilnia teria sido saudado com demonstraes de regozijo, porque Cambises era atrabilirio e violento, e, por isso ou por outros motivos, foi assassinado neste ano de 522 A. C. Ento, como j vimos, fezse a consulta ao novo monarca, que se mostrou tolerante para com os povos vencidos. Quem sabe se por isso tambm os profetas Ageu e Zacarias, enfrentando as ordens antigas do governo, insuflavam os construtores a prosseguir, na certeza de que Deus estava no negcio. Ageu se queixa da morosidade da construo e diz que, por causa disso, a chuva no tinha vindo, faltando o azeite e o vinho (Ageu 1:9-11). O mesmo teor da linguagem usado por Zacarias (Zac. 1:3,4). Parece que Zorobabel tinha sido investido das funes de governador, se que no o era antes, e Azeu (1:12), junto com Josu, animam o povo, enquanto esperam por ordens vindas de Babilnia.

A busca nos arquivos oficiais se fez e, em Aemeta, na fortaleza da Provncia da Mdia (6:2), foi encontrado um rolo, em que estava registrado o decreto de Ciro, devolvendo os judeus sua terra e mais os utenslios do Templo. Tem constitudo admirao o fato de o

decreto de Ciro estar registrado num rolo, em vez de nas tabuinhas em que os babilnios escreviam. Verifica-se mais que o documento estava guardado numa fortaleza, talvez por motivos de segurana. At o verso 5, do capitulo 6 deve ser considerado o documento de Ciro; do verso 6 em diante, as ordens de Dario para a continuao das obras. Agora, pois, Tatenai, governador dalm do Eufrates, Setar-Bozenai e seus companheiros... retirai-vos para longe dali (6:6).

7. Acaba-se e Dedica-se o Templo (6:13-22)

1) As Obras Aceleram-se Custa do Estado (6:13) A deciso governamental de Dario Histaspes um documento que honraria qualquer governo liberal dos nossos dias. Depois de verificar que os judeus estavam autorizados a construir o seu templo, no s d ordens severas para que este seja terminado, mas ainda manda pagar, dos cofres pblicos, as despesas (v. 8). A sua linguagem parece a de um cristo, bem informado, chamando a Deus, o Deus dos cus (v. 9). Manda igualmente que sejam dados animais para o holocausto e sacrifcio dirios, segundo a determinao dos sacerdotes (v. 9), e pede que orem pelo rei e seus filhos (v. 10). O decreto, na ltima determinao, traz uma clusula que nunca vimos em qualquer outro documento pblico. No que um decreto de uma autoridade moderna diria:

"Revogam-se as disposies em contrrio", este dizia: "Tambm, por mim se decreta que todo homem que alterar este decreto, uma viga se arranque da sua casa, e seja nela ele levantado e pendurado, e que da sua casa se faa um monturo" (v. 11). O decreto vai mais alm e pede que o Deus que fez habitar o seu nome derribe todos os reis e povos que estenderem a mo para alterar este decreto, para destruir a casa de Deus. "Eu, Dario, baixei o decreto: que se execute com toda a pontualidade." Damos graas a Deus que levantou um homem como Dario Histaspes, com tal viso de Deus e da Sua Casa, para que nenhum outro Assuero ou Artaxerxes ou quem quer que fosse tentasse contra a Casa de Deus. Dario teria sido informado das decises do seu antecessor, em proibir a construo do Templo, e para isso previne-se com uma determinao to rigorosa, que

nenhum outro monarca persa teria coragem para alterar. E assim foi. Nada sabemos de Xerxes, o marido de Ester, seno o que nos conta o prprio Livro de Ester, mas o seu sucessor, Artaxerxes Longmano, que reinou de 464-424 A. C., em cujo reinado veio Esdras a Jerusalm, no stimo ano deste monarca (437 A. C.), mais tarde no vigsimo ano do seu reinado, 444 A. C. manda Neemias reconstruir os muros da Cidade Santa (Neem. 2:1). Ento Tatenai, o governador daqum do Eufrates, Setar-Bozenai e os seus

companheiros assim o fizeram, pontualmente, segundo decretara o rei Dario (v. 13).

2) Ultimam-se os Preparativos para o Trmino do Templo (vv. 14-15) O texto sagrado lacnico quanto ao regozijo, que deveria ter provocado em Jerusalm este decreto real, mas o verso 14 parece dizer tudo. Os ancios, em virtude da lei, puseram mos obra, como ensinavam (profetizavam) Ageu e Zacarias, que de h muito vinham insistindo com os judeus para no pararem de todo a obra, confiando em Deus, e agora, com dinheiro farto dos tesouros do rei, nada obstava a que as obras no andassem a todo o vapor. Assim, no sexto ano de Dario, cinco anos depois do decreto, no ms de Adar, estava completo o Templo. Os que conheciam o primeiro, construdo por Salomo, e viram este de dimenses menores, choraram de tristeza (Esd. 3:12) ; entretanto, a este Templo estava destinada uma glria que o outro no tivera: a de nele ser recebido o REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. 2 certo que j neste tempo havia sido muito aumentado e melhorado pela mo de Herodes, o Grande, que por 46 anos trabalhou nele (Joo 2:20).

3) O Templo Inaugurado (6:16-18) Estamos agora no ano 515 A. C., no stimo ano do reinado de Dario Histaspes, que subiu ao poder em 522. No temos muitas informaes histricas do governo de Dario; todavia, a julgar pelo conjunto de fatos que possumos, foi um governo tranqilo. O mundo inteiro estava sob o governo persa e, naturalmente, se sentia seguro e feliz, pois este era tolerante, segundo os padres daqueles dias. Vem depois o Xerxes, muito nosso conhecido por seu casamento com uma judia, e o que se observa nos relatos possudos que as ordens do imprio eram favorveis. Foi, pois, neste ambiente de paz e segurana

que os oficiais judeus prepararam tudo para a festa da dedicao e muito podemos inferir, pelo que fazemos, quando isso se d com as nossas igrejas. Os sacerdotes, levitas e o restante do povo, dos exilados, celebraram com regozijo a dedicao (v. 16). Ofereceram 100 novilhos, 200 carneiros, 400 cordeiros e 12 cabritos, tudo para oferta pelo pecado de todo o Israel, segundo o prescrito no livro de Moiss. Os cultos, agora normalmente realizados no novo Templo, prosseguiram, num preparo nacional para a celebrao da Pscoa no dia 14 do primeiro ms, o dia nacional dessa festa, segundo xodo 12:14. Preliminarmente, havia a oferta d cordeiro pascal, um para cada famlia, no caso de a famlia ser pequena, se ajuntariam duas e o comeriam assado (no cozido), com ervas amargas. A este tempo, j se haviam separado muitos dos casamentos mistos havidos entre eles, mesmo que uns tantos ainda ficassem impuros. Por sete dias

comeram os pes asmos (sem sal) e se alegraram muito, porque Deus lhes tinha dado o corao do rei da Assria. O escritor estava com a mente posta nos terrveis dias dos assrios, e por isso menciona aqui Dario como rei da Assria, o que no era. Babilnia nada tinha com Nnive, seno a lembrana. Nem sempre os escritores sagrados so muito seguros no uso de nomes, o que para eles estava certo, mas no para ns, que estamos presos Histria, o que no lhes acontecia.

Entre a dedicao do Templo, referida no captulo 6, e os dizeres do verso 7, vai um lapso de tempo considervel. Dario viveu at o ano 486 A. C. A seguir, subiu ao trono o seu filho, por nome Xerxes I, o qual alguns comentadores do como o Assuero de 4:6 e que j mostramos no ser verdade, pois este Xerxes s mencionado por Assuero no Livro de Ester. Assuero significa Senhor; reinou de 486-465 A. C. Portanto, j se tinham passado 36 anos desde a consagrao do Templo, no sexto ano de Dario e agora no stimo de Artaxerxes, filho de Xerxes I (464-424). Como vemos, o historiador nada disse das coisas do seu povo, por todo este tempo, no entanto, a vinda de Esdras a Jerusalm indica e diz tudo, pois foi assim que Esdras deu o seu nome a este livro que estamos estudando no qual vamos apreciar muita coisa nova ,e muita decadncia entre os judeus.

CAPTULO IV - ESDRAS REVIGORA A LEI DE MOISS (7:1-10:19) MISSO OFICIAL EM JUD

Estamos agora em 457 A. C., ou seja, 43 anos depois da inaugurao do Templo de Jeov, em Jerusalm, no sexto ano de Dario Histaspes. Dessa data at a vinda de Esdras quase nada se sabe; apenas que os judeus celebraram a pscoa (Esd. 6:19-22). Esta celebrao deveria ter ocorrido logo depois da inaugurao em 515. Portanto, de 515 a 457, correram apenas 58 anos. Isto compreende o resto do reino de Dario, que morreu em 486 e todo o reino de Xerxes, de 486-465, vinte e um anos. Foi o perodo de deboche sexual em Sus, quando entrou em cena a linda Ester, sobrinha de Mardoqueu, de quem nos ocuparemos quando estudarmos o Livro de Ester.

Com a subida de Artaxerxes Longmano ao trono em 464, substituindo seu pai Xerxes I, o mundo judaico entrou num perodo de reconstruo social e religiosa, que ser apreciada em Esdras e Neemias. At o mundo gentlico melhorou com a subida deste monarca que, apesar dos vcios do trono persa, foi um admirvel administrador. Esdras subiu a Jerusalm no stimo ano de Artaxerxes, ou seja em 457 A. C. Neemias subiu no 201? ano do mesmo reinante, em 440. Destas datas em diante a histria clara e vigorosa, depois de um longo perodo de silncio e melancolia religiosa.

Alguns comentadores entendem que vinda de Esdras seguiu-se a de Neemias, tendo o escritor sagrado, portanto, confundido Artaxerxes I com Artaxerxes II, o Menmon. No temos nenhuma pacincia com esta gente que interpreta a histria ao jeito de suas

convices doutrinrias, Pois o de que tratam estes comentadores colocar o trmino do livro de Esdras ao redor de 300 A. C., j no tempo de Alexandre. Porque e quais as vantagens para a Histria, no sabemos. Parece-nos que as narrativas, como se

encontram em Esdras e a seguir em Neemias, so bem claras e correspondem ao que se poderia esperar da situao em Jud. Depois da inaugurao do Templo, em 515, no sexto ano do rei Dario I, o Histaspes, e da vinda de Esdras (Esd. 7:7) no stimo ano de Artaxerxes, em 457, medeia tempo suficiente para ocorrerem as fraquezas encontradas por este servo de Deus. Vamos, pois, estudar a histria das atividades de Esdras em Jerusalm como nos apresentada no livro inspirado.

1. A Vinda de Esdras a Jud (7:1-10)

Pelo todo da narrativa, conclumos que os monarcas persas continuavam interessados na vida do povo judaico, no tanto como uma das provncias do grande imprio, mas por causa da sua religio, que eles mesmos apoiavam e protegiam. Isso fica evidente desde os dias de Dario Histaspes, que em tudo favoreceu os interesses dos judeus. Esdras era descendente de Aro, por Eleazar (v. 5), portanto sacerdote, e, nessa capacidade foi mandado por Artaxerxes para cuidar das coisas da religio em Jud. A sua genealogia dada mui resumidamente, como o feitio da maioria destas genealogias. Tanto melhor. , mais compreensiva. Ele era escriba versado na lei de Moiss, ou hbil, diz a antiga verso de Almeida, e isso tambm nos mostra que o livro de Moiss era conhecido e estudado no cativeiro. Foi nessa longa experincia na terra estranha, que os judeus aprenderam a amar e estudar a sua lei, criando as sinagogas, onde a mesma lei era estudada, instituio que atravessou os tempos at os nossos dias. No vale o

argumento dos racionalistas, que querem fazer crer que o Pentateuco foi inventado durante o cativeiro, sendo o primeiro livro, o de Deuteronmio, encontrado no templo, na reforma de Josias (II Crn. 34). O rei, por merc de Deus, concedeu a Esdras tudo

quanto lhe pediu, e o que recebeu no foi pouco, como constatamos dos versos 15-22. Esdras era um crente fiel, como diramos, e tinha disposto o seu corao para buscar a Deus. Esta a condio nica de qualquer sucesso. A viagem durou desde o primeiro dia do primeiro ms, quando saiu de Babilnia ao primeiro dia do quinto ms, quando chegou a Jerusalm. Portanto, quatro meses para fazer a viagem de 1. 400 quilmetros, com uma multido de companheiros, 1.439 e mais 258 levitas, ao todo 1.697. Deveria haver crianas e velhos, e a viagem no podia ser feita com muita carreira, especialmente levando tanta carga. O caminho era perigoso e Esdras teve vergonha de pedir auxlio em soldados ao rei, pois j havia declarado que Deus era o seu protetor (Esd. 8:22).

2. A Carta de Artaxerxes (7:11.28)

Essa carta encontra-se em aramaico. Foi includa no texto sagrado tal como escrita pelo rei ou seus escribas. A introduo normal, como em toda correspondncia oficial. tratava-se de um decreto real, referendado pelos sete conselheiros (ministros; conf. Ester 1:15 e Herdoto 3:84). O fim era inquirir dos negcios da provncia de Jud e das condies do povo e da religio. Portanto, Esdras era portador de uma lei que o capacitava para qualquer trabalho que desejasse fazer.

1) Prata e Ouro para o Templo (vv. 15-20) Os judeus que no podiam voltar, por causa dos seus negcios, davam liberalmente para o custeio dos servios religiosos (v. 16). Ainda atualmente fazem isso. Com esse dinheiro, Esdras deveria comprar novilhos e bodes para os sacrifcios, e o que restasse podia ser usado conforme achasse por bem Esdras (v. 18). Era uma prova de confiana na honestidade do enviado. Se o que Esdras havia recebido do rei e de seus conselheiros e mais os donativos do povo no bastassem Para as necessidades da Casa de

Deus, Esdras estava autorizado a pedir aos governadores alm do Eufrates o que preciso fosse (v. 21).

2) AUTORIZAO para Receber Tudo Que Posse NECESSRIO (vv. 21-23) Alm da liberalidade do decreto, como vimos antes, o rei deu ordens aos tesoureiros de aqum do Eufrates para darem ao sacerdote Esdras o que ele pedisse, at os limites: cem talentos de prata, cem coros de trigo, cem batos de vinho e at cem batos de azeite e sal vontade. Calculando os 100 talentos de prata, e os cem coros de trigo, os cem batos de vinho e cem batos de azeite, encontramos convertidas estas moedas e estas medidas em valores ocidentais, uns 100.000 dlares, 800 alqueires de trigo, 2.800 litros de vinho e outro tanto de azeite. Uma liberalidade admirvel.

rei reconhece que o que estava fazendo para a Casa de Deus e do povo era uma obrigao, pois no queria que a ira de Deus casse sobre o seu reino, seus filhos e ele mesmo. Eram tementes a Deus, ou diriam alguns, supersticiosos. Estes monarcas deveriam ter aprendido que o Deus dos judeus era um Deus pessoal, e que no era um dolo como qualquer dos muitos que os outros povos adoravam. 3) Outras Obrigaes Legais do Decreto (vv. 24,25) Todos os que serviam no Templo ficavam isentos do pagamento de impostos, pedgios ou direitos alfandegrios (v. 24). Antigamente os pastores no Brasil, bem como os jornalistas e magistrados estavam isentos de certos impostos, como de renda, recebiam abatimentos em passagens, etc. Depois todos foram igualados aos demais cidados. Cremos que esteja certa esta medida, para no haver favoritismos. Todavia, os que vivem do Evangelho deveriam gozar de certas vantagens, como ocorre nos EE.UU., em que um pregador paga 50% do bilhete de trem. Isto, para facilitar a propaganda da religio. Esdras estava tambm autorizado a nomear magistrados e juizes para a

administrao das coisas do Estado. Era uma incumbncia admirvel, imposta a um judeu por um rei gentio.

4) Os Rigores da Lei (v. 26) Esdras estava armado de tantos poderes, que, se desejasse p-los em prtica, arruinaria muita gente. Naturalmente estas prescries destinavam-se aos judeus, sobre os quais Esdras tinha sido investido de autoridade, se bem que naqueles tempos os limites jurisdicionais no fossem muito fixos. A lei de Deus devia ser observada sob pena de morte, desterro, confisco de bens e priso. J se imaginou um decreto de tal natureza? 5) Esdras Recorda a Misericrdia de Deus (vv. 27,28)

Era homem humilde e tudo agradecia a Deus, que movera o corao do rei e de seus conselheiros, de modo a conceder-lhe tantas honras e obrigaes. H continuamente uma nota nesses livros de que Deus toca os coraes dos homens, isto , trata com os homens. Isto os cristos atuais ignoram. Esdras entendia que tudo quanto estava ocorrendo era obra de Deus no corao do rei. Muito bonito e muito verdadeiro.

3. Estatsticas dos Exilados Que Voltaram (8:1-14)

Estas estatsticas no so muito uniformes. Por exemplo, o I Esdras d 1.690, enquanto Esdras d 1.689, incluindo levitas, contados parte. Uma diferena insignificante.

Depois de reunidos os voltantes, Esdras notou que no havia levita algum (v. 15). Ficou alarmado, naturalmente. Como que os mais responsveis pelas coisas de Deus se omitiam numa hora de tanta gravidade e responsabilidade, Esdras no entendia. Ento designou nominalmente Eliezer, Ariel, Semaas, Elnat, Jaribe, Nat (outra vez el Nat), Zacarias, Mesulo, e tambm os peritos Elnat e Joiaribe, para irem a Ido, o chefe em Casifia, indagar porque no havia levitas dispostos a acompanharem seus irmos a

Jerusalm. A incumbncia foi coroada de xito, e vieram ao acampamento, junto ao rio que corre para Ava, 258.

1) Um Jejum como Preparo para a Viagem (vv. 21-23) Os gegrafos ainda no identificaram o canal ou rio que corria para Ava. Talvez um canal dos muitos que havia em Babilnia e que tenha desaparecido agora. Reunidos numa multido de quase 2. 000 pessoas - mulheres, meninos e alguns velhos Esdras achou que era bom praticar um jejum, como preparativo para o longo caminho. O valor do jejum nas prticas religiosas evanglicas caiu da moda, e modernamente tal prtica tem causado mais mal do que bem, em alguns grupos. Entre os judeus era e boa prtica. Porque no o seria entre todos que buscam a Deus? A preocupao de Esdras era o caminho, que, alm de longo, oferecia muitos perigos de inimigos. No trato com o rei, Esdras teria dito que o seu Deus cuidaria dele e dos seus companheiros, de maneira que agora teve vergonha de pedir soldados para proteo, como aconteceu na primeira volta. Outras informaes j foram dadas quando estudamos a vinda de Zorobabel. A travessia em linha reta seria bem mais curta (ver mapa), mas teriam de enfrentar o deserto sem gua e as grandes tempestades de areia. Assim, subiriam ao longo do rio Eufrates, passando por onde foi o antigo reino de Mari, contemporneo de Abrao, chegando aos subrbios de Damasco, para ento descerem pelo Anti-Lbano, at Jerusalm. Teriam certamente se lembrado de Ar, onde morou Abrao antes de ir Palestina, e l deviam ainda morar remanescentes da famlia de Naor. No se sabe quem seria o governador de Jud nesta data; possivelmente estaria unida a alguma outra satrapia, talvez a da Sria ou do Egito. Tambm no sabemos se Esdras tinha

conhecimento da situao em Jud, ou no. Os correios naquele tempo eram escassos e s transitavam a servio do Estado. Que ligaes haveria entre os judeus, em Jerusalm, e os colonos, em Babilnia, tambm se ignora. Talvez uma completa ruptura de

comunicaes, e isso explica o espanto que se apoderou de Esdras, quando viu a situao a que chegara a colnia judaica quanto aos casamentos mistos. Terminamos esta seo entregando Esdras ao seu cargo em Jerusalm aps longa viagem.

Os exilados que vieram do cativeiro ofereceram holocaustos ao Deus de Israel: Por todo o Israel, doze novilhos, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros, e como oferta pelo pecado, doze bodes. Ento Esdras comunicou as ordens recebidas do rei aos seus strapas deste lado do rio, e ajudaram o povo na reconstruo da Casa de Deus. Esta reconstruo deve referir-se a reparos, pois a casa tinha sido construda s pressas e sob tremenda oposio, e seria mais do que natural que estivesse agora, tantos anos depois, carecendo de reparos. No se confunda, pois, esta declarao de 8:36 com a

reconstruo do Templo, porquanto isso foi feito no sexto ano de Dario Histaspes, 415 A. C.

4. O Problema dos Casamentos Mistos (9:1-15)

Acabadas estas coisas, vieram ter comigo os prncipes, dizendo... (v. 1). "Acabadas estas coisas" quer dizer depois das cerimnias do Templo, do descanso necessrio, e aps prestar contas dos tesouros trazidos de Babilnia, quando tudo fora devidamente pesado e entregue tesouraria do Templo. Admiramos o escrpulo e o tino contbil daqueles dias, pois tudo foi pesado e devidamente anotado ou escriturado. 1) O Espanto de ESDRAS ao Verificar a Situao (9:1-5) Os lderes contaram-lhe que sacerdotes, levitas e o povo se tinham misturado com os vizinhos por meio de casamentos. Esta era uma das muitas proibies de Moiss: no se misturarem com os povos vizinhos, no darem seus filhos nem tomarem suas filhas

para eles (x. 34:16; Deut. 7:13; 23:2). Era a nica maneira de conservar a raa pura. Depois da disperso do ano 70 da nossa era, aprenderam a no se misturar com os gentios, e a maior desgraa que podia cair sobre a cabea de uma moa judia era casar com um rapaz gentio. Era mesmo uma verdadeira desgraa. Foi graas a este costume, quase lei, que os judeus puderam atravessar os dois milnios relativamente puros em matria de miscigenao.

Logo que Esdras soube da situao, rasgou as vestes, costume em caso de aflio, arrepelou os cabelos e a barba (v. 3) e assentou-se atnito no cho. Isso constituiu escndalo aos olhos dos demais judeus, pois um enviado do rei Artaxerxes, um governador fazer tal coisa? Todo mundo se lhe chegou como a perguntar o que havia. Ele ficou nessa posio, assentado, at o sacrifcio da tarde, quando se levantou para orar ao seu Deus. Alguns comentadores entendem que esta situao foi verificada anos depois da chegada de Esdras, quando alguns do seu grupo tambm teriam cometido essa falta. No nos parece isso possvel. Logo que chegou a Jerusalm teria procurado informar-se da situao geral, pois de nada sabia. Teria sido informado da situao dos casamentos mistos. Portanto, parece-nos que o assombro de Esdras ocorreu logo sua chegada. No teria ficado alheio ao que se passava por muitos dias. O sacrifcio da tarde era o requerido em xodo 29:41, R Reis 16:15 e demais. Foi nessa hora que ele se levantou,

2) A Orao de Esdras (9:6-15) Esdras no apenas confessou o pecado do seu povo, mas se confessou confuso, aturdido e envergonhado (v. 6). Esta orao lembra-nos a de Daniel (9:4-19), de Neemias (9:5-38) e tantas outras em situaes dramticas. Para Esdras, a nao judaica estava arruinada; no havia mais povo puro. A religio estava perdida porque a sua salvao constava da manuteno do povo separado do gentio. Talvez alguns se louvassem no caso de Rte e de Boaz, esse, porm, e alguns outros foram casos excepcionais, que no acobertavam o casamento misto. Neemias mais tarde enfrentou o mesmo problema (Neem. 13:23-28), no muitos anos depois de Esdras. O Novo Testamento no alheio a

esse problema, mando que, quem se casar se case no Senhor (I Cor. 7:39). Os pastores atualmente enfrentam uma sria luta, quando as moas das suas igrejas casam com descrentes, alegando que no h rapazes crentes. Este autor sempre diz, que o problema do casamento deve ser tratado como qualquer outro em que o crente no pode transigir. A verdade que as moas no atendem, e vo casando e arruinando a sua f. Poucas conseguem vencer a situao e continuar nas igrejas. Essas poucas alcanam isso, graas complacncia dos seus maridos, que at cooperam em traze-las Igreja. Poucas, bem poucas. Pastores h que realizam cerimnias religiosas de casamentos mistos; outros recusam terminantemente. divergncias de religio. Qualquer psiclogo desaconselharia tais unies por

A orao de Esdras contm diversos elementos dignos de apreciao. (1) Desde os dias de nossos pais... Sempre houvera transgresses. (2) Por isso o cativeiro, de onde alguns estavam voltando. (3) Agora, por um breve momento, estavam livres, para outra vez dar ao povo a sua estabilidade. (4) Eram servos, verdade, porm nesta servido Deus no os havia desamparado. (5) Os reis da Prsia tinham sido benignos em dar aos cativos a sua liberdade. Face a tudo isto, que se poderia dizer? Depois de tanta experincia, de tanto sofrimento, Esdras faz uma confisso pattica a Deus, como se ele mesmo fosse culpado. No era, mas orava por seu povo. Deus lhes havia dado um muro de segurana (v. 9), talvez uma referncia s muralhas de Jerusalm, que ainda no estavam restauradas, embora esperana de o fazer houvesse. Pensa-se que seja uma expresso metafrica de Esdras, se bem que o momento no comportasse figuras de retrica. Seriam mesmo os muros de Jerusalm que estavam na mente do governador? (Miq. 7:11). Acreditam alguns comentadores que j se estivesse trabalhando na reconstruo dos muros, mas nada favorece esta suposio, pois 13 anos mais tarde, Neemias se sentiu humilhado, porque os muros da cidade de seus antepassados estavam em runas (Neem. 2:17-19). A

reconstruo dos muros e a construo do Templo tm sido motivo para grandes confuses e difceis interpretaes do texto. Vejam as notas em Esdras 4:6-24. Parece

curioso que, se os judeus no tinham tido escrpulos de se unirem a mulheres gentias, como teriam tido lembrana ou mesmo condies para cuidarem da reconstruo dos muros da cidade? A religio estava em decadncia, no h dvida. Dos cultos mesmo, no sabemos muito a respeito nesses dias depois de Zorobabel. A orao de Esdras um modelo de amor por sua cidade e pela religio do seu Deus.

5. O Povo Une-se a Esdras na Sua Amargura (10:1-6)

Enquanto Esdras orava... e fazia confisso dos pecados do povo, chorando e prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se-lhe uma grande congregao de homens, mulheres e crianas, todos chorando em grande choro (v. 1). Devia ser um espetculo que ns pagaramos para ver. Isso mostra que o povo erra, como os homens, mas ainda h ou sempre houve esperana. Quando h arrependimento sincero diante de Deus, tudo se remedia. S no h jeito quando a incredulidade domina. Ento tudo est na casa do "sem jeito", como diz o adgio popular. Nisso, um homem por nome Secanias, filho de Jeiel, tomou a palavra e disse a Esdras: Ns temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras , dos povos de outras terras, mas no tocante a isto ainda h esperana (v. 2). Levanta-te, pois esta coisa de tua incumbncia, e ns seremos contigo (v. 4). Felizmente que nas grandes crises sempre h um homem que toma a frente para salvar uma situao. Ele mesmo prope o negcio: as mulheres seriam despedidas com os seus filhos, uma coisa de cortar o corao, mesmo aos que esto milnios distante desta cena. Afinal, mesmo errados, estavam casados e tinham filhos, e agora mandar embora essas criaturas, que nenhuma culpa tinham no caso, era mesmo de dilacerar o ntimo. Era um grande sacrifcio: famlias arruinadas para sempre, novos casamentos e novas situaes. Deus e a sua palavra mereciam este sacrifcio. Era

feito em nome da felicidade do mesmo povo e da sua religio. Gente que no est disposta a perder nada por amor sua religio no serve para Deus. Note-se que Deus aceitou esta deciso, porque estava base de todo o passado e de todo o Concerto. No podia haver mistura de raas, ou melhor, de crenas. Ponham os olhos -nesta situao os rapazes e moas que, por causa de um sentimento muito natural, trocam a religio, a igreja, os muitos irmos, por um homem ou por uma mulher, quando h tantos e tantas em nosso meio. Isto est dentro do padro de Jesus: os que no esto dispostos a deixar pai, me, irmos e terras por amor a ele, no so dignos dele. Deus e os interesses do Seu Reino em primeira lugar, e isto porque o proveito nosso. Em face da deciso do orador do grupo de transgressores, Esdras se levantou e ajuramentou o; povo para uma deciso herica e tremenda.

6. Uma Grande Assemblia Convocada (10:7-15)

O assunto era grave e o povo devia tomar conhecimento dele. Esdras, por sua vez, no comeu nem bebeu, enquanto o assunto no estivesse pelo menos posto em bases seguras. Os principais sacerdotes e levitas, os responsveis pela situao, j haviam dado a sua palavra de que o assunto seria estudado e uma soluo encontrada. Recolheu-se cmara de Joan, filho de Eliasibe, esperando por uma deciso. 1) Um PREGO Foi Feito a Todo o Israel (vv. 7,8) Os correios partiram a todo galope para as regies de Benjamim e de Jud, os culpados da situao, para que dentro de trs dias estivessem em Jerusalm, sob pena de serem totalmente destrudos, e suas casas, arruinadas. No foi feito convite ao Israel do norte, porque este estava fora dos negcios de Jud. A transgresso de Jeroboo alterou a histria para sempre. Os deportados para Babilnia foram os do norte e do sul; mas o assunto, de agora em diante, o Israel atual, eram Jud e seu irmo Benjamim, as tribos mais fiis a Deus. Podemos ver a que ponto o pecado atinge um povo. Israel do norte

desapareceu do mapa. Alguns que ficaram na terra se misturaram com os povos trazidos por Sargo e outros levados para a Palestina e perderem a sua identidade. Os que foram disperses e no voltaram, ficaram perdidos na Histria. Quando Paulo e seus

companheiros saram a pregar pelo Imprio Romano, l encontraram esta gente agarrada sua Bblia, e tambm l estariam os de Jud e Benjamim, desterrados pelos romanos.

2) Em Trs Dias o Povo Estava em Jerusalm para o Acerto de CONTAS (vv. 9-15) Dentro de trs dias, a vinte do nono ms, o povo se ajuntou numa grande multido, e no havia espao para acomodar tanta gente; alm disso, era tempo de grandes chuvas, e o povo ficou fora do Templo, na chuva de dezembro. O julgamento seria longo, pois eram muitos os que tinham transgredido (v. 13). Foi alvitrado que os culpados fossem julgados pelos prncipes do povo em lugares determinados, isto , em suas cidades, pois um assunto de tal monta no seria decidido ali, na chuva e ao desabrigo. Jnatas e Asael se opuseram ao adiamento do negcio, mas parece que sua opinio no prevaleceu. Por certo queriam que o assunto fosse tratado ali mesmo, naquela hora.

3) Um Esclarecimento Histrico Os comentadores que colocam Esdras depois de Neemias entendem que Joan (v. 6), filho de Eliasibe, o mesmo Jnatas de Neem. 12:10 e 11 e foi sumo sacerdote em 408 A. C. Nesse versculo no chamado sacerdote nem Eliasibe tampouco; era lder e nada mais. Conforme o testemunho de Josefo, (1) o pai de Eliasibe, Joaquim, era sumo sacerdote quando Ezdras chegou a Jerusalm. Certamente Joaquim era agora um velho. Eliasibe tinha pelo menos dois filhos crescidos, Jadua e Joan, ambos com aposentos no Templo, nas dependncias destinadas aos sacerdotes. Sendo Jadua o filho mais velho, terminou por suceder a Eliasibe, e, por sua vez, foi sucedido por seu filho mais velho, por nome Jnatas ou Joan, como irmo de Jadua, no sendo o de Neem. 12:10,11, a menos que a Histria retroceda, o que no possvel.

7. Uma Grande Comisso Nomeada por Esdras (10:16,44)

Prevaleceu o bom senso, e uma grande comisso foi escolhida nominalmente por Esdras para tratar do assunto, composta dos cabeas das famlias e que logo tomaram assento no primeiro dia de outubro e trabalharam de tal modo que em 1, de janeiro, segundo o nosso calendrio, que diferente do dos judeus, o servio estava terminado. Dois meses apenas. Cada um dos culpados, relacionados nos versos 18-43, ao todo 113, segurou a mo dos membros da Comisso e prometeu despedir sua mulher com os seus filhos. Estes foram os filhos dos sacerdotes, porm o princpio seria estendido a todos os implicados. Mesmo admitindo que os laos de famlia no fossem to fortes como atualmente, pois a natureza da vida que levavam os tornava mais suscetveis de frouxido, ainda assim temos de ver nisso um sacrifcio que a religio exigia. No s a religio, como a pureza racial. Cada culpado deveria oferecer um carneiro, conforme ordena Moiss em Levitico 5:15, por pecado de ignorncia. Em II Reis, Jonadabe deu a mo a Je como promessa de lealdade. Tambm em Ez. 17:18 h igual proceder, quando o aperto de mo constitua um juramento solene e que alguns tinham violado.

O incidente tem suas lies para ns, como teve para os judeus do dia. Atualmente no podemos ter a presuno de manter um povo racialmente puro, porque a mestiagem durante os milnios torna isso impossvel. No h povo racialmente puro, nem mesmo o alemo, que no pensamento de Hitler o era, e, para manter essa pureza, promoveu uma depurao horrorosa, mas, a bem da verdade, em nome de outros motivos. No h povo puro racialmente, dizemos, mas h uma pureza religiosa que deve ser mantida, em nome da qual os 113 despediram suas mulheres e filhos. O Evangelho no permite que nos misturemos com o mundo; somos separados. outra maneira de separao. Os pastores deveriam pregar mais a respeito desse assunto, mas no o fazem.

Terminamos aqui o nosso estudo dos problemas da SEGUNDA VOLTA do cativeiro, do povo que veios com Zorobabel.

Anda mungkin juga menyukai